quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Ciências Políticas: curso de graduação e mercado de trabalho

Posted: 09 Dec 2015 02:07 PM PST

O principal objetivo do curso de graduação em ciências políticas é formar o profissional capaz de analisar cenários políticos em uma determinada região, seja num país, estado ou município.

No Brasil, por exemplo, analisar os movimentos sociais, a política partidária, a opinião pública, e os embates eleitorais e conflitos mais agudos com o de um processo de impeachment são temas do trabalho de quem se forma no curso de graduação em Ciências Políticas.

ciências políticas

A estrutura do curso de graduação em Ciências Políticas reúne disciplinas diversas que preparam teoricamente para o entendimento dos processos políticos, algumas delas podem lidar com o fator humano e seu comportamento, outras delas podem ter caráter mais social ou histórico.

De qualquer forma, o curso de graduação em Ciências Políticas oferece um embasamento profundo e fascinante para quem se propõe a estudá-lo. O mercado de trabalho tem oportunidades diversas, desde o ensino, pesquisas de opinião, assessoria política, e outros desafios.

Quem é o cientista político?

Ciências Políticas: curso de graduação e mercado de trabalhoO estudante que deseja integrar a graduação de ciências políticas deve ser interessado no cenário político de seu país, deve se sentir curioso pela troca de poder e o que ela significa, sobre como funciona o congresso e o senado e sobre a organização política em diferentes países. O curso se mostra bastante satisfatório para quem possui essa demanda de questionamentos.

Dica 1 – Veja as notas de corte no Sisu para o curso de Ciências Políticas e também todas outras carreiras: http://blogdoenem.com.br/notas-corte-universidades/

O curso de graduação em ciências políticas

Como já mencionado, o curso abrange disciplinas das mais diversas áreas para a composição de seu estudo. Isso acontece porque analisar como determinado povo organiza seu sistema político envolver diferentes questões, assim como saber quem é e como se comporta aquele determinado povo.
Algumas das disciplinas estudas no curso são Sociologia, Direito, Antropologia, Ciência política, Estatística, Economia, entre outras.

Confira um vídeo produzido pela Unicentro TV que fala um pouco mais sobre o curso de graduação em Ciências Políticas:

Dica 2 – Vai fazer o próximo Enem ou Vestibular? Veja aqui o que mais cai nas provas e as melhores apostilas gratuitas dicas de estudo para todas as matérias: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

Cursos de ciências políticas com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente, o corpo docente, a infraestrutura, os recursos didático-pedagógicos, além dos programas de pós-graduação.
Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação.

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade de Fortaleza (UNIFOR)
  • Universidade de Brasília (IES)
  • Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)
  • Faculdade Capixaba da Serra (MULTIVIX SERRA)
Dica 3 – Fazer um curso superior ajuda a mudar a sua história de vida. Veja como cresce o salário a cada nível de ensino concluído. Quem termina faculdade ganha 144% a mais do que os colegas que param no Ensino Médio:http://blogdoenem.com.br/curso-superior-rende-mais-ensino-medio/
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Mercado de trabalho para ciências políticas

Para quem é formado em Ciências Políticas o mercado costuma estar cheio de oportunidades. Em época de eleição há possibilidades de se trabalhar projetando campanhas eleitorais ou fazendo análises de campanhas, também e possível prestar serviços para empresas que necessitem de análises independentes sobre algum cenário político.

Há opções nos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo. Geralmente o profissional começa a sua carreira trabalhando na prefeitura em que suas responsabilidades são de cunho administrativo. Em início de carreira o salário médio para o profissional de ciências políticas é de R$2.500,00.

Perfil do profissional após a formação

Ao final do curso o cientista político estará apto para atuar em diferentes demandas do mercado, como em prefeituras ou dentro de partidos políticos, sindicatos etc. O profissional pode ser também convidado a prestar consultorias e planejamento em campanhas de candidatos à eleição.

Post escrito por Victor Barreto. Ele é formado em jornalismo, e reside em São Paulo. Já atuou como professor de inglês em diversas escolas, como Cultura Inglesa, Yázigi e United Institute, além de haver trabalhado como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano

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Dengue no Enem: Veja o vírus, a transmissão, os sintomas, a prevenção e o tratamento. Cai em Biologia.

Posted: 09 Dec 2015 12:48 PM PST

A Dengue virou Epidemia no Brasil. A doença, o vírus, e o mosquito Aedes aegypti não saem das manchetes. Ainda mais agora com o Zika Vírus sendo transmmitido pelo mesmo mosquito. Tem tudo para cair em Biologia, Atualidades, e até virar Tema de Redação no Enem.

Só nos quatro primeiros meses de 2015 foram notificados 460 mil casos de dengue ao Ministério da Saúde. Estes números equivalem a um aumento de aproximadamente 240% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esses dados assustadores preocupam a população e as autoridades, que veem as emergências de hospitais e postos de saúde lotados com novos casos da doença a cada dia.

Você conhece os sintomas da dengue? Sabe como a dengue é transmitida e como pode ser prevenida? Então fique ligado(a) neste post, pois além de ser uma questão de cidadania, saber um pouco mais sobre a dengue pode te ajudar no Enem e nos vestibulares!

Agente causador da dengue: A dengue é causada por vírus da família dos arbovírus. Existem 4 cepas diferentes do vírus da dengue que estão em circulação em áreas tropicais, como o Brasil. Não confunda o vírus com o mosquito transmissor. Veja a seguir:

A Transmissão da dengue

A dengue é transmitida através de um vetor bem conhecido – o mosquito Aedes aegypti. Na verdade, quem pica os seres humanos e transmite a dengue são as fêmeas desses mosquitos que necessitam do sangue (alimento altamente nutritivo) para conseguirem colocar seus ovos. Os machos são herbívoros e sugam seiva de planta para se alimentarem.

O mosquito da dengue é um animal pequeno, com cerca de 1 cm. Em geral, apresenta coloração preta ou marrom escuro com manchas brancas ao longo do corpo e das patas.

Este mosquito possui hábitos crepusculares, picando em geral no início da manhã e no início da noite. Para que ocorra a transmissão, é necessário que uma fêmea de Aedes aegypti pique uma pessoa infectada e ingira os vírus presentes no sangue do doente. Ao picar outra pessoa, a fêmea injeta um pouco de saliva anestésica e, com ela, alguns vírus. O mosquito Aedes pode também transmitir febre amarela.

Dengue - Mosquito e sua larva

Dica 1: Você não lembra de nada sobre a estrutura dos vírus? Então, antes de continuar estudando a dengue, que tal dar uma revisada na estrutura e nos ciclos vitais dos vírus? Para isso, veja este post, com aula da Khan Academy e dicas da professora Juliana Santos.

Sintomas da dengue

A dengue é uma doença grave que pode matar. A dengue clássica (forma mais tradicional da doença) geralmente começa a apresentar sintomas após três dias da picada. Em geral, os sintomas duram entre cinco e seis dias. Os principais sintomas da dengue são: febre alta de início súbito, fortes dores de cabeça (principalmente atrás dos olhos), muitas dores nos ossos e articulações, manchas pelo corpo, vômitos e náuseas.

A dengue hemorrágica geralmente acomete pessoas que estão sendo infectadas pela 2ª ou 3ª vez pelos diferentes vírus da dengue. A dengue hemorrágica possui os mesmos sintomas iniciais da dengue clássica, porém evolui rapidamente para sintomas mais graves que incluem sangramentos nas mucosas (boca e gengivas, por exemplo), dificuldades respiratórias, confusão mental, sede excessiva e perda de consciência. A dengue hemorrágica leva cerca de 5% dos pacientes à morte.

Veja no infográfico a seguir, retirado do site G1.globo.com, os principais sintomas dos dois tipos de dengue:

Sintomas da dengue

Tratamento da dengue

Não há tratamento específico para a dengue. Como é causada por um vírus, não há antibióticos para combatê-la. Assim, o tratamento da dengue é sintomático, ou seja, trata-se os sintomas para fortalecer o paciente.

Prevenção da dengue

Não há vacina contra a dengue. Por tal motivo, a melhor maneira de se prevenir a dengue é combatendo o vetor. Para isso, é necessário bloquear o ciclo reprodutivo do mosquito. A fêmea do mosquito da dengue costuma colocar ovos próximos a água limpa e parada. A fêmea não coloca os ovos dentro da água e sim próximos a ela, esperando que o nível de água suba.

Os ovos podem ficar inertes por meses até que a água encoste neles e estimule seu desenvolvimento. Os mosquitos Aedes aegypti são altamente adaptados ao ambiente humano. Por tal motivo é de suma importância evitar deixar água parada em recipientes que possam servir de criadouros de larvas.

A dengue sempre existiu no Brasil?

Não. A dengue provavelmente foi trazida para o Brasil dentro dos navios que traziam escravos da África, no período colonial. Lembre sempre que o mosquito é o transmissor, e não ‘a doença’. Acontece o mesmo na doença do Zika Vírus. A microcefalia é uma consequência da doença em mulheres grávidas. Veja aqui tudo sobre a Microcefalia e o Zika Virus.

E aí, curtiu o resumo? Beleza! Agora, para finalizar a sua revisão, veja este excelente vídeo do Dr. Dráuzio Varella que ensina como reconhecer os sintomas da dengue:

Dicas do Blog do Enem:

1 – Temos um post dedicado especialmente à Aids e ao HIV! Têm vídeos com explicações do Dr. Dráuzio Varella e dicas da professora Juliana Santos.

2 – Você sabe o que são Mosquitos Transgênicos? É a nova arma de combate à dengue, confira a informação!

3 – Conheça o Zika Vírus, também transmitido pelo Aedes Aegypti. Veja aqui a Microcefalia e o Zika Vírus.

Agora, que tal testar seus conhecimentos sobre a Dengue?

(Uel) Dengue é uma doença limitada a certas áreas geográficas. Essa limitação deve-se

a) ao fato de a doença não ser contagiosa.
b) à falta de combate adequado ao transmissor.
c) à distribuição geográfica do inseto transmissor.
d) à inexistência do agente patogênico em regiões tropicais.
e) à ausência de alimento para o agente patogênico em certos ambientes.

Resposta: C

(UNB) A dona-de-casa deve encher os latões de ferro e a caixa d’água rapidamente para não desperdiçar água. Depois, a água é estocada e usada para beber, para fazer comida, lavar louça, tomar banho – e expor a família ao risco de pegar dengue. É isso mesmo: na casa de todas as famílias dos dois conjuntos, a água parada nos baldes – sem qualquer proteção para evitar que seja contaminada – transforma-se em piscina para o ‘Aedes aegypti’, que já infectou dezessete pessoas da comunidade desde janeiro.

Falta água e sobra dengue no Guará II. In: “Correio Braziliense”, 19/05/99 (com adaptações)

Acerca do assunto desenvolvido no texto, julgue os seguintes itens.

( ) A dengue caracteriza-se pelo aparecimento de febres altas e fortes dores no corpo, podendo causar a morte.
( ) O simples contato do ‘Aedes aegypti’ com a água parada torna-a contaminada e, portanto, potencial transmissora de dengue.
( ) Para “evitar que seja contaminada” pelo ‘Aedes aegypti’ a água estocada nos recipientes referidos no texto, é suficiente fervê-la antes da estocagem.
( ) O homem é hospedeiro intermediário no ciclo do ‘Aedes aegypti’.

Resposta:V F F F

(PUC-RIO) A dengue continua sendo um problema de saúde pública para o Estado do Rio de Janeiro. Assim, conhecendo-se o causador da dengue e seu vetor, podemos usar como medidas profiláticas a:

a) vacinação em massa da população contra a bactéria causadora dessa doença.
b) exterminação de ratos vetores do vírus causador dessa doença.
c) eliminação dos insetos vetores da bactéria causadora dessa doença.
d) eliminação dos insetos vetores do vírus causador dessa doença.
e) distribuição de antibióticos contra a bactéria causadora dessa doença.

Resposta: D.

Dica 3: Você não sabe a diferença entre soros e vacinas? Então veja este super post com dicas para você se dar bem nas questões de Biologia do Enem.

Dica 4: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente!

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Evelyn dos Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia

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Absolutismo: Como os reis tornaram-se tão poderosos? – Veja em História vestibular e Enem

Posted: 09 Dec 2015 12:05 PM PST

A partir do século XIII os reis europeus foram aos poucos conquistando mais e mais poder. Apresentavam-se até mesmo como representantes divinos na terra. No século XVII, os reis detinham poder absoluto nos principais Estados Nacionais no continente europeu.

Absolutismo - Luís XIVVocê sabe como isso ocorreu? No lugar de feudos senhoriais surgiram reinos centralizados: os Estados Nacionais. E no lugar do poder descentralizado dos senhores feudais, o poder centralizado do rei.

Você já ouvir falar do rei francês Luís XIV? Ele era chamado de Rei Sol, e foi o maior símbolo do absolutismo. Ele disse a famosa frase "L’État c’est moi” (O Estado sou eu). Luís XIV foi um expoente do absolutismo (no quadro).

Nesta forma de governo, somente o rei legislava, governava, administrava a justiça e comandava o exército. Esse sistema político forte, pessoal e sem leis restritivas ao poder real chamou-se Absolutismo.

Você sabe como o rei absolutista conseguiu impor respeito a sua autoridade? Não? Então preste atenção!

Para governar absoluto o rei se impunha por meio da força militar, da cobrança de impostos e por meio de teorias que justificavam o seu poder.  Vamos ver o que pensavam alguns desses teóricos?

Absolutismo- Thomas Hobbes Thomas Hobbes – Para Thomas Hobbes (foto à esquerda) o indivíduo deveria dar plenos poderes ao Estado, renunciando a sua liberdade, a fim de proteger a própria vida. Em sua obra o Leviatã (foto à direita) ele defendia o poder absoluto do Estado (que poderia ser representado por um monarca ou uma assembleia).

De acordo com este pensador foram os próprios seres humanos que entregaram poderes totais ao rei, já que, ao viver em estado natural, os homens obedeciam apenas aos seus interesses particulares. A vida era uma guerra permanente de "todos contra todos".

Jacques Bossuet – Este bispo e teólogo francês (foto abaixo) desenvolveu a doutrina do direito divino dos reis, uma teoria apoiada na Bíblia.  Em sua obra A política inspirada na sagrada escritura, Jacques Bossuet afirma que o rei é o representante de Deus na Terra. De acordo com sua teoria o poder do soberano era de origem divina, opor-se ao rei significava, portanto, opor-se a Deus.

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Nicolau Maquiavel – Autor de O príncipe, manual sobre como um governante deve agir para conquistar e manter o poder, Maquiavel (foto abaixo) concebia as ações do príncipe a partir do princípio de que o poder deve ser preservado ou ampliado. Ao príncipe era preferível ser temido a ser amado pelos súditos.  Por considerar a política independente da moral e da religião é considerado o fundador da ciência política.

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Todas essas pessoas refletiram sobre a política de sua época e contribuíram para justificar o absolutismo monárquico, seja pela razão ou pela fé.

Dica 1 – Quer saber mais sobre a Formação dos Estados Nacionais? O Blog do Enem pode te ajudar!
Dica 2 – O que mais cai nas provas de Ciências Humanas no Enem? Veja aqui as principais questões e as melhores dicas para Filosofia, Sociologia, História e Geografia:

 

Dica 3 – Vai fazer o próximo Enem ou Vestibular? Veja aqui o que mais cai nas provas e as melhores dicas de estudo para todas as matérias:

O Absolutismo foi mais intenso na França, na Espanha e em Portugal. Mas não ocorreu em toda a Europa. Como você já viu no começo deste post, o rei que melhor representou o regime absolutista na Europa ocidental foi o rei francês Luís XIV.

O Rei-Sol permaneceu no poder durante 54 anos. Para impor sua autoridade, além de usar o exército e uma burocracia estatal, atendeu aos interesses de setores da nobreza e da alta burguesia.

Com a nobreza adotou a política de "distribuição de favores": distribuía pensões, presentes e empregos bem-remunerados. No seu Palácio de Versalhes (fotos abaixo) abrigava e sustentava milhares de nobres.

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Já para ter apoio da alta burguesia favorecia-a com garantias, exclusividades e proteção aos seus negócios, vendia-lhe títulos de nobreza e arrendava-lhe impostos.

Agora que você conheceu o rei absolutista da França, Luís XIV, que tal conhecer outros reis absolutistas do período? Então, observe as imagens abaixo de Filipe II da Espanha (foto à esquerda), do rei Henrique VIII da Inglaterra (foto do meio) e da rainha Elizabeth I (foto à direita) também da Inglaterra.

absolutismo

Que tal agora fazer um super revisão sobre o tema do Absolutismo com o professor Renant Araújo Morais, do sistema de ensino CNEC?

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=JYA8D8M6O3Y]

Assista agora a duas aulas em vídeo do professor Eugênio Cristiano sobre as teorias do Absolutismo Monárquico. Não perca, são aulas do site do HistóriaAção. São e muito boas!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=GD5_ik2cxNA]
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=e-g3wq70sjI]

Exercício: Agora teste o seu conhecimento e responda a esta questão de vestibular que o Blog do Enem preparou para você!

(Cesgranrio) A frase de Luiz XIV, “L’Etat c’est moi” (O Estado sou eu), como definição da natureza do absolutismo monárquico, significava:

a) (     ) a unidade do poder estatal, civil e religioso, com a criação de uma Igreja Francesa (nacional);
b) (     ) a superioridade do príncipe em relação a todas as classes sociais, reduzindo a um lugar humilde a burguesia enriquecida;
c) (     ) a submissão da nobreza feudal pela eliminação de todos os seus privilégios fiscais;
d) (     ) a centralização do poder real e absoluto do monarca na sua pessoa, sem quaisquer limites institucionais reconhecidos;
e) (     ) o desejo régio de garantir ao Estado um papel de juiz imparcial no conflito entre a aristocracia e o campesinato.

Resposta: A alternativa correta é a letra "d".

Carla Regina História
O texto desta aula sobre o Absolutismo  foi preparado pela professora Carla Regina da Silva para o Blog do Enem. Carla é formada em licenciatura e bacharelado em História pela UFSC. https://www.facebook.com/carla.regina.779.

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