Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- Literatura Enem – As figuras de linguagem
- Microcefalia e o Zika vírus: entenda a doença, o vírus, e a transmissão – É Biologia no Enem e Vestibular
- Biologia Enem: Respiração celular parte 1 – glicólise
- Bolsa de Estudos: nova chance para fazer Faculdade pela Nota do Enem
Literatura Enem – As figuras de linguagem Posted: 28 Jan 2016 03:12 PM PST Literatura Enem: Um escritor produz suas obras buscando construir um sentido, usando palavras e, muitas vezes, criando novos significados para ela, escolhendo-as e combinando-as com a finalidade de desenvolver efeitos sonoros e ritmos poéticos.Vamos, agora, estudar um pouco da linguagem poética e suas figuras de linguagem!
Conotação e denotação – já que o assunto é linguagem poética, leia com atenção o texto do poeta gaúcho Mario Quintana:
O TRÁGICO DILEMA "Quando alguém pergunta a um autor o que este quis dizer, é porque um dos dois é burro." QUINTANA, Mário. Caderno H. Porto Alegre: Globo, 1983, p.39
De que maneira interpretar a palavra "burro"? Claro, ela não foi empregada no texto, simplesmente, com o sentido de um animal quadrúpede. Foi usada com sentido figurado que, em seu contexto, quer dizer "indivíduo com falta de Inteligência". O fato de a palavra burro, sendo um substantivo, ser empregada como um adjetivo indica o uso mais expandido dessa palavra, pois assimilamos a dificuldade do animal em aprender e, também, a sua teimosia, para adjetivar pessoa que têm dificuldade de assimilação. Lima Barreto é um autor de um romance muito importante na literatura brasileira e que, sem dúvidas, deve ser leitura obrigatória. Um de seus livros mais famosos é "Triste fim de Policarpo Quaresma." Observe a palavra triste e seu significado no título da obra. Agora coloque o adjetivo depois da palavra fim e perceba a diferença. "Triste fim de Policarpo Quaresma" e "Fim triste de Policarpo Quaresma" nos mostram sentidos diferentes, levando em conta a posição do adjetivo, certo? Isso acontece porque, na língua portuguesa, quando colocamos o adjetivo depois do substantivo a que se refere, temos o seu sentido literal e objetivo; o adjetivo empregado antes do substantivo, como no título do romance de Lima Barreto, é empregado sempre com sentido figurado. Posto isso, levamos em conta que uma palavra pode ter dois tipos de significado, sendo eles: Denotação (palavra com sentido denotativo) – a palavra está no texto com seu sentido correto, aquele que encontramos no dicionário. Conotação (palavra com sentido conotativo) – a palavra aparece com seu sentido alterado, permitindo diferentes interpretações, dependendo do seu contexto. Mas, preste atenção: para que você entenda o sentido conotativo de uma palavra, você deve, primeiro, saber qual é o seu sentido denotativo. A conotação é uma extensão da denotação e a linguagem literária explora o sentido conotativo das palavras, num infinito trabalho de alterar e dar novos sentidos às palavras dentro de determinada obra. Para que um texto tenha originalidade e criatividade, muitos escritores "fogem" do padrão da gramática normativa. Essas "fugas" têm função estilística, não constituindo erros, sendo chamadas de figuras de linguagem. Temos três tipos de figuras de linguagem: as de sintaxe, as de pensamento e as de palavras. A seguir vou lhe mostrar as mais comuns. Figuras de sintaxeElipse: omite-se um termo que pode ser facilmente identificado através do seu contexto ou por alguns elementos gramaticais. "Jantei sozinho. E quando voltei a casa, fui direto ao atelier, destapei o retrato, lancei uma pincelada ao acaso, tornei a cobrir a tela. " (José Saramago) Nesse texto de Saramago é omitido o pronome eu (imagine esse trecho com a repetição de tal pronome?). Essa omissão torna o texto mais elegante e conciso e, a flexão na 1ª pessoa (eu) nos tempos verbais, permite que a interpretação seja precisa. Pleonasmo: é a repetição de termos ou ideias com o objetivo de tornar o texto mais expressivo ou enfático, reforçando a mensagem: "E rir meu riso e derramar meu pranto" (Vinicius de Moraes) "A ti tocou-te a máquina mercante" (Gregório de Matos) Porém, fique atento a uma coisa muito importante: se a repetição de termos não acrescenta nada à mensagem, estamos diante de um pleonasmo vicioso, sendo um defeito de linguagem. Exemplos: Fulano teve uma hemorragia de sangue. (Existe hemorragia de outra coisa diferente de sangue?) A brisa matinal da manhã lhe fez muito bem. (Existe matinal da noite?) Aliteração: é a repetição dos sons cuja natureza consonantal é a mesma.
"Vozes veladas, veludosas vozes, volúpias de violões, vozes veladas, vagam nos velhos vórtices velozes dos ventos, vivas, vãs vulcanizadas." (Cruz e Sousa)
Mas, se os sons que se repetem forem de natureza vocálica, a figura recebe o nome de assonância. "Sou um mulato nato no sentido lato mulato democrático do litoral." (Caetano Veloso)
Figuras de pensamentoAntítese: é a aproximação de palavras que tem o sentido oposto. "Os jardins têm vida e morte." (Cecília Meireles)
Ironia: é o uso de uma palavra, expressão ou frase com seu sentido contrário do literal, a fim de tornar a mensagem satírica. "A excelente Dona Inácia era mestra na arte de judiar crianças." (Monteiro Lobato)
Eufemismo: é a suavização de uma expressão desagradável, sendo substituída por uma menos rude. "Querida, ao pé do leito derradeiro Em que descansas dessa longa vida, Aqui venho e virei, pobre querida, Trazer-te o coração do companheiro." (Machado de Assis)
Hipérbole: é a exageração de uma ideia com o objetivo de ser mais expressiva. "O leito dos rios fartou-se E inundou de água doce A amargura do mar." (Chico Buarque)
Figuras de palavras Metáfora: é o uso de uma palavra ou expressão no lugar de outra, que possui, entre elas, certa semelhança de sentido. As metáforas são um tipo de comparação implícita, em que o elemento comparativo não aparece. "Meu pensamento é um rio subterrâneo." (Fernando Pessoa) Nesse exemplo, a metáfora ocorre pelos traços de semelhança entre o pensamento e o rio, pela fluidez, profundidade, inatingibilidade de ambos. Caro(a) estudante, interprete e atente-se aos textos: se a frase fosse "meu pensamento é como um rio subterrâneo" não teríamos uma metáfora, e sim uma comparação! Metonímia: é o emprego de um termo no lugar de outro, mantendo-se uma relação com o todo. "O bonde passa cheio de pernas: Pernas brancas pretas amarelas." (Carlos Drummond de Andrade) (aqui temos a palavra pernas em lugar de pessoas: seria a parte pelo todo) "De que importa, se aguarda sem defesa Penha a nau, ferro a planta, tarde a rosa?" (Gregório de Matos) (substituição da matéria pelo objeto: ferro (matéria) equivale a machado (objeto)) Saiba um pouco mais de figuras de linguagem nesse vídeo aula da professora Lucia Deborah, do canal Descomplica, no Youtube. Preste atenção como é interessante a sonoridade presente nos poemas!
Não é incrível como o texto escrito, em sua forma e sonoridade, tem poderes de criar sentidos e efeitos diante de nossos olhos e mente? Dito isso, teste seus conhecimentos, sobre figuras de linguagem, com alguns exercícios que selecionei pra você! Exercícios 1- (FMU-SP) Observe a letra destacada nos dois versos seguintes. "O vento voa a noite toda se atordoa,"
Na consoante que se repete, você vê: a) Aliteração b) Assonância c) Eco d) Rima e) Onomatopeia
2- Identifique qual das alternativas trata-se de metáfora: a) Eles morreram de rir daquela cena. b) Aqueles olhos eram como dois faróis acesos. c) Ah! O doce sabor da vitória! d) Aquele velho é uma raposa!
3- “Muito bom aquele encanador. Colocou em nossa casa vários canos furados.” Esta frase trata-se de qual tipo de figura de linguagem? a) Metonímia b) Ironia c) Indireta d) Antítese
Gabarito: 1 – A 2 – D 3 – B O texto foi escrito pela professora Analice, formada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp. Atualmente é mestranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, professora de português na rede particular e colaboradora do Blog do Enem. Facebook: http://www.facebook.com/analice.andrade
O post Literatura Enem – As figuras de linguagem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Posted: 28 Jan 2016 01:14 PM PST A expansão da Microcefalia no Brasil: Entre outubro de 2015 e janeiro de 2016, foram reportados ao Ministério da Saúde mais de 4000 casos de microcefalia. O número fica ainda mais espantoso quando comparamos com apenas 147 casos em 2014, e de 700 nascimentos de crianças com microcefalia em 2015.O tema é conteúdo de Biologia e de Atualidades para o Enem e o Vestibular, e de urgência para todo o país. Veja: Fazendo bem as contas, foram 400% de casos a mais em 2015, comparado com 2014. E para 2016 a conta será ainda maior. Ou seja, há cerca de 3850 casos a mais neste ano, que se concentram principalmente na região Nordeste. Apesar de não haver uma causa certa para o inusitado aumento da frequência dessa condição rara, a principal suspeita é de que as mães foram contaminadas com o zika vírus durante a gestação. Os casos de Zika vírus começaram a se espalhar fortemente no estado de Pernambuco e na região Nordeste, mas já com registros nas demais regiões em 2016. E, mulheres grávidas que estiveram no Brasil já tiveram o registro de contaminação pelo Zika Vírus no retorno a seus países de origem, inclusive com bebê nascido com Microcefalia nos Estados Unidos. A situação é de urgência. Saiba mais sobre o que é a Microcefalia e o zika vírus nesta aula especial do Blog do Enem, preparada pela professora Juliana Evelyn dos Santos. Causas da Microcefalia – A causa para o inusitado aumento da frequência dessa doença rara é que o mosquito Aedes Aegypti que transmite os vírus da Dengue e da Chikungunha passou também a ser o vetor de transmissão do Zika vírus. As mães que foram contaminadas com o zika vírus durante a gestação concentram a incidência de bebês com microcefalia. Entenda a microcefaliaMicrocefalia é o nome que se dá a uma condição rara em que o bebê possui circunferência cefálica (tamanho da cabeça) menor ou igual a 32 centímetros. Isso faz com que o cérebro da criança seja menor do que o esperado e, geralmente, que apresente más-formações que geram deficiências diversas para a visão, a fala, os movimentos, ou para o aprendizado. Consequências da Microcefalia – Cerca de 90% dos bebês com microcefalia irão apresentar diferentes graus de retardo mental e dificuldades psicomotoras. Em geral, a microcefalia pode ser causada por outros problemas ocorridos durante a gravidez além da contaminação pelo Zika vírus, e que façam com que o cérebro do feto receba pouca oxigenação; exposição ao álcool e outras drogas durante a gestação; infecção por rubéola, citomegalovírus e toxoplasma durante a gestação; ou ainda desnutrição da gestante. O zika vírus é um vírus pertencente à mesma família dos vírus da dengue e da febre amarela (Família Flaviviridae). E, assim como seus "parentes", o zika pode ser transmitido por mosquitos do gênero Aedes, como o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, cujas populações encontram-se em grande crescimento em nosso país. Dica: Saiba mais sobre o Zika Vírus O aumento do número de bebês com microcefalia e de casos de zika vírus nas mesmas regiões não passou despercebida. Assim, uma possível correlação começou a ser estabelecida. Depois dessa suspeita, assim que os fetos de algumas gestantes foram diagnosticados com microcefalia durante um ultrassom, uma amostra do seu líquido amniótico foi retirada e analisada. Em duas gestantes foi identificada a presença de zika vírus no líquido amniótico, corroborando com a hipótese. No final de janeiro de 2016 foi comprovado que o zika vírus atravessa a barreira placentária e, assim, chega ao feto. A comprovação foi feita através de amostras de tecido provenientes de um aborto espontâneo retido (onde o bebê para de se desenvolver e morre, porém não é expelido pelo organismo materno) sofrido por uma gestante de 8 semanas. Até então isso não era comprovado, pois a entrada de vírus no líquido amniótico poderia ocorrer através da vagina da mãe. Não há tempo a perder. Professora de Biologia, grávida, cria página de mães contra o Zika vírus.Dica da Juliana Evelyn: Todos precisam ficar em alerta contra o zika vírus. Principalmente as gestantes, como eu. Por isso, criei um grupo de mães no Facebook com o objetivo de compartilhar informações e unir forças para cobrarmos das autoridades medidas mais efetivas de combate ao mosquito Aedes aegypti. Se você é gestante, participe do grupo! Seja você também uma agente de prevenção em sua rua ou comunidade e apoie mulheres que estão passando por este momento difícil! Meu nome é Juliana Evelyn Santos. Sou Bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina, professora em escolas da Grande Florianópolis, e coordenadora pedagógica do Blog do Enem. Indique este o grupo para sua irmã, vizinha, prima ou amiga grávida. Juntas e informadas podemos mais contra este grave problema de saúde! https://www.facebook.com/groups/872955506136311/ Situação da Microcefalia no Brasil é única no mundoOs casos de microcefalia relacionados ao zika vírus que vêm acontecendo no Brasil são os primeiros registrados no mundo. Isso, somado à inexistência de vacinas, faz com que seja difícil definir medidas de prevenção de novos casos de microcefalia. A situação é tão grave, que o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, aconselhou que as mulheres residentes nas áreas afetadas, principalmente no Nordeste do país, evitem a gravidez neste momento. O Ministro da Saúde disse em janeiro de 2016 que o ‘país perdeu feio a corrida contra o mosquito’. Nos mais de 190 municípios onde ocorreram casos de microcefalia, os profissionais da saúde estão em alerta. Equipes do Ministério da saúde estão concentradas em investigar o surto, revisando prontuários, entrevistando gestantes e mães, buscando encontrar situações comuns que ocorreram durante as gestações de crianças com microcefalia nascidas este ano. A microcefalia não tem cura. A contaminação pelo Zírus para pessoas que não estejam na condição de mulheres grávidas pode se apresentar como uma doença benigna na maior parte dos casos. Mas, para as gestantes, pode provocar os casos de microcefalia nos bebês. Uma tragédia. Para saber mais sobre o assunto, veja esta reportagem do Diário de Pernambuco: Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos. O post Microcefalia e o Zika vírus: entenda a doença, o vírus, e a transmissão – É Biologia no Enem e Vestibular apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Biologia Enem: Respiração celular parte 1 – glicólise Posted: 28 Jan 2016 01:09 PM PST Biologia Enem: A respiração celular é um processo realizado pelos organismos aeróbios (organismos que utilizam oxigênio na quebra de nutrientes).É uma reação de combustão onde as ligações de cadeias carbônicas são quebradas e os átomos de carbono e hidrogênio resultantes ligam-se a átomos de oxigênio formando moléculas de água e gás carbônico. Ou seja, a respiração celular é uma reação de quebra de moléculas energéticas (como a glicose, açúcar presente em vários alimentos) para liberar a energia presente nas suas ligações químicas. Essa energia liberada será utilizada em vários processos celulares, como na construção de outras moléculas, na produção de calor ou ainda para produzir movimento. Dica 1: Antes de começar a estudar a glicólise, é importante que você conheça os conceitos básicos sobre a respiração celular. Para isso, veja este super post com aula da Khan Academy e texto da professora Juliana Evelyn dos Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-introducao-respiracao-celular/.Como envolve uma série de reações químicas, a respiração celular é um processo complicado que envolve três etapas: a glicólise, o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória.
Nesta revisão, vamos detalhar a primeira etapa da respiração celular: a glicólise. Glicólise: Como o próprio nome já diz, a glicólise é a fase da respiração celular que corresponde à quebra inicial da glicose. Para começar, é interessante lembrarmos que a glicose tem a seguinte fórmula: C6H12O6. Isto quer dizer que a glicose é formada de uma cadeia de 6 carbonos ligados à átomos de hidrogênio e oxigênio. É justamente nas ligações entre estes átomos que está armazenada a energia dessa molécula. Logo, o objetivo de todo o processo de respiração celular, inclusive da glicólise, é "quebrar" essas ligações para liberar energia na forma de ATP (ocorre uma transferência de energia). A glicólise, também chamada de via glicolítica, ocorre no citoplasma e é um processo anaeróbio, pois nesta etapa a célula não utiliza oxigênio. Para começar a quebra da glicose, a célula irá fazer um investimento de 2 ATPs. Nesse momento você deve estar pensando: "mas o objetivo não é produzir ATP? Por que então a célula está gastando?" Porque, para começar esta quebra é necessário investir uma energia de ativação! Mas, não se preocupe, a energia liberada ao fim dessa fase (e principalmente ao fim de todo o processo de respiração celular) compensam este pequeno gasto. Então, com o gasto de 2 ATPs a molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de 3 carbonos cada – o ácido pirúvico (C3H4O3) . Parte da energia liberada por essa quebra forma 4 ATPs. A outra parte da energia liberada é captura pelos NAD+ (uma coenzima que ajuda a carregar elétrons). Sendo assim, a molécula de NAD+ desidrogena (retira hidrogênios) as moléculas resultantes da quebra da glicose, formando duas moléculas de piruvato e ficando carregadas com energia na forma de elétron. Após este processo, estas coenzimas passam a ser chamadas de NADH. Após a finalização da glicólise, as moléculas de piruvato e os NADH formados vão para dentro da mitocôndria, onde ocorrerão as outras etapas da respiração celular.
Ao fim da glicólise temos um saldo positivo de 2 ATPs. Lembre-se que foram liberados 4 ATPs com a quebra da glicose, mas foram utilizados 2 para ativar a molécula. Além desse saldo de energia, temos também a energia dos NADH que será utilizada nas próximas etapas da respiração celular para produzir mais ATPs. Veja a seguir a equação que resume a glicólise: Agora, para finalizar a sua revisão, veja esta excelente videoaula do professor Paulo Jubilut do canal Biologia Total, do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=2wih8fPG7IkAgora que você já sabe tudo sobre a respiração celular e a glicólise, que tal testar seus conhecimentos? 01 – (UCS RS/2012) A glicose é a principal fonte de energia utilizada pelas células. O caminho realizado pela glicose, desde a sua entrada nas células até a produção de ATP, envolve uma série de reações químicas, que geram diferentes intermediários e diferentes produtos. Considere a seguinte rota metabólica. Os números I, II e III podem representar, respectivamente, os processos, a) Glicólise, Ciclo de Krebs e Fosforilação Oxidativa. b) Glicogênese, Ciclo de Calvin e Fotofosforilação. c) Glicólise, Ciclo de Pentoses e Ciclo de Krebs. d) Ciclo de Krebs, Ciclo de Calvin e Fosforilação Oxidativa. e) Glicogênese, Ciclo de Krebs e Fotofosforilação. Gab: A 02 – (UCS RS/2011) Todos os seres vivos necessitam obter energia por processos metabólicos. Os mais comuns são a respiração celular e a fermentação. Que etapa metabólica ocorre nesses dois processos? a) Ciclo de Krebs b) Redução de acetil-CoA c) Transformação do ácido pirúvico em ácido láctico d) Glicólise e) Cadeia respiratória Gab: D 03 – (ESCS DF/2011) No metabolismo da respiração celular, estão envolvidos três processos que ocorrem no citoplasma e nas mitocôndrias. Esses três processos são regulados por controle alostérico. A concentração alta dos produtos de uma reação posterior pode suprimir a ação das enzimas da reação anterior e estimular a reação seguinte. A alternativa que indica a relação que ocorre no controle da respiração celular é: a) alta concentração de CO2 na matriz mitocondrial inibe a cadeia respiratória que, por sua vez, é estimulada pela baixa concentração de O2; b) baixa concentração de ácido pirúvico nas cristas mitocondriais estimula o ciclo de Krebs e inibe a cadeia respiratória; c) baixa concentração de NADH.H e FADH.H citoplasmático estimulam a glicólise que é inibida pelas altas concentrações de piruvato; d) altas concentrações de ATP e NADH.H inibem o ciclo de Krebs na matriz mitocondrial que é estimulado por baixas concentrações de ADP e NAD+ ; e) altas concentrações de piruvato citoplasmático inibem o ciclo de Krebs que é estimulado pelas altas concentrações de ATP e NAD+ . Gab: C 04 -(UFAM/2010) A respiração, que se processa em três etapas distintas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória, é um processo de liberação de energia através de complexas moléculas orgânicas. Indique a alternativa correta relacionada a este processo: a) Os processos de glicólise e de fermentação são idênticos, com exceção da etapa inicial, dependendo apenas da presença de oxigênio. b) No ciclo de Krebs ocorre a formação de ácido pirúvico em compostos intermediários por várias reações químicas, resultando como produto final o ácido oxalacético e a liberação de CO2 para a cadeia respiratória. c) Na glicólise ocorre a quebra da molécula de glicose e a formação de duas moléculas de ácido pirúvico, com lucro de dois ATPs para a célula. d) Na cadeia respiratória ocorre o transporte de hidrogênio, consumo de oxigênio molecular e produção de CO2. e) No ciclo de Krebs ocorre a transformação de glicose em ácido pirúvico e H2 Gab: C 05 – (UDESC SC/2009) A glicólise é um processo que compreende dez reações químicas, cada uma delas com a participação de uma enzima específica. Assinale a alternativa correta em relação à glicólise anaeróbica. a) É o processo responsável pela quebra da glicose, transformando-a em piruvato ou ácido pirúvico. b) É realizada apenas em células animais e procariontes heterotróficos. c) Promove a quebra da glicose no interior da mitocôndria. d) Libera energia na forma de 38 ATPs. e) Transforma ácido lático em ácido pirúvico. Gab: A Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos. O post Biologia Enem: Respiração celular parte 1 – glicólise apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Bolsa de Estudos: nova chance para fazer Faculdade pela Nota do Enem Posted: 28 Jan 2016 11:34 AM PST Se não der pelo Sisu ou pelo Prouni, você tem novas chances de entrar na Universidade pela Nota do Enem, e com Bolsa de Estudos. Veja.Você pode conhecer e analisar outras oportunidades com cama, e agir com inteligência para começar seu curso superior de graduação. Há possibilidades concretas em mais de 400 instituições de ensino com Bolsas de até 70% do valor da mensalidade. Veja. É claro que a tensão do Enem e da busca permanente por resultados tira o seu sono e de outros milhões de brasileiros que buscam uma vaga nas faculdades e universidades brasileiras. A boa notícia é que a busca da melhor chance não se limita aos processos do Sisu, do Prouni, do Fies, ou das Listas de Espera destes programas. Há, sim, outras possibilidades, e com menor grau de estresse, como o Programa Quero Bolsa. Confira abaixo a campanha do “Socorro, não passei no Sisu, no Prouni, e não quero financiar e ficar devendo o meu curso." É uma chance real de você começar agora a faculdade com Bolsa de Estudo de até 70%. Portas Abertas para Bolsas de EstudosO Enem abre também as portas das faculdades e universidades privadas que passaram a aceitar as notas do Exame em substituição ao vestibular. E já está valendo na maioria das instituições de ensino. É um caminho real, pois no Brasil as vagas nas instituições públicas chegam a somente 24% do total das matrículas a cada ano. A mesma lógica vale para o Prouni e o Fies, onde os candidatos passam fácil de 1,5 milhão para as 200 mil vagas do Prouni, e chegam à casa de um milhão para os 250 mil financiamentos do Fies. Por isso é importante você abrir os olhos para as outras chances também. Novas portas para você com a Nota do Enem Então, vamos tirar a dúvida: A outra porta que o Enem abre para você no Ensino Privado está relacionada a ferramentas que estão inovando a forma de acesso às faculdades. O 'Socorro' pode chegar para você no Programa Quero Bolsa, que oferece em todo o país Bolsas de Estudos de até 70% de desconto durante todo o curso. E você entra com a sua nota do Enem na faculdade ou universidade desejada. Além disso a Rede Alumni tem um programa de indicação, o Quero Bolsa 100%, com o qual você pode concorrer a um semestre inteiro de mensalidades pagas integralmente pelo programa. E você não precisa ser bolsista para concorrer! Entre no site do Quero Bolsa e pesquise por Bolsa Integral para conhecer. Como funciona o Quero Bolsa?A Rede Alumni mantém convênios com mais de 400 universidades e faculdades em todos os estados do Brasil. O Programa de Bolsa de Estudos já tem mais de 30 mil alunos matriculados, e sem os processos estressantes de notas de corte, seleção, cotas ou lista de espera. Basta você fazer um cadastro gratuito e pesquisar no site o curso e a faculdades mais próximos de você que têm Bolsas de Estudo disponíveis, e fazer a sua inscrição online (desde que preencha os requisitos básicos de ter concluído o Ensino Médio, claro!). Vai fazer o próximo Enem? – Veja como aumentar suas chances. Para você mandar bem não existe outro caminho a não ser estudar pra valer. A receita universal é No pain, no gain. Ou seja, sem esforço não há conquista. Veja uma coleção de Apostilas Pré-Enem e Pré-Vestibular Gratuitas no Blog do Enem. São dicas e aulas completas de todas as matérias para você chegar com os conhecimentos em dia nas próximas provas. E têm ainda Simulados, Quizz, e aulões ao vivo perto das provas. Confira no site do Blog do Enem http://blogdoenem.com.br/ O post Bolsa de Estudos: nova chance para fazer Faculdade pela Nota do Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário