quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Física Enem: O carro mais veloz do mundo

Posted: 19 Jan 2016 05:07 PM PST

Revisão Física: Agora você vai saber tudo sobre o conceito de velocidade, aceleração e movimento! Tudo para detonar no Enem! Chega mais!

Se você acha que o carro mais veloz do mundo é uma Ferrari ou uma Lamborghini, errou feio. É um Bugatti Veyron Super Sport! Sua velocidade máxima é 431 Km/h. Mais impressionante ainda: sua aceleração é de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos. Estranhou? É, eu também acreditava que os modelos italianos eram os mais velozes, mas não são. Mas você já parou pra pensar no que isto significa a marca absurda de 431 Km/h em um automóvel? Quer dizer que se fosse possível, colocar um carro, em sua velocidade máxima, de forma constante durante uma hora, este carro iria percorrer a incrível distância de 431 quilômetros. Seria como ir da cidade de São Paulo a cidade do Rio de Janeiro (PASME!) em apenas 1 hora!

FIS1
Foto do Bugatti Veyron Super Sport

 

Mas, mesmo que você não saiba muito de física, você já sabe que manter um carro, no seu limite de velocidade de maneira constante, durante uma hora, não é possível. Ainda mais com as nossas estradas brasileiras, não é? Hehehe. Mas, o mais importante aqui é aprendermos o que realmente significam os conceitos de velocidade e de aceleração. Muitas pessoas confundem Velocidade e Aceleração, e acham que ambas significam a mesma coisa. Você sabe a diferença? Não? Então chega mais e aprenda tudo sobre velocidade, aceleração e movimento!

Velocidade: Em Física, velocidade é a relação entre uma determinada distância percorrida e o tempo gasto para percorrer esta distância. Este trajeto é medido em metros e o tempo em segundo (m/s), no SI (Sistema Internacional de Unidades), também pode ser convertido para quilômetros para a distância, e horas para o tempo gasto. A velocidade é uma grandeza vetorial representada por um vetor que possui direção, sentido e módulo.

Velocímetro
Velocímetro

 

Para você entender melhor, existe uma fórmula para o cálculo da velocidade. Bem como o que chamamos de macete, para transformar a Velô (velocidade para os não-íntimos) de Quilômetros por Hora (km/h) para Metros por Segundo (m/s)

FIS34 FISC43Fórmula da Velocidade: ∆S = Variação de espaço ou distância

∆T = Variação do Tempo percorrido

m/s = Metros dividido por Segundo

km/h = Quilômetros dividido por Hora

Existem alguns tipos de velocidade. É isso mesmo, Tipos de Velocidade. A velocidade que acabei de apresentar através da formula acima, é a mais comum, e é chamada de Velocidade Média. Porém, existe um outro "tipo de velocidade" o qual vamos ver a seguir:

Velocidade Relativa: Amigo(a0, observe a imagem lá embaixo, você vai ver dois móveis A B movendo-se em um mesmo percurso. Para esta situação, nós dizemos que suas velocidades são respectivamente vA e vB. Em física, definimos velocidade escalar relativa de A em relação a B,  como sendo a diferença entre as velocidade escalares do móvel A e do móvel B. Daí temos a expressão:

vAB= vA– vB

Com isso, podemos concluir que tudo se passa como se o móvel B estivesse parado e o móvel A, em relação a ele, estivesse se movendo com uma velocidade escalar vAB.

Em muitos exercícios de cinemática, o sinal da velocidade relativa não é muito usado, ou seja, interessa o seu valor em módulo. LEMBRETE: O valor em MÓDULO, é sempre positivo.

Para o cálculo do valor em módulo da velocidade relativa, utilize duas regras práticas:

1° caso: se os dois móveis estiverem andando no mesmo sentido, o valor da velocidade relativa é dado pelo módulo da diferença entre os módulos das duas velocidades escalares. Observe como fica:

|vrel |= |vA |- |vB |

2° caso: se os dois móveis estiverem andando em sentidos contrários, o valor absoluto da velocidade relativa é dado pela soma dos módulos das duas velocidades escalares. Assim, temos: 

|vrel |= |vA |+ |vB |

 

FISC5

 

VA = Velocidade do móvel A                     VRel = Velocidade Relativa

VB = Velocidade do móvel B

É amigo(a), mas ainda resta outro problema: a Aceleração. Sim, pois muita gente acredita que a aceleração é a mesma coisa que velocidade. Mas não é! A aceleração depende da velocidade, ou seja, se não houver velocidade não existe aceleração. Além desta relação de dependência, os dois conceitos, envolvem outro assunto chamado MOVIMENTO.

Dica 1:  Você sabe o que significa "Movimento"? Não? Então acesse o seguinte post do Blog do Enem http://blogdoenem.com.br/fisica-enem-cinematica/

 

Aceleração: Ao observarmos um determinado automóvel, se deslocando percebemos que ele muda de velocidade com o passar do tempo. Quando a sua velocidade aumenta dizemos que o movimento é uniformemente acelerado, ou seja, ele se desloca de uma forma padrão, porém acelerada. O mesmo acontece quando ele diminui sua velocidade, dizemos então, que ele está em movimento uniformemente retardado, ou seja, ele também esta se deslocando de uma maneira padrão, porém de forma desacelerada.

Dica 2: Movimento uniformemente acelerado ou retardado, são conceitos importantíssimos dentro da Cinemática. Parte da física que estuda os movimentos. Caso você tenha alguma dificuldade, em compreender este conteúdo, não hesite, vá até o Blog do Enem e relembre este e outros conceitos em http://blogdoenem.com.br/fisica-enem-cinematica/

 

FIS6

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE ACELERADO

T1 = Tempo gasto no primeiro instante               V1 = Velocidade do primeiro momento

T2 = Tempo gasto no segundo instante             V2 = Velocidade do segundo momento

FIS7

MOVIMENTO UNIFORMEMENTE RETARDADO

m/s = Metros dividido por Segundos

s = Segundos

Agora, para você fixar o assunto e finalizar sua revisão, veja esta excelente videoaula do canal Física Total.

A seguir coloquei alguns exercícios para você treinar sobre o assunto. Eles já possuem as respostas, mas eu desafio você. Tente encontrar outras formas de resolver as questões, compare as duas, verifique as diferenças e post aqui no Blog. Tenho absoluta certeza de que você irá aprender muito mais assim. Um abração e nos encontramos aqui no Blog do Enem.

Questão 1

(PUC-MG) Uma mulher, caminhando na praia, deseja calcular sua velocidade. Para isso, ele conta o número de passadas que dá em um minuto, contando uma unidade a cada vez que o pé direito toca o solo, e conclui que são 50 passadas por minuto. A seguir, ele mede a distância entre duas posições sucessivas do seu pé direito e encontra o equivalente a seis pés. Sabendo que três pés correspondem a um metro, sua velocidade, suposta constante, é:

FIS8

a) 3 km/h       b) 4,5 km/h         c) 6 km/h         d) 9 km/h        e) 10 km/h

Questão 2

(UDESC-SC) Dois caminhões deslocam-se com velocidade uniforme, em sentidos contrários, numa rodovia de mão dupla.

FIS9

A velocidade do primeiro caminhão e a do segundo, em relação à rodovia, são iguais a 40 km/h e 50 km/h, respectivamente. Um caroneiro, no primeiro caminhão, verificou que o segundo caminhão levou apenas 1,0 s para passar por ele. O comprimento do segundo caminhão e a velocidade dele em relação ao caroneiro mencionado são, respectivamente, iguais a:

a) 25m e 90 km/h

b) 2,8m e 10 km/h

c) 4,0m e 25 m/s

d) 28m e 10 m/s

e) 14m e 50 km/h

RESOLUÇÃO:

01- Cada passada (duas posições sucessivas de seu pé direito) corresponde a 6 pés  —  como 3 pés correspondem a 1m,

FIS10

6 pés corresponderão a 2m e, assim, cada passa corresponde a 2m  —

Se ele efetua 50 passadas por minuto (60s), nesse intervalo de tempo ele percorre  —

∆S = 50 . 2 = 100m  —

V= ∆S/∆t = 100m / 60s / 3,6 = 100 . 3,6 / 60 = 360 / 60 = 6km/h

R- C.

02- Como os caminhões deslocam-se em sentidos opostos, o módulo da velocidade relativa entre eles é a soma de suas  velocidades  —  VR = 50 + 40 = 90 km/h = 25 m/s  —  funciona como se o caroneiro estivesse parado e o segundo caminhão passando por ele com velocidade de VR = 25m/s, ou seja, essa é a velocidade com que o caroneiro vê o segundo caminhão passar por ele  — comprimento L desse caminhão  —  VR =  ΔS / Δt  —  25 = L / 1  —  L=25m  —  

R- A.

Os textos e imagens acima, foram elaborados, pelo Professor Wesley Oliveira, para o Blog do Enem. Wesley é formado em Física, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e em Matemática pela UNISA – Universidade de Santo Amaro – São Paulo. Ministra aulas de Física e Matemática em escolas de São Paulo e da grande Florianópolis desde 2000. Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100011187033321

 

O post Física Enem: O carro mais veloz do mundo apareceu primeiro em Blog do Enem.

Inglês Enem: Veja dicas de como gabaritar questões de interpretação

Posted: 19 Jan 2016 04:00 PM PST

No Enem, há muitas questões de inglês com interpretação de texto. Você fica apavorado(a) com elas? Não se preocupe! Nós te damos dicas para gabaritá-las neste super post!

Quando nos deparamos com um texto em inglês, nosso primeiro pensamento é:

 

IM1

"Não entendi NADA!!" e paramos aí.

Mas, a concorrência por vagas nas universidades públicas não está para brincadeira! Você não pode dar bobeira e desistir assim tão facilmente! Então, que tal se dar uma chance, ler o texto novamente e se dar conta que você pode pensar "até que eu entendi alguma coisa"? Como fazer isso?  Simples, basta você focar nas seguintes dicas:

  1. O enunciado das questões das provas de inglês do Enem são sempre em português, e as cinco opções de resposta também estão em português. Isso já facilita bastante seu trabalho, certo?
  2. Depois de ler o enunciado em português, vá para o texto em inglês. Você vai ler o texto com um objetivo (achar o seu assunto), então não vai perder tempo tentando entender palavra por palavra. Tente procurar o tema geral. Palavras que se repetem podem te dar pistas sobre o que o autor está falando.
  3. Ler bastante, se manter atualizado no que acontece no país e no mundo, além de praticar provas antigas, vai ajudá-lo a entender mais os textos, aumentando a sua chance de gabaritar a prova.

IM2

Agora, com estas dicas em mente, vamos ajudá-lo(a) resolvendo uma questão do Enem para você ficar craque em interpretação:

Então vamos lá!

Primeiro passo:

IM3

Depois de ler o enunciado com atenção e dar uma espiadinha nas alternativas, leia o texto com calma:

QUESTÃO 91 (ENEM-2015 PROVA CINZA)

Why am I compelled to write? Because the writing saves me from this complacency I fear. Because I have no choice. Because I must keep the spirit of my revolt and myself alive. Because the world I create in the writing compensates for what the real world does not give me. By writing I put order in the world, give it a handle so I can grasp it.

ANZALDÚA,G.E. Speaking in tongues: a letter to third world women writers.

In: HERNANDEZ, J.B. (Ed.). Women working resistance: essays on Latin America and the Caribbean. Boston: South End, 2003.

Quando lemos este texto, mesmo entendendo pouco de inglês, observamos que ele começa com uma pergunta:

IM4

E O QUE SIGNIFICA 'WHY'?  "Why" é um advérbio interrogativo. Essas palavras são conhecidas como "WH-questions", já que a maioria dos advérbios interrogativos tem as letras W e H na palavra, como por exemplo: "What", que significa "qual";  "where", que quer dizer "onde"; "when" que pode ser traduzido como "quando"; entre outras.

IM5

Muita informação, não é mesmo?! Calma, vamos ver isso depois com mais detalhes! Enquanto isso, vamos voltar para a nossa questão:

Como falei nas dicas do início desta aula, é muito importante observar as palavras-chaves das orações. Palavras-chaves são aquelas palavras que identificam o contexto. Neste caso, "why", que significa "por que" em português e "write", "escrever". A pergunta do início do texto era:

"Why am I compelled to write?"

E a reposta de tal pergunta, começa com a palavra "because":

"Because the writing saves me from this complacency I fear".

E depois, a autora continua com mais três orações começando com a palavra "because".

Mas, o que é "because"? "Because" é uma conjunção explicativa, usado sempre na resposta.

IM6WHY = usado na pergunta

 

BECAUSE = usado na resposta

Agora você pode concluir: a autora usa essa palavra (because) para explicar por que ela escreve. Agora ficou mais simples, certo? Então leia novamente a primeira parte do texto:

"Why do I write? Because the writing saves me from this complacency I fear" = Por que eu escrevo? Por que escrever me salva desta complacência que eu tanto temo.

Segundo passo:

Ler novamente as perguntas e as alternativas:

Glória Evangelista Anzaldúa, falecida em 2004, foi uma escritora americana de origem mexicana que escreveu sobre questões culturais e raciais. Na citação, o intuito da autora é evidenciar as

A. razões pelas quais ela escreve

B. compensações advindas da escrita

C. possibilidades de mudar o mundo real

D. maneiras de ela lidar com seus medos

E. escolhas que ela faz para ordenar o mundo.

Uau!!! Dá uma olhada na opção "A". Ela começa com a palavra "razões". Então, tudo se encaixa, porque a autora começa com uma pergunta: "Why am I compelled to write?" Depois, ela explica o motivo, ou seja, dá as razões. Gabaritamos! A resposta é, sem sombra de dúvidas, a letra "A".

Viu como é fácil interpretar um texto em inglês em uma questão do Enem? É só você não se apavorar e seguir os passos que te ensinamos! Assim, você com certeza vai arrasar no Enem e nos vestibulares!

Agora, para finalizar sua revisão sobre interpretação de textos em inglês, veja esta excelente videoaula da professora Carina: https://www.youtube.com/watch?v=jBkRAG8L12o

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

 

O post Inglês Enem: Veja dicas de como gabaritar questões de interpretação apareceu primeiro em Blog do Enem.

As 10 maiores Notas de Corte do Sisu 2016 – Veja os cursos mais procurados no Sisu e no Prouni.

Posted: 19 Jan 2016 03:45 PM PST

Veja a lista com os 10 cursos de graduação mais concorridos no Sisu 2016. Confira as 10 maiores notas de corte do Enem e os cursos preferidos pelos candidatos.

Medicina, Engenharias e Economia bateram todos os recordes nas Notas de Corte do Sisu 2016, todos com notas acima de 800 pontos pelo Enem nas disputas mais puxadas. Veja!

10 maiores notas de corte Sisu 2016

As carreiras com o maior número de candidatos, e que provocaram as maiores competições foram Administração, Direito, Pedagogia, Medicina, Educação Fisica, Ciências Biológicas, Engenharia Civil, Enfermagem, Psicologia e Ciências Contábeis. Medicina teve 52 candidatos por vaga, e Psicologia 49, e Educação Física ficou com 42 inscritos na disputa de cada vaga oferecida no Sisu 2016.

10 cursos preferidos Sisu 2016
Não teve moleza pra ninguém. Só ralando muito para passar!

 

Veja também o balanço do Sisu 2015

Os resultados do Sisu de 2015 também foram muito puxados. O curso  com maior número de candidatos foi Administração, com 312.991 inscrições para apenas 7.541 vagas.

Mas, o recorte de candidatos por vaga ficou mesmo com Medicina, que teve 237.267 inscrições para 3.758 vagas, resultando em 63,14 candidatos por vaga. Confira na tabela.

10 carreiras mais procuradas Sisu 2015

Na disputa direta nos cursos de graduação mais procurados pelos candidatos no Sisu 2015 apenas cinco alcançaram mais de dez mil inscritos nesta edição: Arquitetura e Urbanismo, no IFSP, teve 13.777 candidatos; Medicina, na UFMG, 12.062; Engenharia Civil, no IFSP, 11.307;  Direito, na UFMG, 10.827; e, na Universidade Federal do Acre, 10.643 candidatos para Medicina. Veja tabela com os cursos mais procurados no Sisu 2015:

10 cursos mais procurados sisu 2015

Universidades mais procuradas no Sisu 2015

– O Ministério da Educação informou ainda no balanço do Sisu 2015 quais foram as universidades com maior número de inscrições. Nos primeiros lugares, com mais de 170 mil inscritos em cada uma delas ficaram a UFC – Universidade Federal do Ceará, a UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais, a UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, e a UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Veja a lista e os número no quadro a seguir:

10 universidades mais procuradas Sisu 2015

Veja os cursos com as 10 maiores notas de corte por curso de graduação no Sisu 2015.

Direito, em Volta Redonda, pela UFF foi a disputa campeã geral. Alcançou a incrível nota de corte de 830,39 pontos pelo Enem. Veja na tabela.

10 maiores notas de corte sisu 2015

Como escolher seu curso de graduação?

10 piores salários
Veja os piores salários do mercado

É, daqui a pouco você chega na hora da verdade. Mesmo ainda muito jovens os brasileiros precisam escolher aos 17, 18 ou aos vinte e poucos anos qual o curso de graduação que vão fazer.

Você pode cavar a sua vaga pela nota do Enem nas universidades públicas na disputa do Sisu, nas universidades privadas através do Prouni, ou pode ser pelo vestibular tradicional mesmo. Você já escolheu a sua profissão e o seu curso superior?

Veja aqui os 10 cursos de graduação com os maiores salários no mercado. E, conheça também a outra ponta. Confira aqui os 10 cursos com os piores salários. Veja sobre mais de 80 carreiras no Guia de Cursos de Graduação e Mercado de Trabalho.

Cotas no Sisu 2015

Na disputa por cotas os dados divulgados pelo Ministério da Educação revelaram uma proporção equilibrada entre o número de candidatos que disputaram na categoria Ampla Concorrência e a quantidade de vagas reservadas para este grupo. Enquanto pelas Cotas disputaram 42,7% dos candidatos para ocupar 40,3% das vagas, na Ampla Concorrência eram 51,9% dos candidatos para 53,4% das vagas. Veja na tabela.

cotas no sisu 2015

Veja no site do MEC o que e o Sisu   http://sisu.mec.gov.br/

compartilhe

O balanço final do MEC para a 1ª edição do Sisu 2015, em janeiro,  mostrou que foram 2.791.334 candidatos disputando 205.514 vagas.  A maior parte dos participantes foi do sexo feminino, com 1.595.368 candidatas, correspondendo a 57% do total, contra 1.195.966 inscritos do sexo masculino.

Sisu universidades mais procuradas   A disputa por cotas teve 43,7% dos inscritos, e que obtiveram 40,3% das vagas. A maior nota de corte foi de 839,39 pontos, no curso de Direito da Universidade Federal Fluminense (UFF) no câmpus de Volta Redonda (tabela abaixo).

Do total dos candidatos, 75% deles tinham até 24 anos de idade. Jovens, portanto. A maior disputa ocorreu na Região Norte, com 39,50 candidatos por vaga. A menor foi no Centro-Oeste, com 20,20 candidatos por vaga (veja na tabela).  Mas, por instituição, foi a Universidade Federal de Minas Gerais que bateu o recorde, com 52,2 candidatos por vaga.

Veja abaixo as 10 Universidades mais procuradas, as 10 dez carreiras com maior procura em todo o País, os 10 cursos que receberam a maior concentração de candidatos. A lista das  universidades mais procuradas começa assim: UFC, UFMG, UFPE, UFRJ e UFBA nos cinco primeiros lugares.

Resultado Sisu 2015 exclui 2.585.820 candidatos das universidades públicas.

Mas, indepedente dos recordes batidos nas inscrições e disputas por vaga nesta edição, a matemática do Sisu 2015 que mostra a diferença entre os candidatos e as vagas é muito cruel para a grande maioria dos jovens que sonham em fazer uma universidade pública e gratuita no Brasil: ficaram de fora 2.585.820 candidatos.  É praticamente a metade da população de um país como o Uruguai. São jovens brasileiros à procura de um curso superior de qualidade para realizar seus sonhos.

sexo no Sisu candidato x vaga sisu 2015

Após a divulgação do Resultado do Sisu 2015 muitos candidatos ainda conseguiram nova esperança com a Lista de Espera, que tem prazo até 6 de fevereiro para receber as inscrições. Muitos dos candidatos aprovados na 1ª chamada do Sisu acabam desistindo porque teriam que mudar de cidade, porque a acham a vida muito cara ou não gostam do novo lugar onde teriam que morar, ou porque querem trocar de curso. As matrículas desta fase vão de 30 de janeiro a 3 de fevereiro. Depois, desde o dia 26 de janeiro (dia do resultado) e até o dia 6 de fevereiro vem a inscrição  para a lista de espera. Confira as regras da lista no Edital do Sisu 2015.

Outros caminhos possíveis para os 2,58 milhões que ficaram de fora da 1ª chamada do Sisu foram disputar uma das 211 mil bolsas do Prouni para estudar em instituições privadas, onde também estavam cursos de excelente qualidade em todas as áreas, ou tentar um financiamento público através do FIES, ou financiamento privado através de Crédito Universitário.

Cursos de graduação com Fies, Prouni, Bolsas de Estudo ou Financiamento por Crédito Universitário:

Para alcançar uma vaga para o Ensino Superior você pode acessar uma lista nacional de cursos de graduação em Universidades, Centros Universitários e Faculdades em todo o País que ainda têm vagas abertas com acesso por Bolsas de Estudo ou descontos oferecidos pelas próprias institutições. Na listagem estão ainda  vagas através de Bolsas de Estudo do Prouni, vagas pelo Fies, e também vagas com financiamento estudantil por meio de Crédito Universitário direto pela universidade ou de organizações especializadas conveniadas.
São vagas para todos os cursos: Medicina, Direito, Administração, Engenharias, Odontologia, Licenciaturas e mais.
Logo Pravaler
 Você encontra no site da Pravaler Bolsas e Financiamentos Estudantis uma ferramenta de busca que mostra cursos de graduação em todas as capitais e principais cidades do País. Para cada curso há uma indicação apontando se têm vagas para alunos com Bolsa de Estudo, com Bolsas do Prouni, com FIES, ou com financiamento por Crédito Universitário da instituiçao ou da Pravaler. Veja.

Veja aqui a lista completa de notas de corte parciais para Medicina no Sisu 2015. O Blog do Enem acompanhou e registrou a evolução das notas no 1º, 2º, e no 3º dia de competição entre os candidatos.

 

Resultado Sisu 2015

 

O post As 10 maiores Notas de Corte do Sisu 2016 – Veja os cursos mais procurados no Sisu e no Prouni. apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!