terça-feira, 19 de julho de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Hidrografia do Brasil – Geografia Enem

Posted: 18 Jul 2016 08:56 PM PDT

Hidrografia do Brasil: Está aqui no Brasil, a maior rede hidrográfica do mundo, com 55.457 km²! Seus rios se destacam pela profundidade, largura e extensão.

Na maioria deles, suas nascentes estão em áreas de baixas altitudes. Geralmente são rios exorréicos com foz em estuário.

A formação de relevo do Brasil, fez com que esses rios fossem divididos em bacias hidrográficas, com características peculiares. Com isso, o Brasil fica dividido assim:

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Bacias Principais

São as bacias que apresentam um rio principal e seus afluentes, com isso, temos:

  • Bacia Amazônica: é a maior bacia do mundo, com o maior rio do mundo em extensão, profundidade, largura e vazão d´ água. É a única bacia que tem sua nascente principal fora do país. Apesar de ser caracteristicamente de planície, muito utilizado para o transporte (considerado a estrada da região Norte do país), pela quantidade de água e a forte correnteza, tem grande potencial hidrelétrico. Importante fonte de água para a floresta.
  • Bacia do Tocantins-Araguaia: nasce na parte central do país e segue em direção ao norte. São os dois rios que se encontram, formando uma foz. Também fundamental para o transporte. Os rios da região foram bastante degradados por conta da mineração. Hoje, a Empresa Vale, utiliza muito o rio para o transporte de suas produções em Carajás. É a maior bacia totalmente brasileira.
  • Bacia do São Francisco: nasce em Minas Gerais, na Serra da Canastra, vai em direção ao Sertão Nordestino e tem sua foz entre os estados de Alagoas e Sergipe. Leva riqueza ao sertão, tornando o solo fértil por onde passa, mas está sofrendo muito com a perda de volume de água por conta da interrupção do fluxo de alguns afluentes, abastecimento de cidades e propriedades agropecuárias. O "prolongamento" do rio São Francisco, a chamada transposição, que é a tentativa de levar água para áreas que não são banhadas naturalmente pelo rio, podem diminuir o fluxo de água até a foz, prejudicando diretamente a "vida" do rio.
  • Bacia do Paraguai: situada na região Centro-Oeste, principalmente nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é caracteristicamente de planície, muito utilizada para o transporte. Há poucos investimentos nesse setor pela baixa diversidade de produção na região, afirma o governo. Os rios dominam a vida na área do Pantanal, pois no período de chuvas, os rios tendem a aumentar consideravelmente o nível, alagando as região mais baixas, forçando o pecuaristas a deslocarem os gados periodicamente. Libera suas águas para a bacia do rio Paraná.
  • Bacia do Paraná: caracteristicamente planáltica, tendo o maior potencial hidrelétrico instalado do país, é nela que estão furnas e Itaipú, por exemplo. Libera suas águas para a bacia do rio Uruguai.
  • Bacia do Uruguai: rios de planície, bastante utilizados para o transporte. É a bacia que libera as águas para o oceano Atlântico.

Obs: essas três últimas bacias juntas, Paraguai, Paraná e Uruguai, são chamadas de Bacia do Prata o Platina, ok?

Dentre as bacias secundárias, que são as bacias que não apresentam um rio principal, mas são vários pequenos rios, geralmente vindo dos planaltos em direção ao oceano Atlântico, temos:

  • Bacia do Norte-Nordeste
  • Bacia do Leste
  • Bacia do Sul-Sudeste

Lembrando que o Brasil é muito pobre em formações lacustres, ou seja, a formação de lagos. No litoral, é bastante comum termos lagunas, os "lagos" com ligação ao mar.

Quanto às águas subterrâneas, o Brasil também figura entre os maiores detentores, no entanto, temos vários lençóis freáticos e temos a maior parte do maior aquífero do mundo, o Aquífero Guarani, que está nas regiões Sudes, Centro-Oeste e Sul, abrangendo ainda o Paraguai, Argentina e Uruguai.

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Então, ficou alguma dúvida com relação ao conteúdo? Pronto pra detonar a prova do Enem? Não, então dá uma olhadinha na Videoaula e depois se manda fazer os exercícios a seguir, ok? Bons estudos!

Videoaula

Exercícios

1 – (FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ) A rede hidrográfica brasileira apresenta, dentre outras, as seguintes características:

a) grande potencial hidráulico, predomínio de rios perenes e predomínio de foz do tipo delta.

b) drenagem exorréica, predomínio de rios de planalto e predomínio de foz do tipo estuário.

c) predomínio de rios temporários, drenagem endorréica e grande potencial hidráulico.

d) regime de alimentação pluvial, baixo potencial hidráulico e predomínio de rios de planície.

e) drenagem endorreica, predomínio de rios perenes e regime de alimentação pluvial.

2 – (IFCE – com adaptações) Sobre as características da hidrografia brasileira, são feitas as seguintes afirmações:

I. Considerando-se os rios de maior porte, só é encontrado regime temporário no sertão nordestino, onde o clima é semiárido, no restante do país, os grandes rios são perenes.

II. Predominam os rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico. A existência de muitos desníveis no relevo e o grande volume de água possibilitam a produção de hidroeletricidade.

III. Na região Amazônica, os rios são muito utilizados como vias de transporte, e o potencial hidrelétrico é amplamente aproveitado.

Está correto o que se afirma em:

A) I apenas.

B) I e II apenas.

C) I e III apenas.

D) II e III apenas.

E) I, II e III.

3 –  (FAC. AGRONOMIA E ZOOTECNIA de Uberaba) Leia as afirmativas abaixo sobre a hidrografia brasileira:

I. É a maior das três bacias que formam a Bacia Platina, pois possui 891.309 km2, o que corresponde a 10,4%  da área do território brasileiro.

II. Possui a maior potência instalada de energia elétrica, destacando-se algumas grandes usinas.

III. Em virtude de suas quedas d'água, a navegação é difícil. Entretanto, com a instalação de usinas hidrelétricas, muitas delas já possuem eclusas para permitir a navegação.

Estas características referem-se à bacia do:

a) Uruguai
b) São Francisco
c) Paraná
d) Paraguai
e) Amazonas

GABARITO

1 – B

2 – B

3 – C

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

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Curso Enem Gratuito – 21ª Semana de Revisão

Posted: 18 Jul 2016 06:51 PM PDT

Curso Enem Gratuito: Acesse as aulas desta semana feitas pelos professores de cada disciplina. Aproveite, é conteúdo direcionado para Exame Nacional do Ensino Médio!

Acompanhe a cada semana no Blog do Enem a lista especial de aulas indicadas do Curso Enem Online Gratuito. É para você ficar tinindo nos conteúdos para o Exame no final do ano. Todo o material é desenvolvido por professores especializados, e com foco justamente nas provas do Enem.

CURSO ENEM GRATUITO

O detalhe deste ano é que  a partir de agora o conteúdo das aulas e apostilas gratuitas do Blog do Enem está alinhado com o que você está estudando em sala de aula e com tudo o que cai no Exame. É um Curso Enem Online gratuito. Então, aproveite esta super oportunidade. Não é todo dia que você encontra por aí um curso direcionado para Enem e, ainda por cima, gratuito!

Você pode estudar em casa, no ônibus, no carro, nos intervalos da escola ou no trabalho, e revisar tudo o que você está aprendendo. Na prática você faz o Curso Enem Online e se prepara para as provas do colégio e do Enem. É importante começar a estudar desde já para os conteúdos não ficarem acumulados perto da data das provas do Exame de 2016.

Curso Enem Online Gratuito – 21ª semana de revisão de conteúdo

Nesta 21ª semana os professores prepararam as seguintes aulas para você fazer a sua revisão. Veja e estude:

Geografia:

Circulação atmosférica – Geografia Enem

Atmosfera – Geografia Enem

Movimentos Migratórios – Geografia Enem

Transição demográfica – Geografia Enem

Pirâmides etárias – Revise Geografia para o Enem!

História:

Idade Média: Renascimento Comercial e Urbano

Idade Média: Império Bizantino

Biologia:

Biologia – Saiba mais sobre os Cnidários, como as águas-vivas e corais

Águas-vivas, corais e anêmonas: revise as principais classes de Cnidários!

Biologia – Saiba mais sobre o Filo dos Platelmintos!

Biologia – Teníase e cisticercose: Revise estas verminoses!

Biologia: Esquistossomose – Revise esta verminose!

Química:

Revisão de Química – Saiba tudo sobre a polaridade das moléculas

Classificação da matéria – Química Enem

Propriedades Coligativas – Química Enem

Matemática:

Função composta e função inversa

Inequação modular: propriedades modulares

Definição de módulo e função modular

Redação:

Redação Enem nota mil: veja o texto e as dicas de uma campeã

Filosofia:

Filosofia: Tomás de Aquino e a prova da existência de Deus. Cai no vestibular e no Enem,

Física:

Relação entre calor e Joule – Calorimetria para Física Enem

Linhas de força do campo elétrico – Eletricidade para Física Enem

Gramática:

Predicado Verbal – Gramática no Enem: revise Predicação!

Regência Nominal – Revisão de Gramática para o Enem

Inglês:

Present Perfect – Revise Inglês para o Enem!

Inglês americano X Inglês britânico: saiba quais são as diferenças entre eles

Literatura:

Contemporaneidade – Literatura Enem

Barroco no Brasil – Literatura Enem

Curso Enem Gratuito

Quer aumentar suas chances no próximo Exame Nacional do Ensino Médio e mandar bem nas Notas de Corte do Enem? Estude com as apostilas e aulas gratuitas do Curso Enem Online. Todas as matérias do Exame e ainda as Dicas de Redação. Acesse aqui o Curso Enem Gratuito Online.

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Martha Ramos

Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

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Circulação atmosférica – Geografia Enem

Posted: 18 Jul 2016 07:17 AM PDT

Circulação atmosférica: Você sabia que o ar pesa? Que ele se movimenta? Então, neste post, veremos como tudo isso acontece e onde há essas ocorrências.

PRESSÃO ATMOSFÉRICA

Iniciamos com a "pressão" exercida pelo ar, ou seja, a pressão atmosférica. Essa pressão vai variar conforme alguns pontos bem específicos, como temperatura e altitude do local.

Você estando ao nível do mar, a pressão atmosférica fica em torno de 13 kg, ou seja, é praticamente um botijão de gás cheio sobre seu corpo, mas na verdade, você nem sente, porque ele atua em todo o seu corpo. Conforme você vai subindo, o ar passa a ser rarefeito, ou seja, se apresenta em menor quantidade, "pesando" menos.

A temperatura baixa faz com que o ar fique mais "pesado", mais denso e a temperatura alta, faz com que o ar fique mais leve. Isso porque quando as moléculas dos gases estão mais quentes, terão mais energia, o que fará com que vibrem mais e se distanciem, assim o ar fica menos denso.

Já com temperaturas mais baixas, as moléculas perdem energia, vibrando menos e ficando mais próximas, aumentando a densidade. Essas diferenças de temperatura entre diferentes massas de ar pode gerar movimentos através das correntes de convecção – o ar mais frio, mais denso e mais "pesado" desce; o ar mais quente, menos denso e menos "pesado" sobe.

VENTOS

Você já deve ter ouvido falar que o vento é o ar em movimento, porém, este conceito é incompleto. Como o ar se movimenta? Na verdade ele sai de um centro de alta pressão para um centro de baixa pressão, fazendo com que o ar se desloque, originando os ventos.

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Há alguns tipos de ventos:

  • Constantes – são ventos que ocorrem na área intertropical, formando dois tipos, conforme sua origem.

– Ventos Alísios: saem dos trópicos em direção à linha do Equador, como são úmidos, causam muitas chuvas.

– Ventos Contra-alísios: saem da linha do Equador em direção aos trópicos. São ventos mais secos e ocorrem em maiores altitudes.

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  • Periódicos – eles podem ocorrer em períodos mais longos, como as monções ou períodos bem curtos, como as brisas, que são diárias.

– Monções: ventos que costumam ocorrer na Ásia principalmente, mas tem atuações em outros locais no mundo em menores proporções. As monções de verão são ventos quentes e úmidos que saem do oceano em direção ao continente e as monções de inverno, são ventos frios e secos saindo do continente em direção ao oceano.

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– Brisas: ocorrem no litoral, diferenciando entre brisa marinha, que vem do mar para o continente durante o dia e a brisa terrestre, que sai do continente em direção ao mar a noite.

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  • Locais: são ventos específicos de determinadas regiões do planeta, no Brasil temos o vento Minuano, que ocorre no Rio Grande do Sul, mas temos outros ventos locais como o Bora, Nortada, Levante, Fohen, Sirocco, Harmattan, Mistral, Pampeiro, Norther e Ghibli.

Bom, espero que tenhas conseguido captar as informações para ires bem na prova do Enem. Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, dá uma olhadinha na Videoaula e depois não esquece de fazer os exercícios a seguir, ok? Bons estudos!

Videoaula

Exercícios

1 – Domingo de sol entre nuvens antecede chegada de massa de ar frio no RS

Os gaúchos devem separar casacos e regatas para enfrentar o domingo e a semana que se inicia. A chegada de uma massa de ar frio e seco ao Estado provoca a queda da temperatura na madrugada desta segunda-feira com mínimas de 3ºC nos Campos de Cima da Serra. A partir de terça, os termômetros começam a subir e já na quarta podem registrar 31ºC na Fronteira Oeste.

Em plena primavera, a madrugada de domingo registrou mínimas com cara de inverno. Em Quaraí, na Fronteira Oeste, os termômetros marcaram 9,8ºC. Já em São José dos Ausentes, nos Campos de Cima da Serra, a madrugada registrou 10,8ºC. Apesar do registro da madrugada, ao longo do dia a temperatura deve ficar amena. Porto Alegre deve ter 23ºC, Santa Maria 25°C e Uruguaiana 26ºC.

Jornal Zero Hora, 27/10/2013

Com base em seus conhecimentos sobre massas de ar e circulação atmosférica, podemos concluir que a chegada da massa de ar frio e seco no Rio Grande do Sul provavelmente está relacionada a uma:

a) célula polar

b) célula equatorial

c) célula tropical

d) célula de Ferrel

e) célula de Hadley

2 – (OSEC) O deslocamento das massas de ar, que dão origem aos ventos, se faz sempre:

a) das áreas mais elevadas para as mais baixas;

b) das áreas de temperaturas mais altas para as de temperatura mais baixa;

c) das áreas de alta pressão para as de baixa pressão;

d) das áreas mais úmidas para as mais secas;

e) de oeste para leste.

3 – (UNICAMP) Observe o esquema abaixo, que indica a circulação atmosférica sobre a superfície terrestre, e indique a alternativa correta.

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a) Os ventos alísios dirigem-se das áreas tropicais para as equatoriais, em sentido horário no hemisfério norte e anti-horário no hemisfério sul, graças à ação da Força de Coriolis, associada à movimentação da Terra.

b) Os ventos alísios dirigem-se das áreas de alta pressão, características dos trópicos, em direção às áreas de baixa pressão, próximas ao equador, movimentando-se em sentido anti-horário no hemisfério norte e em sentido horário no hemisfério sul.

c) Os ventos contra-alísios dirigem-se dos trópicos em direção ao equador, movimentando-se em sentido horário no hemisfério norte e anti-horário no hemisfério sul, graças à ação da Força de Coriolis.

d) Os ventos contra-alísios dirigem-se da área tropical em direção aos polos, provocando quedas bruscas de temperatura e eventualmente queda de neve, movimentando-se em sentido anti-horário no hemisfério sul e em sentido horário no hemisfério norte.

GABARITO

1 – A

2 – C

3 – A

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

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Atmosfera – Geografia Enem

Posted: 18 Jul 2016 06:55 AM PDT

Olá, tudo sobre controle? Espero que sim! E para ficar mais tranquilo ainda, trago um tema que corriqueiramente aparece no Enem e nos vestibulares, principalmente por conta da poluição: a atmosfera.

Atmosfera é toda a parte gasosa que envolve a Terra e é fundamental para a sobrevivência no planeta. Esses gases estão por toda a parte do planeta, inclusive, subterraneamente. Alguns desses gases podem ser poluentes, outros não. Alguns são perceptíveis a olho nu, outros não e por aí vai.

Bem, primeiramente, vamos estudar como a atmosfera está representada. Como assim? A atmosfera vai até um determinado limite de altitude, chegando a mais ou menos 1000 km, com tipos de concentrações de gases diferentes, pois vai depender da região que esses gases se encontram. Essas diferenças resultaram na divisão da atmosfera em camadas, que estão a seguir:

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  • Troposfera –É a primeira camada que nos envolve. Ela é pequena em extensão, não passando de 10 km, mas é a que tem a maior concentração de gases. É nela que ocorrem as atividades meteorológicas. Temos 78% de nitrogênio, 21% de oxigênio e 1% de outros gases. Cerca de 75% de todos os gases da atmosfera estão concentrados na troposfera.
  • Estratosfera – nela encontramos a famosa camada de ozônio, que é a responsável por "filtrar" a passagem da radiação solar. Esse filtro impede a entrada de vários raios nocivos a nossa vida, dentre eles os mais conhecidos UV A e UV B.
  • Mesosfera – o que mais chama atenção nesta camada é por ser muito fria, com temperaturas que podem chegar a -100ºC, mas não é a mesma temperatura em toda a camada, podendo variar confirme a localização dentro da mesma.
  • Termosfera ou Ionosfera – é a mais extensa das camadas, chegando a 500 km de altura. É rica em íons e é a mais quente.
  • Exosfera – é a última camada com influência gravitacional da Terra. Rica em gás hélio e hidrogênio.

É importante saber que do ponto de vista de um geólogo, a atmosfera é um agente evolucionário essencial na morfologia de um planeta. O vento transporta poeira e outras partículas que degradam a superfície (erosão eólica). Precipitações atmosféricas, tais como a queda de gelo (neve, granizo, etc.) e chuva, que dependem da composição atmosférica, também influenciam o relevo.

Mudanças climáticas podem influenciar a história geológica de um planeta. De modo oposto, o estudo da superfície de um planeta, principalmente a Terra, pode levar a um entendimento sobre a história da atmosfera e do clima no planeta.

Espero que você tenha entendido o tema proposto. Caso reste alguma dúvida, veja a videoaula a seguir. Bons estudos!

Exercícios

1 – (UNIFEI) A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como as chuvas, os ventos e os deslocamentos de massas de ar, ocorre na:

a) Estratosfera

b) Troposfera

c) Mesosfera

d) Termosfera

e) Exosfera

2 – (IFBA) A figura em destaque representa, de forma ilustrativa, as camadas que integram a atmosfera terrestre: troposfera, estratosfera, mesosfera e termosfera. Essas camadas foram definidas a partir da variação da temperatura e propriedades físicas, em relação à altitude. A partir dos conhecimentos geográficos sobre a dinâmica e estrutura atmosférica, analise as questões que seguem:

AYOADE,J.O. Introdução a Climatologia para os Trópicos. 5ª Edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

I. O início e a evolução da vida no planeta Terra teve um papel fundamental na modificação da atmosfera primitiva até a sua composição atual, constituída de forma predominante pelos gases do hidrogênio e o hélio.

II. Em todas as camadas da atmosfera, a variação térmica é inversamente proporcional à elevação da altitude. Ou seja, quanto maior for a distância em relação ao nível médio do mar, menor será a temperatura atmosférica.

III. As noites estreladas são mais frias no inverno pela ausência do vapor de água condensado nas nuvens do céu, agindo como absorvente do efeito estufa e garantindo o aumento térmico na parte baixa da atmosfera.

IV. Quando a quantidade de água superficial no estado sólido aumenta por diminuição da insolação, tende-se a definição de um clima mais seco. Ao contrário, elevando-se a temperatura atmosférica na superfície terrestre, define-se um clima mais úmido.

V. O dióxido de carbono, o metano e os clorofluorcarbonetos são considerados "gases-estufa", sendo que os clorofluorcarbonetos, em especial, também possuem a capacidade de destruir a camada do ozônio localizada na mesosfera que filtra a radiação ultravioleta.

Estão corretas as alternativas

a) I e II

b) II e V

c) III e IV

d) I, II e V

e) III, IV e V

GABARITO

1 – B

2 – C

Os textos e exemplos acima foram produzidos pelo professor Leandro, formado em Geografa pela Udesc. Leandro é professor de Geografia em escolas da Rede Particular de Ensino da Grande Florianópolis.

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