sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


MEC descarta proposta de anular provas do Enem 2016

Posted: 01 Dec 2016 01:35 PM PST

O ministro da educação contestou a posição do MPF que pretende anular as provas do Enem 2016 por conta de vazamentos identificados pela Polícia Federal. O MEC esclareceu que apoia as investigações, e que a Polícia Federal atuou flagrando os envolvidos na tentativa de fraude, e que não houve comprometimento para os demais candidatos. 

A nova polêmica surgiu dia 1º de dezembro quando o Ministério Público Federal apresentou trechos de relatórioda Polícia federal com evidência de vazamentos dos cadernos de prova e da transmissão de gabaritos do exame realizado em novembro de 2016.

A Polícia Federal apontou, entre outros aspectos, a prisão de candidatos no Ceará e no Amapá com o tema da Redação, sendo que em Fortaleza um candidato estava com um texto pronto para transcrever na redação. O mesmo candidato estava com um ponto eletrônico para receber o gabarito das questões objetivas. Na capital do Amapá outro candidato foi preso após a prova com um texto sobre Intolerância Religiosa.Ixora coccinea

Em Minas Gerais, na cidade de Montes Claros, também foram realizadas prisões de candidatos que utilizavam sistemas eletrônicos para receber o gabarito, com pagamento de até 180 mil reais para os membros das quadrilhas que fraudavam o sistema.

A perspectiva do Ministério Público Federal é de que "uma quadrilha organizada teve acesso às provas", e que isto comprometeria a aplicação do exame. A Polícia Federal encontrou ainda evidências de que a prova do Enem foi fotografada, com imagens e gabaritos enviados por celular antes da prova para candidatos beneficiados pelo esquema.

MEC trabalha junto com a Polícia Federal

O MEC e o INEP dizem que trabalharam em conjunto com a Polícia Federal, inclusive em caráter preventivo, e que por isso foi possível identificar as fraudes e prender os envolvidos. Desta maneira, o vazamento foi controlado com a prisão das quadrilhas organizadas e de candidatos que tentaram fraudar o resultado para se beneficiar. E, então, que as provas do Enem 2016 estão valendo.mec-contesta-mpf-enem-2016-esta-valendo

O relatório da Polícia Federal foi entregue ao Ministério Público Federal, para ser incorporado à demanda do PMF do Ceará na Justiça Federal, para análise de pedido de cancelamento do Enem a ser analisado por um Juiz Federal.

MEC e INEP soltam Nota Oficial sobre o relatório da PF

O Blog entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do INEP (1º de dezembro) para saber a posição do órgão responsável pelo Enem sobre o resultado do relatório de investigações da Polícia Federal.  Às 15h e 57 minutos do dia 1º de dezembro de 2016 foi enviada a seguinte resposta oficial:

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Veja um Histórico de polêmicas sobre o vazemento do Enem 2016

Justiça negou cancelamento da Redação do Enem

Ainda no mês de novembro a Justiça Federal deu ganho de causa para os argumentos do Ministério da Educação em relação ao possivel vazamento do Tema da Redação. Trazudindo: A Redação do Enem 2016 está valendo e será corrigida.

     A origem da confusão toda estava numa versão atribuída inicialmente a uma falsa prova que circulou nas redes sociais nas vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio. As questões não batiam com as provas reais aplicadas no Enem 2016. Mas, o tema da redação na falsa prova também era sobre Intolerância Religiosa. mec-vence-redacao Surgiu dai a polêmica sobre o vazamento do tema da Redação do Enem. Um procurador do Ministério Público Federal entrou na Justiça  solicitando a anulação de todas as redações por conta da similaridade entre o tema (da prova verdadeira) e da ‘falsa prova’.

    Na prova do Enem a abordagem estava restrita ao Brasil, e com o seguinte tema: Caminhos para Combater a Intolerância Religiosa no Brasil. Já na falsa prova que circulou na internet o tema apontado pela Nota Oficial do MEC seria ‘Intolerância Religiosa no Século XXI’. Os dados técnicos utilizados para embasar o enunciado eram da mesma fonte utilizada pelo INEP na prova ‘oficial’.

A Justiça Federal já soltou uma decisão liminar concordando com o MEC, e negando a anulação da Redação. Veja aqui a Nota Oficial do MEC com o resultado da ação na Justiça:

Justiça derruba pedido de cancelamento da redação do Enem 2016

 Brasília, 09/11/2016 – A ação do Ministério Público Federal do Ceará que pedia a suspensão da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 foi derrubada pelo Juiz Federal da 4ª Vara, José Vidal Silva Neto, na tarde desta quarta-feira, 9. Segundo o magistrado, o tema da falsa prova de 2015 não é o mesmo cobrado no Enem deste ano.

"Embora se assemelhem, em virtude de ambos se referirem ao assunto da intolerância religiosa, diferem em alcance e perspectivas, que não se tocam", defendeu. José Vidal ressaltou ainda o fato de o tema de 2016 ter viés propositivo, com vistas a exigir que o candidato formule opções e propostas de ação social ou política concreta para combater a intolerância social no Brasil.

Sobre o candidato flagrado com modelo de redação já preenchido, o juiz defende que o fato não extrapola seus estritos limites individuais, de fato pontual e isolado. "Este específico candidato de alguma forma, ainda não desvendada, conseguiu burlar o sigilo das provas, provavelmente subornando funcionário que teve contato com as provas, tendo conhecimento antecipado do tema da redação, com o que obteve vantagem ilícita em detrimento de todos os demais candidatos", concluiu. O juiz defendeu que o candidato seja eliminado e que não há nenhuma razão para anular a prova de todos os candidatos que se submeteram corretamente à redação.

As operações deflagradas no domingo, 6, que revelaram tentativas de fraudar o Enem, são reflexo da ação conjunta entre o Ministério da Educação, o Inep e a Polícia Federal, que estão trabalhando em parceria para garantir a segurança e a lisura do certame.

 Assessoria de Comunicação Social

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Veja o Histórico do problema

Porém,  para complicar, uma versão de falsa prova foi divulgada pelo próprio Ministério da Educação, no dia 18 de dezembro de 2015, em que o tema da redação era exatamente ‘Intolerância Religiosa no Brasil’. Para o tema da prova ‘real’ do Enem 2016 só faltava escrever ‘Caminhos para Combater a…’.  Muito estranho mesmo tamanha proximidade entre os temas. O INEP vê apenas ‘coincidência’. Veja no final do post uma imagem com o tema falso (de 2015) e o tema verdadeiro de 2016.

Ministério Público pede anulação da prova de Redação

Nesta segunda-feira à noite (7 de novembro) o procurador federal Oscar Costa Filho entrou com uma ação na Justiça Federal pedindo uma liminar para suspender os efeitos da Redação na avaliação dos candidatos, e, em seguida, com a consequente anulação da prova de Redação no Enem 2016. O procurador anexou nas argumentações que a Polícia Federal prendeu em flagrante um candidato que já chegou ao local de prova com uma redação pronta no bolso,  o que comprovaria o vazamento do tema.

Na terça-feira (8 de novembro) surgiram novas informações de que candidatos presos também teriam conhecimento prévio do tema da Redação. O Blog do Enem fez contato com as assessorias do MEC e do INEP perguntando se já foram identificados os autores ou os responsáveis pela difusão da falsa prova.  Assim que tivermos uma resposta, vamos compartilhar. Confira abaixo as Notas Oficiais do INEP sobre o possível vazamento do tema e as investigações.

Você já conferiu o Gabarito do Enem 2016?

Veja as Notas Oficiais do MEC e do INEP

1 – Inep rechaça tentativa de tumultuar Enem 2016

 O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) rechaça veementemente mais um tentativa de tumultuar o ENEM 2016, que foi realizado com absoluto sucesso para 5,8 milhões dos 8,6 milhões de inscritos e esclarece:

 1-  O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, "Caminhos para Combater a Intolerância Religiosa no Brasil" não é o mesmo de uma prova falsa divulgada às vésperas do Enem 2015, com o tema "Intolerância Religiosa no Século XXI".

 2- Abordar simplesmente o tema a intolerância religiosa no século XXI não permite que o participante desenvolva uma proposta de intervenção na realidade respeitando os direitos humanos, o que contraria os pressupostos metodológicos previstos no Edital do Enem.

 3 – O gráfico que apoia o desenvolvimento da redação do Enem 2016 é baseado em um estudo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, de domínio público. O gráfico da prova falsa divulgada às vésperas do Enem 2015, é baseado no mesmo estudo, mas tem recorte diferente.

 4 – Portanto, trata-se de uma coincidência de assuntos que não afeta o Enem 2016 por não se tratar de um vazamento.

 5 – É importante ressaltar que todos os anos são veiculadas em diversas redes sociais provas de redação falsas com os mais variados temas de relevância social, que muitas vezes mantém uma relação com o que pode ser proposto em Redações do Enem.

 6 – A formulação do tema de redação do Enem é feita com a participação de professores de várias áreas do conhecimento que compõem o banco de elaboradores e revisores do Inep. Esses elaboradores e revisores são selecionados por meio de chamada pública nas Instituições Públicas de Ensino. É realizado um evento com a presença desses colaboradores onde são discutidos temas de ordem social, cultural, política ou científica, que propiciem propostas de intervenção social.

 7 – A escolha dos temas de redação são levantados, pela comissão de especialistas, diversos assuntos que remetem a questões sociais que merecem discussão mais ampla e conscientização da sociedade. Cabe ressaltar que a escolha desses temas não são motivados exclusivamente por propagandas ou notícias atuais.

 8 – Na elaboração da prova de Redação são escolhidos alguns textos motivadores. Esses textos são, em sua maioria, retirados de sites de instituições governamentais. Procura-se obter dados oficiais que confirmem a questão abordada na proposta de redação. Os textos motivadores servem de apoio ao candidato para que reflita sobre o tema e possa dar o encaminhamento que julgar mais adequado dentro do tema proposto e respeitando os direitos humanos. Porém, eventualmente, textos motivadores para a proposta de redação podem ser obtidos em veículos de comunicação.

 9 – Por fim, o Inep condena o uso de mentiras e falsas polêmicas  com objetivos políticos e sem qualquer compromisso com a Educação ou com os milhões de jovens que fizeram o Enem.

 Assessoria de Comunicação Social (do Ministério da Educação. 7 de novembro de 2011)

Veja na Imagem a prova do falso vazemento (esquerda) e a prova verdadeira à direita:

tema-falso-e-tema-verdadeiro

2 – Sobre a aplicação do Exame Nacional de Ensino Médio 2016, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a Polícia Federal esclarecem:

  1. As operações deflagradas ontem (6/11) são reflexo da ação conjunta entre as instituições, que trabalham em parceria para garantir a segurança e a lisura do certame;
  2. Os casos identificados, que estão sob investigação, delimitarão a responsabilidade dos envolvidos;
  3. O INEP e a PF reiteram o empenho para apurar os fatos, garantindo que não haja prejuízo aos participantes do ENEM 2016.

Assessoria de Comunicação Social (7/112016)

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Engenharia de Telecomunicações: Notas de corte no Sisu 2016

Posted: 01 Dec 2016 05:48 AM PST

Você tem bom domínio de Matemática, e tem curiosidade sobre o mundo das novas tecnologias de comunicação digital? Então, seu perfil pode ter a ver com o curso de graduação em Engenharia de Telecomunicações.

engenharia-de-telecomunicacoes

A maior nota de corte Sisu 2016 para o curso de Engenharia de Telecomunicações  foi na Universidade Federal do Pará (UFPA). O curso cravou 786,39 pontos, para lotação no câmpus Belém e disputa de Ampla Concorrência. O segundo curso mais disputado foi o da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com 749,91 pontos, para o câmpus de Uberlândia e disputa de Ampla Concorrência. Em seguida veio a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 740,88 pontos, para o câmpus de Niterói e disputa de Ampla Concorrência.

Veja a tabela completa – Notas de Corte do Enem para Engenharia de Telecomunicações

CEFET/RJ Rio de Janeiro Eng. de Telecomunicações Vesp. Cota racial, renda até 1,5 SM 644,55
CEFET/RJ Rio de Janeiro Eng. de Telecomunicações Vesp. Esc. Pública, renda 1,5 SM 672,08
CEFET/RJ Rio de Janeiro Eng. de Telecomunicações Vesp. Cota racial, renda livre 674,9
CEFET/RJ Rio de Janeiro Eng. de Telecomunicações Vesp. Escola Pública, renda livre 719,35
CEFET/RJ Rio de Janeiro Eng. de Telecomunicações Vesp. Ampla Concorrência 737,72
IFCE Fortaleza Eng. de Telecomunicações Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 628,16
IFCE Fortaleza Eng. de Telecomunicações Int. Cota racial, renda livre 633,27
IFCE Fortaleza Eng. de Telecomunicações Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 636,13
IFCE Fortaleza Eng. de Telecomunicações Int. Escola Pública, renda livre 643,72
IFCE Fortaleza Eng. de Telecomunicações Int. Ampla Concorrência 825,6
IFSC São José Eng. de Telecomunicações Mat. Cota racial, renda livre 622,8
IFSC São José Eng. de Telecomunicações Mat. Cota racial, renda até 1,5 SM 629,86
IFSC São José Eng. de Telecomunicações Mat. Escola Pública, renda livre 632,76
IFSC São José Eng. de Telecomunicações Mat. Esc. Pública, renda 1,5 SM 635,96
IFSC São José Eng. de Telecomunicações Mat. Ampla Concorrência 660
UFAM Manaus Engenharia Elétrica – Telecomunicações Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 596
UFAM Manaus Engenharia Elétrica – Telecomunicações Int. Cota racial, renda livre 645,56
UFAM Manaus Engenharia Elétrica – Telecomunicações Int. Ampla Concorrência 683,8
UFC Fortaleza Eng. de Telecomunicações Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 641,12
UFC Fortaleza Eng. de Telecomunicações Int. Cota racial, renda livre 644,16
UFC Fortaleza Eng. de Telecomunicações Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 645
UFC Fortaleza Eng. de Telecomunicações Int. Escola Pública, renda livre 649,18
UFC Fortaleza Eng. de Telecomunicações Int. Ampla Concorrência 706,6
UFF Niterói Eng. de Telecomunicações Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 641,26
UFF Niterói Eng. de Telecomunicações Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 675,37
UFF Niterói Eng. de Telecomunicações Int. Cota racial, renda livre 680,65
UFF Niterói Eng. de Telecomunicações Int. Escola Pública, renda livre 713,31
UFF Niterói Eng. de Telecomunicações Int. Ampla Concorrência 740,88
UFJF Juiz de Fora Engenharia Elétrica – Telecomunicações Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 644,44
UFJF Juiz de Fora Engenharia Elétrica – Telecomunicações Int. Cota racial, renda livre 679,66
UFJF Juiz de Fora Engenharia Elétrica – Telecomunicações Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 692,4
UFJF Juiz de Fora Engenharia Elétrica – Telecomunicações Int. Ampla Concorrência 723,8
UFJF Juiz de Fora Engenharia Elétrica – Telecomunicações Int. Escola Pública, renda livre 736,9
UFPA Belém Eng. de Telecomunicações Vesp. Cota racial, renda até 1,5 SM 663,46
UFPA Belém Eng. de Telecomunicações Vesp. Cota racial, renda livre 672,2
UFPA Belém Eng. de Telecomunicações Mat. Cota racial, renda livre 674,82
UFPA Belém Eng. de Telecomunicações Mat. Cota racial, renda até 1,5 SM 682,16
UFPA Belém Eng. de Telecomunicações Vesp. Ampla Concorrência 784,56
UFPA Belém Eng. de Telecomunicações Mat. Ampla Concorrência 786,39
UFSJ Ouro Branco (Alto Paraopeba – CAP) Eng. de Telecomunicações Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 608,74
UFSJ Ouro Branco (Alto Paraopeba – CAP) Eng. de Telecomunicações Not. Escola Pública, renda livre 615,2
UFSJ Ouro Branco (Alto Paraopeba – CAP) Eng. de Telecomunicações Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 622,35
UFSJ Ouro Branco (Alto Paraopeba – CAP) Eng. de Telecomunicações Not. Cota racial, renda livre 624,4
UFSJ Ouro Branco (Alto Paraopeba – CAP) Eng. de Telecomunicações Not. Ampla Concorrência 651,34
UFSM Santa Maria Eng. de Telecomunicações Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 595,06
UFSM Santa Maria Eng. de Telecomunicações Int. Cota racial, renda livre 610,88
UFSM Santa Maria Eng. de Telecomunicações Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 639,98
UFSM Santa Maria Eng. de Telecomunicações Int. Escola Pública, renda livre 668,42
UFSM Santa Maria Eng. de Telecomunicações Int. Ampla Concorrência 678,28
UFU Patos de Minas Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações Int. Cota racial, renda livre 638,34
UFU Patos de Minas Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 640,16
UFU Patos de Minas Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 645,68
UFU Uberlândia Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 652,4
UFU Patos de Minas Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações Int. Escola Pública, renda livre 657,45
UFU Uberlândia Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações Int. Cota racial, renda livre 663,56
UFU Patos de Minas Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações Int. Ampla Concorrência 680,99
UFU Uberlândia Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 685,46
UFU Uberlândia Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações Int. Escola Pública, renda livre 707,26
UFU Uberlândia Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações Int. Ampla Concorrência 749,91
UNIPAMPA Alegrete Eng. de Telecomunicações Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 580,34
UNIPAMPA Alegrete Eng. de Telecomunicações Int. Cota racial, renda livre 583,9
UNIPAMPA Alegrete Eng. de Telecomunicações Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 591,22
UNIPAMPA Alegrete Eng. de Telecomunicações Int. Escola Pública, renda livre 592,7
UNIPAMPA Alegrete Eng. de Telecomunicações Int. Ampla Concorrência 622,2
UPE Recife Engenharia Elétrica – Telecomunicações Mat. Ampla Concorrência 675,54
UTFPR Curitiba Sistemas de Telecomunicações Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 604,69
UTFPR Curitiba Sistemas de Telecomunicações Not. Cota racial, renda livre 634,72
UTFPR Curitiba Sistemas de Telecomunicações Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 636,12
UTFPR Curitiba Sistemas de Telecomunicações Not. Escola Pública, renda livre 682,34
UTFPR Curitiba Sistemas de Telecomunicações Not. Ampla Concorrência 686,48

Ainda está em dúvida se deseja ingressar no curso de Engenharia de Telecomunicações? Então confira aqui um pouco mais sobre a carreira e o curso. Veja também o Guia de Profissões preparado pelo Blog do Enem.

Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

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Inglês Enem 2016: Confira a resolução das questões da prova

Posted: 01 Dec 2016 04:53 AM PST

Você que é fera e se dedicou durante esse ano, já sabia que as questões de Inglês do Enem são pura interpretação de texto, não é mesmo? Pois então, o Enem não te decepcionou.

As questões deste ano trouxeram pequenos textos sobre variados temas e questões que pediam a interpretação do tema geral do texto ou de pequenos trechos. Então, para você aprender um pouquinho mais sobre interpretação de textos em inglês, fique ligado(a) neste post que a professora Isabel preparou pra você com as resoluções comentadas.

ingles-enem-2016

ANÁLISE DA QUESTÃO 91 DA PROVA CINZA DO ENEM 2016

1

Em diferentes épocas e lugares, compositores têm utilizado seu espaço de produção musical para expressar e problematizar perspectivas de mundo. Paul McCartney, na letra dessa canção, defende

a) aprendizado compartilhado.
b) a necessidade de donativos.
c) as manifestações culturais.
d) bem em relação ao mal.
e) respeito étnico.

Como esperado, esta questão é uma parte de uma música do ex-beatle Paul McCarteny. Esta questão era esperada, porque sempre cai uma letra de música na prova de inglês do Enem.

Esta música é muito famosa, estando em primeiro lugar em vários países do mundo na década de 80. Trata-se da questão racial, como o título da música indica. EBONY significa ÉBANO que é uma madeira nobre de cor muito escura. IVORY, que significa MARFIM, é BRANCO.

Na primeira estrofe "Ebony and ivory live together in perfect harmony" fala sobre a harmonia do preto vivendo com o branco nas teclas do piano. E então, o compositor questiona "why don't we?", ou seja, porque as pessoas também não vivem em harmonia?

Na última estrofe, "we need to survive together", PRECISAMOS VIVER JUNTOS.

Esta questão fala sobre a igualdade de gêneros, tema comum no ENEM. Não era preciso conhecimento de gramática mas sim, vocabulário, saber o que significa EBONY e IVORY além de um conhecimento de mundo, já que estamos falando de uma música de um ícone da música pop, o ex-beatle Paul MacCartney.
A resposta da questão é a letra E, respeito étnico.

Dica 1: Veja este post com dicas sobre a técnica scanning para você arrasar nas questões de interpretação de texto em inglês: http://blogdoenem.com.br/scanning-interpretacao-ingles-enem/

ANÁLISE DA QUESTÃO 92 DA PROVA CINZA DO ENEM 2016

2

As línguas têm um papel importante na comunicação entre pessoas de diferentes culturas. Diante do movimento de internacionalização no ensino superior, a Universidade Politecnico di Milano decidiu

a) elaborar exames em língua inglesa para o ingresso na universidade.
b) ampliar a oferta de vagas na graduação para alunos estrangeiros.
c) Invesitir na divulgação da universidade no mercado internacional.
d) Substituir a língua nacional para se inserir no contexto da globalização.
e) Estabelecer metas para melhorar a qualidde do ensino de italiano.

Esta questão trata da importância da língua inglesa no mundo. Ela fala sobre a globalização, um tema bastante recorrente no ENEM. A resposta da questão é a letra D.

Para chegar a essa conclusão, não precisamos ir longe. Basta olhar o título do texto," ITALIAN UNIVERSITY SWITCHES TO ENGLISH"para chegar na reposta. Para tal, o vocabulário era importante, já que a palavra-chave é SWITCH que significa MUDAR. Lendo o texto também nos deparamos com "– the Politecnico di Milano – is going to switch to the English language". Mais uma vez, o verbo "switch", que significa "mudar", "substituir", como encontramos na opção D. Na frase "The university has announced … will be taught and assessed in English rather than Italian.", em que "rather than" significa "no lugar de", ou seja, inglês no lugar de italiano.

Esta questão avalia principalmente o vocabulário de nível intermediário além de um conhecimento de mundo que ajudaria o aluno a interpretar mais facilmente texto, que seria a importância da língua inglesa na globalização.

Dica 2: Veja também a técnica skimming para interpretar textos em inglês. http://blogdoenem.com.br/skimming-ingles-enem/

ANÁLISE DA QUESTÃO 95 DA PROVA CINZA DO ENEM 2016

3
Considerando-se as informações do texto, a expressão "bogof" é usada para
a) Anunciar mercadorias em promoção.
b) Pedir para uma pessoa se retirar.
c) Comprar produtos for a de moda.
d) Indicar recessão na economia.
e) Chamar alguém em voz alta.

De acordo com o dicionário MACMILLAN, a palavra BOGOF é um substantivo, usada bastante na economia. Ela seria, BUY ONE GET ONE FREE, ou seja, na compra de um, leve dois. Usando a primeira letra de cada palavra, b-o-g-o-f e então temos a palavra BOGOF.
Já no primeiro paragrafos lemos "supermarket", que significa SUPERMERCADO, então, pensariams na opção A, por que a palava SUPERMARKET nos leva a pensar em promoção,descontos, entre outros. E no último parágrafo, novamente a palavra SUPERMAKET, e depois CONSUMERS, ATTRACTED.

Trata-se de uma questão fácil, com vocabulário bastante básico. Não foi pedido nada de gramática,nem como uma "pegadinha" para a questão de interpretação. Portanto, fique atento, cada vez mais o Enem se preocupa com a interpretação de textos, o que exige leitura de revistas e jornais e até mesmo assistir filmes e séries no Youtube.

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Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

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Isabel Inglês
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

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Engenharia da Computação – Notas de Corte Sisu 2016

Posted: 01 Dec 2016 03:55 AM PST

Você tem interesse ou habilidade para o raciocínio lógico-matemático? Os cursos da área vinculada à computação exigem dos estudantes uma boa base em Matemática para dar conta do recado. Quem entra com defasagem precisa fazer nivelamentos para acompanhar uma puxada como a do curso de graduação em Engenharia da Computação.

Quer seguir a carreira de engenheiro da computação? Então confira como está a concorrência para garantir uma vaga no curso de Engenharia da Computação em universidade pública.

engenharia-da-computacao

A maior nota de corte Sisu 2016 para Engenharia da Computação foi na Universidade Federal do Pará (UFPA). O curso cravou 805,11 pontos, para lotação no câmpus Belém disputa de Ampla Concorrência. O segundo curso mais disputado foi na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), com 778,49 pontos, para lotação no câmpus Curitiba e disputa de Ampla Concorrência. Em seguida veio a Universidade Federal da Bahia (UFBA), com 725,2 pontos, para o câmpus de Salvador e disputa de Ampla Concorrência.

Veja a tabela completa – Notas de Corte do Enem para Engenharia da Computação

UPE Recife Engenharia da Computação Mat. Ampla Concorrência 692,32
UTFPR Pato Branco Engenharia da Computação Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 640,56
UTFPR Pato Branco Engenharia da Computação Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 641,06
UTFPR Pato Branco Engenharia da Computação Int. Cota racial, renda livre 644,62
UTFPR Curitiba Engenharia da Computação Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 666,8
UTFPR Pato Branco Engenharia da Computação Int. Escola Pública, renda livre 675,47
UTFPR Curitiba Engenharia da Computação Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 712,64
UTFPR Pato Branco Engenharia da Computação Int. Ampla Concorrência 712,78
UTFPR Curitiba Engenharia da Computação Int. Cota racial, renda livre 730,5
UTFPR Curitiba Engenharia da Computação Int. Escola Pública, renda livre 745,84
UTFPR Curitiba Engenharia da Computação Int. Ampla Concorrência 778,49
UFAM Manaus Engenharia da Computação Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 602,11
UFAM Manaus Engenharia da Computação Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 624,82
UFAM Manaus Engenharia da Computação Int. Cota racial, renda livre 641,97
UFAM Manaus Engenharia da Computação Int. Ampla Concorrência 691,04
UFAM Manaus Engenharia da Computação Int. Escola Pública, renda livre 697,07
UFBA Salvador Engenharia da Computação Not. Escola Pública, renda livre 665,43
UFBA Salvador Engenharia da Computação Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 671,77
UFBA Salvador Engenharia da Computação Not. Esc. Pública, renda 1,5 SM 674,99
UFBA Salvador Engenharia da Computação Not. Cota racial, renda livre 683,15
UFBA Salvador Engenharia da Computação Not. Ampla Concorrência 725,2
UFES São Mateus (CEUNES) Engenharia da Computação Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 641,3
UFES São Mateus (CEUNES) Engenharia da Computação Int. Cota racial, renda livre 648,53
UFES São Mateus (CEUNES) Engenharia da Computação Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 673,03
UFES São Mateus (CEUNES) Engenharia da Computação Int. Escola Pública, renda livre 688,15
UFES São Mateus (CEUNES) Engenharia da Computação Int. Ampla Concorrência 709,79
UFPA Belém Engenharia da Computação Mat. Cota racial, renda até 1,5 SM 655,16
UFPA Belém Engenharia da Computação Vesp. Cota racial, renda até 1,5 SM 681,6
UFPA Belém Engenharia da Computação Vesp. Cota racial, renda livre 687,3
UFPA Belém Engenharia da Computação Mat. Cota racial, renda livre 690,9
UFPA Belém Engenharia da Computação Vesp. Ampla Concorrência 803,7
UFPA Belém Engenharia da Computação Mat. Ampla Concorrência 805,11
UFPE Recife Engenharia da Computação Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 635,15
UFPE Recife Engenharia da Computação Int. Cota racial, renda livre 639,04
UFPE Recife Engenharia da Computação Int. Esc. Pública, renda 1,5 SM 651,38
UFPE Recife Engenharia da Computação Int. Escola Pública, renda livre 685,68
UFPE Recife Engenharia da Computação Int. Ampla Concorrência 719

Ainda está em dúvida se deseja ingressar no curso de Engenharia da Computação? Então confira aqui um pouco mais sobre a carreira e o curso. Veja também o Guia de Profissões preparado pelo Blog do Enem.

Martha Ramos

Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

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‘Força Chape’ – A tragédia revela novos sinais de humanidade. Veja.

Posted: 01 Dec 2016 03:24 AM PST

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A Humanidade dá sinais de humanidade?

Com o acidente trágico da Chapecoense podemos aprender que ainda existe solidariedade para nos salvar da destruição.

É esperançoso e emocionante constatar gestos concretos de solidariedade e amor nunca antes imaginados ou visibilizados  por quem os protagoniza:

  • Os rivais do jogo oferecendo o título de campeão ao time que foi impedido de jogar;
  • Times concorrentes cotizando-se financeiramente para reerguer o time ceifado;
  • Times fortes cedendo, por empréstimo, jogadores de seus quadros para recompor o quadro perdido;
  • Confederação de gigantes se mobilizando para conceder estabilidade, por algum tempo, na categoria em que estava o time ceifado;
  • Toda a equipe da maior rede de comunicação do país juntando-se ao vivo em horário nobre para aplaudir o time acidentado,
  • Cidadãos do país competidor juntando-se para declarar 'somos irmãos'.

A tragédia sinalizando para algum propósito?

Os passageiros do trem da vida acordando para a transitoriedade da vida? Para enxergar aquilo que dá sentido e justifica a vida?

Há sinais de esperança! Há sentimentos nobres eclodindo!

Presença do divino no ar e na terra!

O amor está de volta!!!

Esta mensagem foi encaminhada ao Blog do Enem pela professora Cleunice Rehem. Compartilhe você também com os colegas e amigos nesta rede de solidariedade que provoca todos os nossos corações.cleuniceA professora Cleunice é baiana, formada e pós-graduada na área da Educação, e autora de livros sobre Educação e Mercado de Trabalho. Ela ocupou diversos cargos de direção na Secretaria de Educação do Governo Estadual da Bahia, em organismos internacionais, e no Ministério da Educação. Atualmente atua na Assessoria da Secretaria de Ensino Superior no Ministério da Educação. Você encontra Cleunice no facebook: https://www.facebook.com/cleunice.rehem

O abraço do Blog do Enem na corrente do Força Chape

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O Blog do Enem apresenta a solidariedade a todas as famílias dos atletas, comissão técnica e dirigentes da Chapecoense, e às famílias dos colegas de imprensa que também perderam suas vidas no trágico acidente.

O nosso abraço é para a população de Chapecó, de toda Santa Catarina, e para todos aqueles país afora que estão sofrendo e partilhando a dor da perda. #ForçaChape

 

 

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