quinta-feira, 21 de maio de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Os hormônios dos vegetais – Revisão de Biologia – Enem

Posted: 20 May 2015 12:26 PM PDT

Hormônios são substancias que auxiliam os seres vivos a controlar diversos processos de seu organismo, como crescimento, maturidade e reprodução. Nas plantas, isso não é diferente. Existem diversos hormônios que irão controlar o desenvolvimento das plantas ao interferir na frequência de divisão das células vegetais, no seu alongamento e diferenciação. Há cinco tipos de substâncias que agem como hormônios nos vegetais. São elas: auxinas, citocininas, giberelinas, ácido abscísico e o etileno. Você conhece estas substâncias? Não? Então revise os hormônios vegetais com este super post e arrase nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares!

Auxinas: A principal auxina que age nos vegetais é o ácido indolacético (AIA). Este ácido é produzido pelo meristema situado nas gemas apicais dos vegetais. Esta auxina promove o crescimento do vegetal através do alongamento das células e de sua multiplicação, sendo responsável pelo crescimento longitudinal do caule. Ao circular pelo vegetal, pode chegar até as raízes e, apesar de estar em concentrações mais baixas, promove também o crescimento desse órgão.  O ácido indolacético promove também o surgimento de raízes adventícias. Altas taxas dessa auxina inibem a divisão celular nos meristemas das gemas laterais, deixando-as dormentes. À media que o caule vai crescendo verticalmente e a gema apical vai se distanciando das demais, a concentração de ácido indolacético vai diminuindo perto das gemas laterais e elas podem voltar a crescer. Por conta dessas características, quando um agricultor pretende que seus vegetais produzam mais frutos, é interessante que ele corte a gema apical, pois sem a sua dominância a planta produzirá mais ramos e, consequentemente, mais frutos. A auxina influencia também o desenvolvimento dos frutos, característica que permite, por exemplo, o desenvolvimento de frutos partenocárpicos, como a banana e a uva sem caroço.

Dica 1: Antes de continuar revisando os hormônios vegetais, que tal revisar os tecidos vegetais de condução (xilema e floema)? Então veja este super post e fique craque em botânica!

Citocinina: A citocinina é um hormônio vegetal que estimula a divisão celular nas gemas laterais. Além disso, a citocinina estimula a germinação da semente e desacelera a senescência (envelhecimento) das folhas.

Giberilina: A giberilina é outro hormônio vegetal que age no crescimento do caule  e das folhas, assim como o desenvolvimento do fruto e na germinação das sementes.

Ácido abscísico: O ácido abscísico é o hormônio vegetal liberado pelas células do parênquima clorofiliano quando há pouca água, provocando o fechamento dos estômatos. Além disso, esse hormônio inibe o crescimento das gemas e a germinação de sementes em condições desfavoráveis, como os períodos de mais frio e baixa quantidade de luz, como o outono e o inverno.

Dica 2: Estômatos? O que é isso? Para revisar esta e outras estruturas epidérmicas, veja este super post com videoaula do canal Me Salva e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos sobre Tecidos Vegetais- parte 2.

Etileno: O etileno é o hormônio vegetal produzido em forma gasosa por vários órgãos da planta. O etileno provoca a queda das folhas e dos frutos no outono. Além disso, o etileno também estimula o amadurecimento dos frutos. Você pode notar a ação do etileno quando deixa frutas fechadas em sacos plásticos: elas amadurecerão mais rápido, pois o etileno não irá se dispersar no ambiente e ficará concentrado ao seu redor, amadurecendo-as mais rapidamente. Veja na figura a seguir a ação do etileno sobre o amadurecimento da banana:

hormônios dos vegetais - Revisão de Biologia - Enem

Dica 3: Revise também as partes do caule! Veja este post com várias dicas para você arrasar em biologia no Enem e nos vestibulares!

E aí, conseguiu aprender um pouco mais sobre os hormônios dos vegetais? Beleza. Agora, para finalizar sua revisão, veja esta excelente videoaula do professor Rubens Oda, do canal Descomplica do Youtube:

Agora que você já sabe tudo sobre os hormônios vegetais, que tal testar seus conhecimentos?

(UFPR) A fisiologia vegetal compreende as diferentes funções exercidas pelos tecidos e órgãos das plantas. Em relação à Fisiologia, é correto afirmar que:

(01) A absorção de água e sais minerais do solo se efetua por meio de pêlos absorventes da raiz.
(02) Os estômatos, através do seu mecanismo de abertura e fechamento, têm papel importante no transporte da seiva bruta.
(04) Gás carbônico, água, energia luminosa e clorofila são imprescindíveis para que haja fotossíntese.
(08) As auxinas, que são fitormônios, têm papel importante no mecanismo de crescimento dos vegetais.
(16) O gás etileno tem papel importante no processo de amadurecimento dos frutos.
(32) A germinação das sementes depende de vários fatores externos como umidade, temperatura e oxigênio.

Resposta:01 + 02 + 04 + 08 + 16 + 32 = 63

Dica 4: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente!

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

O post Os hormônios dos vegetais – Revisão de Biologia – Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Magé – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 20 May 2015 06:16 AM PDT

magé-enem-2013-escolas-destaque

Em dezembro de 2014 foram divulgados os boletins de desempenho por escolas do Enem 2013. A compilação feita pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) baseia-se nas médias das provas objetivas de cada escola participante no Exame.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade fluminense de Magé. Os alunos de 14 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

compartilheObservar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

Confira as notas de todas as escolas de Magé no Resultado Enem 2013:

#ESCOLARedaçãoProvas Objetivas
1CENTRO EDUCACIONAL IMPERIAL552,67567,98
2CENTRO EDUC COZZOLINO579,05542,10
3CENTRO EDUC MAGEENSE LTDA600,65540,32
4GRUPO POTENCIA – SISTEMA GPI589,09534,78
5SOCIEDADE EDUCACIONAL RENATO COZZOLINO ANEXO582,73534,39
6CENTRO EDUCACIONAL MILLENIUM DE MAUA568,00510,86
7CEI AGROECOLOGICO BARAO DE LANGSDORFF540,00503,54
8CE DE MAGE533,10490,34
9CE JOSE VERISSIMO531,24482,74
10COLEGIO FREINET LTDA591,82480,90
11CE PROFESSORA ALDA BERNARDO DOS SANTOS TAVARES505,43470,30
12CIEP BRIZOLAO 441 MANE GARRINCHA458,08466,71
13CIEP BRIZOLAO 128 MAGEPE MIRIM516,52465,56
14CE PROFESSORA SONIA MARIA PIEDADE DE MOURA469,33453,44

 

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso vai lhe permitir argumentar com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

 

O post Magé – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas apareceu primeiro em Blog do Enem.

Nota do Enem vale para entrar em Universidades em Portugal. Confira.

Posted: 19 May 2015 11:45 AM PDT

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP) – órgão vinculado ao MEC responsável pela realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) firmaram convênio com instituições universitárias de Portugal que passaram a aceitar a Nota do Enem como critério de seleção. Sim, é isso mesmo: A Nota do Enem agora vale para candidatos brasileiros a entrar em universidades de Portugal para fazer cursos de graduação.

As três instituições portuguesas que já firmaram convênio com o MEC e o INEP são a Universidade de Coimbra, a mais tradicional de Portugal, o Instituto Politécnico de Leiria, que atua na fronteira da ciência e da tecnologia, e a Universidade do Algarve. Os Diplomas valem em toda a Comunidade Europeia e podem ser validados no Brasil também. Veja os detalhes e os links abaixo.

nota do Enem vale em Portugal

Universidade de Coimbra: a primeira europeia pela Nota do Enem

A Universidade de Coimbra, na cidade de mesmo nome, foi a primeira a adotar o Enem, já em 2014. Que tal estudar em uma instituição com oito séculos de funcionamento e tradição?  E, por isso mesmo, para estudar lá não tem moleza. É preciso fazer pelo menos 600 pontos de média nas provas objetivas, e não vale zerar na redação.

A porta aberta em Coimbra vale para as notas do Enem desde o ano de 2011. As notas têm peso diferente para entrar em cada carreira. Matemática, por exemplo, vale mais para os cursos de Engenharia Civil e de Arquitetura. Há vagas para os seguintes cursos: Administração, Arquitetura, Direito, Engenharia Civil, Odontologia e Psicologia. A mensalidade está na faixa dos 700 Euros  o que dá mais ou menos R$ 2.300,00. Já estudam lá mais de dois mil brasileiros, mas a reitoria quer aumentar este número.

coimbra biblioteca

Há uma tradição de muitos séculos em cada prédio da Universidade de Coimbra. A biblioteca (imagem acima) tem mais de 500 anos, e lembra os cenários da Escola de Hogwarts, na série dos filmes Harry Potter. Inclusive, como no filme, os alunos do curso de Direito utilizam capas pretas durante as aulas. Veja aqui no site oficial da Universidade de Coimbra as fotos e as informações sobre os cursos disponíveis. Vale a pena conferir: www.uc.pt

Universidade do Algarve aceita alunos a partir de 475 pontos no Enem

No primeiro semestre de 2015 a Universidade de Algarve também passou a aceitar alunos brasileiros pela Nota do Enem. Mas, para entrar na Universidade de Algarve a nota de corte é mais baixa. Basta ter feito pelo menos 475 pontos em cada uma das provas objetivas e mais de 500 na Redação do Enem.

Outro incentivo da Universidade do Algarve foi a redução das mensalidades para os brasileiros que ficarem mais bem classificados no processo de seleção de alunos. Os primeiros colocados vão pagar por ano apenas 700 Euros por ano, o que dá mais ou menos R$ 3.400,00. Veja aqui mais sobre a Universidade do Algarve:  https://www.ualg.pt/home/pt

Instituto Politécnico de Leiria – Cursos inovadores de alta performance.

A partir de abril de 2015 o Instituto Politécnico de Leiria também passou a aceitar candidaturas de brasileiros pela nota do Enem para ingressar nos cursos de graduação em Portugal. É uma instituição que rompe com a tradição educacional portuguesa e que busca inovar com uso de novas tecnologias em sala de aula e com recursos de ambientes virtuais de aprendizagem. Veja aqui sobre o Politécnico de Leiria: http://www.ipleiria.pt/

politécnico de leiria - imagem do site

Politécnico de Leiria

Por que Portugal passou a aceitar a Nota do Enem?

Toda a Europa vive uma crise de falta de jovens para ingressar no ensino superior pois há um declínio na quantidade de jovens em diversos países, em função da redução da taxa de natalidade. Para ocupar as cadeiras vazias as universidades estão criando políticas de incentivo para atrair estudantes de outros continentes.

E você, o que acha da ideia de estudar em Portugal? Será que conseguiria entrar no curso que está procurando, ou ainda precisa estudar mais para alcançar a nota de corte?

Dica do Blog – Está cansado de estudar e quer dar uma relaxada para retomar depois? Veja aqui as Pérolas do Enem: http://blogdoenem.com.br/category/perolas/
João Vianney - Sisutec
Post de João Vianney Valle dos Santos. Psicólogo e jornalista, Vianney é diretor do Blog do Enem. Tem doutorado em Ciências Humanas, coordenou o Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, e Dirigiu o Campus Unisul Virtual. vianney@blogdoenem.com.br

O post Nota do Enem vale para entrar em Universidades em Portugal. Confira. apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!