sábado, 21 de fevereiro de 2015

Climatologia Geográfica


O terrível vórtice polar está de volta

Posted: 20 Feb 2015 06:43 PM PST

As massas de árticas estão vindo com força da Sibéria. O ar super-frio já fez diversas vítimas no Canadá e Estados Unidos, a costa leste está sofrendo com as médias mais frias desde 1976, por exemplo, Flint não registrava menos de 25º C negativos.

Washington amanheceu com temperatura de 5 graus, o que não acontecia há mais de 120 anos. O vórtice polar está sendo alimentado por uma área de baixa pressão vinda da Sibéria e já chama atenção das regiões do Sul, que normalmente apresentam altas temperaturas.

vortex

“Há indícios de que este poderia ser um dos invernos mais frio desde meados da década de 90 em parte do sudeste dos Estados Unidos, Mid-Atlantic, e dos Apalaches”. “O turbilhão do vórtice polar irá adicionar mais força a frente fria de baixa pressão siberiana, criando, assim, uma camada profunda de ar extremamente frio.”

frio extremo

Alertas foram enviados a toda a parte Norte da Flórida, já que a madrugada de sábado poderá ser gelada o suficiente para provocar hipotemias em seres humanos, e matar animais e vegetais desprotegidos.

Mas o que será que está acontecendo?

No outro lado do País está ocorrendo o contrário: as temperaturas estão até 40ºC acima da média para o período, como é o caso do Alaska. A alta pressão que esfria em um lado e esquenta o outro, é o principal causador, segundo os meteorologistas.

tempo

Fonte: The Washington Post HereandNow 

The post O terrível vórtice polar está de volta appeared first on Climatologia Geográfica.

Como você acha que as guerras serão em 2050?

Posted: 20 Feb 2015 03:00 PM PST

O modo de guerrear tem mudado drasticamente ao longos dos anos. O site HowStuffWorks escreveu um artigo sobre como eles acham que uma guerra futura irá se passar, assim como esperam que questão seja adotada em nível acadêmico. 

De acordo com o narrador do jogo Fallout 3, a guerra nunca muda. Filosoficamente, talvez ele esteja correto. Mas, quando nos remetemos às táticas, estratégias, equipamentos e da forma de guerrear, talvez ele esteja errado.

Qual é o futuro da guerra? Caso baseemos nossas previsões nos conflitos atuais, teremos vários cenários diferentes. Alguns envolvem o uso da tecnologia para minimizar riscos. Outros envolvem as tecnologias mais arriscadas para provocar danos – como o poder do átomo.

Vamos começar com a guerra ao terror. Essa é uma guerra bem diferente das outras, pois é contra uma ideologia, ao invés de uma nação ou estado. É desafiante travar uma guerra deste tipo, já que os líderes ideológicos estão espalhados por todo o mundo e é bem difícil acabar com uma ideia do nada. Não há nenhum local centralizado para atacar, nenhuma ilha estratégia para se aproveitar ou nenhuma base inimiga para se focar. A guerra talvez ocorra nas cidades dos países com ocorre nas cidades dos países, no meio de várias construções e cidadãos inocentes.

Baseando-se nesse modelo, as guerras no futuro talvez sejam protagonizadas por pequenos esquadrões móveis e sejam relativamente pequenas, devido a equipamentos versáteis. Um elemento chave desse tipo de guerra é a inteligência. A captura da informação correta, o seu processamento e a ação em cima dela permite o combate a inimigos sem ter de atingir cidadãos inocentes. No futuro, talvez vejamos robôs sendo usados para eliminar os inimigos, mantendo os soldados seguros. Quando apenas os soldados humanos forem suficientes, nós iremos vê-los carregando poderosos equipamentos que os permitirão rápida comunicação para coordenar ataques de forma mais eficiente possível.

E quanto à guerra nuclear? Durante a Guerra Fria, a proliferação de armas nucleares se tornou um problema sério. Os EUA e a URSS competiram fielmente para construir mais e mais ogivas e mísseis. No fim da bipolaridade, ambas nações começaram a desmantelas os seus programas. Mas, desde então, outras nações ingressaram no ramo e as tensões entre os países foi renovada.

Poderiam as guerras do futuro realmente causarem vários ataques nucleares?

Se sim, o mundo inteiro irá sofrer as consequências. As nações poderiam recorrer a isso por conta da sua efetividade: é bem melhor se precipitar com um ataque nuclear do que com um ataque direto. O impacto na economia global seria tão vasto que cada habitante do planeta seria afetado.

Poderíamos ver outra guerra como a Segunda Guerra Mundial, onde os exércitos, navios e aviões se confrontavam constantemente? Este tipo de conflito global não parece muito provável, mas há várias possibilidades de guerras isoladas entre pequenas nações.

O que você acha? Qual é o futuro da guerra? 

Compartilhe sua opinião aqui embaixo, nos comentários.


Traduzido e adaptado de:

http://science.howstuffworks.com/war-in-2050-predictions.htm

The post Como você acha que as guerras serão em 2050? appeared first on Climatologia Geográfica.

Frio glacial despenca temperaturas para próximo de -40°C nos EUA

Posted: 20 Feb 2015 02:22 PM PST

Fonte da Informação: Confira! De Olho no Tempo Meteorologia

O inverno de 2015 na América do Norte segue bastante intenso, principalmente na metade norte e nordeste dos Estados Unidos e no Canadá, que pela oitava vez na estação, tiveram mais uma tempestade de neve nas últimas 24 horas.
Diversos municípios localizados em estados como Minnesota, Montana, Illinois, Dakota do Norte, Wisconsin, Michigan, Indiana, Ohio, Pennsilvânia, Nova York, Massachusetts, New Hampshire, Vermont e Maine tiveram fortes nevascas, o que mais uma vez paralisou aeroportos, rodovias e estações ferroviárias.

10523338_344896292362937_3825233645197408977_n


De acordo com o governo norte-americano, pelo menos 15 pessoas morreram em razão da nova onda de frio, a maioria em decorrência de acidentes relacionados à neve.
As temperaturas em várias cidades chegaram a valores não registrados há mais de 20 anos. Em Falls, o valor mínimo desta sexta-feira (20) atingiu incríveis -37,8°C.
A região das Cataratas do Niágara, principal ponto turístico do estado de Nova York, seguia totalmente congelada. Na cidade de Rochester, também em Nova York, dados de Meteorological Aerodrome Report (METAR) reportaram temperatura mínima de -26,7°C. Rios congelaram também em Chicago, Buffalo, Detroit e Columbia.

Cataratas do Niágara quase congeladas

Cataratas do Niágara quase congeladas


O National Weather Service (NWS) prevê frio ainda mais intenso para a madrugada deste sábado, inclusive com marcas negativas de temperatura mais ao sul do país, o que é algo mais raro de ser registrado.

The post Frio glacial despenca temperaturas para próximo de -40°C nos EUA appeared first on Climatologia Geográfica.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!