quarta-feira, 6 de maio de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Estrutura dos frutos – Revisão de Biologia Enem

Posted: 05 May 2015 04:44 PM PDT

Os frutos são órgãos exclusivos das plantas angiospermas. Depois da polinização, o grão de pólen germina dentro do carpelo e forma um tubo polínico. O tubo polínico chega ao ovário – presente no gineceu – para que ocorra a fecundação. Após este evento, o óvulo irá formar uma semente e o ovário irá crescer e formará o fruto. O fruto tem como principal função proteger a semente, porém pode também servir para ajudar na dispersão delas, atraindo animais dispersores ou ajudando a semente a flutuar na água ou planar no ar. Em geral, os frutos possuem uma semente e um pericarpo, formado por três camadas: epicarpo, mesocarpo e endocarpo. Você conhece estas estruturas? Não? Então revise as diferentes estruturas dos frutos e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Epicarpo: O epicarpo corresponde à casca do fruto. O epnicarpo é uma estrutura originada a partir da epiderme externa do ovário.

Mesocarpo: O mesocarpo forma-se a partir do tecido médio do ovário. Na grande maioria dos frutos o mesocarpo é carnoso, tendo um grande acúmulo de substâncias nutritivas. Sendo assim, o mesocarpo é, em geral, a parte comestível de um fruto.

Endocarpo: O endocarpo envolve a semente e é originado da epiderme interna do ovário.

Estrutura dos frutos

Dica 1: Ovário? Gineceu? Androceu? Está com dúvidas em relação à estrutura das flores? Então dá uma espiadinha neste post.

O papel do fruto na dispersão de sementes: Os frutos possuem papel fundamental na dispersão das sementes. O acúmulo de substâncias nutritivas e saborosas atrai uma série de animais (zoocoria), que consomem o fruto deixando as sementes caírem ou eliminando as sementes nas fezes (quando elas não são destruídas pelo sistema digestório do animal).

Estrutura dos frutos

Dica 2: Revise também os tipos de caules! Post com dicas da professora Juliana Santos.

Em outros frutos não há grande quantidade de nutrientes, porém estes frutos podem possuir outras estratégias de dispersão, como o carrapicho ou "picão" que possui tricomas em forma de ganchos ou espinhos que grudam nos pelos de animais (ou das suas calças quando você faz uma trilha).

Estrutura dos frutos

Há também os frutos que possuem grande quantidade de tricomas para facilitar a dispersão pelo vento (anemocoria), como no caso do dente-de-leão.

Estrutura dos frutos

Podemos citar também os frutos que são adaptados à dispersão por flutuação – hidrocoria (presentes em plantas que vivem em habitats próximos a rios ou mares), como o coco e o amendoim.

Estrutura dos frutos

Fruta ou Fruto: Você já deve ter ficado confuso(a) ao ouvir que um tomate ou um pepino são frutas. Pois é, querido(a) candidato(a), eles são mesmo! Na verdade, fruta é o nome que damos às partes comestíveis desenvolvidas a partir de uma flor. Mas, nem sempre uma fruta é um fruto! Fruto é o nome que damos ao ovário da flor desenvolvido. Porém, há frutas que não são frutos como, por exemplo, o caju e a maçã. Estas frutas são chamadas de pseudofrutos, pois a parte suculenta se originou do desenvolvimento de outras partes da flor. No caju, a parte que corresponde ao fruto é a castanha, já a parte da qual fazemos suco é um pseudofruto originado do pedúnculo da flor.

Estrutura dos frutos

Na maçã, o fruto é apenas a parte dura do centro da fruta (aquela em volta da qual você rói a parte suculenta da fruta), a parte suculenta é o pseudofruto, originado do receptáculo floral.

Estrutura dos frutos

Há ainda frutas que são formadas de vários frutos, como o figo e o abacaxi. No abacaxi cada parte que parece uma escama é um pequeno fruto (frutículo), que se uniu a outros frutos formando uma infrutescência.

Estrutura dos frutos

Dica 3: Vocês conhece a estrutura das folhas? Não? Então dê uma espiadinha neste post e fique craque em botânica.

E aí, conseguiu tirar suas dúvidas? Agora, para finalizar sua revisão, que tal ver uma videoaula legalzona para ficar craque em botânica? Então veja esta videoaula do canal "O Kuadro", do Youtube:

Gostou do vídeo? Beleza! Então, agora que você já sabe tudo sobre estrutura dos frutos, que tal testar seus conhecimentos?

(Fei) A sobrevivência de qualquer espécie depende de sua capacidade de deixar descendentes. No decorrer do processo evolutivo as plantas desenvolveram inúmeras adaptações para a disseminação de frutos e sementes. O fruto adaptado à dispersão pela água é o:

a) dente-de-leão
b) coco-da-baía
c) frutos de carrapicho
d) tomate
e) azeitona

Resposta: B

(Cesgranrio) Nos vegetais superiores, após a fecundação, ocorrem transformações na estrutura floral, originando-se o fruto e a(s) semente(s). Qual das opções a seguir indica, respectivamente, o que dará origem ao FRUTO e à(s) SEMENTE(s)?

a) Antera e grão de pólen.
b) Receptáculo e ovários.
c) Estigma e papilas estigmáticas.
d) Ovário e óvulos.
e) Óvulo e grãos de pólen.

Resposta: D

Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente!
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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Nota do Enem dá acesso a bolsas de estudo e Crédito Universitário. Inscrições abertas.

Posted: 04 May 2015 06:01 PM PDT

A maratona para entrar na universidade é muito puxada. Depois do Enem vêm as peneiras de notas de corte em vestibulares, Sisu e Prouni. E, nem sempre o curso que você quer está disponível na cidade ou universidade que você procurava dentro  destes programas. Ainda mais com o Fies trancado pelo MEC em 2015, ficou ainda mais difícil. Porém, existem outras formas de bolsas de estudo, descontos, financiamentos, e de Crédito Universitário para você entrar no Ensino Superior além das ações do Ministério da Educação.

vagas pela nota do enem horizontal

Ainda têm vagas com Bolsa de Estudo ou Financiamento pela nota do Enem!

A sua nota do Enem é aceita por instituições privadas no País todo como processo seletivo, com vagas ainda em aberto para quase todos os cursos. Para concretizar a matrícula e viabilizar o pagamento das mensalidades você pode contar com diversos programas de incentivos que talvez você nem saiba que existem.

São bolsas de estudo, descontos, ou financiamentos a juros mais baixos. Então, você entra com a nota do Enem, e busca negociar um programa de benefícios para viabilizar o curso. Veja estas duas dicas do Blog do Enem:

 Programas Estaduais de Bolsas de Estudo e incentivo.

A segunda  dica é você dar uma corrida no 'Professor Google' e verificar se no seu Estado existe programa de Bolsas de Estudo na Secretaria da Educação, Secretaria da Indústria e Comércio, ou Secretaria de Desenvolvimento. Em muitos casos são bolsas direcionadas para carreiras que fazem falta para o desenvolvimento regional, e em cursos bem valorizados.

bandeira de goiás bandeira do espírito santo bandeira de santa catarina  bandeira do DF

Em Goiás tem, no Espírito Santo tem, em Santa Catarina tem, no Distrito Federal tem, e, quem sabe aí no Estado em que você mora não tem também apoio para você entrar na universidade? Veja a seguir a outra dica.

Programa de Crédito Universitário Pravaler

A segunda dica do Blog do Enem vale para todo o Brasil. Você pode procurar informações ou suporte em organizações que são especializadas em programas de incentivo para entrar no Ensino Superior. São instituições que têm foco em bolsas de estudo, oportunidades de descontos nas mensalidades, e contratos de financiamentos pelo Fies ou por Crédito Universitário para cursos de graduação em faculdades, centros universitários e universidades.

A maior organização que faz isto no Brasil é a Pravaler. É um serviço que ajuda você a escolher o melhor jeito para pagar seus estudos. Eles têm informações e atendimento especializado em crédito privado, bolsas e descontos disponíveis nas instituições parceiras. E também fazem orientação sobre o FIES.

Até o começo do ano de 2015 já tinham mais de 40 mil alunos matriculados em cursos de Medicina, Direito, Administração, Engenharias, Odontologia, Educação Física, Licenciaturas e todos os outros.

FiesVocê pode acessar o sistema da Pravaler e preencher um cadastro indicando qual o curso e a cidade de seu interesse para estudar.

Eles fazem uma resposta aos seus dados indicando quais os cursos e instituições mais se aproximam do perfil quev você selecionou. O resultado desta busca são oportunidades de curso de graduação ou de pós-graduação mais próximos de você. E, também, apresentam as diversas alternativas de suporte a bolsas Prouni ou da instituição, descontos, Fies (quando está aberto), ou financiamento direto de Crédito Universitário de acordo com o perfil.

Você pode indicar o tipo de curso dentro da lista das instituições de ensino superior parceiras da Pravaler.

E, se estiver de acordo para você, o processo continua. Se não te interessar, parou por ali, sem custos para você.

Veja aqui o site da Pravaler – Você encontra os caminhos para os diversos tipos de suporte para busca de bolsas de estudo, descontos nas mensalidades, financiamento Fies ou Crédito Universitário: http://www.portalpravaler.com.br/parceiro/blogdoenem/portalpravaler

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Vale a pena fazer um curso superior? Que vantagem as pessoas têm após conquistar um Diploma?

Sim, vale a pena batalhar para prosseguir. De acordo com pesquisas do IPEA (instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do SENAI (Serviço Brasileiro de Aprendizagem Industrial) quem conquista um diploma de nível superior ganha bem mais.

A diferença pode variar entre 144% a até 219% a mais na média dos salários de quem tem diploma de curso superior em relação aos salários daqueles que param de estudar no Ensino Médio.  Então, como você percebeu, existem caminhos para você não ficar parado e sem ingressar no Ensino Superior.

Logo Pravaler

Tira-Dúvidas sobre que é o Crédito Universitário Pravaler

 O Blog do Enem conferiu as informações da Pravaler e criou este passo a passo sobre o que é o Crédito Universitário, e como funciona:

 1 – Quem pode ter o Crédito Universitário? – O crédito Universitário PRAVALER pode ser utilizado para quem está começando a faculdade agora e também para quem já aluno veterano. Vale para cursos presenciais e para cursos a distância de graduação, pós-graduação, MBA, metrados e doutorados.

 2 – É preciso contratar o financiamento do curso todo, ou pode ser apenas um semestre? – Você pode optar por contratar apenas um semestre se o dinheiro estiver curto. Mas, se quiser, pode fazer renovações a cada semestre e financiar o curso, se achar vantajoso para as suas contas e da sua família.

3 – É possível misturar Bolsa de Estudo parcial com o financiamento cobrindo a outra parte? – Sim. Se você tem uma bolsa de 50% do Prouni, pode financiar os outros 50% pelo Crédito Universitário Pravaler. Ou, se tem bolsa ou desconto parcial da instituição, pode financiar a diferença pelo Crédito Universitário se a instituição for conveniada com a Pravaler e oferecer esta condição.

 4 – É possível financiar mensalidades atrasadas, se precisar? – O Crédito Universitário funciona sempre a partir de convênios das instituições com a Pravaler, e a regra básica é de que é possível incluir até 2 (duas) mensalidades em atraso do semestre anterior na renovação do contrato para o semestre seguinte.

5 – Qual é a taxa de juros? – Os juros do Crédito Universitário variam de 0% a 2,19% ao mês. Ao optar pelo crédito universitário você passa a pagar o seu curso em parcelas mensais que não se acumulam. Cada parcela é composta por metade do valor da sua mensalidade e encargos.

Os juros do financiamento estudantil são bem menores do que os juros de cheque especial, cartão de crédito ou empréstimo pessoal.

Há instituições de ensino parceiras do PRAVALER em que o aluno não paga juros! Os juros do programa são subsidiados pelas faculdades para que seus alunos tenham uma facilidade ainda maior ao pagarem seus estudos.

6 – Quais as instituições que mantêm parceria com a Pravaler, e quais são os cursos que ainda têm vagas? – Você pode acessar a lista de faculdades, centros universitários e universidades conveniadas no site da Pravaler, bem como os cursos que elas oferecem e o tipo de bolsa ou de financiamento para cada curso. Basta preencher um cadastro gratuito para ter acesso e consultar as informações.

7 – Link de acesso ao site da Pravaler. Aqui.

 

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A Guerra Fria: EUA x URSS – Aula de revisão para História Enem.

Posted: 04 May 2015 02:40 PM PDT

A Guerra Fria. Veja os temos de uma permanente ameaça de guerra atômica entre a União Soviética (bloco comunista) e os Estados Unidos da América (bloco capitalista). O mundo ‘quase acabou’, sabia?

Introdução à Guerra Fria.

 Com o fim do conflito da Segunda Guerra Mundial foi criada a ONU – Organização das Nações Unidas, sediada em Nova Iorque, com a finalidade de revelar o progresso da humanidade e manter a paz mundial. Na prática um organismo que deveria ser neutro como palco da diplomacia mundial.  Segundo consta, de 1945 até 1995 já ocorreram cerca de 128 conflitos mundiais que levaram 25 milhões de vidas; porém, uma guerra em escala mundial não ocorreu.

Um símbolo da divisão ideológica no planeta após a segunda guerra mundial foi ‘a partilha’ da Alemanha entre EUA e URSS, com metade do país ao Leste ficando para o domínio comunista, e a metade a Oeste para domínio dos capitalistas ocidentais. A capital, Berlim, terminou por receber o nefasto ‘Muro de Berlim’, que isolava o entorno comunista da cidade capitalista, capital da parte ocidental. Era o exemplo ‘europeu’ da Guerra Fria.

guerra fria

Mas, a criação da ONU, como não interrompeu a emergência de conflitos regionais, testemunhou sem nada poder fazer a realização de guerras localizadas onde os lados em disputa eram instrumentalizados pelos EUA, na disputa ideológica pró-capitalismo, e pela então União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, liderada pela Rússia, e que apoiava nas guerras o lado pró-comunismo. Isto ocorreu nas guerras na Coréia e no Vietnã de maneira muito clara. O resultado foi a criação da Coréia do Norte (comunista) e da Coréia do Sul (capitalista). O Vietnã também ficou rachado.

A Guerra Fria teve início logo após a Segunda Guerra Mundial, em 1945, pois os Estados Unidos e a União Soviética disputaram o espólio europeu pela hegemonia política, ideológica, econômica e militar no mundo. Para muitos existem três datas para o final do conflito:

1989 – A queda do muro de Berlim.

1990 – A Reunificação da Alemanha.

1991 – O fim da URSS.

História Enem

Mapa da Guerra Fria

A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Da segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.

A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre os EUA e a URSS. Até mesmo porque estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém, ambos acabaram alimentando conflitos em outros países, como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã.

Paz Armada

Na verdade, uma expressão explica muito bem este período: a existência da Paz Armada. As duas potências envolveram-se numa corrida armamentista, espalhando exércitos e armamentos em seus territórios e nos países aliados. Enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz estaria garantida, pois haveria o medo do ataque inimigo. O problema maior era que diferentemente da época anterior à Primeira Guerra Mundial, temos agora uma corrida armamentista nuclear.

Nesta época, formaram-se dois blocos militares, cujo objetivo era defender os interesses militares dos países membros. A OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte (surgiu em abril de 1949) era liderada pelos Estados Unidos e tinha suas bases nos países membros, principalmente na Europa Ocidental. Alguns países membros da OTAN: Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Grécia e Turquia.

Já do outro lado havia o Pacto de Varsóvia que era comandado pela União Soviética e defendia militarmente os países socialistas. Alguns países membros do Pacto de Varsóvia: URSS, Cuba, China, Coreia do Norte, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia.

Corrida Espacial

EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais. Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia uma certa disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pôde acompanhar pela televisão a chegada do homem à lua, com a missão espacial norte-americana.

Macartismo

Os EUA liderou uma forte política de combate ao socialismo em seu território e no mundo. Usando os meios de comunicação, tais como o cinema, a televisão, os jornais, as propagandas e até mesmo as histórias em quadrinhos, divulgou uma campanha valorizando o "american way of life". Vários cidadãos americanos foram presos ou marginalizados por defenderem ideias próximas ao socialismo. O Macartismo, comandado pelo senador republicano Joseph McCarthy, perseguiu muitas pessoas nos EUA. Essa ideologia também chegava aos países aliados dos EUA, como uma forma de identificar o socialismo com tudo que havia de ruim no planeta.

Na URSS não foi diferente, já que o Partido Comunista e seus integrantes perseguiam, prendiam e até matavam todos aqueles que não seguiam as regras estabelecidas pelo governo. Sair destes países, por exemplo, era praticamente impossível. Um sistema de investigação e espionagem foi muito usado de ambos os lados. Enquanto a espionagem norte-americana cabia aos integrantes da CIA, os funcionários da KGB faziam os serviços secretos soviéticos.

"Cortina de Ferro"

Após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação entre os países vencedores. A República Democrática da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista. A República Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos países capitalistas. A cidade de Berlim foi dividida entre as quatro forças que venceram a guerra : URSS, EUA, França e Inglaterra. No final da década de 1940 é levantado Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes: uma capitalista e outra socialista. É a vergonhosa "cortina de ferro".

Plano Marshall e COMECON

As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS, em 1949, com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.

Envolvimentos Indiretos

Guerra da Coreia: Entre os anos de 1951 e 1953, a Coreia foi palco de um conflito armado de grandes proporções. Após a Revolução Maoísta ocorrida na China, a Coreia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul da Coreia resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coreia no paralelo 38. A Coreia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coreia do Sul manteve o sistema capitalista.

Guerra do Vietnã: Este conflito ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas matas do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares, morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã unificado passou a ser socialista.

Fim da Guerra Fria

A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

Saiba mais sobre a Guerra Fria nesta aula do Canal das Videoaulas, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=xJNqwoKlfUo]

Desafios

Questão 1

Quem era o país líder dos socialistas durante a Guerra Fria?

a) Alemanha.
b) França.
c) URSS.
d) Inglaterra.
e) EUA.

Questão 2

O "euro" está ligado a quê?

a) À OTAN.
b) À ONU.
c) À União Europeia.
d) À união dos países africanos.
e) Ao antigo COMECON.

Questão 3

Dentro do processo da queda do socialismo tivemos a atuação de M. Gorbatchev, a alternativa que corresponde a um erro é:

a) A "Perestroika" foi, em termos gerais, a abertura feita dentro da URSS.
b) A "glasnost" seria a transparência pela qual o processo seria feito.
c) O chamado comunismo caiu por causa da abertura feita dos anos 80 para os 90.
d) Ocorreu uma divisão da antiga URSS, em que os chamados comunistas radicais foram para o norte.
e) Com a abertura do processo na URSS, vários países do leste europeu passaram a "abrir seus governos".

Questão 4

A ONU foi criada para o progresso da humanidade, sua sede é na cidade de:

a) Atlanta.
b) Roma.
c) Jerusalém.
d) Nova York.
e) Genebra.

 Questão 5

(UNESP 92) Os recentes acordos para a diminuição das armas estratégicas de longo alcance afastam as campanhas histéricas e o perigo de um confronto bélico catastrófico. Quando se analisam as origens da denominada Guerra Fria, percebe-se que ela se relacionou inicialmente com:

a) a política do desarmamento nuclear e o enfrentamento militar direto entre as duas superpotências.
b) a instalação de rampas de lançamento e a retirada dos mísseis soviéticos de Cuba.
c) o fim da Guerra do Vietnã e o apoio norte-americano aos "contras" da Nicarágua sandinista.
d) a ascensão de Mikhail Gorbatchev na URSS e sua política de Glasnost.
e) o envolvimento dos governos inglês e norte-americano na elaboração de um discurso responsabilizando o comunismo como terrível ameaça ao mundo livre.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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