terça-feira, 28 de abril de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Tema da Redação Enem 2015 – A crise da água no Brasil está entre os temas cotados. Confira!

Posted: 27 Apr 2015 06:04 PM PDT

Por que a crise da água é candidata a virar Tema da Redação Enem 2015?

redação enem a crise da água É uma boa aposta. E  você poderia experimentar e treinar fazendo rascunhos diferentes com os diversos aspectos que a crise da água traz para o debate como candidata a virar tema da Redação Enem 2015.

A natureza aguda e as diversas implicações que a crise da água podem virar Tema no Enem porque têm diferentes interfaces.

A crise tem implicações para o Aspecto Ambiental, para o Drama Humano, para o Conflito Político, para o Cenário Econômico, e para problemas crônicos do País como Obras Inacabadas. Estas dimensões da crise da água no Brasil caem como uma luva para virar tema da Redação Enem 2015.

Veja a seguir 5 aspectos da Crise da Água que poderiam cair como Tema da Redação Enem 2015: 

1 – Aspecto Ambiental A falta de chuvas é atribuída por diversos cientistas a problemas decorrentes do desmatamento no País, em especial na Amazônia. Mas, há cientistas que destacam que a falta de chuvas pode ser consequência de um regime histórico de chuvas, sem vínculo ao desmatamento. Dá uma boa polêmica!

 2 - Drama Humano – Em muitas regiões do País a seca prolongada já secou açudes, lagoas, rios. Provoca a morte de animais, exige sacrifício das pessoas que vivem nestas áreas, e já cria cenas de migração interna, de pessoas fugindo da seca. Cena de retirantes, como há muito não se via.

Este vídeo, com 1 minuto de duração, produzido pelo Centro Universitário UNIPAM, de Minas Gerais, viralizou em apenas um dia no Youtube ao tratar drama humano e da relação com a natureza com o tema da falta de água. Assista, pois ajuda você a pensar na crise da água como Tema da Redação Enem 2015. O nome do vídeo é 'A última gota'.

 3 - Cenário Econômico Com a falta de chuvas caíram os estoques de agua nos reservatórios utilizados para gerar energia elétrica. Para completar o atendimento ao mercado o Governo Federal orientou para aumentar a produção de energia pelas usinas termelétricas, movidas a gás ou a óleo diesel. O preço das contas de luz explodiu, e já afeta a economia doméstica e o custo das empresas;

 4 – Conflito Político As principais Regiões Metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, e Belo Horizonte) enfrentam ou enfrentaram sério risco de racionamento e desabastecimento. A culpa seria 'das chuvas que não vieram', ou da falta de previsão dos políticos para reeducar a população e fazer novas obras de captação de agua?

 5 – Promessas que nunca se realizam – Outra dimensão política presente na crise da água no Brasil aparece em obras prometidas há mais de um século e que nunca ficam prontas, como a Transposição das Águas do Rio São Francisco. O Sertão do Nordeste está ainda na espera da água prometida.

Dicas de Redação Blog do Enem:

Como fazer a introdução em um texto dissertativo argumentativo. Veja aqui.

10 Dicas para organizar a sua Redação Enem. Acesse aqui.

Exemplos de Redação Enem Nota 1000 nos exames de 2014, 2013, e 2012. Clique aqui.

10-dicas-redacao-enem

O post Tema da Redação Enem 2015 – A crise da água no Brasil está entre os temas cotados. Confira! apareceu primeiro em Blog do Enem.

Simulado Enem 2015 QMágico – Inscrições gratuitas abertas

Posted: 27 Apr 2015 03:45 PM PDT

Simulado Enem 2015 QMágico, Pravaler, e Blog do Enem. Inscrições Abertas para você fazer a primeira rodada de questões!

As inscrições para o Enem já estão quase aí, e no final do ano as provas esperam por você. Não tem moleza. Quem não fizer pelo menos 450 pontos de média nas provas objetivas está fora do Fies e do Prouni. e com menos de 600 pontos não entra no Ciência Sem Fronteiras.

E você já sabe que tirar uma boa nota no Enem ainda abre as portas da universidade pública pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Nos programas de acesso direto das melhores universidades privadas a nota do Enem também já é aceita para a classificação nos cursos mais disputados, e também para seleção de candidatos em financiamentos estudantis. Faça hoje mesmo um Simulado Enem 2015 para ir testando seus conhecimentos. É gratuito.

Simulado Enem 2015 Qmágico

O Simulado Enem 2015 QMágico Pravaler é gratuito para você. Nesta primeira rodada você terá questões inéditas de Linguagem, Códigos, e suas tecnologias. Todas as provas foram criadas com a mesma proposta pedagógica do Enem. O sistema já está no ar! Participe.

Depois, com a mesma inscrição você pode participar dos próximos simulados, com provas das outras áreas do Enem 2015: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas tecnologias; e Ciências Humanas e suas tecnologias.  Serão várias provas ao longo do ano, divididas pelos mesmos temas solicitados no Enem.

Veja o calendário do 1º semestre: Simulado Enem 2015 de Linguagens, códigos e suas tecnologias (26.04 a 10.05 e 21 a 27.06); Ciências humanas e suas tecnologias (10 a 16.05 e 09 a 15.08); Ciências da natureza e suas tecnologias (24 a 30.05 e 23 a 29.08); e Matemática e suas tecnologias (07 a 13.06 e 06 a 12.09). Além de realizar os simulados, os alunos poderão estudar com o conteúdo disponibilizado no Blog do Enem.

Na segunda quinzena de setembro, de 20 a 26.09, será realizado um novo Simulado Enem 2015 completo, contemplando todos os temas. As provas e a correção seguem os mesmos critérios adotados no Enem. Assim, os alunos poderão identificar o nível de conhecimento e atuar sobre eles, intensificando os estudos onde tiverem menor pontuação. Você confere o seu desempenho no resultado e ainda tira suas dúvidas com Apostilas Gratuitas do Blog do Enem.

Gostou da oportunidade do Simulado Enem 2015?

Então, veja abaixo as vantagens e faça a sua inscrição!

Simulado Enem 2015 Qmágico

Você pode fazer as provas online, no local e no horário que você escolher. As provas do Simulado Enem 2015 podem ser feitas num computador de mesa, num laptop, ou num tablet. Você é livre.

Inscrições Abertas para o Simulado Enem 2015

O Simulado Enem 2015  QMágico foi criado com patrocínio da Pravaler Crédito Universitário, e tem o apoio de divulgação do Blog do Enem. A sua inscrição e participação são gratuitas. Faça agora mesmo a sua inscrição e coloque na sua agenda para fazer o Simulado.

O post Simulado Enem 2015 QMágico – Inscrições gratuitas abertas apareceu primeiro em Blog do Enem.

Engenharia naval: tudo sobre a profissão e o mercado de trabalho

Posted: 27 Apr 2015 01:46 PM PDT

É um meio eficaz e de menor custo para enviar produtos para outros países e continentes. A Engenharia Naval é um dos ramos da engenharia que se dedica às tecnologias de exploração do mar.

Para isso, o engenheiro naval precisa ter sólidos conhecimentos em matemática, mecânica, hidrodinâmica, máquinas marítimas e arquitetura naval.

Engenharia naval

Dica 1: Precisando fazer uma boa revisão de Química para o Enem? Então não deixe de conferir o resumo de Geometria e Polaridade Molecular.
Dica 2: Antes de fazer uma prova é importante entender como ela funciona. Saiba o que são matrizes de referência e guie seus estudos para o Enem.

QUEM É O ENGENHEIRO NAVAL?

É o profissional que está envolvido com todas as etapas da vida dos veículos de transporte marítimo. O engenheiro naval não só cria os projetos de embarcações, mas cuida também da construção, manutenção e reparação de todos os equipamentos, seja de grandes navios ou de barcos pequenos. O profissional é responsável por projetar a estrutura de plataformas de exploração de recursos marítimos, como as plataformas de petróleo.

Neste caso, o engenheiro naval precisa garantir que a exploração seja feita de maneira segura por meio dos aparatos de segurança necessários. Cabe a ele também a construção de guindastes para portos, a criação de tecnologias de proteção contra naufrágios e a administração do tráfego de embarcações. Assim, o engenheiro naval pode atuar em diferentes áreas:

  • Construção naval: atua em projetos e na construção de barcos, navios, lanchas e outros tipos de embarcações. O engenheiro naval é responsável pela manutenção de motores, cascos e sistemas de bordo. Organiza o espaço interior da embarcação e lida com seus comportamentos hidrodinâmicos e hidroestáticos.
  • Gerenciamento de logística fluvial e marinha: organiza todo o tráfego que envolve o transporte de mercadorias em mares ou em rios. Cuida do embarque, desembarque e armazenamento de cargas.
  • Desenvolvimento tecnológico: atua fazendo estudos e pesquisas na área, visando o desenvolvimento de novas tecnologias e equipamentos oceânicos para serem aplicados em projetos de engenharia naval.
  • Engenharia oceânica: realiza projetos de exploração e de produção de petróleo. Para isso, o engenheiro naval projeta, constrói e faz a manutenção de tubulações e plataformas de exploração de recursos como petróleo e gás.

MERCADO DE TRABALHO

No Brasil, o mercado de trabalho do engenheiro naval ainda é pequeno. O profissional encontrar vagas de emprego em estaleiros navais, empresas de gestão de projeto, consultorias em engenharia, empresas de qualidade e segurança, entre outras. A indústria oferece oportunidades para o engenheiro naval no setor de construção e reparação naval, de pesca e de logística e transporte.

Empresas exploradoras de petróleo também costumam oferecer oportunidades para os engenheiros navais. E não é apenas no setor naval que o profissional pode atuar. Como todo profissional da engenharia, o engenheiro naval está apto a analisar e resolver problemas bastante complexos, permitindo que ele atue em outros ramos da engenharia como a construção civil e automobilística.

Vários estados do país oferecem oportunidades, mas a região amazônica é a mais aquecida para a engenharia naval. Isso se deve ao fato da região utilizar os rios como principal meio de transporte de carga e de pessoas. O salário médio inicial de um engenheiro naval é de R$ 4,5 mil.

Dica 3: As inscrições para o Fies ainda estão abertas! Veja como funciona e como fazer a sua inscrição.

Daniela Yumi é formada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo. Como todo mundo, teve muitas dúvidas na escolha da profissão. Atualmente, mora em São Paulo e trabalha como redatora freelancer. LinkedIn: br.linkedin.com/daniela-yumi-fujiwara/58/424/a38/pt

O post Engenharia naval: tudo sobre a profissão e o mercado de trabalho apareceu primeiro em Blog do Enem.

Escala Cartográfica – Aula de Geografia para o Enem

Posted: 27 Apr 2015 01:11 PM PDT

A escala cartográfica é uma ferramenta utilizada para estudar e perceber a relação entre as dimensões dos elementos contidos no mapa e a realidade do terreno.

A cartografia é uma ciência que auxilia a geografia, pois, através do estudo das representações feitas a partir dos mapas, pode obter maiores detalhes de um local.

Mas, o que é a escala cartográfica?

A escala é a relação entre a realidade e o que está sendo representado no papel.  Quando se representa a superfície, utiliza-se uma linguagem própria, a linguagem cartográfica, portanto podemos fazer uma leitura de fenômenos, distâncias, e tirar nossas conclusões. Mas para isso, precisamos entender os códigos que os mapas trazem e decifrar a legenda.

Escala Cartográfica
Figura 1
- Mapa do Brasil.

A escala cartográfica pode ser expressa de duas maneiras:

Escala Numérica: expressa a redução da distância da superfície real. É representada por uma fração. Exemplo: 1:100 000 (lê-se, escala um por cem mil ou um para cem mil). Portanto significa que essa escala foi reduzida 100 mil vezes.

Escala Gráfica: É representada por uma linha em forma de um gráfico, indicando a distância real com as distâncias do mapa. Exemplo:

Escala Cartográfica

Veja:  os mapas da escala numérica trazem como unidade o centímetro ( cm ), e as distâncias reais são medidas em quilômetros ( Km ).

Acompanhe:

No exemplo acima da escala numérica, 1 cm no mapa corresponde a 1 km na realidade.

Calculando a distância no mapa:

Para se calcular a distância entre dois pontos no mapa temos a seguinte fórmula:

D= E.d

Onde:

D= distância real
E= Escala
d= Distância no mapa

Exemplo:  Um mapa de escala 1:200 000 possui entre dois pontos 20 cm de distância. Calcular a distância real.

É só aplicar na fórmula:

D= 200 000 . 20 = 4000 000 cm ou 40 km.

Agora uma importante dica:

A escala é inversamente proporcional , ou seja: quanto maior o denominador , menor a área representada no mapa. Representando menor riquezas de detalhes. Ver mapa 1

Mapa 1 – Com uma escala de 1:79 000 000 (1 para 79 milhões), escala onde se visualiza o Brasil inteiro, porém com menor detalhes.

Escala Cartográfica
Figura 2

E, quanto menor o denominador, maior a área representada, apresentando maior riqueza de detalhes. Ver mapa 2.

Mapa 2- Com uma escala de 1:29 000 000 ( um para 29 milhões), escala onde se visualiza com maior riqueza de detalhes alguns estados brasileiros.

Escala Cartográfica
Figura 3

Para complementar sua aula, assista a um vídeo explicando sobre as escalas (Projeto Eureka), não perca!

Agora vamos pensar um pouco? Leia atentamente e resolva a questão proposta!

(UFRPE) Foram entregues a um grupo de alunos de uma Faculdade cinco mapas temáticos, em projeção cilíndrica, para servirem como material de apoio didático a um estudo populacional e socioambiental de uma determinada região brasileira.

Assinale a escala do mapa que apresenta condições de fornecer uma maior riqueza de detalhes.
a) 1: 1.000.000
b) 1: 100.000
c) 1: 600.000
d) 1: 500.000
e) 1: 250.000.

Resposta correta – letra B

Elizabeth Geografia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Elizabeth Noceti Pereira- formada em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua como docente nas redes estadual e municipal da região da Grande Florianópolis.

O post Escala Cartográfica – Aula de Geografia para o Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Tipos de flor – Revise Biologia com o Blog do Enem

Posted: 27 Apr 2015 11:37 AM PDT

As flores das angiospermas geralmente são bonitas e perfumadas. Todos os seus encantos têm como objetivo perpetuar cada espécie, permitindo a reprodução. Cada espécie de angiosperma tem flores adaptadas ao ambiente e aos polinizadores disponíveis. Há plantas que possuem flores simples, outras, inflorescências. Você sabe a diferença entre estes tipos de flores? Não? Então revise os tipos de flores aqui e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos Vestibulares!

Classificação das flores quanto ao sexo: A maior parte das espécies de angiospermas possuem flores hermafroditas, ou seja, possuem os dois sexos na mesma flor. Quando isso ocorre, as flores possuem adaptações para evitar a autofecundação como, por exemplo, o estigma do gineceu ser mais alto que o androceu ou ainda o carpelo amadurecer antes dos estames. Há também plantas que possuem flores unissexuadas, ou seja, de sexos separados – há flores femininas e flores masculinas separadamente.  Uma planta pode ser monoica tendo flores hermafroditas (monoclinas, como a rosa) ou tendo os dois tipos de flores unissexuadas (díclinas) na mesma planta. Há ainda plantas dioicas, tendo vegetais apenas com flores unissexuadas masculinas e vegetais com flores unissexuadas femininas (como o mamoeiro).

Tipos de flor

Dica 1: Antes de continuar sua revisão, que tal estudar as estruturas das flores das angiospermas? Para isso, veja este super post com aula do canal "O Kuadro".

Classificação das flores quanto ao número de flores por pedúnculo: Chamamos de flor simples quando encontramos apenas uma flor por pedúnculo. As flores simples ocorrem na maioria das angiospermas.

Tipos de flor

Há também plantas que possuem várias flores saindo do mesmo pedúnculo. Chamamos estes conjuntos florais de inflorescências. Existem dois tipos principais de inflorescências: as inflorescências definidas (como a "coroa-de-cristo" que tem uma flor terminal que floresce primeiro e possui crescimento definido) e as inflorescências indefinidas (como as margaridas e girassóis que possuem na extremidade da inflorescência ou no centro uma gema que continua crescendo, neste caso, as flores da periferia florescem primeiro).

Tipos de flor

Dica 2: Revise também os tipos de caules! Veja este super post com dicas da professora Juliana Santos.

Classificação das flores quanto à presença ou não de verticilos: Chamamos de completas as flores que possuem todos os verticilos florais (cálice, corola, androceu e gineceu) e incompletas aquelas em que faltam algum verticilo floral.

Classificação das flores quanto à simetria floral: Nas flores das dicotiledôneas, as flores possuem simetria tetrâmera, ou seja, cada verticilo possui quatro peças ou múltiplos de quatro. As dicotiledôneas podem também apresentar simetria pentâmera, com cinco peças ou múltiplos de cinco. Nas flores de monocotiledôneas, as flores são trímeras, ou seja, os verticilos possuem três peças ou múltiplos de três.

Dica 3: Você sabia que as pétalas possuem estruturas epidérmicas especiais para dar a elas textura aveludada? São as papilas! Saiba disso e muito mais neste super post sobre os tecidos vegetais.

E aí, conseguiu aprender um pouco mais sobre os tipos de flores? Então, para concluir sua revisão e recapitular os tipos de flores, veja esta super videoaula do canal "O Kuadro", do Youtube:

Curtiu o vídeo? Agora, que tal testar seus conhecimentos?

(Uel) Considere as seguintes características:

I. folhas com nervuras reticuladas
II. folhas com nervuras paralelas
III. caule com feixes vasculares dispostos em círculo
IV. caule com feixes vasculares dispersos
V. flores pentâmeras
VI. flores trímeras

Assinale a alternativa da tabela que contém as características corretas de monocotiledôneas e de dicotiledôneas.

a) MONOCOTILEDÔNEAS: I, III, VI. DICOTILEDÔNEAS: II, IV, V.
b) MONOCOTILEDÔNEAS: I, IV, V. DICOTILEDÔNEAS: II, III, VI.
c) MONOCOTILEDÔNEAS: II, III, VI. DICOTILEDÔNEAS: I, IV, V.
d) MONOCOTILEDÔNEAS: II, IV, V. DICOTILEDÔNEAS: I, III, VI.
e) MONOCOTILEDÔNEAS: II, IV, VI. DICOTILEDÔNEAS: I, III, V.

Resposta: E.

Dica 4: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente!

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

O post Tipos de flor – Revise Biologia com o Blog do Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!