terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Engenharia de Controle e Automação – Notas de Corte Sisu 2015

Posted: 28 Dec 2015 11:32 AM PST

Você quer seguir a carreira de engenharia? Veja como estão as notas de corte Sisu 2015 para o curso de Engenharia de Controle e Automação e saiba como está a concorrência para garantir uma vaga em universidade pública.

Você é daqueles alunos que gosta das disciplinas de Exatas e sempre sonhou ser engenheiro? Então saiba que nota você precisa fazer no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para garantir uma vaga.

CONTROLE-A-AUTO

A maior nota de corte para o curso de Engenharia de Controle e Automação foi para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que cravou 777,2 pontos, para lotação no câmpus do Rio de Janeiro e disputa de Ampla Concorrência. Em seguida veio a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com 775,27 pontos, para o câmpus de Itajubá e disputa de Ampla Concorrência.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ficou com a terceira maior nota de corte: 761,56 pontos, para o câmpus de Porto Alegre e disputa de Ampla Concorrência. Já a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) fez 761,52 pontos, para lotação no câmpus de Curitiba e também disputa de Ampla Concorrência.

A quinta maior nota de corte foi para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 760,58 pontos, para o câmpus de Belo Horizonte e disputa de Ampla Concorrência.

Ainda está em dúvida se deseja ingressar no curso de Engenharia de Controle e Automação? Então veja aqui o Guia de Profissões preparado pelo Blog do Enem.

Confira a tabela completa com as notas de corte para o curso de Engenharia de Controle e Automação:

Engenharia de Controle e Automação – Notas de Corte Sisu 2015
InstituiçãoCâmpusTurnoDisputaNota
CEFET/RJRio de JaneiroVesp.Ampla Concorrência750,81
CEFET/RJRio de JaneiroVesp.Cota racial até 1,5 SM670,26
CEFET/RJRio de JaneiroVesp.Cota racial renda livre701,65
CEFET/RJRio de JaneiroVesp.Esc. Pública até 1,5 SM700,42
CEFET/RJRio de JaneiroVesp.Esc. Pública renda livre739,58
CEFET/RJNova IguaçuNot.Ampla Concorrência705,89
CEFET/RJNova IguaçuNot.Cota racial até 1,5 SM661,12
CEFET/RJNova IguaçuNot.Cota racial renda livre687,63
CEFET/RJNova IguaçuNot.Esc. Pública até 1,5 SM667,97
CEFET/RJNova IguaçuNot.Esc. Pública renda livre685,27
CEFET/MGLeopoldinaInt.Ampla Concorrência694,39
CEFET/MGLeopoldinaInt.Cota racial até 1,5 SM650,35
CEFET/MGLeopoldinaInt.Cota racial renda livre631,42
CEFET/MGLeopoldinaInt.Esc. Pública até 1,5 SM662,14
CEFET/MGLeopoldinaInt.Esc. Pública renda livre688,59
IFSCChapecóMat.Ampla Concorrência680,68
IFSCChapecóMat.Cota racial até 1,5 SM615,46
IFSCChapecóMat.Cota racial renda livre627,82
IFSCChapecóMat.Esc. Pública até 1,5 SM633,84
IFSCChapecóMat.Esc. Pública renda livre655,16
IFAMManausInt.Ampla Concorrência673,54
IFAMManausInt.Cota racial até 1,5 SM631,53
IFAMManausInt.Cota racial renda livre641,73
IF CATARINENSEluzernaInt.Ampla Concorrência663,08
IF CATARINENSEluzernaInt.Cota racial até 1,5 SM605,44
IF CATARINENSEluzernaInt.Cota racial renda livre612,4
IF CATARINENSEluzernaInt.Esc. Pública até 1,5 SM616,54
IF CATARINENSEluzernaInt.Esc. Pública renda livre635,44
IFGGoiâniaMat.Ampla Concorrência748,04
IFGGoiâniaMat.Cota racial até 1,5 SM672,76
IFGGoiâniaMat.Cota racial renda livre692,71
IFGItumbiaraMat.Ampla Concorrência708,39
IFGItumbiaraMat.Cota racial até 1,5 SM650,06
IFGItumbiaraMat.Cota racial renda livre624,91
IFMTPrimavera do LesteInt.Ampla Concorrência649
IFMTPrimavera do LesteInt.Cota racial até 1,5 SM586,54
IFMTPrimavera do LesteInt.Cota racial renda livre589,22
IFMTPrimavera do LesteInt.Esc. Pública até 1,5 SM628,34
IFMTPrimavera do LesteInt.Esc. Pública renda livre652,56
IFMTSedeInt.Ampla Concorrência667,34
IFMTSedeInt.Cota racial até 1,5 SM587,52
IFMTSedeInt.Cota racial renda livre613,06
IFMTSedeInt.Esc. Pública até 1,5 SM625,52
IFMTSedeInt.Esc. Pública renda livre628,84
IFMGBetimNot.Ampla Concorrência691,52
IFMGBetimNot.Cota racial até 1,5 SM667,14
IFMGBetimNot.Cota racial renda livre689,32
IFMGBetimNot.Esc. Pública até 1,5 SM673,54
IFMGBetimNot.Esc. Pública renda livre680,94
IFSPSÃO JOÃO DA BOA VISTAInt.Ampla Concorrência683,46
IFSPSÃO JOÃO DA BOA VISTAInt.Cota racial até 1,5 SM622,98
IFSPSÃO JOÃO DA BOA VISTAInt.Cota racial renda livre657,62
IFSPSÃO JOÃO DA BOA VISTAInt.Esc. Pública até 1,5 SM652,22
IFSPSÃO JOÃO DA BOA VISTAInt.Esc. Pública renda livre681,74
IFSPSão PauloInt.Ampla Concorrência738,44
IFSPSão PauloInt.Cota racial até 1,5 SM675,35
IFSPSão PauloInt.Cota racial renda livre688,12
IFSPSão PauloInt.Esc. Pública até 1,5 SM690,78
IFSPSão PauloInt.Esc. Pública renda livre715,25
IFESSerraNot.Ampla Concorrência753,66
IFESSerraNot.Cota racial até 1,5 SM703,48
IFESSerraNot.Cota racial renda livre728,86
IFESSerraNot.Esc. Pública até 1,5 SM705,87
IFESSerraNot.Esc. Pública renda livre750,29
IFPABelémVesp.Ampla Concorrência693,14
IFPABelémVesp.Cota racial até 1,5 SM655,36
IFPABelémVesp.Cota racial renda livre661,5
IFPABelémVesp.Esc. Pública até 1,5 SM688,3
IFPABelémVesp.Esc. Pública renda livre669,52
IFRSFarroupilhaInt.Ampla Concorrência682,02
IFRSFarroupilhaInt.Cota racial até 1,5 SM617,12
IFRSFarroupilhaInt.Cota racial renda livre629,06
IFRSFarroupilhaInt.Esc. Pública até 1,5 SM639,54
IFRSFarroupilhaInt.Esc. Pública renda livre645,18
IF FLUMINENSECamposInt.Ampla Concorrência696,9
IF FLUMINENSECamposInt.Cota racial até 1,5 SM651,74
IF FLUMINENSECamposInt.Cota racial renda livre669,8
IF FLUMINENSECamposInt.Esc. Pública até 1,5 SM676,1
IF FLUMINENSECamposInt.Esc. Pública renda livre704,06
IF FLUMINENSEMACAÉInt.Ampla Concorrência697,4
IF FLUMINENSEMACAÉInt.Cota racial até 1,5 SM644,68
IF FLUMINENSEMACAÉInt.Cota racial renda livre667,68
IF FLUMINENSEMACAÉInt.Esc. Pública até 1,5 SM648,18
IF FLUMINENSEMACAÉInt.Esc. Pública renda livre691,06
IFSULCharqueadasNot.Ampla Concorrência656,18
IFSULCharqueadasNot.Cota racial até 1,5 SM599,95
IFSULCharqueadasNot.Cota racial renda livre612,52
IFSULCharqueadasNot.Esc. Pública até 1,5 SM631,84
IFSULCharqueadasNot.Esc. Pública renda livre668,13
UNIFEIItabiraInt.Ampla Concorrência720,98
UNIFEIItabiraInt.Cota racial até 1,5 SM657,2
UNIFEIItabiraInt.Cota racial renda livre664,58
UNIFEIItabiraInt.Esc. Pública até 1,5 SM661,3
UNIFEIItabiraInt.Esc. Pública renda livre711,29
UNIFEIItajubáInt.Ampla Concorrência775,27
UNIFEIItajubáInt.Cota racial até 1,5 SM679,03
UNIFEIItajubáInt.Cota racial renda livre720,49
UNIFEIItajubáInt.Esc. Pública até 1,5 SM747,19
UNIFEIItajubáInt.Esc. Pública renda livre749,8
UFLALavrasInt.Ampla Concorrência723,23
UFLALavrasInt.Cota racial até 1,5 SM647,48
UFLALavrasInt.Cota racial renda livre682,21
UFLALavrasInt.Esc. Pública até 1,5 SM676,44
UFLALavrasInt.Esc. Pública renda livre711,95
UFMTVÁRZEA GRANdeInt.Ampla Concorrência652,9
UFMTVÁRZEA GRANdeInt.Cota racial até 1,5 SM593,44
UFMTVÁRZEA GRANdeInt.Cota racial renda livre617,66
UFMTVÁRZEA GRANdeInt.Esc. Pública até 1,5 SM610,2
UFMTVÁRZEA GRANdeInt.Esc. Pública renda livre632,44
UFMGBelo HorizonteNot.Ampla Concorrência750,54
UFMGBelo HorizonteMat.Ampla Concorrência760,58
UFMGBelo HorizonteMat.Cota racial até 1,5 SM704,34
UFMGBelo HorizonteNot.Cota racial até 1,5 SM708,64
UFMGBelo HorizonteMat.Cota racial renda livre716,48
UFMGBelo HorizonteNot.Cota racial renda livre737,82
UFMGBelo HorizonteMat.Esc. Pública até 1,5 SM714,32
UFMGBelo HorizonteNot.Esc. Pública até 1,5 SM701,44
UFMGBelo HorizonteNot.Esc. Pública renda livre747,86
UFMGBelo HorizonteMat.Esc. Pública renda livre753,46
UFOPOuro PretoNot.Ampla Concorrência727,39
UFOPOuro PretoNot.Cota racial até 1,5 SM693,36
UFOPOuro PretoNot.Cota racial renda livre705,91
UFOPOuro PretoNot.Esc. Pública até 1,5 SM686,66
UFOPOuro PretoNot.Esc. Pública renda livre704,69
UFPELCotadaInt.Ampla Concorrência683,62
UFPELCotadaInt.Cota racial até 1,5 SM618,24
UFPELCotadaInt.Cota racial renda livre624,4
UFPELCotadaInt.Esc. Pública até 1,5 SM631,24
UFPELCotadaInt.Esc. Pública renda livre662,78
UFUUberlândiaInt.Ampla Concorrência759,35
UFUUberlândiaInt.Cota racial até 1,5 SM681,94
UFUUberlândiaInt.Cota racial renda livre691,76
UFUUberlândiaInt.Esc. Pública até 1,5 SM747,96
UFUUberlândiaInt.Esc. Pública renda livre723,36
UFRJRio de JaneiroInt.Ampla Concorrência777,2
UFRJRio de JaneiroInt.Cota racial até 1,5 SM686,09
UFRJRio de JaneiroInt.Cota racial renda livre710,36
UFRJRio de JaneiroInt.Esc. Pública até 1,5 SM697,11
UFRJRio de JaneiroInt.Esc. Pública renda livre771,67
UFRGSPorto AlegreInt.Ampla Concorrência761,56
UFRGSPorto AlegreInt.Cota racial até 1,5 SM671,09
UFRGSPorto AlegreInt.Cota racial renda livre590,28
UFRGSPorto AlegreInt.Esc. Pública até 1,5 SM687,14
UFRGSPorto AlegreInt.Esc. Pública renda livre733,96
UTFPRCornélio ProcópioInt.Ampla Concorrência722,53
UTFPRCornélio ProcópioInt.Cota racial até 1,5 SM630,42
UTFPRCornélio ProcópioInt.Cota racial renda livre633,86
UTFPRCornélio ProcópioInt.Esc. Pública até 1,5 SM653,37
UTFPRCornélio ProcópioInt.Esc. Pública renda livre692,76
UTFPRCuritibaInt.Ampla Concorrência761,52
UTFPRCuritibaInt.Cota racial até 1,5 SM653,23
UTFPRCuritibaInt.Cota racial renda livre677,52
UTFPRCuritibaInt.Esc. Pública até 1,5 SM680,64
UTFPRCuritibaInt.Esc. Pública renda livre740,57
UFBASalvadorNot.Ampla Concorrência719,77
UFBASalvadorNot.Cota racial até 1,5 SM675,72
UFBASalvadorNot.Cota racial renda livre694,08
UFBASalvadorNot.Esc. Pública até 1,5 SM667,85
UFBASalvadorNot.Esc. Pública renda livre727,93
Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

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As 5 Competências avaliadas na Correção da Redação do Enem. Confira!

Posted: 28 Dec 2015 09:20 AM PST

Não tem desculpa para você não caprichar na próxima Redação do Enem. Veja as cinco Competências avaliadas na correção da prova de Redação

redação 5 dicas destacada1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.

Na competência I, espera-se que o participante escolha o registro adequado a uma situação formal de produção de texto escrito.

Na correção da Redação Enem, serão considerados pelos avaliadores os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilização da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho linguístico, de acordo com a situação formal de produção exigida.

2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

O eixo da competência 2 reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito, em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. Por meio desse tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se em vista a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista. Este fator é considerado pelos avaliadores na correção da Redação Enem

3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Na competência III, durante a correção da Redação do Enem procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema proposto na Redação Enem.

4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Na competência 4 avalia-se a utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, com vistas à adequada articulação dos argumentos, fatos e opiniões selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto. Serão considerados os mecanismos linguísticos responsáveis pela construção da argumentação na superfície textual.

A correção da Redação Enem observa aspectos tais como: coesão referencial; coesão lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração); e coesão gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, intersentenciais, interparágrafos).

5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Na competência V, verifica-se como o participante indicará na Redação Enem as possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, quais propostas de intervenção apresentou, qual a relação destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade destas propostas, mais genéricas ou específicas, tendo por base a solidariedade humana e o respeito à diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrática.

Dica do Blog: Confira 10 textos de Redação Enem nota 1000.  Veja como escrever para alcançar a nota máxima na Redação Enem. Leia e observe que não é tão difícil assim. Você também pode.

redação nota 1000
veja Redação Enem Nota 1000

O que são as competências e habilidades?

As competências estão intimamente relacionadas às habilidades, uma vez que a competência de um indivíduo em resolver uma determinada problemática pressupõe que ele domine certas habilidades necessárias para a solução do problema.

Nessa perspectiva, o exame privilegia a avaliação da capacidade que os alunos concluintes do Ensino Médio têm de resolver problemas a partir de habilidades desenvolvidas no processo de escolarização. Complementa essa concepção de competências e habilidades o entendimento de que o conhecimento é construído pelos alunos por meio das experiências vivenciadas por eles quando necessitam realizar das mais simples às mais complexas ações.

A avaliação das competências escritoras no ENEM

A prova de redação do ENEM propõe-se a avaliar 5 competências escritoras do aluno. Para tanto, a matriz de competências do ENEM foi adaptada para avaliar o desempenho do participante como produtor de um texto no qual ele demonstre capacidade de reflexão sobre o tema proposto.

Essa reflexão é feita a artir da leitura dos textos que compõem a proposta, conjugada à leitura da realidade. Há o compromisso de que os temas abordem questões de ordem política, social, cultural ou científica, desde que apresentados como uma situação-problema, para a qual o autor do texto deverá propor soluções, respeitando os direitos humanos.

Veja o cálculo da nota da Redação

Os critérios de avaliação baseiam-se nas cinco competências expressas do ENEM traduzidas para a situação específica de produção de texto. Cada competência desdobra- se em níveis correspondentes aos conceitos – Insuficiente, Regular, Bom e Excelente, quantificados da seguinte maneira:

  • nível 1, nota 250;
  • nível 2, nota 500;
  • nível 3, nota 750 e
  • nível 4, nota 1000.

Cada redação é corrigida por dois corretores, de forma independente, sem que um conheça a pontuação dada pelo outro. Caso haja discrepância de duzentos pontos no total dos pontos atribuídos às Competências (para cada competência são atribuídos pontos que variam de 250 a 1000) ou caso a redação seja simultaneamente "pontuada" e "desconsiderada" pelos dois Corretores, o texto é submetido, então, a um terceiro Corretor.

Nesse caso, a pontuação do terceiro Corretor é soberana em relação às atribuídas pelos outros dois. Quando a discrepância das notas entre os dois Corretores é inferior a 200 (duzentos) pontos, é atribuída à redação a média das duas notas. Se a terceira nota também for divergente em mais de 200 pontos, uma banca examinadora composta por três membros fará a avaliação final do texto.

Dica 1 – Veja como identificar, comparar, explicar, justificar e contextualizar durante a interpretação de um texto nesta aula de revisão para a Redação Enem – http://blogdoenem.com.br/interpretacao-de-texto-redacao-enem/

Além disso, se houver uma discrepância de 80 pontos na correção de qualquer uma das 5 competências aferidas na redação, o texto também passará para a avaliação de um terceiro corretor.

Níveis de conhecimentos associados às Competências Expressas nas Matrizes de Referência para Redação do Enem

Para cada uma das competências expressas na matriz de referência para redação do Enem, existem níveis de conhecimento associados a essas competências, conforme descritos abaixo:

  • Nível 0: Demonstra desconhecimento da norma padrão, de escolha de registro e de convenções da escrita. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos incoerentes. Apresenta informações desconexas, que não se configuram como texto. Não elabora proposta de intervenção.
  • Nível I: Demonstra domínio insuficiente da norma padrão, apresentando graves e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Desenvolve de maneira tangencial o tema ou apresenta inadequação ao tipo textual dissertativo-argumentativo. Não defende ponto de vista e apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pouco relacionados ao tema. Não articula as partes do texto ou as articula de forma precária e/ou inadequada. Elabora proposta de intervenção tangencial ao tema ou a deixa subentendida no texto.
  • Nível II: Demonstra domínio mediano da norma padrão, apresentando muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Desenvolve de forma mediana o tema a partir de argumentos do senso comum, cópias dos textos motivadores ou apresenta domínio precário do tipo textual dissertativo-argumentativo. Apresenta informações, fatos e opiniões, ainda que pertinentes ao tema proposto, com pouca articulação e/ou com contradições, ou limita-se a reproduzir os argumentos constantes na proposta de redação em defesa de seu ponto de vista. Articula as partes do texto, porém com muitas inadequações na utilização dos recursos coesivos. Elabora proposta de intervenção de forma precária ou relacionada ao tema mas não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
  • Nível III: Demonstra domínio adequado da norma padrão, apresentando alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. Desenvolve de forma adequada o tema, a partir de argumentação previsível e apresenta domínio adequado do tipo textual dissertativo-argumentativo. Apresenta informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto, porém pouco organizados e relacionados de forma pouco consistente em defesa de seu ponto de vista. Articula as partes do texto, porém com algumas inadequações na utilização dos recursos coesivos. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.
  • Nível IV: Demonstra bom domínio da norma padrão, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. Desenvolve bem o tema a partir de argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, com indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista. Articula as partes do texto, com poucas inadequações na utilização de recursos coesivos. Elabora proposta de intervenção relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida no texto.
  • Nível V: Demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando escassos desvios gramaticais e de convenções da escrita. Desenvolve muito bem o tema com argumentação consistente, além de apresentar excelente domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo, a partir de um repertório sociocultural produtivo. Seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, configurando autoria, em defesa de seu ponto de vista. Articula as partes do texto, sem inadequações na utilização dos recursos coesivos. Elabora proposta de intervenção inovadora relacionada ao tema e bem articulada à discussão desenvolvida em seu texto.

Os temas abordados pelo Enem

  • 1998: Viver e Aprender
  • 1999: Cidadania e participação social.
  • 2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional.
  • 2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses  em conflito?
  • 2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?
  • 2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?
  • 2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?
  • 2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira.
  • 2006: O poder de transformação da leitura.
  • 2007: O desafio de se conviver com as diferenças.
  • 2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivos financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar?
  • 2009: O indivíduo frente à ética nacional.
  • 2010: O trabalho na construção da dignidade humana.
  • 2011: Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado.
  • 2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI.
  • 2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil.
  • 2014: Publicidade Infantil em questão no Brasil.
  • 2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira.

redação nota máxima destacada

Como começar a preparação para a prova redação do ENEM?

É fácil observar que as propostas elencam temas que envolvem cidadania, informação e posicionamento crítico. E, a fim de estar preparado para qualquer tema, você precisa ler, ouvir, debater, discutir tudo.

Dica 2 – O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! Confira mais esta aula sobre Interpretação de texto e garanta a sua nota da Redação Enem – http://blogdoenem.com.br/interpretacao-de-texto-aula-6-redacao-enem/

Os temas podem ter abordagem mais pontual, quando se percebe que as circunstâncias sociais e políticas mais contundentes em alguns anos foram tema do ENEM (caso de 2011). Outras vezes, os temas são mais amplos e atemporais.

Dicas para uma Redação Nota 1000

Como exercício dessa aula sugiro que você estabeleça um cronograma de leitura:

  1. Definir horário (de preferência todos os dias) para ler notícias, editoriais, artigos, crônicas, charges, cartuns dos jornais diários. Há excelentes mídias gratuitas na internet.
  2. Anotar comentários, opiniões, frases que lhe chamem a atenção e despertem algum tipo de reação (concordância, discordância, dúvida).
  3. Redigir pequenos parágrafos sobre o tema que lhe interessar particularmente.
  4. Manter todas essas informações arquivadas (em papel ou meio eletrônico).
  5. Conversar com amigos, família, namorado (a) sobre os assuntos lidos.
Dica 3 – Você é do tipo que uma semana antes da Redação do Enem, prepara uma lista de palavras difíceis para impressionar a banca? Será que esse método realmente funciona? Veja como enriquecer o seu vocabulário de maneira correta para tentar uma Redação nota 1000 no Enem. – http://blogdoenem.com.br/vocabulario-redacao-enem/

Redação Enem

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Mitose – Revisão para Biologia vestibular e Enem

Posted: 28 Dec 2015 02:00 AM PST

Você lembra das aulas sobre a Reprodução Celular? Você domina Meiose e  Mitose? É hora de recordar. vamos lá!

Divisão Celular é o processo em que a célula aumenta sua quantidade, passando seu material genético para suas células filhas. Veja no diagrama a seguir como se processa a Mitose:

mitose

Existem dois tipo de divisão celular: Mitose e Meiose.

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Mitose é o Processo em que a célula mãe forma duas células filhas geneticamente idênticas. Neste caso, então, as células filhas mantêm o patrimônio genético da célula mãe.

A Mitose pode ocorre tanto em célula haploide (n), quanto em diploide (2n). Funções: multiplicação celular no desenvolvimento embrionário, crescimento e regeneração de tecidos; pode ser usada como processo de reprodução assexuada (clonagem).

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Embora seja um processo contínuo, a mitose é dividida em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.

1) Prófase

– início do processo de condensação do DNA e formação dos cromossomos.

– desaparecimento do nucléolo.

– duplicação do centro celular, que formam o áster, e em seguida o fuso mitótico.

– desaparecimento da carioteca.

image005.jpg

2) Metáfase

– cromossomos com máximo grau de espiralização (condensação). É o melhor momento de visualiza-los em microscópios ópticos.

– cromossomos dispostos na região equatorial da célula formando a placa equatorial ou metafásica.

– centro celular em polos opostos da célula e o fuso mitótico (ou acromático) completamente formado.

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3) Anáfase

– rompe-se o centrômero ocorrendo a separação das cromátides irmãs, sendo puxados pelas proteínas do fuso mitótico para lados opostos da célula.

– o cromossomo que estava duplicado torna-se simples.

image008.jpg

4) Telófase

– cromossomos simples chegam aos polos da célula

– cromossomos iniciam a desespiralização.

– reaparecimento do nucléolo, através da orientação da zona satélite (SAT).

– reaparecimento da carioteca.

– cariocinese é a formação dos núcleos nos lados opostos da célula.

– para separar a membrana plasmática, e forma duas células individualizadas, ocorre a formação de um anel contrátil. Esse anel é formada por fibras de actina e miosina, que se contraem estrangulando a membrana.

– citocinese é o processo de separação do citoplasma, gerando duas células independentes. Em células animais a citocinese ocorre da periferia para o centro, sendo citocinese centrípeta. Em vegetais a citocinese acontece do centro para a periferia da célula, sendo citocinese centrífuga.

Biologia Enem
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Mitose em células vegetais

  • como não apresentam centríolo, é dita meiose acêntrica.
  • não é possível forma as fibras do áster, portanto é uma meiose anastral.
  • a separação dos cromossomos não é tão precisa, sendo frequentes os erros genéticos causando mosaico.
  • durante a citocinese centrífuga, ocorre a formação da lamela média pelos fragmoplastos formados a partir do complexo de Golgi. Em seguida ocorre a formação da parede celular, dividindo as duas células.

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Saiba mais sobre Mitose nesta aula do canal do professor Paulo Jubilut, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=gDFH0_8r07c]

Desafios

Questão 1

(CESGRANRIO) Nos desenhos mostrados, numerados com algarismos romanos, estão representadas fases da mitose. Assinale, nas opções abaixo, a sequência correta das fases deste tipo de divisão celular.

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a) I, IV, III, II.

b) II, IV, I, III.

c) IV, II, I, III.

d) II, III, I, IV.

e) I, IV, II, III.

Dica 1 – Pronto para enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio? Prepare-se para a prova de Biologia Enem com esta aula de revisão sobre o Núcleo Celular – http://blogdoenem.com.br/nucleo-celular-biologia-enem/

Questão 2

Identifique as fases da mitose:

I. Prófase.

II. Metáfase.

III. Anáfase.

IV. Telófase.

( ) Os cromossomos reúnem-se nos polos da célula e o citoplasma divide-se.

( ) Os cromossomos separam-se, indo para os polos da célula.

( ) Os cromossomos se dispõem na placa equatorial.

( ) Os cromossomos começam a se espiralar e a carioteca a desaparecer.

A sequência correta de cima para baixo será:

a) I, III, IV, II.

b) III, I, II, IV.

c) II, I, IV, III.

d) IV, III, II, I.

e) I, II, III, IV.

Dica 2 – Relembre tudo sobre Mitocôndria e respiração celular em mais esta aula de revisão para a prova de Biologia Enem – http://blogdoenem.com.br/mitocondria-e-respiracao-celular-revisao-de-biologia-enem/

Questão 3

(UFLA) Analise as proposições referentes à mitose e assinale a alternativa correta:

I. A mitose é um processo de divisão reducional que ocorre para formação de gametas.

II. Na metáfase mitótica, os cromossomos apresentam alto grau de condensação e ocupam a região equatorial da célula.

III. A citocinese é a fase final da mitose e se caracteriza pela reorganização da carioteca e nucléolo e condensação dos cromossomos.

a) Apenas a proposição II está correta.

b) Apenas a proposição III está correta.

c) Apenas as proposições I e II estão corretas.

d) Apenas as proposições I e III estão corretas.

e) Apenas as proposições II e III estão corretas.

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Questão 4

(VUNESP) No gráfico abaixo, relativo ao ciclo celular, a mitose está representada pelo intervalo:

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a) 1 – 2.

b) 2 – 3.

c) 1 – 3.

d) 3 – 4.

e) 4 – 5.

Questão 5

(CENTEC-BA) Durante a prófase, a cromatina, originariamente uma estrutura filamentosa extremamente longa e delgada, passa por um processo de compactação que culmina, na metáfase, com a formação de corpúsculos bem definidos em número e forma – os cromossomos.

O significado biológico dessa compactação é:

a) Garantir a integridade e a mobilização do material genético, condicionando a sua distribuição equitativa entre as células-filhas.

b) Determinar as características citológicas de cada espécie.

c) Promover a duplicação da molécula de DNA, possibilitando a transmissão dos caracteres herdados.

d) Facilitar a transcrição das informações contidas na molécula de DNA.

e) Favorecer a ocorrência de variações no material genético.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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