quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Literatura Enem – Tudo o que você precisa saber sobre Modernismo

Posted: 24 Feb 2015 04:02 PM PST

O movimento Modernista foi um dos mais importantes da histórica cultural do Brasil. E, tanto para as provas do Enem quanto dos vestibulares é um tema importante. Você sabia que o Modernismo foi a escola literária que mais caiu em todos os anos destas provas? –  Sim! Então, hora de estudar sobre o Modernismo para entender (e não esquecer) porque está é a mais importante escola literária para o Brasil. Vamos lá?

Literatura Enem: O modernismo foi um movimento literário e artístico do início do séc. XX (1922), cujo objetivo era o rompimento com o tradicionalismo (parnasianismo, simbolismo e a arte acadêmica), a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do Brasil. Apesar da força do movimento literário modernista, a base dessa corrente estética se encontra nas artes plásticas, com destaque para a pintura.

No Brasil, este movimento possui como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, na cidade de São Paulo, devido ao Centenário da Independência. No entanto, devemos lembrar que o modernismo já se mostrava presente muito antes do movimento de 1922. As primeiras mudanças na cultura brasileira que tenderam para o modernismo datam de 1913 com as obras do pintor Lasar Segall; e no ano de 1917, a pintora Anita Malfatti , recém-chegada da Europa, provoca uma renovação artística com a exposição de seus quadros.

A este período chamamos de Pré-Modernismo (1902-1922), no qual se destacam literariamente, Lima Barreto, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato e Augusto dos Anjos; nesse período ainda podemos notar certa influência de movimentos anteriores como realismo/naturalismo, parnasianismo e simbolismo.

Monteiro Lobato – Veja um post completo sobre a vida e a obra do escritor e ativista Monteiro Lobato. Além de escrever ‘O Sítio do Picapau Amarelo ele lutou em defesa da criação da Petrobrás, e da exploração de petróleo no Brasil.  http://blogdoenem.com.br/monteiro-lobato-literatura-enem/ 

A partir de 1922, com a Semana de Arte Moderna tem início o que chamamos de Primeira Fase do Modernismo ou Fase Heróica (1922-1930), esta fase caracteriza-se por um maior compromisso dos artistas com a renovação estética que se beneficia pelas estreitas relações com as vanguardas europeias (cubismo, futurismo, surrealismo, etc.), na literatura há a criação de uma forma de linguagem, que rompe com o tradicional, transformando a forma como até então se escrevia.

Algumas dessas mudanças são: a Liberdade Formal (utilização do verso livre, quase abandono das formas fixas – como o soneto, a fala coloquial, ausência de pontuação, etc.), a valorização do cotidiano, a reescritura de textos do passado, e diversas outras; este período caracteriza-se também pela formação de grupos do movimento modernista: Pau-Brasil, Antropófago, Verde-Amarelo, Grupo de Porto Alegre e Grupo Modernista-Regionalista de Recife.

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Primeira Semana de Arte Moderna, em São Paulo

Manifesto Antropófago (excerto)

Só a Antropofagia nos une. Socialmente. Economicamente. Filosoficamente.
Única lei do mundo. Expressão mascarada de todos os individualismos, de todos os coletivismos. De todas as religiões. De todos os tratados de paz.
Tupi, or not tupi that is the question.
Contra todas as catequeses. E contra a mãe dos Gracos.
Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago.
Estamos fatigados de todos os maridos católicos suspeitosos postos em drama. Freud acabou com o enigma mulher e com outros sustos da psicologia impressa.
O que atropelava a verdade era a roupa, o impermeável entre o mundo interior e o mundo exterior. A reação contra o homem vestido. O cinema americano informará.
Filhos do sol, mãe dos viventes. Encontrados e amados ferozmente, com toda a hipocrisia da saudade, pelos imigrados, pelos traficados e pelos touristes. No país da cobra grande.
Foi porque nunca tivemos gramáticas, nem coleções de velhos vegetais. E nunca soubemos o que era urbano, suburbano, fronteiriço e continental. Preguiçosos no mapa-múndi do Brasil.
Uma consciência participante, uma rítmica religiosa.
Contra todos os importadores de consciência enlatada. A existência palpável da vida. E a mentalidade pré-lógica para o Sr. Lévy-Bruhl estudar.
Queremos a Revolução Caraiba. Maior que a Revolução Francesa. A unificação de todas as revoltas eficazes na direção do homem. Sem n6s a Europa não teria sequer a sua pobre declaração dos direitos do homem.
A idade de ouro anunciada pela América. A idade de ouro. E todas as girls.

OSWALD DE ANDRADE Em Piratininga Ano 374 da Deglutição do Bispo Sardinha.” (Revista de Antropofagia, Ano 1, No. 1, maio de 1928.)

Na década de 30, temos o início do período conhecido como Segunda Fase do Modernismo ou Fase de Consolidação (1930-1945), que é caracterizado pelo predomínio da prosa de ficção. A partir deste período, os ideais difundidos em 1922 se espalham e se normalizam, os esforços anteriores para redefinir a linguagem artística se une a um forte interesse pelas temáticas nacionalistas, percebe-se um amadurecimento nas obras dos autores da primeira fase, que continuam produzindo, e também o surgimento de novos poetas, entre eles Carlos Drummond de Andrade.

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Carlos Drummond de Andrade (1902-1987)

Carlos Drummond de Andrade é o autor que mais cai. Veja aqui um resumo especial sobre a obra de Drummond: http://blogdoenem.com.br/enem-drummond-mais-cobrado/

Dentre os muitos poetas e escritores dessa fase destacamos:

Na prosa:
– Graciliano Ramos
– Rachel de Queiros
– Jorge Amado
– José Lins do Rego
– Érico Veríssimo
– Dionélio Machado

Na poesia

– Carlos Drummond de Andrade
– Murilo Mendes
– Jorge de Lima
– Cecília Meireles
– Vinícius de Morais.

Temos ainda a Terceira Fase do Modernismo (1945- até 1960); alguns estudiosos consideram a fase de 1945 até os dias de hoje como Pós-Modernista, no entanto, as fontes utilizadas para a confecção deste artigo, tratam como Terceira Fase do Modernismo o período compreendido entre 1945 e 1960 e como Tendências Contemporâneas o período de 1960 até os dias de hoje. Nesta terceira fase, a prosa dá sequência às três tendências observadas no período anterior – prosa urbana, prosa intimista e prosa regionalista, com uma certa renovação formal; na poesia temos a permanência de poetas da fase anterior, que se encontram em constante renovação, e a criação de um grupo de escritores que se autodenomina "geração de 45", e que buscam uma poesia mais equilibrada e séria, sendo chamados de neoparnasianos.

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Fonte: Brasil Escola. InfoEscola.

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Redação Enem: Revisão sobre Pronomes Relativos com aulas grátis

Posted: 24 Feb 2015 12:18 PM PST

Que; onde; a qual; cujo; com que; de que, e quem. Esses são apenas alguns exemplos dos temidos pronomes relativos.  Geralmente, ficamos inseguros em empregá-los, por isso, vale a pena conferir como utilizá-los de maneira correta. É um bom recurso para o aluno utilizar na construção do seu texto, pois colabora com a coesão textual. Como você deve usá-los na Redação Enem?

Os pronomes relativos introduzem orações subordinadas adjetivas, e servem para retomar um termo já mencionado. Na hora de escrever a redação do Enem, empregar os pronomes relativos pode ser uma forma de evitar que o texto fique repetitivo, além de demonstrar que o aluno tem um bom domínio da língua portuguesa.

redação - fonte castelo branco Redação-Enem

Para você aprender bem sobre Pronomes Relativos, confira aqui exemplos que o site Gramática On-line traz, identificando o termo que o pronome relativo retoma:

Pronome relativo "que" – Nas orações "Encontrei o garoto. Você estava procurando o garoto." percebemos a repetição do vocábulo "garoto". Aplicando o pronome relativo "que", facilmente solucionamos o problema: "Encontrei o garoto que você estava procurando.". Há a possibilidade de reescrevermos a frase desta maneira: "Você estava procurando o garoto que encontrei.".

Pronome relativo "onde" – Veja esse exemplo: "Eu conheço a cidade. Sua sobrinha mora na cidade.". Nesse caso, o substantivo repetido é "cidade". Com a colocação do pronome após o substantivo eliminamos essa repetição: "Eu conheço a cidade que sua sobrinha mora.". Vale lembrar que o verbo morar exige a preposição em, pois quem mora, mora em algum lugar. Então: "Eu conheço a cidade em que sua sobrinha mora.", "Eu conheço a cidade na qual sua sobrinha mora.", e "Eu conheço a cidade onde sua sobrinha mora.".

Pronome relativo "cujo" – Observe esse exemplo: "A árvore foi derrubada. Os frutos da árvore são venenosos." O substantivo repetido é "árvore" e o substantivo repetido possui algo. Analisando as orações podemos notar que:  "algo de alguém" é igual a "alguém cujo algo", então "os frutos da árvore"  é igual a "a árvore cujos frutos". Somando as duas orações: "A árvore cujos frutos são venenosos foi derrubada.".

Pronome relativo "quem" – Confira as orações: "Aquele é o homem. Eu lhe falei do homem.".

A palavra que está repetindo é "homem".  Com a colocação do pronome relativo após o substantivo obtemos a oração: "Aquele é o homem de quem lhe falei." Como falar está usado com a preposição de, deve-se antepô-la ao pronome relativo.

Para você reforçar bem o conteúdo sobre pronomes relativos assista à aula gratuita do professor Fábio Alves, do site Gramática em Vídeo.

Dica 1 - Gramática Enem – Aulas grátis e apostilas sobre Tipos de Sujeito para melhorar a sua Redação Enem http://blogdoenem.com.br/gramatica-enem-aulas-gratis-apostilas/

Dica 2 – Português – Apostila Gratuita para Pré-Enem e Vestibular, turbine sua Redação Enem –http://blogdoenem.com.br/apostila-enem-gratuita-download/

Dica 3 - O site Só Português traz em uma das suas publicações um quadro com todos os pronomes relativos e exemplos de orações mostram a maneira correta de aplicá-los em sua Redação Enem. Confira no Link: http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf51.php
Amanda Enem Literatura
Este post foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .

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Darwin X Lamarck – Revisão de Biologia sobre Evolução das Espécies

Posted: 24 Feb 2015 11:26 AM PST

Evolução das Espécies é "figurinha carimbada" nas questões de Biologia de qualquer vestibular e do Enem. E, explorar as principais diferenças entre as teorias de Charles Darwin (darwinismo) e de Jean Baptiste Lamarck (lamarckismo), é a maneira predileta de esses exames testarem os seus conhecimentos. Então, para você arrasar nas questões de Biologia e conquistar a vaga tão desejada no curso dos seus sonhos, você tem que estar ligado nos pontos semelhantes e nos divergentes das duas teorias! Para te ajudar, nós do Blog do Enem preparamos este super post!  Vamos revisar?

Agora veja este resumo que preparamos para você com as principais diferenças entre as teorias de Charles Darwin e Lamarck:

charles darquin - a origem das espécies Darwin  x  Lamarck lamarck

Jean Baptiste Lamarck foi o naturalista pioneiro em elaborar leis e fundamentos para a evolução das espécies. Sua teoria dizia que os seres vivos modificavam-se ao longo do tempo de acordo com as pressões exercidas pelo ambiente e que estas modificações passavam para as gerações seguintes, seguindo a lei do uso e desuso e a lei dos caracteres adquiridos.

Apesar de hoje reconhecidamente errônea, sua teoria acertou em alguns pontos, que posteriormente Charles Darwin veio a reforçar com a teoria da Seleção Natural: os seres se modificavam ao longo do tempo (evoluíam, ao contrário da ideia fixista predominante na época), o ambiente influencia os seres vivos e as mudanças que neles ocorrem ao longo do tempo e a existência de relações de "parentesco" e descendência entre as espécies de seres vivos.

Porém, o ponto principal que diferencia as duas teorias está na maneira como o ambiente age em relação aos seres vivos e como os seres vivos reagem às pressões do ambiente. Para que você entenda melhor estas diferenças, vamos utilizar o exemplo clássico para comparar as duas teorias: o tamanho do pescoço das girafas.

Dica1: Antes de continuar a estudar s principais diferenças entre Darwin e Lamarck, que tal revisar o Lamarckismo mais a fundo? Então veja o post a seguir com vídeo-aula do Professor Paulo Jubilut e dicas da professora Juliana Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-evolucao-lamarck/

Visão Lamarckista: A partir das ideias de Lamarck, poderíamos explicar o grande tamanho do pescoço das girafas pelo esforço de esticar o pescoço para comer ramos de vegetação mais alta e o consequente aumento gradativo do órgão. Estas modificações ocorreriam para que o animal conseguisse se adaptar a uma nova condição ambiental – a diminuição da vegetação rasteira. No cenário Lamarckista, não haveria variação inicial entre os indivíduos de uma população, todas as girafas teriam pescoços curtos e o uso constante do órgão esticando-o para alcançar a vegetação mais alta, fez com que o órgão se desenvolvesse mais (lei do uso e desuso).

Essa modificação tendo adaptado as girafas à nova condição ambiental foi transmitida aos descendentes (lei dos caracteres adquiridos), que a cada geração teriam um pescoço um pouco maior. Podemos notar então que, segundo as ideias de Lamarck, as alterações nos seres vivos surgem a partir da necessidade de adaptação às condições ambientais, são produzidas pelo ambiente. A imagem a seguir ilustra as duas leis de Lamarck aplicadas à evolução das girafas:

Girafas - Evolução

Dica 2: Quer saber um pouco mais sobre a vida de Darwin e o contexto social em que o livro "A origem das espécies" foi publicado? Então veja o post a seguir com curiosidades super legais sobre o naturalista: http://blogdoenem.com.br/biologia-evolucao-darwin-selecao-natural/

Visão Darwinista: Segundo o darwinismo, o ambiente seleciona os seres vivos mais adaptados. Isso quer dizer que os seres vivos que apresentem características que lhes permitam sobreviver a determinada condição ambiental viverão e, assim, conseguirão transmitir seus genes para as futuras gerações.

Em um cenário darwinista, existiriam variações entre as girafas – alguns animais teriam pescoços mais longos, outras, mais curtos. Assim, quando o ambiente se modificou e a vegetação rasteira ficou mais escassa, somente os indivíduos com pescoços mais longos conseguiriam se alimentar e sobreviver. Dessa maneira, esta característica seria selecionada e transmitida às futuras gerações.

Para Darwin, o ambiente não gera as variações, elas já existem naturalmente nas populações. Ou seja, o ambiente não promoverá as mudanças (como Lamarck dizia) e sim selecionaria variações mais adaptadas às condições apresentadas – seleção natural. A imagem a seguir demonstra essas ideias:

Girafas - Evolução

 Para resumir essa comparação, veja a imagem a seguir:

Girafas - Lamarck vs Darwin

Dica 3: Outra pegadinha tradicional nas questões que abordam evolução são as diferenças entre o darwinismo e o neodarwinismo. Então, para gabaritar nas questões sobre evolução, veja o post a seguir e revise o Neodarwinismo (tem vídeo-aula da Khan Academy e do professor Paulo Jubilut): http://blogdoenem.com.br/darwin-evolucao-neodarwinismo/

Para você dominar bem  o assunto, veja esta vídeo-aula do professor Rosseberg Lúcio:

E aí, gostou do vídeo? Beleza!

Dica do Blog: Você não lembra nada sobre as ideias de Darwin e a seleção natural? Então, dê uma espiada neste post sobre darwinismo (tem aulas da Khan Academy e dicas da professora Juliana Santos): http://blogdoenem.com.br/biologia-evolucao-darwinismo/

 E aí, conseguiu perceber as principais diferenças entre as duas teorias? Então, que tal testar seus conhecimentos?

1)      (Fuvest-2000) Uma ideia comum às teorias da evolução propostas por Darwin e por Lamarck é que a adaptação resulta:

a) do sucesso reprodutivo diferencial.

b) de uso e desuso de estruturas anatômicas.

c) da interação entre os organismos e seus ambientes.

d) da manutenção das melhores combinações gênicas.

e) de mutações gênicas induzidas pelo ambiente.

Resposta: C

2)      (Uneb-1998) Considere as seguintes afirmações:

I. Devido à necessidade de respirar ar atmosférico, certo animal passou a apresentar pulmão e transmitiu essa característica aos descendentes.

II. As toupeiras atuais têm olhos atrofiados porque seus ancestrais, por viverem sob a terra, não necessitavam da visão.

III. De tanto comer capim, o intestino dos herbívoros foi ficando cada vez mais longo.

O pensamento de Lamarck pode ser percebido em:

a) I, apenas.

b) III, apenas.

c) I e II, apenas.

d) II e III, apenas.

e) I, II e III.

Resposta: E.

3)      (VUNESP-2008) … o uso, nos animais domésticos, reforça e desenvolve certas partes, enquanto o não-uso as diminui e, além disso, estas mudanças são hereditárias.  A afirmação faz referência aos mecanismos que explicariam a transmissão das características biológicas de pais para filhos: lei do uso e desuso e transmissão hereditária dos caracteres adquiridos.

Pode-se afirmar que esses mecanismos de herança eram aceitos

a) tanto por Lamarck quanto por Darwin. Porém, para Darwin, esses mecanismos apenas explicavam a transmissão das características hereditárias, enquanto que a evolução em si era explicada como resultado da ação da seleção natural sobre a variabilidade.

b) tanto por Lamarck quanto por Darwin. Para ambos, esses mecanismos, além de explicarem a herança das características hereditárias, também explicavam a evolução das espécies ao longo das gerações. Para Darwin, porém, além desses mecanismos deveria ser considerada a ocorrência das mutações casuais.

c) exclusivamente por Lamarck. Cerca de 50 anos depois de Lamarck, Darwin demonstrou que as características adquiridas não se tornam hereditárias e apresentou uma nova teoria capaz de explicar o mecanismo da herança: a seleção natural.

d) exclusivamente por Lamarck. Essas explicações sobre o mecanismo da herança foram imediatamente contestadas pela comunidade científica. Coube a Darwin apresentar o mecanismo ainda hoje aceito como correto: a Teoria da Pangênese, que complementa a Teoria da Evolução.

e) exclusivamente por Lamarck. Darwin sabia que essa explicação não era correta e por isso, nesse aspecto, era contrário ao lamarckismo. Contudo, Darwin não tinha melhor explicação para o mecanismo da herança. Coube a Mendel esclarecer que o material hereditário é formado por DNA.

Resposta: A

4)      (UEL-2010) "Darwin, empolgado com as maravilhas da natureza tropical, em Salvador e no Rio, registrou: A viagem do Beagle foi sem dúvida o acontecimento mais importante de minha vida e determinou toda a minha carreira. As maravilhas das vegetações dos trópicos erguem-se hoje em minha lembrança de maneira mais vívida do que qualquer outra coisa." (Adaptado de: MOREIRA, I. C. Darwin, Wallace e o Brasil. In Jornal da Ciência, Ano XXII, n. 625, p. 6, 11 jul. 2008.)

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema, considere as afirmativas a seguir:

I. A ideia de evolução não era nova, contudo, foi Darwin que estabeleceu cientificamente o princípio da seleção natural como fator responsável pela evolução dos organismos.

II. As conclusões expostas no livro A origem das espécies levaram ao aprimoramento dos estudos de Lamarck que embasavam a teoria da geração espontânea dos organismos.

III. Em sua viagem, Darwin observou a ocorrência de processos biológicos semelhantes em áreas geográficas e com seres vivos diferentes, o que colaborou para a elaboração da Teoria da Evolução pela seleção natural.

IV. A Teoria da Evolução pela seleção natural, conhecida por darwinismo, também foi desenvolvida por Alfred Wallace que, na mesma época, estudava o fenômeno evolutivo.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas.

Resposta: E.

Dica 5: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Dica 6: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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