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- FURG – Notas de Corte do Enem na Univ. Federal de Rio Grande (RS)
- Teorias demográficas – Geografia Enem
- Cursos de Graduação a Distância custam 60% mais baratos. Veja!
- População mundial – Revisão de Geografia para o Enem
FURG – Notas de Corte do Enem na Univ. Federal de Rio Grande (RS) Posted: 06 Jul 2016 05:50 PM PDT As cinco maiores notas de corte Sisu 2016 na FURG foram todas registradas nas disputas de vagas para cursos de graduação na categoria de Ampla Concorrência. Nas carreiras com maior interesse pelos candidatos as notas mínimas passaram fácil dos 700 pontos pelo Enem, chegando a bater na casa de quase 800 pontos. O curso de graduação que ficou com o primeiro lugar geral na disputa das vagas da Universidade Federal de Rio Grande (que fica no Rio Grande do Sul) foi Medicina, com incríveis 794,98 pontos nas notas de corte Sisu 2016 na FURG. A segunda posição ficou pra os candidatos na disputa das vagas do curso de graduação em Engenharia Mecânica Naval, que alcançou a marca de 744,82 pontos pelo Enem. Fechando o grupo dos cinco cursos com as maiores notas de corte Sisu 2016 na FURG vieram as disputas para o curso de graduação em Direito no turno matutino, com 744,35 pontos nas notas de corte do Enem; para o curso de graduação em Engenharia Civil, com 738,99 pontos; e curso de graduação em Direito, para o turno noturno, com 736,04 pontos. Curso Enem GratuitoAumente suas chances nas notas de corte do próximo Enem com as aulas gratuitas do Curso Enem Online Gratuito. Todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio para você revisar, fazer simulados, e mandar bem no próximo Enem. Confira aqui o Curso Enem Online:
As notas de corte mais baixas na FURGAs menores notas de corte do Enem na Universidade Federal de Rio Grande foram registradas em cursos de baixa procura. Foi possível entrar a partir de 493,07 pontos no curso de graduação em Ciências Exatas no campus de Santo Antônio da Patrulha, por exemplo. Veja a seguir a tabela completa com todos os cursos de graduação e as respectivas notas de corte Sisu 2016 na FURG. Tabela completa das notas de corte Sisu 2016 na FURG:
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Teorias demográficas – Geografia Enem Posted: 06 Jul 2016 11:41 AM PDT Teorias demográficas: Olá, tudo bem? Bom, você sabia que já somos mais de 7 bilhões de habitantes e esse número acaba sendo um grande motivo de estudo?Quantos seremos em 2050? Tem como diminuir a população? Muito já foi estudado sobre o crescimento populacional e vários pensadores lançaram suas teorias sobre o tema. Algumas teorias não apresentam fundamento algum, mas outras, por sua vez, por mais que não sejam mais atuais, representaram a verdade de uma determinada época. Dentre as teorias demográficas mais respeitadas e estudadas, temos:
Assim, em 1998, o crescimento da população teria sido 28 vezes maior do que o crescimento da produção de alimentos, ou seja, não existiriam alimentos para todos os habitantes da Terra, produzindo-se, portanto, uma situação drástica, em que a humanidade morreria de fome. Malthus propôs como única solução,a “sujeição moral”, ou seja, a população deveria se privar dos desejos sexuais, com o objetivo de reduzir a natalidade, equilibrando o crescimento demográfico com a possibilidade de expansão da produção de alimentos. Malthus estava certo? Estava, pois ele não chegou a ver o desenvolvimento no campo que a I Revolução Industrial proporcionou. Contudo, hoje esse pensamento é inconcebível, mas para a época, ele estava certo. Na verdade, não é que haja falta de alimentos, mas sim, uma concentração nos países ricos, mesmo os que não são grandes produtores, pois eles detém o dinheiro.
Para eles, que carregam a tendência caótica da visão de Malthus, se o crescimento não for interrompido, o planeta não terá mais tantos recursos para manter toda a população. Economicamente, eles acusam diretamente os países pobres pelo aumento da população, dizendo: "o país só é pobre porque tem um elevado número populacional", ou seja, muitos habitantes é igual a pobreza. Analisando esta frase, como explicamos o caso dos Estados Unidos, que tem a 4ª maior população do mundo? E a China, que tem a maior população do mundo, com praticamente 1,5 bilhão de habitantes e é a segunda maior economia do mundo? Mesmo assim, para os Neomalthusianos, políticas de controle de natalidade, principalmente para pobres deveriam ser massificada, como alguns órgãos mundiais (ONU, FMI, Banco Mundial, UNICEF, entre outros) propuseram: a esterilização em massa de populações pobres (como foi feito na Índia e na Colômbia); distribuição gratuita de anticoncepcionais; assistência médica para uso de dispositivos intrauterinos (DIUs); divulgação de um modelo de família ideal, com no máximo dois filhos, em programas de televisão, na publicidade e no cinema.
Outro motivo que os reformistas viram para essa grande população, foi a falta de recursos básicos, como saúde e educação, que normalmente, fariam reduzir consideravelmente o crescimento da população. Por isso, para eles, o ideal era a implantação de um política de reformas sociais, como a redistribuição de renda por exemplo. E aí, pintou alguma dúvida? Dá uma conferida na videoaula do professor Gabryele depois faça os exercícios ok? Bons estudos!EXERCÍCIOS1 – "O crescimento sem precedentes da população mundial nos últimos 50 anos, até alcançar 7 bilhões de pessoas neste ano, reavivou as preocupações sobre a chegada de uma grande crise demográfica. David Lam, economista da Universidade de Michigan, explicou nesta sexta-feira que, apesar do crescimento da população, o planeta foi capaz de produzir alimentos suficientes para reduzir as crises de fome e a pobreza. No entanto, ainda há preocupações sobre uma possível crise demográfica no planeta, disse ele em discurso para especialistas em uma associação sobre estudos da população nos Estados Unidos […]". Último Segundo, 02 nov. 2011. Disponível em: <http://ultimosegundo.ig.com.br>. Adaptado. A teoria demográfica que se preocupa em apontar o desequilíbrio negativo entre o crescimento demográfico e a produção de alimentos é a: a) reformista b) desenvolvimentista c) malthusiana d) explosão demográfica e) agrodemográfica 2 – "[…] Agora começa a ganhar fôlego no meio acadêmico a escola dos neomalthusianos. Eles acham que a armadilha agora é gente demais vivendo num meio ambiente degradado demais. Em 2050, prevê-se, seremos 9,2 bilhões de pessoas – ou 2,5 bilhões a mais do que hoje". Revista Veja, ed. 2062, maio de 2008. Adaptado. Os neomalthusianos, mencionados pelo texto, temem o rápido crescimento populacional frente à capacidade da sociedade e do planeta em lidar com esse crescimento, da mesma forma que pensava Thomas Malthus. No entanto, diferentemente do malthusianismo clássico, o neomalthusianismo: a) impede que qualquer tipo de controle populacional seja implementado pelo Estado em termos de políticas públicas. b) defende a difusão de métodos contraceptivos, planejamento familiar e outras medidas de redução da natalidade. c) apregoa o retorno do crescimento das taxas da mortalidade como mal necessário frente à explosão demográfica d) considera a necessidade de se impor um controle da moral da população, em que os casais só devem procriar se tiverem condições financeiras. e) afirma que a única saída para a explosão demográfica é a migração em massa das regiões povoadas para áreas desabitadas. 3 – (FGV) “Os países ricos, em função de sua renda mais elevada e consequente nível de consumo, são responsáveis por mais da metade do aumento da utilização de recursos naturais. A população dos países mais pobres do mundo paga, proporcionalmente, o preço mais elevado pela poluição e degradação das terras, das florestas, dos rios e dos oceanos, que constituem o seu sustento. Uma criança que nascer hoje em Nova lorque, Paris ou Londres vai consumir, gastar e poluir mais durante a sua vida do que 50 crianças em um país ‘em desenvolvimento’.” (Adapt.) Relatório do Desenvolvimento Humano/ PNUD, 1998. Baseando-se nos princípios explicativos das teorias demográficas, o texto acima: a) Concorda com a teoria Reformista, que atribui ao excesso populacional a causa da miséria no mundo, constituindo uma ameaça aos recursos naturais necessários à sobrevivência humana. b) Comprova a teoria Neomalthusiana, que defende a necessidade de controlar a natalidade nos países pobres para que eles possam atingir os níveis de desenvolvimento e consumo dos países ricos. c) Nega a teoria Malthusiana, que defende a elevação do padrão de vida e de consumo nos países pobres, entendendo a fecundidade como uma variável independente a ser controlada. d) Nega a teoria Neomalthusiana, que identifica uma população numerosa como principal causa do desemprego, pobreza e esgotamento dos recursos naturais. e) Comprova a teoria Malthusiana, que associa crescimento populacional e esgotamento dos recursos naturais, defendendo a necessidade de reformas socioeconômicas para preservá-los. GABARITO1 – C 2 – B 3 – D Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.O post Teorias demográficas – Geografia Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Cursos de Graduação a Distância custam 60% mais baratos. Veja! Posted: 06 Jul 2016 11:20 AM PDT O diploma é igual, não há diferença. Mas, o valor da mensalidade para os cursos de graduação a distância em Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, e de Engenharias é menos da metade do preço dos cursos presenciais. Veja as vantagens de estudar a distância e a lista de preços e descontos.O Ministério da Educação divulgou que 1.113.500 alunos já se formaram nos cursos de graduação a distância entre 2003 e 2014. E, só no ano de 2014 estavam matriculados nos cursos por EaD 1 milhão e 371 mil alunos em todo o Brasil. O diploma e igual ao de quem faz o curso presencial. E você pode entrar pela nota do Enem. 06 A diferença é que na EaD o aluno é que faz o seu horário de estudo individual e das práticas obrigatórias de laboratório e das provas de cada disciplina. A maior diferença, no entanto, está no preço: na EaD a mensalidade é até 60% mais barata. Veja na tabela abaixa que o valor mediano de um curso de graduação a distância é de R$ 290,00 em 2016. Para os cursos presenciais o valor é de R$ 755,00. Muito mais barato estudar a distância. Os cursos de graduação a distância, também conhecidos como Graduação EaD com mais alunos matriculados são Pedagogia, Administração, Gestão de Recursos Humanos, Ciências Contábeis e Serviço Social. As engenharias estão crescendo, mas ainda não estão entre os dez mais procurados. Nos cursos de engenharia o aluno tem que ir ao campus da faculdade ou a um polo de apoio para fazer as aulas práticas e de laboratório, que são obrigatórias. Em apenas 16 anos os cursos de graduação a distância já atendem a mais de 17% do total de estudantes no Ensino Superior no Brasil O diploma vale igual ao de curso presencial. Confere os mesmos direitos, e não há diferença entre eles. E você pode entrar através de vestibular agendado, pela nota do Enem, ou pela análise do Histórico Escolar do Ensino Médio. As dez maiores instituições na Educação a Distância são: Unopar; Anhanguera; Uninter; Estácio; Unip; Unicesumar; Uniasselvi; Claretiano; Unimes; e Uniube. Desconto médio de 60% nos cursos de graduação a distância – Como você viu, as mensalidades na educação a distância custam menos da metade do preço em relação aos mesmos cursos no ensino presencial. As pesquisas do Ministério da Educação sobre a qualidade da aprendizagem mostram que os alunos da EaD têm notas médias iguais ou superiores aos colegas do ensino presencial nas provas do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, o ENADE Cursos de Graduação a Distância GratuitosÉ possível estudar em curso de graduação a distância gratuito na USP http://www5.usp.br/ensino/educacao-a-distancia/, cursos de engenharia a distância na UFSCar http://www2.ufscar.br, e cursos para formar professores e gestores na UFRJ http://cederj.edu.br/fundacao/. Veja ainda mais de vinte outros cursos nas universidades públicas que formam o sistema Universidade Aberta do Brasil: http://www.uab.capes.gov.br/ Dica 1 – Você já pensou na profissão que pretende seguir? Veja aqui as 10 piores e as 10 melhores carreiras no mercado de trabalho. Olhe e tire as suas dúvidas para não se arrepender depois: http://blogdoenem.com.br/profissao-lista-das-10-piores/Aqui no Brasil ainda é novidade fazer faculdade a distância. Mas, em países do chamado 1º Mundo já é assim desde 1790. Foi quando a University of London criou os primeiros cursos superiores nesta modalidade. Nos Estados Unidos as duas melhores universidades do Mundo – Harvard University, e MIT (Massachusetts Institute of Technology) também já adotam a educação a distância como uma forma avançada de ensino-aprendizagem. Veja aqui: www.mit.edu e www.harvard.edu Bolsas de Estudo e descontos pela Nota do EnemVeja na tabela abaixo uma lista de instituições que oferecem cursos de graduação a distância com Bolsas de Estudo ou descontos promocionais para quem entra pela Nota do Enem. Todas as instituiões são reconhecidas pelo Ministério da Educação. Confira o preço dos cursos no Ensino Presencial e na EaD. A diferença é muito alta, e pode chegar a 70% do valor das mensalidades em alguns casos. Você também pode pesquisar diretamente no cadastro de Bolsas de Estudo do Programa Quero Bolsa, da Rede Alumni. São mais de 400 faculdades e universidades em todo o Brasil com oferta de vagas através de bolsas de estudo para este semestre e para o próximo também. Confira a lista de vagas e veja como fazer o cadastro gratuito. Mensalidades na Educação a Distância x Mensalidades na Educação Presencial
Há oferta de EaD em todo o BrasilVocê pode consultar ainda a lista completa das instituições credenciadas pelo MEC para oferecer cursos de graduação EaD no site da Associação Brasileira de Educação a Distância: www.abed.org.br
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População mundial – Revisão de Geografia para o Enem Posted: 06 Jul 2016 11:00 AM PDT População mundial: E aí, tudo certinho? Sabia que você é um número? Sim, para as estatísticas, você é um número que influencia em vários aspectos. Além disso, temos que analisar, como a população se distribui em relação ao território mundial.A população mundial consiste no número total de habitantes do planeta Terra, quantidade essa que atingiu, em 2013, a marca de 7,2 bilhões de habitantes, conforme dados divulgados pelo Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP). Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), o ritmo de crescimento populacional vemdiminuindo, no entanto, previsões para 2050 é de que a Terra tenham 9 bilhões de habitantes. Crescendo num ritmo bem mais lendo, de 0,33% ao ano, contra os 2,02% da atualidade. A distribuição da população mundial é bastante desigual, havendo uma grande diferença de habitantes entre os continentes. Separei pra você, os números de habitantes em cada continente (dados de 2013), veja: África: 1,111 bilhão de habitantes América: 953,7 milhões de habitantes Ásia: 4,427 bilhões de habitantes Europa: 742,5 milhões de habitantes Oceania: 40 milhões de habitantes Observando os dados, a Ásia é o continente com a maior concentração populacional do planeta, chegando a mais ou menos 65% da população mundial. Chamo a sua atenção para a África, que é o 2º continente mais populoso, mas sabes por quê? Pelo alto índice de crescimento populacional que ainda mantêm! Mas, esse cenário poderia ser pior, pois a população poderia ser muito maior se a expectativa de vida não fosse tão baixa. Pela estimativa da ONU, em 2050 a África terá cerca de 21% da população mundial habitando seu território. A Europa vive uma situação inversa a da África. Já teve 21% da população mundial, mas agora fica com 10,7%, apenas. O problema é que a tendência é de diminuir mais ainda, pois não está havendo a reposição populacional em vários países do continente. A América vive um equilíbrio populacional, girando na faixa de 1% o crescimento populacional por ano. É claro que Estados Unidos e Canadá contribuem para diminuir a taxa, enquanto os países latino-americanos apresentam índices um pouco superior a 1% ao ano. Agora, olhando o número de habitantes por país, entendemos porque a Ásia é a mais populosa. O continente tem 5 dos 10 países mais populosos do mundo, como apresenta na lista a seguir: 1° – China (Ásia): 1.357.380.000 habitantes. 2° – Índia (Ásia): 1.252.139.596 habitantes 3° – Estados Unidos (América): 316.128.839 habitantes 4° – Indonésia (Ásia): 249.865.631 habitantes 5° – Brasil (América): 202.409.273 habitantes 6° – Paquistão (Ásia): 182.142.594 habitantes 7° – Bangladesh (Ásia): 156.594.962 habitantes 8° – Nigéria (África): 173.615.345 habitantes 9° – Rússia (Europa): 143.499.861 habitantes 10° – Japão (Ásia): 127.338.621 habitantes Analise o mapa de anamorfose populacional a seguir: Então, reparou que as maiores populações são representadas pelas maiores áreas no mapa? Então é isso! Caso tenha alguma dúvida, dá uma olhadinha na videoaula e depois faça os exercícios, ok? Para finalizar sua revisão, veja esta excelente videoaula do Descomplica:Exercícios1 – Sobre os aspectos da população mundial marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas. a) O continente africano possui elevadas taxas de crescimento populacional, entretanto, seu contingente só não é maior em razão das baixas taxas de expectativa de vida. b) O crescimento vegetativo da população latino-americana é, de uma maneira geral, muito baixo, pois as taxas de mortalidade infantil são elevadíssimas. c) O rápido crescimento populacional intensifica os problemas ambientais de um determinado local. d) A população da Europa tem aumentado a cada ano, consequência da elevada expectativa de vida e das altas taxas de natalidade. e) Quanto maior o nível de desenvolvimento de um país, maior é a expectativa de vida de seus habitantes. 2 – (UFRR) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar, nas próximas décadas, a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha. Isso ocorre em função do: a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade. b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade. c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade. d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo. e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade. 3 – Analise a tabela abaixo e marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas. a) Com mais de 1,3 bilhão de habitantes, a China é o país mais populoso e mais povoado. b) O Afeganistão é a nação que apresenta o maior crescimento demográfico e a menor expectativa de vida. c) Entre os países analisados, o Brasil é o terceiro mais populoso, além de ser o menos povoado. d) Com aproximadamente 33 mil habitantes, Mônaco possui a maior expectativa de vida, além de ser o mais povoado. e) Estados Unidos é menos populoso que a China e mais povoado que o Afeganistão, além de possuir crescimento demográfico superior a Mônaco. GABARITO1 – V-F-V-F-V 2 – A 3 – F-V-V-V-F Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.O post População mundial – Revisão de Geografia para o Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
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