Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- UNEAL – Notas de Corte Sisu 2016: Universidade Estadual de Alagoas
- IFAM – Notas de Corte Sisu 2016: Instituto Federal do Amazonas
- UESPI – Notas de Corte Sisu 2016: Universidade Estadual do Piauí
- Resultado Enem Aracaju: ranking das escolas com melhores e piores notas no Enem 2015
- Como fazer bom uso da denotação e conotação na produção textual?
- Plano de Estudos de Matemática Enem – 10 temas com aulas gratuitas. Veja!
UNEAL – Notas de Corte Sisu 2016: Universidade Estadual de Alagoas Posted: 05 Oct 2016 11:00 PM PDT Confira as Notas de Corte Sisu 2016 na UNEAL. Os cursos com maiores notas foram Direito, Ciências Contábeis e Administração.Saiba quantos pontos você precisa fazer para entrar nos cursos de graduação da Universidade Estadual de Alagoas. Confira a lista completa com todas as Notas de Corte Sisu 2016 na UNEAL. Os cursos mais concorridos na UNEAL são para estudar na Unidade Sede, no município de Arapiraca. As três maiores Notas de Corte Sisu 2016 na UNEAL foram para os cursos de graduação em Direito, Ciências Contábeis e Administração. Direito fechou com 724,55 pontos; Ciências Contábeis com 638,32 pontos e Administração com 636,16 pontos. As três maiores Notas de Corte Sisu 2016 na UNEAL foram para a disputa de Ampla Concorrência. Quer entrar lá? Veja as dicas do Curso Enem Online, gratuito. Curso Enem GratuitoCriamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio. Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia. E, com o Simulado Enem 2016 Online você faz provas gratuitas que ficam disponíveis 24 horas por dia, com Gabarito na hora e aulas de revisão para os temas das questões que você errar. As menores Notas de Corte Sisu 2016 na UNEALJá os cursos de graduação com as menores Notas de Corte Sisu 2016 na UNEAL foram os de Química, Ciências Biológicas e Matemática, os três para a disputa de Ampla Concorrência. Química, no campus de Palmeira dos Índios, foi o curso mais tranquilo para entrar com a nota de corte Enem na UNEAL, com 554,36 pontos. Ciências Biológicas, no campus de Santana do Ipanema, ficou com 557,29 pontos. Matemática, no campus de Palmeira dos Índios, fechou com 564,25 pontos. Veja a lista completa das Notas de Corte Sisu 2016 na UNEAL
Post escrito por Taynara Macedo. Jornalista formada na Universidade Federal de Santa Catarina. O post UNEAL – Notas de Corte Sisu 2016: Universidade Estadual de Alagoas apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
IFAM – Notas de Corte Sisu 2016: Instituto Federal do Amazonas Posted: 05 Oct 2016 10:22 PM PDT Confira quantos pontos você precisa fazer no Exame Nacional do Ensino Médio para garantir uma vaga no Instituto Federal do Amazonas. Abaixo, tabela completa com todas as Notas de Corte Sisu 2016 no IFAM.Quer estudar no Amazonas? Então confira as notas necessárias para ingressar no Instituto Federal do Amazonas pelo Enem. As opções de cursos não são muitas, mas a concorrência para garantir uma vaga em um Instituto Federal costuma ser menor do que para entrar em uma Universidade Federal ou Estadual. Os cursos com as maiores Notas de Corte Sisu 2016 no IFAM foram os de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Engenharia Civil foi o mais disputado no IFAM, com 698,66 pontos e para a disputa de Ampla Concorrência. A segunda maior nota de corte foi para o curso de Engenharia Mecânica com 697,74 pontos, também para Ampla Concorrência. Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi o terceiro curso de graduação mais concorrido e obteve 676,03 pontos, para d disputa de Ampla Concorrência. Quer entrar lá? Veja as dicas do Curso Enem Online, gratuito. Curso Enem GratuitoCriamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio. Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia. E, com o Simulado Enem 2016 Online você faz provas gratuitas que ficam disponíveis 24 horas por dia, com Gabarito na hora e aulas de revisão para os temas das questões que você errar. As menores Notas de Corte Sisu 2016 No IFAMAlimentos, Química e Física foram os cursos de graduação que obtiveram as menores Notas de Curso Sisu 2016 no IFAM. Alimentos ficou com 584,28 pontos, sendo a menor nota de corte e para disputa de Cota racial com renda de até 1,5 salário mínimo. O curso de Química foi o segundo menos concorrido, com 590,43 pontos e disputa de Cota racial com renda de livre. Física fez 591,04 pontos, para disputa de Cota racial com renda livre. Veja a lista completa das Notas de Corte Sisu 2016 no IFAM
Post escrito por Taynara Macedo. Jornalista formada na Universidade Federal de Santa Catarina. O post IFAM – Notas de Corte Sisu 2016: Instituto Federal do Amazonas apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
UESPI – Notas de Corte Sisu 2016: Universidade Estadual do Piauí Posted: 05 Oct 2016 08:06 PM PDT Saiba quantos pontos você precisa fazer para entrar nos cursos de graduação da Universidade Estadual do Piauí. Confira a lista completa com todas as Notas de Corte Sisu 2016 na UESPI.Os cursos mais concorridos da UESPI são para estudar no campus de Teresina, capital do Piauí. As três maiores Notas de Corte Sisu 2016 na UESPI foram para os cursos de graduação em Medicina, Engenharia Civil e Direito. Medicina fechou com 772,94 pontos; Engenharia Civil com 727,64 pontos e Direito com 718,71 pontos. As três maiores Notas de Corte Sisu 2016 na UESPI foram para a disputa de Ampla Concorrência. Quer entrar lá? Veja as dicas do Curso Enem Online, gratuito. Curso Enem GratuitoCriamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio. Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia. E, com o Simulado Enem 2016 Online você faz provas gratuitas que ficam disponíveis 24 horas por dia, com Gabarito na hora e aulas de revisão para os temas das questões que você errar. As menores Notas de Corte Sisu 2016 na UESPIJá os cursos de graduação com as menores Notas de Corte Sisu 2016 na UESPI foram os de Pedagogia, Ciências Biológicas e Matemática, os três para a disputa de Ampla Concorrência. Pedagogia, no campus de Oeiras, foi o curso mais tranquilo para entrar com a nota de corte Enem na UESPI, com 533,01 pontos. Ciências Biológicas, no campus de Corrente, foi o menos concorrido, com 533,93 pontos. Matemática, no campus de Oeiras, fechou com 536,75 pontos. Veja a lista completa das Notas de Corte Sisu 2016 na UESPI
Post escrito por Taynara Macedo. Jornalista formada na Universidade Federal de Santa Catarina. O post UESPI – Notas de Corte Sisu 2016: Universidade Estadual do Piauí apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Resultado Enem Aracaju: ranking das escolas com melhores e piores notas no Enem 2015 Posted: 05 Oct 2016 05:17 PM PDT A lista com as melhores e piores notas médias no Resultado Enem Aracaju é oficial do Ministério da Educação e tem os dados de todas as Escolas e Colégios de Ensino Médio da capital de Sergipe que tiveram alunos participantes no Enem 2015.As escolas de Ensino Médio que garantiram os dez primeiros lugares no Resultado Enem Aracaju foram: Centro de Excelência Master; Colégio do Salvador; Ideal Cursos e Colégio; Colégio Amadeus Ltda; Curso Colégio Módulo Ltda; Colégio de Ciências Pura e Aplicada; COESI Escolinha Do Re Mi; O Mundo da Criança e Colégio São Paulo; Nossa Escola III Ltda; e Colégio Arquidiocesano S Coração de Jesus. Quer colocar sua escola na próxima lista de Resultado Enem Aracaju? Veja as aulas do Curso Enem Gratuito para mandar muito bem na prova. Curso Enem GratuitoCriamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio. Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem! Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia. E, com o Simulado Enem 2016 Online você faz provas gratuitas que ficam disponíveis 24 horas por dia, com Gabarito na hora e aulas de revisão para os temas das questões que você errar. Confira o ranking do Resultado Enem Aracaju elaborado pelas notas médias das provas objetivas e da redação:
Post escrito por Taynara Macedo. Jornalista formada na Universidade Federal de Santa Catarina. O post Resultado Enem Aracaju: ranking das escolas com melhores e piores notas no Enem 2015 apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Como fazer bom uso da denotação e conotação na produção textual? Posted: 05 Oct 2016 04:44 PM PDT A produção textual exigida no Enem, o texto dissertativo-argumentivo, causa 'dor de cabeça' ao escrever. Por que isso? Isso tem a ver com o nosso conhecimento de mundo e as relações sociais.A produção textual está muito ligada às vivências na escola, com amigos, com o que aprendemos em outras disciplinas e como associamos os contextos nos quais vivemos: sociais, culturais, tecnológicos, dentre outros. Na formulação de um ponto vista, e muitas vezes, o candidato tem dificuldade em saber relacionar esses pontos para uma boa produção textual. Para escrever o texto exigido pelo exame, na modalidade escrita formal, o estudante deve compreender as formas de uso da língua portuguesa. Lembrar que existem variações nas formas de falar e escrever, e sendo assim, pode fazer bom uso dessas estratégias linguísticas para escrever, exemplo disso é a conotação e a denotação. Hoje, vou mostrar pra vocês como o Enem discute o uso do sentido figurado (conotação) para construção de um bom texto, como também trata da denotação (sentido real da palavra ou frase) e da conotatividade nas questões de múltipla escolha. Antes de exemplificar conotação e denotação, é importante lembrar que nenhum falante é unilíngue, ou seja, não possui uma única forma de expressar a língua portuguesa, no sentido de dominar apenas uma variedade da língua. Em sua vida social e cultural, cada indivíduo participa de várias comunidades, delas constrói um conjunto de regras e discursos, tanto na fala (gírias, variantes linguísticas regionais, etc) quanto na escrita (produção de textos acadêmicos, cartas convencionais, mensagens em redes sociais, uso textual na publicidade, redações oficiais, etc). Conotação e DenotaçãoO que é conotação: A conotação é o avesso da denotação, pois trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. O uso que se faz das palavras trazendo novos sentidos, encontramos esses exemplos no texto literário, mas na redação do Enem não se deve escrever texto poético, e sim, dissertativo-argumentativo. Fique ligado! Exemplo de conotação: Há dias que amanhecem noite (noite no sentido de tristeza, sombrio). A denotação será aquela que trata do significado básico e objetivo de uma palavra; uma palavra com sentido denotativo está no seu sentido literal, primário, real. Ex.: Gosto de estudar à noite (noite sentido de período noturno). A essa altura você deve estar pensando: como vou usar uma linguagem figurada em uma produção de seleção de vestibular? E se eu for penalizado? O que mais pesa na redação do Enem na competência I são as questões gramaticais, de convenções da escrita e de escolha de registro, nas outras competências o que vai pesar são as questões de coesão textual, a escolha do tipo textual que deve ser dissertativo-argumentativo (não em forma de poemas, narrações) e a esquematização de estratégias de argumentação, como fazer uso delas e solucionar problemas. O uso da conotação no texto redacional vai surgir nessa última parte exigida nas competências: como estratégia argumentativa. Na produção textual como usar esses mecanismos?O candidato pode fazer uso da conotatividade para explicitar sua opinião e levantar uma crítica mais direta ao seu ponto de vista. Usar palavras com sentidos variados como sinônimas; também produzir o texto com figuras de linguagem como metáfora, comparação, metonímia, hipérbole, antítese, paradoxo, ironia, personificação e perífrase, que podem proporcionar a uma mesma palavra diferentes sentidos, dependendo do lugar de fala. Por exemplo: Quando a redação do Enem tratou sobre o tema publicidade infantil ou sobre a persistência da violência contra as mulheres, o candidato poderia usar a metáfora com o propósito de reforçar o tamanho e/ou quantidade do tema ser prejudicial para o público em questão. Fazer comparações; usar-se da antítese para elencar dois pontos de vistas divergentes. São variadas formas de usar a linguagem figurada, conotativa, como artifício de persuasão textual. Isso quer dizer que o falante, ao produzir seu escrito, vai considerar o seu interlocutor, o ambiente em que se encontra, o assunto de que trata e a intenção do ato de linguagem (persuadir, pedir, ordenar, informar etc.), e escolher palavras adequadas para aquele contexto e explicitá-las. Algumas figuras de linguagem que podem ser usadas na RedaçãoObs: Vale lembrar que a linguagem conotativa pode ser um bom mecanismo persuasivo na redação, mas é primordial que o candidato preze pelo uso correto da ortografia, do tipo textual e que o texto respeite os direitos humanos. Antítese – consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido. Ex.: Os jardins têm vida e morte; Ironia – é a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico. Ex.: "Confesso que Marianinha foi para mim um daqueles amores únicos, dos quais não temos mais que cinco ou seis em toda a vida…" (José Roberto Torero). Eufemismo – consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca; em síntese, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável. Ex.: Vossa Excelência está faltando com a verdade, uma vez que ficou comprovado que na sua gestão houve desvio de dinheiro público. (Verdade em vez de mentira, desvio de dinheiro em vez de roubo/furto). Metáfora – consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o figurado. Ex.: É preciso neutralizar essas mazelas que o sistema capitalista impõe a sociedade. (Conota uma lesão no sentido figurado sobre a situação capitalista). Nas questões do Enem discute como são trabalhadas a conotação e a denotação?Nas questões de múltipla escolha, a denotação e a conotação são questionadas para fazer com que o candidato compreenda a intertextualidade e usos da linguagem. Saiba perceber as formações e usos das palavras em diferentes contextos comunicacionais, para perceber e avaliar a harmonia de sentido na escolha de uma palavra para contextualizar uma atividade de fala, e como havia falado anteriormente, fazer com que o candidato leve em consideração a pessoa com quem fala (considerando a profissão, idade, sexo, posição social, origem geográfica, etc) e o ambiente onde se encontra (um concerto de música clássica, estádio de futebol, cada de amigos ou de desconhecidos, etc). É uma estratégia do exame para fazer com que o estudante/candidato compreenda as vivências da fala e da escrita na sociedade brasileira. Sucesso e bons estudos! Vamos praticar? 1 – (Fuvest) O filme Cazuza – O tempo não para me deixou numa espécie de felicidade pensativa. Tento explicar por quê. Cazuza mordeu a vida com todos os dentes. A doença e a morte parecem ter-se vingado de sua paixão exagerada de viver. É impossível sair da sala de cinema sem se perguntar mais uma vez: o que vale mais, a preservação de nossas forças, que garantiria uma vida mais longa, ou a livre procura da máxima intensidade e variedade de experiências? Digo que a pergunta se apresenta "mais uma vez" porque a questão é hoje trivial e, ao mesmo tempo, persecutória. (…) Obedecemos a uma proliferação de regras que são ditadas pelos progressos da prevenção. Ninguém imagina que comer, fumar, tomar pinga, transar sem camisinha e combinar, sei lá, nitratos com Viagra seja uma boa ideia. De fato não é. À primeira vista, parece lógico que concordemos sem hesitação sobre o seguinte: não há ou não deveria haver prazeres que valham um risco de vida ou, simplesmente, que valham o risco de encurtar a vida. De que adiantaria um prazer que, por assim dizer, cortasse o galho sobre o qual estou sentado? Os jovens têm uma razão básica para desconfiar de uma moral prudente e um pouco avara que sugere que escolhamos sempre os tempos suplementares. É que a morte lhes parece distante, uma coisa com a qual a gente se preocupará mais tarde, muito mais tarde. Mas sua vontade de caminhar na corda bamba e sem rede não é apenas a inconsciência de quem pode esquecer que "o tempo não para". É também (e talvez sobretudo) um questionamento que nos desafia: para disciplinar a experiência, será que temos outras razões que não sejam só a decisão de durar um pouco mais? (Contardo Calligaris, Folha de S. Paulo) Considere as seguintes afirmações: I. Os trechos "mordeu a vida com todos os dentes" e "caminhar na corda bamba e sem rede" podem ser compreendidos tanto no sentido figurado quanto no sentido literal. II. Na frase "De que adiantaria um prazer que (…) cortasse o galho sobre o qual estou sentado", o sentido da expressão sublinhada corresponde ao de "se está sentado". III. Em "mais uma vez", no início do terceiro parágrafo, o autor empregou aspas para indicar a precisa retomada de uma expressão do texto. Está correto o que se afirma em: a) I, somente b) I e II, somente c) II, somente d) II e III, somente e) I, II e III 2 – (ENEM-2002) Comer com as mãos era um hábito comum na Europa, no século XVI. A técnica empregada pelo índio no Brasil e por um português de Portugal era, aliás, a mesma: apanhavam o alimento com três dedos da mão direita (polegar, indicador e médio) e atiravam-no para dentro da boca. Um viajante europeu de nome Freireyss, de passagem pelo Rio de Janeiro, já no século XIX, conta como "nas casas das roças despejam-se simplesmente alguns pratos de farinha sobre a mesa ou num balainho, donde cada um se serve com os dedos, arremessando, com um movimento rápido, a farinha na boca, sem que a mínima parcela caia para fora". Outros viajantes oitocentistas, como John Luccock, Carl Seidler, Tollenare e Maria Graham descrevem esse hábito em todo o Brasil e entre todas as classes sociais. Mas para Saint-Hilaire, os brasileiros"lançam a [farinha de mandioca] à boca com uma destreza adquirida, na origem, dos indígenas, e que ao europeu muito custa imitar". Aluísio de Azevedo, em seu romance Girândola de amores (1882), descreve com realismo os hábitos de uma senhora abastada que só saboreava a moqueca de peixe "sem talher, à mão". Dentre as palavras listadas abaixo, assinale a que traduz o elemento comum às descrições das práticas alimentares dos brasileiros feitas pelos diferentes autores do século XIX citados no texto. a) Regionalismo (caráter da literatura que se baseia em costumes e tradições regionais). b) Intolerância (não-admissão de opiniões diversas das suas em questões sociais, políticas ou religiosas). c) Exotismo (caráter ou qualidade daquilo que não é indígena; estrangeiro; excêntrico, extravagante). d) Racismo (doutrina que sustenta a superioridade de certas raças sobre outras). e) Sincretismo (fusão de elementos culturais diversos, ou de culturas distintas ou de diferentes sistemas sociais). 3 – (ENEM-2005) O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo ocorre em a) "(….) É de laço e de nó De gibeira o jiló Dessa vida, cumprida a sol (….)" (Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de 1992.) b) "Protegendo os inocentes é que Deus, sábio demais, põe cenários diferentes nas impressões digitais." (Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.) c) "O dicionário-padrão da língua e os dicionários unilíngües são os tipos mais comuns de dicionários. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatório para as nações civilizadas e desenvolvidas." (Maria T. Camargo Biderman. O dicionário-padrão da língua. Alfa (28), 2743, 1974 Supl.) d) e) "Humorismo é a arte de fazer cócegas no raciocínio dos outros. Há duas espécies de humorismo: o trágico e o cômico. O trágico é o que não consegue fazer rir; o cômico é o que é verdadeiramente trágico para se fazer." (Leon Eliachar. www.mercadolivre.com.br <http://www.mercadolivre.com.br>. acessado em julho de 2005.) 3 – (Enem 2003) O uso do sentido conotativo é comumente encontrado na linguagem literária, incluindo os gêneros histórias em quadrinhos e tirinhas O uso do sentido conotativo é comumente encontrado na linguagem literária, incluindo os gêneros histórias em quadrinhos e tirinhas O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda a) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador. b) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões. c) atribuir, no primeiro e no último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo "indicador". d) usar corretamente a expressão "indicador de desemprego", mesmo sendo criança. e) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões. 4 – (Enem Cancelado-2009) Texto l No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra […]ANDRADE, C. D. Reunião Rio de Janeiro: José Olympio, 1971 (fragmento).
Texto II As lavadeiras de Mossoró, cada uma tem sua pedra no rio: cada pedra é herança de família, passando de mãe a filha, de filha a neta, como vão passando as águas no tempo […]. Alavadei rã e a pedra formam um ente especial, que se divide e se reúne ao sabor do trabalho. Se a mulher entoa uma canção, percebe-se que nova pedra a acompanha em surdina… […] ANDRADE, C. D. Contos sem propósito. Rio de Janeiro: Jornal do Brasil, Caderno B, 17/7/1979 (fragmento). Com base na leitura dos textos, é possível estabelecer uma relação entre forma e conteúdo da palavra “pedra”, por meio da qual se observa a) o emprego, em ambos os textos, do sentido conotativo da palavra “pedra”. b) a identidade de significação, já que nos dois textos, “pedra” significa empecilho. c) a personificação de “pedra” que, em ambos os textos, adquire características animadas. d) o predomínio, no primeiro texto, do sentido denotativo de “pedra” como matéria mineral sólida e dura. e) a utilização, no segundo texto, do significado de “pedra” como dificuldade materializada por um objeto. 5 – (ENEM-2001) Nas conversas diárias, utiliza-se freqüentemente a palavra "próprio" e ela se ajusta a várias situações. Leia os exemplos de diálogos: I – A Vera se veste diferente! – É mesmo, é que ela tem um estilo próprio. II – A Lena já viu esse filme uma dezena de vezes! Eu não consigo ver o que ele tem de tão maravilhoso assim. – É que ele é próprio para adolescente. III – Dora, o que eu faço? Ando tão preocupada com o Fabinho! Meu filho está impossível! – Relaxa, Tânia! É próprio da idade. Com o tempo, ele se acomoda. Nas ocorrências I, II e III, "próprio" é sinônimo de, respectivamente, a) adequado, particular, típico. b) peculiar, adequado, característico. c) conveniente, adequado, particular. d) adequado, exclusivo, conveniente. e) peculiar, exclusivo, característico. 6 – (ENEM – 2009) – Metáfora Gilberto Gil Uma lata existe para conter algo Mas quando o poeta diz: “Lata” Pode estar querendo dizer o incontível
Uma meta existe para ser um alvo Mas quando o poeta diz: “Meta” Pode estar querendo dizer o inatingível
Por isso, não se meta a exigir do poeta Que determine o conteúdo em sua lata Na lata do poeta tudonada cabe Pois ao poeta cabe fazer Com que na lata venha caber O incabível
Deixe a meta do poeta, não discuta Deixe a sua meta fora da disputa Meta dentro e fora, lata absoluta Deixe-a simplesmente metáfora Disponível em: http://www.letras.terra.com.br. Acesso em: 5 fev. 2009.
A metáfora é a figura de linguagem identificada pela comparação subjetiva, pela semelhança ou analogia entre elementos. O texto de Gilberto Gil brinca com a linguagem remetendo-nos a essa conhecida figura. O trecho em que se identifica a metáfora é: (A) "Uma lata existe para conter algo". (B) "Mas quando o poeta diz: 'Lata'". (C) "Uma meta existe para ser um alvo". (D) "Por isso não se meta a exigir do poeta". (E) "Que determine o conteúdo em sua lata"
Gabarito: 1 – Alternativa D. "mordeu a vida com todos os dentes" não pode ser compreendido no sentido literal, uma vez que não é possível morder a vida. 2 – Alternativa "c". A expressão "dicionário-padrão" foi empregada no sentido denotativo, ou seja, em seu sentido próprio. Observe que todos os textos, exceto o texto da alternativa c, são exemplos de textos literários, nos quais o emprego da conotação é mais frequente. voltar a questão 3- Alternativa C. Mafalda, apesar de ser uma criança, já percebe as injustas relações de trabalho entre patrões e operários e faz uma analogia interessante entre o uso do dedo indicador, que metaforicamente é símbolo de autoritarismo, e um elemento da análise da situação econômica de um país, o indicador de desemprego. Ela atribuiu um mesmo sentido ao vocábulo "indicador", embora ele possa ser empregado com diferentes significações de acordo com o contexto da interação comunicacional. 4- Alternativa A. O sentido conotativo abrange um conjunto de alterações ou ampliações que uma palavra agrega ao seu sentido literal (denotativo) por meio de associações linguísticas de diversos tipos (estilísticas, fonéticas, semânticas, etc.). No texto I, a palavra pedra significa "empecilho", ao passo que no texto II ela adquire características animadas que a personificam. 5 – Alternativa B. 6 – Alternativa E. A metáfora, tal como se afirma no conceito apresentado na raiz da questão, é uma figura de linguagem que consiste em empregar uma palavra fora do seu sentido literal (denotativo), demonstrando semelhança ou analogia entre elementos. A comparação, nesse caso, é mental e subjetiva, tal como no poema de Gilberto Gil. Com exceção da alternativa correta, todas as demais empregam as palavras em seu sentido literal. Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Su, com base em manuais gramaticais. A professora é Licenciada Plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA).O post Como fazer bom uso da denotação e conotação na produção textual? apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Plano de Estudos de Matemática Enem – 10 temas com aulas gratuitas. Veja! Posted: 05 Oct 2016 01:47 PM PDT A principal dica do professor Carlos Oliveira, coordenador de Matemática do Colégio Bandeirantes, é que fazer as contas não é o principal problema do exame. É claro que precisa saber Regra de Três, Razão, Juros, Geometria e solucionar equações.Mas, você precisa se preparar para interpretar os problemas e identificar quais são os cálculos de Matemática realmente necessários. Aí é que está o segredo. Bora lá com este Plano de Estudo, porque o Colégio Bandeirantes é um dos dez melhores no Enem de São Paulo. As dicas do professor Carlos são quentes: Sempre caem questões de Razão e Proporção, Cálculo de Juros e Porcentagem, Escala, Gráficos e Tabelas, Equações, Geometria Plana, Geometria Espacial, Estatística, e Probabilidade. A hora do Enem é sempre agora para as revisões e esclarecimento de dúvidas. Então, vamos lá no Plano de Ensino de Matemática. Confira as dicas e a revisão destes 10 Temas que sempre caem: 10 temas que sempre caem de Matemática no Enem1. Razão: Normalmente, são problemas que envolvem a divisão em partes proporcionais. Veja uma aula gratuita para mandar
2. Proporcionalidade: A prova traz os tradicionais problemas de regra de três (ex.: uma torneira enche um tanque em duas horas e outra enche o mesmo tanque em três horas. Abertas simultaneamente, em quanto tempo ambas as torneiras enchem o tanque?).
3. Porcentagem: Em geral, são problemas de aumentos sucessivos, descontos sucessivos e até mesmo cálculo de variação percentual (decréscimo ou acréscimo). Dois passos para calcular variação percentual: passo 1, faça a diferença entre valor final e valor inicial. Passo 2: divida o resultado anterior pelo valor inicial.
4. Interpretação de gráficos e tabelas: A prova extrai problemas de trechos de revista ou jornal e pede para calcular média, identificar pontos específicos (máximos ou mínimos, por exemplo).
5. Geometria plana: Sempre tem tópicos clássicos de perímetro, ângulos, lei dos cossenos, teorema de Pitágoras, áreas de regiões poligonais, comprimento da circunferência e área do círculo, triângulos e polígonos regulares.
Por isso, para facilitar o estudo dos principais teoremas, use dois lugares ou modos diferentes para fazer as anotações. De um lado (o de um jeito) escreva tudo o que é fornecido no teorema e, do outro, escreva o que você conclui com base nas informações que possui e que você pode usar para resolver a questão. Diferença entre Hipótese e Tese nos Teoremas – O que é fornecido chama-se hipótese do teorema e o que é concluído é a tese do teorema. Por exemplo, no Teorema de Pitágoras: Veja aula completa sobre o Triângulo Retângulo e o Teorema de Pitágoras:
6. Equações e sistemas: todo e qualquer tipo de problema que deve ser reescrito na linguagem algébrica. 7. Geometria espacial: problemas que demandam o uso das fórmulas dos principais sólidos, a saber, prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera. Dificilmente aparece um sólido inscrito em outro. Em geral, o problema que cai sobre Geometria Espacial é para calcular o volume de água em uma taça de formato cônico, ou um paralelepípedo, ou algum sólido elementar que seja combinação de um desses.
8. Médias: aritmética e geométrica. Se for dada alguma outra (harmônica, por exemplo) a fórmula será fornecida. 9. Estatística: o básico é saber as fórmulas de medidas de tendência central (média, mediana e moda) e de medidas de dispersão (variância e desvio padrão).
10. Contagem e probabilidade: os problemas demandam muito mais raciocínio do que fórmulas. Por isso é importante entender profundamente o significado do princípio fundamental da contagem. Igualmente importante é entender que arranjos são sequências e que combinações são subconjuntos. Isso faz uma tremenda diferença na resolução dos problemas de contagem. Em probabilidade, basta entender o cálculo em espaços equiprováveis.
As Dicas de Resolução do professor Oliveira:Agora que você já sabe quais são as principais abordagens em cada um dos principais temas de matemática, é fundamental se preparar também para a prova em si. Por isso, o Professor Carlos Oliveira reuniu algumas dicas de estudo para matemática: A – Entenda o problema antes de começar a fazer contas: lembre-se que o cálculo não é o problema. O segredo está em entender qual conta fazer. Para isso, interpretação é fundamental. B – Tente resolver um mesmo problema com números menores: isso auxilia no entendimento lógico da questão. C – Identifique seus pontos fracos: procure fazer os últimos exames e tente resolver as questões sem marcar tempo. Anote tudo aquilo em que tem dificuldade. Isso é fundamental para identificar a origem da dificuldade. Com essa informação, você terá mais maturidade e segurança para focar os estudos no que realmente lhe falta. D – Fique confiante: no dia da prova, todas as questões parecerão “estranhas” em uma primeira olhada, porque são inéditas e contextualizadas. Mas, resgate tudo aquilo que aprendeu no 9º ano e no ensino médio, que conseguirá concluir o exame com êxito. Por fim, o professor acredita que a boa preparação para o Enem está intimamente ligado a capacidade de o estudante sair da zona de conforto. "Não fique fazendo só aquilo que você já sabe, pois isso não vai acrescentar grande coisa. Tente, resolva, estude aqueles exercícios que você não faria de primeira", sugere. Veja também os aulões que o Blog do Enem preparou para ajudar você, na revisão dos conteúdos de Matemática que mais caem no Exame! Assista:Análise Combinatória
Estatística:
Geometria Plana:
Escalas, Razões e Proporções: Post elaborado para o Blog do Enem pelo professor Carlos N. C. Oliveira: Ele é formado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, a USP; Especialista em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André; Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP. Professor de Matemática do Colégio Bandeirantes há 26 anos. É o Coordenador de Matemática do Colégio Bandeirantes há 5 anos. Contato: colband@maquinacohnwolfe.comEste post sobre Plano de Estudos de Matemática Enem foi produzido para o Blog do Enem em cooperação com a equipe de professores do Colégio Bandeirantes, de São Paulo. Veja aqui mais sobre o Colégio Bandeirantes.O post Plano de Estudos de Matemática Enem – 10 temas com aulas gratuitas. Veja! apareceu primeiro em Blog do Enem. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário