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- A arte literária: Revise os gêneros literários!
- Idade Média: Sistema Feudal – História Enem
- UFPA – Notas de Corte do Enem: Sisu 2016 na Univ. Federal do Pará
- Demografia – Geografia Enem
- Dicas de estudo: o que mais cai em Química no Enem
A arte literária: Revise os gêneros literários! Posted: 30 Jun 2016 07:10 PM PDT Gêneros literários: Literatura é uma maneira de expressar por escrito a manifestação histórica e social de determinado momento, sendo utilizados muitos efeitos.Os escritores tentam passar através do texto sua maneira de olhar a realidade, juntamente de muita emoção. Nesse post você irá conhecer os gêneros literários para se dar bem em Literatura no Enem e Vestibular! Gênero líricoPalavra originada do grego "lira", instrumento musical de cordas utilizado na Idade Média, momento em que o poeta contava (ou cantava) suas composições acompanhados do som desse instrumento. Nesse gênero literário prevalece a exaltação do "eu", em que o autor fala do amor, da saudade, da morte, da solidão, fazendo com que floresça o emocional no leitor. Além disso, o gênero se manifesta através do poema e da prosa. Os poemas são divididos em conteúdo e estrutura. A entender: Ode: poesia de exaltação Amo o que Vejo Amo o que vejo porque deixarei Qualquer dia de o ver. Amo-o também porque é. No plácido intervalo em que me sinto, Do amar, mais que ser, Amo o haver tudo e a mim. Melhor me não dariam, se voltassem, Ricardo Reis, in “Odes” Elegia: narra fatos tristes Elegia 1938 Trabalhas sem alegria para um mundo caduco, Heróis enchem os parques da cidade em que te arrastas, Amas a noite pelo poder de aniquilamento que encerra Caminhas entre mortos e com eles conversas Coração orgulhoso, tens pressa de confessar tua derrota Carlos Drummond de Andrade Idílio: poesias pastoris Sonetos X Eu ponho esta sanfona, tu, Palemo, Porás a ovelha branca, e o cajado; E ambos ao som da flauta magoado Podemos competir de extremo a extremo.
Principia, pastor; que eu te não temo; Inda que sejas tão avantajado No cântico amebeu: para louvado Escolhamos embora o velho Alcemo.
Que esperas? Toma a flauta, principia; Eu quero acompanhar te; os horizontes Já se enchem de prazer, e de alegria:
Parece, que estes prados, e estas fontes Já sabem, que é o assunto da porfia Nise, a melhor pastora destes montes. Cláudio Manuel da Costa Sátira: poesia que ridiculariza características do comportamento humano Triste Bahia
Triste Bahia! ó quão dessemelhante Estás e estou do nosso antigo estado! Pobre te vejo a ti, tu a mi abundante. A ti tricou-te a máquina mercante, Que em tua larga barra tem entrado, A mim foi-me trocando e, tem trocado, Tanto negócio e tanto negociante. Gregório de Matos Soneto: composto de 14 versos distribuídos em 2 quartetos e tercetos, rica em métrica. Soneto À Lua
Por que tens, por que tens olhos escuros E mãos lânguidas, loucas e sem fim Quem és, que és tu, não eu, e estás em mim Impuro, como o bem que está nos puros?
Que paixão fez-te os lábios tão maduros Num rosto como o teu criança assim Quem te criou tão boa para o ruim E tão fatal para os meus versos duros?
Fugaz, com que direito tens-me presa A alma que por ti soluça nua E não és Tatiana e nem Teresa:
E és tampouco a mulher que anda na rua Vagabunda, patética, indefesa Ó minha branca e pequenina lua! Vinícius de Moraes Canção: pequeno poema, popular e simples, de temas variados.
A dona que eu am’e tenho por Senhor amostrade-me-a Deus, se vos en prazer for, se non dade-me-a morte. A que tenh’eu por lume d’estes olhos meus e porque choran sempr(e) amostrade-me-a Deus, se non dade-me-a morte. Essa que Vós fezestes melhor parecer de quantas sei, ay Deus, fazede-me-a veer, se non dade-me-a morte. Ay Deus, que me-a fezestes mais ca min amar, mostrade-me-a hu possa con ela falar, se non dade-me-a morte.” Bernal de Bonaval Acalanto: canto a fim de embalar o sono. Acalanto de John Talbot
Dorme, meu filhinho, Dorme sossegado. Dorme que ao teu lado Cantarei baixinho. O dia não tarda… Vai amanhecer: Como é frio o ar! O anjinho da guarda Que o Senhor te deu, Pode adormecer, Pode descansar, Que te guardo eu. Manuel Bandeira Gênero DramáticoTexto que serve para ser encenado, em que atores representam personagens comuns ou heróis. Nesse gênero temos: Tragédia: fala sobre ações humanas e as descreve, gerando medo ou piedade, fazendo com o que o espectador reflita sobre os seus atos. Comédia: é a escrita de um texto crítico que faz com que o espectador ria do ridículo e das ações praticadas pelo homem na sociedade. Farsa: texto de menor tamanho que a comédia, porém bastante parecido em sua essência. Pequeno grupo e atores encenam costumes da sociedade. Auto: assim como a farsa, também é um texto pequeno, porém com características religiosas, no qual seus atores representam, por exemplo, a hipocrisia, a virtude, a avareza, etc. Gênero ÉpicoO autor descreve fatos históricos realizados por seres humanos. É sempre um grande tema a fim de retratar a vida de um povo. Narrativo Nessa literatura, o autor pode ser não apenas um narrador da história, mas também um narrador-personagem. Nesse gênero é contada uma história ficcional, em que personagens atuam em lugar e tempo determinados. Suas formas são: Romance: trama desenvolvido de acordo com o foco dado pelo escritor, seja ele policial, aventureiro, de comportamentos psicológicos e sociais, entre outros. Novela: narração mais curta que o romance, focada em um conflito em série. Conto: narrativa ainda mais breve, porém não em séries, mas também focada em determinado conflito. Veja esse vídeo do canal Descomplica sobre os gêneros literários e a função da literatura, para complementar o post que você acabou de ler!Exercícios1- (UFSCar – 2002) Soneto de fidelidade (Vinicius de Moraes) De tudo, ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento.
E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure.
Nos dois primeiros quartetos do soneto de Vinicius de Moraes, delineia-se a ideia de que o poeta a) não acredita no amor como entrega total entre duas pessoas. b) acredita que, mesmo amando muito uma pessoa, é possível apaixonar-se por outra e trocar de amor. c) entende que somente a morte é capaz de findar com o amor de duas pessoas. d) concebe o amor como um sentimento intenso a ser compartilhado, tanto na alegria quanto na tristeza. e) vê, na angústia causada pela ideia da morte, o impedimento para as pessoas se entregarem ao amor.
2- (Enem – 2009) Gênero dramático é aquele em que o artista usa como intermediária entre si e o público a representação. A palavra vem do grego drao (fazer) e quer dizer ação. A peça teatral é, pois, uma composição literária destinada à apresentação por atores em um palco, atuando e dialogando entre si. O texto dramático é complementado pela atuação dos atores no espetáculo teatral e possui uma estrutura específica, caracterizada: 1) pela presença de personagens que devem estar ligados com lógica uns aos outros e à ação; 2) pela ação dramática (trama, enredo), que é o conjunto de atos dramáticos, maneiras de ser e de agir das personagens encadeadas à unidade do efeito e segundo uma ordem composta de exposição, conflito, complicação, clímax e desfecho; 3) pela situação ou ambiente, que é o conjunto de circunstâncias físicas, sociais, espirituais em que se situa a ação; 4) pelo tema, ou seja, a ideia que o autor (dramaturgo) deseja expor, ou sua interpretação real por meio da representação. COUTINHO, A. Notas de teoria literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1973. (Adaptado.) Considerando o texto e analisando os elementos que constituem um espetáculo teatral, conclui-se que:
a) a criação do espetáculo teatral apresenta-se como um fenômeno de ordem individual, pois não é possível sua concepção de forma coletiva. b) o cenário onde se desenrola a ação cênica é concebido e construído pelo cenógrafo de modo autônomo e independente do tema da peça e do trabalho interpretativo dos atores. c) o texto cênico pode originar-se dos mais variados gêneros textuais, como contos, lendas, romances, poesias, crônicas, notícias, imagens e fragmentos textuais, entre outros. d) o corpo do ator na cena tem pouca importância na comunicação teatral, visto que o mais importante é a expressão verbal, base da comunicação cênica em toda a trajetória do teatro até os dias atuais. e) a iluminação e o som de um espetáculo cênico independem do processo de produção/recepção do espetáculo teatral, já que se trata de linguagens artísticas diferentes, agregadas posteriormente à cena teatral. Gabarito1- D 2- C O texto foi escrito pela professora Analice, formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Atualmente é mestranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora de português na rede particular de ensino de Florianópolis e colaboradora do Blog do Enem. Facebook: http://www.facebook.com/analice.andradeO post A arte literária: Revise os gêneros literários! apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Idade Média: Sistema Feudal – História Enem Posted: 30 Jun 2016 06:29 PM PDT Vamos revisar o conteúdo acerca do sistema feudal, que vigorou na Europa por centenas de anos. Esse período foi marcado pela grande influência da igreja e por uma sociedade estratificada e sem grande mobilidade social, onde a massa camponesa será explorada em troca de proteção por parte dos senhores feudais.O sistema feudal foi um modo de produção europeu aplicado durante a baixa e alta idade média. Este sistema, político, econômico, social e cultural era baseado na exploração do camponês pelos senhores feudais, que adquiriam suas terras com base nos princípios de suserania e vassalagem, onde um nobre doa terras a outro, menos poderoso e em troca recebe a homenagem daquele que foi agraciado com a terra. Além disso, neste período a Igreja era praticamente a única instituição com poderes supranacionais, ou seja, a doutrina católica exercia forte domínio sobre as mentalidades e culturas. Pode-se dizer que o feudalismo predominou na Europa entre os séculos V e XV, os iluministas, por exemplo, foram responsáveis pela expressão "mil anos de trevas" ao referirem-se ao feudalismo e o domínio exercido pela Igreja. A sociedade feudal, por sua vez era estratificada e não permitia mobilidade social. A divisão social era composta por três estados (estamentos/classes). O 1º estado era composto justamente pelos membros do clero católico e possuía duas subdivisões: Alto e Baixo Clero:Alto Clero: Composto geralmente por nobres, muitas vezes segundos filhos, que não possuíam direitos de herança. O alto clero representava a alta hierarquia católica, expressa pelos mais altos cargos (Bispos, Cardeais, Papa) Baixo Clero: Composto por membros do clero sem grande poder, geralmente os membros da igreja nascidos em famílias de servos. Eram os frades, monges, padres e afins. Eram importantes para a manutenção da influência cristã, mas não tinham acesso aos altos escalões do poder. Clero Regular e Clero Secular:Clero Regular: Representado pelos membros do clero que viviam sob determinadas regras. Geralmente habitavam monastérios e conventos, viviam relativamente isolados da sociedade comum e faziam parte de ordens religiosas com características próprias. Algumas dessas ordens constumavam exigir de seus integrantes votos de pobreza, silêncio e afins. Clero Secular: Representado pelos membros do clero, alto ou baixo, que viviam inseridos na sociedade e cotidiano. Viviam no "séculum" e tinham contato direto com os demais entes sociais. Detentora da interpretação das escrituras sagradas, da lógica social, da psicologia, das formas de pensar, da filosofia e dos códigos de conduta moral, passados pelos clérigos aos demais estamentos, Igreja adquiriu enorme poder. Assim sendo, por quase um milênio a arte esteve ligada a temática religiosa em geral. O segundo estado era composto pela nobreza, ou senhores feudais. Pessoas de "alto nascimento" que possuíam de fato a terra. Eram responsáveis pelas decisões administrativas e proteção militar dos feudos. As relações entre senhores feudais eram marcadas por laços de amizade ou discórdia expressos nas relações de suserania e vassalagem. Tais relações basearam-se nos antigos costumes bárbaros de distribuição da terra por um nobre mais rico a outro mais pobre. Tais relações careciam de laços de fidelidade ou homenagem constantemente restabelecidos. Entre os nobres também encontramos subdivisão de acordo com suas posses. Duques, Marqueses e Condes compunham a alta nobreza, enquanto viscondes, barões e simples cavaleiros representavam a baixa nobreza. Cabia aos nobres a organização e liderança das forças militares. Por fim, a grande maioria da população era formada por camponeses e vilões que trabalhavam a terra em troca de abrigo e proteção. Os servos estavam presos a terra, o que de certa maneira garantia-lhes certa segurança. Porém, viviam imersos a miséria e trabalhavam praticamente todos os dias, guardando geralmente os sábados ou domingos, por razões religiosas. Seu cotidiano era marcado pelo pagamento de diversas obrigações, ou seja, impostos cobrados pelos dois estamentos superiores.
No quadro acima encontramos algumas das principais obrigações servis, além dos acima expostos, a Igreja fazia a cobrança do chamado "Tostão de Pedro", que na verdade consistia na cobrança de 10% de tudo que era produzido (DÍZIMO) para ajudar na manutenção da paróquia. A igreja, conforme já explicitado, possuía enorme poder dentro desta sociedade. Do ponto de vista econômico o feudo era uma unidade territorial que buscava independência produzindo quase tudo que era necessário para a manutenção da estrutura social e econômica. Neste período a atividade comercial reduziu drasticamente por toda a Europa e as trocas comerciais realizadas entre os feudos era baseada no escambo, ou seja, a troca direta de mercadorias sem o uso de padrões monetários. No infográfico abaixo podemos visualizar a organização estrutural de um feudo, que geralmente era dividido em três partes,manso senhorial, manso servil e manso comunal, embora toda a terra possuísse apenas ao senhor feudal ou a Igreja, no caso de feudos de propriedade desta última.
Manso Senhorial: Compunha metade das terras agriculturáveis do feudo e tudo que ali era produzido pelos servos era propriedade dos senhores feudais. O trabalho realizado nessa área ocorria de 3 a 4 dias por semana e consistia na corvéia. Manso Servil: Composto pelas áreas destinadas a produção de alimentos para os próprios servos. Cada servo recebia uma gleba (lote) onde produzia o próprio sustento. Todavia, parte desta produção era repassada aos senhores feudais para o pagamento das demais obrigações servis (talha, banalidades, dízimo) Manso Comunal: Áreas de uso comum, tanto por senhores quanto servos, para pastagens, lenha, madeiras e afins. Nos bosques e florestas os senhores feudais praticavam a caça, prática vetada aos servos. Cabe ressaltar que durante o período feudal não encontraremos o conceito de nação ou estado, as relações políticas eram baseadas nas relações de suserania e vassalagem. A figura do rei permanece em determinados locais, mas na prática os monarcas eram apenas suseranos com mais terras e poder, possuindo poder de fato apenas nos seu feudo e influência sobre os feudos vassalos. Ou seja, o poder político era centralizado dentro do feudo, mas descentralizado em relação ao continente Europeu Ocidental. Dica 1: Vídeo aula sobre a formação do Sistema Feudal: | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
UFPA – Notas de Corte do Enem: Sisu 2016 na Univ. Federal do Pará Posted: 30 Jun 2016 05:19 PM PDT A qualidade de ensino é uma das melhores. E, por isso mesmo muita gente quer estudar na Universidade Federal do Pará, tanto na capital, em Belém, quantos nos campus de Altamira, Breves, Cametá, Ananindeua, Bragança, Abaetetuba e Soure. Veja as notas de corte Sisu 2016 na UFPA, e calcule suas chances. Os cursos de graduação com as disputas mais apertadas na Universidade Federal do Pará levaram as notas de corte à loucura, passando fácil dos 800 pontos no Enem. Este fenômeno de notas muito acima da média nacional ocorre porque a UFPA não coloca todas as vagas em disputa no Sisu. Veja as maiores e as menores Notas de Corte Sisu 2016 na UFPA. A maior nota de corte do Enem foi registrada na disputa pelas vagas do curso de graduação em Medicina, em Belém, com 872,04 pontos. Para o curso de Direito, também em Belém, as notas de corte Sisu 2016 chegaram a 853,53 pontos. Para as vagas do curso de graduação em Engenharia Naval as notas de corte do Enem na UFPA bateram 843,30 pontos. E, fechando o grupo das cinco maiores notas de corte Sisu 2016 na UFPA, vieram as disputas para o curso de graduação em Engenharia Mecânica, com 834, 70 pontos no Enem, e para o curso de graduação em Odontologia, com 833,49 pontos no Enem. Veja abaixo a tabela completa. Curso Enem GratuitoVocê pode mandar bem no próximo Exame Nacional do Ensino Médio com as aulas, dicas, exercícios, simulados e vídeos do Curso Pré-Enem Online Gratuito. Todas as matérias das provas objetivas e as orientações para uma Redação Nota 1000. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito. As menores notas de corte do Enem na UFPA Alguns dos cursos de graduação da Universidade Federal do Pará tiveram exigências muito pequenas para os candidatos conseguirem uma vaga. Por exemplo, para o curso de graduação em Geografia, no campus de Cametá, com apenas 576,44 pontos. Ainda na faixa de até 600 pontos foi possível entrar em diversos outros cursos de graduação da UFPA. Confira abaixo a tabela completa das notas de corte Sisu 2016 na UFPA.
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Posted: 30 Jun 2016 07:17 AM PDT Salve queridão, queridona! Pronto para mais uma etapa de estudos? O assunto deste post é Demografia. Conceitualmente, demografia é a ciência que estuda a população, seu comportamento, suas transformações e sua dinâmica geral.Por esses motivos, este é um assunto que adora aparecer no Enem e nos vestibulares. Então, fique de olho nesta revisão! Ela vai te ajudar a conquistar sua tão sonhada vaga na universidade! A primeira coisa que você precisa saber sobre demografia é que ela é estudada através de dados estatísticos e qualitativos. Há necessidade de "levantar" números para fazer outras várias análises. Os dados, levam ao estudo das necessidades da população, ou seja, politicamente falando, é fundamental para uma administração de uma cidade, estado e até do país. Uma boa análise desses dados, leva ao administrador a informação de onde ele deve investir. Por exemplo, do que adianta uma cidade com a população predominantemente feminina, investir maciçamente em exames de prevenção da próstata? Não seria mais eficaz o investimento em exames de prevenção ao câncer de mama ou no ovário? Esse é um dos vários exemplos que podemos utilizar. Para você entender bem demografia, é importante saber diferenciar dois termos importantes: população absoluta e população relativa. Veja: População Absoluta – é quando temos o número total de habitantes de um determinado lugar, independente de qual seja. Então, podemos dizer que em 2010, quando foi o último senso, o Brasil tinha uma população absoluta de 190.755.799 de habitantes. Os 5 países mais populosos são China, Índia, Estados Unidos da América, Indonésia e Brasil. População Relativa– é quando pegamos o número total de habitantes e dividimos pela área do local selecionado, ou seja, seria a quantidade de habitantes por quilômetro quadrado. Então, o Brasil tem 22,4 habitantes por quilômetro quadrado. Os 5 países mais povoados são: Mônaco com 16.620 hab/km², Singapura com 6.389 hab/km², Vaticano com 2.093 hab/km², Malta com 1.261 hab/km² e Maldivas com 1.163 hab/km². Um dos elementos demográficos mais estudados pela Geografia da População e pela Demografia é o índice de crescimento populacional. O crescimento acelerado ou desacelerado das populações é algo constantemente debatido e teorizado por especialistas e teóricos dessas áreas do saber. Precisar com detalhes o funcionamento desse fator é importante para o planejamento de políticas públicas e ações sociais. Para observar o crescimento populacional, duas taxas são levadas em consideração: Taxa de Natalidade – é a quantidade nascimentos em um determinado local e num determinado período. Taxa de Mortalidade – é a quantidade de óbitos em um determinado local e num determinado período. O crescimento natural ou crescimento vegetativo é a diferença entre os nascimentos e mortes, ou seja, entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, geralmente ele é expresso em permilagem. O Crescimento natural pode ser:
Então, podemos dizer que para o crescimento natural ser positivo, a taxa de fecundidade, precisa ser superior a dois filhos por mãe. Leva-se em conta, porém, que o crescimento natural está diretamente ligado à atualidade sócio econômica do país, afinal quanto melhor a infraestrutura, as condições sociais do país, tende a ser menor o crescimento natural. O crescimento vegetativo negativo acontece em países com IDH´s (Índice de Desenvolvimento Humano) elevados, mas num futuro próximo, acaba sendo um problema crescente, por não haver reposição populacional. Além disso, o elevado número de idosos, faz com que os governos gastem muito com o pagamento de aposentadorias, mas arrecadam pouco. Fechado? Que tal dar uma repassada na videoaula e depois resolver os exercícios?Exercícios1 – (UFRR) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do: a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade. b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade. c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade. d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo. e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade. 2 – Analise a tabela abaixo e marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas. a) Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso e mais povoado. b) O Afeganistão é a nação que apresenta o maior crescimento demográfico e a menor expectativa de vida. c) Entre os países analisados, o Brasil é o terceiro mais populoso, além de ser o menos povoado. d) Com aproximadamente 33 mil habitantes, Mônaco possui a maior expectativa de vida, além de ser o mais povoado. e) Estados Unidos é menos populoso que a China e mais povoado que o Afeganistão, além de possuir crescimento demográfico superior a Mônaco. 3 – (ENEM) O quadro abaixo nos mostra a taxa de crescimento natural da população brasileira no século XX: Analisando os dados, podemos caracterizar o período entre: a) 1920 e 1960, como de crescimento do planejamento familiar. b) 1950 e 1970, como de nítida explosão demográfica. c) 1960 e 1980, como de crescimento da taxa de fertilidade. d) 1970 e 1990, como de decréscimo da densidade demográfica. e) 1980 e 2000, como de estabilização do crescimento demográfico. GABARITO1 – A 2 – F-V-V-V-F 3 – B Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.O post Demografia – Geografia Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Dicas de estudo: o que mais cai em Química no Enem Posted: 30 Jun 2016 06:46 AM PDT Quer se dar bem no próximo Enem, e precisa dar um boa revisada nos conteúdos de Química? O Blog do Enem te ajuda nessa missão. Veja as dicas do professor Franco Alves Lavancchini Ramunno, do Colégio Bandeirantes, de São Paulo.O professor Franco Ramunno, elaborou para você uma lista com os temas recorrentes da matéria: são os tópicos comumente cobrados nas provas do Enem de 2009 a 2015. E, o melhor é que ele também deu as dicas de estudo sobre o que mais cai em Química no Enem. O Blog do Enem tem aulas gratuitas sobre todos os temas, e colocou junto os links para você fazer a revisão. Aproveite! Ele destaca que existem quatro grandes áreas mais importantes nas provas do Enem: 1 – Química Geral, 2 – Físico-Química; 3 – Química Orgânica; e, 4 – Química Ambiental. 1 – Química GeralA Química Geral engloba o estudo da estrutura dos átomos e compostos químicos, com foco nos tipos de ligações químicas e, nos compostos moleculares, nos tipos de interações intermoleculares; também trabalha com as principais classes de substâncias inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos) e suas reações, bem como os aspectos quantitativos das reações químicas (estequiometria). 2- Físico-QuímicaA Físico-Química relaciona conceitos oriundos da Física à Química, para tratar do estudo das soluções (principalmente as aquosas), das transferências de energia envolvidas nos processos químicos, da velocidade das reações, do equilíbrio químico e da eletroquímica. 3 – Química OrgânicaA Química Orgânica estuda, principalmente, a Química do Carbono, focando na estrutura dos compostos orgânicos (hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, ácidos carboxílicos, aminas, etc) e suas principais reações, além de englobar também o estudo da Bioquímica (carboidratos, proteínas e lipídios). 4 – Química AmbientalA Química Ambiental trata de temas como poluição, aquecimento global, destruição da camada de ozônio e reciclagem. Confira abaixo a distribuição de itens de Química nos últimos 7 anos nessas quatro "áreas":Analisando a distribuição das questões do Enem por área de conhecimento de química, o professor Franco Ramunno descobriu que a Química Orgânica tem, nos últimos anos, adquirido maior importância, respondendo por cerca de um terço da prova. Química Ambiental sempre foi um tema bastante frequente nas provas e, apesar de não ter sido cobrado explicitamente nos itens mais associados à Química na prova de 2015, não deve ser negligenciado pelo estudante durante seu estudo, uma vez que esse tópico pode ser cobrado em itens associados a outras disciplinas, como Biologia (ainda na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias) e Geografia (na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias). Veja os principais temas cobrados nas provas do Enem– Química Ambiental: Poluição e Fontes Alternativas de Energia. – Química Geral: Estequiometria e Forças Intermoleculares. – Físico-Química: Unidades de Concentração, Equilíbrio Químico e Iônico, Termoquímica e Eletroquímica. – Química Orgânica: Estrutura dos Compostos Orgânicos e Reações Orgânicas. Para cada um desses temas, as principais abordagens são: – Química Ambiental:
– Química Geral:
– Físico-Química:
– Química Orgânica:
É por isso que o Professor Franco elencou abaixo as principais dicas de estudo para cada um desses itens para alcançar um bom rendimento: – Química Ambiental:
– Química Geral:
– Físico-Química:
– Química Orgânica:
Este post foi produzido para o Blog do Enem em cooperação com a equipe do Colégio Bandeirantes, de São Paulo e com as dicas do professor Franco Alves Lavacchini Ramuno. Franco é orientador de projetos de pré-iniciação científica no Colégio Bandeirantes. Formado em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), mestre em Engenharia Química pela POLI-USP na área de reciclagem de resíduos sólidos, licenciado em Química pelas Faculdades Oswaldo Cruz. Autor de livro didático de Química para o Ensino Médio. Contato: colband@maquinacohnwolfe.com.O Blog do Enem agradece a colaboração dos professores e a direção do Colégio Bandeirantes. Saiba mais sobre o Colégio Bandeirantes: http://colband.net.br/.O post Dicas de estudo: o que mais cai em Química no Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
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