Blog do Enem: simplificado como deve ser |
Posted: 25 Oct 2015 06:18 PM PDT Os posts da professora Juliana Evelyn Santos, do Blog do Enem, deram conta do recado para quem precisava estudar Biologia (e acertar as questões) no Enem 2015. A prova do Enem deste ano foi surpreendente. Ao contrário do que vinha acontecendo todo ano, o tema ecologia praticamente não foi abordado nas questões de biologia da prova de Ciências da Natureza.Além disso, a prova deste ano foi muito mais conteudista, exigindo do(a) candidato(a) um maior conhecimento específico. Apesar disso, o Blog do Enem voltou a repetir o sucesso em algumas previsões para as questões de Biologia: os vírus apareceram (a dengue estava lá, galera!), assim como questões sobre biotecnologia, fisiologia, DNA e cariótipo. O nível de dificuldade da maior parte das questões estava entre fácil e intermediário. Poucas questões de biologia deste ano podem ser consideradas difíceis, como a que tinha o gráfico da glicose (exigia um pouco mais de interpretação) e a das organelas celulares. Você mandou bem em Biologia no Enem?E você, o que achou das questões de Biologia na prova de Ciências da Natureza! Deixe sua opinião nos comentários. Mas, antes, que tal se ligar na nossa correção das questões de Biologia do Enem 2015? Os comentários podem te ajudar nos vestibulares que estão chegando! Questões de Biologia da prova amarela do Enem 2015:Questão 47 – Prova Amarela – Resposta: e. Entenda nesta explicação da professora Juliana: Quando falamos de microquimerismo estamos "contestando" um dos princípios fundamentais da biologia: o de que todas as células de um indivíduo pluricelular são provenientes das células resultantes da divisão mitótica do zigoto. No microquimerismo, algumas células de um indivíduo são provenientes de outro organismo. Então, você acertou? Esta explicação faz parte dos posts de Biologia no Blog do Enem. Você pode estudar todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio nas Apostilas Enem Gratuitas, aqui. Confira.
Mais uma questão do Enem 2015Questão 54 – Prova Amarela. Enem 2015. Alternativa correta: a Resposta e análise da professora Juliana: As bactérias de Herbert Boyer produziram insulina humana a partir de um pequeno pedaço do DNA humano que contém a sequência de DNA necessária para a produção de insulina. Este pedaço de DNA foi inserido nos plasmídeos (DNAs circulares secundários) das bactérias, através de enzimas de restrição e DNA-ligases. A insulina produzida hoje ainda utiliza esta técnica.
Outra questão para você:
Veja a resposta da professora Juliana: Na imagem, o tecido recebe a imagem formada a partir da reflexão dos raios luminosos provenientes dos objetos externos à câmara escura. Os raios luminosos se propagam em linha reta e, ao passar pelo pequeno buraco na parede, acabam formado uma imagem invertida no tecido. O mesmo ocorre em nossos olhos, pois nossos olhos seguem os princípios físicos da câmara escura. O furo na parede corresponderia a nossa pupila. Já o tecido, corresponde a nossa retina, uma vez que ela se situa no fundo do olho e capta os raios luminosos que ali chegam, formando imagens invertidas.
E tem mais. Confira: Questão 61 – Prova Amarela. Enem 2015. Alternativa correta: B Resposta e análise da professora Juliana – O próprio enunciado diz que há quatro sorotipos diferentes de vírus da dengue. Isso faz com que um mesmo organismo reaja diferentemente a cada tipo de vírus e que ele seja identificado de maneiras diversas. Assim, se você pegou o vírus tipo 1 da dengue, após alguns dias da infecção, seu organismo irá produzir anticorpos que se ligarão aos antígenos desse vírus e tornarão você imune. Porém, se você entrar em contato com o tipo 3, seus anticorpos (que são extremamente específicos) não conseguirão identificar e se ligar aos antígenos desse tipo de vírus. Essa alta variedade de antígenos dificulta a produção de vacinas, uma vez que elas precisam causar imunidade a todos eles.
E tem mais questões ainda para a professora Juliana Evelyn Santos comentar durante a semana. Aguarde!! O post Avaliação das questões de Biologia no Enem 2015. O Blog do Enem acertou em cheio com a professora Juliana Evelyn. Veja apareceu primeiro em Blog do Enem. |
“Persistência da violência contra a mulher” é o tema da redação do Enem Posted: 25 Oct 2015 12:27 PM PDT Os estudantes que prestaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (25) enfrentaram a redação, além de questões das disciplinas de Português, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Matemática.
Fagner Antônio Silva Santana, 30 anos, deixou o local de prova logo depois das duas primeiras horas obrigatórias de permanência. “Acreditava que o tema seria sobre alguma coisa voltada para a política e corrupção”, comentou o candidato. Para ele, as provas de sábado foram mais fáceis, pois as questões estavam mais bem formuladas. Já as de domingo foram mais complicadas. “Na parte de Português, as perguntas acabavam fugindo um pouco do contexto do texto”, criticou. Matemática foi a matéria com as questões mais difíceis, na opinião de Everton Mayer Polidoro, 17 anos. O estudante que deseja ingressar no curso de Administração está no seu primeiro Enem e avaliou a prova. “Achei bom o tema da redação, por ser bastante atual e a prova de sábado também estava tranquila”, disse Polidoro. Para Fernanda Contini, 26 anos, o problema foi o tempo fora das salas de aula. “Vim fazer o Enem para me atualizar, já que faz 10 anos da minha primeira tentativa de passar no exame”, relatou a candidata. Em sua opinião o tema da tema da redação não foi tão difícil, mas, em compensação, a prova da Matemática, estava muito complicada, admitiu Fernanda, que deseja atingir a nota de corte para Administração. Já Fábio Rosa, 30 anos, estudante de Ciências Contábeis em faculdade particular, tem como objetivo fazer uma boa nota no Enem e garantir uma bolsa integral. Para ele, o que mais impressionou foi a maneira como as provas foram conduzidas. “Aquela meia hora de espera para começar a prova é completamente desnecessária e não fui só eu que tive essa opinião, praticamente todos comentavam sobre o assunto”, reclamou o candidato. Além disso, Rosa comentou que os fiscais não avisaram a hora em que os candidatos já poderiam se ausentar da prova, e que cada um podia sentar na carteira de sua preferência, pois não eram numeradas. GabaritoA previsão é que até a próxima quarta-feira, dia 28 de outubro, o MEC divulgue os gabaritos oficiais das provas objetivas. Basta acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para obter os gabaritos: www.portal.inep.gov.br. AtrasosDiferente do primeiro dia de prova, no domingo, último dia do Enem, os candidatos costumam não perder os horários para as provas e ficar aos lamentos nos portões dos locais onde acontecem o exame. Até mesmo porque, os estudantes que já chegaram atrasados no primeiro dia e não conseguiram entrar, não costumam fazer o exame no segundo dia. E, o que se espera e, realmente acontece, é que os candidatos já saibam qual é o tempo de deslocamento até o local, já que foram no dia anterior.
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203 O post “Persistência da violência contra a mulher” é o tema da redação do Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário