segunda-feira, 4 de maio de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Monteiro Lobato – Revisão de Literatura Enem e de História para o Enem.

Posted: 03 May 2015 06:52 AM PDT

Monteiro Lobato – Você já assistiu episódios ou leu livros da série ‘O Sítio do Picapau Amarelo’?  Foi ele quem escreveu. Sabe a Petrobrás? – Foi ele que sugeriu há mais de 70 anos a campanha ‘O Petróleo é Nosso’, que levou à criação da Petrobrás. Então, Monteiro Lobato tem ‘conteúdo’ e cai no Enem. Veja!

Monteiro Lobato foi contista, ensaísta, tradutor e um pioneiro na discussão do desenvolvimento estratégico do Brasil. Este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.

Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis, além de escrever sobre temas administrativos e estratégicos para o desenvolvimento do Brasil.

Literatura Enem

Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples na serie O Sitio do Pica-pau Amarelo, onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.

Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimentos e ideias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sábia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.

Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.

Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável à exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras. Sua campanha resultou anos depois na criação da Petrobrás. No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.

Uma grande polêmica que envolve a atuação de Lobato enquanto jornalista foi uma crítica que ele escreveu durante a Semana de Arte Moderna, no ano de 1922, em que fez ácidos comentários sobre pintora Anita Malfatti, em que classificava as teorias do movimento modernista como ‘efêmeras’. Monteiro Lobato acabou entrando para a história do Movimento de 1922 pela postura crítica que adotou.

Literatura EnemCaricatura de Lobato, junto a um poço de petróleo

Frases de Monteiro Lobato

"De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo."
"É errado pensar que é a ciência que mata uma religião. Só pode com ela outra religião."
"O livro é uma mercadoria como qualquer outra; não há diferença entre o livro e um artigo de alimentação. (…) Se o livro não vende é porque ele não presta".
"Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos."

Saiba mais sobre Monteiro Lobato nesta aula do canal Almanaque Urupês, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=ozrWJz-btl0]

 

Dica 1 – Relembre sobre as principais características do Pré-Modernismo aqui nesta aula de revisão para Literatura Enem .
Dica 2 – Revise sobre as principais características do Simbolismo aqui nesta aula preparatória para prova de Literatura Enem .

Desafios para você e compartilhar a resolução das questões:

Leia o texto e responda às questões de 1 a 3.

Pau de Dois Bicos

Um morcego estonteado pousou certa vez no ninho da coruja, e ali ficaria de dentro se a coruja ao regressar não investisse contra ele.

– Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha casa, sabendo que odeio a família dos ratos?

– Achas então que sou rato? Não tenho asas e não vôo como tu? Rato, eu? Essa é boa!… A coruja não sabia discutir e, vencida de tais razões, poupou-lhe a pele.

Dias depois, o finório morcego planta-se no casebre do gato-do-mato. O gato entra, dá com ele e chia de cólera.

– Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha toca, sabendo que detesto as aves?

– E quem te disse que sou ave? – retruca o cínico – sou muito bom bicho de pêlo, como tu, não vês?

– Mas voas!…

– Vôo de mentira, por fingimento…

Mas tem asas!

– Asas? Que tolice! O que faz a asa são as penas e quem já viu penas em morcego? Sou animal de pêlo, dos legítimos, e inimigo das aves como tu. Ave, eu? É boa…

O gato embasbacou, e o morcego conseguiu retirar-se dali são e salvo.

Moral da Estória: O segredo de certos homens está nesta política do morcego. É vermelho? Tome vermelho. É branco? Viva o branco!

(MONTEIRO LOBATO, José Bento. Fábulas. 45. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 49.)

Questão 01

O texto Pau de dois bicos é uma fábula,

a) pelo predomínio do discurso direto, com consequente apagamento da figura do narrador.

b) pois o tempo cronológico é marcado pela expressão "certa vez" e pelos verbos no passado.

c) pois apresenta trama pouco definida e trata de problemas cotidianos imediatos, o que lhe confere caráter jornalístico.

d) por utilizar elemento fantástico, como o fato de os animais falarem, para refletir sobre problemas humanos.

e) por resgatar a tradição alegórica de representação de seres heróicos que encarnam forças da natureza.

Questão 02

Considerando o trecho em negrito no texto Pau de dois bicos, assinale a alternativa correta. Nos dois casos, a palavra "mas"

a) opõe-se ao argumento "sou muito bom bicho de pelo".

b) revela a causa do "voo de mentira".

c) expressa a consequência dos fatos narrados.

d) marca a condição do "voo de mentira".

e) explica o argumento "sou muito bom bicho de pelo".

Dica 3 – Revise tudo sobre Machado de Assis em mais esta aula de Literatura Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/machado-de-assis-literatura-enem/

Questão 03

A hesitação do gato, na fábula, deve-se

a) à contradição existente entre a fala do morcego e a da pomba e suas características físicas.

b) à tentativa frustrada do morcego e da pomba em disfarçarem sua condição, apelando para o fingimento e a mentira.

c) ao medo de serem agredidos pelas garras afiadas do morcego e pelo bico semiaberto da pomba.

d) à aversão do gato e do caçador em relação à aparência física dos morcegos.

e) à postura submissa da pomba e do morcego diante dos olhares arregalados do caçador e do gato.

Texto para questões 04 e 05.

Coqueiros, 20 de Março de 1.936

Prezado Senhor Monteiro Lobato,

Agradeço imensamente a sua carta que muito me alegrou. Ideias boas como as da Emília não tive, mas gostaria que o senhor escrevesse mais algumas histórias de aventuras em que apareça Peter Pan. Esta é a minha ideia:

Um dia, Pedrinho estava passeando no terreiro quando ouviu um zunido. Era Peter Pan que chegara da Terra do Nunca e vinha convidar os meninos para ir até lá. Depois de vários preparativos, partiram sem o consentimento de dona Benta que, como de costume, ficava horrorizada com essas viagens. Logo que lá chegaram começou uma série de aventuras. Eis, pois, as minhas ideias, que eu não acho tão boas como as da Emília, mas talvez sirvam.

Queira aceitar um abraço da amiguinha

Tagea Bjórnberg

(Fonte: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto de Estudos Brasileiros. Arquivo Raul de Andrada e Silva. São Paulo, USP, [19-].)

Questão 04

A parte da carta que apresenta uma despedida é:

a) "Prezado senhor Monteiro Lobato".

b) "Esta é a minha ideia".

c) "Queira aceitar um abraço da amiguinha".

d) "Tagea Bjórnberg".

e) "Logo que lá chegaram".

Questão 05

As palavras Pedrinho e amiguinha estão no:

a) No grau aumentativo do substantivo.

b) No grau comparativo de inferioridade do adjetivo.

c) No grau superlativo do adjetivo.

d) No grau diminutivo do substantivo.

e) No grau diminutivo do adjetivo.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Vinícius de Moraes – Aula de revisão de Literatura Enem sobre o poeta, cantor e compositor.

Posted: 02 May 2015 05:17 PM PDT

Vinícius de Moraes – Você conhece? Se ainda não, muito provavelmente já ouvir músicas dele no rádio ou em apresentações de TV. Garota de Ipanema tem a letra de Vinícius de Moraes e música de Tom Jobim. Viu só a importância de Vinícius de Moraes? – E tem muito mais. Veja!

Vinícius era um diplomata, trabalhava no Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores do Brasil), e atuava como embaixador em diversos países, tendo vivido na Europa e nos Estados Unidos.  De comportamento irreverente, enfrentava restrições da burocracia por ser adepto ao mundo das artes e por gostar de tomar um bocado de uísque. Foi afastado do mundo das embaixadas e migrou para o mundo dos palcos.

vinícius de moraes no enem

A exemplo de Cecília, o início de sua obra está ligado ao neo-simbolismo da corrente espiritualista e à renovação católica da década de 30. Assim, pode-se perceber em alguns poemas desta época um tom bíblico. No entanto, o eixo de sua obra logo se desloca para um sensualismo erótico; destaque também para a valorização do momento.

No final da década de 50, passou a compor letras para canções populares, consagrando-se como um dos fundadores do movimento musical conhecido por Bossa-Nova. Junto com Tom Jobim criou ‘Garota de Ipanema’, a canção brasileira mais tocada em todo o Planeta. Inicialmente a letra de Tom era um lamento. Vinícius trabalhou com Jobim para recriar a proposta e colocar vida e alegria, e a música virou um hit mundial. Era um exemplo típico de personagens da vida carioca, com bom humor e desleixo. Cantou o amor às mulheres e à brasilidade. Nasceu e morreu na cidade do Rio de Janeiro.

Como poeta Vinícius de Moraes consagrou-se com os  poemas Rosa de Hiroshima (que mostra preocupação com o momento histórico – aspecto típico da segunda fase modernista), e Soneto da fidelidade (renovação do soneto com toques de erotismo).

Rosa de Hiroshima

Pensem nas crianças

Mudas telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas

Mas oh não se esqueçam

Da rosa da rosa

Da rosa de Hiroshima

A rosa hereditária

A rosa radioativa

Estúpida e inválida

A rosa com cirrose

A anti-rosa atômica

Sem cor e sem perfume

Sem rosa sem nada

Soneto da fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vive-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento.

 

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de que vive

Quem sabe a solidão, fim de que ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

Veja aqui ‘Garota de Ipanema’. A interpretação começa com a ‘letra antiga’, de Tom Jobim, que era ‘um lamento’, e depois muda para a letra ja em parceria com Vinícius de Moraes, em que a canção ganha vida, graça, e alegria. Quem canta é Julie Philippe, com Luiz Zago no piano, no show 50 anos da Bossa Nova.

Obras mais relevantes de Vinícius de Moraes

  • Poesia: O caminho para a distância (1933); Forma e exegese (1935); Ariana, a mulher (1936); Novos poemas (1938); Livro dos sonetos (1957); O mergulhador (1965); A arca de Noé (1970).
  • Prosa: Para viver um grande amor (1962); Para uma menina com uma flor (1966) – ambos de crônicas.
  • Teatro: Orfeu da Conceição (1956) – tragédia carioca em três atos, escrita em versos; Pobre menina rica (1962) – musical cômico.

Literatura Enem

Vinícius de Moraes e Toquinho: uma das parcerias mais produtivas da MPB

Saiba mais sobre Vinícius de Moraes nesta aula do canal Edux Portal de Educação, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios sobre Vinícius de Moraes para você se exercitar e compartilhar as respostas.

Texto para as questões 01 e 02

Geração Coca-Cola

Quando nascemos fomos programados

A receber o que vocês nos empurram

Com os enlatados dos U.S.A., de 9 às 6.

Desde pequenos nós comemos lixo

Comercial e industrial

Mas agora chegou nossa vez

Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês.

Somos os filhos da revolução

Somos burgueses sem religião

Nós somos o futuro da nação

Geração Coca-Cola.

Depois de vinte anos na escola

Não é fácil aprender

Todas as manhas do seu jogo sujo

Não é assim que tem que ser?

Vamos fazer nosso dever de casa

E aí então, vocês vão ver

Suas crianças derrubando reis

Fazer comédia no cinema com as suas leis.

(Renato Russo)

Questão 01 – A "Geração Coca-Cola" refere-se aos jovens. Essa é uma denominação negativa porque caracteriza:

a) a indiferença dos jovens quanto à pobreza.

b) uma educação influenciada por filmes de baixa qualidade.

c) a luta contra o consumo de drogas e contra a AIDs.

d) a não-aceitação dos modelos impostos pelos adultos.

e) um comportamento dependente de padrões culturais americanos.

Questão 02 - Com base na estrofe "Depois de vinte anos na escola / Não é difícil aprender / Todas as manhas do jogo sujo / Não é assim que tem que ser? / Vamos fazer nosso dever de casa", é correto afirmar que:

a) os jovens mostram, com ironia, que são bons alunos.

b) a televisão deseduca os jovens.

c) há muita repetência escolar.

d) a escola submete os jovens a uma educação repressora.

e) aprender é fácil, mas os jovens precisam insurgir-se contra os exploradores.

Dica do Blog do Enem - Revise aqui tudo sobre Humor como forma de expressão e aumente suas chances em Literatura e Artes no Enem.

Questão 03 - (UEL) Leia o poema abaixo e assinale a alternativa correta.

A rosa de Hiroshima

Pensem nas crianças

Mudas telepáticas

Pensem nas meninas

Cegas inexatas

Pensem nas mulheres

Rotas alteradas

Pensem nas feridas

Como rosas cálidas

Mas oh não se esqueçam

Da rosa da rosa

Da rosa de Hiroshima

A rosa hereditária

A rosa radioativa

Estúpida e inválida

A rosa com cirrose

A anti-rosa atômica

Sem cor sem perfume

Sem rosa sem nada.

O poema A rosa de Hiroshima, de Vinícius de Moraes, encontra-se no livro Nossa senhora de Los Ángeles, escrito durante a permanência do poeta nos Estados Unidos (de 1946 a 1950), e traz uma reflexão política. Em que medida esses versos podem se correlacionar com o episódio dos atentados terroristas contra os Estados Unidos, em que se deu a queda das torres do World Trade Center e de parte do Pentágono, em 11 de setembro de 2001?

a) O poema se correlaciona com esse fato porque antecipa o episódio ocorrido em 2001, uma vez que se refere à bomba atômica lançada sobre Hiroshima, pelos americanos, na época da Segunda Guerra Mundial. O poeta alerta para uma possível vingança por parte dos que sofreram a violência da guerra.

b) O poema demonstra um sujeito lírico movido pelo sentimento de antiviolência, que alerta para as consequências das ações bélicas praticadas durante a Segunda Guerra Mundial. Por isso, o poema é atual, uma vez que o mesmo sentimento pacifista ressurge em face dos atentados terroristas de 2001 e de seus desdobramentos.

c) No poema há um contraste entre o mundo oriental e o mundo ocidental, que justifica o ataque atômico feito à cidade de Hiroshima.

d) O sujeito lírico é tomado por um espírito antiamericano que vai expressamente de encontro às posturas imperialistas adotadas pelos Estados Unidos.

e) Não é possível estabelecer nenhuma correlação, pois o poema A rosa de Hiroshima é um texto lírico e, como tal, não fala de violência, enquanto os atentados ocorridos contra os Estados Unidos, em 2001, são fatos terroristas que trazem à tona a questão da violência.

Questão 04 - Apesar de muito diversas, as canções Geração Coca-Cola e A rosa de Hiroshima apresentam em comum a preocupação em falar de problemas:

a) sociais.

b) geográficos.

c) metalinguísticos.

d) bélicos.

e) intertextuais.

Questão 05 – Oxímoro (ou paradoxo) é uma construção textual que agrupa significados que se excluem mutuamente. Nas alternativas abaixo, estão transcritos versos retirados do poema "O operário em construção", de Vinícius de Moraes. Pode-se afirmar que ocorre um oxímoro em:

a) "Era ele que erguia casas
Onde antes só havia chão."

b) "… a casa que ele fazia
Sendo a sua liberdade
Era a sua escravidão."

c) "Naquela casa vazia
Que ele mesmo levantara
Um mundo novo nascia
De que sequer suspeitava."

d) "… o operário faz a coisa
E a coisa faz o operário."

e) "Ele, um humilde operário
Um operário que sabia
Exercer a profissão."

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Redação Enem e Vestibular: 10 perguntas e respostas para um texto nota dez!

Posted: 02 May 2015 03:58 PM PDT

Escrever uma redação não é tão simples assim, todos nós sabemos. Mas, por incrível que parece, não é algo tão terrível. A redação Enem ou a redação solicitada nos principais vestibulares do país é, normalmente, um texto dissertativo-argumentativo, isto é, um texto no qual se deve apresentar uma tese (ponto de vista) acerca de um tema e, pelo menos, dois argumentos que defendam e sustentem, com consistência, o ponto de vista.

Seguem algumas respostas a questões mais frequentes, e dicas para que a redação fique "show de bola", coerente e dentro dos critérios solicitados pela Instituição.

redação enem 10 dicas wilson

1) Preciso ler os textos de apoio? É imprescindível interpretar a proposta. Leia – pelo menos – duas vezes, atentamente, o texto ou textos de apoio que normalmente aparecem e, a seguir, leia o tema e reflita sobre ele.

2) Preciso fazer rascunho?  É claro que sim!  As idéias não vêm em ordem. Coloque suas ideias todas no papel, só depois você vai se preocupar em organizá-las.

3) Posso usar exemplos ou copiar partes do texto de apoio? Usar exemplos para ilustrar a argumentação é uma boa pedida, mas cuidado! O exemplo deve ser breve, apenas ilustrativo. Jamais copie ou escreva com suas palavras (parafrasear) partes dos textos de apoio.

4) Começo pela redação ou por outras questões? Faça o seu rascunho antes de qualquer coisa. Você deve aproveitar que a cabeça está fresquinha e colocar tudo no papel. Depois que o rascunho estiver pronto, preocupe-se com outras questões. Dê um tempo para desligar-se do texto produzido. Esse tempo é importante, pois só assim é possível observar erros na organização das ideias.

5) Preciso dividir meu texto em parágrafos? Certamente! Normalmente quatro parágrafos: um de introdução e um de conclusão com uma média de cinco linhas cada e dois de desenvolvimento com uma média de 8 linhas cada.

6) Posso usar "eu" ou "na minha opinião"? Não! São poucos os vestibulares que não se importam com o uso da primeira pessoa. Deve-se usar terceira pessoa para que pareça mais impessoal, ou seja, a tese defendida é também a visão de outros.

7) Quando eu devo passar a limpo? Para se desligar do texto, resolva a prova de Português ou de outra disciplina – não é uma boa deixar para o final – e, depois, retorne para o seu texto, leia-o atentamente para, então, organizá-lo. Não se esqueça de observar o número de linhas.

8) Minha letra não é bonita, isso é problema? Problema é letra ilegível, aquela que nem você mesmo entende o que escreveu. A letra precisa ser legível, procure caprichar.

9) Se eu errar algo quando estiver passando a limpo, o que faço? Apenas, eu disse, apenas, passe um traço em cima da palavra e reescreva-a ao lado. Nada de usar digo para fazer a correção.

10) Devo colocar título? Sim, poucas Instituições não exigem título. Além disso, é a última tarefa a ser realizada. Como o título é o resumo máximo do seu texto, primeiramente ele deve estar escrito.

Outro detalhe importante é a organização do texto no papel. Não se esqueça de deixar o recuo para começar cada parágrafo. Além disso, as margens esquerda e direita devem ser respeitadas, cada linha deve começar e terminar no mesmo ponto, exceto início e término de parágrafo.

Dica de Redação – As melhores dicas de Redação para vestibulares, FUVEST ou Enem estão aqui na seção de Redação do Blog do Enem.
wilson rochenbach

Wilson Rochenbach

Valeu! E até o próximo!

Este post foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem.

Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS. Dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.

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