domingo, 3 de maio de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Redação Enem – Entenda a diferença entre Tema e Assunto da redação.

Posted: 01 May 2015 04:45 PM PDT

"Esse negócio de assunto  e tema da redação Enem, tipo assim, é tudo a mesma coisa. Não é?!" Nós, professores de Português, ouvimos esse comentário com frequência.

Constantemente percebe-se a confusão entre o que é assunto e o que é tema. Você deve tomar cuidado, pois se isso não ficar bem claro, você poderá zerar sua redação. Vamos entender o que é cada um, então:

redação enem  diferença entre Tema e Assunto

O assunto tem um significado mais amplo, mais genérico e pode ser desdobrado em temas. Observe, por exemplo: Cidadania, Ecologia, Terrorismo, Horário Político; todos são assuntos, não há delimitação.

O tema é um recorte do assunto. Ele acarreta necessariamente um ponto de vista e dá margem à discussão. Não se esqueça de que nas redações são apresentados temas, portanto não fale da ideia geral, respeite o tema.

Suponhamos que na sua proposta de redação há uma abordagem sobre cidadania, que no final culmina no tema solicitado: O direito e o dever de votar do cidadão. Na introdução, para não fugir ao tema, você deverá contextualizá-lo dentro do assunto: Uma das formas do cidadão exercer sua cidadania é por meio do voto. A partir daqui, apresentar seu ponto de vista em relação ao voto e, por fim, apresentar os argumentos que sustentem sua tese.

Você observou que a discussão não será acerca da cidadania em si, mas sobre o poder do voto para defendê-la? Então, não é facinho, facinho? Boa paração para você na Redação Enem.

Dicas do Blog do Enem

Dica 1: Veja aqui como adequar a linguagem à sua redação.

Dica 2: Veja aqui algumas dicas para você alcançar nota máxima na sua redação Enem ou Vestibular.

Agora assista à vídeoaula de 10 minutos e 15 segundos do Professor Rafael Cuha do Descomplica. Certamente, não restará nenhuma dúvida. É para você mandar bem na Redação Enem.

Wilson Redação
Este post sobre Redação Enem foi elaborado pelo professor Wilson Rochenbach Nunes para o Blog do Enem.
Wilson é formado em Letras pela Unilassale Canoas – RS e Mestre em Linguística Aplicada pela PUCRS.
Wilson dá aulas de Português para concursos em cursos da Grande Florianópolis e Grande Porto Alegre desde 2002.

O post Redação Enem – Entenda a diferença entre Tema e Assunto da redação. apareceu primeiro em Blog do Enem.

Enem – Obra de Drummond é a mais cobrada na prova de Linguagens

Posted: 01 May 2015 04:30 PM PDT

O escritor e poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987) é o autor em língua portuguesa que mais foi cobrado no Enem nesses 15 anos de existência do exame. Segundo levantamento feito pelo G1 com base em todas as provas do Enem aplicadas pelo MEC desde 1998 (lembrando que, em 2010, o exame foi aplicado duas vezes), a obra de Drummond serviu como base para 16 questões, cobradas, na maioria das vezes, na prova de linguagens e códigos. A prosa e a poesia do autor foram citadas em oito das 15 provas do Enem já aplicadas e, em alguma edições, havia mais de uma pergunta sobre o autor.

Carlos Drummond de Andrade; Autor mais cobrado no Enem

Drummond nasceu em Itabira (MG) em 1902

 

Na edição de 2012 do exame, os poemas de Drummond foram usados em três questões. O conto “Aquele bêbado”, do livro Contos plausíveis (1991), e o poema “Verbo ser”, do livro Poesia e prova (1983), serviram para cobrar do candidato interpretação de texto. E o texto “Antigamente”, também da obra Poesia e prosa, serviu de base para uma questão sobre linguagens.

Verbo Ser (Carlos Drummond de Andrade)

Que vai ser quando crescer?
Vivem perguntando em redor. Que é ser?
É ter um corpo, um jeito, um nome?
Tenho os três. E sou?
Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito?
Ou a gente só principia a ser quando cresce?
É terrível, ser? Dói? É bom? É triste?
Ser; pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas?
Repito: Ser, Ser, Ser. Er. R.
Que vou ser quando crescer?
Sou obrigado a? Posso escolher?
Não dá para entender. Não vou ser.
Vou crescer assim mesmo.
Sem ser Esquecer.

“Drummond é o nosso maior poeta”, afirma a professa de literatura do Cursinho da Poli – USP, Cristiane Bastos. “Ele é um autor muito objetivo, que corta todos os excessos linguísticos para ir direto ao assunto”. A professora explica que o estilo literário de Drummond pode servir de inspiração para o candidato fazer a redação do Enem. “Todo texto de Drummond é bem escrito.

Ele evita redundância e torna sua obra sempre muito clara. Por exemplo: em vez de dizer ‘noite triste’, ou ‘noite escura’? Diga apenas noite. Ele ensina que é importante selecionar bem as palavras porque elas podem trazer um campo semântico de significados.”

Para Cristiane, a grande presença da obra de Drummond nas provas do Enem se explica também pelo fato do autor ter uma produção literária muito intensa. “Ele publicou seu primeiro livro em 1930, o excelente Alguma poesia, e escreveu até a década de 1980 (ele morreu em 1987), foi amadurecendo ao longo da vida”.

O poema símbolo da obra de Carlos Drummond de Andrade é ‘No meio do Caminho':

No meio do caminho tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
Tinha uma pedra
No meio do caminho tinha uma pedra.

 

Nunca me esquecerei desse acontecimento
Na vida de minhas retinas tão fatigadas.
Nunca me esquecerei que no meio do caminho
Tinha uma pedra
Tinha uma pedra no meio do caminho
No meio do caminho tinha uma pedra.

A professora também dá a dica: o candidato que for fazer o Enem deve estar mais atento à interpretação de texto. “A prova de linguagens costuma trazer obras nas mais diversas formas, como texto, poesia, charges e até linguagem de internet. O Enem trabalha com diversos gêneros literários.” Segundo Cristiane, é importante se preparar buscando ter uma cultura geral, estar antenado nas mais diferentes manifestações artísticas como dança, pintura e música, e saber  fazer a relação entre as obras apresentadas com a cultura popular.

Veja os autores da língua portuguesa que foram mais cobrados nas provas do Enem:

Carlos Drummond de Andrade – 16 questões

Manuel Bandeira  – 6 questões

Ferreira Gullar e Machado de Assis – 5 questões

João Cabral de Melo Neto, Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Vinicius de Moraes – 4 questões

Álvares de Azevedo, Luis Fernando Veríssimo e Rubem Braga – 3 vezes

 

Dica 1: Tudo sobre a Redação no Enem: http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/
Dica 2: Confira todas as notas de corte do Sisu: http://blogdoenem.com.br/category/basicao/notas/
Dica 3: As melhores apostilas para você se dar bem no Enem: http://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

O post Enem – Obra de Drummond é a mais cobrada na prova de Linguagens apareceu primeiro em Blog do Enem.

Vai fazer o Enem ou Vestibular? Veja como se organizar nos estudos para render melhor com essas Dicas Enem!

Posted: 01 May 2015 11:59 AM PDT

DICAS ENEM – É claro que dá para você arrumar a sua vida para ter um rendimento melhor nos estudos. Aprenda a organizar seu tempo e a planejar seus estudos para vencer no 3º ano, nos vestibulares ou no Exame Nacional do Ensino Médio com estas quatro Dicas Enem da Naturóloga Caroline Nunes.

Você tem tanta coisa para fazer e estudar que muitas vezes acaba sem fazer nada, certo? – Errado. Veja aqui algumas dicas Enem para você tornar seu dia mais produtivo e satisfatório. Vamos planejar!!!

dicas enem caroline nunes

Um ponto fundamental para um planejamento efetivo é você saber em que o horário ou turno você melhor produz. Vale a horário que você consegue ficar mais concentrado: sem sono, sem preguiça, sem outras coisas a chamar a sua atenção para competir com a concentração dos estudos. Pare, pense agora, perceba e identifique qual é este momento ou situação que ajuda a concentrar.

cronômetro analógico free web calendário ufms Enem lápis

Identificou  quando e como você rende mais nos estudos? Então, anote agora os próximos passos das Dicas Enem:

Dicas Enem 1 - PRIMEIRO PASSO: Lista da semana

Faça uma lista de tudo o que precisa fazer nesta semana: coisas da casa, dedicar-se a algumas pessoas e, é claro, todas as matérias que vai estudar (mesmo que sejam muitas, identifique e escreva cada uma delas).

Dicas Enem 2 - SEGUNDO PASSO: Ordem de importância

Pense no que é importante para você agora e defina suas prioridades a partir disso, enumerando-as em ordem de importância. Olhe na sua lista da semana quais as matérias que você tem mais dificuldade e que precisa se dedicar mais tempo e, além disso,  quais matérias contam mais pontuação conforme o curso para o qual você escolheu prestar vestibular. Isso deve ser considerado para definir o que é importante. Vejamos um exemplo:

 Se você tem mais dificuldade em matemática, vai precisar de mais tempo de estudo, então separe mais dias e mais horas para essa matéria (não faça muitas horas da mesma matéria no mesmo dia, pois se torna desgastante), de forma que você a revise mais vezes na semana, pois é a pratica que promove o aprendizado. O tempo que você leva para ter o domínio de algo, depende somente do quanto você o pratica! Entre em ação. É claro! Não deixe de lado aquilo com o qual você tem facilidade, por isso organize sua agenda com antecedência.

 Veja também suas atividades além do estudo, para que haja um equilíbrio entre ambas e para que você tenha, acima de tudo qualidade de tempo. Ou seja, se você determinou 2 horas para estudar matemática, você precisa estar inteiramente concentrado e presente para que seu estudo seja efetivo. Da mesma forma, quando você fizer uma pausa para descanso é fundamental estar inteiro nessa atividade sem se preocupar com os estudos.

fies pequeno  prouni  Dica do Blog do Enem: – Você já conhece o Prouni e o FIES? Com o Prouni você concorre a bolsas de estudo de 100% ou de 50% no valor da mensalidade. Com o FIES você só paga as mensalidades do curso depois de formado. Veja tudo nos cliques a seguir, e veja qual é o melhor para você. PROUNI  ou FIES.

 Dicas Enem 3 - TERCEIRO PASSO: Prioridades

Feita a lista da semana com as prioridades definidas e enumeradas, distribua todos, eu disse todos, os seus afazeres na sua agenda. Já distribua discriminando o tempo que usará para cada atividade.

Dicas Enem 4 – QUARTO PASSO: Disciplina

Olhe sua agenda todo dia, principalmente pela manhã, para lembrar-se das suas atividades e, quem sabe, até modificá-las se for necessário.

Separe um dia da semana para fazer o seu planejamento semanal (lista e distribuição). De preferência sábado, domingo ou segunda-feira para que você já possa iniciar a semana organizado.

Sisu Dica do Blog do Enem – Notas de Corte no Sisu e no Prouni – Veja aqui os cursos de graduação mais procurados pelos candidatos nas Universidades Públicas através do Sisu e nas particulares através do Prouni, e as Notas de Corte para você conseguir entrar.
Este post foi escrito por Caroline Nunes. Ela é formada em Naturologia pela UNISUL e em Coaching e Consultoria de Projetos de Vida com certificações Internacionais. Ministra Workshops de Planejamento e organização de tempo e treinamentos voltados para desenvolvimento humano. Caroline está no Facebook: facebook.com/caroline.c.nunes.3.

O post Vai fazer o Enem ou Vestibular? Veja como se organizar nos estudos para render melhor com essas Dicas Enem! apareceu primeiro em Blog do Enem.

Biologia – Filo Nematodea: Revise a filariose ou elefantíase!

Posted: 01 May 2015 11:16 AM PDT

ELEFANTÍASE - A doença da filariose, popularmente chamada de elefantíase por conta das lesões que deixam as regiões atingidas extremamente inchadas, é uma verminose considerada como uma doença infecciosa tropical. É causada por um verme do Filo dos Nematódeos, chamado cientificamente de Wuchereria bancrofti. O verme possui como hospedeiro definitivo o ser humano, e os mosquitos dos gêneros Culex e Anopheles como hospedeiros intermediários e transmissores da doença. A filariose pode aparecer e, Biologia no Enem e nos vestibulares, então, vamos revisar?

Características do verme: Dependendo da fase de vida em que se apresentam, os vermes terão diferentes tamanhos e caracerísicas. Os machos adultos medem entre 3,5 e 4 cm de comprimento, tendo a parte traseira (como é típico desse grupo de vermes) afilada e enrolada em uma gancho para aderir à fêmea durante a cópula.

Já a fêmea adulta pode medir entre 7 e 10 cm de comprimento. Ambos os sexos têm corpos extremamente fininhos, com espessura entre 0,1 e 0,3 cm, para que possam "caber" nos vasos sanguíneos dos hospedeiros definitivos (humanos). As microfilárias, que são as larvas do verme, são muito diminutas, com comprimento de aproximadamente 0,2mm. Veja a imagem a seguir que mostra microfilárias em meio à células sanguíneas:

Elefantíase

Ciclo do verme: No sistema linfático humano, os vermes adultos se reproduzem, colocando ovos. Os ovos dão origem às larvas, chamadas de microfilárias, que migram para a circulação sanguínea. Quando um mosquito do gênero Culex (ou Anopheles) suga uma pessoa infectada, ingere também as microfilárias, tornando-se hospedeiro intermediário do verme e vetor da doença. Dentro do mosquito, as larvas amadurecem, tornando-se larvas infectantes. Ao picar outra pessoa, o mosquito libera as microfilárias juntamente com a saliva.

As larvas irão dar origem a vermes adultos que irão parasitar os vasos linfáticos, reiniciando o ciclo. Os mosquitos Culex são de hábitos noturnos, sendo popularmente chamados de mosquitos-palha ou muriçocas.

Sintomas da filariose / elenfantíase: A fase de incubação do verme pode durar de meses até um ano. Geralmente é uma fase assintomática, porém os vermes adultos já produzem microfilárias, podendo continuar o ciclo do verme. Quando as microfilárias estão passando para os vasos sanguíneos, pode haver febre, dores, mal-estar e calafrios. Quando a infecção está mais avançada, a grande quantidade de vermes adultos dentro dos vasos linfáticos os obstrui, gerando inchaço nas regiões afetadas pelo excesso de linfa acumulada.

Geralmente, as regiões mais infectadas são as pernas, as mamas (nas mulheres) e saco escrotal (nos homens). Quando a doença está presente há muito tempo (10 anos ou mais), pode haver um aumento grotesco do volume das áreas afetadas, juntamente com um espessamento da pele, deixando a região semelhante a membros de um elefante (daí o nome popular da doença). O diagnóstico pode ser feito examinando o sangue em busca de microfilárias ou com biópsias dos vasos linfáticos. Veja a imagem a seguir com uma lesão (elefantíase) característica desta verminose:

Elefantíase no Enem

 

Tratamento: O tratamento se dá com vermífugos específicos administrados ao doente. Em casos mais graves, pode ser necessário realizar procedimento cirúrgico para remoção das filarias e reparação da área afetada pela elefantíase.

Prevenção: A prevenção pode ser feita através do combate ao mosquito (semelhante à prevenção da dengue), assim como através da administração de vermífugos específicos para a população de áreas endêmicas da doença.

Dicas do Blog do Enem:

Dica 1: Que tal rever as características do Filo Nematodea? Então veja aqui este super post com dicas da professora Juliana Santos.

Dica 2: Que tal revisar também uma outra verminose que pode aparecer no Enem? Então veja aqui  esta aula sobre teníase e cisticercose com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos.
Dica 3: Revise também a esquistossomose! Veja este post aqui com vídeo-aula do professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos.

Para concluir sua revisão, assista esta interessante reportagem da TV Jaboatão sobre a filariose / elefantíase em alguns municípios de Pernambuco:

E aí, gostou do vídeo? Beleza! Então, para saber tudo sobre a filariose / elefantíase, fique ligado neste super post que preparamos para você:

Agora que você já sabe tudo sobre a filariose / elefantíase, que tal testar seus conhecimentos?

Questão 1 –     (Unirio) A elefantíase ou filariose é uma parasitose comum na região amazônica. Sua profilaxia pode ser feita através do combate ao inseto vetor e do isolamento e tratamento das pessoas doentes. O agente causador e o hospedeiro intermediário dessa parasitose são, respectivamente:

a) ‘Ascaris lumbricoides’ e um mosquito do gênero Culex.

b) ‘Wuchereria bancrofti’ e um mosquito do gênero Culex.

c) ‘Wuchereria bancrofti’ e o caramujo.

d) ‘Schistosoma mansoni’ e a filária.

e) ‘Ancylostoma duodenale’ e a filária.

Resposta: B.

Questão 2)    (UFMG) A seguir são apresentados alguns procedimentos que podem ser adotados na prevenção de algumas doenças:

  • Beber somente água filtrada ou fervida.
  • Lavar cuidadosamente as frutas e verduras e cozinhar bem os alimentos.
  • Comer apenas carne bem passada.
  • Andar sempre com os pés calçados.

 Assinale, a alternativa que contém uma verminose que NÃO pode ser evitada por qualquer dos procedimentos apresentados anteriormente.

a) Ancilostomíase

b) Esquistossomose

c) Filariose

d) Teníase

Resposta: C.

Questão 3) (Unirio) Analise as informações abaixo sobre as características de uma verminose. I- O parasita se apresenta no interior dos vasos linfáticos da pessoa infestada. II- O hospedeiro intermediário pertence ao filo do Artrópodos. III- Geralmente acarreta um derrame de linfa nos tecidos, provocando uma inchação. Tais características são pertinentes a:

a) leishmaniose.

b) filariose.

c) ancilostomose.

d) esquistossomose.

e) ascaridiose.

Resposta: B.

Dica 4: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe aqui uma apostila de biologia gratuitamente!
Juliana Biologia Enem - Elefantíase
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

O post Biologia – Filo Nematodea: Revise a filariose ou elefantíase! apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!