quinta-feira, 30 de abril de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Conceito de Filosofia – Entenda e garanta para o Enem

Posted: 29 Apr 2015 04:15 PM PDT

Antes de tudo, você sabe o que é filosofia?

No senso comum, muito se fala em filosofia de vida, aquela empresa tem tal filosofia, cada religião tem sua filosofia, enfim, são muitos exemplos que encontramos no dia-a-dia.  Esta concepção não deixa de ser filosofia, pois também envolve o uso do pensamento e da razão.

Mas ao falarmos de filosofia em termos acadêmicos distinguimos um pouco desta maneira de pensar, isto é, a abordagem do pensamento filosófico ocorre dentro de estruturas que são chamadas de correntes filosóficas.

Mas vamos primeiro o conceito de filosofia…

Ao dizermos o conceito de matemática, por exemplo, não estamos resolvendo problemas matemáticos. Estamos apenas dando o conceito. No entanto, ao dizermos o conceito de filosofia já estamos filosofando, já estamos construindo o conceito de filosofia.

Conceito de Filosofia

A palavra filosofia, portanto, foi criada por Pitágoras e surgiu no início do século VI a.C com Pitágoras de Samos. Este dizia que nos jogos olímpicos compareciam três tipos de público: um para comerciar, outro para competir e outro para contemplar ou assistir. Este último para Pitágoras é o filósofo, pois não possui interesse comercial, não é movido pelo desejo de competir, mas sim deseja observar, contemplar,

julgar, avaliar, saber, etc.

A filosofia para Pitágoras é o caminho para chegar à sabedoria divina: "A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou Amá-la, tornando-se filósofos". Pitágoras juntou duas palavras gregas: Filos: amigo, amante e Sophia: sabedoria; filosofia quer dizer, portanto, amigo ou amante da filosofia. E Filósofo é aquele que ama a sabedoria e deseja saber e conhecer.

Dica 1: Saiba mais sobre outros assuntos de filosofia acessando o nosso Blog do Enem, não deixe de conferir!

Já o pensamento filosófico nasceu numa cidade chamada Mileto com Tales, por volta do século VI antes de Cristo.

Conceito de Filosofia - Mileto

Tales que ficou conhecido como Tales de Mileto procurou buscar a origem do Universo buscando um elemento na natureza como princípio (arché) de tudo. Para ele este elemento seria a água.

Segundo Marilena Chauí a filosofia, portanto, surge quando o ser humano começa exigir provas e justificativas racionais que validem ou invalidem as crenças cotidianas. Essas provas criam uma atitude crítica:

  • Negativa: dizer não aos "pré-conceitos", aos pré-juízos, aos fatos e as ideias da experiência cotidiana, ao que "todo mundo diz e pensa", ao estabelecido.
  • Positiva: interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmo.

Falamos aqui de críticas negativas e positivas, mas você sabe o que significa? Vamos relembrar?

O termo crítica provém do grego crinein, que significa separar, julgar. Possui estes 3 sentidos principais:

  1. Capacidade de julgar, discernir e decidir corretamente.
  2. Exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem prejulgamento.
  3. Atividade de examinar a avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento.

Dica 2: Confira a lista de 10 filmes para estudar filosofia e sociologia, acessando  o link.

No decorrer da história da filosofia, desde o seu surgimento até hoje, alguns filósofos procuraram descrever o que é filosofia. Vejamos alguns exemplos:

  • Para Sócrates a filosofia começa reconhecendo a própria ignorância (falta de instrução, faltar de saber, desconhecido): "Só sei que nada sei".
  • Para Karl Marx a filosofia não deve apenas interpretar o mundo, mas transformá-lo, reconhecendo conflitos e superando-os, estabelecendo o governo dos trabalhadores.
  • Para Merleau-Ponty cabe à filosofia ensinar a ver bem ou reaprender a ver o mundo.
  • Para Nietzsche a filosofia, através da arte, supera a limitada condição humana, nos tornando super-homens; aos demais, o rebanho, restará a ilusão da moral e de uma vida após a morte.

Dica 3 – Já escolheu a sua profissão? Pense bem antes de entrar em um curso qualquer. Veja aqui a lista das profissões com os 10 piores salários no mercado.

Resumindo: A filosofia surgiu em Mileto no início do século VI a.C. com Tales e a palavra Filosofia significa amante ou amigo da sabedoria e foi criado por Pitágoras.  A filosofia tem como característica de negar os pré-conceitos, os pré-juízos, enfim, negar  o senso comum e interrogar  o que são as coisas.

E ai? Estudou tudo sobre o conceito de filosofia? Para fixar ainda mais o assunto e mandar super bem na prova do Enem e dos vestibulares assista a vídeo aula do preparaçãodigital e fique fera nessa assunto. Vamos lá! Aproveite!

Vamos praticar? Resolva os exercícios de alguns vestibulares que o Blog do Enem separou para você.

(UFPE) Etimologicamente, o que significa o termo Filosofia?

a) Amor á sabedoria
b) Amor á razão
c) Busca da sabedoria
d) Amigo do sábio
e) Busca da razão

Resposta: a

(Fundesj – SC) Quando e como surgiu a filosofia, segundo os historiadores?

a) A Filosofia nasceu no final do século VIII a.C. em Tróia, na Grécia, e o primeiro filósofo foi Pares.
b) A Filosofia nasceu no início do século VIII a.C., em Esparta, na Grécia, e o primeiro filósofo foi Sócrates.
c) A Filosofia nasceu no início do século VI a.C., em Mileto, na Grécia, e o primeiro filósofo foi Tales.
d) A Filosofia nasceu no final do século VII a.C., em Esparta, na Grécia, e o primeiro filósofo foi Aristóteles.

Resposta: c

(UFPE) Como se caracteriza acima de tudo o filósofo no sentido maior?

a) Pensador de ideias filosóficas elaboradas.
b) Criador de novos horizontes teórico-político do sentido crítico em seu contexto histórico.
c) Amante do saber.
d) Pensador de lógica e de como funciona o conhecimento intelectual.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

Resposta: c

(Fundesj – SC) As principais características da Filosofia são:

a) Negação, dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana e uma atitude positiva, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.
b) Primeiro, a Filosofia é um "eu acho que" ou um "eu gosto de". É pesquisa de opinião à maneira dos meios de comunicação de massa. Segundo, é pesquisa de mercado para conhecer preferências dos consumidores e montar uma propaganda.
c) Significa que a Filosofia não trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca apenas encadeamentos ilógicos entre enunciados, opera com conceitos ou ideias obtidas por procedimentos de demonstração e prova, não exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensando.
d) O conhecimento filosófico é um trabalho emocional. É também sistemático porque se contenta em obter respostas para as questões colocadas, sem exigir que as próprias questões sejam válidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam entre si, esclareçam umas ás outras, formem conjuntos convergentes de ideias e significações.

Resposta: a

Gilson Luiz Corrêa
Gilson Luiz Corrêa, bacharel em Filosofia pela UNISUL, Licenciatura em Filosofia pela UFSC, Psicopegadogia pela FMP. Professor do Colégio Catarinense. Facebook:
https://www.facebook.com/gilsonluiz.correa

O post Conceito de Filosofia – Entenda e garanta para o Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Sumaré – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 29 Apr 2015 08:10 AM PDT

sumare-resultado-enem-2013-escolas-destaque

Em dezembro de 2014 foram divulgados os boletins de desempenho por escolas do Enem 2013. A compilação feita pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) baseia-se nas médias das provas objetivas de cada escola participante no Exame.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade paulista de Sumaré. Os alunos de 6 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

compartilhe

# ESCOLA Redação Provas Objetivas
1 GALILEU GALILEU COLEGIO UNIDADE II 618,82 626,82
2 SESI 341 CENTRO EDUCACIONAL 621,25 575,51
3 VITO CARMINE CERBASI PROFESSOR 553,48 491,21
4 JOAO FRANCESCHINI 506,42 489,57
5 LUIS HENRIQUE MARCHI PROFESSOR 475,00 477,20
6 SAVINO CAMPIGLI 511,25 458,77

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso vai lhe permitir argumentar com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

O post Sumaré – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas apareceu primeiro em Blog do Enem.

Juazeiro do Norte – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 29 Apr 2015 07:39 AM PDT

juazeiro-do-norte-resultado-enem-2013-escolas-destaque

Ao final de 2014, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais (INEP) divulgaram os boletins de desempenho das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2013. Foram quase 15 mil escolas de ensino médio que tiveram as performances dos seus alunos calculadas numa média a partir das notas das provas objetivas.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade cearense de Juazeiro do Norte, que se destaca por ser um dos centros religiosos do Brasil pela atuação do famoso Padre Cícero. Os alunos de 23 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

compartilhe

Apenas uma escola na cidade conseguiu superar a barreira dos seiscentos pontos, é a Escola Paraíso Educacional, que atingiu a média de 604,64 pontos. Nas colocações seguintes temos o Colégio Módulo (Objetivo), com 569,87 pontos; a Escola Getúlio Grangeiro, com 553,55 pontos; o Colégio Batista do Cariri, com 542,50 pontos; e o Colégio Salesiano São João Bosco, com 540,25 pontos.

juazeiro-do-norte-resultado-enem-2013-escolas

Do outro lado da lista, o marco inferior é de 450 pontos, nota limite que os alunos devem alcançar para serem elegíveis para muitos programas de ingresso no ensino superior, o Prouni é um exemplo. Juazeiro do Norte tem duas escolas abaixo desta nota, são a Escola Dona Maria Amelia Bezerra, que atingiu a média de 448,48 pontos, e a Escola Figueiredo Correia, com a nota de 440,61 pontos.

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

Veja as notas de todas as escolas de Juazeiro do Norte no Resultado Enem 2013:

# ESCOLA Redação Provas Objetivas
1 PARAISO EDUCACIONAL SS LTDA 683,51 604,64
2 COLEGIO MODULO 677,56 569,87
3 GETULIO GRANGEIRO EEM 572,31 553,55
4 COLEGIO BATISTA DO CARIRI 617,35 542,50
5 COLEGIO SALESIANO SAO JOAO BOSCO 582,58 540,25
6 ADERSON BORGES DE CARVALHOEEEP 606,27 525,63
7 CENTRO DE EDUCACAO E CULTURA MACHADO DE ASSIS LTDA 605,71 521,86
8 O AUTENTICO EEIE 541,43 521,18
9 COLEGIO VERA CRISTO 583,64 504,67
10 RAIMUNDO SARAIVA COELHOEEEP 551,76 501,27
11 FCO DE ASSIS COLEGIO SAO 573,33 500,94
12 PROFESSOR MOREIRA DE SOUSA EEEP 549,44 488,48
13 PRESIDENTE GEISEL EEFM 550,92 486,10
14 AMALIA XAVIER EEFM 492,46 476,01
15 TIRADENTES EEFM 465,51 470,72
16 DOM ANTONIO CAMPELO DE ARAGAO CAIC 469,80 467,38
17 ALM ERNANE VITORINO ABOIM SILVA CERE 520,73 465,06
18 PREF ANTONIO CONSERVA FEITOSA EEFM 461,05 461,46
19 GOV ADAUTO BEZERRA EEM 497,46 460,33
20 DONA CLOTILDE SARAIVA COELHO EEFM 460,24 452,53
21 JOSE BEZERRA DE MENEZES EEFM 459,06 451,25
22 DONA MARIA AMELIA BEZERRA EEFM 456,68 448,48
23 FIGUEIREDO CORREIA EEFM 417,04 440,61

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso vai lhe permitir argumentar com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

O post Juazeiro do Norte – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas apareceu primeiro em Blog do Enem.

Volta Redonda – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 29 Apr 2015 07:02 AM PDT

volta-redonda-resultado-enem-2013-escolas-destaque

Ao final de 2014, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais (INEP) divulgaram os boletins de desempenho das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2013. Foram quase 15 mil escolas de ensino médio que tiveram as performances dos seus alunos calculadas numa média a partir das notas das provas objetivas.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade fluminense de Volta Redonda, que abriga a Siderúrgica Nacional e, portanto, é conhecida como "a cidade do aço". Os alunos de 25 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

compartilhe

Cinco escolas conseguiram superar a barreira dos 600 pontos: o Garra Vestibulares, que atingiu a média de 628,42 pontos; o Colégio Anglo Americano, que atingiu a média de 621,98; o Colégio Interativo, que conseguiu alcançar os 619,34 pontos; o Colégio Nossa Senhora do Rosário, que alcançou a nota de 613,14 pontos; e o Colégio Macedo Soares, que atingiu a média de 611,57 pontos.

volta-redonda-resultado-enem-2013-escolas

Do outro lado da lista, o marco inferior é de 450 pontos, nota limite que os alunos devem alcançar para serem elegíveis para muitos programas de ingresso no ensino superior, o Prouni é um exemplo. Volta Redonda não tem nenhuma escola abaixo desta nota, mas uma ficou bem próxima, é o Colégio Estadual Santos Dumont, que atingiu a média de 465,49 pontos.

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

Veja as notas de todas as escolas de Volta Redonda no Resultado Enem 2013:

# ESCOLA Redação Provas Objetivas
1 GARRA VESTIBULARES ASSESSORIA EDUCACIONAL LTDA 664,76 628,42
2 COLEGIO ANGLO AMERICANO 716,00 621,98
3 COLEGIO INTERATIVO ENSINO MEDIO 675,12 619,34
4 COL NS DO ROSARIO 631,76 613,14
5 COL MACEDO SOARES 671,94 611,57
6 ESCOLA TECNICA PANDIA CALOGERAS 661,96 575,25
7 COL MUL PROF DELCE HORTA DELGADO 537,14 546,71
8 COLEGIO DE APLICACAO DO CENTRO UNIVERSITARIO GERALDO DI BIASE 593,33 545,68
9 C M JOAO XXIII 548,29 537,91
10 C M GETULIO VARGAS 556,11 535,15
11 COLEGIO DO INSTITUTO BATISTA AMERICANO 562,13 526,24
12 COL MUN JOSE BOTELHO DE ATHAYDE 539,20 523,73
13 CENTRO EDUCACIONAL JARDIM AMALIA 546,67 521,87
14 INST DE CULTURA TECNICA SOC CIVIL LTDA 522,72 521,69
15 IE PROFESSOR MANUEL MARINHO 620,45 519,55
16 CE RIO DE JANEIRO 554,75 512,35
17 CIEP BRIZOLAO 295 PROFESSORA GLORIA ROUSSIN GUEDES PINTO 511,50 494,31
18 CE BARAO DE MAUA 531,82 493,98
19 CE PREFEITO FRANCISCO FONTES TORRES 465,00 492,38
20 CIEP BRIZOLAO 053 DOUTOR NELSON DOS SANTOS GONCALVES 494,83 481,98
21 CE RIO GRANDE DO NORTE 522,67 481,58
22 CE GECY VIEIRA GONCALVES 418,18 479,76
23 EE PEDRO RAYMUNDO DE MAGALHAES 465,56 476,36
24 CE RONDONIA 557,14 468,30
25 CE SANTOS DUMONT 478,92 465,49

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso vai lhe permitir argumentar com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

O post Volta Redonda – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas apareceu primeiro em Blog do Enem.

Flores Angiospermas – Revisão de Biologia Enem

Posted: 29 Apr 2015 07:01 AM PDT

As flores geralmente são as partes mais chamativas e admiradas das plantas. Coloridas e geralmente perfumadas, as flores das angiospermas atraem animais que ajudam na reprodução destas plantas – os polinizadores. Você conhece todas as partes de uma flor de angiosperma? Não? Então revise aqui com o Blog do Enem e arrebente as questões de Biologia do Enem e dos Vestibulares!

As flores são os órgãos reprodutivos de uma planta. Em geral, as angiospermas apresentam flores monoicas (hermafroditas), ou seja, que possuem os dois sexos (masculino e feminino) em uma mesma flor. Além das estruturas envolvidas na produção de gametas, as flores geralmente possuem outras estruturas envolvidas na atração de polinizadores, como pétalas e nectários. Para saber disso e muito mais sobre as estruturas florais, veja o resumo que preparamos para você:

Pedúnculo: Também chamado de haste, o pedúnculo é uma estrutura que prende a flor ao caule e sustenta as demais estruturas florais.

Receptáculo: O receptáculo é uma porção dilatada da extremidade do pedúnculo. O receptáculo serve de base para a inserção a vários conjuntos de círculos de verticilos florais (folhas modificadas que formam as estruturas forais). No receptáculo podem também se formar nectários.

Nectários: Estrutura que geralmente se desenvolve o receptáculo. O nectário produz néctar, líquido adocicado cuja principal função é atrair polinizadores (como borboletas, abelhas, beija-flores e morcegos).

Cálice: O cálice possui, em geral, coloração verde. O cálice é composto de sépalas, folhas pouco modificadas que protegem o botão da flor durante seu desenvolvimento, antes de desabrochar. Veja as sépalas de uma rosa na imagem a seguir:

Flores das angiospermas

Dica 1: Revise também os tipos de caules! Veja este super post com dicas da professora Juliana Santos.

Corola: A corola geralmente é a parte mais vistosa da flor. É composta de um conjunto de folhas modificadas – as pétalas. As pétalas possuem as mais variadas cores e formas e podem secretar diferentes odores (com cheiros agradáveis ao nosso olfato ou não) para atrair os diferentes polinizadores. Além disso, as pétalas também ajudam a proteger os verticilos mais internos.

Flores das angiospermas

Dica 2: Você sabia que as pétalas possuem estruturas epidérmicas especiais para dar a elas textura aveludada? São as papilas! Saiba disso e muito mais neste super post sobre tecidos vegetais.

Androceu: O androceu é a parte masculina da flor. As folhas que formam o androceu são muito modificadas (nem parecem folhas!) – são os estames. Cada estame possui uma parte mais dilatada na extremidade (que corresponderia ao libo de uma folha) – a antera (dividida em dois compartimentos com um tecido conectivo entre elas) e o filete, que é continuação do tecido conectivo e prende o androceu ao receptáculo. Cada compartimento da antera possui dois sacos polínicos (microsporângios) que produzem esporos e geram o grão de pólen (gametófito masculino). O grão de pólen irá originar o gameta masculino.

Flores das angiospermas

Gineceu: O gineceu é a parte feminina da flor.  O gineceu é constituído por folhas modificadas que se fecham e formam os carpelos. Cada carpelo possui uma base dilatada, chamada de ovário. Acima do ovário há um tubo, chamado de pedúnculo ou estilete. Na extremidade do estilete há uma segunda dilatação – o estigma, que recebe o grão de pólen pouco antes da fecundação. No ovário, dependendo da espécie, podemos encontrar um ou mais óvulos (macrosporângios) que produzem esporos. Quando os óvulos crescem, formam-se os sacos embrionários (gametófito feminino), onde está a oosfera (gameta feminino). Na maior parte das espécies encontramos gineceus com carpelos independentes, cada um com seu ovário e, em cada ovário, há uma cavidade – a loja ou loco, com um ou mais óvulos. Há também flores que possuem carpelos fundidos que formam um único ovário, que pode ter um ou mais óvulos.

Flores das angiospermas

Dica 3: Vocês conhece a estrutura das folhas? Não? Então dê uma espiadinha neste post e fique craque em botânica.

E aí, curtiu o resumo? Conseguiu tirar suas dúvidas? Beleza! Agora, que tal ver uma videoaula para fixar o conteúdo? Veja esta ótima videoaula do canal "Me salva!", do Youtube:

E aí, curtiu o vídeo? Beleza! Agora, que tal testar seus conhecimentos?

1) (PUC – MG) Relacione a primeira coluna com a segunda:

  1. Cálice
  2. Corola
  3. Androceu
  4. Gineceu

( ) Conjunto de estames.
( ) Formado pelas sépalas.
( ) Conjunto de pétalas.
( ) Formado por uma ou mais folhas carpelares. A relação está CORRETA em:

a) 1, 2, 3 e 4.
b) 2, 4, 3 e 1.
c) 3, 1, 2 e 4.
d) 4, 3, 1 e 2.
e) 2, 1, 4 e 3.

Resposta: C.

Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente!
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

O post Flores Angiospermas – Revisão de Biologia Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!