quarta-feira, 29 de abril de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Várzea Grande – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 28 Apr 2015 09:50 AM PDT

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Em dezembro de 2014 foram divulgados os boletins de desempenho por escolas do Enem 2013. A compilação feita pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) baseia-se nas médias das provas objetivas de cada escola participante no Exame.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade mato-grossense de Várzea Grande. Os alunos de 17 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

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A cidade não conta com nenhuma escola que tenha ultrapassado a barreira dos 600 pontos, sendo a nota mais alta a do Colégio Primeiros Passos e Exitus, com 524,85 pontos. Em segundo lugar está o Colégio Adventista de Várzea Grande, com 506,00 pontos. Em terceiro lugar temos o Instituto Varzeagrandense de Educação, com 496,94 pontos. Em quarto lugar temos o Colégio Metha, com 491,71 pontos. Finalmente, em quinto lugar temos a Escola de Educação Básica Roberto Cochrane Simonsen – Sesiescola, com 489,75 pontos.

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Do outro lado da lista, o marco inferior é de 450 pontos, nota limite que os alunos devem alcançar para serem elegíveis para muitos programas de ingresso no ensino superior, o Prouni é um exemplo. Várzea Grande  tem duas escolas abaixo desta nota, são a Escola Manoel Correa de Almeida, que atingiu a média de 444,28 pontos, e a Escola Irene Gomes de Campos, com 438,86 pontos.

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

Veja as notas de todas as escolas de Várzea Grande no Resultado Enem 2013:

# ESCOLA Redação Provas Objetivas
1 COLEGIO PRIMEIROS PASSOS E EXITUS 552,94 524,85
2 COLEGIO ADVENTISTA VARZEA GRANDE 561,33 506,00
3 INSTITUTO VARZEAGRANDENSE DE EDUCACAO 547,43 496,94
4 COLEGIO METHA 505,56 491,71
5 ESCOLA DE EDUCACAO BASICA ROBERTO COCHRANE SIMONSEN – SESIESCOLA – VG 507,50 489,75
6 COLEGIO EDUCANDARIO JOSE DE ANCHIETA 514,55 484,01
7 EE JULIO STRUBING MULLER 501,93 465,34
8 EE PROFADALGISA DE BARROS 472,96 464,10
9 UNIDADE ESCOLAR MARIA CANDIDA 413,66 463,54
10 CENTRO EDUCACIONAL INTEGRAL AYRTON SENNA 506,25 462,44
11 EE PROF ELMAZ GATTAS MONTEIRO 498,80 460,68
12 EE DEP SALIM NADAF 451,11 456,12
13 EE JAIME VERISSIMO DE CAMPOS JUNIOR JAIMINHO 485,83 456,00
14 EE PROF HONORIO RODRIGUES AMORIM 471,52 450,96
15 EE PEDRO GARDES 490,65 450,12
16 EE MANOEL CORREA DE ALMEIDA 412,94 444,28
17 EE IRENE GOMES DE CAMPOS 398,50 438,86

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso vai lhe permitir argumentar com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

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Cinética Química – Aula de revisão para Química Enem

Posted: 28 Apr 2015 08:06 AM PDT

Cinética Química – Você lembra? Mata de primeira se cair no Enem ou no Vestibular?  Se ficou em dúvida, o melhor é revisar para não vacilar depois e perder pontos. Vamos lá?

Cinética Quimica é o estudo da velocidade das reações e os fatores que a alteram.

aA + bB → cC + dD

Velocidade média de uma reação: É o quociente da variação da concentração molar (molaridade (mol/L)) de uma das substâncias dividida pela variação de tempo.

Consumo: A e B

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Formação: C e D

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onde Δ = concentração final menos a concentração inicial

Velocidade da reação

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Equação da velocidade (medida experimentalmente)

Considerando a reação:

aA + bB → cC + dD

V = K [A]n . [B]m

Onde:

n = ordem da reação em relação à A

m = ordem da reação em relação à B

Para reações elementares (ocorrem em apenas uma etapa):

V = K[A]a . [B]b

Energia de ativação é a diferença de energia entre o complexo ativado e os reagentes.

química enem

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Variação de energia no decorrer de uma reação. (a) Reação exotérmica e (b) Reação endotérmica.

Teoria do estado de transição

A2(g) + B2(g) 2AB(g)

O estado de transição é [A2B2]≠

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Saiba mais sobre Cinética Química nesta aula do canal Aulalivre.net , disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios para você resolver e compartilhar a resposta:

Questão 1 – O ácido sulfuroso (H2SO3) reage com o oxigênio na atmosfera produzindo ácido sulfúrico

H2SO3(g) + ½O2(g) → H2SO4(g)

A velocidade dessa reação é aumentada 100 vezes na presença do catalisador Fe+3, presente na matéria particulada da atmosfera. Analise o gráfico que representa a reação citada:

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Sobre os caminhos I e II, são feitas as seguintes afirmações:

I. Têm os mesmos complexos ativados.

II. Possuem diferentes energias de ativação.

III. Têm diferentes entalpias de reação.

Está(ão) correta(s)

a) apenas I.

b) apenas II.

c) apenas III.

d) apenas I e II.

e) apenas i e III.

Dica 1 – Revise com a gente sobre as Propriedades coligativas das soluções nesta aula de Química Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/propriedades-coligativas-das-solucoes-quimica-enem/

Questão 2 – O sulfato de manganês (MnSO4 ) é formado na solução do solo, quando o ânion sulfato (SO4-2) reage com o cátion Mn+2, segundo a reação

Mn+2(aq) + SO4-2(aq) MnSO4(aq)

A lei de velocidade dessa reação é

v = k[Mn+2] [SO4-2]

Se as concentrações molares dos íons Mn+2 e SO4-2 forem simultaneamente duplicadas, permanecendo as demais condições constantes, nota-se que a velocidade da reação:

a) diminui pela metade.

b) permanece constante.

c) duplica.

d) fica três vezes maior.

e) fica quatro vezes maior.

Dica 2 – Você sabe tudo sobre Concentração das Soluções? Revise com mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem! – http://blogdoenem.com.br/concentracao-das-solucoes-quimica-enem/

Questão 3 – A água é vital aos seres humanos, sendo assim um fator determinante para a existência de vida no planeta. Em determinada experiência, a reação de formação de água está ocorrendo com o consumo de 4 mols de oxigênio por minuto. Consequentemente, a velocidade de consumo de hidrogênio é de:

a) 8 mols/minuto

b) 4 mols/minuto

c) 12 mols/minuto

d) 2 mols/minuto

e) 16 mols/minuto

Dica 3 – Relembre aqui tudo sobre Dispersões em mais esta aula preparatória para a prova de Química Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio.

Questão 4 – Apesar da formação de água a partir da reação do gás hidrogênio (H2) com o gás oxigênio (O2) ser termodinamicamente favorável, é necessário que altas energias (ex.: provenientes de descargas elétricas (raios)) sejam fornecidas para que a reação ocorra. Isso se deve, pois o complexo ativado da reação:

a) possui mais energia que os reagentes ou os produtos.

b) age como catalisador.

c) sempre forma produtos.

d) é composto estável.

e) possui menos energia que os reagentes ou os produtos.

Questão 5

Quando a água oxigenada (H2O2) fica muito tempo exposta à radiação ultravioleta (UV), a mesma é degradada à água (H2O) e gás oxigênio (O2). Nessa reação, a velocidade média, num certo intervalo de tempo, é de 8 mols/s em relação à água oxigenada. Qual é a velocidade em relação ao oxigênio nesse mesmo intervalo de tempo?

a) 8 mols/s

b) 16 mols/s

c) 4 mols/s

d) 2 mols/s

e) 10 mols/s

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Corrente elétrica – Aula de revisão gratuita de Física para o Enem

Posted: 28 Apr 2015 07:54 AM PDT

Corrente elétrica. Você lembra de tudo para a prova do Enem, ou ‘tomou um choque’ só de lembrar que precisa estudar Corrente Elétrica? Parece complicado, mas é tudo muito lógico. Vamos lá revisar!

Como você já estudou (lembra?) todos os corpos materiais são compostos por átomos.Os átomos,  por sua vez, são compostos por prótons, nêutrons e elétrons. Algo importante que devemos sempre lembrar é que apenas os elétrons (portadores de carga elétrica negativa) podem se locomover através da matéria.

Porém, quando este fenômeno ocorre de forma natural? Quando temos materiais, que vamos chamar de condutores, ou seja, materiais que podem conduzir, transportar cargas elétricas. Desta forma, podemos definir corrente elétrica da seguinte forma:

"Corrente elétrica é o movimento ordenado de portadores de carga elétrica".

Física Enem

Vamos considerar um fio metálico, de cobre, por exemplo, que pode conduzir corrente elétrica. Definimos a intensidade de corrente elétrica i como sendo a quantidade de cargas elétricas Δq que atravessam a área de secção reta do fio em um certo intervalo de tempo Δt:

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No SI, medimos carga elétrica em Coulomb e tempo em segundos, desta forma, a corrente elétrica é o Coulomb por segundo (C/s), que recebe a denominação especial ampére (A) em homenagem ao físico e matemático francês André Marie Ampére.

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Muitas vezes, podemos encontrar um gráfico que nos fornece a corrente elétrica em função da variação de tempo.

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Podemos, através do gráfico, calcular a quantidade de carga elétrica transportada durante este intervalo de tempo, através do cálculo da área do gráfico.

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Saiba mais sobre Corrente elétrica nesta aula do canal Aula De, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

(Unama-PA) Considere os seguintes dispositivos elétricos comuns em nosso cotidiano: uma bateria de automóvel, uma lâmpada incandescente e uma lâmpada fluorescente. Nesta sequência, a corrente elétrica no interior de cada aparelho é constituída, exclusivamente, por movimento de:

a) íons; elétrons; elétrons e íons.

b) elétrons e íons; íons; elétrons.

c) elétrons e íons; elétrons e íons; elétrons e íons.

d) elétrons; elétrons; elétrons.

e) íons; elétrons e íons; íons.

Dica 1 – Relembre com a gente sobre Potencial Elétrico e Energia Potencial Elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/potencial-eletrico-energia-potencial-eletrica-fisica-enem/

Questão 2

(UERJ) Observe as configurações abaixo:

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Aquela que permite acender uma lâmpada de lanterna, usando uma pilha comum e alguns pedaços de fio, é a de número:

a) 1

b) 2

c) 3

d) 4

Dica 2 – Revise tudo sobre Campo elétrico e sua relação com a Força Elétrica em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/campo-eletrico-forca-eletrica-fisica-enem/

Questão 3

(UNIFOR-CE) Um fio condutor, de secção constante, é percorrido por uma corrente elétrica constante de 4 A. O número de elétrons que passa por uma secção reta desse fio, em um minuto, é:

a) 1,5. 1021

b) 4,0. 1020

c) 2,5. 1019

d) 1,5. 1018

e) 4,0. 1017

Dica 3 – Relembre tudo sobre A Força Elétrica e a Lei de Coulomb em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude com a gente, o Enem está chegando – http://blogdoenem.com.br/forca-eletrica-e-lei-de-coulomb-fisica-enem/

Questão 4

(UNIFOR-CE) Um círculo eletrônico foi submetido a um pulso de corrente indicado no gráfico.

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Durante esse pulso, a carga elétrica que fluiu no circuito, em coulombs, foi igual a:

a) 1,3. 10-3

b) 2,6. 10-3

c) 3,0. 10-3

d) 6,0. 10-3

e) 1,2. 10-2

Questão 5

Em um cabo de energia, com uma área de secção reta A = 600 cm², formado por pequenos fios de área de secção reta a = 12 cm², passam 120 A de corrente. Calcule a quantidade de carga elétrica que atravessa cada um dos fios que compõem o cabo, em um minuto.

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a) 2,4 C

b) 144 C

c) 24 C

d) 1440 C

e) 240 C

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Aprenda Probabilidade jogando RPG e tire de letra no Enem – parte 1

Posted: 27 Apr 2015 05:28 PM PDT

Você já domina o conteúdo de Análise Combinatória? Se você não lembra direitinho é fácil recuperar esta matéria. Com a Análise Combinatória é possível encontrar a QUANTIDADE (número) de combinações em um determinado caso.

Ficou difícil para você? Então, antes de continuar neste post sobre como aprender Probabilidade jogando RPG faça aqui uma revisão sobre Análise Combinatória.

Aprenda Probabilidade jogando RPG

probabilidade Neste posts você verá qual é a CHANCE (%) de ocorrer determinada situação usando o RPG, que nada mais é do que um jogo em que um lançamento de dados pode determinar o futuro dos personagens.

Por isso, para os jogadores de RPG (Role Playing Game) a capacidade de usar e interpretar o resultado de um lançamento de dados é fundamental para o bom desenvolvimento de uma aventura. Então, vamos supor que o sistema do nosso jogo aqui no blog do ENEM seja um que utilize o chamado D6 (dado comum ou dado de 6 faces).

Este dado (D6) contém cada face numerada ou pontuada de 1 até 6. Sendo assim, a chance de obter 1 como resultado é a mesma para obter 6, tal fato nos possibilita trabalhar com espaços equiprováveis (quando as probabilidades são iguais em cada um dos eventos prováveis).

Para isso, veja o quadro a seguir:

RPG

Dica 1: Relembre como calcular porcentagem aqui no Blog do ENEM. Confira aqui

Veja que estamos usando acima a relação P(E) na forma fracionária e em porcentagem, sendo a primeira mais fácil de usar para efeitos de cálculo em uma prova do ENEM ou Vestibular:

RPG

Vídeo aula da Khan Academy – Conheça uma forma de calcular a probabilidade no lançamento de uma moeda e de um dado. Estes são exemplos simples e que ilustram muito bem tudo o que foi dito até agora.

Você pode ver esta aula na plataforma de ensino da Khan: http://goo.gl/BaLAqE

Regra da Adição

Pensando em alguma situação de jogo que pode ocorrer, o mestre de RPG pode dizer ao seu jogador que para obter sucesso em um dado momento da aventura ele poderá tirar a face 1 ou a face 2 lançando um único dado, uma única vez (chamamos esse fato de eventos mutuamente exclusivos) Neste caso, temos o seguinte:

RPG

Vídeo aula da Khan Academy – Aprenda aqui a aplicar a regra da adição com outros exemplos, aproveitando para se aprofundar um pouco mais no estudo de probabilidade.

Estude mais para o ENEM ou Vestibular com Khan Academy através de exercícios simples e cuidadosamente selecionados sobre a adição de probabilidades. Veja aqui.

Regra da Multiplicação

No entanto, algumas situações do jogo requerem que sejam lançados dois dados simultaneamente. Espera-se que, neste caso, cada lançamento produza um resultado independente do outro.

Nesta situação o jogador poderá obter qualquer uma das 6 faces em cada um dos dois dados, por isso dizemos que a chance de ele obter um resultado igual a 5 e 3 em cada lançamento pode ser calculada assim:

RPG

Dica 2: Relembre as operações de adição e multiplicação com frações aqui

Vídeo aula da Khan Academy: Veja aqui como você pode apostar na possibilidade de conseguir números pares por três vezes seguidas, mesmo sem ser um apostador.

https://pt.khanacademy.org/math/probability/independent-dependent-probability/independent_events/v/independent-events-3

Desafios

1 – (Mackenzie) A probabilidade de ocorrerem duas caras ou duas coroas no lançamento de duas moedas é:

a) ¼                b) ½                c) ¾                d) 1                 e) 2

2 – (ENEM 2009) Um casal decidiu que vai ter 3 filhos. Contudo, quer exatamente 2 filhos homens e decide que, se a probabilidade fosse inferior a 50%, iria procurar uma clínica para fazer um tratamento específico para garantir que teria os dois filhos homens. Após os cálculos, o casal concluiu que a probabilidade de ter exatamente 2 filhos homens é:

a) 66,7%, assim ele não precisará fazer um tratamento
b) 50%, assim ele não precisará fazer um tratamento
c) 7,5%, assim ele não precisará fazer um tratamento
d) 25%, assim ele precisará procurar uma clínica para fazer tratamento
e) 37,5%, assim ele precisará procurar uma clínica para fazer um tratamento

Resolva  aqui mais exercícios de Probabilidade com a Khan Academy e vá confiante para a prova do ENEM ou Vestibular.

Gabarito: 1) B ; 2) E

Post escrito pelo professor Davi Risseti. Formado pela Universidade Estadual de Campinas, com especialização em educação matemática em grupos colaborativos. Professor da rede privada de ensino básico na região de Campinas e professor de ensino superior nos cursos de Pedagogia, Gestão e Matemática. Facebook: https://www.facebook.com/davi.rissetti

Este post é resultado da parceria da Fundação Lemann com o Blog do Enem – www.fundacaolemann.org.br

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A Revolução Americana – Aula de Revisão para História Enem

Posted: 27 Apr 2015 08:39 AM PDT

A Revolução Americana. Veja como foi a história que levou à formação dos EUA – Estados Unidos da América.

A Independência dos EUA

No século XVII, atrasados em relação aos países ibéricos, os ingleses passaram a fazer sua obra colonizadora na América do Norte, montando treze colônias, sendo as oito do norte de povoamento, por meio de refugiados religiosos, políticos e sociais. As cinco colônias do sul estavam voltadas para a exploração, com extensas plantações de algodão para as oficinas e depois futuras fábricas inglesas.

O sistema colonizador inglês nunca foi rígido, não havendo um pacto colonial forte, pois a burguesia inglesa estava voltada ao mercantilismo comercial, sendo que possuía a maior frota mercante do mundo. Contudo, o envolvimento constante em guerras exauria aos poucos o erário inglês, fazendo a coroa voltar-se para as suas colônias na América.

história dos EUA

Declaração de independência dos EUA.

A Guerra dos Sete Anos, contra principalmente a França, baixou as fontes inglesas, provocando uma série de medidas para se arrecadar impostos. A situação era estranha para muitos porque, mesmo com a vitória, o resultado do conflito não foi tão favorável aos ingleses, que ganharam dos franceses, do Canadá, da Índia e de várias ilhas no Caribe. A solução encontrada foi criar impostos sobre os súditos, principalmente os americanos.

Nas colônias, a reação foi forte. O fato de não possuírem representantes junto ao parlamento inglês deixava os colonos à mercê das decisões da metrópole. Com os excessivos aumentos de taxas sobre muitos produtos, a população passou a fazer boicotes e procurou substituí-los como possível. Conflito armados tiveram início e em Boston, em 1775, devido à taxa sobre o chá, ocorreu o protesto conhecido como "The Boston Tea Party", com o carregamento jogado ao mar. A reação do parlamento foi imediata, baixando uma série de leis conhecidas como "Leis Intoleráveis": o fechamento do porto até o pagamento da carga, toque de recolher, aquartelamento forçado nas casas dos colonos, lei do motim (mais de quatro pessoas juntas seriam presas por motim). Os colonos se reuniram no Primeiro Congresso de Filadélfia, pedindo o fim das leis. Com o não atendimento de suas reivindicações, foi feito o Segundo Congresso de Filadélfia, que acabou por fazer a Declaração de Independência em 04 de julho de 1776.

Dica 1 – Iluminismo foi um movimento de ideias ocorrido no século XVIII, conhecido como "o Século das Luzes". Revise sobre o período nesta aula de História Enem – http://blogdoenem.com.br/o-iluminismo-historia-enem/

A luta que se seguiu contra a Inglaterra durou até 1781, com derrotas iniciais que quase abalaram os ânimos dos colonos, mas depois de algumas vitórias (Yorktown, por exemplo), eles passaram a erguer a cabeça, quando, graças à ajuda direta da França e indireta de vários países europeus, a independência foi confirmada.

Em 1787 é que se deu a aprovação da Constituição, devido a problemas sobre a forma de governo e sua organização, quanto aos poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e as forças entre si.

A Expansão Territorial e a Gerra Civil

Com a derrota, pelo Tratado de Versalhes, a França reaveria as ilhas do Caribe, e a nova nação (os EUA) teria seu território quase dobrado com terras a oeste das Treze Colônias.

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Expansão territorial dos EUA.

A expansão territorial aconteceu lentamente com a compra de terras da França (Louisiana), em 1803, e da Flórida, com a Espanha, em 1819, o Texas e a Costa Oeste vieram através de uma guerra com o México, que, com a derrota deste, teve que ceder vários territórios e ainda assinar alguns tratados comerciais.

O Oregon foi cedido pela Inglaterra com a promessa dos EUA deixarem as suas pretensões sobre o Canadá, que já havia gerado um conflito no início do século XIX.

Dica 2 – Revise sobre a Expansão Marítima e Comercial Europeia em mais esta aula de História Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/expansao-maritima-e-comercial-europeia-historia-enem/

O Alasca foi comprado da Rússia czarista e o Havaí, anexado no final do século XIX.

Apesar de uma grande nação, uma forte divisão existia nos EUA; norte e sul tinham divergências em vários aspectos, e a escravidão acabou por levar a um conflito civil, a Guerra de Secessão. O motivo vinha da colonização, onde o norte era de povoamento, e o sul foi montado com o pensamento na exploração. Os latifúndios do sul ainda usavam a mão de obra escrava negra, sendo voltados ao mercado externo e com uma política cambial livre, ao contrário do norte, que era mais industrial, com mão de obra livre, voltado mais ao mercado interno e protecionista. O conflito durou alguns anos e deu vitória ao norte, pois este era mais populoso, com indústrias e uma marinha que cercou os portos do sul. Sufocado e sem ajuda externa, o sul se rendeu. A derrota causou o fim do pensamento divergente no país, quando o norte vitorioso impôs sua política, inclusive exterminando vários latifúndios.

Saiba mais sobre A Revolução Americana nesta aula do canal Canal ProjetoX, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=G7VM-Zpl1k4]

Desafios para você resolver e compartilhar

Questão 1 – Para os EUA, qual foi a consequência da Guerra Civil?

a) Uma união de linha de pensamento político-social para a nação e um fortalecimento da União.
b) Um desastre econômico que irá provocar a crise de 1929.
c) O crescimento de um sentimento de rivalidade entre negros e brancos pelo poder religioso.
d) A divisão da cultura norte-americana entre os sulistas ditos "caipiras" e os "nortistas" ditos "moderninhos".

e) O crescimento da influência do exército americano no cenário nacional, tomando o poder político em suas mãos.
Dica 3 – Estude sobre umas das principais civilizações da Antiguidade e relembre tudo sobre o Império Bizantino nesta aula de revisão para a prova de História Enem – http://blogdoenem.com.br/imperio-bizantino-historia-enem/

Questão 2 – O outro nome para a independência dos EUA é:

a) Revolução Americana.
b) Guerra de Secessão.
c) Guerra Civil.
d) "The Boston Tea Party".
e) Guerra dos Sete anos.

Questão 3 – Como era a divisão clássica das Treze Colônias?

a) As colônias do Leste e Oeste.
b) As colônias do Norte e do Sul.
c) As colônias desenvolvidas e as em fase de desenvolvimento.
d) As colônias povoadas e as desérticas.
e) As pares e as ímpares.

Questão 4 – Quais as características da divisão das colônias norte-americanas?

a) As do Norte eram agrícolas e as do Sul industrializadas.
b) As do Norte eram agrícolas e as do Sul mineradoras.
c) As do Norte eram agrícolas e as do Sul de pecuária.
d) As do Norte eram de povoamento e as do Sul de exploração.
e) As do Norte eram industrializadas e as do Sul de pecuária.

Questão 5 – (ENEM 07) Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados.

Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França.

Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. "Revolução Chinesa". São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações).

Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta.

a) A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos.
b) O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido.
c) Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana.
d) Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norte-americana.
e) Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o caminho para as independências das colônias ibéricas situadas na América.

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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