domingo, 26 de abril de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Filosofia Enem – Veja ‘O que é Filosofia’, e faça uma revisão completa. A Filosofia ajuda você a conhecer a natureza das coisas e a organizar as suas próprias ideias.

Posted: 24 Apr 2015 02:32 PM PDT

Filosofia Enem? – Sim, cai muita coisa de Filosofia nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Não apenas em questões de Ciências Humanas. Na verdade até mesmo na Redação e na Interpretação de Textos a Filosofia está presente, pois ela ajuda você a pensar, a organizar suas ideias, a conhecer o mundo e a se expressar.  Então, se alguém perguntar para você ‘Filosofia Enem?’, responda Sim! 

o que é filosofia

O que é Filosofia?

Muitas pessoas têm se perguntado o que é filosofia, para que ela serve e por que devemos estudá-la. Se você já se fez estas perguntas, acredite: você já deu o primeiro passo em direção à filosofia. Nós não vamos responder estas perguntas diretamente, não neste momento. Na verdade, ao longo deste texto e deste curso, nós vamos mostrar aos poucos a importância do estudo da filosofia. E, claro, com foco em ‘Filosofia Enem’.

aristóteles

Aristóletes

 "Todo homem deseja saber", assim Aristóteles (384/322 a.C.) inicia uma das suas mais importantes obras "Metafísica" (para além da física). Provavelmente você tem curiosidade sobre muitas coisas e sobre muitos assuntos. Mas você deve estar mergulhado em muitas tarefas do seu dia a dia: trabalho, estudo, filhos, contas, etc.

Quando, ao final do dia, você se deita para descansar após um longo dia de tarefas exaustivas, talvez três coisas possam acontecer com você: primeiro, está tão cansado que, ao cair na cama, dorme imediatamente; segundo, pensa no que aconteceu durante o dia e se organiza para o próximo dia e quando não consegue relaxar passa a noite em claro, insônia; terceiro, pode ser que você, antes de dormir, consiga pensar no seu dia, reflita sobre o que aconteceu, faça perguntas com o objetivo de melhorar o seu entendimento sobre o que aconteceu com você ou com o mundo.

Estas três possibilidades são muito importantes para o nosso curso de filosofia. Não, não vamos estudar as causas da insônia, também não temos como objetivo produzir um curso de autoajuda ou de administração pessoal. O que vamos fazer agora é filosofar.

O seu dia a dia, como o de qualquer outra pessoa, é tão corrido que você não tem tempo de olhar para o que acontece do seu lado, o que dizer de olhar o todo. Vivemos um ritmo frenético, onde tempo é dinheiro. Não temos paciência com os outros e às vezes nem conosco mesmos.

O seu chefe exige de você pontualidade e compromisso no trabalho, mas você acha que ganha pouco para tal exigência; Sua mãe reclama e lhe deixa de castigo por você tirar uma nota baixa na escola e você se revolta com ela e com a escola; A escola não faz sentido para você, lhe cobram muitas matérias que não fazem sentido para o seu dia a dia; Os índices de violência aumentaram em sua cidade e você não sabe ao certo o porquê disso, talvez só se interesse quando ele acontecer com você ou com um conhecido; A saúde pública vai de mal a pior, mas você tem plano de saúde particular e, portanto, não é algo que lhe incomoda diretamente; A corrupção assola o país e alguns amigos seus e até parentes lhe ensinam que só há uma saída para você se dar bem: "o jeitinho brasileiro"; Quem tem dinheiro e comete crimes não vai para a cadeia, só o pobre, ladrão de galinhas.

Perguntas, Perguntas, Perguntas….

dúvida pixabay free

 Você já parou para pensar nisso tudo e sobre outras coisas? Eu sei você não tem tempo para isso tudo. Você tem mais o que fazer: trabalhar, estudar, cuidar dos filhos, pagar as contas, ou seja, você tem coisas mais importantes na vida do que ficar pensando em coisas que sempre foram do jeito que você conhece. Aliás, a resposta mais comum seria: "ora, o mundo sempre foi assim!". Será?

 Para nos ajudar a refletir sobre o que falamos até agora, vamos pedir uma ajuda ao escritor Jostein Gaaeder, autor do livro "O Mundo de Sofia". Ele nos faz uma pergunta neste livro: "Qual é a coisa mais importante da vida?". Bom, segundo este escritor, depende. Sim, depende da necessidade de cada pessoa. Pensemos assim: Para uma pessoa que está na fila de espera para um transplante de órgãos, qual seria a coisa mais importante? A resposta: o órgão que ela precisa; Para um desempregado? A resposta: um emprego; Para quem não tem uma casa própria? A resposta uma moradia.

Obviamente até mesmo para estas perguntas o que vai influenciar a resposta será o que a pessoa estiver sentindo no momento em que ela for questionada. Do mesmo modo, estas perguntas tão particulares podem dizer respeito a mais pessoas, ou seja, uma única pergunta pode interessar a muitas pessoas. Assim, quando falamos em transplante de órgãos, não nos referimos apenas a uma pessoa, mas a um grupo de pessoas que cresce ano a ano, o que configura um problema de saúde pública;

Quando mencionamos o desemprego, rapidamente observamos ao nosso redor pessoas empregadas ou não e logo o tema pode ganhar relevância, questões relacionadas à taxa de desemprego, greves e qualificação profissional podem se destacar e se tornarem relevantes para muitas pessoas; Quando falamos em falta de moradia, sabemos que muitas pessoas são afetadas, talvez até mesmo você, e aí discutir e pensar soluções habitacionais, como políticas públicas para facilitar o acesso à casa própria, se tornam um assunto importante para muitas pessoas.

Dúvidas… Dúvidas… Dúvidas….

o pensador free Observamos assim com estes exemplos que até mesmo a pergunta mais particular pode ser do interesse de outras pessoas que buscam soluções para os seus problemas e consequentemente para as suas próprias perguntas. Entenda, você não é a única pessoa que tem dúvidas ou problemas, muitas outras pessoas passam por dificuldades e problemas muito parecidos com o seu e do mesmo modo se questionam sobre como resolvê-los.

A filosofia desde o Século VI a.C. vem se preocupando com muitas questões, e os filósofos vêm se esforçando em tentar dar respostas a muitas destas questões de ordem coletiva e particulares. Não, não se preocupe, nós não queremos que você se torne um filósofo, mas gostaríamos que, ao menos, você refletisse o seu dia a dia com um olhar filosófico.

Para um olhar filosófico é preciso que o indivíduo assuma uma postura, ou seja, uma atitude filosófica. Uma atitude filosófica é o ato ou ação de se encantar, de se admirar e de produzir curiosidade para com tudo aquilo que você já conhece ou que ainda possa vir a conhecer. Podemos dizer que o filósofo busca entender a essência das coisas, o significado de tudo, a origem e a finalidade de todas as coisas. O filósofo é aquela pessoa que não está satisfeita com o que conhece. Ele, o filósofo, busca questionar aquilo que é entendido por todas as pessoas como algo comum.

Um bom exemplo é comparar o filósofo a uma criança. A criança que começa a ter contato com o mundo externo (fora do ventre de sua mãe) fica admirada com tudo o que percebe ao seu redor. A criança se encanta com tudo. À medida que crescemos, eu e você, nos acostumamos com o mundo ao nosso redor. Aos poucos naturalizamos tudo o que nos cerca. Inconscientemente mergulhamos nas tarefas do dia a dia e nos esquecemos de questionar o que fazemos. Por este motivo, a postura filosófica é importante até mesmo para quem não é filósofo, pois questionar é preciso.

Pierre Bourdieu (1930/2002), filósofo e sociólogo francês diz que devemos assumir uma vigilância epistemológica, ou seja, devemos constantemente desnaturalizar tudo aquilo que é tido como algo normal, de modo que possamos avançar no conhecimento e na resolução dos problemas do cotidiano. Assim, de forma simples, podemos afirmar que a palavra filosofia significa: amor pela sabedoria e o filósofo é aquele que ama o conhecimento.

Somente a partir da atitude filosófica podemos encontrar respostas para as nossas perguntas. Afinal, o ato de filosofar nada mais é do que o ato de pensar sobre algo ou alguma coisa. Quando filosofamos, usamos da razão humana para atingir o conhecimento. Quem tem conhecimento resolve problemas. Quem estuda aprende, aprende mais quem pergunta. Exercite você também a atitude filosófica, questione-se, pense.

Exercícios para você marcar bem O que é Filosofia. E, também, para mandar bem nas questões de Filosofia Enem!

Questão 1 – Observe a imagem, leia o texto e assinale a alternativa correta.

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 Orlando Pedroso – Depósito de Tirinhas . Imagem disponível em: facebook.com/depositodetirinhas.

A frase e a imagem correspondem a:

a) Uma mitologia.

b) Uma fábula.

c) Uma Lenda.

d) Uma reflexão filosófica.

e) Uma crença.

Questão 2 – Leia a matéria, o comentário da matéria e responda.

 Irã lança com sucesso míssil terra-terra: O país vive uma polêmica por causa de seu programa nuclear. – Via Portal Terra

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A Marinha iraniana lançou de forma bem sucedida o míssil “Noor” terra-terra nos exercícios militares que realiza no Golfo Pérsico, informou a agência de notícias estatal Irna. Este modelo do projétil, que está muito avançado em relação aos sistemas antirradar, atingiu os alvos previstos e os destruiu, segundo a agência. O míssil foi projetado e produzido por especialistas da marinha e cientistas da indústria de Defesa do país.

Também nesta segunda-feira, a marinha iraniana lançou mísseis terra-mar de longo alcance (Ghader) e de baixo alcance (Nasr), ambos com sucesso, segundo a fonte. A armada iraniana começou no último dia 24 de dezembro suas manobras navais Velayat 90 nas águas do sul do país entre o estreito de Ormuz e o oceano Índico.

O Irã vive uma polêmica por causa de seu programa nuclear, sobre o qual parte da comunidade internacional, liderada pelos EUA, acredita que tem uma vertente militar destinada à fabricação de bombas atômicas, o que Teerã nega, alegando que ele tem caráter exclusivamente civil e com objetivos pacíficos.

Comentário de um dos leitores em 02/01/2012, 20:07:14.

“Falta pouco para Israel e Estados Unidos bombardearem o Irã. Ainda mais que a eleição americana está chegando e Obama quer ganhar de qualquer jeito, mesmo que o seu partido ser bem menos bélico que os republicanos. O mundo sempre foi assim. Maluco. O Irã tem que mostrar que pode se proteger.”

ISTOÉ independente. “Irã lança com sucesso míssil terra-terra: O país vive uma polêmica por causa de seu programa nuclear”. 02.Jan.12 – 16:07. Disponível em: istoe.com.br/reportagens.

A expressão do comentário "O mundo sempre foi assim. Maluco." referente à matéria aqui informada pode ser considerada uma postura:

a) Desnaturalizada.

b) Desinformada.

c) Naturalizada.

d) Crítica.

e) Confusa.

Questão 3 – Podemos dizer que o filósofo busca entender a essência das coisas, o significado de tudo, a origem e a finalidade de todas as coisas. O filósofo é aquela pessoa que não está satisfeita com o que conhece. Ele, o filósofo, busca questionar aquilo que é entendido por todas as pessoas como algo comum.

Para que possamos questionar sobre as coisas que nos cercam, devemos:

a) Esperar até que o melhor momento surja para então começarmos a pensar.

b) Assumir uma postura relaxada e confortável quanto aos fatos que nos cercam.

c) Aceitar tudo ao nosso redor como sempre foi.

d) Acreditar na Ciência e na Religião, ambas já responderam tudo o que precisávamos saber.

e) Assumir uma postura crítica diante dos fatos; chamamos isso de atitude filosófica.

Questão 4 – O escritor Jostein Gaaeder, autor do livro "O Mundo de Sofia", faz uma pergunta neste livro: "Qual é a coisa mais importante da vida?" Assinale a melhor resposta de acordo com o que o texto base desta aula informa.

a) O Oxigênio é a coisa mais importante da vida. Sem ar não respiramos e consequentemente morremos.

b) A Água, estudos comprovam que os seres humanos em geral não conseguem ficar sem ingerir água por mais de cinco dias.

c) Isso depende, depende da necessidade de cada um.

d) O dinheiro, sem dinheiro tudo fica mais difícil.

e) Os amigos, vivemos em grupo, somos seres coletivos e a ausência de amigos provoca solidão e depressão.

Questão 5 – Instituto Pró-Município – 2009

A atitude filosófica inicia-se indagando “O que é?”, “Como é?”, “Por que é?”, “Para que é?”, dirigindo-se ao mundo que nos rodeia e aos seres humanos que nele vivem e com ele se relacionam. Estas são perguntas sobre:

a) A essência, a significação, a origem e a finalidade de todas as coisas.

b) O conhecer, o falar, o pensar e o agir, próprios dos seres humanos.

c) A capacidade, a finalidade, o conceito e a origem do mundo.

d) Os motivos, as razões, as causas e os interesses para pensarmos.

e) O conteúdo, o sentido, a intenção e a finalidade do que pensamos.

 

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Biologia Enem – Circulação e transporte de substâncias nos animais.

Posted: 24 Apr 2015 12:51 PM PDT

Olá! Está com tudo em cima para a prova de Biologia Enem? Você sabe que, para os seres humanos e para muitos animais, o sangue é essencial para o transporte de gases e nutrientes pelo organismo, não é mesmo? Então, esse é o tema da Circulação e Transporte de Substâncias nos Animais.

Porém, esta não é uma regra válida para todos os animais. Muitos encontram uma maneira mais simples de veicular as substâncias necessárias para o metabolismo celular. Que tal relembrar de que maneiras os animais realizam a circulação de substâncias pelo seu organismo?

Circulação nos invertebrados:

Como você já estudou, os animais simples (que geralmente possuem pequeno porte) não possuem sistema circulatório. O transporte de substâncias nestes casos é realizado de célula para célula, por difusão e osmose. Isto é possível porque estes animais (como as águas-vivas, planárias e esponjas) possuem poucas camadas de células e este método simples é suficiente.

Já os animais maiores e mais complexos possuem um grande volume de células, dispostas em várias camadas. Nestes casos, transportar substâncias de uma célula a outra seria extremamente ineficiente e lento. Por tal motivo, esses animais possuem um conjunto de estruturas que visam realizar este transporte e distribuir substâncias para todos os tecidos – o sistema circulatório.

Nos artrópodes (insetos, aracnídeos, crustáceos, diplópodes e quilópodes) e em alguns moluscos (bivalves e gastrópodes), o sistema circulatório possui um coração primitivo e um conjunto de vasos que desembocam em cavidades ou lacunas entre os órgãos e depois retornam aos vasos novamente. Por isso, esta circulação é considerada "aberta", pois o sangue (chamado nesses grupos de hemolinfa) não passa somente dentro dos vasos sanguíneos.

Já nos anelídeos (como as minhocas) e nos moluscos cefalópodes (como o polvo), a circulação é "fechada". Isto quer dizer que o sangue corre apenas dentro dos vasos sanguíneos que se ramificam irrigando todos os órgãos.

Biologia Enem

Circulação nos vertebrados:

Nos animais vertebrados, a circulação é sempre fechada. O fato de o sangue circular apenas em um circuito fechado aumenta sua pressão e, consequentemente, sua velocidade pelos caminhos que percorre. Assim, a circulação de substâncias é mais eficiente, possibilitando a manutenção de volumes corpóreos maiores.

O sistema cardiovascular dos vertebrados é composto por um coração e vasos sanguíneos. Os vasos que levam o sangue do coração para o corpo são as artérias, já os que fazem o caminho contrário, do corpo para o coração, são as veias.  Há também vasos muito finos, que se ramificam e penetram nos órgãos, os chamados capilares. Esses vasos fazem a ligação entre veias e artérias e é neles que ocorre a hematose com os tecidos.

Dicas do Blog do Ene: – Vish! Deu branco e você não consegue lembrar o que é hematose? Não tem problema! Dê uma espiada nos dois posts a seguir. Um é sobre Respiração, com vídeos da Khan Academy. E o outro é sobre Hemácias e Respiração. Nos dois estão vídeo-aulas, explicações e exemplos muito bons: Respiração. – Hemácias e a respiração.

Alguns animais possuem um circuito sanguíneo onde o sangue passa somente uma vez pelo coração, classificamos este tipo de circulação como "simples". Já os animais cujo sangue passa duas vezes pelo coração possuem uma circulação classificada como "dupla". Geralmente o sangue arterial (rico em O2) e o sangue venoso (rico em CO2) não se misturam durante a circulação. Nestes casos, dizemos que é uma circulação "completa". Porém, em alguns animais, há mistura dos dois tipos de sangue e então temos uma circulação "incompleta".

Dica do Blog do Enem – Veja o que mais cai em Biologia no Enem e nos vestibulares. Clique aqui. ? Veja aqui as melhores dicas.

Veja a seguir as peculiaridades da circulação de cada grupo de vertebrados:

Grupo de vertebrados

Coração

Tipo de circulação

Peixes

2 cavidades – 1 átrio e 1 ventrículo

Fechada, simples e completa.

Anfíbios

3 cavidades – 2 átrios e 1 ventrículo

Fechada, dupla e incompleta (o sangue se mistura no ventrículo).

Répteis

3 cavidades – 2 átrios e 1 ventrículo.

Fechada, dupla e incompleta.

*Nos crocodilianos há um septo que divide parcialmente o ventrículo, diminuindo a mistura de sangue.

Aves e Mamíferos

4 cavidades – 2 átrios e 2 ventrículos

Fechada, dupla e completa.

Biologia Enem

Para ajudar você a relembrar como ocorre a circulação em outros animais e também dar uma introdução ao sistema cardiovascular humano, assista a esta vídeo-aula bacana que achei no Youtube:

Então? Gostou do vídeo? Agora, para reforçar o conteúdo e mandar bem nas questões de Biologia Enem e de outros vestibulares, estude o texto que preparei com os pontos mais importantes sobre a circulação nos diferentes grupos de animais.

E aí, tirou suas dúvidas? Conseguiu aprender um pouco mais sobre a circulação? Então vamos exercitar esse conhecimento e provar que você é fera em Biologia! Vamos aos Exercícios de Biologia Enem:

Questão 1) –    (UFG-GO) O sistema circulatório dos vertebrados tem em comum o seguinte aspecto:

a)      As artérias e veias são interligadas por uma rede de capilares.

b)      O sangue flui pelo corpo por meio de um sistema de vasos e lacunas.

c)       O coração é dividido em quatro cavidades, duas aurículas e dois ventrículos.

d)      O sangue arterial não se mistura com o sangue venoso.

e)      As hemácias circulantes são nucleadas e apresentam carioteca.

Resposta: A

Correção das demais alternativas:

b) Incorreta, pois este tipo de circulação onde o sangue sai dos vasos para lacunas só ocorre em invertebrados.

c) Incorreta, pois nem todos os vertebrados possuem o coração tetracavitário.

d) Incorreta, pois em animais que possuem circulação incompleta (como os anfíbios) o sangue arterial se mistura com o venoso.

e) Incorreta, pois os mamíferos possuem hemácias anucleadas.

 

Questão 2 –  (UFPE) No coração dos vertebrados, há dois tipos de câmaras: a aurícula/ o átrio (A) e o ventrículo (V). Com relação à circulação em diferentes grupos de animais, analise as figuras e as proposições dadas.

Biologia Enem

(     ) Nos peixes, a circulação se dá no sentido: coração ë brânquias ë tecidos do corpo ë coração, como mostrado em I, e é classificada como simples.

(     ) Nos anfíbios, a circulação é dupla e incompleta, havendo mistura de sangue arterial com sangue venoso no único ventrículo que apresentam. Esse tipo de circulação está ilustrado em II.

(     ) Os répteis crocodilianos apresentam circulação simples e completa, ocorrendo, no ventrículo, mistura de sangue arterial e venoso, como nos anfíbios. Este tipo é ilustrado em II.

(     ) As aves apresentam circulação dupla mas incompleta, havendo mistura de sangue arterial com sangue venoso. Este tipo de circulação é ilustrado em III.

(     ) Nos mamíferos, a circulação é dupla e não há mistura do sangue venoso com o arterial no coração Este tipo de circulação é ilustrado em IV.

Respostas: V,V,F,F,V – A terceira proposição está incorreta, pois a circulação nos crocodilianos é incompleta, uma vez que há mistura de sangue venoso e arterial. A quarta proposição também está incorreta, pois a circulação nas aves, assim como nos mamíferos, é completa uma vez que não há mistura de sangue arterial e venoso.

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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História Enem – As missões jesuíticas no Brasil. Veja o que você precisa saber nesta revisão gratuita.

Posted: 24 Apr 2015 12:43 PM PDT

As missões jesuíticas, também chamadas de reduções, ou de  eram grandes aldeamentos indígenas organizados pelos padres jesuítas (da Companhia de Jesus) no continente americano a partir da chegada deles ao Brasil em 1549. Depois de um século e meio de trabalho dos Jesuítas com os indígenas começaram a surgir aldeamentos praticamente autossuficientes, e que eram organizados com o objetivo de reunir os indígenas e educá-los de acordo com os princípios da cultura cristã ocidental.

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Padre Jesuíta em Redução de índios Tapuias

 Os padres Jesuítas vieram da Europa com a missão catequizadoras, mas depois de várias gerações atuando nas Américas em contato com os ‘Povos das Missões’ alguns dos padres começaram a desenvolver novos conceitos e que chegavam mesmo a questionar a hegemonia do branco europeu cristão. Em algumas das Missões surgia uma organização social, comercial, cultural e mesmo militar que mostrava a plena capacidade de desenvolvimento dos indígenas ‘descobertos’ pelos europeus.

 O modelo inicial de catequização e de criação das Missões Jesuíticas somente foi encontrar maior sucesso em meados do século XVII, e cresceu bastante a ponto de virar um entrave para a expansão dos colonizadores europeus. Surgiu um conflito político-geográfico que virou uma guerra militar no século XVII, onde os ‘Povos das Missões’, com pouco armamento, foram derrotados na ‘Guerra Guaranítica1. Em muitos casos a população das Missões Jesuíticas no Brasil foi mesmo dizimada.

Em 1759 os padres Jesuítas foram expulsos do Brasil por um ato baixado pelo Marques de Pombal. Foi o fim do ciclo iniciado em 1549, e que em 300 anos chegou a produzir aldeamentos onde a qualidade de vida era mesmo superior à dos vilarejos dos descendentes e de brancos europeus que colonizavam o Brasil. Veja abaixo uma síntese com o que pode cair no Enem.

E aí, ficou curioso para saber como era uma missão jesuítica? Então, vamos entender melhor?
Missão Jesuítica Redução_de_São_Miguel_Arcanjo_em_1846

Ruínas da Missão de São Miguel Arcanjo (Quadro de Rugendas, 1846).

 

Leia o texto abaixo do pesquisador português Luiz A. B. Custódio que descreve as principais áreas da Missão de São Miguel Arcanjo (1756).

 (…) um conjunto formado pela igreja, tendo de um lado o cemitério, do outro, a casa dos padres, ao redor do claustro e um segundo pátio, com oficinas e depósitos. Defronte a este conjunto, a praça principal, estruturada como elemento ordenador da povoação. Ao seu redor, nos outros três lados, localizavam-se as casas dos índios.

Ruínas da Missão de São Miguel Arcanjo

Ruínas da Missão de São Miguel Arcanjo

A Igreja era sempre o prédio mais importante. A praça, o centro da redução. Ali eram feitos as procissões, os desfiles militares, as encenações religiosas e os jogos de bola ou o tejo. Em frente às igrejas eram feitas as representações teatrais, os autos sacros. Uma rua principal de acesso chegava à praça defronte à igreja. Junto à igreja estavam à residência dos padres, o colégio, as oficinas, o cemitério e o cotiguaçu, onde viviam as viúvas e os órfãos. Ao redor da praça, ficavam as casas dos caciques. Atrás da igreja, havia a quinta dos padres, onde estavam a horta, o pomar e o jardim. Na periferia dos povoados localizavam-se outros equipamentos como as fontes, alguns currais, o tambo, local também utilizado como hospedaria dos visitantes e mesmo habitações dos negros, que trabalhavam nas estâncias. (CUSTÓDIO, Luiz Antônio Bolcato. A arquitetura e o urbanismo das missões jesuíticas dos guaranis. Urbanismo de origem portuguesa, n. 3, abril 2001.)

Cavalaria_Guarani Desenho da disposição de edificações de um Aldeamento das Missões Jesuíticas de índígenas Guaranis. tendo ao centro uma praça de treinamento de cavalaria militar. Ilustração de Florian Pauche.

Nas missões os indígenas construíam igrejas e outras edificações, criavam animais, cultivavam cereais, frutas e erva-mate, extraíam vegetais da floresta e produziam tecidos, objetos de couro, esculturas, instrumentos musicais. Você sabia que muitos desses produtos eram exportados para a Europa e obtinham grande lucro? 

O trabalho evangelizador fazia-se por meio de missas, batismos, músicas, teatros e toda uma liturgia católica.

Os jesuítas procuravam combater alguns costumes indígenas como a poligamia e a antropofagia. Contudo, os indígenas resistiam preservando alguns de seus costumes. Para garantir a aculturação das populações indígenas, os jesuítas utilizaram a língua nativa (guarani) nas pregações e alguns instrumentos musicais indígenas, bem como, admitiam costumes que consideram não prejudiciais ao trabalho missionário – o que possibilitou um ambiente de trocas culturais.  

Você sabe onde se localizavam as missões? Não? Então, observe com atenção o mapa abaixo.

Missões Jesuíticas

Fonte: BRAICK, Patrícia Ramos. Estudar História: das origens do homem à era digital 8º. ano. 1. ed. São Paulo: Moderna, 2011. p. 19.

Que tal assistir agora a um documentário sobre as missões e rever o conteúdo deste post? O vídeo do canal PescAlternativa visita as ruínas da Missão de São Miguel Arcanjo (RS) e  as de San Ignácio Mini, na Argentina. Não perca, é muito bom!

Você ficou curioso com algumas palavras destacadas no texto? Leia abaixo o vocabulário que o Blog do Enem preparou para você.

Vocabulário:

Aculturação: processo de adaptação social de um indivíduo ou de um grupo a outra cultura.

Antropofagia: canibalismo.

Auto sacro: dramatização de temas religiosos que geralmente transmite uma mensagem virtuosa e moralizante.

Autossufientes: que bastavam a si mesmos.

Claustro: pátio interno e fechado de um convento ou construção religiosa.

Poligamia: matrimônio de uma pessoa com muitas outras.

Quinta: terreno ou propriedade.

Tejo: jogo de arremesso de discos no solo, geralmente de areia.

Então, que tal você assistir a este vídeo em 3D produzido pela Unisinos sobre a Redução de São Miguel Arcanjo?

Gostou? Conseguiu perceber como as missões eram organizadas? Veja neste post sobre as mudanças na Igreja Católica após a Reforma Protestante, para entender o ambiente em que surge a Companhia de Jesus.

Dica 1 – Quer saber um pouco mais sobre a Companhia de Jesus e em que contexto histórico ela surgiu? É importante para você entender porque os padres jesuítas vieram ao Brasil com a missão de catequizar os indígenas. Acese aqui.

Dica 2 – O que mais cai nas provas de Ciências Humanas no Enem? Veja aqui os conteúdos e as melhores dicas para Filosofia, Sociologia, História e Geografia.

Exercício – Agora chegou a sua vez! Responda a esta questão de vestibular que o Blog do Enem preparou para você.

(IBMECSP 2009) A Companhia de Jesus foi criada na Espanha em 1534 no contexto da Contrarreforma, tendo uma atuação importante no processo colonizador da América Portuguesa. Sobre a atuação da Companhia de Jesus na colonização do Brasil podemos afirmar que:

a) (     ) Os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras cidades brasileiras como São Paulo, São Vicente e Salvador. A catequização dos indígenas era feita em reduções onde eles permaneciam em regime de escravidão.
b) (     ) Os jesuítas se destacaram na ação educativa e catequizadora dos grupos indígenas brasileiros. Vários missionários jesuítas moravam nas aldeias procurando conhecer os hábitos, a cultura e respeitando a religiosidade indígena.
c) (     ) A educação foi um dos principais instrumentos de evangelização dos jesuítas, que fundaram colégios no Brasil e organizaram aldeamentos conhecidos como Missões para catequizar os indígenas e convertê-los para o catolicismo.
d) (     ) Os jesuítas chegaram ao Brasil como o braço religioso da coroa portuguesa. Tinham como missão catequizar os indígenas e apoiar os bandeirantes na captura dos índios que passavam a morar nas vilas e missões.
e) (     ) A ação militar foi a forma pela qual os jesuítas participaram da colonização portuguesa no Brasil. Apoiados pelo Marquês de Pombal estabeleceram Missões na região de São Paulo e no sul do país para manter os índios reunidos.

Resposta: a resposta correta é a letra "c".

Carla Regina História
O texto desta aula foi preparado pela professora Carla Regina da Silva para o Blog do Enem. Carla é formada em licenciatura e bacharelado em História pela UFSC. https://www.facebook.com/carla.regina.779.

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