terça-feira, 9 de setembro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Curso Enem gratuito em Fortaleza tem inscrições abertas

Posted: 08 Sep 2014 04:08 PM PDT

Você mora em Fortaleza e está procurando por um bom Curso Enem para se preparar para o exame, mas não pode gastar muito dinheiro com isso? Se você respondeu ‘sim’, temos uma boa notícia para você!

Curso Enem

A Prefeitura de Fortaleza abriu, hoje, as inscrições para o Academia Enem, um Curso Enem gratuito com cinco mil vagas disponíveis para quem quer se preparar para o exame sem gastar nada. Quem se interessar, deve fazer a inscrição online até quinta-feira, dia 11 de setembro e, depois, validá-la presencialmente no Ginásio Paulo Sarasate na sexta-feira, dia 12 de setembro. O endereço do Ginásio é rua Ildefonso Albano, 2050 – Dionísio Torres.

Para validar sua inscrição, o candidato deve apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência. Fique atento: para poder assistir as aulas do Academia Enem, é indispensável que o candidato apresente seus documentos na data solicitada.

Dica 1: Enem 2014 – Saiba como estudar nesses últimos 3 meses antes do exame - http://blogdoenem.com.br/enem-3-meses-como-estudar/

Tem prioridade para ocupar as cinco mil vagas disponíveis estudantes da rede pública que já concluíram o Ensino Médio. Porém, podem se inscrever pessoas de qualquer idade que estejam cursando ou já concluíram o Ensino Médio, tanto na rede pública quanto em instituições privadas de ensino.

Dica 2: Dica Enem – Saiba como estudar disciplinas teóricas - http://blogdoenem.com.br/dica-enem-disciplinas-teoricas/

As aulas do Curso Enem gratuito da Prefeitura de Fortaleza acontecem aos finais de semana, das 13h as 17h.  Quem conseguir conquistar uma das vagas disponíveis já deve assistir aula nesse final de semana, dias 13 e 14 de setembro. As aulas seguem até novembro e acontecem sempre no Ginásio Paulo Sarasate. Para se inscrever, acesse http://www.fortaleza.ce.gov.br/academiaenem. As apostilas para acompanhamento do curso serão disponibilizadas gratuitamente ao candidato no momento da validação da inscrição.

The post Curso Enem gratuito em Fortaleza tem inscrições abertas appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Xenofobia e Racismo na Europa – Geografia Enem

Posted: 08 Sep 2014 10:35 AM PDT

Xenofobia – trata-se de uma aversão ao estrangeiro que vem habitar aquele país. Isso é muito comum no mundo inteiro, mas principalmente na Europa. Mas vamos entender porque a xenofobia é um problema dos países desenvolvidos?

Nas últimas décadas um grande número de fluxos migratórios, "invadiram" os principais países europeus. Esses fluxos provenientes principalmente da África e América Latina se direcionaram a tais países em busca de mercado de trabalho e melhores condições de vida.

Dica 1- Não perca a aula em que você verá as diferenças entre O espaço rural que contrasta com o espaço urbano em suas mais diferentes características. http://blogdoenem.com.br/espaco-rural-brasileiro-geografia/

Xenofobia e Racismo na Europa - Geografia Enem
Figura 1- Pessoas protestam em frente à agência de imigração na Alemanha contra o endurecimento das políticas de migração na Europa. Foto: Carsten Koall/Getty Images. Disponível em: http://guiadoestudante.abril.com.br/blogs/atualidades-vestibular/o-julgamento-do-atirador-noruegues-e-a-xenofobia-como-isso-pode-aparecer-no-vestibular/

Assista agora ao vídeo sobre essa questão tão séria e ao mesmo tempo triste que é o tratamento dado aos imigrantes na Europa.

De fato o que acontece é que essa mão-de-obra supre as necessidades do mercado europeu, principalmente naquelas atividades em que se exige menor qualificação profissional e, consequentemente os europeus não se sujeitam a atuar. Essas atividades estão relacionadas às áreas da construção civil, serviços de babás, em hotéis, bares e restaurantes, fábricas e ainda trabalhos rurais.

Para essas pessoas, apesar de representar uma "melhora de vida", elas muitas vezes trabalham sem registro algum, em locais insalubres, e se sujeitam a receber remunerações abaixo do que o mercado oferece.

Xenofobia e Racismo na Europa - Geografia Enem
Figura 2
- Charge representando a xenofobia na Europa.

Dica 2- Falando em Imigração, fique atento ao post sobre esse assunto aqui no nosso Blog! Ele traz uma aula mostrando as diferenças nas migrações internas e externas, imigração e emigração. Preste atenção nas dicas! Bons estudos! http://blogdoenem.com.br/migracoes-internas-externas/

A questão xenofóbica e o racismo estão, sobretudo relacionadas ao crescimento de estrangeiros vindos de outros lugares. Vemos diariamente nas manchetes de jornais, notícias que demonstram o repúdio dos europeus aos imigrantes. Várias transformações econômicas ocorreram na Europa a partir da década de 80, aliadas ao processo de globalização, ocasionando uma série de demissões. Países considerados excelentes como a Alemanha, França e Itália entraram em crise e o desemprego caiu em média de 12%, taxa considerada elevada para tais países. Assim, autoridades, políticos, e sindicatos associaram isso ao grande número de imigrantes no país.

Com isso, surgiram grupos xenofóbicos que realizam movimentos e se apoiam em doutrinas racistas. Tais grupos repudiam os imigrantes e exige do governo uma medida para repatriar essas pessoas. Devido a essa situação, os governos têm adotado medidas mais severas na política de entrada de estrangeiros. A restrição tem sido feita de modo veemente e isso estimula a entrada ilegal dessas pessoas. A cada ano aumenta a entrada de imigrantes clandestinos, e o tráfico de trabalhadores que enfrentam ainda mais dificuldades em encontrar emprego e se estabelecer no país.

Atenção à questão proposta. Responda e verifique como anda seus conhecimentos!

(FATEC) "Palavras de ordem, símbolos, propaganda, atos públicos, vandalismo e violência são, atualmente, manifestações de hostilidade frequentes contra estrangeiros na Europa. Os países onde mais intensamente têm ocorrido conflitos são Alemanha, França, Inglaterra, Bélgica e Suíça".

(MOREIRA, Igor e AURICCHIO, Elizabeth. Construindo o espaço mundial. 3.ª ed. São Paulo: Ática, 2007, p. 37. Adaptado.)

Sobre o fenômeno social enfocado pelo texto, é válido afirmar que se trata de conflitos:

a) civis e militares relacionados às formas históricas de exploração dos países do chamado Terceiro Mundo.
b) ligados ao nacionalismo, ao racismo e à xenofobia, no contexto globalizado das grandes migrações internacionais.
c) entre imigrantes das diversas nacionalidades que invadem a Europa, atualmente, na disputa por empregos e por melhores condições de vida.
d) culturais principalmente causados pelo conflito armado entre países católicos e protestantes, mas também, sobretudo, conflitos contra países islâmicos.
e) étnicos e sociais decorrentes das dificuldades de desenvolvimento de países europeus em continuar a sua industrialização nos setores tecnológicos de ponta.

Resposta correta letra B.

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.

The post Xenofobia e Racismo na Europa – Geografia Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Era Napoleônica – História Enem

Posted: 08 Sep 2014 07:48 AM PDT

Era Napoleônica

História Enem Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte nasceu na Córsega, em 1769. Seguiu carreira militar, atingindo a patente de general aos 25 anos de idade. Napoleão era considerado um excelente estrategista militar. Durante a Revolução Francesa posicionou-se ao lado dos Jacobinos. Liderou a revolução contra o governo do Diretório, estabelecendo assim o governo chamado de Consulado. Este golpe ficou conhecido como o Golpe de 18 de Brumário, pois marca o início de um novo período na história francesa e, consequentemente, da Europa: a Era Napoleônica.

O Consulado: primeiro governo de Napoleão (1799-1804)

Este momento político na França serviu para consolidar o poder da alta burguesia. Este governo possuía na sua estrutura três cônsules, eleitos pelo Senado, porém, esta aparente democracia mascarava o poder que detinha o primeiro cônsul, Napoleão Bonaparte.

Napoleão preocupava-se com a segurança interna de seu território, uma vez que precisava atingir o apoio de toda a pequena e alta burguesia francesa. Assim, Napoleão buscou, neste primeiro governo, garantir a paz externa e afastar o potencial perigo de qualquer invasão ao território francês.

Destaca-se neste governo:

Economia – Criação do Banco da França, em 1800, controlando a emissão de moeda e a inflação; criação de tarifas protecionistas, fortalecendo a economia nacional.
Religião – Elaboração da Concordata entre a Igreja Católica e o Estado, a qual dava o direito do governo francês de confiscar as propriedades da Igreja, e, em troca, o governo teria de amparar o clero.
Direito – Criação do Código Napoleônico, representando em grande parte os interesses dos burgueses, como casamento civil (separado do religioso), respeito à propriedade privada, direito à liberdade individual e igualdade de todos perante a lei, etc.
Educação – Reorganização e prioridades para a educação e formação do cidadão francês.

As repercussões obtidas neste período do governo agradaram à elite francesa. Com o apoio destas, Napoleão foi elevado ao nível de cônsul vitalício, em 1802. 

Império (1804-1814)

Napoleão Bonaparte foi coroado imperador por meio de um plebiscito popular, realizado em 1804. Venceu com esmagadora quantidade de votos.

Neste governo, é possível destacar o expressivo número de batalhas militares de Napoleão para a conquista de novos territórios para a França.

O exército francês foi reformado e modernizado, contando com recrutamento obrigatório, o que aumentou consideravelmente o número de soldados franceses.

A Inglaterra, neste contexto, era a maior inimiga da França. Os ingleses eram contra a expansão francesa e, com receio do poderoso exército francês, formaram alianças com a Áustria, Rússia e Prússia. A fim de atingir a Inglaterra, Napoleão estabeleceu o Bloqueio Continental, que decretava que todos os países europeus deveriam fechar seus portos para o comércio com a Inglaterra. Esta atitude tinha como intuito enfraquecer as exportações inglesas, gerando uma crise industrial. Alguns países europeus descumpriram o bloqueio, como Portugal (o que se relaciona com a vinda da família real portuguesa ao Brasil, em 1808) e a Rússia.

Napoleão e seu imenso exército marcharam contra a Rússia, mas foram severamente prejudicados e vencidos pelo rígido inverno russo, bem como pelo inóspito e imenso território da Rússia.

Após essa derrota francesa, a situação da França piorou ainda mais, pois ocorreu a luta da coligação europeia contra a França. Com o controle de Paris por soldados prussianos e aliados, em março de 1814, o imperador Napoleão Bonaparte foi deposto.

Governo dos Cem Dias (1815)

Com a derrota para as forças da coligação europeia, Napoleão foi exilado na Ilha de Elba, através do Tratado de Fontainebleau. Conseguiu fugir no ano seguinte e, com um exército, entrou na França para reconquistar o poder. Porém, cem dias após sua retomada ao poder, foi derrotado pelos ingleses pela segunda vez na Batalha de Waterloo.

Napoleão foi preso e exilado pela segunda vez, desta vez na Ilha de Santa Helena, em 1815. Napoleão morreu em 1821.

Congresso de Viena

História Enem "O Congresso de Viena", Jean-Baptiste Isabey, 1819

Em 1814, a fim de restaurar a ordem nos países da Europa, representantes das grandes potências se reuniram em Viena, na Áustria.

A França, derrotada, foi obrigada a aceitar uma série de imposições: limites novos, conquistados por Napoleão, foram devolvidos; pagamento de uma multa de 700 milhões de francos aos vencedores; teve de restaurar a monarquia, cujo trono foi ocupado por Luís XVIII (rei por direito, de acordo com a sucessão monárquica anterior à Revolução Francesa).

Dica 1 – Revise tudo sobre a Nova República em mais esta aula de História Enem e fique preparado para gabaritar na prova do Exame Nacional do Ensino Médio – http://blogdoenem.com.br/nova-republica-historia-enem/

Santa Aliança foi o nome do exército criado para conter qualquer movimento revolucionário que pudesse surgir neste período. Era formado por todas as potências vencedoras, com exceção da Inglaterra.

O Congresso de Viena encerrou-se em 1815, mas caracterizou-se como um Período Restaurador, uma vez que buscava restaurar o poder das antigas famílias nobres que reinavam no continente antes da Revolução Francesa.

Saiba mais sobre a Era Napoleônica nesta aula do canal HistoriAção Humanas, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Durante o período conhecido como Revolução Francesa, Napoleão Bonaparte posicionou-se ao lado de qual grupo político?

a) Girondinos

b) Sans-cullottes

c) Cordeliers

d) Jacobinos

e) Socialistas

Dica 2 – Preparado para a prova de História do Exame Nacional do Ensino Médio? Revise sobre o Golpe Militar de 1964 nesta aula de História Enem – http://blogdoenem.com.br/golpe-militar-de-1964-historia-enem/

Questão 02

(UNIRIO – Adaptada) "Milhares de séculos decorrerão antes que as circunstâncias acumuladas sobre a minha cabeça vão encontrar um outro na multidão para reproduzir o mesmo espetáculo." (Napoleão Bonaparte). Sobre o período Napoleônico (1799-1815), podemos afirmar que:

a) anulou diversas conquistas do período revolucionário, tais como a igualdade entre os indivíduos e o direito de propriedade.

b) manteve as perseguições religiosas e o confisco das propriedades eclesiásticas iniciadas durante a Revolução Francesa.

c) enfrentou a oposição do exército e dos camponeses ao se fazer coroar imperador dos franceses.

d) favoreceu a aliança militar e econômica com a Inglaterra, visando à expansão de mercados.

e) consolidou a revolução burguesa na França, realizando um governo que buscava aproximar-se dos ideários jacobinos.

Questão 03

Como é chamado o Golpe que deu poder a Napoleão, dando início ao que chamamos de Era Napoleônica?

a) Golpe dos Cem dias

b) Golpe de Fontainebleau

c) Golpe de 18 de Brumário

d) Golpe do Diretório

e) Golpe do Consulado

Questão 04

Após a queda de Napoleão Bonaparte, as nações europeias reuniram-se para determinar as medidas de contenção das ideias liberais difundidas no governo de Bonaparte. O Congresso de Viena teve que ser subitamente interrompido:

a) Devido à Revolução Gloriosa, que ocorreu na Inglaterra, utilizando-se dos ideais democráticos da Revolução Francesa.

b) Devido ao governo dos Cem Dias, em que Napoleão retomou o poder fugindo do exílio.

c) Devido ao apoio do príncipe Metternich, figura dominante do congresso, às ideias liberais da burguesia.

d) Por causa de uma revolta armada de camponeses perto de Viena.

e) Devido à falta de apoio da Inglaterra, que lucrava imensamente com a queda do absolutismo nos outros países europeus.

Dica 3 – Saiba tudo sobre as principais características do Tenentismo em mais esta aula de revisão para a prova de História Enem – http://blogdoenem.com.br/tenentismo-historia-enem/

Questão 05

O princípio de legitimidade, defendido pelo Congresso de Viena, que procurava garantir o direito divino dos Reis, foi eleborado por Talleyrand, contra as consequências:

a) Da Revolução Francesa

b) Da Revolução Americana

c) Da Revolução Industrial

d) Das revoluções de 1848

e) Das revoluções inglesas

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

The post Era Napoleônica – História Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Propriedades gerais da matéria – Química Enem

Posted: 08 Sep 2014 07:08 AM PDT

Propriedades gerais da matéria

São as propriedades da matéria observadas em qualquer corpo, independente da substância de que ele é feito.

Massa

É a medida da quantidade de matéria existente em um corpo. A massa mede a resistência que um corpo possui de alterar a situação que se encontra (em repouso ou movimento), ou seja, a inércia. Quanto maior a massa maior a inércia.

Química Enem

Unidades de medida de massa

Química Enem

Extensão

É o volume que um corpo ocupa no espaço.

Unidades de medida

aula1_fig003.tif

Compressibilidade

É a capacidade que um corpo possui de diminuir seu volume quando uma força é exercida sobre ele.

Dica 1 – Preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio? Estude sobre as Biomoléculas nesta aula de Química Enem que preparamos para você – http://blogdoenem.com.br/biomoleculas-quimica-enem/

Gases são altamente compressíveis, enquanto líquidos e sólidos praticamente não se comprimem (Exceto sob altíssimas pressões).

aula1_fig004.tif

(a) Antes da compressão e (b) após a compressão

Elasticidade

É a capacidade que um corpo tem de voltar ao estado inicial após ser submetido a uma força de deformação.

Lembrando que essa força deve ser exercida dentro de um limite para não destruir a matéria.

Ex.: Elasticidade da nossa pele.

aula1_fig005.tif

Divisibilidade

Propriedade que a matéria tem de ser dividida em partículas muito pequenas, sem alterar suas propriedades.

aula1_fig006.tif

Pedreira em funcionamento – as rochas são fragmentadas dando origem às pedras britas, etc.

Impenetrabilidade

Dois corpos não podem estar simultaneamente (ao mesmo tempo) no mesmo lugar no espaço.

aula1_fig007.tif

Para que o copo afunde, é necessário que todo o ar presente nele saia.

Dica 2 – Fique preparado para as provas do Enem e revise sobre as Funções Orgânicas em mais uma aula de Química Enem que preparamos para você – http://blogdoenem.com.br/funcoes-organicas-quimica-enem/

Propriedades específicas

São propriedades que variam conforme as substâncias de que a matéria é feita.

Organolépticas – perceptíveis pelos nossos 5 sentidos (tato, paladar, visão, audição e olfato).

Cor, odor e sabor – diferentes materiais apresentam diferentes cores, odores e sabores.

Brilho- é a capacidade que a matéria possui em refletir a luz que incide sobre ela. Ex.: Brilho do ouro, diamante, etc.

Físicas – são propriedades que caracterizam fisicamente a matéria.

Ponto de fusão e de ebulição – são as temperaturas (dependem da pressão atmosférica) onde a matéria passa do estado sólido para o estado líquido e do estado líquido para o estado gasoso, respectivamente.

Densidade ou massa específica de um corpo – é definida pela razão massa volume de um corpo, ou seja, define o quanto as moléculas estão agrupadas. Quanto mais denso, mais próximos os átomos constituintes da matéria.

aula1_fig008.tif

Solubilidade – quantidade de matéria que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente.

Condutividade térmica e elétrica – capacidade da matéria conduzir calor e elétrons (corrente elétrica), respectivamente.

aula1_fig009.tif

Uso de cobre para confecção de fios, panelas e canos para transporte de água aquecida.

Dureza – é a resistência que um corpo tem ao ser riscado por outro. Escala de dureza em Mohs.

Ex.: O talco tem a menor dureza natural e o diamante é o mais duro. O diamante é usado para cortar (riscar) mármore, granito e vidro.

Ductibilidade – capacidade da matéria ser transformada em fios. Ex.: Fios de cobre, fios de ouro.

Maleabilidade – capacidade da matéria ser transformada em lâminas (folhas). Ex.: Folhas de zinco, lâminas de ferro.

Magnetismo – capacidade de atrair o ferro e outros materiais paramagnéticos.

Químicas – qualquer reação química que a matéria pode sofrer.

Funcionais – Acidez; Basicidade; Salinidade

Fenômenos químicos ou reações químicas

Ocorrem quebras e formação de ligações químicas, as quais alteram a matéria. As moléculas dos reagentes são quebradas e reagrupadas para formarem novos compostos.

Dica 3 – Aproveite esta aula sobre Radioatividade de Química Enem que preparamos para você, com exercícios e videoaulas para sanar todas as suas dúvidas – http://blogdoenem.com.br/radioatividade-quimica-enem/

Ex.: Queima da madeira; reação entre um ácido e uma base formando sal e água (neutralização), etc.

aula1_fig010.tif

Queima da madeira

Fenômenos físicos ou transformações físicas

Ocorrem sem alterar as propriedades químicas da matéria. São fenômenos reversíveis ou passageiros.

Misturar sem reagir os compostos é também um fenômeno físico.

Ex.: Mudança do estado físico da água; quebrar um giz, etc.

aula1_fig011.tif

Água passando do estado líquido para o estado vapor (evaporação)

Saiba mais sobre Propriedades da matéria nesta aula do canal VideosEducativos, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

As queimadas consomem milhares de hectares de florestas pelo mundo todos os anos. Quanto a elas, pode-se afirmar que:

a) as queimadas são fenômenos físicos.

b) as queimadas são fenômenos químicos.

c) gerou-se muita chuva.

d) houve mudança de estado da matéria com as queimadas.

e) as queimadas causaram uma diminuição da poluição mundial.

Questão 2

Considere os fenômenos seguintes:

I. Ao abrir uma garrafa de refrigerante, ocorre liberação de gás.

II. Ao se colocar água oxigenada sobre uma ferida, ocorre efervescência.

III. Através de um canudinho para refrigerante, ao soprar sobre água de cal, ocorre turvação.

IV. Ao se colocar fermento na massa de pão, observa-se, pouco tempo depois, a expansão da massa.

V. Quando se deixa cair, sobre a língua, gotas de limão, tem-se uma forte sensação de sabor azedo.

São fenômenos físicos:

a) I e II.

b) II e III.

c) I e IV.

d) III e V.

e) I e V.

Questão 3

Toda matéria ocupa lugar no espaço. Densidade é a razão da massa de um objeto dividida pelo volume que esta massa ocupa. Logo, se uma massa igual de material pode preencher o volume de qualquer recipiente onde é colocado, podemos afirmar que este material é:

a) líquido.

b) sólido ou gás.

c) líquido ou sólido.

d) líquido ou gás.

e) gás.

Questão 4

O cobre é um metal amplamente utilizado na fabricação de fios para transportar eletricidade, bem como na fabricação de tubulações para transporte de água aquecida.

São propriedades do Cobre exceto:

a) ductibilidade.

b) alta condutividade elétrica.

c) brilho metálico.

d) maleabilidade.

e) magnetismo.

Questão 5

Considere os processos:

I) Transformação de uma rocha em pó através de pressão.

II) Revelação de filme .

III) Desaparecimento de bolinhas de naftalina colocadas no armário para matar traças.

IV) Obtenção de querosene a partir do petróleo.

V) Corrosão de uma chapa de ferro.

São exemplos de transformações químicas os processos:

a) I, III e IV

b) II e V

c) II, IV e V

d) I, IV e V

e) I, II e V

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 

The post Propriedades gerais da matéria – Química Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Função Polinomial do 1º grau – Revisão Matemática Enem

Posted: 08 Sep 2014 06:22 AM PDT

Função Polinomial do 1º grau

Dados dois conjuntos A e B não vazio, temos que função é a relação onde para cada x pertencente a um conjunto A corresponde a um, e somente um y, pertencente a um conjunto B.

Temos que uma função polinomial do 1º grau é toda função escrita na forma: Matemática Enem

Exemplos:

Matemática Enem

(Função afim)

 12214.png

(Função linear)

Raiz da Função

É o valor de x que zera a função.

Podemos utilizar a mesma demonstração feita na aula 1:

Matemática Enem

Ponto que intercepta o eixo y

Temos como valor que intercepta o eixo y (eixo das ordenadas) o coeficiente b.

Pois:

Matemática Enem

Gráfico

O gráfico de uma função polinomial do 1º grau é uma reta, com isso precisamos encontrar dois pontos, pois por dois pontos distintos passa uma única reta.

Matemática Enem

No gráfico acima temos uma função afim, escrita na forma

Matemática Enem

Classificação

Numa função polinomial do 1º grau 12304.png as retas poderão ser crescentes ou decrescentes, seguindo a seguinte regra:

Função Crescente: a > 0

Função Decrescente: a < 0

Exercício Resolvido

1. (Ufpr 2012) Numa expedição arqueológica em busca de artefatos indígenas, um arqueólogo e seu assistente encontraram um úmero, um dos ossos do braço humano. Sabe-se que o comprimento desse osso permite calcular a altura aproximada de uma pessoa por meio de uma função do primeiro grau.

a) Determine essa função do primeiro grau, sabendo que o úmero do arqueólogo media 40 cm e sua altura era 1,90 m, e o úmero de seu assistente media 30 cm e sua altura era 1,60 m.

b) Se o úmero encontrado no sítio arqueológico media 32 cm, qual era a altura aproximada do indivíduo que possuía esse osso?

Resposta da questão 1:

a) Função do primeiro grau, onde x é o comprimento do úmero e y é a altura do indivíduo.

b) Portanto, a altura aproximada do indivíduo que possuía esse osso era de 1,66 metros.

2. (Ufpb 2011) Em certa cidade, acontece anualmente uma corrida, como parte dos eventos comemorativos pela sua emancipação política. Em 2000, o comitê organizador da corrida permitiu a participação de 1500 pessoas; e, em 2005, a participação de 1800 pessoas. Devido às condições de infraestrutura da cidade, o comitê decidiu limitar o número de participantes na corrida. Nesse sentido, estudos feitos concluíram que o número máximo n(t) de participantes, no ano t, seria dado pela função afim n(t) = at + b, onde a e b são constantes.

Com base nessas informações, conclui-se que, no ano de 2010, o número máximo de participantes na corrida será de:

a) 1900

b) 2100

c) 2300

d) 2500

e) 2700

Resposta da questão 2: [B]

Admitindo t = 0 para 2000, t = 1 para 2001, t = 2 para 2002 e assim sucessivamente, temos a seguinte tabela para o número de participantes n(t).

t n(t)

0 1500

5 1800

Da tabela, temos b = 1500 e 12336.png

Logo, a função será n(t) = 1500 + 60.t

Portanto, n(10) = 1500 + 60.10 = 2100

Saiba mais sobre Função Polinomial do 1º grau nesta aula do canal Descomplica, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

(Unisinos 2012) Qual dos gráficos abaixo representa a reta de equação.

a)

aula02_img02.jpg

b)

aula02_img03.jpg

c)

aula02_img04.jpg

d)

aula02_img05.jpg

e)

aula02_img06.jpg

Dica 1 – Acompanhe esta revisão sobre Equações Polinomiais do 1º e 2º grau e fique preparado para a prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/equacoes-polinomiais-1o-e-2o-grau-matematica-enem/

Questão 2

(Enem 2008) A figura a seguir representa o boleto de cobrança da mensalidade de uma escola, referente ao mês de junho de 2008.

aula02_img07.jpg

Se M(x) é o valor, em reais, da mensalidade a ser paga, em que x é o número de dias em atraso, então

a) M(x)=500+0,4x

b) M(x)=500+10x

c) M(x)=510+0,4x

d) M(x)=510+40x

e) M(x)=500+10,4x

Dica 2 – Revise tudo sobre os Logaritmos em mais esta aula de Matemática Enem, com definições e exercícios resolvidos para você gabaritar no Exame Nacional do Ensino Médio – http://blogdoenem.com.br/logaritmos-matematica-enem-2/

Questão 3

(G1 – cftmg 2008) Na figura, está representado o gráfico da função f(x).

aula02_img08.jpg

Com relação a f(x) pode-se afirmar que:

I. q representa o termo independente da função f(x).

II. Se x > p, então f(x) < 0.

III. A função f(x) é crescente.

IV. A declividade da reta é dada por p.

Estão CORRETAS somente as afirmativas

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) III e IV.

Dica 3 – Pronto para o Exame Nacional do Ensino Médio? Revise tudo sobre Função Exponencial em mais esta aula preparatória para a prova de Matemática Enem! – http://blogdoenem.com.br/funcao-exponencial-matematica-enem/

Questão 4

(Ufsm 2006)

aula02_img09.jpg

Durante o percurso de x km, o Sr. Jones tem o hábito de fazer três paradas de 10 min cada uma. Usando uma velocidade média de 60 km/h, a função que permite calcular o tempo, em horas, que ele leva para percorrer os x km é

a) f(x) = 12585.png

b) f(x) = 12601.png + 30

c) f(x) = 6x + 30

  d) f(x) = 12619.png

e) f(x) = f(x) = x – 12639.png

Questão 5

(Pucmg 2004) Em certa cidade, durante os dez primeiros dias do mês de julho de 2003, a temperatura, em graus Celsius, foi decrescendo de forma linear de acordo com a função T(t) = -2t + 18, em que t é o tempo medido em dias. Nessas condições, pode-se afirmar que, no dia 8 de julho de 2003, a temperatura nessa cidade foi:

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

The post Função Polinomial do 1º grau – Revisão Matemática Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

2 comentários:

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!