Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- Profissões – Saiba quais são as carreiras mais vantajosas no Brasil
- Como elaborar proposta de intervenção na conclusão – Redação do Enem
- Interpretação de Texto: Operações e Habilidades – Redação Enem
- Circulação Humana – Biologia para vestibular e Enem. Revise!
- Biologia Enem: Respiração celular parte 3 – Cadeia respiratória
- Biologia Enem: Respiração celular parte 2 – Ciclo de Krebs
Profissões – Saiba quais são as carreiras mais vantajosas no Brasil Posted: 29 Jan 2016 05:54 PM PST Veja as 5 carreiras com maior futuro profissional no Brasil – Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), órgão do Governo Federal. Confira.Uma das grandes dúvidas que tira o sono de todo mundo que vai fazer o Enem e os vestibulares é qual curso devo escolher? Diversos estudos são feitos tentando apontar um caminho para quem não consegue responder essa pergunta sozinho. Quais profissões tem os melhores salários? Quais tem os piores salários? Quanto tempo teria que dedicar por dia ao meu trabalho caso escolhesse esse curso? Quais matérias vou ter durante a graduação? E, sem contar a pergunta mais importante de todas: O que você quer ser na vida profissional? Independente de qual seja o seu critério de escolha, nós do Blog do Enem apresentamos resultados de diversas pesquisas sobre o mercado de trabalho, tentando ajudar você a responder essa pergunta que tanto te atormenta. Por isso, hoje, apresentamos o resultado de mais um estudo feito sobre Profissões. O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) fez um estudo para descobrir quais profissões trazem mais vantagens para quem decide se dedicar a elas. As áreas mais estáveis e garantidas são: Saúde (Medicina e Odontologia); Engenharias (Civil e de Transportes); e Segurança Pública (Polícia Federal, Forças Armadas, Polícias Militares, etc.). Veja abaixo. Como critérios para elaborar esse ranking, o Ipea avaliou a expectativa de salário médio, a jornada semanal e a cobertura previdenciária. O critério de cobertura previdenciária usa uma porcentagem que indica a quantidade de profissionais daquela carreira que têm algum plano de aposentadoria. Confira o ranking com as 5 profissões mais vantajosas para se seguir no Brasil, segundo o Ipea, e veja os cursos de graduação vinculados a cada uma delas: 1. MEDICINA – Veja como é o curso de Medicina, a profissão e o mercado de trabalho. Salário médio inicial: R$ 8,4 mil Cobertura previdenciária: 93% 2. ODONTOLOGIA – Veja como é o curso de Odontologia, a profissão e o mercado de trabalho. Salário médio: R$ 5,3 mil Jornada semanal: 40h Cobertura previdenciária: 83% 3. SERVIÇO DE TRANSPORTES – Veja como é o curso de graduação em Engenharia de Transportes, a profissão e o mercado de trabalho. Salário médio: R$ 6 mil Jornada semanal: 40h Cobertura previdenciária: 93% 4. ENGENHARIA CIVIL – Veja como é o curso de graduação em Engenharia Civil, a profissão e o mercado. Salário médio: R$ 5,7 mil Jornada semanal: 40h Cobertura previdenciária: 91% 5. SETOR MILITAR – Veja as opções de cursos no Guia de Profissões. Militares podem ser administradores, engenheiros, tecnólogos e muitas outras carreiras se aplicam. Salário médio: R$ 7,6 mil Jornada semanal: 42h Cobertura previdenciária: 97% Confira também as 10 Piores Profissões, com os 10 piores salários e chances de emprego. Em tempos de crise o bom mesmo é abrir o olho antes de confirmar sua opção de curso de graduação no vestibular, no Sisu, ou no Prouni. Quer ver uma lista completa de cursos de graduação para você escolher? Veja no Guia de Profissões. E aí, o que você achou dos resultados dessa pesquisa? Pretende seguir alguma dessas profissões? Conte para a equipe do Blog do Enem nos comentários! Dicas do Blog do EnemDica 1: Veja os salários mais altos antes de escolher o curso – http://blogdoenem.com.br/enem-2013-salarios-mais-altos/ Dica 2: Escolha da profissão? Tome cuidado! Veja os 10 piores salários – http://blogdoenem.com.br/profissao-lista-das-10-piores/Dica 3: Salário alto faz Engenharia bater recorde de calouros – http://blogdoenem.com.br/enem-2013-salario-engenharia/O post Profissões – Saiba quais são as carreiras mais vantajosas no Brasil apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||||
Como elaborar proposta de intervenção na conclusão – Redação do Enem Posted: 29 Jan 2016 05:40 PM PST Você já viu em posts publicados anteriormente que há cinco competências que os avaliadores consideram na hora de corrigir sua redação. A quinta diz respeito à solução apresentada pelo candidato ao tema proposto – e equivale a 200 pontos. O que será avaliado nesse item é a sua aptidão em analisar um determinado problema. Neste caso, será o próprio tema da redação. I sso significa que de nada adianta escrever de acordo com as normas gramaticais se o seu texto não apresentar bons argumentos e informações relevantes. Você também vai precisar elaborar uma solução para o problema abordado, tendo sempre em mente questões relacionadas aos direitos humanos. Essa é uma exigência exclusiva do Enem e um dos detalhes mais interessantes desse exame, pois é graças a esse item que você pode se diferenciar dos outros candidatos. Dica 1: saiba como usar a paródia e a paráfrase para interpretar textos e deixar sua redação do Enem mais atraente: http://blogdoenem.com.br/parodia-parafrase-redacao-enem/Como elaborar uma solução no parágrafo final É no último parágrafo de uma dissertação argumentativa (na conclusão), que você terá de apontar uma saída para o problema exposto no primeiro parágrafo (introdução). Não adianta levantar uma questão no início do texto e alguns parágrafos depois abordar um assunto diferente. A solução, portanto, deve estar de acordo com o restante do texto. Não é incomum que os alunos discorram durante toda a redação sobre um assunto e no parágrafo final apontem um caminho tendo outro tema como referência. Se você incorrer nesse erro, quem vai corrigir sua redação pode pensar que você não possui repertório suficiente para abordar diferentes pontos de vista sobre um mesmo tema. Ou que não tem capacidade de seguir com uma linha de raciocínio. Dica 2: descubra qual a melhor forma de produzir uma conclusão:http://blogdoenem.com.br/redacao-conclusao-enem-vestibular/Ganhe a banca com a sua conclusão Lembre-se de que no parágrafo final, a solução apontada deve estar relacionada com a esfera social. Uma dica para imprimir a sua marca no texto é partir de sua própria experiência de vida. Lembre-se de que este será o último contato do corretor com o seu texto, manter uma boa impressão é fundamental. A coesão será especialmente analisada neste item. Não é uma questão de defender ardorosamente determinado ponto de vista. Trata-se de buscar uma solução aplicável na sociedade. Dica 3: descubra como a criatividade pode enriquecer seu texto http://blogdoenem.com. br/redacao-enem-criatividade/A seguir você confere as dicas do professor de redação Rafael Cunha. Nesta videoaula de 5min, ele explica como produzir uma boa conclusão para a redação do Enem. O vídeo está disponível no canal aberto do Youtube: Dica 4: Descubra como defender suas ideias em um texto argumentativohttp://blogdoenem.com.br/ redacao-enem-texto- argumentativo/ Este post foi escrito por Victor Toscano. Ele é jornalista e mora em São Paulo. Foi professor de inglês em diversas escolas e trabalhou como assistente editorial. Atualmente, realiza traduções, dá aulas particulares de inglês e atua como redator online. Twitter: @victor_toscano O post Como elaborar proposta de intervenção na conclusão – Redação do Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||||
Interpretação de Texto: Operações e Habilidades – Redação Enem Posted: 29 Jan 2016 05:27 PM PST Desvendando Operações e Habilidades para alcançar a competência de Interpretação de Texto Já estudamos aqui no Blog do Enem sobre como compreender, analisar e interpretar textos, o que é essencial para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (veja no link abaixo). É evidente que essas capacidades também fazem parte do seu cotidiano em outros ambientes que não estão vinculados à prova. Nesta aula você verá como identificar, comparar, relacionar, explicar, justificar e contextualizar informações. Dica 1 – O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! Confira mais esta aula sobre Interpretação de texto e garanta a sua nota da Redação Enem – http://blogdoenem.com.br/interpretacao-de-texto-aula-6-redacao-enem/O que é Identificar?É constatar, caracterizar, reconhecer elementos que são fundamentais em um texto. Leia a seguir em que consiste a operação identificar de acordo com Lino Macedo (um dos mentores do Enem): (…) "tomando algo como referência (absoluta ou relativa), consiste em buscar o que corresponde (total ou parcialmente) a essa referência." O que é Comparar?Segundo o dicionário Houaiss, comparar consiste em: 1. relacionar (coisas animadas ou inanimadas, concretas ou abstratas, da mesma natureza ou que apresentem similitudes) para procurar as relações de semelhança ou de disparidade que entre elas existam; 2. aproximar dois ou mais itens de espécie ou de natureza diferente, mostrando entre eles um ponto de analogia ou semelhança. Dica 2 – Nesta aula de Redação Enem, vamos estudar mais dois textos. E resolver exercícios práticos para afinar sua Interpretação de Texto para a prova do Enem – http://blogdoenem.com.br/interpretacao-de-texto-aula-5-redacao-enem/Lino Macedo – um dois responsáveis pela metodologia aplicada pelo Enem – define que as operações relacionar e confrontar são formas de comparar; e também maneiras de se fazer análise. Explicar Tonar claro alguma ideia, teoria, expressão, realidade que foi exposta, fazer entender a verdade ou não dos fatos. Geralmente, a operação explicar está relacionada às questões de causa e efeito. Justificar Conforme o dicionário Houaiss, significa "demonstrar que (algo) está certo ou que (alguém) está com a razão; fornecer argumentos a favor de; constituir-se em, dar, encontrar razões válidas para; legitimar." Dica 3 – Vamos revisar para o Exame Nacional do Ensino Médio? Confira nesta aula de Interpretação de texto se você já está pronto para tirar nota mil na Redação Enem – http://blogdoenem.com.br/interpretacao-de-texto-aula-4-redacao-enem/Assim, em uma prova, quando o estudante é submetido à operação de justificar, deverá comprovar o que afirmou e, para tal comprovação, apresentará as provas por meio de palavras, expressões, fatos, imagens e outros, pois tudo depende do gênero textual da questão, para justificar uma afirmação. Contextualizar Consiste em compreender, analisar e interpretar um fato, uma imagem, uma palavra, uma frase, um texto tendo como ponto de partida o contexto (a situação) em que algo está inserido. Em algum momento escolar, você já deve ter vivenciado o seguinte: – Professor, o que significa a palavra frajola? – Onde você leu essa palavra? Preciso ver o contexto. Após a explicação do aluno ou a leitura do texto em que o vocábulo se encontrava, o professor responde: – Significa homem metido a elegante. Para fecharmos nosso conteúdo das aulas 6 e 7 sobre Operações e Habilidades, veja o quadro, que estabelece a relação entre operações e habilidades. Agrupamentos dos esquemas de ação ou operações valorizadas na matriz de habilidades do ENEM
(Fonte: Lino Macedo. "Esquemas de ação ou operações valorizadas na matriz ou prova do Enem". In: Eixos cognitivos do Enem. MEC/ INEP: Brasília, 2007. P. 66.) No que concerne à Interpretação Textual, as habilidades mais verificadas são as de número 4, 5, 6, 18, 19 e 21. Com base nisso, observe as operações relacionadas. Saiba mais sobre Interpretação de texto nesta aula do canal Preparação Digital, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! [youtube http://www.youtube.com/watch?v=YBVbT7gy-Jc]Desafios Questão 1 (Enem) Do pedacinho de papel ao livro impresso vai uma longa distância. Mas o que o escritor quer, mesmo, é isso: ver o seu texto em letra de forma. A gaveta é ótima para aplacar a fúria criativa; ela faz amadurecer o texto da mesma forma que a adega faz amadurecer o vinho. Em certos casos, a cesta de papel é melhor ainda. O período de maturação na gaveta é necessário, mas não deve se prolongar muito. ‘Textos guardados acabam cheirando mal’, disse Silvia Plath, (…) que, com esta frase, deu testemunho das dúvidas que atormentam o escritor: publicar ou não publicar? guardar ou jogar fora? (Moacyr Scliar. “O escritor e seus desafios”.) Nesse texto, o escritor Moacyr Scliar usa imagens para refletir sobre uma etapa da criação literária. A ideia de que o processo de maturação do texto nem sempre é o que garante bons resultados está sugerida na seguinte frase: a) “A gaveta é ótima para aplacar a fúria criativa.” b) “Em certos casos, a cesta de papel é melhor ainda.” c) “O período de maturação na gaveta é necessário, (…).” d) “Mas o que o escritor quer, mesmo, é isso: ver o seu texto em letra de forma.” e) “ela (a gaveta) faz amadurecer o texto da mesma forma que a adega faz amadurecer o vinho.” Questão 2 Leia os textos a seguir. Texto 1 Navegar é Preciso Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa: "Navegar é preciso; viver não é preciso".
Quero para mim o espírito [d]esta frase, transformada a forma para a casar como eu sou:
Viver não é necessário; o que é necessário é criar. Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso. Só quero torná-la grande, ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.
Só quero torná-la de toda a humanidade; ainda que para isso tenha de a perder como minha. Cada vez mais assim penso.
Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir para a evolução da humanidade. É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça. Fernando Pessoa,"Navegar é preciso". Texto 2 Eu penso por meio de metáforas. Minhas idéias nascem da poesia. Descobri que o que penso sobre aeducação está resumido num verso célebre de Fernando Pessoa: "Navegar é preciso. Viver não é preciso". Navegação é ciência, conhecimento rigoroso. Para navegar, barcos são necessários. Barcos se fazem comciência, física, números, técnica. A navegação, ela mesma, faz-se com ciência: mapas, bússolas, coordenadas,meteorologia. Para a ciência da navegação é necessária a inteligência instrumental, que decifra o segredo dosmeios. Barcos, remos, velas e bússolas sãomeios. Já o viver não é coisa precisa. Nunca se sabe ao certo. A vida não se faz com ciência. Faz-se com sapiência.É possível ter a ciência da construção de barcos e, ao mesmo tempo, o terror de navegar. A ciência danavegação não nos dá o fascínio dos mares e os sonhos de portos onde chegar. Conheço um erudito que tudosabe sobre filosofia, sem que a filosofia tenha jamais tocado a sua pele. A arte de viver não se faz com ainteligência instrumental. Ela se faz com a inteligência amorosa. (Rubem Alves, "Por uma educação romântica", p. 112-113.) Ambos os textos utilizaram a frase "Navegar é preciso, viver não é preciso", que é a tradução da frase latina "Navigarenecesse; vivere non est necesse". Relacione os textos 1 e 2 e, com base nisso, explique a diferença do uso dessa frase nos dois textos. Questão 3 (UFBA – BA) Leia o texto. A tira trata de modo bem-humorado aspectos relativos à adolescência. a) A partir da sequência de quadros, justifique por que o adolescente utiliza um kit básicode frases para sobreviver. b) Considere a legenda na parte inferior da tira e explique como o recurso da intertextualidadeajuda a compor o efeito de humor do texto. Questão 4 (Enem) Leia o texto a seguir. Texto 1 Agora Fabiano conseguia arranjar as idéias. O que o segurava era a família. Vivia preso como um novilhoamarrado ao mourão, suportando ferro quente. Se não fosse isso, um soldado amarelo não lhe pisava o pénão. (…) Tinha aqueles cambões pendurados ao pescoço. Deveria continuar a arrastá-los? Sinhá Vitória dormiamal na cama de varas. Os meninos eram uns brutos, como o pai. Quando crescessem, guardariam as reses deum patrão invisível, seriam pisados,maltratados, machucados por um soldado amarelo. (Graciliano Ramos. "Vidas Secas". São Paulo: Martins. 23ª- ed., 1969, p. 75.) Texto 2 Para Graciliano, o roceiro pobre é um outro, enigmático, impermeável. Não há solução fácil para umatentativa de incorporação dessa figura no campo da ficção. É lidando com o impasse, ao invés de fáceis soluções, que Graciliano vais criar Vidas Secas, elaborando uma linguagem, uma estrutura romanesca, uma constituição de narrador em que narrador e criaturas se tocam, mas não se identificam. Em grande medida, odebate acontece porque, para a intelectualidade brasileira naquele momento, o pobre, a despeito de apareceridealizado em certos aspectos, ainda é visto como um ser humano de segunda categoria, simples demais, incapaz de ter pensamentos demasiadamente complexos. O que Vidas Secas faz é, com pretenso não envolvimento da voz que controla a narrativa, dar conta de uma riqueza humana de que essas pessoas seriam plenamente capazes. (Luís Bueno. "Guimarães, Clarice e antes". In: "Teresa". São Paulo: USP, nº- 2, 2001, p. 254.) A partir do trecho de "Vidas Secas"(texto 1) e das informações do texto II, relativas às concepções artísticas doromance social de 1930, avalie as seguintes afirmativas. I. O pobre, antes tratado de forma exótica e folclórica pelo regionalismo pitoresco, transforma-se em protagonistaprivilegiado do romance social de 30. II. A incorporação do pobre e de outros marginalizados indica a tendência da ficção brasileira da década de30 de tentar superar a grande distância entre o intelectual e as camadas populares. III. Graciliano Ramos e os demais autores da década de 30 conseguiram, com suas obras, modificar a posiçãosocial do sertanejo na realidade nacional. É correto apenas o que se afirma em: a) I. b) II. c) III. d) I e II. e) II e III. Questão 5 Leia os textos a seguir. Texto 1 O discurso do humor: temas, técnicas e leituras Se você diz a alguém que estuda piadas, o primeiro efeito que produz ainda é o riso. É uma pena que seja assim, porque as piadas são de fato um tipo de material altamente interessante. Por várias razões. Em primeiro lugar, as piadas são interessantes para os estudiosos porque praticamente só há piadas sobre temas que são socialmente controversos. Assim, sociólogos e antropólogos poderiam ter nelas um excelente corpus para tentar reconhecer (ou confirmar) diversas manifestações culturais e ideológicas, valores arraigados. […] Em segundo lugar, porque piadas operam fortemente com estereótipos. Assim, fornecem um bom material para pesquisas sobre “representações”, por exemplo. Possivelmente, qualquer estudioso tenha o direito de afirmar que tais representações são grosseiras demais para revelarem qualquer fato significativo. Mas estará enganado. De fato, elas revelam que, freqüentemente, discursos operam mesmo com representações grosseiras, estereotipadas. E que, portanto, muitas ações sociais são realizadas com esse frágil fundamento – não dar emprego a determinados tipos de pessoas por causa de seu sotaque ou da cor de sua pele ou do seu tamanho, por exemplo. […] Em terceiro lugar, as piadas são interessantes porque são quase sempre veículo de um discurso proibido, subterrâneo, não oficial, que não se manifestaria, talvez, através de outras formas de coletas de dados, como entrevistas. Outra face da mesma característica é que as piadas veiculam discursos não explicitados correntemente (ou, pelo menos, discursos pouco oficiais). […]” (POSSENTI, Sírio. "Os humores da língua". Campinas, SP: Mercado de Letras. 1998. pp 25-6.) Texto 2 Sobre os textos 1 e 2 responda. a) Possenti (texto 1) alega que as piadas são materiais interessantes para o estudo de uma sociedade. Explique os motivos que o leva a pensar assim. b) Segundo Possenti (texto 1), sociólogos e antropólogos as piadas não são vistas como objeto de estudo. Identifique a palavra que aponta essa ideia no segundo parágrafo. c) Qual o principal argumento exposto no texto 1 – para justificar o estudo de piadas – relaciona-secom a tira de Ziraldo? Justifique a resposta. Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! O post Interpretação de Texto: Operações e Habilidades – Redação Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||||
Circulação Humana – Biologia para vestibular e Enem. Revise! Posted: 29 Jan 2016 05:25 PM PST Nossa circulação é dupla (o sangue passa duas vezes pelo coração para a trajetória completa), fechada (o sangue só fica no interior dos vasos) e completa (não há mistura de sangue arterial com venoso). Veja nesta revisão que o sangue arterial é rico em oxigênio e venoso é pobre em oxigênio. O coração humano adulto pesa cerca de 500 gramas e fica situado atrás do osso esterno, na região conhecida como mediastino, entre os dois pulmões. O coração é envolvido por uma camada serosa, o pericárdio. As paredes do coração são formadas por músculo estriado cardíaco, o miocárdio. Este músculo realiza contrações involuntárias e rápidas, que são as ‘batidas do coração’, que ocorrem sob o comando do sistema nervoso autônomo. Entenda as contrações do CoraçãoA contração do coração é a sístole e o relaxamento é a diástole. Quando se verifica a pressão arterial há a pressão sistólica (mais alta) e a diastólica (mais baixa). A frequência cardíaca é o número de vezes que o coração bate por minuto, que num adulto normal em repouso é de cerca de 70 a 90 vezes por minuto. O coração tem dois átrios (AD e AE) e dois ventrículos (VD e VE). Separando o AD do VD há a valva tricúspide e entre o AE e VE há a valva bicúspide ou mitral. A válvula permite que o sangue passe do átrio ao ventrículo, fechando em seguida e impedindo o refluxo do sangue. O sangue passa no interior dos vasos sanguíneos, que são as artérias, veias e capilares.
O ritmo cardíaco é regulado através do nodo sinoatrial, apelidado de marca-passo cardíaco. Esse ritmo deve ser constante. Pessoas com hipertensão tem pressão alta no interior do vaso e é um mal às vezes silencioso. O vaso corre o risco de ruptura, conhecido como acidente vascular, popularmente AVC, que na realidade pode ser em qualquer local do corpo. É o derrame. Dica 1 – Revise sobre a Respiração Humana nesta aula de Biologia Enem. Tire suas dúvidas, resolva os exercícios e fique pronto para a prova – http://blogdoenem.com.br/respiracao-humana-biologia-enem/ Dica 2 – Estude sobre a Digestão Humana nesta aula de revisão para a prova de Biologia Enem e fique preparado para tirar boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio – http://blogdoenem.com.br/digestao-humana-biologia-enem/Para o sangue circular por todo o corpo há a pequena circulação (pulmonar) e a grande circulação (sistêmica). Na pulmonar o sangue sai venoso e retorna arterial e na sistêmica sai arterial e retorna venoso. A artéria coronária nutre o miocárdio e sua obstrução causa morte deste músculo ou parte dele. É o infarto do miocárdio. Aula GratuitaSaiba mais sobre Circulação Humana nesta aula do canal Anatomia Fácil com Rogério Gozzi, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! Desafios sobre circulação sanguínea Questão 01 (Curso Sinapse) Observe a figura ao lado e analise as afirmativas referentes à circulação humana:I-A artéria pulmonar leva sangue arterial do coração aos pulmões. II- A artéria aorta sai do ventrículo esquerdo, levando sangue arterial para o corpo. III-A veia cava traz sangue venoso do corpo para o coração. IV-O átrio esquerdo recebe sangue venoso da veia pulmonar. V-O lado direito do nosso coração só tem sangue venoso. Estão corretas: a) I, II, III, V. b) II, III, V. c) I, II, IV, V. d) II, III, IV. e) I, III, IV. Dica 3 – Que tal dar uma revisada em Zoologia para garantir a sua nota na prova de Biologia Enem? O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando, estude com a gente! – http://blogdoenem.com.br/zoologia-biologia-enem/Questão 02 (UFV-MG)Com relação às artérias é correto afirmar que: a) na estrutura de sua parede não há camada de músculo liso. b) sua pressão sanguínea é menor que nas veias. c) são vasos que transportam somente sangue arterial. d) são pulsantes e eferentes em relação ao coração. e) são dotadas de válvulas que impedem o refluxo de sangue. Questão 03 (UERJ) Um contraste radiológico, substância opaca ao raio X, foi injetado, por via venosa, no braço de um paciente submetido a uma radiografia dos rins. Essa substância, logo após a injeção e antes de atingir os rins, passa pela seguinte sequência de estruturas anatômicas: a) pulmões, átrio direito, ventrículo direito, átrio esquerdo, ventrículo esquerdo. b) átrio direito, ventrículo direito, pulmões, átrio esquerdo, ventrículo esquerdo. c) pulmões, átrio esquerdo, ventrículo esquerdo, átrio direito, ventrículo direito. d) átrio esquerdo, ventrículo esquerdo, pulmões, átrio direito, ventrículo direito. e) átrio direito, ventrículo direito, pulmões, ventrículo esquerdo, átrio esquerdo. Questão 04 (Mack-SP) Num infarto, células do músculo cardíaco morrem. Em casos mais graves, há necessidade da colocação de uma ponte de safena. Esse procedimento consiste: a) na colocação de um fragmento de um vaso retirado da perna no coração para que o sangue volte a circular. b) na substituição de parte da artéria aorta, diminuindo a pressão com que o sangue sai do coração. c) no transplante de células retiradas do músculo da perna, que substituirão a parte morta do músculo cardíaco. d) na implantação de um dispositivo que aumente o diâmetro dos vasos que trazem sangue ao coração. e) na colocação de uma válvula artificial para impedir o refluxo do sangue do ventrículo para o átrio. Comentário: O infarto é ocasionado porque a artéria coronária ou uma de suas ramificações, é interrompida, fazendo com que não haja passagem de sangue para irrigação do miocárdio. Aveia safena está na perna e é "sanfonada", podendo ter um pedaço retirado para fazer um desvio no local onde a coronária está entupida. Em alguns casos, se retira a parte entupida e se coloca esse pedaço da safena para substituir. Questão 05 (Curso Sinapse) No coração humano, notamos que as paredes dos ventrículos direito e esquerdo têm espessuras diferentes, o que nos sugere que exerçam pressões diferentes ao impulsionarem sangue. O ventrículo direito tem paredes mais finas que o esquerdo e: a) recebe sangue da aurícula esquerda e o bombeia para o pulmão. b) recebe sangue da aurícula direita e o bombeia para o corpo em geral. c) recebe sangue arterial e o bombeia para o corpo em geral, através das artérias. d) bombeia sangue venoso para os pulmões, a arterial para o corpo em geral. e) recebe sangue venoso e o bombeia para os pulmões. Comentário: O ventrículo direito tem as paredes menos espessas que o esquerdo porque precisa contrair com menos pressão o sangue para os pulmões (que estão próximos). Já o ventrículo esquerdo precisa mandar o sangue para todos os outros órgãos do corpo (grande circulação). Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! O post Circulação Humana – Biologia para vestibular e Enem. Revise! apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||||
Biologia Enem: Respiração celular parte 3 – Cadeia respiratória Posted: 29 Jan 2016 05:25 PM PST Biologia Enem: A respiração celular é um meio altamente eficiente de quebrar moléculas orgânicas e transferir a energia de suas ligações para moléculas mais simples que podem ser rapidamente utilizadas pela células – os ATPs.A cadeia respiratória (também chamada de cadeia transportadora de elétrons ou fosforilação oxidativa), assunto deste post, é a fase final e mais rentável da respiração celular. Você lembra que durante a glicólise e o ciclo de Krebs as reações de descarboxilação e desidrogenação da glicose geravam vários NADH e FADH2? Pois então! Todas estas moléculas carregadoras de elétrons serão utilizadas nesta etapa da respiração celular e a energia contida nelas será transferida para moléculas de ATP, possibilitando o uso dessa energia pela célula. Dica 1: Antes de estudar a cadeia respiratória, é importante que você saiba tudo sobre as fases anteriores da respiração celular – a glicólise e o ciclo de Krebs. Para isso, veja estes posts que irão te ajudar a entender tudo sobre respiração celular: http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-respiracao-celular-parte-glicolise/ http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-respiracao-celular-ciclo-krebs/A cadeia respiratória irá ocorrer na membrana interna da mitocôndria, que forma as cristas mitocondriais. Figura 1: Fotomicrografia de mitocôndrias em células do músculo cardíaco feita com microscópio eletrônico de transmissão e coloridas artificialmente. Na imagem podemos ver as dobras da membrana interna da mitocôndria, formando as cristas mitocondriais onde ocorre a cadeia respiratória. Nesta membrana interna há várias proteínas transmembrana, um composto orgânico chamado de coenzima Q e várias proteínas com átomos de cobre ou ferro, que são chamadas de citocromos. Todas estas proteínas formam um circuito que irá realizar as reações necessárias para que esta etapa da respiração celular ocorra. Os elétrons capturados pelas moléculas de NADH e FADH2 irão passar por esse circuito. No início da cadeia respiratória, o NADH é quebrado, produzindo NAD+ + H+. Ao mesmo tempo, são liberados elétrons altamente energéticos. Esses elétrons liberados são atraídos pelo oxigênio molecular (proveniente da respiração pulmonar) presente na mitocôndria. Porém, para chegarem até ele, precisam passar pelas proteínas e citocromos presentes nas cristas mitocondriais. Durante o trajeto, os elétrons formarão, juntamente com os transportadores, diferentes compostos provisórios cuja quantidade de energia é menor que a transportada pelo transportador anterior. Essa energia liberada em cada etapa será utilizada para transportar íons H+ presentes na matriz, para a região entre a crista e a matriz externa da mitocôndria. Com isso, essa região ficará carregada positivamente e o outro lado da membrana estará carregada negativamente. Assim, os hidrogênios forçarão sua volta tentando acabar com essa diferença de potencial. Para voltar, os hidrogênios poderão passar apenas pelo complexo proteico transmembrana chamado de enzima ATPsintase. Quando ocorre a passagem de um íon hidrogênio pela ATPsintase, uma parte desta enzima gira (como uma turbina de uma hidrelétrica), produzindo energia que é utilizada para ligar um ADP + um P, formando ATP. O oxigênio estará no fim da cadeia respiratória, recebendo os elétrons que passaram pelas proteínas. Assim, o oxigênio ficará instável e reagirá com íons H+, formando moléculas de água. Figura 2: Esquema demonstrando as etapas da cadeia respiratória. Ainda está difícil de entender o que ocorre na cadeia respiratória? Então veja esta animação super legal sobre a última etapa da respiração celular: https://www.youtube.com/watch?v=md6JdC98dTUÉ importante ressaltar que cada molécula de NADH que libera elétrons durante a cadeia respiratória produzirá energia suficiente para produzir 3 moléculas de ATP. Já os elétrons carregados pelas moléculas de FADH2 são menos energéticos e produzem apenas 2 ATPs. Outro detalhe que deve ser lembrado é que a cadeia respiratória também recebe o nome de fosforilação oxidativa. Isso porque para formarmos ATP juntamos uma molécula de ADP com 1 fosfato (ADP+P) em um processo chamado de fosforilação, que só é possível devido à oxidação da glicose. Saldo da cadeia respiratória: Anteriormente comentei que para cada NADH formam-se 3 ATPs na cadeia respiratória. Então vamos fazer as contas: formamos 2 NADH na glicólise, 2 na entrada do piruvato na mitocôndria e 6 NADH no ciclo de Krebs. Portanto, para cada molécula de glicose que inicia a respiração celular, temos 10 NADH entrando na cadeia respiratória. Assim, a partir dessas moléculas de NADH, teremos a formação de 30 ATPs. Além dos NADHs temos também a formação de 2 moléculas de FADH2, que rendem 2 ATPs cada durante a cadeia respiratória, totalizando 4 ATPs a partir delas. Então, só na cadeia respiratória, temos a formação de 34 ATPs. Se juntarmos estes a 34 ATPs, mais os 2 produzidos na glicólise e os 2 produzidos no ciclo de Krebs teremos um saldo de 38 ATPs produzidos em toda a respiração celular a partir de uma molécula de glicose. Atenção! Em algumas células, a entrada do piruvato na mitocôndria gasta 2 ATPs, por isso, o saldo da respiração celular nestas células será de 36 ATPs. Fique atento(a)! Existem venenos que agem diretamente sobre a cadeia respiratória. Um exemplo é o cianeto de potássio. Essa substância bloqueia a passagem dos elétrons que estão saltando na cadeia respiratória para o oxigênio. Assim, uma pessoa contaminada pelo cianeto pode respirar desesperadamente, mas não conseguirá completar a respiração celular e poderá morrer, pois suas células não conseguirão produzir energia suficiente para mantê-las funcionando. Agora que você já sabe tudo sobre a cadeia respiratória e a respiração celular, que tal ver uma videoaula legalzona para fixar o conteúdo? Então veja esta aula do professor Paulo Jubilut do canal Biologia Total: https://www.youtube.com/watch?v=Fm2Ydd2ArT0E aí, curtiu a videoaula sobre cadeia respiratória? Beleza! Vamos testar seus conhecimentos para ver o que você aprendeu sobre respiração celular?
01 – (FGV/2014) A produção de adenosina trifosfato (ATP) nas células eucarióticas animais acontece, essencialmente, nas cristas mitocondriais, em função de uma cadeia de proteínas transportadoras de elétrons, a cadeia respiratória. O número de moléculas de ATP produzidas nas mitocôndrias é diretamente proporcional ao número de moléculas de a) glicose e gás oxigênio que atravessam as membranas mitocondriais. b) gás oxigênio consumido no ciclo de Krebs, etapa anterior à cadeia respiratória. c) glicose oxidada no citoplasma celular, na etapa da glicólise. d) gás carbônico produzido na cadeia transportadora de elétrons. e) água produzida a partir do consumo de gás oxigênio. Gab: E
02 – (UEM PR/2013) A liberação de energia a partir da quebra de moléculas orgânicas complexas compreende basicamente três fases: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Sobre esse assunto, assinale o que for correto. 01. Na cadeia respiratória, que ocorre nas cristas mitocondriais, o NADH e o FADH2 funcionam como transportadores de íons H+. 02. A glicólise é um processo metabólico que só ocorre em condições aeróbicas, enquanto o ciclo de Krebs ocorre também nos processos anaeróbicos. 04. Nas células eucarióticas, a glicólise ocorre no citoplasma, enquanto o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória ocorrem no interior das mitocôndrias. 08. No ciclo de Krebs, uma molécula de glicose é quebrada em duas moléculas de ácido pirúvico. 16. A utilização de O2 se dá no citoplasma, durante a Gab: 05
03 – (FGV/2013) O cianeto é uma toxina que atua bloqueando a última das três etapas do processo respiratório aeróbico, impedindo, portanto, a produção de ATP, molécula responsável pelo abastecimento energético de nosso organismo. O bloqueio dessa etapa da respiração aeróbica pelo cianeto impede também a a) síntese de gás carbônico a partir da quebra da glicose. b) produção de moléculas transportadoras de elétrons. c) oxidação da glicose e consequente liberação de energia. d) formação de água a partir do gás oxigênio. e) quebra da glicose em moléculas de piruvato. Gab: D
04 – (UNIVAG MT/2013) As células musculares podem realizar a respiração celular ou a fermentação mediante algumas condições. É correto afirmar que a) a célula muscular utiliza o ATP produzido na respiração celular, pois o gás oxigênio consegue captar elétrons no ciclo de Krebs enquanto na fermentação não há transferência de elétrons. b) a fermentação ocorre somente em condição anaeróbia e a respiração celular ocorre em condição anaeróbia ou aeróbia, favorecendo a produção de 34 ATP para o trabalho muscular. c) a respiração celular fornece o gás oxigênio que será utilizado na fermentação muscular, reação que produz pouco ATP pelo fato de não ocorrer no interior das mitocôndrias mas, sim, no citosol. d) os dois processos dependem das mitocôndrias para ocorrerem, entretanto, apenas a fermentação ocorre na matriz mitocondrial, gerando 2 ATP e ácido lático, prejudicial ao músculo. e) tanto a respiração celular quanto a fermentação iniciam-se com a glicólise, porém, apenas na primeira ocorre o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória, que geram um elevado saldo energético para o músculo. Gab: E
05 – (UFPR/2013) A figura abaixo representa o transporte de elétrons (e-) pela cadeia respiratória presente na membrana interna das mitocôndrias. Cada complexo possui metais que recebem e doam elétrons de acordo com seu potencial redox, na sequência descrita. Caso uma droga iniba o funcionamento do citocromo c (cit. c), como ficarão os estados redox dos componentes da cadeia? Gab: A
06 – (UEL PR/2010) Analise o esquema da respiração celular em eucariotos, a seguir: (Adaptado de: LOPES, Sônia. Bio 1, São Paulo: Ed. Saraiva, 1992, p.98) Com base nas informações contidas no esquema e nos conhecimentos sobre respiração celular, considere as afirmativas a seguir: I. A glicose é totalmente degradada durante a etapa A que ocorre na matriz mitocondrial. II. A etapa B ocorre no hialoplasma da célula e produz menor quantidade de ATP que a etapa A. III. A etapa C ocorre nas cristas mitocondriais e produz maior quantidade de ATP que a etapa B. IV. O processo anaeróbico que ocorre no hialoplasma corresponde à etapa A. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e III são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas. Gab: C
07 – (UNIR RO/2010) Sobre o processo respiratório de uma célula vegetal, analise as afirmativas. I. Na glicólise, são produzidos ATP e Piruvato. II. A cadeia respiratória ocorre na matriz mitocondrial. III. Fosforilação oxidativa é quando se dá a liberação de CO2. IV. O oxigênio é o aceptor final dos elétrons da cadeia respiratória. Estão corretas as afirmativas a) I e II, apenas. b) II e III, apenas. c) I e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II e III, apenas. Gab: C
08 – (UFPB/2010) O esquema a seguir mostra parte das reações da cadeia respiratória que ocorre nas membranas internas das mitocôndrias, com detalhe para a produção de ATP (adenosina trifosfato), de acordo com a teoria quimiosmótica.
Considerando a estrutura mitocondrial, o processo destacado na figura e a utilização do ATP pelas células, identifique as afirmativas corretas: I. O ADP é transformado em ATP, a partir da energia resultante de um gradiente de prótons, liberada durante as reações da cadeia respiratória. II. A síntese de ATP é maior em células que realizam intenso trabalho, como as células da musculatura cardíaca. III. O ATP é a moeda universal de transferência de energia entre os produtores de bens (respiração celular) e os consumidores de bens (trabalho celular). IV. A quantidade de invaginações (cristas) da membrana interna é inversamente proporcional à atividade celular. V. O cianeto, um veneno de ação rápida que bloqueia o transporte de elétrons, não altera a síntese do ATP. Gab: I, II, III
09 – (UEPG PR/2008) No metabolismo celular existem dois processos predominantes de obtenção de energia: a respiração celular e a fermentação. A respeito deste assunto, assinale o que for correto. 01. Um processo que permite obter energia a partir do açúcar é a fermentação, que ocorre em condições anaeróbias, ou seja, na ausência de oxigênio. 02. A respiração celular ocorre principalmente nas mitocôndrias. Nesse processo a glicose combina-se com o oxigênio do ar, transforma-se em dois resíduos: gás carbônico e água, e libera energia. 04. A energia liberada pela respiração ou pela fermentação nunca é usada diretamente no trabalho celular. Ela é inicialmente armazenada numa molécula especial, o ATP (adenosina trifosfato), sob a forma de ligações químicas muito ricas em energia. O ATP é constituído pela substância adenina, ligada a uma ribose e a três grupos fosfóricos. O ATP pode perder um grupo fosfórico e transformar-se em ADP (adenosina difosfato), liberando energia. O ATP tem duas ligações de alta energia e o ADP tem somente uma dessas ligações. Pode-se considerar o ATP como uma bateria celular “carregada” de energia, enquanto o ADP representa a forma “descarregada”. 08. Os resíduos que a respiração produz são moléculas menores (água e gás carbônico) do que os da fermentação (álcool e gás carbônico). A fermentação libera muito menos energia do que a respiração, porque na fermentação boa parte da energia da glicose não fica disponível por estar armazenada no álcool. Gab: 15
10 – (UNIFOR CE/2008) O processo de respiração celular ocorre tanto no citosol como nas mitocôndrias. As etapas que ocorrem no interior das mitocôndrias são: a) glicólise e ciclo de Krebs. b) glicólise e fosforilação oxidativa. c) glicólise e ciclo das pentoses. d) ciclo de Krebs e ciclo das pentoses. e) ciclo de Krebs e fosforilação oxidativa. Gab: E
11 – (UFU MG/2008) O esquema a seguir representa etapas do consumo de glicose. Analise o que representam os números 1, 2, 3, 4 e 5 no esquema acima e marque a alternativa correta. a) 1 – gás carbônico; 2 – álcool etílico; 3 – glicólise; 4 – ciclo de Krebs; 5 – gás carbônico. b) 1 – ciclo de Krebs; 2 – álcool etílico; 3 – gás carbônico; 4 – glicólise; 5 – ATP. c) 1 – glicólise; 2 – gás carbônico; 3 – álcool etílico; 4 – ciclo de Krebs; 5 – gás carbônico. d) 1 – álcool etílico; 2 – ciclo de Krebs; 3 – glicólise; 4 – gás carbônico; 5 – ATP. Gab: C
12 – (UNIMONTES MG/2007) A mitocôndria é considerada como o centro de produção energética da célula, em que ocorrem as principais etapas de degradação dos alimentos para a produção de energia. Assinale a alternativa que contém uma etapa que NÃO ocorre na mitocôndria. a) Descarboxilação oxidativa. b) Ciclo de Krebs. c) Glicólise. d) Fosforilação oxidativa. Gab: C
13 – (UFRGS/2007) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações que seguem, referentes à respiração celular. ( ) A respiração celular é constituída por três rotas: a oxidação do piruvato, o ciclo do ácido cítrico e o ciclo das pentose ( ) Nas transferências de íons hidrogênio ao longo da cadeia respiratória, há liberação de elétrons que vão sendo captados por transportadores intermediários como os citocromos ( ) No ciclo do ácido cítrico, ocorre uma maior produção de ATP do que durante a fase de glicólise ( ) Nos eucariontes, a fase de glicólise ocorre no interior das mitocôndrias e na ausência de oxigênio A sequência correta de preenchimento dos parêntese, de cima para baixo, é a) FFFV b) FVFV c) VVVF d) VFVV e) FVVF Gab: E
14 – (UFAL/2005) A energia para o metabolismo celular é obtida com a queima de um açúcar, a glicose. Considere as seguintes afirmações sobre esse processo: I. A glicólise ocorre no citoplasma. II. O ciclo de Krebs ocorre na mitocôndria. III. O transporte de elétrons ocorre no citoplasma. IV. A glicólise é a etapa de maior geração de energia. Está correto o que se afirma em a) I, somente. b) I e II, somente. c) II e III, somente. d) III e IV, somente. e) I, II, III e IV. Gab: B
15 – (UNIFOR CE/2002) Um tipo de respiração celular pode ser esquematizado da seguinte maneira: Esse processo e os locais de ocorrência das suas etapas são: respiração: a) aeróbica, ribossomo e mitocôndria. b) aeróbica, citosol e mitocôndria. c) aeróbica, nucléolo e lisossomo. d) anaeróbica, citosol e membrana. e) anaeróbica, nucléolo e lisossomo. Gab: B
16 – (UEPB/2002) Complete a frase a seguir, com as expressões indicadas corretamente nas alternativas abaixo: "A respiração ______ se desenvolve sobretudo no(a) _____, organela citoplasmática que atua como verdadeira usina produtora de _____". a) anaeróbica; complexo de Golgi; energia. b) aeróbica; mitocôndria; energia. c) anaeróbica; mitocôndria; energia. d) aeróbica; ribossomos; energia. e) aeróbica, cloroplastos; energia. Gab: B
17 – (UFMT/2002) A respiração celular, pela utilização da glicose como substrato, envolve três fases importantes: a) Transformação da glicose em ácido pirúvico; b) Ciclo de Krebs; c) Cadeia de transporte de elétrons, com liberação de energia.
A respeito das fases da respiração celular, julgue os itens. 00. Na glicólise, reação que ocorre no citoplasma, a glicose sofre sucessivas transformações até chegar a ácido pirúvico. 01. Os H+ retirados da molécula de glicose não ocasionam acidose da célula porque os O2 combinam-se com eles, formando moléculas de H2O. 02. O Ciclo de Krebs, também chamado Ciclo do Ácido Cítrico, ocorre nas cristas mitocondriais, mais precisamente nos corpúsculos elementos. 03. A função da cadeia respiratória ou cadeia de transporte de elétrons é a formação de moléculas de ATP, processo chamado fosforilação oxidativa. Gab: CCEC
18 – (UERJ/2001) Usando-se uma preparação de mitocôndrias isoladas, incubada em condições adequadas, foram medidas as taxas de consumo do oxigênio e do substrato e a taxa de produção de ATP, em duas situações: I. ausência de cianeto; II. presença de cianeto. Observe o gráfico que representa o resultado desse experimento. Indique a ação do cianeto na cadeia respiratória mitocondrial. Gab: O cianeto é um inibidor da cadeia respiratória mitocondrial. Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos. O post Biologia Enem: Respiração celular parte 3 – Cadeia respiratória apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||||
Biologia Enem: Respiração celular parte 2 – Ciclo de Krebs Posted: 29 Jan 2016 04:46 PM PST Biologia Enem: A respiração celular tem como objetivo quebrar compostos orgânicos para produzir energia. Este é um processo gradual, onde pequenas quantidades de energia são liberadas e transferidas para moléculas de ATP – as moedas energéticas da célula.A respiração celular tem três etapas: glicólise, ciclo de Krebs e cadeia respiratória. Este processo metabólico tem muitos detalhes, o que faz com que este assunto pareça um "bicho de sete cabeças". Mas, se você nos acompanhar nesta revisão, verá que compreender a respiração celular pode ser bem fácil! Vem com a gente! Revise a segunda etapa da respiração celular: o ciclo de Krebs! O Blog do Enem vai te ajudar a gabaritar as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares! Dica 1: Antes de começar a estudar a glicólise, é importante que você conheça os conceitos básicos sobre a respiração celular. Para isso, veja este super post com aula da Khan Academy e texto da professora Juliana Evelyn dos Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-introducao-respiracao-celular/.Dica 2: Como você sabe, o ciclo de Krebs é a segunda etapa da respiração celular. Para estudar a primeira fase (a glicólise), veja este super post: http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-respiracao-celular-parte-glicolise/.Ao fim da glicólise (primeira etapa da respiração celular) a célula possui o seguinte saldo: 2 moléculas de ATP (a moeda energética da célula que será utilizada para os mais diversos fins), 2 moléculas de NADH (coenzima que carrega energia na forma de elétrons) e duas moléculas de ácido pirúvico (também chamado de piruvato, possui três carbonos). O piruvato e o NADH encontram-se no citoplasma (onde ocorre a glicólise) e serão transferidas para dentro da mitocôndria. Quando o ácido pirúvico passa pela primeira membrana da mitocôndria (membrana mais externa), ele irá perder um carbono na forma de gás carbônico (CO2) formando uma molécula chamada de acetil (um composto com apenas dois carbonos). Logo que o acetil é formado, ele irá reagir com a coenzima A, que irá acelerar a velocidade das reações químicas que ocorrem no Ciclo de Krebs. Essa reação forma uma segunda molécula, chamada de acetilcoenzima A (acetil-CoA). A energia que seria liberada pela quebra da ligação carbônica do piruvato ao se tornar acetil é captura por um NAD+, formando um NADH. Um detalhe importante: você precisa lembrar que cada molécula de glicose quebrada na fase anterior da respiração celular (a glicólise), forma duas moléculas de ácido pirúvico. Assim, cada uma dessas duas moléculas de piruvato vai sofrer a reação de preparação que descrevi anteriormente. Logo, nesta etapa, são formados 2 NADH para cada molécula de glicose. O ciclo de Krebs ocorre na matriz mitocondrial e precisa de oxigênio para ocorrer.
Após a formar o acetil-CoA ocorrerá uma reação de hidrólise, em que a coenzima A irá ser liberada. Ao mesmo tempo o acetil irá reagir com o ácido oxalacético que possui 4 carbonos, formando uma molécula de 6 carbonos chamada de ácido cítrico (por isso que o ciclo de Krebs também é chamado de ciclo do ácido cítrico). Para que a energia contida no ácido cítrico seja liberada, uma série de pequenas quebras irá ocorrer, para que estaa energia seja liberada aos poucos. Assim, primeiramente o ácido cítrico perde um carbono na forma de CO2. Ao perder esse carbono, a energia contida nesta ligação quebrada será capturada por uma molécula de NAD+, formando uma molécula de NADH. O novo composto formado a partir dessa descarboxilação é chamado de ácido cetoglutárico e possui 5 carbonos. O ácido cetoglucárico sofre uma nova quebra liberando mais carbono na forma de gás carbônico. Essa quebra de ligação carbônica produz energia suficiente para a formação de mais um NADH, assim como para a formação de 1 ATP. A molécula formada a partir da descarboxilação do ácido cetoglucárico é chamada de ácido succínico e possui 4 carbonos. Nesta etapa do ciclo de Krebs, os dois carbonos provenientes da glicose (mais precisamente do ácido pirúvico que deu início ao ciclo), já foram perdidos. Assim, a continuidade do ciclo de Krebs tem com objetivo restaurar o ácido oxalacético (que se une ao acetil-CoA). Assim, não há mais perda de carbonos, mas sim perda de hidrogênios em reações de desidrogenação. Dessa maneira, na primeira desidrogenação, o ácido succínio será transformado em ácido málico e haverá a formação de FADH2 (molécula carregadora de energia, semelhante ao NADH, mas que carrega menos energia). Haverá então mais uma reação de desidrogenação e o ácido málico se tornará um ácido oxalacético. Nesta desidrogenação há a formação de mais um NADH. Resumindo: ao fim do ciclo de Krebs temos a formação de 3 NADH, 1 FADH2 e 1 ATP para cada molécula de ácido pirúvico que entrou na mitocôndria. Assim, se levarmos em consideração que uma molécula de glicose forma dois ácidos pirúvicos, temos a formação de 6 NADH, 2 FADH2 e 2 ATPs para cada molécula de glicose durante o ciclo de Krebs.
Quem é "esse tal" de Krebs? Sir Hans Adolf Krebs (1900 – 1981) foi um biólogo, médico e químico alemão que estudou ciclos químicos das nossas células. A descrição do funcionamento do ciclo do ácido cítrico (ciclo de Krebs) lhe rendeu o prêmio Nobel em 1953.
Agora, para finalizar sua revisão, veja esta super videoaula do professor Paulo Jubilut do canal Biologia Total, do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=6H792kcL5pQ.Agora que você já sabe tudo sobre o ciclo de Krebs e a respiração celular, que tal testar seus conhecimentos?
01- (IFGO/2012) O esquema abaixo apresenta uma das etapas metabólicas da respiração celular.
Sobre essa etapa, julgue as afirmativas abaixo: I. Etapa conhecida como Ciclo de Krebs ou Calvin. II. Ocorre somente no interior das mitocôndrias. III. No final dessa etapa são formados: 2 CO2 + 3 NADH + 1 FADH2 + 1 GTP IV. O ciclo tem início com uma reação entre a acetil-CoA (acetilcoenzima A) e o ácido oxalacético (oxalacetato). Assinale a alternativa correta: a) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras. b) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras. c) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras. d) Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras. e) Todas as afirmativas são verdadeiras. Gab: D
02- (UEL PR/2010) Analise o esquema da respiração celular em eucariotos, a seguir:
Com base nas informações contidas no esquema e nos conhecimentos sobre respiração celular, considere as afirmativas a seguir: I. A glicose é totalmente degradada durante a etapa A que ocorre na matriz mitocondrial. II. A etapa B ocorre no hialoplasma da célula e produz menor quantidade de ATP que a etapa A. III. A etapa C ocorre nas cristas mitocondriais e produz maior quantidade de ATP que a etapa B. IV. O processo anaeróbico que ocorre no hialoplasma corresponde à etapa A. Assinale a alternativa correta. a) Somente as afirmativas I e II são corretas. b) Somente as afirmativas I e III são corretas. c) Somente as afirmativas III e IV são corretas. d) Somente as afirmativas I, II e IV são corretas. e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas. Gab: C
03 – (UDESC SC/2008) Assinale a alternativa correta, em relação ao saldo final (rendimento líquido), na produção de ATPs pela Via da Glicólise, Ciclo de Krebs e Cadeia Respiratória, respectivamente. a) 2, 2, 34 b) 2, 4, 32 c) 4, 8, 24 d) 2, 8, 26 e) 4, 4, 30 Gab: A
04 – (UFMA/2009) Com relação a respiração celular, analise as sentenças abaixo e, em seguida, assinale a opção correta: I. O NAD+ desempenha papel central no metabolismo energético das células, captando elétrons de alta energia, liberados na degradação de moléculas orgânicas e fornecendo-os, em seguida, aos sistemas de síntese de ATP. II. A glicolise e uma etapa anaeróbica do processo de degradação da glicose, pois não necessita de gás oxigênio para ocorrer. III. O ciclo de Krebs tem início com uma reação entre a acetil–CoA e o ácido oxalacético, em que é liberada a molécula de coenzima A e formada uma molécula de ácido cítrico. IV. A síntese da maior parte do ATP gerado na respiração celular está acoplada a reoxidação das moléculas de NADH e FADH2, que se transformam em NAD+ e FAD, respectivamente. V. A maior parte do NADH e produzida no interior da mitocôndria, durante a transformação do ácido pirúvico em acetil–CoA e o ciclo de Krebs. a) Somente I e III estão corretas. b) Somente II e III estão corretas. c) Somente II, III e IV estão corretas. d) Somente I, II, III e V estão corretas. e) I, II, III, IV e V estão corretas. Gab: E Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos. O post Biologia Enem: Respiração celular parte 2 – Ciclo de Krebs apareceu primeiro em Blog do Enem. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário