quarta-feira, 13 de maio de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Filósofos Pré-Socráticos: Aula de Filosofia para o Enem

Posted: 12 May 2015 12:27 PM PDT

Ao estudarmos o conceito de filosofia vimos que o primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales acreditava que a origem do Universo seria a partir da água.

Vamos entender melhor?

Pré-socráticos são aqueles filósofos que vieram antes de Sócrates. Para ser mais preciso, alguns filósofos conhecidos como pré-socráticos nasceram depois de Sócrates, mas são classificados neste grupo por estarem dentro desta tarefa filosófica, isto é, Sócrates construiu uma Filosofia embasada no próprio Ser Humano enquanto os pré-socráticos embasaram sua Filosofia na Natureza.

Você lembra como são chamados os primeiros filosófos gregos?

Os primeiros filósofos gregos são frequentemente chamados de "filósofos da physis", palavra de origem grega que significa fazer surgir, fazer brotar, fazer nascer, produzir, isto é, "filósofos da natureza", porque se interessavam, sobretudo pela natureza e pelos processos naturais.

Eles tinham uma coisa em comum: acreditavam que determinada substância básica, a arché, palavra grega que significa "o que está na frente, à origem, o começo", estava por de trás de todas as transformações da natureza.

Podemos dizer que os filósofos da natureza deram os primeiros passos na direção de uma forma científica de pensar. Sendo que a maior parte de tudo o que os filósofos disseram e escreveram ficou perdida para a posteridade. E a maior parte do pouco que sabemos está nos escritos de Aristóteles, que viveu duzentos anos depois dos primeiros filósofos.

Filósofos Pré-Socráticos: Aula de Filosofia para o Enem

Dica 1: Saiba o conceito de filosofia de acordo com as perspectiva de alguns filósofos.

Vamos ver agora, alguns dos principais pré-socráticos:

Tales de Mileto (624 – 546 a.C.): Para ele, a água por permanecer basicamente a mesma, apesar de assumir diferentes estados: sólido,líquido e gasoso, seria o arché, a substância primordial, a origem de todas as coisas.

Anaximandro (610 – 546 a.C.): Para esse filósofo, o princípio primordial deveria ser algo que transcende os limites da observação, ou seja, não podia ser uma realidade ao alcance dos sentidos, como a água. Por isso, denominou o apeíron, termo grego que significa "o indeterminado", "o infinito" no tempo.

Ele achava que nosso mundo era apenas um dos muitos mundos que surgem de alguma coisa e se dissolvem nesta alguma coisa que ele chamava de infinito (apeíron). O infinito para Anaximandro é aquilo a partir do qual tudo surge e é completamente diferente do que é criado.

Anaxímenes (585 – 528 a.C.): Para Anaxímenes o ar ou o sopro de ar era a substância básica de todas as coisas. Para ele, a água era o ar condensado (de menos volume). Podemos observar que quando chove, o ar se comprime até virar água. Acreditava ainda que se a água fosse mais comprimida ela se transformaria em terra.

Filósofos Pré-Socráticos: Aula de Filosofia para o Enem

Parmênides (515 – 445 a.C.): Parmênides acreditava que tudo o que existe sempre existiu. Sendo que nada pode surgir do nada e nada que existe pode se transformar em nada. Ele considerava totalmente impossível qualquer transformação real das coisas. Nada pode se transformar em algo diferente do que já é.

A partir da premissa de que algo existe – É –, Parmênides deduziu que esse algo não pode também não existir – NÃO É -, pois isso envolveria uma contradição lógica. Portanto, seria impossível existir um estado do nada- NÃO HAVERIA UM VAZIO. Assim, algo não pode vir do nada: deve sempre ter existido em alguma forma.

É claro que Parmênides sabia que das constantes transformações que ocorrem na natureza. Mas ele não conseguia harmonizar isto com aquilo que sua razão lhe dizia. E quando era forçado a decidir se confiava nos sentidos ou na razão, decidia-se pela razão.

Todos nós conhecemos a frase: "Só acredito vendo". Mas Parmênides não acreditava nem quando via. Ele dizia que os sentidos nos fornecem uma visão enganosa do mundo; uma visão que não está em conformidade com o que nos diz a razão.

Heráclito (535 – 475 a.C.): "Tudo flui", dizia Heráclito. Tudo está em movimento e nada dura para sempre. Por esta razão, "não podemos entrar duas vezes no mesmo rio". Isto porque quando entro pela segunda vez no rio, tanto eu quanto o rio já mudamos.

Heráclito entendia o mundo governado por um logos divino. Às vezes interpretado como "razão" ou "argumento", considerava o logos uma lei universal, cósmica, de acordo com a qual todas as coisas começam a existir e todos os elementos materiais de universo são mantidos em equilíbrio.

Heráclito também nos chama a atenção para o fato de que o mundo está impregnado por constante opostos – dia e noite, quente e frio, por exemplo. Se nunca ficássemos doentes, não saberíamos o que significa saúde.

Tanto o bem quanto o mal são necessário ao todo, dizia Heráclito. Sem a constante interação dos opostos o mundo deixaria de existir.

Empédocles (490 – 430 a.C.): Empédocles acreditava que a natureza possuía ao todo quatro elementos básicos, também chamados "raízes". Estes quatro elementos era a terra, o ar, o fogo e a água.

Todas as transformações da natureza seriam resultado da combinação desses quatro elementos, que, depois, novamente se separavam um do outro. Pois tudo consiste em terra, ar, fogo e água, só que em diferentes proporções de mistura.

Esses elementos seriam movidos e misturados de diferentes maneiras em função de dois princípios universais opostos:

  • Amor: responsável pela força de atração e união e pelos movimentos de crescente harmonização das coisas;
  • Ódio: responsável pela força de repulsão e desagregação e pelo movimento de decadência, dissolução e separação das coisas.

Anaxágoras (500 – 428 a.C.): Anaxágoras achava que a natureza era composta por uma infinidade de partículas minúsculas, invisíveis a olho nu. Tudo pode ser dividido em partes ainda menores, mas mesmo na menor das partes existe um pouco de tudo.

Anaxágoras também imaginou um tipo de força que seria responsável, por assim dizer, pela ordem e pela criação de homens, animais, flores e árvores. A esta força ele deu o nome de inteligência.

Demócrito (460 – 370 a.C.): Afirmou que todas as coisas eram constituídas por uma infinidade de pedrinhas minúsculas, invisíveis, cada uma delas sendo eterna e imutável. A estas unidades mínimas Demócrito Deu o nome de átomos. A palavra átomo significa "indivisível".

Além disso, as "pedrinhas" constituintes da natureza tinham que ser eternas, pois nada pode surgir do nada. Sendo que essas "pedrinhas", segundo Demócrito, possuíam formatos diferentes: alguns arredondados e lisos outros irregulares e retorcidos. E por suas formas serem tão irregulares é que eles podiam ser combinados para dar origem aos mais variados corpos.

Demócrito acreditava que a alma era composta por alguns átomos particularmente arredondados e lisos, os "átomos da alma". Quando uma pessoa morre, os átomos de sua alma espalham-se para todas as direções e podem agregar a outra alma, no mesmo momento em que é formada.

Dica 2: Complete as suas revisões para o Enem e os vestibulares com as Apostilas Gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você. Aulas, exercícios e dicas de todas as matérias.

Resumindo: Os filósofos pré-socráticos buscam um elemento, a arché, isto é, que é o começo de tudo, para explicar a própria natureza, por isso ficaram conhecidos como filósofos da physis, ou seja, filósofos da natureza.

Ainda está com dúvida? Então assiste a este vídeo que vai ajuda-lo a entender melhor esta aula, não deixe de conferir!

Que tal testar o seu conhecimento resolvendo algumas questões de vestibulares? 

1) (UEL_2003) – "Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima… podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental." (REALE, Giovanni. História da filosofia: Antiguidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, 1990. p. 29.)

A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado.

a) A ética, enquanto investigação racional do agir humano.
b) A estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.
c) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos.
d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo.
e) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.

Resposta: d

(Uncisal 2012) O período pré-socrático é o ponto inicial das reflexões filosóficas. Suas discussões se prendem a Cosmologia, sendo a determinação da physis (princípio eterno e imutável que se encontra na origem da natureza e de suas transformações) ponto crucial de toda formulação filosófica. Em tal contexto, Leucipo e Demócrito afirmam ser a realidade percebida pelos sentidos ilusória. Eles defendem que os sentidos apenas capturam uma realidade superficial, mutável e transitória que acreditamos ser verdadeira. Mesmo que os sentidos apreendam "as mutações das coisas, no fundo, os elementos primordiais que constituem essa realidade jamais se alteram." Assim, a realidade é uma coisa e o real outra. Para Leucipo e Demócrito a physis é composta

a) pelas quatro raízes: o úmido, o seco, o quente e o frio.
b) pela água.
c) pelo fogo.
d) pelo ilimitado.
e) pelos átomos.

Resposta: e

(Ufsj 2012) Sobre o princípio básico da filosofia pré-socrática, é CORRETO afirmar que:

a) Tales de Mileto, ao buscar um princípio unificador de todos os seres, concluiu que a água era a substância primordial, a origem única de todas as coisas.
b) Anaximandro, após observar sistematicamente o mundo natural, propôs que não apenas a água poderia ser considerada arché desse mundo em si e, por isso mesmo, incluiu mais um elemento: o fogo.
c) Anaxímenes fez a união entre os pensamentos que o antecederam concluiu que o princípio de todas as coisas não pode ser afirmado, já que tal princípio não está ao alcance dos sentidos.
d) Heráclito de Éfeso afirmou o movimento e negou terminantemente a luta dos contrários como gênese e unidade do mundo, como o quis Catão, o antigo.

Resposta: a

Gilson Luiz Corrêa
Gilson Luiz Corrêa, bacharel em Filosofia pela UNISUL, Licenciatura em Filosofia pela UFSC, Psicopegadogia pela FMP. Professor do Colégio Catarinense. Facebook:
https://www.facebook.com/gilsonluiz.correa

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Marabá – Resultado Enem 2013: Desempenho das escolas

Posted: 12 May 2015 04:07 AM PDT

marabá-enem-2013-escolas-destaque

Ao final de 2014, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais (INEP) divulgaram os boletins de desempenho das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2013. Foram quase 15 mil escolas de ensino médio que tiveram as performances dos seus alunos calculadas numa média a partir das notas das provas objetivas.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade paraense de Marabá, a terra da castanha e a capital dos Carajás. Os alunos de 13 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

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Veja as notas de todas as escolas de Marabá no Resultado Enem 2013:

#ESCOLARedaçãoProvas Objetivas
1E E F M ALVORADA595,50558,12
2INSTITUTO DE ENSINO EXITO LTDA EPP621,57552,50
3CENTRO EDUCACIONAL COLEGIO MONTE CASTELO640,66547,57
4ESCOLA A FAZENDINHA607,37525,43
5COLEGIO ADVENTISTA DE MARABA611,11520,22
6E PART E I F M DISNEYLANDIA554,21516,11
7GRUPO FUTURO EDUCACIONAL MARABA694,74513,71
8ERC PEQUENO PRINCIPE480,54477,52
9EEEM DR GERALDO MENDES DE CASTRO VELOSO469,45458,32
10EEEM PROF ANIZIO TEIXEIRA456,15457,37
11EEEM DR GASPAR VIANNA457,78457,15
12EEEM PLINIO PINHEIRO466,77455,67
13EEEM SAO JOSE304,00409,79

 

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

 

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso vai lhe permitir argumentar com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

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Transporte de seiva bruta: Revise fisiologia vegetal

Posted: 11 May 2015 12:14 PM PDT

Pteridófitas, gimnospermas e angiospermas possuem um sistema de vasos para transportar por toda a planta substâncias de que estes vegetais necessitam. Por possuírem este sistema de vasos, chamamos estas plantas de traqueófitas. Mas, apesar de terem um sistema de vasos, as plantas não possuem uma bomba para impulsionar as substâncias ao longo de seus vasos, como nos animais – que possuem um coração. Então, como ocorre esse transporte? Você sabe como se dá o transporte de seiva bruta dentro de uma planta traqueófita? Não? Então revise com este super post e arrase nas questões de biologia do Enem e dos vestibulares.

Antes de falarmos sobre o transporte de substâncias é importante que você se lembre de que existem dois tipos de seivas dentro de uma planta. A seiva bruta (também chamada de inorgânica), assunto deste post, é composta de água e sai minerais absorvidos pelas raízes da planta. A seiva bruta, nas traqueófitas, é transportada pelos vasos lenhosos, também chamados de xilema. Há também a seiva elaborada, ou orgânica, que é composta de água e produtos da fotossíntese (como a glicose) e é transportada pelos vasos liberianos, também chamados de floema.

Dica 1: Antes de continuar revisando o transporte de seiva bruta, que tal revisar os tecidos de condução (xilema e floema)? Então veja este super post sobre Tecidos Vegetais e fique craque em botânica!

Transporte de seiva bruta: as raízes absorvem do solo sais minerais através de transporte ativo, ou seja, aquele transporte que se dá contra um gradiente de concentração e assim, configura gasto de energia para a célula. Porém, ao absorver estes sais minerais, as células das raízes tornam-se hipertônicas. Assim, a água passa a entrar na raiz naturalmente, através de osmose. Esta entrada de água e sais minerais nas raízes gera uma pressão positiva, chamada de pressão da raiz. Esta pressão acaba empurrando a seiva bruta para cima, em direção às folhas, através dos vasos lenhosos. Isso funciona bem em plantas de pequeno porte, porém, em árvores grandes, a pressão da raiz não é suficiente para empurrar a seiva bruta até o topo do vegetal. Mas então, como a seiva bruta sobe até os galhos mais altos de uma grande árvore? Com a ajuda da transpiração que ocorre nas folhas!  Para que a planta realize fotossíntese, ela precisa que os estômatos, situados nas folhas, abram-se para trocar gases. Assim, eles acabam perdendo água através da evapotranspiração. Com isso, as células dos parênquimas presentes nas folhas acabam ficando com maior concentração de sais e, através de processos osmóticos, passam a absorver a seiva bruta que está passando nos vasos do xilema próximos a elas.  A contínua absorção de líquidos por parte das células das folhas gera uma tensão constante na coluna de líquidos dentro do xilema, fazendo com que a água seja puxada para cima. Outro fator que ajuda é o tipo de ligação que as moléculas de água formam entre si – as pontes de hidrogênio. Essas ligações mantêm a coesão entre as moléculas de água, fazendo com que o líquido forme uma rede tridimensional dentro do xilema e se sustente. A absorção constante de água pelas raízes repõe a água perdida pelos estômatos durante a transpiração e garante a continuidade do processo. Esse processo foi descrito pela primeira vez pelo cientista irlandês Henry Dixon e é conhecido como teoria da coesão e tensão ou teoria de Dixon.

Transporte de seiva bruta: Revise fisiologia vegetal

Dica 2: Estômatos? O que é isso? Para revisar esta e outras estruturas epidérmicas, veja este super post com a segunda parte de tecidos vegetais com videoaula do canal Me Salva e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos.

Controle da transpiração pelos estômatos: Os estômatos são estruturas epidérmicas geralmente encontradas nas superfícies inferiores dos limbos das folhas. Cada estômato é formado por duas células clorofiladas chamadas de células-guarda. Quando a água entra dentro dessas células, deixa-as intumescidas e altera seu formato, fazendo com que pareçam dois feijões. Esse formato faz com que se abra entre estas células uma abertura chamada de ostíolo. Em situações de grande quantidade de água disponível no ambiente, as células-guarda ficam cheias permitindo a evapotranspiração. Caso haja falta de água, as células-guarda ficam murchas e acabam fechando o ostíolo. O controle do fechamento dos estômatos em caso de stress hídrico é feito pela presença de um hormônio vegetal chamado de ácido abscísico, secretado pelas células do parênquima clorofiliano quando estas se encontram com baixa quantidade de água. Outro fator que influencia a abertura e o fechamento dos estômatos é a presença de íons potássio (K+). A absorção de água pelas células-guarda resulta principalmente da absorção de íons K+ através da membrana por transporte ativo.  Quando a célula acumula estes íons por transporte ativo, sua pressão osmótica aumenta e por osmose a célula acaba absorvendo água das células vizinhas. Se o transporte ativo é interrompido, o potássio acumulado sai das células, diminuindo sua concentração e, consequentemente, a entrada de água nas células. Alguns fatores ambientais, além da disponibilidade de água podem  influenciar a entrada e saída de água, pois interferem na absorção de potássio, como a quantidade de luz e a concentração de gás carbônico. Normalmente os estômatos estão abertos durante o dia e fechados durante a noite, pois a absorção de energia luminosa estimula o transporte ativo de íons potássio que se acumulam na célula.  Sem luz, não há transporte ativo de potássio. Sendo assim, os íons saem das células-guarda, a concentração de sais dentro delas diminui e assim param de absorver água.  Já a baixa concentração de gás carbônico estimula o transporte ativo de íons potássio, para dentro das células-guarda, estimulando a abertura dos estômatos. O efeito do ácido abscísico supera o estímulo de abertura pela luz e pelo gás carbônico. Isso garante que, caso a planta esteja quase desidratada, os estômatos se fechem.

Transporte de seiva bruta: Revise fisiologia vegetal

Dica 3: Revise também as partes do caule! Veja este post com várias dicas para você arrasar em biologia no Enem e nos vestibulares!

E aí, curtiu nosso resumo? Beleza! Agora, para finalizar sua revisão, veja esta videoaula sobre condução de seiva bruta do canal "Me salva", do Youtube:

Agora que você já sabe tudo sobre a condução de seiva bruta, que tal testar seus conhecimentos?

(UFSCar) Nas angiospermas, a condução da seiva bruta (água e sais minerais) ocorre das raízes até as folhas, as quais podem estar situadas dezenas de metros acima do nível do solo. Nesse transporte estão envolvidos

a) elementos do xilema, no interior dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão.
b) elementos do floema, no interior dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica.
c) elementos do parênquima, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica e forças de coesão.
d) elementos do parênquima e floema, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por forças de coesão.
e) elementos do xilema e do floema, dentro dos quais as moléculas de água se mantêm unidas por pressão osmótica.

Resposta: A

(UFSM) A capilaridade e transpiração, segundo a teoria da coesão-tensão, são dois fenômenos responsáveis pelo(a)

a) transporte da seiva elaborada apenas.
b) entrada de água nas raízes.
c) transporte da seiva bruta apenas.
d) processo de gutação.
e) transporte da seiva bruta e elaborada.

Resposta: C

Dica 4: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente!

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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Redação Enem e Gramática: As diferenças entre Linguagem Oral e Escrita

Posted: 11 May 2015 10:25 AM PDT

Falar parece ser mais fácil que escrever, não é verdade? Quando falamos não nos preocupamos com acentuação, se pontuamos adequadamente, entre tantos outros detalhes exigidos pela norma culta do português. Além de simplificarmos as regras, outros pontos que acabam nos ajudando, pois no ato da fala nos valemos da entonação de voz, dos gestos e das expressões faciais. Saber coisas assim ‘vale ouro’ para uma Redação Enem.

Durante a fala é mais fácil interromper uma ideia para acrescentar uma explicação ou reformular o pensamento.  Falar é mais prático e dinâmico. No entanto, sabemos que não podemos dispensar a escrita. E, mais: precisamos tomar alguns cuidados para que não extrapolar os vícios da fala para o papel.  Observe a imagem a baixo.  O autor desta redação escreveu a mensagem com características da oralidade:

Redação Linguagem OralSe fossemos transcrever a mensagem para com ela deveria ser na linguagem escrita, ela ficaria mais ou menos assim: "Soltar pipa com cerol pode ser uma brincadeira perigosa. Essa mistura de cola com caco de vidro triturado é responsável por uma série de acidentes, alguns tão graves que levam a vítima a óbito. Por isso, eu resolvi escutar a minha mãe, que me aconselhava a não soltar pipa. Meu pai também falou 'não solte pipa'. Mesmo sem soltar pipa, eu sou um garoto feliz.".

Dica 1 – Veja 10 perguntas e respostas para você produzir uma Redação nota 1000: http://blogdoenem.com.br/redacao-vestibular-nota-dez/

Para que esse problema de incluir indevidamente numa Redação Enem, de vestibulares ou da FUVEST vícios da linguagem oral separamos para você um conjunto de dicas criadas pelo site Algo sobre.   Elas estão no post "As diferenças entre Fala e Escrita". O artigo completo você encontra neste link: http://www.algosobre.com.br/redacao/as-diferencas-entre-fala-e-escrita.html

Planejar a redação Enem, eis a questão
A fim de expressar-se claramente na escrita, acostume-se a planejar a redação (esquematizar o que pretende escrever) e reescrevê-la até que as ideias estejam perfeitamente claras, compreensíveis. Pergunte a si mesmo, colocando-se no lugar do leitor, se o texto está claro e se traduz seu pensamento.
Tenha paciência com você: um bom texto não vem ao mundo de uma hora para outra… Outra coisa: escrever não é meramente transpor a fala para o papel. Observe:

Texto I (falado) –  “Ela tava ali, lindinha e nos conformes, cara… Fiquei olhando, imaginando um jeito de dize!; bem, você sabe, né? De dizer aqueles negócios que fico pensando sem ela. Era hora, agora, vou lá, dou uma chavecada nela, buzino umas no ouvidinho dela, tá na minha… Bom, tava faltando coragem, puxa, foi me dando um frio, uma coisa, um estado… Virei as costas, meu irmão, e me mandei…"

Texto II (escrito) – “Digo a você que ela estava lá, diante dos meus olhos. Perfeita. Olhei-a imaginando um jeito de dizer o quanto era importante para mim, dizer o que pensava dela quando estava a sós comigo mesmo. Pensei ser a hora certa, conversa1: Mas me faltou coragem. Fugi.”

Como você pode observar, há características peculiares de um texto escrito. Ele deve se apresentar como um todo semântico, com as partes bem amarradas, desprovido das marcas de oralidade tais como repetições, pausas, inserções, expressões vulgares ou continuativas.

Dica 2 – Veja as 5 competências essenciais para fazer uma boa redação dissertativa: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-competencias/

A língua escrita parece pertencer a outro universo, embora consigamos registrá-la facilmente. Há concordâncias, regras; além do que outra exigência da escrita é sua apresentação formal: os parágrafos devem começar a uma distância certa da margem e com letra maiúscula; as palavras devem ser separadas umas das outras por espaços em branco; as orações devem ser pontuadas; as palavras necessitam de ortografia oficial.

No entanto, deve ficar bem claro que tais exigências não constituem a qualidade principal de um texto escrito: saber grafar corretamente as palavras ou acentuar seguindo as regras não quer dizer que se escreva bem porque saber escrever é, antes de tudo, saber transpor com clareza e eficiência as ideias para o papel. É assim que se constrói um bom texto.

Dessa forma, tenha em mente:

1) Escrevemos para dar um testemunho de nossa existência e… eficiência, não apenas para tirar uma nota, passar num vestibular;
2) É preciso que leiamos o que escrevemos com o olho do outro, ou seja, autocrítica é fundamental;
3) Precisamos nos familiarizar com a escrita, e devagar colocarmos nossos pensamentos na forma desejada.

De dentro para fora…
Mas… de nada adiantará a você saber bem regras de ortografia, pontuação, acentuação, concordância verbal e nominal, se não tiver aquilo que pode chamar de “estofo”, ou seja, sua redação só será boa caso se disponha a cuidar, antes de realizá-la, de seu intelecto. Não se escreve sobre aquilo que não se sabe. Portanto, disponha-se a ler jornais, revistas, livros, a observar o mundo e a verificar que verdades costumam ter dois lados. Reconheça de que lado está. Afinal, você já ouviu dizer que “Quem quer conhecer o gato deve levar em consideração também o ponto de vista do rato.”

Leia bastante, discuta sobre o que leu, debata suas ideias, construa seu universo intelectual. Cresça, enfim, de dentro para fora. Invista em você, em sua criatividade, em sua capacidade de estar atento. Assim você melhora sua escrita, e consequentemente a qualidade da sua Redação.
Escrever é decorrência do ato de pensar. Então, leia de tudo um pouco: filosofia, religião, política, bula de remédio, receita de bolo, história em quadrinhos, editoriais de jornais, notícias de assassinatos, outdoors, poemas, romances, resumo da sessão da tarde. Dessa forma, estará construindo seu lado de dentro, um universo muito mais rico, e buscando construir um discurso próprio, particular, marca de sua própria individualidade. Afinal, só escrevemos uma boa redação quando sabemos bem sobre o que vamos escrever.

O professor Luiz Antônio Marcushi, do Departamento de Letras da Universidade Federal de Pernambuco, apresenta no vídeo a seguir características próprias da fala e da escrita:

 

Viu só? Então, vale a pena pensar na estrutura da escrita, assim mesmo, como uma estrutura que exige um comportamento diferente da língua falada. É você rumo à uma Redação Enem nota 1000.

Dica 3 – O linguista Sírio Possenti escreveu um post em seu blog com o título "Escrever como se fala". Ele traz uns pontos interessantes para melhorar sua redação e para pensarmos como seria se escrevêssemos como falamos, vale a leitura: http://terramagazine.terra.com.br/blogdosirio/blog/2013/01/10/escrever-como-se-fala/
Dica 4: Redação – Saiba como usar a Vírgula corretamente nesta Aula Grátis – http://blogdoenem.com.br/redacao-virgula-aula-gratis/
Dica 5: Literatura: Revisão sobre a vida e a obra de Machado de Assis – http://blogdoenem.com.br/literatura-revisao-machado-de-assis/
Dica 6: Literatura – Figuras de Linguagem: revise o conteúdo com Aula Grátis – http://blogdoenem.com.br/literatura-figuras-linguagem-revise-conteudo-aula-gratis/
Amanda Enem Literatura
Este post f sobre Redação Enem oi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .

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MEC e INEP liberam consulta à correção da Redação Enem 2014. Veja o seu texto e os motivos da sua nota!

Posted: 11 May 2015 04:52 AM PDT

Já está no ar o link que o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) liberaram para você consultar o espelho de correção da Redação Enem 2014.  O acesso é individual. Somente os próprios candidatos podem ver os textos que escreveram na redação Enem 2014 e ver a correção realizada pelos avaliadores. Depois, veja nas Apostilas Gratuitas do Blog do Enem as dicas para você mandar bem na Redação Enem 2015.

É sempre bom conferir para saber os motivos pelos quais você perdeu pontos nas cinco Competências (dimensões) que são exigidas dos candidatos para entender a sua nota. Cada dimensão vale 200 pontos. As dimensões adotadas para fazer a correção da sua redação foram estas:

redação enem 2014 correção

Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. Aqui os avaliadores observam se você escreveu de acordo com a norma culta nos aspectos de ortografia e gramática;

Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. É aqui que vale a sua capacidade de compreender o que o Tema está solicitando, e o desenvolvimento do texto dissertativo-argumentativo.

Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Você lembra do que estudou sobre coerência? Então, as suas ideias ou propostas precisam fazer sentido dentro do texto.

Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. – Vale aqui o que você estudou sobre coesão. É preciso utilizar corretamente os termos de ligação, pronomes e etc.

Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Esta é a competência mais complicada para ser avaliada, por há um campo de subjetividade em relação à proposta de intervenção ou conclusão adotada pelo candidato em relação aos direitos humanos.

Veja aqui nas Apostilas Gratuitas do Blog do Enem exemplos de Redação Enem Nota 1000, as dicas para fazer um (bom) texto dissertativo-argumentativo, e depois compare com a correção do seu texto.

Confira no link abaixo a correção da sua Redação Enem 2014:

Link oficial do MEC e do INEP para você ver como foi a correção da sua Redação Enem 2014:  http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/

Mesmo se você tiver tirado uma nota bem alta e já tiver conseguido a sua vaga em uma Universidade pelo Sisu, ou uma bolsa de estudos do Prouni é bom conferir para seguir se aprimorando. Veja abaixo as 10 dicas para um texto nota 1000. Veja aqui as Inscrições Enem 2015 Veja o passo a passo para fazer a sua Inscrição para o Enem 2015

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Ipatinga – Resultado Enem mostra escolas com melhores e piores notas na edição de 2013. Confira.

Posted: 11 May 2015 03:54 AM PDT

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Ao final de 2014, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos Pesquisas Educacionais (INEP) divulgaram os boletins de desempenho das escolas participantes do Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2013. Foram quase 15 mil escolas de ensino médio que tiveram as performances dos seus alunos calculadas numa média a partir das notas das provas objetivas.

Hoje é a vez de apresentar os resultados da cidade mineira de Ipatinga. Os alunos de 17 escolas de ensino médio participaram do Enem 2013 e são os seus desempenhos que definem como foi a participação de cada uma delas nessa edição do Exame.

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Quatro escolas conseguiram ultrapassar a barreira dos seiscentos pontos médios nas provas objetivas. O primeiro lugar ficou com o Colégio Elite Vale do Aço, que alcançou incríveis 707,57 pontos. Em segundo lugar, temos a Escola Educação Criativa, com pontos. Em terceiro lugar está o Colégio São Francisco Xavier, com 625,11 pontos. Em quarto, ficou o Instituto Educacional Mayrink Vieira, com 607,77 pontos.

Do outro lado da lista, o marco inferior é de 450 pontos, nota limite que os alunos devem alcançar para serem elegíveis para muitos programas de ingresso no ensino superior, o Prouni é um exemplo. Ipatinga não tem nenhuma escola abaixo desta nota, mas uma ficou bem próxima, é a Escola Estadual Manoel Izidio, que atingiu a média de 482,73 pontos.

Observar o desempenho das escolas neste enquadramento significa tentar observar superficialmente se há uma maioria ou minoria de alunos que está tendo a capacidade de ingressar no ensino universitário brasileiro. Quanto maior é a nota média de uma escola, maior é a quantidade de notas altas dos seus alunos, o que pode significar que eles estão, de fato, conseguindo alcançar as notas de corte necessárias para os seus cursos desejados e universidades.

Veja as notas de todas as escolas de Ipatinga no Resultado Enem 2013:

#ESCOLARedaçãoProvas Objetivas
1COLEGIO ELITE VALE DO ACO722,70707,57
2ESCOLA EDUCACAO CRIATIVA767,76649,23
3COLEGIO SAO FRANCISCO XAVIER – CARIRU684,95625,11
4INST EDUC MAYRINK VIEIRA618,00607,77
5COLEGIO ADVENTISTA DE IPATINGA550,83567,10
6COL LEONARDO DA VINCI661,25559,14
7COLEGIO TIRADENTES PMMG581,50547,74
8COL JOHN WESLEY609,66536,09
9EE JOAO XXIII526,12515,53
10EE MAURILIO ALBANESE NOVAES515,86511,94
11EE NILZA LUZIA DE SOUZA BUTTA508,35506,84
12ESC TEC JUSCELINO KUBITSCHEK551,54504,88
13EE NACIF SELIM DE SALES525,23499,77
14EE ENGENHEIRO AMARO LANARI JUNIOR487,81495,58
15EE MANOELA SOARES BICALHO360,00486,76
16EE DONA CANUTA ROSA OLIVEIRA BARBOSA474,24486,59
17EE MANOEL IZIDIO474,67482,73

O que achou da nota da sua escola? Procure comparar o desempenho da sua escola não apenas com as escolas da sua cidade, faça comparações entre cidades. Isso vai lhe permitir argumentar com a direção do seu colégio e pedir por melhorias. Não deixe passar em branco essa fase de aprendizado e conquistas. Sempre há espaço para melhorar. Veja como outras cidades se saíram no Enem 2013.

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