Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- Cursos técnicos: salários e emprego em alta no Maranhão – Confira!
- Anápolis – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas
- História Enem: A República Velha no Brasil (1889-1930)
- Bauru – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas
- Enem – Dica de Física – Revisão de Escalas Termométricas
- Pronatec 2015: MEC confirma inscrições. Salários até R$ 7 mil. Veja!
- Redação: Domine a grafia dos ‘porquês’ e melhore sua redação
| Cursos técnicos: salários e emprego em alta no Maranhão – Confira! Posted: 03 Mar 2015 09:26 AM PST A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) criou 2.700 vagas para alunos em Cursos Técnicos, e tomou logo um susto com o número de candidatos no último processo seletivo: Mais de 20 mil pessoas se inscreveram para fazer o vestibular do Ensino Técnico. Mineração foi o curso mais concorrido. Todos os cursos são gratuitos, e ofertados pela UEMA Net, setor encarregado da Educação a Distância na Universidade. As aulas combinam educação a distância e atividades presenciais nos polos de apoio presencial da UEMA na cidade de São Luís, e em mais 21 cidades em todo o interior do Maranhão nos cursos de Guia de Turismo, Informática, Mineração, Serviços Públicos, Controle Ambiental, Alimentos, Segurança do Trabalho, e Redes de Computadores.
Veja aqui as informações para a próxima etapa de seleção de candidatos e os cursos técnicos oferecidos pela Universidade Estadual do Maranhão: http://www.uemanet.uema.br/ O fenômeno de maior procura de candidatos pelo Ensino Técnico está ligado à realidade do mercado: Em apenas um ano, um ano e meio, ou no máximo dois anos você já está com o diploma na mão e pode ir para o mercado de trabalho. Maiores salários para carreiras técnicas no MaranhãoDe acordo com dados da Caixa Econômica Federal, do Ministério do Trabalho, e pesquisas da Confederação Nacional da Indústria e do SENAI (Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial) existem carreiras técnicas com salários mais altos do que em muitas carreiras que exigem diploma universitário. Veja abaixo as dez carreiras técnicas com os maiores salários e demanda no Estado do Maranhão, de acordo com as informações da RAIS/2012:
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| Carreiras técnicas com maior aumento de salário no Brasil – 2006 a 2013 | ||||
| Técnicos com maior aumento de salário no País | Aumento | Salários (R$) | ||
| Brasil | Sal.2013 | Sal.2006 | ||
| 1 | Ópticos Optometristas | 161% | 3.093 | 1.186 |
| 2 | Técnicos em próteses ortopédicas | 142% | 2.021 | 837 |
| 3 | Pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo e afins | 140% | 6.748 | 2.811 |
| 4 | Operador de equipamentos em indústrias químicas | 139% | 5.272 | 2.202 |
| 5 | Mecânicos de manutenção metroferroviária | 136% | 2.491 | 1.054 |
| 6 | Técnicos em aquicultura | 127% | 1.685 | 742 |
| 7 | Técnicos mecânicos e fabricação de máquinas | 125% | 4.071 | 1.812 |
| 8 | Técnicos em metalurgia (estruturas metálicas) | 124% | 4.769 | 2.129 |
| 9 | Professores práticos no ensino profissionalizante | 119% | 1.855 | 849 |
| 10 | Corretores de imóveis | 113% | 2.148 | 1.010 |
Em relação à geração dos maiores números de empregos reais, e vinculados à formação em Cursos Técnicos, as 20 carreiras recordistas em crescimento nas Regiões Norte e Nordeste (o Maranhão fica bem ali no encontro destas duas regiões) o quadro é o seguinte para o período de 2006 a 2013:
| Profissões Técnicas com maior crescimento no mercado de trabalho | |||
| Região Norte – 2006 a 2013 | Crescimento | Empregos2013 | |
| 1 | Podólogos, quiropraxistas e afins | 1271% | 521 |
| 2 | Instrutores e professores de cursos livres | 658% | 10.919 |
| 3 | Árbitros desportivos | 500% | 18 |
| 4 | Supervisores na confecção de calçados | 433% | 32 |
| 5 | Cuidadores de crianças, jovens, adultos e idosos | 418% | 1.222 |
| 6 | Mecânicos de manutenção metroferroviária | 417% | 848 |
| 7 | Técnicos em biologia | 400% | 65 |
| 8 | Supervisores de manutenção eletromecânica | 383% | 386 |
| 9 | Instaladores e mantenedores de sistemas eletroeletrônicos de segurança | 338% | 684 |
| 10 | Técnicos em aquicultura | 330% | 43 |
| Região Nordeste – 2006 a 2013 | Crescimento | Empregos2013 | |
| 1 | Podólogos, quiropraxistas e afins | 601% | 2.559 |
| 2 | Técnicos em siderurgia | 518% | 655 |
| 3 | Designers de interiores, de vitrines e visual merchandiser e afins (nível médio) | 317% | 1.400 |
| 4 | Coloristas | 287% | 17.352 |
| 5 | Técnicos em transportes aéreos | 268% | 3.770 |
| 6 | Técnicos em controle ambiental, utilidades e tratamento de efluentes | 253% | 3.364 |
| 7 | Apresentadores de espetáculos, eventos e programas | 217% | 820 |
| 8 | Técnicos em mecatrônica | 216% | 508 |
| 9 | Instaladores-reparadores de linhas e equipamentos de telecomunicações | 200% | 5.237 |
| 10 | Instaladores e mantenedores de sistemas eletroeletrônicos de segurança | 198% | 1.283 |
E você, já pensou em fazer um Curso Técnico? Conheça o Pronatec – Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos e Mercado de Trabalho. Existem salários de até R$ 7 mil para quem faz cursos técnicos, sabia? Confira: http://blogdoenem.com.br/sisutec-salarios-cursos-tecnicos/
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Anápolis – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas
Posted: 03 Mar 2015 05:59 AM PST
Em dezembro de 2014 foram divulgados os boletins de desempenho por escolas do Enem 2013. A compilação feita pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) baseia-se nas médias das provas objetivas de cada escola participante no Exame.
Hoje vamos ver como foi o desempenho das escolas de ensino médio de Anápolis, em Goiás. Das 33 escolas que participaram do Enem, 4 superaram a barreira dos 600 pontos. Foram elas: Colégio Delta – Anápolis, com 642,39 pontos; Colégio Galileu – Matriz, com 628,46; Colégio Galileu – Unidade Centro, com 620,61; e Colégio Órion, com 604,76 pontos.1
Do outro lado da lista, nenhuma escola ficou abaixo dos 450 pontos e a nota mais baixa foi 457,27 pontos, do Colégio Estadual Adolpho Batista.
Notas de Corte Enem no Sisu e no Prouni – Veja quantos pontos você precisa fazer para passar no curso e na universidade de sua escolha.
Confira a tabela com as notas das escolas de Anápolis no Enem 2013:
| # | NOME DA ESCOLA | Redação | Média nas objetivas |
| 1 | COLEGIO DELTA – ANAPOLIS | 717,70 | 642,39 |
| 2 | COLEGIO GALILEU | 668,33 | 628,46 |
| 3 | COLEGIO GALILEU – UNIDADE CENTRO | 646,19 | 620,61 |
| 4 | COLEGIO ORION VESTIBULARES | 673,58 | 604,76 |
| 5 | COLEGIO ORION VESTIBULARES UNIDADE MARACANA | 648,24 | 586,46 |
| 6 | COLEGIO COUTO MAGALHAES | 616,34 | 577,65 |
| 7 | COLEGIO AUXILIUM | 586,15 | 565,70 |
| 8 | MISSAO ALO CRIANCA DE ASSISTENCIA INFANTIL | 518,57 | 555,41 |
| 9 | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCACAO CIENCIA E TECNOLOGIA DE GOIAS – CAMPUS ANAPOLIS | 577,65 | 551,82 |
| 10 | COLEGIO INTEGRADO | 564,00 | 548,22 |
| 11 | COLEGIO DA POLICIA MILITAR DE GOIAS UNIDADE DR CEZAR TOLEDO | 573,67 | 543,67 |
| 12 | COLEGIO PRIME | 536,25 | 536,81 |
| 13 | COLEGIO EXATO | 587,91 | 534,94 |
| 14 | ESCOLA SESI JUNDIAI | 525,33 | 531,58 |
| 15 | COLEGIO SAO FRANCISCO DE ASSIS | 590,59 | 520,80 |
| 16 | COLEGIO QUADRANGULAR | 528,35 | 517,60 |
| 17 | COLEGIO IMACULADA CONCEICAO | 577,78 | 510,73 |
| 18 | COLEGIO ESTADUAL DR GENSERICO GONZAGA JAIME | 512,67 | 510,31 |
| 19 | COLEGIO ESTADUAL POLIVALENTE FREI JOAO BATISTA | 493,39 | 500,99 |
| 20 | COLEGIO ESTADUAL PADRE TRINDADE | 517,71 | 496,55 |
| 21 | COLEGIO ESTADUAL JOSE LUDOVICO DE ALMEIDA | 495,91 | 485,43 |
| 22 | COLEGIO ESTADUAL PROFESSOR HELI ALVES FERREIRA | 479,81 | 482,89 |
| 23 | COLEGIO ESTADUAL ANTENSINA SANTANA | 487,94 | 481,64 |
| 24 | COLEGIO ESTADUAL JOAO GOMES | 520,00 | 479,13 |
| 25 | COLEGIO ESTADUAL ROTARY DONANA | 465,78 | 478,29 |
| 26 | COLEGIO ESTADUAL CORONEL ACHILES DE PINA | 460,69 | 477,74 |
| 27 | COLEGIO ESTADUAL ZECA BATISTA | 486,73 | 477,68 |
| 28 | COLEGIO ESTADUAL POLIVALENTE GABRIEL ISSA | 488,81 | 476,52 |
| 29 | COLEGIO ESTADUAL CARLOS DE PINA | 472,73 | 474,86 |
| 30 | COLEGIO ESTADUAL SENADOR ONOFRE QUINAN | 445,34 | 474,00 |
| 31 | COLEGIO ESTADUAL PLINIO JAIME | 435,00 | 471,55 |
| 32 | COLEGIO ESTADUAL OSVALDO FRANCISCO DA SILVA | 464,71 | 462,13 |
| 33 | COLEGIO ESTADUAL ADOLPHO BATISTA | 414,29 | 457,27 |
O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso lhe permitirá argumenta com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.
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História Enem: A República Velha no Brasil (1889-1930)
Posted: 03 Mar 2015 05:26 AM PST
Em 15 de novembro de 1889 tem início no Brasil a chamada República Velha, também denominada de Primeira República.
Você sabia que este período da História Política do Brasil (1889 a 1930) se divide em dois momentos distintos? Não? Então preste atenção!
Tomando como referência o controle político do Estado brasileiro é possível identificar duas fases distintas: a República da Espada (1889-1894) e a República Oligárquica ou República do Café com Leite (1894-1930). Esta divisão sintetiza o conjunto de forças que encabeçaram o golpe de 15 de novembro de 1889 composto por líderes militares e civis.
Dica 1 – Você acha difícil memorizar tudo que aprende? O Blog do Enem pode te ajudar! Acesse o link e descubra quais as dicas para você memorizar o que estudou. http://www.alunosonline.com.br/portugues/dicas-para-voce-memorizar-o-que-estuda.html
Fique atento! O golpe de 15 de novembro de 1889 que derrubou a Monarquia e deu início à República não contou com a participação popular (povo), mas com o apoio de três grupos políticos: o grupo dos grandes proprietários rurais, o grupo dos militares e o grupo formado de segmentos variados da população urbana (pequenos proprietários, profissionais liberais, jornalistas, professores e estudantes).

Fonte: EDITORA MODERNA. Projeto Araribá: História 9º. ano. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2007. p. 50.
A ilustração acima de Ângelo Agostini retrata o reconhecimento da república brasileira pelo governo da França em 14 de junho de 1890. Nela vemos a bandeira francesa à esquerda e a bandeira brasileira, à direita.
Para realizar a transição do Império para a República os líderes do movimento compuseram um Governo Provisório sob a chefia do marechal Deodoro da Fonseca. Deodoro compôs o seu ministério com civis e militares:
- Rui Barbosa – ministro da Fazenda;
- Quintino Bocaiúva – ministro das Relações Exteriores;
- Campos Sales – ministro da Justiça;
- Benjamin Constant – ministro da Guerra;
- Wandenkolk – ministro da Marinha;
- Demétrio Ribeiro – ministro da Agricultura;
- Aristides Lobo – ministro do Interior.
Para consolidar o novo regime os membros desse governo reconheciam a necessidade de instituir uma nova Constituição que deveria ser elaborada por uma Assembléia de representantes do povo.
Dica 2 – O que mais cai nas provas de Ciências Humanas no Enem? Veja aqui as principais questões e as melhores dicas para Filosofia, Sociologia, História e Geografia: http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/humanas/
A Constituição de 1891 - a primeira Constituição da República e a segunda do Brasil foi promulgada no dia 24 de fevereiro de 1891. A nova lei foi aprovada por uma Assembléia Constituinte composta em sua maioria por representantes dos senhores de terra e militares.

Observe alguns pontos estabelecidos pela lei:
- O Brasil passou a ser uma república presidencialista, organizada em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário;
- As antigas províncias transformaram-se em estados, organizados numa república federativa;
- Estabeleceu-se o voto direto e universal para os cidadãos maiores de 21 anos e alfabetizados. Mendigos, praças (militares que não tinham patente de oficial), religiosos e mulheres não podiam votar.
- A Igreja separou-se do Estado. Deixou de existir uma religião oficial no Brasil. Instituiu-se o casamento civil e a liberdade de culto para todas as crenças religiosas;
- Determinou-se o caráter leigo (não religioso) do ensino ministrado nos estabelecimentos públicos;
- Extinguiu-se a pena de morte;
- O Brasil passou a se chamar República dos Estados Unidos do Brasil.
Atenção: o ideal federativo tanto almejado pelas elites agrárias está presente não apenas na autonomia regional, mas também no nome do nosso país!
Que tal agora aprender um pouco mais sobre este conteúdo? Assista às aulas em vídeo do canal Historiação Humanas e fique atento principalmente ao significado de federalismo.
Exercícios – Agora chegou a sua vez! Responda a estas questões de vestibular que o blog do Enem preparou para você!
(FAAP) Seu texto, bastante inspirado na Constituição dos Estados Unidos, adotava os princípios liberais tradicionais: maior equilíbrio entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, maior autonomia para os Estados (as antigas províncias), separação entre o Estado e a Igreja. O direito de voto foi estendido a todos os homens maiores de 21 anos. Não votavam os analfabetos, os soldados, nem as mulheres. Estamos falando da Constituição de
- a) ( ) 1822
- b) ( ) 1824
- c) ( ) 1891
- d) ( ) 1934
- e) ( ) 1937
Resposta: a resposta correta é a letra "c".
(MACKENZIE) O movimento resultou da conjugação de três forças: uma parcela do exército, fazendeiros do oeste paulista e representantes das classes médias urbanas. (Emilia Viotti) Momentaneamente unidas, segundo a autora, conservaram profundas divergências na organização do novo regime. Identifique o fato histórico mencionado pelo texto.
- a) ( ) Abdicação do imperador Pedro I.
- b) ( ) Proclamação da República.
- c) ( ) Ato Adicional de 1834.
- d) ( ) Organização do Gabinete de Conciliação.
- e) ( ) Introdução do Parlamentarismo como sistema político.
Resposta: a resposta correta é a letra "b".

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Bauru – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas
Posted: 03 Mar 2015 05:22 AM PST
Em dezembro de 2014 foram divulgados os boletins de desempenho por escolas do Enem 2013. A compilação feita pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) baseia-se nas médias das provas objetivas de cada escola participante no Exame.
Vamos ver, hoje, como se saiu a cidade de Bauru (SP). Foram 4 escolas com notas superiores a 600 pontos e que podem se dizer na elite do ensino brasileiro. As primeiras colocadas foram o D’Incao Instituto de Ensino, com 657,40 pontos, o Colégio Técnico Industrial Prof. Isaac Portal Roldán – Unesp, com 646,28 pontos, o Colégio Dinâmico, com 612,40 pontos e o Colégio Coolidge, com 605,10 pontos.

Do outro lado da tabela, nenhuma escola ficou com média abaixo dos 450 pontos. Quem recebeu a nota mais baixa foi a Escola Estadual de Ensino Básico Prof. Christino Cabral, que alcançou os 483,05 pontos.
Notas de Corte Enem no Sisu e no Prouni – Veja quantos pontos você precisa fazer para passar no curso e na universidade de sua escolha.
Confira a tabela com as notas das escolas de Bauru no Enem 2013:
| # | NOME DA ESCOLA | Redação | Objetivas |
| 1 | DINCAO INSTITUTO DE ENSINO | 729,19 | 657,40 |
| 2 | COL TEC INDUSTRIAL PROF ISAAC PORTAL ROLDAN UNESP | 665,25 | 646,28 |
| 3 | DINAMICO COLEGIO | 657,33 | 612,40 |
| 4 | COOLIDGE COLEGIO | 656,29 | 605,10 |
| 5 | NOVO ANGLO BAURU | 624,62 | 598,10 |
| 6 | BATISTA DE BAURU COLEGIO EIFM | 652,38 | 597,78 |
| 7 | SAO FRANCISCO DE ASSIS COLEGIO | 650,43 | 597,59 |
| 8 | CENTRO EDUCACIONAL DE BAURU | 586,67 | 577,69 |
| 9 | ESPACO EDUCACAO INTEGRADA ESCOLA | 553,49 | 571,34 |
| 10 | BALAO AZUL DINAMICO ESCOLA EDUCACAO INF E ENS FUNDAMENTAL | 623,00 | 565,61 |
| 11 | PARAISO COLEGIO | 564,44 | 565,27 |
| 12 | OBJETIVO ESTORIL COLEGIO | 600,00 | 557,50 |
| 13 | SESI 358 CENTRO EDUCACIONAL | 560,00 | 545,43 |
| 14 | RODRIGUES DE ABREU ETE | 569,02 | 542,39 |
| 15 | DINAMICO CENTRO COLEGIO | 611,67 | 538,88 |
| 16 | PREVE CURSOS UNIDADE II | 564,51 | 537,22 |
| 17 | SESI 296 CENTRO EDUCACIONAL | 552,14 | 535,76 |
| 18 | ADVENTISTA DE BAURU COLEGIO EIFM | 535,29 | 531,24 |
| 19 | INTERATIVO COLEGIO UNIDADE I | 553,13 | 521,05 |
| 20 | GERACAO COLEGIO | 496,00 | 519,36 |
| 21 | GUEDES DE AZEVEDO ESCOLA DE ENSINO MEDIO | 558,10 | 515,71 |
| 22 | NOROESTE LICEU | 506,25 | 514,59 |
| 23 | CRIATIVO COLEGIO | 478,67 | 514,45 |
| 24 | PAULO PETRUZZELLIS PDE COLEGIO ROGACIONISTA EEIEF E MEDIO | 563,64 | 508,02 |
| 25 | MORAIS PACHECO PROF | 543,28 | 505,23 |
| 26 | ANTONIO GUEDES DE AZEVEDO PROF | 516,84 | 505,00 |
| 27 | DOM BOSCO COLEGIO ENSINO MEDIO | 480,00 | 500,34 |
| 28 | AZARIAS LEITE | 537,71 | 495,38 |
| 29 | ERNESTO MONTE | 480,98 | 486,46 |
| 30 | CHRISTINO CABRAL PROF | 491,77 | 483,05 |
O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso lhe permitirá argumenta com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.
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Enem – Dica de Física – Revisão de Escalas Termométricas
Posted: 02 Mar 2015 09:36 AM PST
No Enem, em questões de Física nos vestibulares, ou ainda durante o Terceirão e o Cursinho é fácil cair em pegadinhas em que a pergunta está em uma grandeza e as opções de resposta em outra grandeza, diferente. E você cai marcando logo ‘valor certo’ da conta que fez, mas sem prestar atenção do detalhe da grandeza. Já aconteceu contigo? Acontece muito quando se estuda e se resolvem exercícios de Escalas Termométricas. Pegadinha típica em questões que misturam temperaturas em graus Celsius, graus Kelvin, ou graus Fahrenheit!
Mas, para você que está estudando para o Enem e está acompanhando as nossas dicas no Blog do Enem a partir de agora vai saber fazer direitinho a conversão das unidades termométricas. Veja esta aula preparada pelo professor André Luiz, e com o material do professor Pecê de Física, ambos de Florianópolis. Vamos então?
Um pouco de teoria para arrematar o conteúdo de Física para sua prova Enem:
Temperatura:
Todos os corpos são formados por átomos e moléculas que se apresentam em um constante estado de vibração, ou seja, têm energia cinética. A temperatura é a grandeza física escalar que associamos à energia cinética média das partículas constituintes dos corpos. Assim, quanto maior o "grau de agitação" das partículas, maior será a energia cinética média delas e maior a temperatura do corpo.
Termômetro
O termômetro é o aparelho usado para medir, de maneira indireta, a temperatura dos corpos. Em qualquer termômetro, uma temperatura é associada a cada valor de uma grandeza física variável.
Essa grandeza física variável é chamada grandeza termométrica e pode ser, por exemplo, a altura de uma coluna de mercúrio, a pressão de um gás, a resistência elétrica de um condutor ou a luminosidade do filamento incandescente dentre outras, dependendo apenas do tipo de termômetro.
O termômetro de tubo de vidro
O termômetro de tubo de vidro é constituído, basicamente, por um tubo de vidro com diâmetro interno da ordem de décimos de milímetro (tubo capilar) e um reservatório (denominado bulbo) contendo um líquido (geralmente mercúrio ou um álcool com corante).
Neste tipo de termômetro, a grandeza termométrica utilizada é a altura ou o comprimento da coluna de líquido no interior do tubo de vidro. Então, para cada valor da coluna de líquido associamos um determinado valor de temperatura.
Preste atenção: Teoria pode não ser tão legal quanto vídeo-aula, mas você precisa aprender as definições e os conceitos para compreender a matéria e poder resolver os exercicios que podem cair na prova do Enem
Pontos fixos
Os pontos fixos são estados térmicos com temperaturas bem definidas usados para a calibração de um termômetro. Ao se calibrar um termômetro devemos utilizar dois pontos fixos. No caso do termômetro de tubo de vidro utilizamos o ponto do gelo PG (temperatura de fusão do gelo sob pressão normal) e o ponto do vapor PV (temperatura de ebulição da água sob pressão normal).
Escalas termométricas
Atualmente são usadas três escalas termométricas: a escala Celsius, a escala Fahrenheit –ambas relativas– e a escala absoluta Kelvin.
Qualquer escala absoluta, como a Kelvin, associa o valor 0 (zero) ao estado de energia cinética mínima das partículas que constituem o corpo.
Faça a comparação entre as três escalas de temperatura:
Ilustração das escalas de temperatura Celsius (tc), Fahrenheit (tf) e Kelvin (tk).
Física é fácil pra você? Se não é, estude para aprender, que depois fica fácil. E assim você vai detonar no Enem então! Dá uma olhada depois nos exercícios.
Dicas do Blog para você arrasar em Escalas Termométricas:
Talvez a escala Celsius lhe seja a única familiar, uma vez que é a mais popular. As escalas Kelvin e Fahrenheit são mais usadas no mundo científico.
O interessante seria fazer uma comparação: repare que o ponto de fusão se difere nas três escalas: Celsius (0°C), Fahrenheit (32°F) e Kelvin (273K).
Observe que o mesmo ocorre com o ponto de ebulição: Celsius (100°C), Fahrenheit (212°F) e Kelvin (373K).
Como surgiu cada uma dessas escalas? Para entender, vamos recorrer a um pouco de história:
Escala Celsius: foi elaborada em 1742 pelo astrônomo sueco Anders Celsius (1701-1744). Ele estabeleceu pontos fixos da sua escala como sendo os pontos de fusão do gelo (0°C) e de ebulição da água (100°C).
Escala Fahrenheit: foi criada a partir dos estudos realizados por Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736), por volta de 1742. É a escala mais utilizada nos países de língua inglesa. Ele determinou que água vira gelo a uma temperatura de 32°F e ferve a uma temperatura de 212°F.
Escala Kelvin: teve origem dos princípios estabelecidos por Lord Kelvin (1824-1907), físico de origem irlandesa, que atribuiu o zero absoluto da sua escala como sendo igual a -273°C na escala Celsius. Para relacionar as temperaturas entre duas ou mais escalas termométricas devemos estabelecer uma relação de proporcionalidade entre o número de divisões (graus) de cada trecho da escala e o número de divisões (graus) no intervalo fundamental, entre os pontos fixos).
Conversões entre escalas pode sim cair na prova do Enem, então olha só…
Para que seja possível expressar temperaturas dadas em uma certa escala para outra qualquer deve-se estabelecer uma convenção geométrica de semelhança.
Por exemplo, convertendo uma temperatura qualquer dada em escala Fahrenheit para escala Celsius:
Pelo princípio de semelhança geométrica:
Exemplo:
Qual a temperatura correspondente em escala Celsius para a temperatura 100°F?
Da mesma forma, pode-se estabelecer uma conversão Celsius-Fahrenheit:
E para escala Kelvin:
Algumas temperaturas:
| Escala Celsius (°C) | Escala Fahrenheit (°F) | Escala Kelvin (K) | |
|---|---|---|---|
Ar liquefeito | -39 | -38,2 | 243 |
Maior Temperatura na superfície da Terra | 58 | 136 | 331 |
Menor Tempertura na superfície da Terra | -89 | -128 | 184 |
Ponto de combustão da madeira | 250 | 482 | 523 |
Ponto de combustão do papel | 184 | 363 | 257 |
Ponto de fusão do chumbo | 327 | 620 | 600 |
Ponto de fusão do ferro | 1535 | 2795 | 1808 |
Ponto do gelo | 0 | 32 | 273,15 |
Ponto de solidificação do mercúrio | -39 | -38,2 | 234 |
Ponto do vapor | 100 | 212 | 373,15 |
Temperatura na chama do gás natural | 660 | 1220 | 933 |
Temperatura na superfície do Sol | 5530 | 10000 | 5800 |
Zero absoluto | -273,15 | -459,67 | 0 |
Exercícios pra detonar a Física no ENEM:
(Mack–SP) As escalas termométricas constituem um modelo pelo qual se traduz quantitativamente a temperatura de um corpo. Atualmente, além da escala adotada pelo SI, ou seja, a escala Kelvin, popularmente são muito utilizadas a escala Celsius e a Fahrenheit. A temperatura, cuja indicação na escala Kelvin é igual à da escala Fahrenheit, corresponde na escala Celsius a:
a) – 40 °C c) 313 °C e) 574,25°C
b) 233 °C d) 301,25 °C
4. (PUC – RJ) A temperatura de uma sala aumenta 10 °C em 4 minutos. Essa taxa equivale a um aumento de temperatura de:
a) 3,0 K/s c) 2,5 K/s e) 2,5 K/min
b) 2,0 K/h d) 1,0 K/h
5. (UFPE) Duas escalas termométricas, oX e oY, têm suas respectivas temperaturas, TX e TY, relacionadas pela expressão 2·TX – 3·TY + 5 = 0. Pode-se afirmar que uma variação de temperatura de 30 oX corresponde, na escala oY, a uma variação de:
a) 10 oY c) 30 ºY e) 50 °Y
b) 20 °Y d) 40 °Y
Respostas:
1. D 2. E 3. B
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Pronatec 2015: MEC confirma inscrições. Salários até R$ 7 mil. Veja!
Posted: 02 Mar 2015 09:00 AM PST
O Ministério da Educação confirmou para 24 a 27 de março de 2015 as inscrições para os Cursos Técnicos Gratuitos do Pronatec. A forma de seleção tem a mesma base de tecnologia e de competição utilizada no Sisu – Sistema de Seleção Unificada, e no Prouni – Programa Universidade Para Todos: As instituições oferecem os cursos, e os candidatos definem a categoria em que vão disputar as vagas, e competem entre si pelas notas de corte do Enem através do Sisutec.
O nome do programa, PRONATEC, significa Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos e Emprego. E, o processo seletivo pela internet ocorre através do SISUTEC – Sistema de Seleção de Educação Profissional e Tecnológica. Anote ai o calendário, e veja abaixo as vantagens de fazer um curso técnico gratuito do Pronatec. Tem salários de até R$ 7 mil reais depois de se formar. Leia.
Vale a pena fazer um curso técnico?
Você já ouviu dizer sobre ou até mesmo conhece pessoas formadas em direito ou administração que não conseguiram sucesso na carreira para a qual estudaram. Você já viu este filme perto de você, certo? Tem até mesmo a piada que manda 'estudar direito para cuidar bem da carrocinha de cachorro-quente'.

Piadas à parte, se ganha a vida muito bem e com dignidade fazendo um Curso Técnico, um Curso Superior, ou mesmo pilotando o próprio negócio de lanches de rua. E, se você pensa que o caminho que mais combina com você é fazendo um Curso Técnico, o novo programa do governo, o Sisutec, pode ser uma boa opção!
O Sisutec – Sistema de Seleção do Pronatec – tem duas etapas anuais de Inscrições para milhares de vagas gratuitas em cursos técnicos oferecidos dentro do programa Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego). E, logo após cada etapa inicial de inscrições, que são reservadas apenas para quem já fez o Enem, vem a temporada de Vagas Remanescentes, onde todos podem concorrer, mesmo quem não fez o Enem.
Confira aqui no site oficial do Sisutec o cronograma de Inscrições, de Resultados, e de abertura de inscrições para as Vagas Remanescentes dos cursos técnicos gratuitos do Pronatec. Entre aqui para ver os cursos, as instituições e as vagas. Uma delas pode ser a sua! De 24 a 27 de março de 2015 têm inscrições abertas! http://sisutec. mec.gov.br
Você sabia que existem carreiras muito especiais nos cursos técnicos, e que estão em alta no mercado? Os salários são até mesmo maiores do que em muitas profissões que exigem curso superior. Veja os exemplos logo abaixo, após a dica do Blog do Enem.
Dica 1 – Fique ligado no site do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico, para não se perder nos calendários de inscrição, matrículas, e chamadas para vagas remanescentes: http://pronatec.mec.gov.br/
A Confederação Nacional da Indústria (CNI), que mantêm as escolas SENAI no País todo, fez um estudo mostrando que muitas vezes o diploma de técnico vale muito mais do que o do ensino superior. O estudo da CNI identificou 21 profissões técnicas bem valorizadas, com salários iniciais entre R$ 1,5 mil e R$ 2,5 mil. E, depois de 10 anos de experiência, ganhando na faixa de R$ 3,6 mil a até R$ 7 mil por mês para um técnico em Manutenção de Aeronaves.
Dica 2 – Informática é o Curso Técnico com mais alunos no Brasil: http://blogdoenem.com.br/lista-sisutec-cursos-2/

Quem tem formação técnica em Soldador ganha, na média, R$ 3,5 mil por mês. É duas vezes mais do que a média do que recebem professores que dão aulas no Ensino Médio no Brasil. Um bom Técnico em Edificações ganha, em São Paulo, com dois anos de mercado, R$ 3,4 mil por mês. Na área de Petróleo e Gás o salário é ainda mais alto, podendo o inicial chegar a R$ 5 mil reais. Técnicos em Manutenção ou Projetistas começam ganhando entre R$ 3 mil e R$ 4 mil. Então, Vale ou não vale fazer um bom Curso Técnico?
Dica 2 – Veja as notas de corte no Prouni e no Sisu que você precisa alcançar para estudar Medicina, Direito, Engenharia, Administração e todos os cursos de graduação: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/
As áreas identificadas pela CNI com as melhores oportunidades no mercado foram manutenção em aeronaves, mineração, mecatrônica, construção civil, petróleo e gás. Mas, cada um é que faz o seu caminho. Vai encarar o Sisutec? Em 2014 foram 240 mil vagas gratuitas para você fazer um curso técnico e ir ganhar a vida. Aguarde a lista das vagas para 2015.
Dica 3 – Engenharia está com salários em alta, e tem mais de 600 mil vagas até 2020. Veja aqui as maiores oportunidades do mercado: http://blogdoenem.com.br/engenharia-salarios-alta-600-mil-empregos-ate-2020/
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Redação: Domine a grafia dos ‘porquês’ e melhore sua redação
Posted: 02 Mar 2015 08:30 AM PST
Existem muitas dúvidas quanto à grafia de algumas palavras, principalmente, quando se está escrevendo uma redação Enem ou no vestibular. Sempre que você se depara com os muitos "porquês" existentes, fica apavorado e diz: Meu Deus! Quantos ‘porquês’! É impossível aprender tudo isso!
Essa dificuldade é só aparência. Vamos esclarecer, então!
O "por que" (separado e sem acento) significa, comumente, "por qual razão" ou, às vezes, "pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais". Observe a dica a seguir: se ele é composto de duas palavras, só pode ser substituído por uma expressão equivalente que também é constituída de mais de uma palavra.
Por que não me disse a verdade? – Interrogativa direta
Gostaria de saber por que não me disse a verdade. – Interrogativa indireta
Observe a substituição como é perfeita:
Por qual razão não me disse a verdade?
Gostaria de saber por qual razão não me disse a verdade.
Com a preposição por e o pronome relativo que.
Eis a razão por que sempre volto para você.
Observe a substituição:
Eis a razão pela qual sempre volto para você.
O "por quê" (separado e com acento) significa somente "por qual razão". É! Exatamente o mesmo significado do outro. Ele recebe o acento porque o "e" é tônico. O macete é o seguinte: sempre que estiver junto a um ponto, tem acento. Há mais um detalhe importante: ambos (com ou sem acento) podem ser usados em perguntas ou em respostas. Observe:
Ele estava triste por quê?
Ele estava triste sem saber por quê.
Observe a substituição:
Ele estava triste por qual razão?
Ele estava triste sem saber por qual razão.
O "porque" (junto e sem acento) é uma conjunção causal ou explicativa, ou seja, ele introduz uma causa de um fato ou a explicação para um fato. O macete é substituí-lo por "pois".
Não fez a lição porque não a entendeu. – introduz a causa de não ter feito a lição.
Venha aqui, porque preciso falar com você. – introduz a explicação para o chamado.
Veja a substituição:
Não fez a lição pois não a entendeu.
Venha aqui, pois preciso falar com você.
Dica1: Veja uma coleção de Dicas de Ortografia para ajudar você na Redação Enem – http://blogdoenem.com.br/redacao-ortografia-enem/
Dica 2: Quer fazer uma revisão de Gramática e Ortografia? Aqui: – http://blogdoenem.com.br/redacao-gramatica-revise/
O "porquê" (junto e com acento) é substantivo e equivale à palavra "motivo". É só substituir e verificar. Não precisa necessariamente vir antecedido do artigo "o". Observe:
Ainda bem que você me explicou o porquê da sua demissão.
Havia outro porquê para aquela súbita decisão.
Veja a substituição:
Ainda bem que você me explicou o motivo da sua demissão.
Havia outro motivo para aquela súbita decisão.
Viu como é "facinho, facinho"! Se você fizer a substituição pelo seu equivalente, o problema está resolvido, não haverá mais dúvida.
Assista ao vídeo de 7 minutos e 17 segundos do Fácil à Beça que complementa o nosso estudo dos porquês.

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