Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- IFSEMG – Notas de Corte Sisu 2016: Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais
- IF Sertão – Notas de Corte Sisu 2016: Instituto Federal do Sertão Pernambucano
- Tema de Redação Enem 2016 – Mobilidade Urbana
IFSEMG – Notas de Corte Sisu 2016: Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais Posted: 30 Oct 2016 10:13 PM PDT O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais é ideal para você que deseja residir por lá e de quebra estudar em um instituto federal. Confira abaixo a lista completa das Notas de Corte Sisu 2016 no IFSEMG e calcule suas chances!As maiores Notas de Corte Sisu 2016 no IFSEMG ficaram por conta dos cursos de graduação em Mecatrônica e Engenharia Metalúrgica, ambos para o campus de Juiz de Fora. Mecatrônica fez 709,36 pontos, para a disputa de Ampla Concorrência. Engenharia Metalúrgica fez 701,48 pontos, para a disputa de Escola Pública com renda livre. Quer entrar lá? Veja as dicas do Curso Enem Online, gratuito. Curso Enem GratuitoCriamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio. Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia. E, com o Simulado Enem 2016 Online você faz provas gratuitas que ficam disponíveis 24 horas por dia, com Gabarito na hora e aulas de revisão para os temas das questões que você errar. As menores Notas de Corte Sisu 2016 no IFSEMG Os cursos de graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos e Gestão Ambiental ficaram com as menores Notas de Corte Sisu 2016 no IFSEMG e, consequentemente, foram os menos concorridos. Ciência e Tecnologia de Alimentos, no campus de Rio Pomba, fez 565,56 pontos, para a disputa de Cota Racial com renda livre. Gestão Ambiental, no campus de Barbacena, fez 566,06 pontos, para a disputa de Cota Racial com renda de até 1,5 salário mínimo. Veja a lista completa das Notas de Corte Sisu 2016 no IFSEMG
Post escrito por Taynara Macedo. Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. O post IFSEMG – Notas de Corte Sisu 2016: Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
IF Sertão – Notas de Corte Sisu 2016: Instituto Federal do Sertão Pernambucano Posted: 30 Oct 2016 09:25 PM PDT Se você, estudante do Exame Nacional do Ensino Médio, deseja morar no estado de Pernambuco e estudar em um instituto federal, o IF Sertão pode ser o local que você procura! As Notas de Corte Sisu 2016 no IF Sertão não foram muito altas, quando comparadas à outros institutos federais, por isso as chances de entrar só aumentam! Veja a lista completa das Notas de Corte Sisu 2016 no IF Sertão logo abaixo.A sede do Instituto Federal do Sertão Pernambucano fica em Petrolina, e os demais campi estão situados nos municípios de Ouricuri, Floresta, Salgueiro, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista. Os cursos de graduação com as maiores Notas de Corte Sisu 2016 no IF Sertão foram Computação, Química e Agronomia, todos para a disputa de Ampla Concorrência e lotação no campus de Petrolina. Com Notas de Corte Sisu 2016 no IF Sertão bem baixas ficaram os cursos de graduação em Computação, com 622,11 pontos, Química, com 616,61 pontos, e Agronomia, com 615,81 pontos. Quer entrar lá? Veja as dicas do Curso Enem Online, gratuito. Curso Enem GratuitoCriamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio. Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia. E, com o Simulado Enem 2016 Online você faz provas gratuitas que ficam disponíveis 24 horas por dia, com Gabarito na hora e aulas de revisão para os temas das questões que você errar. As menores Notas de Corte Sisu 2016 no IF Sertão Física e Gestão da Tecnologia da Informação foram os cursos com as Menores Notas de Corte Sisu 2016 no IF Sertão. Com 554,54 pontos ficou Física, no campus de Salgueiro, para disputa de Cota Racial com renda livre. Gestão da Tecnologia da Informação fez 555,29 pontos, no campus de Floresta, para a disputa de Cota Racial com renda de até 1,5 salário mínimo, fechando as Notas de Corte Sisu 2016 no IF Sertão. Veja a lista completa das Notas de Corte Sisu 2016 no IF Sertão
Post escrito por Taynara Macedo. Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. O post IF Sertão – Notas de Corte Sisu 2016: Instituto Federal do Sertão Pernambucano apareceu primeiro em Blog do Enem. | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Tema de Redação Enem 2016 – Mobilidade Urbana Posted: 30 Oct 2016 03:47 PM PDT Veja as dimensões do tema Mobilidade Urbana para a Redação do Enem. Confira como você pode construir o seu Ponto de Vista e desenvolver os seus Argumentos para construir uma proposta de intervenção.Congestionamentos – As cidades brasileiras estão ficando com as ruas cada vez mais ocupadas por motos e automóveis. Os impactos negativos vêm sendo sentidos pela população com a perda da Mobilidade Urbana. Com o aumento recente da frota de veículos particulares no país, problemas como congestionamentos, mortes decorrentes da violência no trânsito, poluição e prejuízos econômicos ganham dimensão ainda maior. Nas grandes capitais, leva-se em média mais de meia hora para chegar até o trabalho (IPEA, 2013). Entretanto, áreas de menor renda e menos populosas também vêm experimentando piora no tempo de viagem dos seus habitantes, seja por ineficiência de sistemas de transporte coletivo, seja pelo forte aumento na frota de veículos, que congestionam as vias públicas (goo.gl/GKKoWA). Incentivo para carros e motosA frota de veículos cresceu em proporção maior que o de habitantes no país nos últimos anos. A população cresceu 12,3% entre 2000 e 2010 (IBGE). Mas, no mesmo período aumentou em 22% a frota de carros, em função do aumento da renda da população registrada nesses anos e dos incentivos do governo com a redução de impostos para aumentar a venda de carros e motos. Apenas na cidade de São Paulo, estima-se que os prejuízos causados pelos gastos ocasionados pelos congestionamentos e o tempo produtivo perdido fique em torno de 40 bilhões por ano, de acordo com estudos da Fundação Getúlio Vargas. É uma dimensão econômica para o tema da Mobilidade Urbana na Redação do Enem. Poluição e Mobilidade UrbanaNa dimensão ambiental, a poluição gerada pelos transportes individuais é mais forte do que a poluição gerada nos transportes públicos. A tabela a seguir mostra que um passageiro no transporte coletivo polui 17 vezes menos do que o motorista de um automóvel, por exemplo: A tabela acima foi criada pela ONG Rodas da Paz, e mostra a bicicleta com índice zero para a poluição ambiental. O Brasil tem políticas ainda incipientes para a implantação de ciclovias ou ciclofaixas. A cidade de São Paulo criou políticas para incentivar o deslocamento individual por bicicletas. No estado de Santa Catarina há uma tradição operária de ir pedalando para o trabalho nas fábricas nas cidades do Vale do Itajaí e da Região Norte. Mas, no conjunto do país, os números, ainda que crescentes de ciclistas, não são comparáveis à grande massa de usuários de transporte individual motorizado (carros e motos) e de transporte público movido a combustível fóssil.
Custos da Mobilidade Urbana para a saúde públicaO custo para a saúde pública também é expressivo, e mostra uma dimensão para análise do tema da Mobilidade Urbana na Redação do Enem. O Brasil é dos países em que mais se morre no trânsito em número absoluto (4ª posição mundial), e em termos proporcionais apresenta a taxa de 23,4 por mil habitantes, acima da média mundial, que é de 17,3. Para além das mortes, há ainda em maior número a pessoas que sobreviveram com seqüelas à violência no trânsito, gerando desestabilizações familiares e custos para o sistema de saúde público e previdência social (goo.gl/2okF5U ). Falta de prioridade para o transporte públicoMesmo com essas externalidades negativas, ainda não se investe suficientemente no aumento da eficiência do transporte público, seja para manter seus usuários ou para atrair novos e retirar carros de circulação. Os incentivos ao transporte individual motorizado (carro e moto), ainda são expressivos e se sobrepõe ao investimento dos governos para o transporte público. Para se ter uma noção da dimensão, os custos com transporte coletivo, tanto privado como público, foram de 42,5 bilhões de Reais em 2014, enquanto que os custos com transporte individual, privados e públicos, foram de 173,5 bilhões no mesmo ano, mais que quatro vezes maior (goo.gl/R6nT5Y). Trens e metrôs superlotados são o resultado na Mobilidade Urbana pela falta de prioridade ao transporte público de massa. Famílias endividadasAlém dos subsídios e incentivos do poder público ao uso do carro, é de se registrar o aumento no endividamento das famílias para viabilizar o uso desse meio de transporte, numa tentativa de melhorar a qualidade do deslocamento diário, vista a usual baixa qualidade do transporte coletivo, salva exceção de alguns municípios. O financiamento de veículos vem se consolidando como uma das três principais fontes de endividamento no país (CNC goo.gl/FshGr2). Se quem tem uma renda intermediária muitas vezes endivida-se para dar conta de ter uma opção fora do transporte público de baixa qualidade (especialmente adquirindo motos), é ainda mais difícil atrair a população de alta renda para o transporte coletivo. Esta é mais uma dimensão social no tema da Mobilidade Urbana na Redação do Enem. Desafios para toda a sociedadeMuitas vezes inclusive grupos de alta renda se opõem às intervenções urbanas que buscam melhorar os sistemas de mobilidade, como a criação de faixas e corredores exclusivos de ônibus e a redução dos limites de velocidade, que tem como resultado a diminuição das mortes no trânsito e a melhoria da fluidez do trânsito. O conforto e a comodidade experimentados no deslocamento porta a porta com o automóvel particular são inibidores da mudança de comportamento para a adoção de meios de transporte mais sustentáveis e saudáveis. Para além da resistência cultural, é forte o lobby da indústria automobilística por mais incentivos estatais, e muitas vezes, por uma própria questão de visão de mundo, gestores públicos priorizam e incentivam o uso do automóvel por vislumbrar nesse modelo de transporte o progresso e a ascensão social. Mas como se vivencia no dia a dia dos centros urbanos, de carro o progresso pode acabar ficando preso num congestionamento e chegar mais tarde que o previsto. Este post sobre Mobilidade Urbana foi escrito para o Blog do Enem pela socióloga Renata Florentino Santos, doutora em Ciências Sociais pela UNICAMP, e pelo economista Jonas Bertucci, doutor em Sociologia pela UnB. Renata e Jonas são dirigentes das ONG Rodas da Paz, em Brasília. https://www.facebook.com/renata.florentino?fref=ts
O post Tema de Redação Enem 2016 – Mobilidade Urbana apareceu primeiro em Blog do Enem. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário