domingo, 17 de maio de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Estudo dos Prismas – Cálculo de Área e Volume. Revisão Matemática Enem e Vestibular.

Posted: 15 May 2015 05:47 AM PDT

 

Você lembra tudo sobre o Estudo dos Prismas e o cálculos matemáticos envovidos?

Vamos começar pelo começo. O que e um Prisma? Lembrou da imagem que lhe vem à cabeça? Então, um Prisma é um sólido geométrico delimitado por faces planas, no qual as bases se situam em planos paralelos. Quanto à inclinação das arestas laterais, os prismas podem ser retos ou oblíquos. Fácil, fácil, não é? Veja nas imagens como fica mais tranquilo de lembrar:

prismas Enem

  • Características dos Primas:
  • Bases: regiões poligonais congruentes
  • Altura: distância entre as bases
  • Arestas laterais paralelas: mesmas medidas
  • Faces laterais: paralelogramos

Prisma reto

Matemática Enem

  • As arestas laterais têm o mesmo comprimento.
  • As arestas laterais são perpendiculares ao plano da base.
  • As faces laterais são retangulares.

Prisma oblíquo

figura_25.jpg

  • As arestas laterais têm o mesmo comprimento.
  • As arestas laterais são oblíquas ao plano da base.
  • As faces laterais não são retangulares.

Elementos principais

figura_26.jpg

Aresta da base ( ℓ )

Aresta lateral ( aℓ )

Altura do prisma ( H )

Nomenclatura dos Prismas

Os prismas recebem nomes de acordo com a figura poligonal de sua base.

Exemplo

  • Prisma triangular : a base é um triângulo.
  • Prisma quadrangular: a base é um quadrilátero
  • Prisma pentagonal: a base é um pentágono.

Prismas Regulares

São prismas que apresentam polígonos regulares em sua base.

Exemplo:

  • Prisma Triangular Regular: a base é um triângulo equilátero.
  • Prisma Quadrangular Regular: a base é um quadrado.
  • Prisma Hexagonal Regular: a base é um hexágono regular.

figura_27.jpg

Cálculo de Áreas e Volume nos Prismas (Prisma reto regular)

Área da base (AB)

Calculada de acordo com o nome do prisma. Considere como a aresta da base.

  • Prisma Triangular regular:

2736.png

  • Prisma Quadrangular Regular:

2744.png

  • Prisma Hexagonal Regular:

2753.png

Área lateral (AL)

As faces são retangulares assim basta calcular a área de uma face e multiplicar o valor pelo número de faces (sempre igual ao número de lados da base).

2762.png

Área total

Corresponde a soma da área lateral com as duas bases do prisma

AT = AL + 2.AB

Volume (V)

É o resultado da multiplicação da área da base pela altura do prisma. Observe que nos prismas retos a altura é igual à aresta lateral do prisma, ou seja,

2771.png

Dicas do Blog do Enem – Matemática:

Dica 1 – Você sabe tudo sobre os Polígonos Regulares? Revise aqui as definições e classificações de Polígonos Regulares em mais uma aula de Matemática Enem

Dica  2 – Relembre aqui sobre Ângulos na Circunferência em mais esta aula preparatória para a prova de Matemática Enem. Estude com a gente, o Enem está chegando!

Saiba mais sobre o Estudo dos Prismas nesta aula do canal Stoodi, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios

Questão 01

Deseja-se construir um prédio para armazenamento de grãos em forma de um prisma regular de base triangular, cuja aresta da base meça 8 m e altura do prisma tenha 10 m. O volume
interno desse armazém em m³ será:

a)

2838.png

b)

2846.png

c)

2852.png

d)

2859.png

e)

2864.png

Dica 3 – Você sabe a diferença entre um círculo e uma circunferência? Nesta aula de Matemática Enem você pode revisar tudo sobre essas duas formas geométricas – http://blogdoenem.com.br/circulo-e-circunferencia-matematica-enem/

Questão 02

Em uma usina de compostagem, após a triagem, o material é colocado em canteiros, aproximadamente com a forma de um prisma triangular reto, e revolvido periodicamente, até se obter a cura do composto.

figura_28.jpg

Se num determinado momento há no pátio 9 desses canteiros, a quantidade de composto existente é, em metros cúbicos, igual a

a) 36

b) 30

c) 28

d) 24

e) 15

Questão 03

Uma fábrica de embalagens, para atender a uma encomenda, deve produzir uma caixa na forma de um prisma retangular reto, com capacidade para 8 litros (lembre-se que 1litro = 1dm3). Nessa encomenda está especificado que as dimensões da caixa, em decímetros, devem ser x, x-1 e 2x. Então, o número de possíveis valores distintos para x é:

a) zero.

b) um.

c) dois.

d) três.

e) quatro.

Questão 04

De uma viga de madeira de seção quadrada de lado 10cm, extrai-se uma cunha de madeira de altura 15cm, conforme a figura:

figura_29.jpg

O volume da cunha é:

a) 250cm3

b) 500cm3

c) 750cm3

d) 1000cm3

e) 1250cm3

Questão 05

Um recipiente na forma de um prisma reto de base quadrada, cuja área lateral é igual ao sêxtuplo da área da base, contém um determinado medicamento que ocupa 75% de sua capacidade total. Conforme prescrição médica, três doses diárias desse medicamento, com 50 ml cada uma, deverão ser ministradas a um paciente durante seis dias. Nessas condições, é correto afirmar que, para ministrar a quantidade total prescrita, o medicamento contido nesse recipiente será:

figura_30.jpg

a) insuficiente, faltando, 125 ml

b) insuficiente, faltando, 120 ml

c) suficiente, não restando nada.

d) suficiente, restando 125 ml.

e) suficiente, restando 225 ml.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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O que é Filosofia? – Veja o mundo com outros olhos. Cai no Enem e no vestibular também. Confira.

Posted: 14 May 2015 04:32 PM PDT

Filosofia é conteúdo recorrente nas provas do Enem e do Vestibular. Você está em dia com a Filosofia? Muita gente pensa que ‘morar na Filosofia’ é apenas ‘rimar amor e dor’. Nada disso. Os fundamentos do pensamento humano, a lógica, a matemática e o método científico são filhos diretos da Filosofia. Vamos lá revisar!

A Filosofia ficou relegada a um segundo plano na Educação Básica no Brasil. Mas, na última década voltou à cena, e a disciplina está integrada ao Currículo do Ensino Médio. Aprender os assuntos que são da Filosofia pode ajudar você a entender alguns conceitos de outras áreas, principalmente a Literatura, a História e a Sociologia. Que tal dar um pontapé nesse estudo e ser nosso ‘filósofo’ para o Enem?

Filosofia o que é

O que é Filosofia?

Uma definição clássica de Filosofia diz o seguinte: A Filosofia reúne o estudo das questões essenciais relacionadas à existência do ser humanos nos aspectos do conhecimento, da busca da verdade, dos valores morais (o que é certo, o que é errado?), dos conceitos estéticos e culturais (o que é belo, o que é feio?),O eixo da Filosofia é buscar a racionalidade, a lógica no pensamento e na expressão dos homens.

Mas, dentro da filosofia em si, existem várias formas de se indagar o mundo, de acordo com o tipo de ‘visão de mundo’ a ser utilizada. Para seu Enem, veja como a Filosofia se ramifica, isto é, como existem diferentes modos de “ver” o mundo:

1. Metafísica: é considerada a filosofia primeira, porque trata de investigar a origem de todas as coisas e de relacioná-las com a realidade em que vivemos. A Metafísica possui uma subárea: a "Ontologia", que se preocupa em estudar o que é o ser. Na Ontologia, o objetivo é entender como os seres existentes na natureza se relacionam e quais são os elementos básicos existentes no universo, que identificam um ser tal como ele é, ou seja, a ontologia busca assegurar o significado para a existência de um ser qualquer.

2. Epistemologia ou teoria do conhecimento: este ramo da filosofia busca investigar quais são as melhores formas de se produzir conhecimento bem como quais seriam os limites da capacidade humana em produzir conhecimento.

3. Lógica: este ramo da filosofia busca encontrar o raciocínio perfeito. Para isso investiga as conclusões provenientes dos pensamentos. A Lógica tenta assim identificar se as conclusões obtidas preservam as proposições originais das premissas que levaram um indivíduo a concluir algo. A lógica identifica os pensamentos corretos dos incorretos.

4. Ética ou filosofia moral: é o ramo da filosofia que estuda a moral. Busca-se, com o estudo ético, identificar as possíveis morais que possam ser consideradas certas ou erradas para uma sociedade.

5. Filosofia política: estuda-se basicamente a origem da sociedade, da política, da formação do Estado e da relação entre sociedade e instituições políticas.6. Estética ou filosofia da arte: tem por objetivo estudar as concepções estéticas que definam o que é o belo.

Filosofia

A Filosofia pretende sempre questionar o mundo ao seu redor, isto é, o filósofo sempre se indagará por perguntas como “O que é?”, “Como é?”, “Por que é?”, “Para que é?”,  dirigindo-se ao mundo que o rodeia e aos seres humanos que nele vivem e com ele se relacionam. O símbolo universal da Filosofia é a coruja, que ‘está sempre de olho’ em tudo.

filosofia coruja

símbolo da Filosofia

Veja na aula abaixo, do Telecurso, uma introdução sobre o que é a Filosofia e  o que ela pode nos ajudar no dia-a-dia. Filosofe e aprenda mais para seu Enem.

Entendeu galera? Que tal, depois dessa aula bacana, fazer alguns exercícios para você se dar bem no Enem, hein? Fique com o Blog do Enem e saiba tudo para sua prova. Bons estudos!

Dica 1 – Veja aqui 10 filmes para estudar e aprender mais sobre Filosofia e Sociologia.

Dica 2 – Assista aqui a Três vídeos sobre Filosofia, sem chatice, sobre os Filósofos clássicos; o livro 'O Príncipe', de Maquiavel; e 'O Mito da Caverna' de Platão.
Dica 3 – Apostila Enem Gratuita. Veja aqui a  lista de apostilas grátis que o Blog do Enem selecionou, para todas as matérias.

EXERCÍCIOS para você resolver e compartilhar as respostas.

1) Para a filosofia, conhecer significa:

a) Trazer a verdade à luz, mesmo que ela seja limitada.
b) Acreditar em Deus como a única verdade e não procurar outra verdade.
c) Ignorar as descobertas científicas porque elas não provam nada, e aceitar tudo o que dizem os livros sagrados.
d) É um ato impossível do ser humano. Não somos capazes de conhecer as coisas.

2) A filosofia é uma disciplina, ou uma área de estudos, que envolve a investigação, análise, discussão, formação e reflexão de idéias em uma situação geral, abstrata ou fundamental. Porém, para que se utiliza todas estas qualidade acima mencionadas?

a) Para continuar uma vida de alienação e superstição.
b) Adquirir um senso crítico e visão de mundo.
c) Não precisar mais estudar.
d) Para acreditar em todas as coisas sem questionamento.

3) A Filosofia não nos torna milionários, não nos ergue às dignidades do Estado; é até bastante descuidada destas coisas. Pode, ate não nos fazer subir a altos postos, ou responder todas as nossas perguntas. Mas, então, para que serve a Filosofia?

a) É o instrumento pelo qual se procura da verdade, não a sua posse, sem se preocupar se vai achá-la ou não.
b) É a procura da verdade absoluta sendo que se acha a dona da mesma .
c) Para que se tenha uma vaga ideia do mundo grego.
d) É o meio de mistificar o homem através de suas crenças e medos.

RESPOSTAS:

1) A. 2) B. 3) A.

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Química Enem – Reação de Neutralização. Revisão gratuita para você saber tudo e mandar bem nas provas.

Posted: 14 May 2015 01:08 PM PDT

 

A Reação de Neutralização é um componente do conteúdo de Química para as provas do Enem e dos Vestibulars. Uma Reação de Neutralização surge da mistura de um ácido e uma base e origina como produto água e um sal. Você se recorda? Se ainda não veio na sua cabeça é porque precisa mesmo de uma revisão. Vamos lá!

Reação de Neutralização – Mas o que exatamente está presente em um ácido e uma base e que faz com que um neutralize o outro?

Em outras palavras, uma reação de neutralização  é caracterizada pela reação química entre um ácido que é capaz de ionizar-se, produzindo no mínimo um cátion hidrônio H+ e uma base, capaz de dissociar-se, liberando no mínimo um ânion  hidroxila OH, resultando como produtos um sal e água.

reação de neutralizaçãoOu Seja, o segredo está nos íons presentes: H+ e OH-. Para que ocorra a neutralização total do ácido e da base é preciso que a quantidade de íons OH- seja igual à quantidade de íons H+, o que pode ser verificado na equação que representa o processo:

1 H+ + 1 OH → 1 H2O

Relembre aqui sobre os Ácidos e as Bases acessando o Blog do Enem e estudando com um super-resumo que preparamos para você, não deixe de conferir!

Para entender como o meio é neutralizado, pense, por exemplo, no limão que possui ácido cítrico, cujo pH é de aproximadamente 3,0. Já o leite de magnésia é básico e seu pH é em torno de 10,0.

Se formos adicionando o limão gota a gota no leite de magnésia, o valor do pH do suco de limão irá subir progressivamente, ou seja, ele estará sendo neutralizado. Chegará um momento em que todos os átomos de hidrogênios ionizáveis (H+) do ácido cítrico do limão estarão na mesma quantidade que os ânions hidróxidos (OH). Nesse momento ocorre a neutralização total.

A formação de Cloreto de Sódio (NaCl), nosso conhecido sal de cozinha, é um exemplo clássico de reação de neutralização, acompanhe os passos necessários para que ela ocorra:

Primeiramente é preciso que se formem os íons que irão participar da reação, eles são provenientes de um ácido (HCl) e uma base (NaOH):

HCl → H+ + Cl-
NaOH → Na+ + OH-

A dissociação das moléculas de HCl e NaOH produzem ânions (Cl- e OH-) e cátions (H+ e Na+).

A junção entre os íons acima é que vai originar Cloreto de sódio.

1 H+ Cl- + 1 Na+  OH- →1 NaCl +1 H2O

Produtos da reação de neutralização: NaCl + H2O

Essa reação de Neutralização é chamada de NEUTRALIZAÇÃO TOTAL, pois a quantidade de íons H+ liberados pelo ácido é igual à quantidade de íons OH- liberados pela base. No caso do exemplo acima, foram liberados um H+ e um OH-.

Saiba mais sobre as reações de neutralização assistindo a vídeo aula do Descomplica ministrada pelo professor Marcelo Cruz. Não fique de fora dessa!

Dica do Blog do Enem – Complemente seus estudos revendo outro assunto de química que cai bastante nas provas dos vestibulares e do Enem que é Indicadores ácido base. Acesse o nosso blog do Enem e veja um super- resumo preparado pela professora Munique Dias. Vai ficar de fora dessa? http://blogdoenem.com.br/quimica-acido-base/

Saiba ainda mais sobre a reação de Neutralização e gabarite as questões de química referente a esse assunto.  Assista a videoaula da Oficinadoestudante e veja os exemplos que o professor Paulo preparou para você. Não deixe de estudar! Cai no Enem e nos vestibulares de todo Brasil.

Neutralização
Munique Química - Poluição
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

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Primeiro Reinado no Brasil Império – Aula de revisão para História no Enem. Confira.

Posted: 14 May 2015 10:49 AM PDT

 

Primeiro Reinado no Brasil Império – Você está em dia com este conteúdo da História do Brasil? Pode cair sim no Enem e no Vestibular. Vamos lá revisar? Este ciclo começa em 1822, no período denominado ‘Primeiro Reinado’.

Primeiro Reinado (1822-1931)

primeiro reinado Na imagem você tem o Imperador Pedro I numa quadro em que ele toca a coroa do Império Brasileiro,  cravejada de pedras preciosas. A pintura foi feita em 1825 por Henrique José da Silva (1792-1834). 

 Após o período turbulento referente à independência do Brasil de Portugal em 1822 foi convocada logo no ano seguinte uma Assembleia Constituinte, em 3 de maio de 1823. O propósito era formar um conjunto de leis para o Império Brasileiro.

 Estas leis precisariam contemplar os interesses da aristocracia agrária local, que constituía a força política e econômica da época. Porém, era importante assegurar também a liberdade comercial recém conquistada do Brasil.

Esta constituição ficou conhecida como a "Constituição da Mandioca", pois assegurava direitos políticos apenas àqueles que pudessem pagar a taxa de 150 alqueires (medida de produtos agrários, utilizada na época) de mandioca. Ou seja, somente os grandes proprietários rurais é que possuíam condições de pagar esta taxa.

Neste contexto, José Bonifácio entrou em desacordo com D. Pedro I, pois não concordava com a postura política do mesmo, que buscava autonomia absoluta no poder do Brasil. Em 12 de novembro de 1823, D. Pedro I, apoiado pelos militares e pelo Partido Português, deu um golpe, desfazendo a Assembleia Constituinte à força e impôs uma nova constituição, em 1824.

 A Constituição de 1824, elaborada por um Conselho de Estado convocado por D. Pedro I, possuía uma característica peculiar: o poder moderador. Este poder permitia que D. Pedro I exercesse poder absoluto, podendo vetar decisões das demais instâncias políticas do governo. Estas fortes tendências autoritárias do imperador causaram tensões políticas, uma vez que o imperador deixou de lado interesses da aristocracia agrária.

De um lado grupos liberais, compostos por brasileiros, e de outro, grupos conservadores, compostos principalmente por portugueses que apoiavam o imperador. A Inglaterra também apoiava D. Pedro I, pois a figura autoritária de um imperador era positiva, na medida em que mantinha a unidade do vasto império brasileiro, garantindo um forte mercado consumidor dos produtos ingleses.

A Confederação do Equador

Olinda e Recife recusaram-se a aceitar a Constituição Outorgada de 1824. Figuras importantes, como Cipriano Barata, Frei Caneca e Pais de Andrade apoiaram este movimento contra o autoritarismo de D. Pedro I.

É importante lembrar que neste contexto a situação do nordeste era complicada. O açúcar (forte produto da região) não estava conseguindo competir com o açúcar de beterraba europeu, o que gerou uma crise na economia da região. Outro fator a ser destacado é que, quando esta agitação política cresceu, muitos negros e mulatos envolveram-se, o que afastou a aristocracia rural liberal do movimento. Essa divisão enfraqueceu o movimento, facilitando a ação repressiva do império, causando a derrota e morte dos líderes revolucionários.

Política externa no Primeiro Reinado

A aceitação da independência do Brasil foi gradual. Vale destacar o caso de Portugal, que só reconheceu a independência brasileira após receber a indenização de 2 milhões de libras esterlinas, paga através de empréstimo concedido ao Brasil, pela Inglaterra. Ou seja, o Brasil pagou pela independência que já havia conquistado, o que gerou grandes dívidas externas com a Inglaterra.

A guerra pela Província Cisplatina

figura_13.jpg

Obra do pintor uruguaio Juan Manuel Blanes (1830-1901), de 1877. 

O conflito teve início quando, em 1825, Juan Antonio Lavalleja tomou a região da Cisplatina (atual Uruguai) e a tornou independente do Brasil, anunciando ligação com a Argentina. D. Pedro resolveu declarar guerra à Argentina. A Inglaterra interveio no conflito, pressionando o Brasil e a Argentina a assinar um acordo de paz.

A guerra durou até 1828, e o exército brasileiro foi derrotado, gerando grandes prejuízos pelos enormes gastos e empréstimos, além do grande número de soldados mortos. A província Cisplatina conseguiu declarar a sua independência, tornando-se a República Oriental do Uruguai.

Fim do Primeiro Reinado

No fim do Primeiro Reinado, o Brasil encontrava-se endividado, e D. Pedro I tinha conquistado má fama por conta de suas tendências autoritárias e suas decisões políticas. Havia um clima "antiportuguês", pois existiam cada vez mais atritos entre o imperador e os políticos brasileiros.

Em Portugal, a disputa pelo trono português atraiu a atenção de D. Pedro I, o que causou ainda mais insatisfação dos brasileiros.

Em 13 de março de 1831, ocorreu a "Noite das Garrafadas", noite em que brasileiros foram agredidos a garrafadas pelos portugueses partidários de D. Pedro I. Este foi o golpe final do Primeiro Reinado, pois, na madrugada do dia 7 de abril de 1831, D. Pedro I abdicou o trono em favor do seu filho de 5 anos.

Saiba mais sobre Brasil Império nesta aula do professor Alexandre Schiavone, do canal AulaLivre,  disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios para você resolver e compartilhar as respostas nas Redes Sociais.

Questão 01

Qual país europeu envolveu-se diretamente nos acontecimentos políticos e econômicos do Brasil no período do Primeiro Reinado?

a) Espanha

b) França

c) Portugal

d) Inglaterra

e) Holanda

Questão 02

Quais províncias que se recusaram a aceitar a carta constitucional outorgada de 1824, originando o conflito que ficou conhecido como "Confederação do Equador"?

a) Olinda e Recife

b) Pernambuco e Bahia

c) São Paulo e Rio de Janeiro

d) Cisplatina e Rio Grande do Sul

e) Espírito Santo e Minas Gerais.

Questão 03

O fuzilamento de Frei Caneca está ligado ao seguinte fato da História do Brasil:

a) Inconfidência Mineira

b) Confederação do Equador

c) Revolta dos Canudos

d) A Praieira

e) Revolução Farroupilha

Questão 04

A organização do Estado brasileiro que se seguiu à Independência resultou no projeto do grupo:

a) liberal-democrático, que defendia a soberania popular, o federalismo e a legitimidade monárquica.

b) maçônico, que pregava a autonomia provincial, o fortalecimento do executivo e a extinção da escravidão.

c) liberal-radical, que defendia a convocação de uma Assembleia Constituinte, a igualdade de direitos políticos e a manutenção da estrutura social.

d) cortesão, que defendia os interesses recolonizadores, as tradições monárquicas e o liberalismo econômico.

e) liberal-conservador, que defendia a monarquia constitucional, a integridade territorial e o regime centralizado.

Questão 05

(UFPR) Com a abdicação do imperador D. Pedro I em 1831, o fracasso do primeiro reinado tomou corpo. Com relação a isso, considere os fatos abaixo:

I. A imigração europeéia para o Brasil ocorrida nesse período

II. A eclosão da guerra na Província Cisplatina (1825-1828) contra as Províncias Argentinas, a qual consumiu recursos do Estado em formação, e cujo principal resultado foi a criação da República Oriental do Uruguai, em 1828.

III. A indisposição do Imperador nas negociações com os deputados das províncias do Brasil, que levou ao fechamento da Assembleéia Constituinte, em 12 de novembro de 1823, e à imposição de uma carta constitucional em 1824.

IV. A queda do gabinete dos Andradas, que levou o Imperador a se cercar de inúmeros portugueses, egressos de Portugal ainda ao tempo do governo de D. João VI.

Tiveram influência direta no desfecho do primeiro reinado os fatos apresentados em:

a) I, II e III somente.

b) I, III e IV somente.

c) III e IV somente.

d) II, III e IV somente.

e) I e II somente

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Era Napoleônica – História Enem. A incrível trajetória de Napoleão Bonaparte.

Posted: 14 May 2015 07:48 AM PDT

A Era Napoleônica é um dos grandes relatos épicos da história européia. Napoleão Bonaparte é o grande personagem desta saga. 

À frente do Exército Francês o general Napoleão Bonaparte acumulou tantas vitórias que tomou o poder dentro do próprio País. Avançou ainda mais, dominou grande parte da Europa, e tornou-se Imperador. Mas, teve um triste fim. Confira tudo sobre A Era Napoleônica! 

A Era NapoleônicaNapoleão Bonaparte – Napoleão Bonaparte nasceu na Córsega, em 1769. Seguiu carreira militar, atingindo a patente de general aos 25 anos de idade. Napoleão era considerado um excelente estrategista militar.

Durante a Revolução Francesa posicionou-se ao lado dos Jacobinos. Liderou a revolução contra o governo do Diretório, estabelecendo assim o governo chamado de Consulado. Este golpe ficou conhecido como o Golpe de 18 de Brumário, pois marca o início de um novo período na história francesa e, consequentemente, da Europa: a Era Napoleônica.

O Consulado: primeiro governo de Napoleão (1799-1804)

Este momento político na França serviu para consolidar o poder da alta burguesia. Este governo possuía na sua estrutura três cônsules, eleitos pelo Senado, porém, esta aparente democracia mascarava o poder que detinha o primeiro cônsul, Napoleão Bonaparte.

Napoleão preocupava-se com a segurança interna de seu território, uma vez que precisava atingir o apoio de toda a pequena e alta burguesia francesa. Assim, Napoleão buscou, neste primeiro governo, garantir a paz externa e afastar o potencial perigo de qualquer invasão ao território francês.

Destaca-se neste governo:

Economia – Criação do Banco da França, em 1800, controlando a emissão de moeda e a inflação; criação de tarifas protecionistas, fortalecendo a economia nacional.
Religião – Elaboração da Concordata entre a Igreja Católica e o Estado, a qual dava o direito do governo francês de confiscar as propriedades da Igreja, e, em troca, o governo teria de amparar o clero.
Direito – Criação do Código Napoleônico, representando em grande parte os interesses dos burgueses, como casamento civil (separado do religioso), respeito à propriedade privada, direito à liberdade individual e igualdade de todos perante a lei, etc.
Educação – Reorganização e prioridades para a educação e formação do cidadão francês.

As repercussões obtidas neste período do governo agradaram à elite francesa. Com o apoio destas, Napoleão foi elevado ao nível de cônsul vitalício, em 1802. 

Império (1804-1814)

Napoleão Bonaparte foi coroado imperador por meio de um plebiscito popular, realizado em 1804. Venceu com esmagadora quantidade de votos.

Neste governo, é possível destacar o expressivo número de batalhas militares de Napoleão para a conquista de novos territórios para a França. O exército francês foi reformado e modernizado, contando com recrutamento obrigatório, o que aumentou consideravelmente o número de soldados franceses.

A Inglaterra, neste contexto, era a maior inimiga da França. Os ingleses eram contra a expansão francesa e, com receio do poderoso exército francês, formaram alianças com a Áustria, Rússia e Prússia. A fim de atingir a Inglaterra, Napoleão estabeleceu o Bloqueio Continental, que decretava que todos os países europeus deveriam fechar seus portos para o comércio com a Inglaterra. Esta atitude tinha como intuito enfraquecer as exportações inglesas, gerando uma crise industrial. Alguns países europeus descumpriram o bloqueio, como Portugal (o que se relaciona com a vinda da família real portuguesa ao Brasil, em 1808) e a Rússia.

Napoleão e seu imenso exército marcharam contra a Rússia, mas foram severamente prejudicados e vencidos pelo rígido inverno russo, bem como pelo inóspito e imenso território da Rússia.

Após essa derrota francesa, a situação da França piorou ainda mais, pois ocorreu a luta da coligação europeia contra a França. Com o controle de Paris por soldados prussianos e aliados, em março de 1814, o imperador Napoleão Bonaparte foi deposto.

Governo dos Cem Dias (1815)

Com a derrota para as forças da coligação europeia, Napoleão foi exilado na Ilha de Elba, através do Tratado de Fontainebleau. Conseguiu fugir no ano seguinte e, com um exército, entrou na França para reconquistar o poder. Porém, cem dias após sua retomada ao poder, foi derrotado pelos ingleses pela segunda vez na Batalha de Waterloo.

Napoleão foi preso e exilado pela segunda vez, desta vez na Ilha de Santa Helena, em 1815. Napoleão morreu em 1821.

O Congresso de Viena

História Enem "O Congresso de Viena", Jean-Baptiste Isabey, 1819

Em 1814, a fim de restaurar a ordem nos países da Europa, representantes das grandes potências se reuniram em Viena, na Áustria.

A França, derrotada, foi obrigada a aceitar uma série de imposições: limites novos, conquistados por Napoleão, foram devolvidos; pagamento de uma multa de 700 milhões de francos aos vencedores; teve de restaurar a monarquia, cujo trono foi ocupado por Luís XVIII (rei por direito, de acordo com a sucessão monárquica anterior à Revolução Francesa).

Santa Aliança foi o nome do exército criado para conter qualquer movimento revolucionário que pudesse surgir neste período. Era formado por todas as potências vencedoras, com exceção da Inglaterra.

O Congresso de Viena encerrou-se em 1815, mas caracterizou-se como um Período Restaurador, uma vez que buscava restaurar o poder das antigas famílias nobres que reinavam no continente antes da Revolução Francesa.

Saiba mais sobre a Era Napoleônica nesta aula do professor Jener Cristiano, do canal Historia em Ação, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios para você resolver e compartilhar as respostas.

Questão 01

Durante o período conhecido como Revolução Francesa, Napoleão Bonaparte posicionou-se ao lado de qual grupo político?

a) Girondinos

b) Sans-cullottes

c) Cordeliers

d) Jacobinos

e) Socialistas

Dica 2 – Preparado para a prova de História do Exame Nacional do Ensino Médio? Revise sobre o Golpe Militar de 1964 nesta aula de História Enem – http://blogdoenem.com.br/golpe-militar-de-1964-historia-enem/

Questão 02

(UNIRIO – Adaptada) "Milhares de séculos decorrerão antes que as circunstâncias acumuladas sobre a minha cabeça vão encontrar um outro na multidão para reproduzir o mesmo espetáculo." (Napoleão Bonaparte). Sobre o período Napoleônico (1799-1815), podemos afirmar que:

a) anulou diversas conquistas do período revolucionário, tais como a igualdade entre os indivíduos e o direito de propriedade.

b) manteve as perseguições religiosas e o confisco das propriedades eclesiásticas iniciadas durante a Revolução Francesa.

c) enfrentou a oposição do exército e dos camponeses ao se fazer coroar imperador dos franceses.

d) favoreceu a aliança militar e econômica com a Inglaterra, visando à expansão de mercados.

e) consolidou a revolução burguesa na França, realizando um governo que buscava aproximar-se dos ideários jacobinos.

Questão 03

Como é chamado o Golpe que deu poder a Napoleão, dando início ao que chamamos de Era Napoleônica?

a) Golpe dos Cem dias

b) Golpe de Fontainebleau

c) Golpe de 18 de Brumário

d) Golpe do Diretório

e) Golpe do Consulado

Questão 04

Após a queda de Napoleão Bonaparte, as nações europeias reuniram-se para determinar as medidas de contenção das ideias liberais difundidas no governo de Bonaparte. O Congresso de Viena teve que ser subitamente interrompido:

a) Devido à Revolução Gloriosa, que ocorreu na Inglaterra, utilizando-se dos ideais democráticos da Revolução Francesa.

b) Devido ao governo dos Cem Dias, em que Napoleão retomou o poder fugindo do exílio.

c) Devido ao apoio do príncipe Metternich, figura dominante do congresso, às ideias liberais da burguesia.

d) Por causa de uma revolta armada de camponeses perto de Viena.

e) Devido à falta de apoio da Inglaterra, que lucrava imensamente com a queda do absolutismo nos outros países europeus.

Dica 3 – Saiba tudo sobre as principais características do Tenentismo em mais esta aula de revisão para a prova de História Enem – http://blogdoenem.com.br/tenentismo-historia-enem/

Questão 05

O princípio de legitimidade, defendido pelo Congresso de Viena, que procurava garantir o direito divino dos Reis, foi eleborado por Talleyrand, contra as consequências:

a) Da Revolução Francesa

b) Da Revolução Americana

c) Da Revolução Industrial

d) Das revoluções de 1848

e) Das revoluções inglesas

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Aquecimento Global – Problemas Ambientais: Aula de revisão para Geografia Enem

Posted: 14 May 2015 07:43 AM PDT

 

Problemas Ambientais  e Aquecimento Global. Você está em dia com estes conteúdos para as provas do Enem e do Vestibular? Podem cair em Biologia, Geografia, Atualidades ou mesmo virar Tema da Redação. Vamos lá revisar?

Aquecimento global

O aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século.

Se este aumento se deve a causas naturais ou antrópicas (provocadas pelo homem) ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas, embora muitos meteorologistas e climatólogos tenham recentemente afirmado publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenômeno.

aquecimento global

Ameaça pode levar ao derretimento do gelo polar

Fenômeno El Niño e La Niña

Consequências básicas

Região

El Niño

La Niña

Norte

Menor precipitação / secas / incêndios

Aumento da precipitação e do volume de água dos rios

Nordestes

Longos períodos de forte estiagem

Aumento da precipitação / elevação da vazão dos rios

Centro-Oeste

Tendências de chuva acima da média e pequena elevação das temperaturas

Sem grandes alterações

Sudeste

Pequena elevação nas temperaturas médias no inverno

Sem grandes alterações

Sul

Aumento das temperaturas médias e dos índices pluviométricos

Longos períodos de estiagem

Principais conferências sobre Meio Ambiente

ECO 92

Em 1992, no Rio de Janeiro, representantes de quase todos os países do mundo reuniram-se para decidir que medidas tomar para conseguir diminuir a degradação ambiental e garantir a existência de outras gerações. A intenção, nesse encontro, era introduzir a ideia do desenvolvimento sustentável, um modelo de crescimento econômico menos consumista e mais adequado ao equilíbrio ecológico. A pauta já continha discussões sobre o Aquecimento Global.

Os encontros ocorreram no centro de convenções chamado Rio Centro. A diferença entre 1992 e 1972 (quando teve lugar a Conferência de Estocolmo) pode ser traduzida pela presença maciça de Chefes de Estado, fator indicativo da importância atribuída à questão ambiental no início da década de 1990. Já as ONGs fizeram um encontro paralelo no Aterro do Flamengo.

A ECO-92 frutificou a elaboração dos seguintes documentos oficiais: A Carta da Terra; três convenções (Biodiversidade, Desertificação e Mudanças Climáticas); uma declaração de princípios sobre florestas; a Declaração do Rio sobre Ambiente e Desenvolvimento; e a Agenda 21 (base para que cada país elabore seu plano de preservação do meio ambiente).

O protocolo de Kyoto (1997)

Como estava previsto na convenção do clima, assinada durante a ECO-92, deveria ocorrer um novo encontro internacional para discutir a emissão de gases responsáveis pelo aumento da temperatura do planeta. Tal reunião ocorreu em Kyoto no Japão em 1997: líderes de 160 países assinaram um compromisso que ficou conhecido como Protocolo de Kyoto. O Protocolo corre o risco de não sair do papel, pois não foi assinado pelos Estados Unidos, responsáveis pela emissão de um quarto do gás carbônico na atmosfera.

A Rio+10

Em 2002, mais uma vez a ONU tentou estabelecer ações globais para a melhoria da qualidade de vida. Tal medida ficou conhecida como Rio+10, a Cúpula do Desenvolvimento Sustentável, que se realizou em Johanesburgo na África do Sul.

Dica 1 – Relembre sobre os Principais Oceanos em mais esta aula de revisão para a prova de Geografia Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio!

Algumas das discussões que causaram mais polêmicas em Johanesburgo foram:

Clima e energia.
Subsídio agrícola.
Kyoto.
Biodiversidade.
Água e saneamento.
Transgênicos.
Pesca e Oceano.

Rio+20: temas e debates

A Rio+20 foi realizada em 2012. na paura pauta de discussões estava o termo "desenvolvimento sustentável", que já fora apresentado no Relatório "Nosso Futuro Comum", de 1987, tendo como diretriz a ideia de um desenvolvimento "que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a habilidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades".

O desenvolvimento sustentável é concebido na interação entre três pilares: o pilar social, o pilar econômico e o pilar ambiental.

Na Rio+20, assim como ocorreu na Rio-92, espera-se pensar o futuro. Além de refletir sobre as ações adotadas desde 1992, deseja-se estabelecer as principais diretrizes para orientar o desenvolvimento sustentável pelos próximos vinte anos.

Dica 2 – Entenda como identificar as variações do Clima através das características dos Domínios Morfoclimáticos em mais uma aula de Geografia Enem.

Sob o tema "economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza", o desafio proposto à comunidade internacional é o de pensar um novo modelo de desenvolvimento que seja ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. Assim, a "economia verde" deve ser uma ferramenta para o desenvolvimento sustentável. O Brasil propõe-se a facilitar as discussões, uma vez que o debate sobre o tema encontra-se em estágio inicial.

Sob o tema da estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável, insere-se a discussão sobre a necessidade de fortalecimento do multilateralismo como instrumento legítimo para solução dos problemas globais. Busca-se aumentar a coerência na atuação das instituições internacionais relacionadas aos pilares social, ambiental e econômico do desenvolvimento.

Saiba mais sobre O Aquecimento Global nesta aula do canal INSTRUCAODIGITAL, disponível no Youtube. Após assistir o vídeo do professor Charles, revise o que você aprendeu sobre Problemas Ambientais e Aquecimento Global respondendo aos nossos desafios!

Desafios para você resolver e compartilhar a resposta

Questão 01

O Protocolo de Kyoto consagrou o princípio da responsabilidade comum, porém, diferenciada, que definiu que:

a) todos os países devem reduzir emissões de gases estufa, mas aqueles que emitiram mais no passado devem reduzi-las antes que os demais.

b) os países ricos devem deixar de emitir gases estufa, para que sejam estabelecidas metas de crescimento econômico dos países pobres.

c) todos os países são responsáveis pelo aquecimento global, porém, apenas os países de renda baixa podem vender créditos de carbono.

d) todos os países devem reduzir a mesma quantidade de gases estufa até 2012, menos os de industrialização tardia.

e) os países ricos não precisam reduzir as emissões de gases estufa e podem comprar créditos de carbono de países pobres.

Questão 02

O aquecimento superficial das águas do Oceano Pacífico provocando o fenômeno El Niño foi destaque na imprensa e nos centros de pesquisa nas últimas décadas. Assinale a alternativa que não se relaciona ao El Niño:

a) a forte seca ocorrida na Indonésia provocou queimadas na Floresta Tropical que ocasionaram sérios problemas ambientais, como a poluição atmosférica.

b) a circulação atmosférica modificou-se, causando diminuição da intensidade dos ventos Alísios na área do Pacífico Tropical.

c) as precipitações que ocorreram no norte da Austrália e na Indonésia foram abaixo do normal.

d) o vulcanismo ocorrido na ilha de Montserrat (Caribe) fez com que sua população fosse evacuada para as ilhas vizinhas.

e) as fortes chuvas e as enchentes, que ocorreram no sul do Brasil, no sudeste do Paraguai e no nordeste da Argentina, foram provocadas pela retenção de frentes frias vindas do sul do continente pelos ventos quentes e úmidos do noroeste.

Questão 03

(UFPA – Universidade Federal do Pará) A apropriação da natureza pelas sociedades contemporâneas é marcada pela geração de impactos ambientais decorrentes do modelo de desenvolvimento e de consumo, da mundialização da economia, da forma de distribuição de riquezas e do padrão tecnológico existente no mundo atual. Em decorrência disso, muito se tem debatido sobre os impactos ambientais. Nesse sentido:

a) O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional, que entrou oficialmente em vigor em 2005 e visa reduzir as emissões de gases poluentes, responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global. No documento, há um cronograma em que os países são obrigados a reduzir, em 5,2%, a emissão de gases poluentes, entre os anos de 2008 e 2012.

b) Em 1972, foi realizada a Conferência das Nações Unidas sobre o Homem e o Meio Ambiente, em Estocolmo (Suécia). Nesse encontro, surgiram as primeiras polêmicas acerca da abertura do mercado mundial, privatização da economia e meio ambiente. A delegação brasileira esteve presente e defendeu posições contrárias às posturas preservacionistas dominantes nas discussões.

c) Em 1987, foi publicado pela ONU um estudo denominado Uma Verdade Inconveniente. Neste estudo, ficou cientificamente provado que a emissão de gases na atmosfera, como, por exemplo, o dióxido de carbono, o dióxido de enxofre, o óxido de azoto e, principalmente, os CFC (Clorofluorocarbonetos), é causada pelo homem e tem diminuído ao longo do tempo.

d) A Eco-92 criou um plano de ação chamado Agenda 21. Trata-se de um ambicioso programa para a implantação, em todo o mundo, de um modelo de indústria automobilística movida a biodiesel, no século XXI.

e) O Greenpeace é a maior organização governamental internacional. Ele atua em vários campos da preservação ambiental, principalmente na organização de protestos contra a caça predatória, como a das baleias, e contra testes nucleares subterrâneos, como os realizados na Polinésia Francesa.

Questão 04

(UNEAL/AL – Universidade Estadual de Alagoas) Com o advento da revolução industrial, os problemas ambientais começaram a agravar-se cada vez mais, primeiro nos países desenvolvidos e depois no restante do mundo. O que pode ser considerado um problema ambiental presente nos centros urbanos?

a) A irregular ocupação das margens dos rios com agricultura temporária.

b) A expansão do mercado consumidor e o desmatamento de áreas de vegetação natural.

c) O aumento da produtividade dos cultivos agrícolas e a inovação da biotecnologia.

d) A intensificação da urbanização e da industrialização que poluiu excessivamente os centros urbanos.

e) A poluição das águas que é um problema localizado nas áreas de bacia hidrográfica.

Questão 05

(UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri). Leia este texto.

Os gases causadores do efeito estufa na atmosfera terrestre aumentaram desde 1750 devido ao consumo de combustíveis fósseis, às novas formas de uso da terra e à agricultura. Embora a poluição atmosférica tenha tido um efeito de resfriamento durante os últimos séculos, o aumento maciço de gases estufa ocasionou uma elevação de 0,74º Celsius nas temperaturas médias desde 1901. Os cientistas têm 90% de certeza de que a última metade do século XX foi o período mais quente no hemisfério norte em 500 anos.

Fonte: Relatório da ONU sobre Aquecimento Global – In: Knowledge. Allianz.com.br

Analise estas afirmações.

I – O efeito estufa é um processo natural e essencial para a manutenção da vida na Terra.

II – A emissão de gases que provocam alteração no efeito estufa está ligada à Revolução Industrial.

III – O aquecimento global aumenta a proliferação de doenças infecciosas através da maior incidência de pestes.

IV – Um dos resultados diretos do aumento do calor foi a migração de mosquitos responsáveis pela malária e febre amarela para regiões litorâneas e de baixa altitude.

Com base no texto e nas afirmações, ASSINALE a alternativa correta.

a) Apenas I, II e III.

b) Apenas I, II e IV.

c) Apenas II, III e IV.

d) Apenas I, III e IV.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Literatura Enem. Apostila Grátis revisa desde a Carta de Pero Vaz de Caminha. Confira.

Posted: 13 May 2015 09:33 PM PDT

Questões sobre Literatura caem sempre no Enem e nos Vestibulares. Veja apostila gratuita que revisa desde a Carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500.

Uma boa revisão do período que vai de 1.500, com a Carta de Pero Vaz de Caminha, passando pelas narrativas de viagens e encantamento com a natureza do Brasil, a literatura barroca, as Cartas do Padre Antônio Vieira, e o poeta baiano "O Boca do Inferno" está em resumo nesta Apostila de Literatura Gratuita.

Nesta Apostila Gratuita de Literatura você tem quatro aulas seguidas de exercícios. A primeira aula traz a Carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, em 1.500. Ele narra a viagem de Pedro Álvares Cabral e a descoberta do Brasil. Mas, na carta, nas entrelinhas, pede ao Rei favores para amigos e parentes. Será que nascia ali o 'jeitinho brasileiro'?

Pero Vaz de Caminha fonte wikipedia free

Pero Vaz de Caminha

A segunda aula da Apostila de Literatura trata de Poesia, Teatro, e a literatura desenvolvida pelos Padres Jesuítas no Brasil. O destaque é para o Padre José de Anchieta, que além de poeta fundou o Colégio que deu origem à cidade de São Paulo. Na aula três está a história da Literatura Barroca no Brasil, desde 1.601, com a 'Prosopopeia' criada por Bento Teixeira, passando pelo baiano irreverente Gregório de Matos Guerra, e chegando até ao Padre Antônio Vieira, já em 1.768.

O capítulo final da Apostila de Literatura gratuita, na aula quatro, é todo dedicado ao genial Gregório de Matos Guerra. Ele não temia nem o Império de Portugal e nem a censura da Igreja Católica na época, e caprichava na irreverência. Entrou para história como um dos grandes na literatura brasileira. Mas, pagou um preço caro. Foi deportado para a África. Conseguiu voltar ao Brasil, mas logo em seguida faleceu em função de doenças que adquiriu em Angola. Veja as Dicas do Blog do Enem e logo em seguida o Link para você baixar a Apostila Gratuita de Literatura Enem.

Dica 1 – Veja aqui um post especial sobre o poeta Carlos Drummond de Andrade. Ele escreveu o poema "No meio do caminho tem uma pedra". É o brasileiro que mais cai nas questões de Literatura no Enem:

Dica 2 – Textos literários Épicos, Dramáticos, e Líricos caem no Enem. Veja aqui o que são e como identificar.

Dica 3 – Veja as diferenças entre Narração e Descrição.

Dica 4 – Quais as diferenças na Literatura entre 'Estilo Individual' e ' Estilo de Época'? Veja aqui e mande bem no Enem.

Apostila Gratuita de Literatura baixe aqui!

apostila enem azul – O conteúdo da apostila foi desenvolvido no Projeto Eureka, da Secretaria de Estado da Educação do Governo do Paraná.

O professor responsável pela elaboração e pela seleção dos exercícios foi Marcelo Brum Lemos, com apoio de Wilson Lemos Júnior. Esta Apostila Gratuita de Literatura está disponível para download ou para leitura direta no site do Projeto Eureka da Secretaria da Educação.

Acesse o link da Apostila de Literatura aqui.

Dica 5 – Veja o que mais cai na prova do Enem nas questões de Linguagens. Aqui. 

Dica 6 – Redação Enem – Apostila Gratuita com as dicas para um texto nota 1000.

Enem

 

 

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