sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Cuiabá – Melhores e piores escolas no Resultado Enem 2014. Confira a lista completa.

Posted: 13 Aug 2015 07:02 PM PDT

Confira com foi o resultado da Escola em que você estuda ou já estudou no Resultado Enem 2014 na cidade de Cuiabá.

As escolas campeãs no Enem 2014 de acordo com a média dos alunos nas provas objetivas foram o Colégio Maxi, com 622,24 pontos, a Escola do Farina, com 612,97 pontos, e o Colégio Isaac Newton (na turma focada nas provas do Instituto Tecnológico da Aeronáutica e cursos de Medicina), com 611,49 pontos. Veja na tabela abaixo as notas de Redação destas escolas campeãs e também as notas dos colégios com as piores notas.

maxi cuiabá escola do farina cuiabá isaac newton cuiabá

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) divulgaram o resultado do Enem 2014 por escolas. Agora você pode conferir como ficou o desempenho do seu colégio. Se as notas estiverem na parte de baixo da tabela, proteste.  Cobrar melhorias da escola é fundamental, pois o seu futuro na universidade pode passar pela nota do Enem.

cuiabá 2014

É claro que você tem que fazer a sua parte também, pois sem esforço não há conquista. Confira a lista geral com as melhores e piores notas das escolas de Cuiabá de acordo com a média alcançada nas provas objetivas do Enem 2014. Na primeira coluna veja a classificação no ranking nacional.

Tabela completa com o Resultado Enem 2014 por escolas – Cuiabá

Cuiabá – Resultado Enem 2014 por escolas – Notas médias.
Colégios e posição no ranking nacionalTipoObjetivasRedação
522COLEGIO MAXIPrivada622,24720,84
723ESCOLA DO FARINAPrivada612,97666,51
761COLEGIO ISAAC NEWTON – CIN ITA MEDICINA – APrivada611,49696,57
1213COLEGIO SALESIANO SAO GONCALO – ESCOLA DE EDUCACAO BASICAPrivada596,83691,59
1428CAMPUS – BELA VISTAFederal591,67700,63
1738CENTRO EDUC ALBERT EINSTEIN COLEGIO MASTERPrivada584,58710,14
2194CAMPUS – CUIABAFederal575,07615,95
2422COLEGIO NOTRE DAME DE LOURDESPrivada571,31734,69
2426COLEGIO VILA REALPrivada571,19608,00
3256COLEGIO NEO DNAPrivada557,84619,14
3435COLEGIO CORACAO DE JESUSPrivada554,98625,12
3600SALESIANO SANTO ANTONIO – ESCOLA DE EDUCACAO BASICAPrivada552,73564,39
4760COLEGIO ISAAC NEWTON – CIN – MATUTINO INTEGRALPrivada535,97571,35
4970ESCOLA LIVRE PORTO CUIABAPrivada532,95569,09
5655ESCOLA NOVA PEDAGOGIAPrivada524,31547,27
5778MARINA GERMANO ARRUDA – MEPrivada523,08512,73
7164ESCOLA DE EDUC BASICA E PROFIS FUNDACAO BRADESCOPrivada510,48558,89
7447ESCOLA ADVENTISTA CENTRO AMERICAPrivada508,36560,95
7592ESCOLA ADVENTISTA NATALIA DE PAULA ARRUDAPrivada507,36493,33
7645COLEGIO ADVENTISTA CPA IIPrivada507,03560,00
7868COLEGIO DOM JOAO D LARAPrivada505,44513,66
8225ESC DE I GRAU COOPERAR DE ED INF EF E MEDIOPrivada503,00501,82
8686EE PROF HELIODORO CAPISTRANO DA SILVAEstadual500,19462,59
8979COLEGIO ISAAC NEWTON – NOTURNO E VESPERTINOPrivada498,33484,71
9667COLEGIO E CURSO APTUSPrivada494,36483,16
10019COLEGIO POENTEPrivada492,37478,82
10168EE LICEU CUIABANO MARIA DE ARRUDA MULLEREstadual491,62477,99
10191EE PASCOAL MOREIRA CABRALEstadual491,42468,70
10234CEMA – CENTRO EDUCACIONAL MARIA AUXILIADORAPrivada491,14491,00
10391EE RAIMUNDO PINHEIRO DA SILVAEstadual490,09452,95
10883EE PRESIDENTE MEDICIEstadual487,07448,65
11029EE PROF NILO POVOASEstadual486,25465,08
11032ESCOLA MILITAR TIRADENTESEstadual486,24480,19
11218EE FRANCISCO A FERREIRA MENDESEstadual485,16432,56
11432ESCOLA EVANGELICA MISSIONARIO GUNNAR VINGRENPrivada483,89496,00
11522EE MARCELINA DE CAMPOSEstadual483,27419,46
11933EE ANDRE AVELINO RIBEIROEstadual480,71463,77
12498EE ANDRE LUIZ DA SILVA REISEstadual477,33338,10
12615EE PROF ULISSES CUIABANOEstadual476,56478,40
12962SISTEMA DE ENSINO SAO BENEDITOPrivada474,00468,18
13231EE JOSE DE MESQUITAEstadual471,88400,74
13254EE JOAO BRIENNE DE CAMARGOEstadual471,73436,25
13418EE CLEINIA ROSALINA SOUZAEstadual470,41394,55
13586ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA ELIANE DIGIGOV SANTANAEstadual468,90426,91
13700EE PASCOAL RAMOSEstadual467,95468,87
13769EE DR ESTEVAO ALVES CORREAEstadual467,34414,06
13876EE PROF RAFAEL RUEDAEstadual466,43392,08
13990EE DIONE AUGUSTA SILVA SOUZAEstadual465,30422,55
13992EE HIST RUBENS DE MENDONCAEstadual465,28346,92
14220EE ZELIA DA COSTA ALMEIDAEstadual463,17379,32
14512EE DIVA HUGUENEY DE SIQUEIRA BASTOSEstadual460,31384,62
14583EE PADRE JOAO PANAROTTOEstadual459,43378,00
14735EE PE ERNESTO CAMILO BARRETOEstadual457,39426,12

Apostilas Pré-Enem Gratuitas

Se você quer entrar num curso puxado como Medicina, Direito, as Engenharias, Psicologia e Odontologia, por exemplo, precisa mandar bem no Enem.  Aumente as suas chances de ter uma boa nota estudando com Apostilas Pré-Enem Gratuitas do Blog do Enem. Dicas, aulas, exercícios e gabaritos para todas as matérias do Enem e do Vestibular. Confira aqui nas Apostilas Enem Gratuitas.

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Escalas Termométricas: veja Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição. Física Enem.

Posted: 13 Aug 2015 06:54 PM PDT

Você lembra das aulas de Física sobre Temperatura e as relações entre as Escalas Termométricas? Lembra Ponto de Fusão da água na escala Celsius e na escala Kelvin? Faça a sua revisão abaixo.

Temperatura

Todos os corpos são formados por átomos e moléculas que se apresentam em um constante estado de vibração, ou seja, têm energia cinética.

ponto de fusão destacada

A temperatura é a grandeza física escalar que associamos à energia cinética média das partículas constituintes dos corpos. Assim, quanto maior o “grau de agitação” das partículas, maior será a energia cinética média delas e maior a temperatura do corpo.

Termômetro

O termômetro é o aparelho usado para medir, de maneira indireta, a temperatura dos corpos. Em qualquer termômetro, uma temperatura é associada a cada valor de uma grandeza física variável.

Essa grandeza física variável é chamada grandeza termométrica e pode ser, por exemplo, a altura de uma coluna de mercúrio, a pressão de um gás, a resistência elétrica de um condutor ou a luminosidade do filamento incandescente dentre outras, dependendo apenas do tipo de termômetro.

O termômetro de tubo de vidro

O termômetro de tubo de vidro é constituído, basicamente, por um tubo de vidro com diâmetro interno da ordem de décimos de milímetro (tubo capilar) e um reservatório (denominado bulbo) contendo um líquido (geralmente mercúrio ou um álcool com corante).

aula01_fig01.jpg

Neste tipo de termômetro, a grandeza termométrica utilizada é a altura ou o comprimento da coluna de líquido no interior do tubo de vidro. Então, para cada valor da coluna de líquido associamos um determinado valor de temperatura.

Pontos fixos – Ponto do Gelo e Ponto do Vapor

Os pontos fixos são estados térmicos com temperaturas bem definidas usados para a calibração de um termômetro. Ao se calibrar um termômetro devemos utilizar dois pontos fixos. No caso do termômetro de tubo de vidro utilizamos o ponto do gelo PG (temperatura de fusão do gelo sob pressão normal) e o ponto do vapor PV (temperatura de ebulição da água sob pressão normal).

aula1_fig2.png

Escalas Termométricas

Atualmente são usadas três escalas termométricas: a escala Celsius, a escala Fahrenheit –ambas relativas– e a escala absoluta Kelvin.

Qualquer escala absoluta, como a Kelvin, associa o valor 0 (zero) ao estado de energia cinética mínima das partículas que constituem o corpo.

Dica 1 – Você lembra a definição de atrito e como a força atua em um plano inclinado? Hora de revisar este conteúdo de Física e ficar pronto para gabaritar no Enem!  – http://blogdoenem.com.br/atrito-fisica-enem/

A figura a seguir mostra essas três escalas, assim como as temperaturas adotadas, em cada uma delas, para o primeiro e para o segundo ponto fixo.

aula01_fig01.jpg

Para relacionar as temperaturas entre duas ou mais escalas termométricas devemos estabelecer uma relação de proporcionalidade entre o número de divisões (graus) de cada trecho da escala e o número de divisões (graus) no intervalo fundamental, entre os pontos fixos).

Dica 2 – Revise os conceitos de Física de Movimentos com esta aula de Exercícios Padrões para a prova de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/movimento-padroes-fisica-enem/

Para estas três escalas termométricas, teremos:

aula01_fig01.jpg

Saiba mais sobre Escalas termométricas nesta aula do Professor Renato, do canal Loucos por Saber, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios para você resolver e compartilhar as soluções nas redes sociais

Questão 1

(UCSal – BA) O filme Fahrenheit 451, de François Truffaut, retrata um tempo futuro onde a leitura é proibida e toda publicação escrita deve ser destruída. No contexto, os bombeiros servem à comunidade não como apagadores de fogo, mas sim incineradores de livros. O título, Fahrenheit 451, corresponderia assim à temperatura em que o papel sofre combustão. Esta temperatura, na escala Celsius, é aproximadamente:

a) 47 °C

b) 132 °C

c) 226 °C

d) 233 °C

e) 2.095 °C

Dica 3 – Inércia, Ação e Reação, e Princípio Fundamental da Dinâmica. Entenda as aplicações das Leis de Newton nesta aula de Física Enem – http://blogdoenem.com.br/leis-newton-fisica-enem/

Questão 2

(UFPR) Num dia de muito frio, um termômetro digital americano instalado numa praça de uma pequena cidade litorânea registra 41° para espanto de todos. Um estudante percebe que a escala utilizada está em Fahrenheit (°F) e decide criar uma tabela de equivalências para facilitar a leitura à população. O valor em °C (escala termométrica adotada no Brasil) referente à temperatura é de:

a) 10 °C.

b) 5 °C.

c) –1 °C

d) –5 °C

e) 0 °C.

Questão 3

(Mack–SP) As escalas termométricas constituem um modelo pelo qual se traduz quantitativamente a temperatura de um corpo. Atualmente, além da escala adotada pelo SI, ou seja, a escala Kelvin, popularmente são muito utilizadas a escala Celsius e a Fahrenheit. A temperatura, cuja indicação na escala Kelvin é igual à da escala Fahrenheit, corresponde na escala Celsius a:

a) – 40 °C

b) 233 °C

c) 313 °C

d) 301,25 °C

e) 574,25°C

Questão 4

(PUC – RJ) A temperatura de uma sala aumenta 10 °C em 4 minutos. Essa taxa equivale a um aumento de temperatura de:

a) 3,0 K/s

b) 2,0 K/h

c) 2,5 K/s

d) 1,0 K/h

e) 2,5 K/min

Questão 5

(UFPE) Duas escalas termométricas, oX e oY, têm suas respectivas temperaturas, TX e TY, relacionadas pela expressão 2·TX – 3·TY + 5 = 0. Pode-se afirmar que uma variação de temperatura de 30 oX corresponde, na escala oY, a uma variação de:

a) 10 oY

b) 20 °Y

c) 30 ºY

d) 40 °Y

e) 50 °Y

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Células-tronco, Transgênicos e Clonagem – Revisão de Biologia Enem. Veja!

Posted: 13 Aug 2015 08:46 AM PDT

Transgenia, células-tronco, clonagem… Você deve estar pensando: – Que é isso? Filme de ficção científica? Não! Estamos falando dos últimos avanços científicos na manipulação da molécula de DNA. Veja abaixo.

Essas três técnicas  (Clonagem, Transgenia, e uso de Células-tronco) revolucionaram a ciência nas últimas décadas e também a sua vida! Não acredita? Acha que isso é coisa de gente vestida de branco que trabalha em laboratórios bem longe de você, e que não cai no Enem e no vestibular?

Pois bem, só um exemplo de como isso está na sua vida: você já viu que algumas embalagens de alimentos trazem um símbolo triangular amarelo, parecido com uma placa de transito, com um "T" bem no meio? Então! Isto quer dizer que no seu lanchinho há alimentos transgênicos!

Dica importante: Para entender bem o assunto desta aula sobre Células-Tronco, Transgênicos e Clonagem é importante que você se lembre dos conceitos de DNA e RNA. Não lembra? Não tem problema! Dê uma espiada aqui neste post sobre os Ácidos Nucleicos: http://blogdoenem.com.br/biologia-khan-academy/

dna destacada

Transgênicos: são organismos geneticamente modificados. Basicamente, é um organismo que contem genes de outra (ou outras) espécie inseridos nele por meio de técnicas de engenharia genética. Os genes inseridos podem ter diversas finalidades, como o aumento da produtividade de uma planta, diminuição da suscetibilidade a pragas, ou ainda fazer com que o organismo modificado produza alguma substância de interesse, como por exemplo, a insulina sintética. A insulina é a principal substância utilizada no tratamento da diabetes.

Para produzi-la, são utilizadas bactérias Escherichia coli (comuns na flora intestinal humana) geneticamente modificadas. Grosso modo, elas recebem genes humanos responsáveis pela produção do hormônio insulina e assim tornam-se capazes de produzi-lo. Os transgênicos, a princípio, buscam melhorias para a vida humana.

Porém, há muitos cientistas e organizações ambientais que criticam fortemente seu uso indiscriminado. "Ecochatice"? Não. Há alguns estudos que, por exemplo, indicam que as plantas transgênicas podem se reproduzir com plantas originais. Isto poderia fazer com que as características genéticas originais sumissem, uma vez que estariam "menos adaptadas" aos desafios impostos pelo ambiente.

Célula-tronco: As células-tronco, também chamadas de células-mãe, são células capazes de se diferenciarem e produzirem outras células do organismo. Devido a esta característica, essas células têm vigorado como uma grande esperança terapêutica no tratamento de problemas relacionados a órgão do corpo cujos tecidos tem pouco poder regenerativo, como o sistema nervoso, além de doenças degenerativas, cardiovasculares, hematológicas e diabetes. Os principais tipos de células-tronco são:

– Totipotentes: encontradas em embriões humanos com poucas células, possuem naturalmente um alto poder de diferenciação, uma vez que são elas que posteriormente formarão todas as células de um bebê. Por tal motivo, é nelas que se concentra grande parte dos estudos terapêuticos.

– Pluripotentes: São células encontradas em diversos tecidos maduros, como a medula óssea e o cordão umbilical. Estas células possuem um poder de diferenciação mais limitado.

Clonagem: É a produção se seres geneticamente idênticos. Na biologia, consideramos que a clonagem pode acontecer naturalmente, como em gêmeos monozigóticos ou na reprodução assexuada das bactérias.  A primeira experiência científica com clonagem artificial de animais ocorreu no ano de 1996, na Escócia. Este experimento conseguiu clonar uma ovelha, batizada de Dolly. Após esta experiência,  vários animais foram clonados, como por exemplo, bois, cavalos, ratos e porcos.

A técnica da clonagem pode variar muito, dependendo do seu objetivo. Hoje, a mais discutida é a clonagem terapêutica, que busca reproduzir em laboratório tecidos ou órgãos em laboratório. A ideia é reproduzir em laboratório órgãos saudáveis a partir dos tecidos de uma pessoa doente que necessita de um transplante. Isso diminuiria, por exemplo, os casos de rejeição do órgão e acabaria com as filas por transplante.

Ih… levou um susto com os Transgênicos, as Células-Tronco, e a Clonagem? Então, para esclarecer todas as suas dúvidas, veja este vídeo do professor Paulo Jubilut, do canal Biologia Total, sobre transgênicos, células-tronco e clonagem:

Gostou do vídeo? Agora é ler o finalzinho da aula e partir para os exercícios.

Dica 2: Quer saber mais sobre os transgênicos? Então leia os textos presentes nos links abaixo e atualize seu conhecimento sobre transgênicos!

http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Transgenicos/

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/02/130207_transgenicos_lista_tp.shtml

Biologia

Dica 3: Fique ligado! A utilização de células-tronco de embriões é um assunto muito polêmico, uma vez que a técnica inviabiliza o embrião. No Brasil, a utilização dessas células é permitida pela Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005, desde que sejam obtidas de embriões produzidos por fertilização in vitro e que estejam inviáveis ou congelado há mais de 3 anos. Porém, são proibidas por esta mesma lei a clonagem humana e o emprego de técnicas de engenharia genética (como a transgenia) nestes embriões. Em 2013 o assunto voltou a ser discutido por conta do “Estatuto do Nascituro”, projeto de lei 478/2007, que foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos deputados e que considera que um embrião ou até mesmo um zigoto, é considerado um ser humano e tem os mesmo direitos à vida como qualquer um de nós, inviabilizando pesquisas na área. Saiba mais sobre o assunto lendo o texto do link a seguir:

http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Direitos-Humanos/Os-perigos-do-Estatuto-do-Nascituro/5/28055

Dica 4: Quer se aprofundar um pouquinho mais nesse assunto? Então leia este texto bem legal do site do Dr. Drauzio Varella sobre a clonagem e suas implicações éticas:

http://drauziovarella.com.br/letras/c/clonagem-e-celulas-tronco-2/

Então, curtiu revisar estes assuntos? Ajudamos você? Beleza! Agora, para provas que você entendeu tudo certinho, vamos exercitar?

1)     (Enem – 2012) O milho transgênico é produzido a partir da manipulação do milho original, com a transferência, para este, de um gene de interesse retirado de outro organismo de espécie diferente. A  característica de interesse será manifestada em decorrência:

a)      do incremento do DNA a partir da duplicação do gene transferido.

b)     da transcrição do RNA transportador a partir do gene transferido.

c)      da expressão de proteínas sintetizadas a partir do DNA não hibridizado.

d)      da síntese de carboidratos a partir da ativação do DNA do milho original.

e)      da tradução do RNA mensageiro sintetizado a partir do DNA recombinante.

Resposta: E

2)     (Enem – 2011) Um instituto de pesquisa norte-americano divulgou recentemente ter criado uma "célula sintética" , uma bactéria chamada de Mycoplasma mycoides. Os pesquisadores montaram uma sequência de nucleotídeos, que formam o único cromossomo dessa bactéria, o qual foi introduzido em outra espécie de bactéria, a Mycoplasma capricolum. Após a introdução, o cromossomo da M. capricolum foi neutralizado e o cromossomo artificial da M. mycoides começou a gerenciar a célula, produzindo suas proteínas.

GILBSON et al. Creation of a Bacterial Cell Controlled by a Chemically synthesized Genome. Science. V.329, 2010 (adaptado).

A importância dessa inovação tecnológica para a comunidade científica se deve à

A) possibilidade de sequenciar os genomas de bactérias para serem usados como receptoras de cromossomos artificiais.

B) capacidade de criação, pela ciência, de novas formas de vida, utilizando substâncias como carboidratos e lipídeos.

C) possibilidade de produção em massa da bactéria Mycoplasma capricolum para usa distribuição em ambientes naturais.

D) possibilidade de programar geneticamente microrganismos ou seres mais complexos para produzir medicamentos, vacinas ou combustíveis.

E) capacidade da bactéria Mycoplasma capricolum de expressar suas proteínas na bactéria sintética e estas serem usadas na indústria.
Resposta:D, Pois a técnica descrita mostra a possibilidade de manipulação gênica há a possibilidade de criar cromossomos com sequencias gênicas de interesse para a aplicação industrial, como falamos acima no tópico sobre transgenia.

Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Dica 6: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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