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Posted: 09 Aug 2015 07:06 PM PDT Um assunto que pode virar tema da redação Enem 2015 é a aprovação da união homoafetiva nos Estados Unidos e no Brasil. Confira abaixo.A repercussão internacional e o apoio do Ministério da Educação à recente legalização do casamento homoafetivo em todo o território norteamericano (2015) e no Brasil (2011) trazem as questões dos direitos LGBT (Movimento de reivindicação de direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, e Transgêneros) e da união homoafetiva como candidatos a ser o Tema para a Redação do Enem 2015. Por exemplo, neste ano de 2015 o Ministério da Educação colocou no Edital do Enem que pela primeira vez o uso do nome social de pessoas trans será permitido durante a prova. E, ainda, garantiu o uso de banheiros do sexo com o qual o candidato se identifica. Outro exemplo de que o a pauta dos direitos de homossexuais está em alta no Ministério da Educação foi que na mesma data em que os Estados Unidos legalizaram o casamento homoafetivo o perfil oficial MEC no Facebook aderiu à moda do arco-íris nas redes sociais (foto). Ao colorir com as cores do movimento gay a fanpage e o avatar oficial o MEC sinalizou o apoio da instituição às mudanças no sentido da igualdade e da não discriminação. Pode, então, virar tema da Redação Enem 2015. Veja um histórico sobre os fatos no Brasil e nos Estados Unidos e depois confira as problematizações sugeridas para um eventual tema na Redação Enem 2015.
Em 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela equiparação das uniões heteroafetivas e homoafetivas em nosso País. Todavia, muitos cartórios continuaram recusando a celebração de casamentos. Somente a partir de 2013, uma resolução do Conselho Nacional de Justiça determinou a proibição aos cartórios de todo o Brasil de se recusarem a celebrar casamentos homoafetivos ou a converter uniões estáveis em casamentos. Assim, foram proporcionados direitos iguais aos já desfrutados pelos heterossexuais, como o direito a pensões, aposentadorias e inclusão em planos de saúde. Entretanto, a decisão do STF não é equivalente a uma lei. Na falta de legislação específica sobre o assunto, há ainda controvérsias a serem resolvidas, que nos casos concretos necessitam de tutela judicial. É o caso da adoção de filhos, em que muitas vezes é recusado o registro em nome de dois pais ou das duas mães – se a criança é registrada no nome de apenas um, em caso de divórcio o ex-cônjuge fica desamparado quanto à guarda e ao direito de visitas, por exemplo. Assim, muitos casais precisam entrar na Justiça para garantir o direito de registrar o filho em nome de ambos os pais (ou mães). Legalização do casamento igualitário nos Estados Unidos Nos Estados Unidos as unidades federativas possuem mais autonomia legislativa do que no Brasil. Assim, mesmo que a maioria dos estados americanos já permitisse o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo, 14 deles ainda o proibiam antes da decisão da Suprema Corte em junho de 2015. Nesse sentido, o julgamento na Suprema Corte que declarou inconstitucionais as leis que obstavam o casamento homoafetivo garantiu o direito à igualdade de gays e lésbicas, tendo repercussão equiparada às decisões que terminaram a segregação racial naquele país.
Assim como nos Estados Unidos, a questão do casamento igualitário, no Brasil, foi resolvida pelo Poder Judiciário, e não pelo Legislativo, como era de se esperar. Isso se explica pela forte influência que os setores conservadores e religiosos da sociedade possuem no Legislativo de ambos os países, impedindo que uma pauta controversa como esta pudesse ser levada adiante. Barack Obama comemorou na Casa Branca, mas a decisão foi do Poder Judiciário. Outro ponto a se destacar é que as decisões, tanto nos Estados Unidos como no Brasil, limitam-se a permitir o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo. O casamento religioso é uma celebração ligada às crenças pessoais de cada indivíduo e é regido pelas normas de cada igreja, que podem ser diferentes entre si. O Estado deve respeitar a liberdade religiosa e, assim, não pode obrigar um padre ou pastor a celebrar o casamento homoafetivo, se isso não está de acordo com o que é pregado. Em muitos países, sobretudo aqueles em que a religião tem grande influência sobre o Estado, a prática de atos homossexuais é criminalizada, às vezes até com prisão perpétua ou pena de morte. No Irã, na Arábia Saudita, no Sudão e no Iêmen, por exemplo, a condenação pode chegar à pena de morte de acordo com a orientação islâmica adotada nestes países. Veja dois aspectos que podem ser cobrados num tema da Redação Enem 2015 sobre os direitos de homossexuais e a união homoafetiva:Uma visão na perspectiva histórica – Como poderia ser a pedida no Tema da Redação Enem 2015– Até o final da Idade Média uma grande parte da humanidade vivia sob regimes determinados e governados sob a ótica de religiões. Os governantes eram 'representantes divinos', e os códigos sociais derivavam dos denominados Livros Sagrados. Após este período tem inicio os movimentos do Renascimento e da Filosofia do Iluminismo. Já no século VXIII com a Revolução Francesa e a Independência Americana (EUA) se consolidam os marcos de separação entre o Estado e a Religião. Têm início a positivação dos direitos fundamentais. Dentro deste contexto histórico como você relaciona o casamento homoafetivo e a laicidade do Estado (separação entre Governo e Religião). Uma visão na perspectiva da atualidade no Brasil – Como poderia ser a questão no Tema da Redação Enem 2015Apesar de a Constituição Federal (1988) garantir os direitos fundamentais à igualdade, liberdade e não discriminação, o Brasil foi, em 2014, o líder mundial em assassinato de homossexuais (312 homicídios). Esses crimes revelam o preconceito ainda presente em grande parte da população brasileira. Nesse contexto, de que modo você pode relacionar que ao mesmo tempo o Brasil tenha legalizado a união homoafetiva e que ainda assim registre altos índices dos mais dos variados tipos de violência contra homossexuais (violência física, psicológica, rejeição pelos familiares)? Duas dicas de Redação Enem 2015Veja: como fazer um texto dissertativo argumentativo Confira: 10 exemplos de Redação Enem nota 1000
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DNA, Cromossomos e Cromatina – Aula Biologia Genética para o Enem. Posted: 09 Aug 2015 06:17 AM PDT Você deve estar pensando: "'Cromo' o quê, professor? Cromossomo, cromatina, cromátide… quantos nomes parecidos! Veja aqui revisão completa de DNA e Biologia Genética.Como eu vou lembrar todos eles? Sem falar nessa tal de tradução, transcrição, replicação… Não é tudo a mesma coisa?" Fique calmo querido estudante! Vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre o DNA para você se dar bem nas questões de Biologia do Enem e de outros vestibulares! Vamos começar pelo básico:Cromatina: É um complexo formado por material genético ( ou DNA), enrolado em proteínas –as histonas. – presente nas células dos eucariontes. O termo "cromo" significa cor. Por isso a cromatina recebe esse nome, pois fica colorida, corada fortemente ao aplicarmos alguns corantes nas células. Os filamentos de cromatina apresentam regiões mais claras, onde a cromatina está menos condensada (enrolada sobre as histonas), que chamamos de eucromatina. Já as regiões onde há uma coloração mais forte, há maior condensação da cromatina, por isso chamamos de heterocromatina. A eucromatina é a região onde há genes ativos, pois para que o DNA possa ser "lido", ele precisa estar desenrolado, por isso, fixa menos corante. Já a heterocromatina corresponde às partes do DNA que não estão sendo utilizadas pelas células naquele momento, por isso podem estar condensadas (enroladas). Cromossomos: Estão presentes nas células que estão em processo de divisão. No lugar da cromatina, podemos observar no núcleo, pequenos corpos em forma de bastão bastante corados, facilmente visíveis quando observados ao microscópio óptico. Os cromossomos nada mais são que o DNA dobrado sobre si mesmo muitas vezes (como o auxílio das histonas). Este enovelamento do DNA ajuda o processo de divisão celular, pois assim, o DNA fica mais organizado e fácil de ser movimentado pela célula. Para entender melhor a formação dos cromossomos, veja a imagem a seguir: Cromátide: Antes de a célula se dividir, os cromossomos são copiados e cada cromossomo é formado por dois segmentos em forma de bastão – as cromátides. Cada cromátide corresponde a uma cópia de um dos 46 filamentos de DNA que possuímos em cada uma das minhas células (com exceção dos espermatozoides e óvulos). As duas cromátides de um cromossomo são unidas por uma região chamada de centrômero. A posição do centrômero varia nos 46 cromossomos das células humanas, formando 4 tipos de cromossomos (veja na figura a seguir). As cromátides que fazem parte do mesmo cromossomo são chamadas de cromátides – irmãs. Duplicação ou replicação do DNA: É o processo de duplicação do DNA, ou seja, o processo em que são copiados todos os filamentos de DNA de uma célula. Isto ocorre pouco antes dos processos de divisão celular. Transcrição: Ocorre quando são formadas, a partir do DNA, moléculas de RNA mensageiro (RNAm). As moléculas de RNAm levarão mensagens (instruções) do DNA presente no núcleo para as organelas citoplasmáticas. São como "receitas" do que a célula deve fazer. Tradução do RNA: É quando a "receita" do RNAm é colocada em prática. Significa transformar uma sequência de genes presentes no RNAm para uma sequencia de aminoácidos em uma proteína. Cada três letras (bases nitrogenadas) do RNA correspondem a um códon, que é o código corresponde para um aminoácido. Com o auxílio do ribossomo e dos RNAt os aminoácidos são ligados na sequencia correta, formando as proteínas. Dica 1: Antes de continuar, quer relembrar um pouquinho sobre a estrutura básica do DNA e do RNA? Então dê uma espiada no post a seguir: http://blogdoenem.com.br/biologia-khan-academy/Para completar este assunto e saber tudo sobre DNA, assista a esta super vídeo-aula da Khan Academy: Gostou do vídeo? Deu para relembrar um pouco o assunto? Ainda está com dúvidas? Não tem problema, leia o post de novo! E aí, conseguiu tirar suas dúvidas sobre o DNA e as diferenças entre cromátides, cromatina e cromossomos? Ótimo! Então para ir bem seguro para o vestibular, teste seus conhecimentos com a questão a seguir: (UFPR-2009) A figura abaixo representa um cromossomo hipotético, em que estão assinaladas as posições de 5 genes (aqui chamados de able, binor, clang, ebrac e fong), e a tabela na seqüência mostra a distância entre eles. Com base nos estudos sobre mapeamento genético, considere as seguintes afirmativas: 1. Depois de able, o gene mais próximo do centrômero é binor. 2. Os genes fong e ebrac estão no mesmo braço cromossômico. 3. A maior chance de ocorrer uma permuta é entre os genes clang e binor. 4. Os genes identificados com os números 3 e 4 são, respectivamente, ebrac e binor. Assinale a alternativa correta: A) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. B) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. C) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras. D) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras. E) Somente a afirmativa 4 é verdadeira. Resposta: B Dica 2: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/Dica 3: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no https://pt.khanacademy.org/science/biologyOs textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos. O post DNA, Cromossomos e Cromatina – Aula Biologia Genética para o Enem. apareceu primeiro em Blog do Enem. |
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