sábado, 16 de janeiro de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Resultado do Sisu 2016 exclui 2,48 milhões de candidatos da 1ª chamada

Posted: 15 Jan 2016 05:14 PM PST

O Ministério da Educação confirmou nesta sexta-feira (15/janeiro) que o total de inscrições no Sistema de Seleção Unificada 2016 até 23h59min do dia 14 de janeiro alcançou 2.712.937 candidatos. Como são apenas 228.714 vagas na disputa, a conta básica mostra que 2.484.866 de inscritos vão ter que procurar vagas nas Listas de Espera do Sisu 2016 ou em outros programas e oportunidades.

As Notas de Corte do Sisu 2016 foram aumentando a cada dia, e com o número de vagas limitado às 228,7 mil colocadas no sistema, as consequências para quem não tiver alcançado a linha de corte são mesmo tentar a Lista de Espera e ver as demais chances para começar a faculdade em 2016. A Lista de Espera do Sisu sempre chama muitos nomes. Veja aqui as dicas sobre a Lista de Espera do Sisu.

resultado sisu deixa de fora

Outras alternativas para estes 2,48 milhões de candidatos que vão ficar de fora da primeira chamada do Sisu 2016 são concorrer no Programa Universidade Para Todos, o Prouni 2016, que abre inscrições para mais de 200 mil vagas no dia 19 de janeiro; e/ou tentar o financiamento pelo programa de Financiamento Estudantil, o Fies 2016, que abre inscrições dia 26 de janeiro. O número de financiamentos pode chegar a 300 mil novos contratos.

A disputa pelas 228 mil vagas do Sisu 2016 surpreendeu os candidatos com o rápido crescimento das notas de corte a cada dia. Até mesmo um recorde histórico foi batido no terceiro dia de disputa, com um curso de Medicina na Universidade Federal do Oeste da Bahia chegando a incríveis 889 pontos pelo Enem.

Veja as 10 maiores notas de corte para Medicina em 2016 e a Pirâmide das Notas de Corte do Sisu

Uma verdadeira ‘corrida maluca’ aconteceu nas Notas de Corte do Sisu 2016. Veja a seguir até onde chegaram as 10 maiores notas de corte para Medicina no 3º dia de disputa, com o último resultado divulgado pelo MEC:

As 10 maiores Notas de Corte para Medicina no Sisu 2016 – 3ª rodada
InstituiçõesNotasInstituiçõesNotas
1UFOB889,556UFRJ823,42
2UFRN881,407UFSC817,13
3UFPA872,048UFPE812,86
4UnB832,319UFAL810,68
5UFPR824,0310UFOP807,56

A Pirâmide das Notas de Corte

Para que você possa ter uma ideia da disputa pelas notas de corte do Sisu nas instituições mais disputadas pelos candidatos o Blog do Enem preparou uma Pirâmide com as Notas de Corte do Sisu. Veja o patamar médio do teto de nota de corte dos cursos mais procurados.

Pirâmide das notas de corte

Veja as oportunidades que ainda existem para quem ficar fora do listão do Sisu 2016

Inscrições no Prouni de 19 a 22 de janeiro

Inscrições no Fies de 26 a 29 de janeiro

Inscrições para Bolsas de Estudo de até 80%

O Programa Quero Bolsa faz parte da Rede Alumni, que cadastra instituições de ensino superior que têm oportunidades diferenciadas de ingresso para cursos de graduação agora em 2016. O cadastro inicial é gratuito, e você recebe orientações sobre 300 instituições que têm cursos com boas ofertas de Bolsas de Estudo nas cidades que você selecionar. Veja o programa Quero Bolsa. Para participar não é preciso ter feito o Enem. O programa é independente do MEC.

quero bolsa face 80 pc
Veja as oportunidades de Bolsas de Estudo

 

O post Resultado do Sisu 2016 exclui 2,48 milhões de candidatos da 1ª chamada apareceu primeiro em Blog do Enem.

Como se sair bem no Enem em 2016

Posted: 15 Jan 2016 03:02 PM PST

Fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015 e não conseguiu obter o resultado desejado? Ou fará o Enem pela primeira vez em 2016?

Aproveite que o ano está só começando e dá tempo para se preparar direitinho e criar um esquema produtivo de estudos. O que não dá é para ficar se lamentando pelas metas que você não conseguiu atingir em 2015, e esquecer das que você pode fazer se tornarem realidade em 2016. Vamos lá correr atrás e colocar a mão na massa? Veja as dicas que o Blog do Enem preparou para você.

BEM-NO-ENEM

1- Horários para dormir

Pode parecer estranho começar falando de dormir. Mas, venhamos e convenhamos, ninguém se torna nada na vida, ficando na cama o dia inteiro, não é mesmo?  E, por outro lado, não dá para fazer nada direito com sono. Portanto, a dica aqui é estipular horários razoáveis, tanto para deitar, quanto para levantar. Horários estes, que otimizem o seu sono e o seu desempenho. E não vale usar a função soneca, ou deixar para ir dormir muito tarde. Esses pequenos vacilos podem fazer toda a diferença entre conseguir a vaga dos sonhos, ou não conseguir.

2- Rotina de estudos

Fazer um cronograma de estudos é indispensável quando você tem um objetivo, principalmente quando se trata de passar em um processo seletivo. Com organização não tem escapatória: todo o dia você já tem bem claro o que precisa dar conta de estudar. Outra dica de ouro: não fique só na teoria, vá para a prática! Faça exercícios de todas as disciplinas e resolva provas de exames anteriores.

3- Lazer

Fazer algo diferente da sua rotina diária também é essencial. Por isso, é bem interessante que você tire um dia da semana, ou uma horinha do seu dia para fazer algo diferente. Conversar com um amigo e dar role, são ótimas opções. O bom mesmo é ter um papo sem ficar toda hora lembrando das preocupações que estão na sua cabeça todos os dias. Aquele som que você curte, mas não escuta há muito tempo, ou aquele programa de televisão que nunca mais assistiu, também são boas alternativas. Dá até para navegar um pouco nas redes sociais enquanto escuta ou assiste os seus queridinhos.

4- Alimentação saudável

Comer bem, supõe ter horários definidos para as refeições, além de ingerir alimentos realmente nutritivos e que vão te fazer bem, inclusive auxiliando na sua concentração na hora dos estudos e, o mais importante: na memorização dos conteúdos. Definitivamente ninguém consegue se concentrar direito e ser produtivo, passando mal do estômago ou com outras complicações digestivas.

5- Atividade física

A prática de um exercício físico é algo que traz muitos benefícios para a saúde e para a sua produtividade, ainda mais quando se passa muitas horas sentado, estudando. Energia você tem e de sobra, pode acreditar! Então bora se movimentar! Vale qualquer coisa: dar uma caminhada na rua (pode até levar o seu pet junto); correr; dar uma pedalada; academia; natação; pilates, enfim, movimente-se!

Que o seu ano seja produtivo e de muito estudo!

Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

O post Como se sair bem no Enem em 2016 apareceu primeiro em Blog do Enem.

O Ciclo da Mineração do Ouro: Veja as Transformações Econômicas e Sociais

Posted: 15 Jan 2016 09:16 AM PST

Mineração: Vamos relembrar um dos momentos em que o Brasil mais se transformou social e economicamente: o século XVIII. Você vai entender a relação dessas mudanças com a Mineração e arrasar em História no Enem!

O século XVIII, por causa da mineração aurífera, ficou conhecido no Brasil como o "Século do Ouro". Foi um período de grandes mudanças econômicas e sociais, produzindo na colônia uma nova realidade histórica decorrente da mineração.

Mudanças econômicas –  O fim do domínio holandês sobre o nordeste brasileiro, em 1654, provocou uma grave crise na economia açucareira, que acabou afetando toda a colônia.

Por isso, a segunda metade do século XVII foi marcada pela intensificação de expedições exploratórias para o interior, como as bandeiras, que em pouco mais de três décadas descobriram grandes reservas de ouro em Minas Gerais. Alcançaram depois outros pontos, como Goiás e Mato Grosso. Era o início da grande mineração aurífera no Brasil.

Assim, quando a importância dos engenhos foi superada pela importância das minas de ouro, o pólo econômico da colônia mudou em três sentidos:

  1. Do Nordeste para o Sudeste, tendo Minas Gerais como maior centro minerador e o Rio de Janeiro como o grande porto exportador de ouro;
  2. Do litoral para o interior, onde se situavam as principais minas;
  3. Do campo para a cidade, sendo a mineração uma atividade tipicamente urbana, dando origem a várias cidades, como Vila Rica, Mariana, São João Del Rei, Cuiabá etc.
Vila Rica (atual Ouro Preto), antiga capital de Minas Gerais, foi a principal cidade fundada por causa da mineração no século XVIII. Fonte: http//:www.capitaldeminas.com.br
Vila Rica (atual Ouro Preto), antiga capital de Minas Gerais, foi a principal cidade fundada por causa da mineração no século XVIII
Fonte: http//:www.capitaldeminas.com.br

Você sabia que, por causa do ouro brasileiro a população de Portugal diminuiu entre 1700 e 1730?

Era a corrida em busca do ouro brasileiro, visando o enriquecimento rápido e fácil. Por se tratar de uma atividade urbana e interiorana, a mineração exigiu o abastecimento de alimentos, tecidos e escravos em cidades cada vez mais populosas. Foi assim que se desenvolveu no Brasil um comércio interno interligando várias regiões, principalmente o Sudeste e o Sul através do tropeirismo.

O tropeirismo, por sua vez, era o comércio de gado bovino, equino e muar entre o Rio Grande do Sul e a Capitania de São Vicente (SP), daí partindo para Minas Gerais e Goiás. Era comum também o comércio de charque e couro transportados sobre o lombo de mulas.

Os tropeiros, praticantes do tropeirismo, guiavam o gado vivo pelo "Caminho das Tropas", cujo trajeto principal partia de Viamão (RS) até Sorocaba (SP), percorrendo mais de mil quilômetros. Os pontos de pernoite eram também pontos de comércio, ficando conhecidos como "pousos de tropa", que deram origem a importantes cidades no interior de Santa Catarina e Paraná, contribuindo para o povoamento do sul do Brasil.

A rota principal dos tropeiros e os vários
A rota principal dos tropeiros e os vários "pousos de tropa"
Fonte: http//:www.editoradobrasil.com.br

 

Você já ouviu falar no feijão tropeiro? Já o experimentou?

Um dos pratos mais tradicionais da culinária mineira, o feijão tropeiro tem origem no século XVIII, combinando feijão com farinha, toicinho e charque. Era, não por acaso, a base alimentar dos tropeiros que abasteciam os pólos mineradores de gado e mantimentos.

O tradicional feijão tropeiro Fonte: http//:www.martafestas.blogspot.com/2012/10-feijao-tropeiro-origem
O tradicional feijão tropeiro
Fonte: http//:www.martafestas.blogspot.com/2012/10-feijao-tropeiro-origem

 

Para saber um pouco mais sobre a história do tropeirismo e a atualidade dessa tradição, assista a esta reportagem do Programa RIC Rural sobre o tropeirismo no sul do Brasil!

Mudanças sociais

A população urbana de Minas Gerais, cada vez mais numerosa e capitalizada, passou também a dispor de uma grande variedade de serviços urbanos: comércio varejista, carpintaria, alfaiataria, barbearia, advocacia, medicina, além das atividades desempenhadas por artistas, padres, militares e funcionários públicos ligados à crescente estrutura fiscal e burocrática da colônia. As pessoas ligadas a essas atividades formavam uma classe média urbana, situada entre os pólos extremos da riqueza (senhores de escravos) e da pobreza (escravos).

A vida dos escravos também mudou. As chances de alforria na mineração eram maiores que no engenho de açúcar. Os escravos podiam ser premiados por descobertas nas minas. Era uma forma de estimular o trabalho, permitindo a muitos a compra de sua alforria.

Escravo e senhor na mineração: o chicote não era a única forma de incentivo ao trabalho. Fonte: http//:www.portaldoprofessor.mec.gov.br
Escravo e senhor na mineração: o chicote não era a única forma de incentivo ao trabalho                                         Fonte: http//:www.portaldoprofessor.mec.gov.br

Dica:  Muitos dos escravos premiados com a alforria por descobertas de metais continuavam trabalhando nas mi nas.

Isso quer dizer que a mineração, assim como os engenhos de açúcar, também contava com trabalhadores livres, embora o trabalhador escravo fosse predominante. Fique ligado! O ENEM cobra a "regra", mas também a "exceção".

Como os pólos mineradores ainda pouco urbanizados eram pouco convidativos às mulheres brancas e livres, alguns mineradores encontravam dificuldades no casamento convencional.

Por isso, algumas escravas encontraram no casamento com seu senhor uma oportunidade de alforria e ascensão social, a exemplo de Chica da Silva, escrava alforriada por ocasião do casamento com seu senhor, o contratador João Fernandes de Oliveira, homem mais rico da mineração diamantífera no Brasil.

Música é sempre uma maneira mais fácil de se entender História. Então, para finalizar a sua revisão de história, que tal ouvir "Chica da Silva", de Jorge Benjor, que resume bem a biografia singular dessa importante personagem histórica?

Exercícios

Agora chegou a vez de testar seus conhecimentos. Responda os exercícios extraídos do Enem e de vestibulares do Brasil!

Questão 1

(Fuvest-SP) Podemos afirmar sobre o período da mineração no Brasil que:

  1. a) atraídos pelo ouro, vieram para o Brasil aventureiros de toda espécie, que inviabilizaram a mineração.
  2. b) a exploração das minas de ouro só trouxe benefícios para Portugal.
  3. c) a mineração deu origem a uma classe média urbana que teve papel decisivo na independência do Brasil.
  4. d) o ouro beneficiou apenas a Inglaterra, que financiou sua exploração.
  5. e) a mineração contribuiu para interligar as várias regiões do Brasil e foi fator de diferenciação da sociedade.

Resposta: A alternativa correta é a letra "e".

Questão 2

(ENEM – 2010) Os tropeiros foram figuras decisivas na formação de vilarejos e cidades do Brasil colonial. A palavra tropeiro vem de “tropa” que, no passado, se referia ao conjunto de homens que transportava gado e mercadoria. Por volta do século XVIII, muita coisa era levada de um lugar a outro no lombo de mulas. O tropeirismo acabou associado à atividade mineradora, cujo auge foi a exploração de ouro em Minas Gerais e, mais tarde, em Goiás. A extração de pedras preciosas também atraiu grandes contingentes populacionais para as novas áreas e, por isso, era cada vez mais necessário dispor de alimentos e produtos básicos. A alimentação dos tropeiros era constituída por toucinho, feijão preto, farinha, pimenta-do-reino, café, fubá e coité (um molho de vinagre com fruto cáustico espremido). Nos pousos, os tropeiros comiam feijão quase sem molho com pedaços de carne de sol e toucinho, que era servido com farofa e couve picada. O feijão tropeiro é um dos pratos típicos da cozinha mineira e recebe esse nome porque era preparado pelos cozinheiros das tropas que conduziam o gado.

Disponível em http://www.tribunadoplanalto.com.br. Acesso em: 27 nov. 2008.

A criação do feijão tropeiro na culinária brasileira está relacionada à:

a)atividade comercial exercida pelos homens que trabalhavam nas minas.

b)atividade culinária exercida pelos moradores cozinheiros que viviam nas regiões das minas.

c)atividade mercantil exercida pelos homens que transportavam gado e mercadoria.

d)atividade agropecuária exercida pelos tropeiros que necessitavam dispor de alimentos.

e)atividade mineradora exercida pelos tropeiros no auge da exploração do ouro.

Resposta: A alternativa correta é a letra "c".

Questão 3

(UEM – 2006) Nos séculos XVIII e XIX, o tropeirismo foi uma das atividades importantes das economias brasileira e paranaense. A respeito dessa atividade e do seu impacto no desenvolvimento da sociedade paranaense, assinale a alternativa incorreta.

a) As tropas de muares mostraram-se adequadas e economicamente viáveis para o transporte terrestre de mercadorias, tendo em vista as condições reinantes na época.

b) A principal rota do tropeirismo utilizava-se da chamada “estrada da mata”, que ligava Viamão (no atual Rio Grande do Sul) a Sorocaba (Capitania de São Paulo), atravessando extenso território do atual estado do Paraná.

c) O tropeirismo contribuiu para a ocupação luso-brasileira de parte do território que hoje corresponde ao estado do Paraná, dando origem a inúmeras cidades como Rio Negro, Lapa, Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva etc.

d) Embora os principais pólos de produção que alimentavam o movimento de tropas no sentido Sul-Sudeste fossem o Rio Grande do Sul e a região das Minas Gerais, o tropeirismo estimulou várias atividades econômicas no território paranaense.

e) Por sua localização marginal em relação às principais rotas do comércio entre o Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, Curitiba nada ganhou com o tropeirismo, permanecendo uma vila estagnada até ser declarada Capital da Província do Paraná (1853).

Resposta: A alternativa correta é a letra "e".

Questão 4

(Mackenzie-SP) Duas atividades econômicas destacaram-se durante o período colonial brasileiro: a açucareira e a mineração. Com relação a essas atividades econômicas, é correto afirmar que:

a) na atividade açucareira, prevaleciam o latifúndio e a ruralização, a mineração favorecia a urbanização e a expansão do mercado interno.

b) o trabalho escravo era predominante na atividade açucareira e o assalariado na mineradora.

c) o ouro do Brasil foi para a Holanda e os lucros do açúcar serviram para a acumulação de capitais ingleses.

d) geraram movimentos nativistas como a Guerra dos Emboabas e a Revolução Farroupilha.

e) favoreceram o abastecimento de gêneros de primeira necessidade para os colonos e o desenvolvimento de uma economia independente da metrópole.

Resposta: A alternativa correta é a letra "a".

Questão 5

(UFES) A expansão do ouro aparentemente simples atraiu milhares de pessoas para a América Portuguesa cuja população estimada passou de 300 000 habitantes em 1690 para 2 500 000 em 1780. Metade desse aumento demográfico ocorreu na região mineradora. Considerando essas afirmações pode-se afirmar que:

a) O denominado "ciclo do ouro" possibilitou uma espécie de atração centrípeta para o mercado interno desenvolvido pela mineração e assim contribuiu como fator de integração regional na América Portuguesa.

b) A população atraída para a mineração também desenvolveu intensa atividade agrária de subsistência, propiciando reconhecida auto-suficiência que inibiu qualquer tipo de polarização.

c) O Regimento dos Superintendentes / Guardas-Mores e Oficiais Deputados para as Minas que em 1702 instituiu a Intendência das Minas mantinha rigorosa disciplina militar e constante vigilância na Estrada Real, impedindo o ingresso de emboabas e mascates nas regiões de ouro e diamantes.

d) O denominado "ciclo do ouro" ocasionou uma espécie de atração centrífuga, pois as riquezas auríferas de Goiás e da Bahia contribuíram para financiar simultaneamente o denominado renascimento agrícola no Nordeste do Brasil no final do século XVII.

e) A integração regional da América Portuguesa consolidou-se durante a União Ibérica (1580-1640) quando foi removida a linha de Tordesilhas, possibilitando a convergência das regiões de pecuária para o grande entreposto comercial que consagrou a região de Minas Gerais.

Resposta: A alternativa correta é a letra "a".

O texto desta aula foi preparado pelo professor Felipe Carlos de Oliveira para o Blog do Enem. Felipe é formado em licenciatura e bacharelado em História pela UFSC, especializado em Interdisciplinaridade pelo IBPEX e mestre em História pela UFSC. É professor de colégios e cursinhos da Grande Florianópolis desde 2001.

O post O Ciclo da Mineração do Ouro: Veja as Transformações Econômicas e Sociais apareceu primeiro em Blog do Enem.

Lista de Espera Sisu 2016 – Inscrições Abertas dia 19, logo após o Listão dos aprovados. Veja!

Posted: 15 Jan 2016 05:00 AM PST

É dose tripla de emoções nesta semana agora: Sai o Listão dos aprovados no Sisu 2016 na segunda-feira, dia 18, e já na terça-feira estarão abertas a Lista de Espera Sisu 2016 e as Inscrições para o Prouni 2016.  Confira!

Se ainda não der para você na primeira chamada do Sisu 2016, prepare-se para colocar seu nome na Lista de Espera do Sisu, e veja também como se inscrever no Prouni. Tem chances anda nos dois programas, e depois vem o Fies!  

A matemática do Sisu já está fechada pelo MEC. Foram 2.712.937 candidatos inscritos para 228.071 vagas. Basta fazer as contas para perceber que 2.484.866 terão que ficar ligados na Lista de Espera, no Prouni, no Fies, ou em Bolsas de Estudo e descontos nas universidades particulares.

Resultado Sisu e Lista de Espera – O MEC prometeu que e jurou de pés juntos que segunda-feira, dia 18, sai mesmo o resultado da 1ª chamada do Sisu 2016. O endereço é o mesmo em que que você fez a inscrição: http://sisu.mec.gov.br/

No mesmo endereço, no dia seguinte estarão abertas as inscrições para a Lista de Espera Sisu 2016. O prazo vai, então, do dia 19 ao dia 29 de janeiro. Quem passou ‘de primeira’ tem que fazer a matrícula entre os dias 22 a 26. Não fez, ‘perdeu’, e a vaga cai para Lista de Espera. A primeira chamada da Lista de espera será dia 4 de fevereiro, diretamente no site das Instituições.

Importante: Lista de Espera Sisu 2016 apenas no curso da sua 1ª Opção. Esta é a regra e ouro, e não dá mais para trocar a opção de curso ou de instituição.

Veja porque abrem muitas vagas na Lista de Espera:

A  Lista de Espera sempre chama muita gente, porque pessoas que passam para estudar longe de casa nem sempre se adaptam às condições do lugar ou dos custos envolvidos. 

Outro fator de desistência do curso é a falta de vocação mesmo para o curso selecionado. No último dia de lances com as notas do Enem para disputar as vagas do Sisu muitos candidatos mudam a opção para cursos em que a nota do Enem 2015 ‘encaixa’ e dá para passar. Mas, depois do Listão, as pessoas tem uns dias para pensar e desistem.

E, ainda, há a questão do dinheiro. Custa caro morar fora de casa. Mesmo para quem tem o apoio da família é preciso fazer as contas: aluguel, alimentação, transporte e etc. pode somar muito mais do que fazer um curso em faculdade ou universidade privada na cidade onde a pessoa já mora.

Para quem já trabalha e paga os custos da própria vida, ter que largar o emprego nem sempre é possível.

A soma de todos estes fatores leva a um fenômeno de muitas vagas nas listas de espera. A dica do Blog do Enem é uma só: Coloque o nome na Lista de Espera do Sisu se não aparecer o seu nome na 1ª Chamada.

Balanço do Sisu:

No dia 18 o MEC vai publicar o balanço completo do Sisu 2016. Mas, em linhas gerais os números são estes: 228 mil vagas ofertadas por 131 instituições públicas de Ensino Superior. O número de candidatos passou de 2,5 milhões. Ou seja, na prática, 2,3 milhões de candidatos não estarão contemplados na 1ª Chamada, por mais doloroso que isto possa parecer para o sonho de tantos jovens.

Por isso o Blog recomenda a Lista de Espera, e logo depois tentar o Prouni ou Financiamento pelo Fies.  Se você não tem o perfil para concorrer no Prouni ou no Fies há uma possibilidade muito boa que é ver Bolsas de Estudo e políticas de Descontos de até 80% em faculdades privadas.

Bolsas de Estudo – Veja aqui uma lista de 300 universidades e faculdades que dão Bolsas de Estudo parciais para você começar o Ensino Superior ainda no primeiro semestre.

quero bolsa face 80 pc
Veja aqui a lista de faculdades com Bolsa de Estudo

 

Pirâmide das Notas de Corte do Sisu

Não tem moleza para entrar dentro das Notas de Corte do Sisu nas universidades mais procuradas. Veja aqui o post completo sobre a Pirâmide, e confira abaixo como ficam as notas de corte médias para os cursos mais disputados:

Pirâmide das notas de corte

Prouni 2016 com inscrições abertas de 19 a  a 22 de janeiro

Fique de olho. Tem inscrição aberta no Prouni agora em janeiro também. O Prouni 2016 de janeiro terá mais de 200 mil vagas para Bolsas de Estudo de 100% e de 50% do valor das mensalidades.  Veja sobre as Inscrições aqui.

cálculo da renda familiar
Veja como fazer o cálculo da renda familiar
Dica 2 – Veja aqui tudo o que você precisa saber para se inscrever no Prouni e concorrer a bolsas de estudo de 100% ou de 50%:  http://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/

Balanço do Sisu 2015

Na edição de junho de 2015 a disputa alcançou 55 571 vagas.  A concorrência média geral foi muito puxada. No total foram 1.192.622 candidatos (Mulheres: 677.681 Homens: 514.941). Isso dá uma média de 21,46 candidatos por vaga. Mas, em cursos de  Medicina chegou a 131,79 candidatos por vaga. Direito, em segundo lugar, bateu 75,27 candidatos por vaga. Difícil, muito difícil de entrar!

Confira na tabela os 10 cursos mais concorridos no Sisu 2015 de junho:

10 cursos mais concorridos Sisu 2015 2

Agora, veja onde a disputa foi mais puxada no Brasil: Minas Gerais bateu o recorde de inscrições para as vagas ofertadas no Sisu 2015 de junho, com 435.055 inscrições para 10.695 vagas. O maior aperto, porém, foi em São Paulo. Eram 70.101 inscrições para apenas 1.080 vagas, o que deu 64,91 opções para cada vaga. Confira na tabela.

candidatos por vaga sisu 2015 junho

Veja a lista dos aprovados do Sisu 2015 aqui no http://sisu.mec.gov.br/selecionados

Coloque seu nome na Lista de Espera do Sisu.

A matemática das vagas pelo Sisu deixa de fora muita gente com notas boas e com vontade de vencer na vida. Mas, as chances não acabam aí. Já estão abertas as inscrições para a Lista de Espera do Sisu. Vai até o dia 26! Parece incrível, mas muita gente desiste porque não consegue morar longe de casa, ou porque não se adapta ao novo lugar, ou mesmo porque a vida é mais cara do que se imaginava. E as vagas não preenchidas retornam para o sistema. Fique de olho!
lista de espera Sisu
Entre na Lista!
compartilhe

 Vai encarar o próximo Enem ou Vestibular?

Aumente suas chances estudando com as Apostilas Pré-Enem Gratuitas do Blog do Enem. Veja apostilas gratuitas aqui. Dicas para todas as matérias.

O post Lista de Espera Sisu 2016 – Inscrições Abertas dia 19, logo após o Listão dos aprovados. Veja! apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!