quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Equilíbrio químico – Aula de Química Enem

Posted: 21 Oct 2014 06:32 PM PDT

Equilíbrio químico

"Todas as reações químicas atingem o equilíbrio."

  • O equilíbrio químico é dinâmico (as reações direta e reversa continuam ocorrendo), ou seja, constitui uma reação reversível;
  • No equilíbrio, a velocidade da reação direta é igual à da reação inversa (a composição da mistura reacional é constante).

Ex: 3H2(g) + N2(g)30284.jpg 2NH3(g)

Química Enem

(a) Reação direta

aula18_fig001.tif

(b) Reação inversa

Quando uma reação atinge o equilíbrio, as concentrações dos reagentes e produtos permanecem constantes.

Grau de equilíbrio de um reagente (α)

É o quociente entre a quantidade de mols de um reagente que realmente reage até atingir o equilíbrio da reação e a quantidade inicial de mols adicionados desse reagente.

aula18_fig002.tif

Constante de equilíbrio

"No equilíbrio, a composição da mistura reacional pode ser expressa em termos de uma constante de equilíbrio (K)." Ela só é alterada pela variação de temperatura, logo, para medi-la é necessário que a temperatura seja constante.

Para a reação geral:

aA + bB D cC + dD

Dica 1 – Estude sobre os fatores que influenciam uma reação química e a Natureza dos Reagentes em mais uma aula preparatória para a prova de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/natureza-dos-reagentes-quimica-enem/

Constante de equilíbrio para solutos

aula18_fig003.tif

Onde a é a atividade de cada componente e depende da concentração e da carga do soluto. Para soluções diluídas, a atividade é igual à concentração molar da solução ou à pressão parcial dos gases.

aula18_fig018.tif

Onde [ ] representa concentração molar (mol/L)

Constante de equilíbrio para gases

aula18_fig004.tif

Onde P representa a pressão parcial de cada componente em bar (1bar 30409.jpg 1atm).

Líquidos e sólidos puros possuem atividade igual a 1.

Ex.:

aula18_fig005.tif

aula18_fig006.tif

OBS.:

Q = coeficiente da reação: mostra a composição da reação a qualquer instante da reação

K = constante de equilíbrio da reação: mostra a composição da reação no equilíbrio

aula18_fig007.tif

Dica 2 – Que tal revisar tudo sobre Cinética Química e garantir a sua nota na prova de Química Enem? Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/cinetica-quimica-enem/

Deslocamento do equilíbrio

Princípio de Le Chatelier:

"Quando uma perturbação é aplicada a um sistema em equilíbrio dinâmico, o equilíbrio tende a se ajustar de forma a minimizar o efeito da perturbação."

Adição de reagentes:

  • Le Chatelier: A adição de um reagente tende a ser minimizada pelo seu consumo e formação de mais produtos (o equilíbrio é deslocado no sentido de formação dos produtos).
  • Termodinâmica: Logo após a adição de mais reagente, Q < K, logo a reação tende a formar mais produtos até Q atingir K.

Adição de produtos:

  • Le Chatelier: A adição de um produto tende a ser minimizada pelo seu consumo e formação de mais reagentes (o equilíbrio é deslocado no sentido de formação dos reagentes).
  • Termodinâmica: Logo após a adição de mais produto, Q > K, logo a reação tende a formar mais reagentes até Q atingir K.

Variação na pressão

Desloca o equilíbrio de reações que envolvam gases.

Um aumento na pressão de uma reação em equilíbrio desloca o equilíbrio no sentido de formação de menos moles de moléculas gasosas.

Ex.:

aula18_fig008.tif

aula18_fig009.tif

Como PV= nRT

aula18_fig010.tif

aula18_fig019.tif

Variação na temperatura

Um aumento na temperatura de uma reação em equilíbrio desloca o equilíbrio no sentido da reação endotérmica.

Obs.: O aumento da temperatura altera a constante de equilíbrio.

Reação direta endotérmica:

CALOR + aA + bB 30486.jpg cC + dD

∆H > 0

Reação direta exotérmica:

aA + bB 30489.jpg cC + dD + CALOR

∆H < 0

Saiba mais sobre o Equilíbrio Químico nesta aula do canal Tenho Prova Amanha, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

(UFSM)

A amônia é uma matéria-prima básica para a síntese de fertilizantes.

A equação que representa a síntese da amônia é:

aula18_fig011.tif

aula18_fig012.tif

Sob pressão constante de 100 atm, observa-se que, com o aumento da temperatura, o rendimento da reação varia de acordo com o gráfico.

aula18_fig017.tif

Com referência a essa reação, é correto afirmar:

a) Como a reação direta é exotérmica, o aumento da temperatura diminui o rendimento de NH3.

b) A temperatura não tem influência na formação da amônia.

c) O aumento da temperatura desloca o equilíbrio no sentido da reação direta.

d) Quanto maior a temperatura, menor a quantidade de N2 e H2 produzida pela reação inversa.

e) A diminuição da temperatura desloca o equilíbrio no sentido da reação inversa.

Dica 3 – Revise com a gente sobre as Propriedades coligativas das soluções nesta aula de Química Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/propriedades-coligativas-das-solucoes-quimica-enem/

Questão 2

A água é uma das mais importantes substâncias do planeta Terra, tanto para os processos vitais como para os físico-químicos. No estado líquido e sólido, cobre mais de dois terços do pleneta e, na forma gasosa, é constituinte da atmosfera. Os organismos vivos originaram-se em meio aquoso e se tornaram dependentes dele no decurso da evolução. A água é o solvente universal, pois possibilita a maioria das reações químicas. Assim, o conhecimento de suas propriedades físico-químicas é essencial para o estudo de suas funções na natureza.

REICHARDT, K, TIMM, L. C. Solo, Planta e Atmosfera: conceitos, processos e aplicações. São Paulo: Ed. Manole, 2004. (adaptado)

Considere a reação:

aula18_fig013.tif

Considere a constante de equilíbrio K=1,24 x 1080, a 25ºC, para a reação citada. Pode-se, então, afirmar que

I. K>1 indica que o equilíbrio está deslocado no sentido de formação de H2O(g).

II. K é independente da temperatura.

III. K depende das concentrações de H2(g), O2(g) e H2O(g) no equilíbrio.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas III.

d) apenas I e II.

e) apenas I e III.

Questão 3

(UDESC) Em 1884, Henri Louis Le Chatelier descreveu um princípio que ficou conhecido como Princípio de Le Chatelier e anuncia: "quando algumas condições que determina o equilíbrio é modificada, o sistema responde, no sentido de amenizar a perturbação sofrida". Exemplo disso é a água oxigenada, que se decompõe em água e oxigênio, segundo a reação em equilíbrio a seguir.

A mudança causada na reação em equilíbrio que favorece a formação dos produtos é o aumento da:

a) concentração de H2O2

b) concentração de H2O

c) concentração de O2

d) temperatura

e) pressão

Questão 4

(UDESC) O dióxido de nitrogênio (NO2(g)) é um dos gases responsáveis pela formação de chuva ácida. Calcule a constante de equilíbrio, em termos de concentração, para a reação de formação de NO2(g) a partir do óxido de nitrogênio (NO2(g)), sabendo que nas condições de temperatura e pressão em que se encontra o sistema existem as seguintes concentrações dos compostos no equilíbrio.

[NO] = 1,0 mol/L; [O2]= 1,5 mol/L; [NO2]= 0,1 mol/L

aula18_fig014.tif

a) 1,5 mol/L

b) 0,0066 mol/L

c) 0,066 mol/L

d) 0,66 mol/L

e) 6,66 mol/L

Questão 5

(UDESC) Águas duras, são águas que apresentam alta concentração de cátions, principalmente Ca2+ e Ba2+, que ao reagirem com carbonato e sulfato, formam sais insolúveis.

Com relação às propriedades dos compostos pouco solúveis em equilíbrio com seus íons em solução aquosa, considere a seguinte reação:

aula18_fig015.tif

aula18_fig016.tif

Analise as proposições sobre o valor da constante de equilíbrio estimada e de todos os equilíbrios envolvidos.

I- é possível dissolver o carbonato de cálcio sólido borbulhando dióxido de carbono gasoso à solução, pois o valor da constante de equilíbrio torna o processo favorável.

II- Constantes de equilíbrio maiores que 1 tendem a favorecer a posição do equilíbrio para os produtos.

III- Não é possível a dissolução completa do carbonato de cálcio sólido pela passagem de gás carbônico pela solução, como sugerido pelo baixo valor da constante de equilíbrio para a reação.

IV- A adição de bicarbonato de sódio no sistema reacional vai causar um deslocamento do equilíbrio para a direita.

V- A adição de CO2(g) ao sistema vai causar mais precipitação de carbonato de cálcio.

VI- A remoção do dióxido de carbono dissolvido na solução vai aumentar a solubilidade do carbonato de cálcio.

Assinale a afirmativa correta.

a) somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.

b) somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

c) somente as afirmativas II e V são verdadeiras.

d) somente as afirmativas III e V são verdadeiras.

e) somente as afirmativas II e VI são verdadeiras.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Associação de resistores – Aula de Física Enem

Posted: 21 Oct 2014 06:12 PM PDT

Associação de resistores

Circuitos elétricos funcionam com a utilização, dentre outros componentes, dos resistores. Porém, não há apenas um resistor, mas uma associação de vários deles na construção de um circuito, utilizado em equipamentos como computador, televisão, micro-ondas, etc.

Os resistores podem se associar de diferentes formas possíveis, dependendo de como a corrente elétrica irá percorrê-los.

Física Enem

Associação de resistores em série

Dizemos que dois ou mais resistores estão associados em série quando são percorridos pela mesma corrente elétrica.

aula19_fig002.tif

Podemos calcular a resistência equivalente à associação de todos esses resistores. Se tivermos n resistores associados em série, dizemos que a resistência equivalente Req é a soma das n resistências:

aula19_fig003.tif

Além disso, o potencial elétrico total aplicado às resistências é a soma de cada potencial aplicado em cada resistência.

aula19_fig004.tif

Associação de resistores em paralelo

Dizemos que dois ou mais resistores estão associados em paralelo, quando é aplicada a mesma tensão.

aula19_fig005.tif

Podemos calcular a resistência equivalente à associação de todos esses resistores. Se tivermos n resistores associados em paralelo, dizemos que o inverso da resistência equivalente Req é a soma dos inversos das n resistências.

aula19_fig006.tif

A corrente elétrica total do circuito i será a soma das n correntes que passam através dos resistores:

aula19_fig007.tif

Devemos aqui lembrar, como dito anteriormente, que o potencial em todos os resistores é igual:

aula19_fig008.tif

Associação mista de resistores

Este caso é onde encontramos circuitos com resistores associados em série e em paralelo. Isto acontece no exemplo abaixo, onde temos os resistores R1 e R2 ligados em paralelo, e estes ligados em série com o resistor R3.

aula19_fig009.tif

Saiba mais sobre Associação de Resistores  nesta aula do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios

Questão 1

(Vunesp) Um resistor de resistência R está inserido entre os pontos P e Q de um circuito elétrico, como mostra a figura.

aula19_fig010.tif

Se as correntes que passam pelos fios 1 e 2, que chegam a P, são, respectivamente, i1 e i2, a diferença de potencial entre P e Q será igual a:

a) aula19_fig011.tif

b)

c)

d)

e)

Dica 1 – Tire todas as suas dúvida sobre Resistência Elétrica e as Leis de Ohm em mais esta aula de Física Enem e fique preparado para gabaritar na prova – http://blogdoenem.com.br/resistencia-eletrica-e-leis-de-ohm-fisica-enem/

Questão 2

(Mackenzie-SP) Observa-se que um resistor de resistência R, quando submetido à ddp U, é percorrido pela corrente elétrica de intensidade i. Associando-se em série, a esse resistor, outro de resistência 12 Ω e submetendo-se a associação à mesma ddp U, a corrente elétrica que a atravessa tem intensidade i/4. O valor da resistência R é:

a) 2 Ω

b) 4 Ω

c) 6 Ω

d) 10 Ω

e) 12 Ω

Dica 2 –  Relembre tudo sobre Corrente elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está quase chegando! – http://blogdoenem.com.br/corrente-eletrica-fisica-enem/

Questão 3

(PUC-PR) No circuito com associação de resistências mostrado na figura abaixo, a intensidade de corrente I3 e a resistência R1 devem ter os seguintes valores:

aula19_fig012.tif

a) I3 = 8,0 A; R1 = 15 Ω

b) I3 = 10,0 A; R1 = 20 Ω

c) I3 = 6,0 A; R1 = 12 Ω

d) I3 = 20,0 A; R1 = 10 Ω

e) I3 = 15,0 A; R1 = 10 Ω

Dica 3 – Relembre com a gente sobre Potencial Elétrico e Energia Potencial Elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/potencial-eletrico-energia-potencial-eletrica-fisica-enem/

Questão 4

(Mackenzie-SP) Um resistor de resistência 20 Ω é percorrido por uma corrente de intensidade i, quando submetido à ddp U. A esse resistor, associamos em paralelo outro de resistência R. Ao aplicarmos a associação à ddp U, verificamos que essa associação é percorrida por corrente de intensidade 5i. O valor de R é:

a) 5 Ω

b) 6 Ω

c) 8 Ω

d) 10 Ω

e) 16 Ω

Questão 5

Determine a resistência equivalente do circuito da figura a seguir:

aula19_fig013.tif

a) 84 Ω

b) 91 Ω

c) 101 Ω

d) 253 Ω

e) 72 Ω

 

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O Transporte Marítimo – Aula de Geografia Enem

Posted: 21 Oct 2014 04:28 PM PDT

O transporte marítimo utiliza como via de passagens as águas, ou seja, mares abertos ou ainda acessos fluviais. Representa um grande fluxo de transporte de mercadorias, mas também de passageiros. O Transporte marítimo utiliza os mares, e representa a grande maioria do transporte aquático. Ele escoa a produção, transportando diversos tipos de produtos. Sua carga é imensamente variada, já que são transportadas em contêineres de forma eficiente e seguras. Entre eles temos: alimentos, combustíveis, areia, produtos químicos, eletrônicos, têxteis, automóveis, etc.

A navegação marítima é muito antiga na história, foi um importantíssimo meio de difusão comercial e social.

Dica 1- você sabe qual a localização do território brasileiro? E seus pontos extremos? Não? Então acompanhe esta aula preparada para você aqui no nosso Blog! http://blogdoenem.com.br/geografia-pontos-extremos-brasil/

O Transporte Marítimo - Aula de Geografia Enem
Figura 1
- Navio transportando grande quantidade de carga. Disponível em: http://netmarinha.uol.com.br/a-regulacao-economica-dos-fretes-e-demurrage-de-conteiner-no-transporte-maritimo-de-longo-curso-no-brasil-usuarios-a-deriva-parte-2/

Economia e Portos

A navegação marítima é uma atividade econômica importantíssima, que movimenta um setor de investimentos elevados. Existem milhares de portos mundo afora, movimentando importações e exportações. Um porto é uma área destinada ao atracamento de embarcações onde a finalidade é o carregamento, a descarga o armazenamento adequado dos produtos para se efetuar o transporte. Deve ter uma posição geográfica estrategicamente estudada para facilitar a logística de imensos navios cargueiros que atracam diariamente em suas bases.

Existem 16 portos com boa capacidade no Brasil, com destaque para os de Santos (SP), Itajaí (SC), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Paranaguá (PR) e Vitória (ES).

O transporte de passageiros (marítimo e fluvial no Brasil).

O litoral do Brasil, banhado pelo Oceano Atlântico apresenta imensa área com mais de oito mil quilômetros de extensão. Já a rede fluvial, segundo dados do Ministério dos transportes, possui 42 mil quilômetros de extensão, utilizados economicamente e comercialmente. Isso representado por eclusas, rios, portos marítimos e fluviais e bacias hidrográficas. Sendo a maior delas a Bacia Hidrográfica Amazônica, com potencial de navegação e geradora de energia.

O transporte marítimo de passageiros no Brasil ainda é pouco utilizado, devido a sua lentidão e por demandar investimentos iniciais altos.

Há duas hidrovias para o transporte fluvial no interior do Brasil e com os países vizinhos do sul e sudeste (as hidrovias Paraná-Paraguai e Tietê-Paraná).

No norte do país, o transporte fluvial é mais utilizado, devido à presença da bacia amazônica. Porém, infelizmente falta melhorar muito, essas embarcações possuem estatísticas de naufrágios, consequentes mortes, devido a superlotação e a falhas em sua fiscalização.

O Transporte Marítimo - Aula de Geografia Enem
Figura 2-
Transporte Fluvial no norte do país. Disponível em: http://rondoniadigital.com/destaque/naufragios-no-norte-ja-mataram-quase-200-em-tres-anos-mortos-no-pa-sobem-para-7/

Dica 2- Relembre e estude As formações vegetais do Continente Americano. Dividimos em duas partes para você estudar e compreender melhor! Acesse! http://blogdoenem.com.br/vegetacao-americana-geografia-enem/

Não deixe de assistir a esse vídeo explicando a história da navegação e os modais aquáticos existentes!

Agora vamos praticar o que aprendemos?

(FUVEST 98) A rede hidrográfica brasileira, utilizada  para os transportes fluviais,

  1. a) é bem distribuída e apresenta um alto potencial de navegação no sudeste, especialmente na sua porção centro-oriental.
  2. b) é distribuída desigualmente pelo país, estando o maior potencial navegável localizado perifericamente às áreas de economia mais avançada.
  3. c) apresenta um potencial de navegação que coincide com as áreas de maior exploração de hidroeletricidade.
  4. d) apresenta suas principais bacias voltadas para o Atlântico Sul nas costas orientais brasileiras, facilitando os transportes com o interior.
  5. e) é rica em interligações por canais fluviais que facilitam os transportes entre as bacias do rio São Francisco e do Paraná.

Parte inferior do formulário

Resposta correta – B

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.

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Engenharia florestal: curso de graduação e o mercado de trabalho

Posted: 21 Oct 2014 03:00 PM PDT

A Engenharia Florestal é o ramo especializado no estudo e uso sustentável de recursos florestais. Com um mundo que busca cada vez mais alternativas sustentáveis, é natural que a profissão esteja em alta e seja de extrema importância para um futuro mais verde e uma vida mais saudável. Conheça um pouco mais da rotina de quem se forma no curso de graduação em Engenharia Florestal e o mercado de trabalho para a profissão.

Quem é o Engenheiro Florestal?

Engenharia florestal: curso de graduação e o mercado de trabalhoO Engenheiro Florestal é o profissional que avalia ecossistemas e planeja formas de preservar de forma sustentável a fauna e flora local. Para isso, são feitas pesquisas em sementes para melhorar suas características e adaptá-las ao ambiente em que vivem.

Quem conclui o curso de graduação em Engenharia Florestal também pode elaborar projetos para preservar reservas naturais e parques, além de cuidar da arborização da cidade, recuperar áreas degradadas e avaliar os possíveis impactos ambientais do homem em uma determinada área.

Em geral, a atuação do Engenheiro Florestal tem como objetivo diminuir impactos socioambientais e promover a segurança nesse setor.

Dica 1: Engenharia demanda muito aprendizado em Matemática. Você manda bem? Descubra aqui o que mais cai na prova de Matemática no Enem –  http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/matematica/

O curso de graduação em Engenharia Florestal

As disciplinas de ciências biológicas e agrárias costumam fazer parte de toda grade curricular do curso de Engenharia Florestal. As disciplinas sobre silvicultura, fisiologia vegetal, botânica, biologia celular e tecnologia da madeira são algumas das ensinadas durante o curso.

As disciplinas técnicas são as que recebem mais foco durante o curso. Entre as disciplinas práticas, há atividades de campo ou em viveiros de animais, além de estudos em laboratórios. Também há o ensino de química, biologia geral, desenho técnico, climatologia, pedologia (estudo dos solos), zoologia e estatística.

O curso tem duração média de 5 anos e é necessário estágio para concluir, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Confira a seguir um vídeo que explica mais sobre o curso de graduação em Engenharia Florestal produzido pela Universidade de São Paulo (USP), na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba:

Dica 2 – Veja as notas de corte para todos os cursos de engenharia, medicina, direito e administração no Sisu: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

Engenharia florestal: curso de graduação e o mercado de trabalho

Cursos de Engenharia Florestal com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.

Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

* Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR);
* Universidade Federal de Viçosa (UFV);
* Universidade Federal de Lavras (UFLA);
* Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT);
* Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Dica 3 – Veja os riscos de cada profissão antes de fazer a sua escolha. Confira aqui as  10 melhores e as 10 piores profissões para conseguir emprego e bons salários no Brasil: http://blogdoenem.com.br/enem-emprego/

Mercado de trabalho para Engenharia Florestal

O mercado de trabalho para Engenharia Florestal está em expansão, visto que sustentabilidade é um conceito cada vez mais em voga. Órgãos públicos como Ibama e Ministério do Meio Ambiente costumam contratar profissionais dessa área. Além disso, empresas privadas também contratam, pois geralmente elas prestam serviços para o governo.

A maior parte do mercado de trabalho para essa profissão se concentra no Sudeste e Sul no país. Entretanto, os novos empreendimentos no Centro-Oeste e Nordeste tendem a abrir mais vagas nas regiões. No interior do Brasil, há um bom mercado de trabalho para atuar na área rural em consultoria e planejamento. O salário médio inicial é de R$ 4.068,00 por 6 horas de trabalho diário.

Perfil do profissional após a formação em Engenharia Florestal

O profissional recém-formado pode trabalhar com estudos de economia florestal, atividades de conservação, produção de mudas, plantio em florestas nativas, fábricas de celulose e indústrias de geração de energia.

O profissional também deve gostar de ter contato constante com o meio ambiente e ter disponibilidade e vontade de trabalhar no interior. Ao trabalhar em áreas especializadas como genética florestal, o profissional poderá selecionar e pesquisar sementes capazes de produzir árvores mais produtivas e resistentes.
 
Post escrito por Natália Marinho. Ela é formada em Comunicação Social – Jornalismo. Trabalha com produção de conteúdo, revisão, manutenção de redes sociais. Já trabalhou para empresas como Submarino Viagens, Americanas, Compara Online, Beleza na Web e Yahoo!. – Twitter: http://www.twitter.com/natimarinho

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Redação Enem 2014: 10 novos temas para Redação Enem. Confira!

Posted: 21 Oct 2014 12:40 PM PDT

Olá Galera do Enem 2014. Selecionei alguns temas que podem cair na Redação deste ano. Em cada um deles fiz comentários que vão auxiliar na reflexão e na contextualização de cada um. Escreva, e vá treinando, que agora ficou facinho, facinho!

  1. Os 50 anos do Golpe Militar de 64– Uma grande possibilidade na Redação Enem 2014 é questionarem a herança deixada pelo golpe militar: a impunidade de todos os militares que cometeram atrocidades contra as pessoas consideradas subversivas; a falta de liberdade e participação da população na vida de sua comunidade; a falta de vivência de democracia, de iniciativa e de noção de direitos, além da decadência da qualidade de ensino em todos os níveis.

Veja nas imagens: O então presidente João Goulart foi deposto, e assumiu em nome dos militares o general Castelo Branco.

Redação Enem: 10 novos temas para Redação Enem 2014

Dica do Blog do Enem para você revisar sobre o Golpe Militar de 1964:http://blogdoenem.com.br/golpe-militar-de-1964-historia-enem/
  1. Racismo nos campos de futebol Os xingamentos de macaco podem virar tema da Redação Enem 2014. São muitos os casos de repercussão. Os primeiros começaram na Europa, porém não tardaram os casosno Brasil. Desde que o problema ficou evidente também nos gramados nacionais, passou-se a discutir punições para combatê-lo.

Quais as possíveis causas? Como resolver? Que atitudes podem ser tomadas? Atitudes contra os torcedores ou contra os times? São alguns questionamentos importantes, que podem aparecer nos ENEM e nos Vestibulares.

Dica do Blog do Enemsobre Racismo e Xenofobia na Europa: http://blogdoenem.com.br/xenofobia-racismo-europa/

Agora, para respirar um pouco, e você entrar mais fundo nesta nossa discussão, assista a um vídeode 17 minutos e 11 segundos da professora Pamba, em que ela aborda os erros mais comuns que acabam com a sua nota na Redação do Enem ou do Vestibular. Vale a pena!

  1. Águao ouro do século XXI–O crescimento desordenado das cidades gera dois graves problemas: poluição e consumo. A poluição é determinada pelo lançamento e acúmulo, nas águas, de esgotos domésticos e despejos industriais. Uma vez poluída, a água não pode ser consumida, afetando a saúde humana, bem como as outras formas de vida.

Estudos feitos pela UNESCO mostram que, desde o começo do século, o consumo d'água aumenta numa proporção de duas vezes o crescimento populacional.A previsão é de que, nos próximos 50 anos, o consumo de água deverá superar a quantidade disponível para o uso.

Seguem abaixo algumas dicas, que você poderá usar na sua redação Enem 2014, de como reduziro consumo da água:

  1. economia de água, evitando o desperdício;
  2. saneamento básico, ou seja, tratamento dos esgotos domésticos;
  3. tratamento dos poluentes líquidos industriais para que possam ser reutilizados;
  4. projetos de irrigação, evitando o consumo exagerado;
  5. proteção dos mananciais das regiões de nascentes dos rios.
  1. Liberação das drogas – melhoria ou retrocesso – A questão é saber se a liberação das drogas vai combater o tráfico e a violência causada por ele.

Seria possível pensar que, dessa forma – sem a constante luta contra o tráfico –a polícia poderia concentrar suas forças para evitar assaltos e assassinatos, tornando assim uma sociedade mais segura e igualitária?

Dica do Blog do Enem sobre o tema de Drogas: http://blogdoenem.com.br/quimica-drogas/
  1. Lixo urbano – O que se pode fazer para reduzir a quantidade de lixo depositada de forma inadequada?O destino adequado para o lixo urbano é o aterro sanitário, com estrutura para o tratamento dos gases e do chorume. Outra alternativa é a incineração, que também deve conter sistemas de tratamento para os gases liberados. Cabe como um bom tema na Redação do Enem 2014.

Redação Enem: 10 novos temas para Redação Enem 2014

Mas o processo de incineração e a implantação de aterros sanitários para o tratamento de grandes quantidades de lixo são caros, por isso é necessário que haja a conscientização da população, de forma que produza menos lixo, o que pode ocorrer por meio de ações como a coleta seletiva e a reciclagem.

Dica do Blog do Enem:– Veja aqui como argumentar em defesa de um ponto de vista na Redação Enem 2014: http://blogdoenem.com.br/redacao-argumentar-ponto-de-vista/

Redação Enem: 10 novos temas para Redação Enem 2014

Veja também 17 temas para Redação Enem 2014 sugeridos pelo Portal Universia. Aqui: http://blogdoenem.com.br/17-temas-redacao-enem-2014/

  1. Sistema prisional – Com o sistema prisional atual não há reabilitação. É possível modificar o sistema penal do Brasil? O que poderia ser feito para que o prisioneiro não fosse tratado como "lixo humano" e houvesse, então, reabilitação? A privatização dos presídios seria a solução?
  1. Analfabetismo funcional no Brasil–É considerada analfabeta funcional a pessoa que, mesmo sabendo ler e escrever um enunciado simples, como um bilhete, por exemplo, ainda não tem as habilidades de leitura, escrita e cálculo necessárias para participar da vida social em suas diversas dimensões: no âmbito comunitário, no universo do trabalho e da política, por exemplo.

Como o analfabetismo funcional interfere no crescimento econômico do país? Há formas de mudar essa situação?

Dica do Blog do Enem sobre Analfabetismo e dificuldades de Aprendizagem: http://blogdoenem.com.br/analfabetismo-aprendizagem-geografia/
  1. Mobilidade urbana–Mobilidade é o grande desafio das cidades contemporâneas, em todas as partes do mundo.Esse é outro assunto importante que ser tema da redação do Enem 2014.

A má qualidade do transporte público e o incentivo ao consumo fazem a população optar pelo transporte individual. Congestionamentos causam prejuízos: horas no trânsito, atrasos, doenças respiratórias, acidentes, poluição atmosférica.

 

  1. Homofobia– É dever do Estado regular as situações que causam a exclusão ou mesmo violência ao indivíduo, como forma de garantir o bem estar de forma igualitária, preservando as opiniões, formações e diferenças e garantindo que o indivíduo possa ter um mínimo possível para sua existência, pois a dignidade de um ser humano é o seu maior bem.

Por que a sociedade perde com a homofobia? Como se pode modificar essa situação?

Dica do Blog do Enem sobre Direitos Humanos: http://blogdoenem.com.br/direitos-cidadania-e-movimentos-sociais-sociologia-enem/
  1. Inclusão social dos deficientes– Passos fundamentais devem ser dados para mudar o quadro de marginalização das pessoas com deficiência, como: alteração da visão social; inclusão escolar; acatamento à legislação vigente; maiores verbas para programas sociais; uso da mídia, da cibercultura e de novas tecnologias.
Dica do Blog do Enem– Veja aqui como organizar seu parágrafo para alcançar a nota 1000 na Redação Enem: http://blogdoenem.com.br/paragrafacao-redacao-enem/

Valeu, Galera! E até o próximo! 

Wilson Redação
Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem. Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.

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João Cabral de Melo Neto – Aula de revisão para Literatura Enem

Posted: 21 Oct 2014 07:22 AM PDT

João Cabral de Melo Neto

"Nenhum nordestino é indiferente ao meio em que vive, em que se criou."

Literatura Enem

A poesia de João Cabral se caracteriza pela objetividade na constatação da realidade e, em alguns casos, pela tendência ao surrealismo. No nível temático, podemos distinguir em sua poética três grandes preocupações: o Nordeste (os retirantes, o folclore, as tradições); a Espanha (as paisagens, em que se destacam os pontos em comum com o Nordeste brasileiro) e a própria Arte (a pintura, a literatura, a própria arte poética e até mesmo o futebol).

Obra

 Pedra do sono; O engenheiro; O cão sem lumas; A educação pela pedra; Morte e vida Severina.

É chamado de "poeta-engenheiro", pois constrói uma linguagem enxuta, concisa, fazendo do escrever um trabalho de depuração; as palavras são degustadas e selecionadas pelo seu sabor e peso, não podem boiar à toa:

Catar Feijão

Catar feijão se limita com escrever:

joga-se os grãos na água do alguidar

e as palavras na folha de papel

e depois, joga-se fora o que botar.

Certo, toda palavra boiará no papel,

água congelada, por chumbo seu verbo

pois para catar esse feijão, soprar nele,

e jogar fora o leve e oco, palha e eco.

A sua obra mais conhecida (por causa da montagem teatral) é Morte e Vida Severina, e que traz como subtítulo: Auto de natal pernambucano. Aqui a técnica despojada do autor realça ainda mais o aspecto dramático do assunto: a trajetória de um sertanejo que abandona o agreste, rumo ao litoral, encontrando nesta migração apenas a morte, seja a morte por causa da seca, da subnutrição ou a morte causada pelos cabras dos "coronéis" latifundiários. Severino explica quem é e para onde vai:

Morte e Vida Severina

Somos muitos Severinos

iguais em tudo na vida:

na mesma cabeça grande

que a custo é que se equilibra,

no mesmo ventre crescido

sobre as mesmas pernas finas,

e iguais também porque o sangue

que usamos tem pouca tinta.

E se somos Severinos

iguais em tudo na vida,

morremos de morte igual,

mesma morte severina:

que é a morte de que se morre

de velhice antes dos trinta,

de emboscada antes dos vinte,

de fome um pouco por dia

(de fraqueza e de doença

e que a morte severina

ataca em qualquer idade,

e até a gente não nascida).

(…)

Saiba mais sobre João Cabral de Melo Neto nesta aula do canal INSTRUCAODIGITAL, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta pernambucano, sobre a função de seus textos:

"Falo somente com o que falo: a linguagem enxuta, contato denso; falo somente do que falo: a vida seca, áspera e clara do sertão; falo somente por quem falo: o homem sertanejo sobrevivendo na adversidade e na míngua. Falo somente para quem falo: para os que precisam ser alertados para a situação da miséria no Nordeste."

Para João Cabral de Melo Neto, no texto literário,

a) a linguagem do texto deve refletir o tema, e a fala do autor deve denunciar o fato social para determinados leitores.

b) a linguagem do texto não deve ter relação com o tema, e o autor deve ser imparcial para que seu texto seja lido.

c) o escritor deve saber separar a linguagem do tema e a perspectiva pessoal da perspectiva do leitor.

d) a linguagem pode ser separada do tema, e o escritor deve ser o delator do fato social para todos os leitores.

e) linguagem está além do tema, e o fato social deve ser a proposta do escritor para convencer o leitor.

Dica 1 – Conheça um pouco da vida e da obra da escritora Clarice Lispector nesta aula preparatória para a prova de Literatura Enem – http://blogdoenem.com.br/clarice-lispector-literatura-enem/

Questão 02

Leia atentamente os trechos abaixo.

I – poeta modernista da Terceira Geração, criou uma "poesia substantiva" em que da palavra se retiram os resíduos sentimentais. É o autor do antológico poema "Morte e vida Severina".

II – Ficcionista da Geração de 45 do Modernismo brasileiro, criou uma obra com timbre personalíssimo em que se destacam o uso intensivo da metáfora insólita, a entrega ao fluxo da consciência e a ruptura com o enredo factual. Entre tantos, escreveu "Perto do coração selvagem".

Estamos falando respectivamente, de:

a) João Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector

b) Carlos Drummond de Andrade e Cecília Meireles.

c) Murilo Mendes e Rachel de Queirós

d) Jorge de Lima e Lígia Fagundes Telles.

e) Vinícius de Moraes e Adélia Prado.

Dica 2 – Relembre tudo sobre o Terceiro Momento do Modernismo em mais esta aula preparatória para Literatura Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/modernismo-terceiro-momento-literatura-enem/

Questão 03

É correto afirmar que no poema dramático Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto:

I – O destino que as ciganas preveem para o recém-nascido é o mesmo que Severino já cumprira ao longo de sua vida, marcada pela seca, pela falta de trabalho e pela retirada.

II – O poeta buscou exprimir um aspecto da vida nordestina no estilo dos autos medievais, valendo-se da retórica e da moralidade religiosa que os caracterizavam.

III – O "auto de Natal" acaba por definir-se não exatamente num sentido religioso, mas o reconhecimento da força afirmativa e renovadora que está na própria natureza.

Assinale a alternativa correta.

a) Está correta a proposição I.

b) Estão corretas as proposições I e II.

c) Estão corretas as proposições II e III.

d) Está correta a proposição II.

e) Todas as proposições estão corretas.

Dica 3 – Com algumas mudanças no contexto social do Brasil, o Modernismo é considerado em três momentos. Estude agora sobre a 2ª fase para prova de Literatura Enem – http://blogdoenem.com.br/modernismo-segundo-momento-literatura-enem/

Questão 04

Assinale V (verdadeiro) e F (falso): sobre o adjetivo severina, da expressão Morte e vida severina que intitula a peça de João Cabral de Melo Neto. Depois assinale a alternativa que traz a ordem correta.

( ) Refere-se aos migrantes nordestinos que, revoltados, lutam contra o sistema latifundiário que oprime o camponês.

( ) Pode ser sinônimo de vida árida, estéril, carente de bens materiais e de afetividade.

( ) Designa a vida e a morte dos retirantes que a seca escorraça do sertão e o latifúndio escorraça da terra.

( ) Qualifica a existência negada, a vida daqueles seres marginalizados determinada pela morte.

( ) Dá nome à vida de homens anônimos, que se repetem física e espiritualmente, sem condições concretas de mudança.

a) F V V V V

b) F F F V V

c) V F V F V

d) V V V V F

e) F F V V V

Questão 05

O trecho abaixo é um fragmento de Morte e vida severina, poema escrito por João Cabral de Melo Neto. O poema conta a história de Severino, um retirante que foge da seca, saindo dos confins da Paraíba para chegar ao litoral de Pernambuco (Recife). Lá, o retirante acredita que irá encontrar melhores condições de vida. Este excerto (trecho) conta o momento em que, no final de sua caminhada, Severino chega ao litoral. Mas, mesmo ali, encontra apenas sinais de morte, como quando estava no sertão. Completamente desacreditado, sugere a um morador da região que pretende o suicídio. Então, inicia com ele uma discussão. Acompanhe:

"- Seu José, mestre Carpina

Para cobrir corpo de homem

Não é preciso muita água.

Basta que chegue ao abdômen

Basta que tenha fundura igual a de sua fome.

- Severino retirante,

O mar de nossa conversa

Precisa ser combatido

Sempre, de qualquer maneira.

Porque senão ele alaga e destrói a terra inteira.

- Seu José, mestre Carpina,

Em que nos faz diferença

Que como frieira se alastre,

Ou como rio na cheia

Se acabamos naufragados

num braço do mar da miséria?"

O argumento central de Severino para defender sua intenção de suicidar-se é:

a) o de que o rio, tendo fundura suficiente, será o melhor meio, naquela situação, para conseguir seu intento.

b) o de que não é possível lutar com as mãos, já que as mãos não podem conter a água que se alastra.

c) o de que não é possível conter o mar daquela conversa, dada sua extensão e volume.

d) o de que a miséria, entendida como mar, irá naufragar mesmo a todos, independentemente do que se faça.

e) o de que abandonando as mãos para trás será mais fácil afogar-se, já que não poderá nadar.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Brasil: Geografia Política – Aula de revisão para Geografia Enem

Posted: 21 Oct 2014 07:10 AM PDT

Brasil

Ao iniciarmos esta caminhada no sentido de conhecermos melhor o Brasil, de pronto, reportamo-nos ao descobrimento de suas terras – o avistamento do Monte Pascal.

Na verdade esta solitária elevação de solo tropical já oferecia aos olhos europeus uma abundância de riqueza natural.

Sinônimo de prosperidade para quem aqui aportou pela primeira vez, o pau-brasil, o ouro, o açúcar, enfim a diversidade de fauna e flora já sinalizava um futuro de grandeza.

Tal qual o planeta Terra, de natureza cambiante, o Brasil que também não nasceu pronto e, portanto, modificou-se ao longo desses mais de cinco séculos de existência. Mostra-se uma nação que avançou positivamente no cenário internacional e é uma realidade de reconhecida expressão contemporânea.

Dica 1 – Revise sobre as Fontes de Energia em mais uma aula de Geografia Enem. Tire suas dúvidas sobre as principais matrizes energéticas do Brasil – http://blogdoenem.com.br/fontes-de-energia-geografia-enem/

Ainda existe a necessidade de melhoras – as contradições ainda permeiam a nossa realidade, mas as melhoras só acontecerão quando conseguirmos identificar estas contradições e, para tal, é necessário neste primeiro momento conhecer melhor o Brasil.

Brasil – Localização no Globo Terrestre

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Em relação ao Meridiano Central (Greenwich), está localizado inteiramente no Hemisfério Ocidental (Oeste).

Em relação à Linha do Equador, tem suas terras no Hemisfério Norte (7%) e, Hemisfério Sul (93%)

É cortado pela linha do Equador, apenas na Região Norte.

O Trópico de Capricórnio corta os Estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Apenas os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul possuem suas terras inteiramente abaixo do Trópico de Capricórnio.

Dica 2 – Conheça a história da descoberta e do inicio do processo de extração do Petróleo no Brasil em mais uma aula de Geografia Enem – http://blogdoenem.com.br/petroleo-brasil-geografia-enem/

Fato significativo é lembrar que o Hemisfério Sul (onde o Brasil tem a maioria do seu território) é considerado o Hemisfério das águas oceânicas, ou seja, este

grande bolsão de águas garante uma amplitude térmica menor, fazendo com que verão e inverno não sejam tão rigorosos.

Em relação à América do Sul

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Posição Centro-Oriental – Ocupa 47,3% das terras da América do Sul. Por ser a maior expressão territorial desse continente, faz fronteiras com todos os países da América do Sul, exceto Chile e Equador.

A mais extensa fronteira é com a Bolívia e a menor é com o Suriname.

De forma linear, o nosso litoral representa 5.800 km, sem considerar as reentrâncias e saliências.

Atualmente atende uma demanda econômica significativa, por conta das atividades de prospecção de petróleo e gás que ali desenvolvemos. São nas águas do nosso litoral que buscamos a maior quantidade de petróleo e, no futuro, através do Pré-Sal, existe a possibilidade de o Brasil estar entre as grandes potências mundiais de reservas e produção de petróleo.

Divisão Política do Brasil

Geografia Enem

Nome Oficial:

República Federativa do Brasil

Governo:

República Presidencialista

Divisão Administrativa:

26 Estados e 1 Distrito Federal

Os Estados e Distrito Federal inseridos em 5 macrorregiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul)

Pontos Extremos

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É considerado Equidistante

Ponto Extremo

Norte

Nascente do rio Ailã, na Serra do Caburaí (Roraima)

Sul

Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul

Oeste

Serra da Contamana, no Acre

Leste

Ponta do Seixas, na Paraíba

Formação do Território

A formação do território do Brasil está ligada à coroa Ibérica. Portugal e Espanha, na sua expansão marítima, chegam à América e, por conta das novas terras descobertas – ao Brasil.

Desde as Capitanias Hereditárias até os dias de hoje, continuamos a formar nosso território.

A parte continental já foi definida, mas ainda discutimos a questão da soberania marítima.

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A Questão do Acre (1899-1903)

O povoamento da região, no contexto do Ciclo da Borracha, foi feito por seringueiros com o apoio de seringalistas do Amazonas.

O governo da Bolívia determinou a ocupação da região, levando à proclamação do Estado Independente do Acre pela população brasileira (1899), também com o apoio de seringalistas amazonenses. O processo foi liderado pelo jornalista espanhol, Luis Gálvez Rodríguez de Arias, e o regime instaurado, uma república, com capital em Puerto Alonso, atual Porto Acre.

A questão agravou-se em 1901 com o arrendamento da região a um consórcio estadunidense: o “Bolivian Syndicate”, com amplos poderes. O brasileiro José Plácido de Castro liderou uma nova reação, registrando-se choques armados que culminaram com a derrota das forças bolivianas (1902). Em função dos mesmos, tropas do Exército brasileiro concentraram-se em Corumbá.

Dica 3 – Você é daqueles que é meio perdido nos horários? Acompanhe esta aula sobre o Fuso Horário e saiba tudo para a prova de Geografia Enem – http://blogdoenem.com.br/fusos-horarios-revisao-geografia-enem/

Na iminência de um conflito armado internacional, o Chanceler brasileiro, barão do Rio Branco, iniciou negociações com a Bolívia, tendo previamente indenizado a Companhia estadunidense em 110 mil libras esterlinas pelo abandono de suas pretensões.

O Tratado de Petrópolis (17 de Novembro de 1903) encerrou a questão: mediante a retificação de pequenos trechos da linha de fronteira, o Brasil ficava com a região, em troca do pagamento de dois milhões de libras esterlinas e da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

O Tratado do Rio de Janeiro (1909) incorporava o restante da região acreana ao Brasil, mediante a permuta de terras com o Peru.

Atualmente discute-se se a demarcação das terras indígenas nas fronteiras pode vir a representar um problema para a segurança nacional. Também, em nossos dias, procuram-se ampliar as fronteiras marítimas, visando otimizar a exploração da Zona Econômica Exclusiva Brasileira no Oceano Atlântico, nomeadamente no tocante aos recursos da pesca e da exploração de gás e petróleo.

Saiba mais sobre o Brasil nesta aula do canal LIGADOno ENEM, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

Todas as alternativas apresentam informações corretas sobre as diferentes formas usadas para expressar a posição geográfica do Brasil, EXCETO

a) A posição atlântica, considerada uma vantagem para o país, tendo em vista o papel desse oceano nas relações comerciais internacionais, tende a ser menos valorizada com a ampliação do comércio entre os países da orla do Pacífico.

b) A posição austral é depreciada em função da supremacia dos países do Norte, desenvolvidos, sobre os países do Sul, predominantemente subdesenvolvidos.

c) A posição equatorial tem sido valorizada, em razão da importância atribuída, na atualidade, à biodiversidade que caracteriza a extensa porção do território nacional incluída nessa área.

d) A posição ocidental é valorizada, pois a população brasileira se identifica com os valores do mundo ocidental e aspira atingir o padrão de vida e os níveis econômicos dos países ricos desse bloco.

e) A posição subtropical é desvalorizada por ser considerada a fonte de vários problemas nacionais, ao dotar o país de climas desfavoráveis às atividades econômicas.

Questão 2

(Acafe-SC) Com relação à posição geográfica e limites do Brasil, a alternativa verdadeira é:

a) O Brasil possui a posição centro-ocidental da América do Sul.

b) Os únicos países da América do Sul que não fazem fronteiras com o Brasil são o Equador e o Chile.

c) O Brasil possui 2 000 km de fronteiras, das quais mais da metade é terrestre.

d) O Brasil é cortado pelo Equador e pelo Trópico de Câncer.

e) Ao sul, o Brasil faz fronteira com a Bolívia e o Uruguai.

Questão 3

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Os esquemas I e II referem-se às regiões brasileiras, de maneira proporcional aos fenômenos representados, que são, respectivamente,

a) renda per capita e população.

b) superfície e população.

c) superfície e renda per capita.

d) população e superfície.

e) população e renda per capita.

Questão 4

Recentemente, o governo federal reduziu de quatro para três o número de fusos horários existentes no país. Com base nos conhecimentos sobre fusos horários no Brasil, é correto afirmar:

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a) Pará, Mato Grosso e Amapá, que passaram de 2 para 1 hora a menos de diferença em relação a Brasília, em todos os seus municípios.

b) Amazonas, Mato Grosso e Roraima, que passaram a ter a mesma hora de Brasília, em todos os seus municípios.

c) Acre, que passou para 1 hora a menos de diferença em relação a Brasília e Pará, estado que passou a ter a mesma hora da capital do país.

d) Acre, Roraima e Amapá, que passaram de 2 para 1 hora de diferença em relação a Brasília.

e) Pará, Mato Grosso e Amapá, que passaram de 1 para 2 horas a mais de diferença em relação a Brasília, em todos os seus municípios.

Questão 5

Com base nos seus conhecimentos e a partir da análise do mapa do Brasil abaixo, assinale a proposição INCORRETA:

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a) A capital do estado do Mato Grosso do Sul encontra-se a oeste de Belo Horizonte.

b) O ponto extremo setentrional do Brasil localiza-se no estado de Roraima.

c) Todas as capitais do Complexo Regional do Centro-Sul encontram-se na porção meridional do trópico de Capricórnio.

d) A capital dos catarinenses encontra-se na porção sul do Brasil

e) Todas as capitais dos estados da Região Nordeste do Brasil encontram-se na porção Meridional do paralelo de 0°.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Brasil República: Crise e Tenentismo – Revisão de História Enem

Posted: 21 Oct 2014 06:57 AM PDT

Brasil República

Crise e Tenentismo

Ao assumir o poder, o presidente Hermes da Fonseca enfrentou uma nova revolta, intitulada de Revolta da Chibata. Esta revolta foi constituída de marinheiros brasileiros insatisfeitos com as péssimas condições de trabalho, agravadas com a pena de açoite. Mais de 2400 marinheiros de diversos estados brasileiros requeriam o fim da penalidade do açoite. O Congresso estipulou anistia aos revoltosos e uma lei que extinguia as penas desumanas. Porém, a anistia durou pouco, o que resultou numa fase mais violenta de repressão aos envolvidos na revolta.

Guerra do Contestado

História Enem

Guerra do Contestado. Imagem demonstra camponeses e o Monge José Maria. 

Este conflito ocorreu entre 1912 e 1916. O motivo desta luta foi principalmente a disputa de territórios entre os estados de Santa Catarina e Paraná. Além disso, o conflito assemelhou-se em muitos aspectos com a Guerra de Canudos, uma vez que também foi motivado por grande concentração de terras nas mãos de poucos, pela miséria e fome, além da forte religiosidade da região.

Dica 1 – Revise sobre a República Oligárquica em mais esta aula preparatória para a prova de História Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/republica-oligarquica-historia-enem/

A presença de empresas estrangeiras na região só agravou a situação, pois expulsavam os camponeses para a construção de estradas de ferro e madeireiras na região. Sem muitas expectativas, os camponeses seguiam líderes religiosos que prometiam salvação para àqueles que os seguissem, semelhante ao que ocorreu em Canudos. Destacou-se o líder messiânico José Maria. Em 1912, ocorre o primeiro conflito armado entre os camponeses seguidores do messias e as forças do governo. Neste conflito, morrem José Maria e o líder do exército paranaense. Hermes da Fonseca chegou a decretar estado de sítio numa tentativa de conter o conflito, porém a paz só chegou em 1916. Milhares de camponeses morreram neste conflito.

Política das Salvações

A Política das Salvações foi uma tentativa do presidente Hermes da Fonseca de buscar apoio sólido para o seu governo. Assim, buscou formar uma aliança com os militares, com oligarquias menores e com a população urbana. Assim, Fonseca promoveu fortes intervenções nas regiões Norte e Nordeste, alegando prática de corrupção aos "coronéis" das regiões. Em contrapartida, os coronéis reagiram de forma agressiva, o que acabou balançando o governo de Hermes da Fonseca, que caiu com a reação conservadora.

Venceslau Brás e a Primeira Guerra Mundial

 Em 1914, assume o político mineiro Venceslau Brás. Seu governo foi marcado pela Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918), conflito que não envolveu o Brasil até 1917. Após um afundamento de navio brasileiro pelos alemães, o Brasil cortou relações com a Alemanha, declarando, mais tarde, guerra à mesma.

Dica 2 – Relembre tudo sobre a Crise do Segundo Reinado nesta aula preparatória para a prova de História Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/segundo-reinado-crise-historia-enem/

O país participou com operações de patrulhamento das águas africanas, bem como com missões médicas e alistamento voluntário de militares de brasileiros em apoio às forças aliadas.

As consequências econômicas foram expressivas, pois uma vez que a Inglaterra estava envolvida no conflito, o número de exportações nacionais aumentou, ocasionando um surto industrial no Brasil. Porém, com o aumento da produção industrial no país, greves dos trabalhadores ocorreram, a fim de buscar melhores condições de trabalho.

Vale destacar neste período a gripe espanhola, doença que matou pessoas no mundo todo e também no Brasil, incluindo o sucessor de Venceslau e já eleito uma vez presidente, Rodrigues Alves.

Em 1910, após conflitos políticos envolvendo a sucessão de poder no país, os partidos "café-com-leite" elegeram juntos um candidato: Epitácio Pessoa. A parte curiosa desta decisão é que o político não era mineiro e nem muito menos paulista, era paraibano.

Epitácio Pessoa e a Semana de Arte Moderna

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Cartaz da Semana de Arte Moderna

É interessante destacar, no governo de Epitácio Pessoa, a Semana de Arte Moderna, ocorrida em fevereiro de 1922. Este evento manifestava a insatisfação da classe artística com a mesmice estética do cenário artístico nacional, e o desejo de rompê-la.

Movimento Tenentista

 Foi um movimento liderado por jovens militares insatisfeitos com a ordem estabelecida, com desejos de transformar a vida política nacional e moralizá-la. Este movimento veio para demonstrar o fim da paciência da classe média urbana através dos jovens fardados.

Dica 3 – Revise sobre o período conhecido como República Velha nesta aula de História Enem. Tire todas suas dúvidas para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio – http://blogdoenem.com.br/brasil-republica-historia-enem/

Levante do Forte de Copacabana: foi o primeiro levante, ocorrido no Rio de Janeiro, liderado por Eduardo Gomes e Siqueira Campos. Pretendiam impedir a posse do presidente Artur Bernardes, eleito pelas oligarquias cafeeiras. Apesar de vencidos, pode-se dizer que este levante foi muito importante na política nacional, pois marcou o início do fim.

Levante de São Paulo: liderado pelos irmãos Joaquim e Juarez Távora e Isidoro Dias Lopes. Ocorreu em São Paulo, agora durante o governo de Artur Bernardes, em momento instável politicamente. Marcado com forte violência, este levante marcou o início da Revolta Tenentista. Destacam-se nesta revolta a figura de Luis Carlos Prestes e a chamada Coluna Prestes. Nas palavras do próprio Prestes: "O objetivo era levar a revolução ao maior número de estados e durar o maior tempo possível em armas, provando-se, com isso, a incompetência do governo, por um lado, e, por outro lado, o que poderia fazer o povo, em seu próprio benefício, se resolvesse se organizar". Em fevereiro de 1927, os tenentes estavam enfraquecidos pelas batalhas. Iniciava-se o último governo da República Velha, o de Washington Luís.

O governo de Washington Luís e a Crise de 29

Este governo foi marcado principalmente pela Crise de 1929, grave crise econômica que atingiu os Estados Unidos, porém, atingindo também a economia mundial, uma vez que os EUA ocupavam a posição de maior potência econômica mundial.

No Brasil, o mercado do café foi o que mais sentiu a crise, pois o mercado americano absorvia 70% do café brasileiro. Neste contexto, o setor cafeeiro enfrentava uma crise interna, pois passava por um período de superprodução, com retração de vendas. Este desequilíbrio fez com o que preço da saca de café caísse drasticamente, gerando uma crise financeira.

Revolução de 30

Em um contexto político caótico, com as crises econômicas mundiais e nacionais, bem com os desacertos entre os políticos da política do "café-com-leite", a Revolução de 30 veio para pôr fim no monopólio das oligarquias cafeeiras e para renovar as forças sociais do país. A revolução foi motivada pelo assassinato do político João Pessoa, em julho de 1930. A morte desse político pouco teve a ver com as verdadeiras razões da revolução, porém, serviu como estopim para o início dela. Na Revolução de 30, destaca-se a figura de Getúlio Vargas, político gaúcho que assume a presidência em governo provisório, abrindo novos caminhos para as classes médias e para a burguesia industrial.

Saiba mais sobre Brasil República: Crise e Tenentismo nesta aula do canal HistoriAção Humanas, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Em relação à Campanha do Contestado, é correto afirmar:

a) Foi um movimento messiânico também conhecido por Canudos.

b) Beneficiou o Paraná, pelo aumento dos seus limites.

c) Foi um dos fatos mais significativos ocorridos no Segundo Reinado.

d) Teve como líder Antônio Conselheiro.

e) Iniciou-se em 1912, em área disputada pelos estados do Paraná e Santa Catarina.

Questão 02

Foi eleito Presidente da República, porém, acometido pela Gripe Espanhola, não tomou posse, vindo a falecer aos 70 anos. De qual político a frase se refere?

a) Tancredo Neves.

b) Prudente de Morais.

c) Nilo Peçanha.

d) Washington Luís.

e) Rodrigues Alves.

Questão 03

A política de Hermes da Fonseca, que consistiu na intervenção em vários estados das regiões Norte e Nordeste, e a substituição dos governadores por militares ligados a ele, denominou-se:

a) Política do Café-com-Leite.

b) Política dos Governadores.

c) Política das Salvações.

d) Política da Conciliação.

e) Política dos Coronéis.

Questão 04

A Semana de Arte Moderna de 1922, que reuniu em São Paulo escritores e artistas, foi um movimento:

a) de renovação das formas de expressão com a introdução de modelos norte-americanos.

b) influenciado pelo cinema internacional e pelas ideias propagadas nas universidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

c) de contestação aos velhos padrões estéticos, às estruturas mentais tradicionais e um esforço de repensar a realidade brasileira.

d) desencadeado pelos regionalismos nordestino e gaúcho, que defendiam os valores tradicionais.

e) de defesa do realismo e do naturalismo contra as velhas tendências românticas.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Cones – Aula de revisão para Matemática Enem

Posted: 21 Oct 2014 06:42 AM PDT

Cone

Considere uma região plana limitada por uma curva suave (sem quinas), fechada e um ponto P fora desse plano. Chamamos de cone ao sólido formado pela reunião de todos os segmentos de reta que têm uma extremidade em P e a outra num ponto qualquer da região.

figura_49.jpg

Em nosso cotidiano, encontramos diversos objetos na forma cônica.

figura_50.jpg

figura_51.jpg

figura_52.jpg

Elementos do cone

figura_53.jpg

  • Base: A base do cone é a região plana contida no interior da curva, inclusive a própria curva.
  • Vértice: O vértice do cone é o ponto V.
  • Eixo: Quando a base do cone é uma região que possui centro, o eixo é o segmento de reta que passa pelo vértice P e pelo centro da base.
  • Geratriz: Qualquer segmento que tenha uma extremidade no vértice do cone e a outra na curva que envolve a base.
  • Altura: Distância do vértice do cone ao plano da base.
  • Superfície lateral: A superfície lateral do cone é a reunião de todos os segmentos de reta que tem uma extremidade em P e a outra na curva que envolve a base.
  • Superfície do cone: A superfície do cone é a reunião da superfície lateral com a base do cone que é o círculo.
  • Seção meridiana: A seção meridiana de um cone é uma região triangular obtida pela interseção do cone com um plano que contem o eixo do mesmo.

Quando observamos a posição relativa do eixo em relação à base, os cones podem ser classificados como retos ou oblíquos. Um cone é dito reto quando o eixo é perpendicular ao plano da base e é oblíquo quando não é um cone reto. Ao lado apresentamos um cone oblíquo.

Cone reto

Matemática Enem

Cone oblíquo

figura_54.jpg

Observações sobre um cone circular reto

figura_56.jpg

  1. Um cone circular reto é chamado cone de revolução por ser obtido pela rotação (revolução) de um triângulo retângulo em torno de um de seus catetos
  2. A seção meridiana do cone circular reto é a interseção do cone com um plano que contém o eixo do cone.

No caso acima, a seção meridiana é a região triangular limitada pelo triângulo isósceles VAB.

Cone equilátero é aquele onde a geratriz igual ao diâmetro da base (g = 2R). A secção meridiana é um triângulo equilátero.

Em um cone circular reto, todas as geratrizes são congruentes entre si. Se g é a medida de cada geratriz, então, pelo Teorema de Pitágoras, temos:

4585.png

Fórmulas

Área da base

4612.png

Área lateral

4619.png

Área total

4629.png

Volume

4636.png

Saiba mais sobre Cones nesta aula do canal PENSI, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Dois amigos, Antônio e José, foram tomar chope num lugar onde existem dois tipos diferentes de copos, conforme as figuras abaixo.

figura_57.jpg

Antônio escolheu o copo cônico, José escolheu o cilíndrico e cada um tomou 10 copos de chope.

Considerando π  = 3,14 , pode-se afirmar que:

a) Antônio tomou mais de 2 litros de chope.

b) Antônio e José tomaram quantidades iguais de chope.

c) Antônio tomou 1 / 2 litro de chope a mais que José.

d) Antônio e José, juntos, tomaram mais de 2 litros de chope.

Dica 1 – Relembre sobre o conceito e os tipos de Cilindros nesta aula preparatória para a prova de Matemática Enem. Estude conosco e fique preparado para o Exame! – http://blogdoenem.com.br/cilindro-matematica-enem/

Questão 02

Uma caixa d`água, com capacidade de 81 m3 de volume, tem a forma de um cone circular reto invertido, conforme a figura. Se o nível da água na caixa corresponde a 1/3 da altura do cone, o volume de água existente, em litros, é:

figura_58.jpg 

a) 10.000

b) 20.000

c) 30.000

d) 40.000

e) 50.000

Dica 2 – Se você ainda não sabe o que é um poliedro, e que as Pirâmides são poliedros, então preparamos esta aula para você gabaritar na prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/piramide-matematica-enem/

Questão 03

A figura representa um galheteiro para a colocação de azeite e vinagre em compartimentos diferentes, sendo um cone no interior de um cilindro. Considerando h como a altura máxima de líquido que galheteiro comporta e a razão entre a capacidade total azeite e vinagre igual a 5, o valor de h é:

figura_59.jpg

a) 7 cm.

b) 8 cm.

c) 10 cm.

d) 12 cm.

e) 15 cm.

Dica 3 – Nesta aula de revisão para a prova de Matemática Enem você vai estudar a classificação, as nomenclaturas e os cálculos de volume e áreas dos Prismas – http://blogdoenem.com.br/estudo-dos-prismas-matematica-enem/

Questão 04

Uma jarra cilíndrica, com 20cm de profundidade e 10cm de diâmetro, está completamente cheia de suco de laranja. Este suco deverá ser servido em taças cônicas com 12cm de profundidade e 4cm de diâmetro. O número mínimo de taças necessária, para esvaziar completamente a jarra, será de:

a) 26

b) 30

c) 11

d) 16

e) 32

Questão 05

A figura abaixo representa um galpão de base circular e suas medidas estão nela representadas. Quan os metros quadrados de telhado, aproximadamente, foram gastos para cobrir esse galpão?

figura_60.jpg

a) 42m2

b) 41m2

c) 42,5m2

d) 41,5m2

e) 45,5m2

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