terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Climatologia Geográfica


Furacão 10 vezes mais forte que o Katrina pode atingir o Brasil?

Posted: 03 Feb 2015 06:55 AM PST

Voltou a circular uma notícia falsa e extremamente bizarra sobre um suposto furacão que poderia atingir o país, o mais incrível é que todo ano isso volta a circular e novamente existem pessoas fiéis a crença de que isso realmente vá acontecer. Irei citar umas fontes mostrando que realmente não irá acontecer nada do que circula por ai.

Imagem do filme “O dia depois de amanhã”

 

A notícia que corre por ai diz: um furacão de dimensões catastróficas estaria próximo de atingir o Brasil. De acordo com o IBRAIM, há 85% de chance de o Brasil ser atingido pelo fenômeno. Ainda segundo a mesma notícia, os bombeiros de todo o Brasil estão em estado de alerta por conta de um possível furacão previsto para esta semana em terras tupiniquins.

Sites de notícias falsas (e humor) fazem sucesso em redes sociais. Justamente por escrever "notícias" inverossímeis é que acabam sendo compartilhados e "curtidos". O boato de hoje surgiu justamente em um desses sites. A mensagem fala da possibilidade de o Brasil ser atingido por um furacão de proporções catastróficas.

Sites oficiais de meteorologia e previsão de tempo logo enviaram suas notas:

furacao

 

A Climatempo também enviou uma nota (2013), veja abaixo:

Antes de compartilhar boatos, acreditando ser verdade, dê uma pesquisada no GOOGLE :)

Fonte: Boatos.org

Lêmure de olhos azuis podem ser extintos em apenas 11 anos

Posted: 03 Feb 2015 06:18 AM PST

Lêmure de Sclater  (flavifrons Eulemur), também apropriadamente chamado de lêmure preto de olhos azuis, atualmente se encontra em perigo nas florestas do noroeste de Madagascar. Simulações de computador publicadas no Journal of Ecology indica que, se as condições não melhorarem, esses primatas podem ser extintos da natureza dentro de 11 anos .

Devido à extensa destruição do habitat, que deixou as populações fragmentadas, esses lêmures têm tido cada vez mais dificuldade de reproduzir, pela simples razão de que é mais difícil de encontrar um ao outro. Menos árvores também significa menos fontes de néctar, pólen e frutas que servem como a maioria da dieta dos lêmures.

Os Lêmures de Sclater foram os primeiros a serem classificados como ameaçados pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), em 1986. As populações continuaram a diminuir, e sua condição foi reclassificado como Criticamente em Perigo em 1996, onde permaneceu desde então. Atualmente, existem apenas cerca de 1.000 dos primatas que permanecem na vida selvagem.

A equipe fez várias simulações de computador com seis cenários diferentes, prevendo a sobrevivência dos lêmures durante o próximo século. Cada cenário foi executado 100 vezes para ter uma boa exatidão. Os dados sobre os lêmures foram baseados em pessoas que vivem em localidades próximas ao habitat deste animais, e incluiu as taxas de reprodução, densidade populacional, esperança média de vida, e uma série de outros fatores.

Os cenários são executados pelo computador e explorou como os lêmures se sairia quando confrontados com taxas que variam de destruição do habitat que são comparáveis ​​ao que está ocorrendo atualmente. Infelizmente, todos os seis cenários resultou em extinção para os lêmures muito antes do fim do século. Se as taxas de destruição de habitat fosse menor os lêmures iriam extinguir em 44 anos, com as maiores taxas iriam eliminá-los em apenas 11 anos.

Fonte: IFL Science

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!