terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Climatologia Geográfica


[VÍDEO] Fotógrafo faz time lapse do Rio de Janeiro em resolução de 10K

Posted: 17 Feb 2015 06:06 AM PST

O fotógrafo norte-americano Joe Capra fez algo incrível, ele gravou um timelapse em 10k, ou seja cada frame tem nada mais nada menos que 10328 X 7760 pixels. Neste vídeo ele exibe todo o cotidiano da cidade carioca: o dia a dia de moradores, cruzamentos, trânsito e, como não podia deixar de ser, as suntuosas curvas do Pão de Açúcar são algumas das cenas que compõem o time lapse.

Em alguns momentos o zoom é aplicado e mesmo assim a qualidade é incrível. A câmera usada foi a PhaseOne IQ180 com resolução máxima de 80 MP. A intenção de Capra é gerar "uma impressão de vastidão" por meio das capturas. Ele explica.

Veja o vídeo:

 

Fonte: TecMundo

The post [VÍDEO] Fotógrafo faz time lapse do Rio de Janeiro em resolução de 10K appeared first on Climatologia Geográfica.

Pessoas loiras vão mesmo entrar em extinção?

Posted: 16 Feb 2015 03:00 PM PST

Antes da história da extinção dos ruivos, sobre a qual postamos um artigo aqui, houve a mesma coisa para os loiros! Em Setembro de 2002, muitos jornais importantes e noticiários televisivos clamaram que eles iriam se tornar extintos em 200 anos. Um artigo da BBC, por vez, citou “cientistas alemães” para sustentar isso. O artigo também alegava que uma pesquisa feita na Finlândia, que tem uma alta proporção de loiros, seria o lugar onde nasceria a última pessoa com a característica. Tudo foi baseado no fato de que a peculiaridade é expressada a partir de um gene recessivo e que os homens estavam escolhendo cada vez mais pessoas que tingem o cabelo de amarelo do que as verdadeiras pessoas com o cabelo assim. Outros artigos repetiram os mesmos fatos sobre a extinção, mas indicaram a OMS como fonte.

Um dermatologista da Universidade de Edimburgo foi uma das muitas pessoas que problematizaram ao que foi dito. Jonathan Rees disse que o gene para o cabelo loiro só iria se extinguir caso houvesse alguma desvantagem evolucionária inerente em ser loiro, o que não é o caso, mesmo que algumas piadas digam o contrário. Ele adicionou que a característica talvez se torne menos comum mas que ela não irá desaparecer por completo.

O site da web Snopes, especializado em combater rumores e lendas urbanas, publicou um artigo refutando a história. Um fato bem interessante relatado foi que muitas histórias sobre o desaparecimento dos loiros já haviam sido contadas em jornais de 1961, 1906, 1890 e 1865. A história de 1961 dizia que demoraria 50 a 140 anos para que os loiros desaparecessem, enquanto a de 1906 disse que isso levaria 600 anos. Muitos dos artigos citaram pesquisas científicas que, de uma forma ou outra, alegaram que os homens consideravam mulheres de cabelo preto como mais atraentes.

Como foi apontado pelo Washington Post, a OMS nunca produziu um estudo sobre uma eventual extinção de loiros. Porém, nenhuma organização midiática que inicialmente escreveu sobre a história contatou-a para confirmar os resultados do suposto estudo.


Fontes:

  • “Blondes ‘to die out in 200 years.'” BBC News. Sept. 27, 2002. http://news.bbc.co.uk/2/hi/health/2284783.stm
  • “Extinction of Blondes Vastly Overreported.” The Washington Post. Oct. 2, 2002. http://www.washingtonpost.com/ac2/wp-dyn/A30318-2002Oct1?language=printer
  • Mikkelson, Barbara and Mikkelson, David P. “Blonde Extinction.” Snopes. March 8, 2006. http://www.snopes.com/science/stats/blondes.asp

Traduzido e adaptado de:

http://science.howstuffworks.com/life/genetic/redhead-extinction1.htm

The post Pessoas loiras vão mesmo entrar em extinção? appeared first on Climatologia Geográfica.

Como seria o outro lado da Lua?

Posted: 16 Feb 2015 08:56 AM PST

lado-escuro-luaVocê já imaginou como seria o outro lado da Lua? Neste vídeo feito por sondas da NASA mostra o esse outro lado tão misterioso, e com certeza é espetacular, veja:

Essa não é a primeira vez que temos imagens capturadas do outro lado da Lua, por exemplo, a Apollo 16, que visitou a Lua nos anos 70, ela voltou com várias fotografias da parte mais distante da superfície lunar.

Neste vídeo foram utilizadas as naves gêmeas do projeto GRAIL para registrar as belas imagens.

Fonte: Super Interessante

The post Como seria o outro lado da Lua? appeared first on Climatologia Geográfica.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!