quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


UNEAL – Notas de Corte Sisu 2016: Universidade Estadual de Alagoas

Posted: 05 Oct 2016 11:00 PM PDT

Confira as Notas de Corte Sisu 2016 na UNEAL. Os cursos com maiores notas foram Direito, Ciências Contábeis e Administração.

notas de corte sisu 2016 na uneal

Saiba quantos pontos você precisa fazer para entrar nos cursos de graduação da Universidade Estadual de Alagoas. Confira a lista completa com todas as Notas de Corte Sisu 2016 na UNEAL.

Os cursos mais concorridos na UNEAL são para estudar na Unidade Sede, no município de Arapiraca. As três maiores Notas de Corte Sisu 2016 na UNEAL foram para os cursos de graduação em Direito, Ciências Contábeis e Administração. Direito fechou com 724,55 pontos; Ciências Contábeis com 638,32 pontos e Administração com 636,16 pontos. As três maiores Notas de Corte Sisu 2016 na UNEAL foram para a disputa de Ampla Concorrência. Quer entrar lá? Veja as dicas do Curso Enem Online, gratuito.

Curso Enem Gratuito

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem!

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação
Curso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação

 E, com o Simulado Enem 2016 Online você faz provas gratuitas que ficam disponíveis 24 horas por dia, com Gabarito na hora e aulas de revisão para os temas das questões que você errar.

As menores Notas de Corte Sisu 2016 na UNEAL

Já os cursos de graduação com as menores Notas de Corte Sisu 2016 na UNEAL foram os de Química, Ciências Biológicas e Matemática, os três para a disputa de Ampla Concorrência. Química, no campus de Palmeira dos Índios, foi o curso mais tranquilo para entrar com a nota de corte Enem na UNEAL, com 554,36 pontos. Ciências Biológicas, no campus de Santana do Ipanema, ficou com 557,29 pontos. Matemática, no campus de Palmeira dos Índios, fechou com 564,25 pontos.

Veja a lista completa das Notas de Corte Sisu 2016 na UNEAL

Notas de Corte na Universidade Estadual de Alagoas
Campus Cursos Turno Disputa – Janeiro 2016 Notas
Santana do Ipanema Ciências Biológicas Not. Ampla Concorrência 557,29
Santana do Ipanema Pedagogia Not. Ampla Concorrência 578,96
Santana do Ipanema Zootecnia Vesp. Ampla Concorrência 568,88
Palmeira dos Índios Ciências Biológicas Not. Ampla Concorrência 573,64
Palmeira dos Índios Geografia Not. Ampla Concorrência 564,55
Palmeira dos Índios História Not. Ampla Concorrência 612,27
Palmeira dos Índios Letras Not. Ampla Concorrência 582,72
Palmeira dos Índios Letras – Inglês Not. Ampla Concorrência 604,24
Palmeira dos Índios Matemática Not. Ampla Concorrência 564,25
Palmeira dos Índios Pedagogia Not. Ampla Concorrência 585,35
Palmeira dos Índios Química Not. Ampla Concorrência 554,36
São Miguel dos Campos Ciências Contábeis Not. Ampla Concorrência 609,57
São Miguel dos Campos Letras – Espanhol Not. Ampla Concorrência 576,82
São Miguel dos Campos Letras – Inglês Not. Ampla Concorrência 582,24
São Miguel dos Campos Letras – Português Not. Ampla Concorrência 575,57
Maceió Administração Pública Not. Ampla Concorrência 630,56
União dos Palmares Geografia Not. Ampla Concorrência 570,79
União dos Palmares Letras – Inglês Not. Ampla Concorrência 569,54
União dos Palmares Letras – Português Not. Ampla Concorrência 576,02
Arapiraca (Unidade Sede) Administração Not. Ampla Concorrência 636,16
Arapiraca (Unidade Sede) Ciências Biológicas Mat. Ampla Concorrência 581,9
Arapiraca (Unidade Sede) Ciências Biológicas Not. Ampla Concorrência 580,61
Arapiraca (Unidade Sede) Ciências Contábeis Not. Ampla Concorrência 638,32
Arapiraca (Unidade Sede) Direito Vesp. Ampla Concorrência 724,55
Arapiraca (Unidade Sede) Geografia Not. Ampla Concorrência 593,31
Arapiraca (Unidade Sede) História Not. Ampla Concorrência 642,81
Arapiraca (Unidade Sede) Letras -Português e Francês Not. Ampla Concorrência 593,93
Arapiraca (Unidade Sede) LÍNGUA E LITERATURAS DA LÍNGUA INGLESA Not. Ampla Concorrência 628,37
Arapiraca (Unidade Sede) LÍNGUA PORTUGUESA E RESPECTIVAS LITERATURAS Not. Ampla Concorrência 613,14
Arapiraca (Unidade Sede) Matemática Not. Ampla Concorrência 583,79
Arapiraca (Unidade Sede) Pedagogia Mat. Ampla Concorrência 595,14
Arapiraca (Unidade Sede) Química Not. Ampla Concorrência 570,64

taynara-macedo

Post escrito por Taynara Macedo. Jornalista formada na Universidade Federal de Santa Catarina.

O post UNEAL – Notas de Corte Sisu 2016: Universidade Estadual de Alagoas apareceu primeiro em Blog do Enem.

IFAM – Notas de Corte Sisu 2016: Instituto Federal do Amazonas

Posted: 05 Oct 2016 10:22 PM PDT

Confira quantos pontos você precisa fazer no Exame Nacional do Ensino Médio para garantir uma vaga no Instituto Federal do Amazonas. Abaixo, tabela completa com todas as Notas de Corte Sisu 2016 no IFAM.

notas de corte sisu 2016 no ifam

Quer estudar no Amazonas? Então confira as notas necessárias para ingressar no Instituto Federal do Amazonas pelo Enem. As opções de cursos não são muitas, mas a concorrência para garantir uma vaga em um Instituto Federal costuma ser menor do que para entrar em uma Universidade Federal ou Estadual.

Os cursos com as maiores Notas de Corte Sisu 2016 no IFAM foram os de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Engenharia Civil foi o mais disputado no IFAM, com 698,66 pontos e para a disputa de Ampla Concorrência. A segunda maior nota de corte foi para o curso de Engenharia Mecânica com 697,74 pontos, também para Ampla Concorrência. Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi o terceiro curso de graduação mais concorrido e obteve 676,03 pontos, para d disputa de Ampla Concorrência. Quer entrar lá? Veja as dicas do Curso Enem Online, gratuito.

Curso Enem Gratuito

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem!

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação
Curso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação

 E, com o Simulado Enem 2016 Online você faz provas gratuitas que ficam disponíveis 24 horas por dia, com Gabarito na hora e aulas de revisão para os temas das questões que você errar.

 As menores Notas de Corte Sisu 2016 No IFAM

Alimentos, Química e Física foram os cursos de graduação que obtiveram as menores Notas de Curso Sisu 2016 no IFAM.

Alimentos ficou com 584,28 pontos, sendo a menor nota de corte e para disputa de Cota racial com renda de até 1,5 salário mínimo. O curso de Química foi o segundo menos concorrido, com 590,43 pontos e disputa de Cota racial com renda de livre. Física fez 591,04 pontos, para disputa de Cota racial com renda livre.

Veja a lista completa das Notas de Corte Sisu 2016 no IFAM

Notas de Corte no Instituto Federal do Amazonas
Campus Curso Turno Disputa – Janeiro 2016 Notas
Manaus Alimentos Vesp. Cota racial, renda até 1,5 SM 584,28
Manaus Alimentos Vesp. Cota racial, renda livre 602,41
Manaus Alimentos Vesp. Ampla Concorrência 619,45
Manaus Análise e Des. de Sistemas Not. Cota racial, renda livre 633,93
Manaus Análise e Des. de Sistemas Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 638,13
Manaus Análise e Des. de Sistemas Not. Ampla Concorrência 676,03
Manaus Ciências Biológicas Vesp. Cota racial, renda livre 602,07
Manaus Ciências Biológicas Vesp. Cota racial, renda até 1,5 SM 603,27
Manaus Ciências Biológicas Vesp. Ampla Concorrência 622,46
Manaus Engenharia Civil Not. Cota racial, renda livre 685,3
Manaus Engenharia Civil Not. Ampla Concorrência 698,66
Manaus Engenharia Civil Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 659,2
Manaus Engenharia Mecânica Not. Cota racial, renda livre 654,04
Manaus Engenharia Mecânica Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 649,74
Manaus Engenharia Mecânica Not. Ampla Concorrência 697,74
Manaus Física Vesp. Ampla Concorrência 622,1
Manaus Física Vesp. Cota racial, renda livre 595,81
Manaus Física Vesp. Cota racial, renda até 1,5 SM 591,04
Manaus Matemática Vesp. Ampla Concorrência 624,23
Manaus Matemática Vesp. Cota racial, renda até 1,5 SM 599,07
Manaus Matemática Vesp. Cota racial, renda livre 604,89
Manaus Processos Químicos Not. Cota racial, renda livre 608,44
Manaus Processos Químicos Not. Ampla Concorrência 649,34
Manaus Processos Químicos Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 596,8
Manaus Produção Publicitária Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 610,14
Manaus Produção Publicitária Not. Cota racial, renda livre 626,63
Manaus Produção Publicitária Not. Ampla Concorrência 652,97
Manaus Química Vesp. Cota racial, renda até 1,5 SM 599,11
Manaus Química Vesp. Ampla Concorrência 609,09
Manaus Química Vesp. Cota racial, renda livre 590,43
Manaus Eletrônica Industrial Not. Cota racial, renda livre 616,85
Manaus Eletrônica Industrial Not. Ampla Concorrência 634,98
Manaus Eletrônica Industrial Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 608,85
Manaus Eng. de Controle e Automação Int. Ampla Concorrência 664,63
Manaus Eng. de Controle e Automação Int. Cota racial, renda livre 632,31
Manaus Eng. de Controle e Automação Int. Cota racial, renda até 1,5 SM 654,24
Manaus Logística Not. Ampla Concorrência 634,64
Manaus Logística Not. Cota racial, renda livre 620,06
Manaus Logística Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 593,81
Manaus Mecatrônica Industrial Not. Cota racial, renda livre 627,3
Manaus Mecatrônica Industrial Not. Ampla Concorrência 651,94
Manaus Mecatrônica Industrial Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 615,53
Manaus Sistemas de Telecomunicações Not. Ampla Concorrência 629,44
Manaus Sistemas de Telecomunicações Not. Cota racial, renda até 1,5 SM 602,01
Manaus Sistemas de Telecomunicações Not. Cota racial, renda livre 609,55

taynara-macedo

Post escrito por Taynara Macedo. Jornalista formada na Universidade Federal de Santa Catarina.

O post IFAM – Notas de Corte Sisu 2016: Instituto Federal do Amazonas apareceu primeiro em Blog do Enem.

UESPI – Notas de Corte Sisu 2016: Universidade Estadual do Piauí

Posted: 05 Oct 2016 08:06 PM PDT

Saiba quantos pontos você precisa fazer para entrar nos cursos de graduação da Universidade Estadual do Piauí. Confira a lista completa com todas as Notas de Corte Sisu 2016 na UESPI.

notas de corte sisu 2016 na uespi

Os cursos mais concorridos da UESPI são para estudar no campus de Teresina, capital do Piauí. As três maiores Notas de Corte Sisu 2016 na UESPI foram para os cursos de graduação em Medicina, Engenharia Civil e Direito. Medicina fechou com 772,94 pontos; Engenharia Civil com 727,64 pontos e Direito com 718,71 pontos. As três maiores Notas de Corte Sisu 2016 na UESPI foram para a disputa de Ampla Concorrência. Quer entrar lá? Veja as dicas do Curso Enem Online, gratuito.

Curso Enem Gratuito

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem!

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação
Curso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação

 E, com o Simulado Enem 2016 Online você faz provas gratuitas que ficam disponíveis 24 horas por dia, com Gabarito na hora e aulas de revisão para os temas das questões que você errar.

As menores Notas de Corte Sisu 2016 na UESPI

Já os cursos de graduação com as menores Notas de Corte Sisu 2016 na UESPI foram os de Pedagogia, Ciências Biológicas e Matemática, os três para a disputa de Ampla Concorrência. Pedagogia, no campus de Oeiras, foi o curso mais tranquilo para entrar com a nota de corte Enem na UESPI, com 533,01 pontos. Ciências Biológicas, no campus de Corrente, foi o menos concorrido, com 533,93 pontos. Matemática, no campus de Oeiras, fechou com 536,75 pontos.

Veja a lista completa das Notas de Corte Sisu 2016 na UESPI

Notas de Corte Sisu na Universidade Estadual do Piauí
Campus Curso Turno Disputa – Janeiro 2016 Notas
Parnaíba Ciências Sociais Not. Ampla Concorrência 585,38
Parnaíba Filosofia Not. Ampla Concorrência 580,12
Parnaíba História Mat. Ampla Concorrência 596,31
Parnaíba História Not. Ampla Concorrência 594,41
Barras Ciências Contábeis Not. Ampla Concorrência 584,39
Barras Geografia Mat. Ampla Concorrência 545,94
Barras Geografia Not. Ampla Concorrência 550,54
Bom Jesus Direito Not. Ampla Concorrência 666,91
Bom Jesus Letras – Português Not. Ampla Concorrência 571,31
Campo Maior Ciências Biológicas Vesp. Ampla Concorrência 550,17
Campo Maior Pedagogia Not. Ampla Concorrência 566,14
Teresina (Pirajá) Administração Mat. Ampla Concorrência 640,72
Teresina (Pirajá) Administração Not. Ampla Concorrência 633,1
Teresina (Pirajá) Biblioteconomia Not. Ampla Concorrência 601,88
Teresina (Pirajá) Biblioteconomia Vesp. Ampla Concorrência 595,68
Teresina (Pirajá) Ciência da Computação Int. Ampla Concorrência 634,93
Teresina (Pirajá) Ciências Biológicas Int. Ampla Concorrência 607,71
Teresina (Pirajá) Ciências Biológicas Mat. Ampla Concorrência 592,97
Teresina (Pirajá) Ciências Contábeis Mat. Ampla Concorrência 654,59
Teresina (Pirajá) Ciências Contábeis Not. Ampla Concorrência 647,85
Teresina (Pirajá) Ciências Sociais Not. Ampla Concorrência 587,91
Teresina (Pirajá) Ciências Sociais Vesp. Ampla Concorrência 588,58
Teresina (Pirajá) Direito Not. Ampla Concorrência 708,56
Teresina (Pirajá) Direito Vesp. Ampla Concorrência 718,71
Teresina (Pirajá) Educação Física Mat. Ampla Concorrência 609,54
Teresina (Pirajá) Enfermagem Int. Ampla Concorrência 676,62
Teresina (Pirajá) Engenharia Civil Int. Ampla Concorrência 727,64
Teresina (Pirajá) Engenharia Elétrica Int. Ampla Concorrência 707,22
Teresina (Pirajá) Física Not. Ampla Concorrência 568,35
Teresina (Pirajá) Física Vesp. Ampla Concorrência 571,02
Teresina (Pirajá) Fisioterapia Int. Ampla Concorrência 659,14
Teresina (Pirajá) Geografia Mat. Ampla Concorrência 591,45
Teresina (Pirajá) Geografia Vesp. Ampla Concorrência 587,44
Teresina (Pirajá) História Not. Ampla Concorrência 604,64
Teresina (Pirajá) História Vesp. Ampla Concorrência 616,95
Teresina (Pirajá) Letras – Espanhol Mat. Ampla Concorrência 591,68
Teresina (Pirajá) Letras – Espanhol Not. Ampla Concorrência 587,11
Teresina (Pirajá) Letras – Inglês Not. Ampla Concorrência 620,07
Teresina (Pirajá) Letras – Inglês Vesp. Ampla Concorrência 610,25
Teresina (Pirajá) Letras – Português Mat. Ampla Concorrência 599,85
Teresina (Pirajá) Letras – Português Not. Ampla Concorrência 602,08
Teresina (Pirajá) Matemática Mat. Ampla Concorrência 584,89
Teresina (Pirajá) Matemática Not. Ampla Concorrência 582,26
Teresina (Pirajá) Medicina Int. Ampla Concorrência 772,94
Teresina (Pirajá) Pedagogia Mat. Ampla Concorrência 587,58
Teresina (Pirajá) Pedagogia Vesp. Ampla Concorrência 590,58
Teresina (Pirajá) Psicologia Int. Ampla Concorrência 672,49
Teresina (Pirajá) Química Mat. Ampla Concorrência 577,01
Teresina (Pirajá) Química Vesp. Ampla Concorrência 569,81
Teresina (Pirajá) Turismo Vesp. Ampla Concorrência 604,09
União Engenharia Agronômica Int. Ampla Concorrência 567,5
União Zootecnia Int. Ampla Concorrência 550,01
Teresina (Clovis Moura) Administração Vesp. Ampla Concorrência 624,88
Teresina (Clovis Moura) Ciências Contábeis Not. Ampla Concorrência 641
Teresina (Clovis Moura) Ciências Contábeis Vesp. Ampla Concorrência 634,81
Teresina (Clovis Moura) Direito Not. Ampla Concorrência 698,47
Teresina (Clovis Moura) Direito Vesp. Ampla Concorrência 706,89
Teresina (Clovis Moura) Geografia Vesp. Ampla Concorrência 585,92
Teresina (Clovis Moura) História Not. Ampla Concorrência 602,94
Teresina (Clovis Moura) Letras – Português Vesp. Ampla Concorrência 598,56
Teresina (Clovis Moura) Matemática Mat. Ampla Concorrência 568,15
Teresina (Clovis Moura) Matemática Not. Ampla Concorrência 577,01
Teresina (Clovis Moura) Pedagogia Mat. Ampla Concorrência 584,95
Teresina (Clovis Moura) Pedagogia Not. Ampla Concorrência 582,32
Corrente Ciências Biológicas Mat. Ampla Concorrência 533,93
Corrente Direito Not. Ampla Concorrência 657,54
Corrente Engenharia Agronômica Int. Ampla Concorrência 572,73
Corrente Pedagogia Not. Ampla Concorrência 547,61
Corrente Zootecnia Int. Ampla Concorrência 551,69
Floriano Geografia Mat. Ampla Concorrência 555,58
Floriano História Mat. Ampla Concorrência 572,75
Floriano Administração Vesp. Ampla Concorrência 582,87
Floriano Ciências Biológicas Vesp. Ampla Concorrência 539,02
Floriano Ciências Contábeis Vesp. Ampla Concorrência 591,62
Floriano Computação Not. Ampla Concorrência 563,61
Floriano Direito Not. Ampla Concorrência 664,21
Floriano Educação Física Vesp. Ampla Concorrência 568,05
Floriano Enfermagem Int. Ampla Concorrência 631,99
Floriano Letras – Português Vesp. Ampla Concorrência 562,01
Floriano Pedagogia Vesp. Ampla Concorrência 553,72
Campo Maior (EAD) Geografia Mat. Ampla Concorrência 560,07
Campo Maior (EAD) Geografia Vesp. Ampla Concorrência 560,45
Campo Maior (EAD) História Mat. Ampla Concorrência 568,15
Parnaíba Ciência da Computação Int. Ampla Concorrência 617,07
Parnaíba Ciências Biológicas Not. Ampla Concorrência 571,6
Parnaíba Direito Not. Ampla Concorrência 677,74
Parnaíba Direito Vesp. Ampla Concorrência 682,55
Parnaíba Enfermagem Int. Ampla Concorrência 653,18
Parnaíba Engenharia Agronômica Int. Ampla Concorrência 603,9
Parnaíba Letras – Inglês Mat. Ampla Concorrência 619,63
Parnaíba Letras – Português Not. Ampla Concorrência 600,34
Parnaíba Odontologia Int. Ampla Concorrência 708,72
Picos Administração Not. Ampla Concorrência 578,15
Picos Administração Vesp. Ampla Concorrência 584,27
Picos Ciências Biológicas Int. Ampla Concorrência 547,17
Picos Ciências Contábeis Not. Ampla Concorrência 603,6
Picos Ciências Contábeis Vesp. Ampla Concorrência 591,61
Picos Direito Not. Ampla Concorrência 667,18
Picos Direito Vesp. Ampla Concorrência 674,36
Picos Educação Física Mat. Ampla Concorrência 560,68
Picos Educação Física Vesp. Ampla Concorrência 561,09
Picos Enfermagem Int. Ampla Concorrência 628,59
Picos Engenharia Agronômica Int. Ampla Concorrência 586,5
Picos Letras – Português Not. Ampla Concorrência 560,37
Picos Letras – Português Vesp. Ampla Concorrência 556,75
Picos Pedagogia Not. Ampla Concorrência 557,93
Oeiras História Not. Ampla Concorrência 552,32
Oeiras História Vesp. Ampla Concorrência 537,72
Oeiras Letras – Português Mat. Ampla Concorrência 538,14
Oeiras Letras – Português Not. Ampla Concorrência 550,69
Oeiras Matemática Not. Ampla Concorrência 536,75
Oeiras Pedagogia Mat. Ampla Concorrência 533,01
Oeiras Pedagogia Vesp. Ampla Concorrência 542,82
Piripiri Ciência da Computação Not. Ampla Concorrência 596,42
Piripiri Direito Vesp. Ampla Concorrência 667,3
Piripiri Física Not. Ampla Concorrência 553,53
Piripiri Letras – Inglês Not. Ampla Concorrência 591,56
Piripiri Letras – Português Mat. Ampla Concorrência 585,79
Piripiri Pedagogia Not. Ampla Concorrência 580,27
Piripiri Química Mat. Ampla Concorrência 553,86
São Raimundo Nonato Ciências Biológicas Vesp. Ampla Concorrência 539,2
São Raimundo Nonato Geografia Not. Ampla Concorrência 544,74
São Raimundo Nonato História Not. Ampla Concorrência 559,6
São Raimundo Nonato Pedagogia Not. Ampla Concorrência 543,85
Barras História Not. Ampla Concorrência 561,54
Barras História Vesp. Ampla Concorrência 562,22
Urucuí Administração Not. Ampla Concorrência 582,49
Urucuí Engenharia Agronômica Int. Ampla Concorrência 568,58
Urucuí Pedagogia Not. Ampla Concorrência 547,36

taynara-macedo

Post escrito por Taynara Macedo. Jornalista formada na Universidade Federal de Santa Catarina.

O post UESPI – Notas de Corte Sisu 2016: Universidade Estadual do Piauí apareceu primeiro em Blog do Enem.

Resultado Enem Aracaju: ranking das escolas com melhores e piores notas no Enem 2015

Posted: 05 Oct 2016 05:17 PM PDT

A lista com as melhores e piores notas médias no Resultado Enem Aracaju é oficial do Ministério da Educação e tem os dados de todas as Escolas e Colégios de Ensino Médio da capital de Sergipe que tiveram alunos participantes no Enem 2015.

resultado enem aracaju

As escolas de Ensino Médio que garantiram os dez primeiros lugares no Resultado Enem Aracaju foram: Centro de Excelência Master; Colégio do Salvador; Ideal Cursos e Colégio; Colégio Amadeus Ltda; Curso Colégio Módulo Ltda; Colégio de Ciências Pura e Aplicada; COESI Escolinha Do Re Mi; O Mundo da Criança e Colégio São Paulo; Nossa Escola III Ltda; e Colégio Arquidiocesano S Coração de Jesus. Quer colocar sua escola na próxima lista de Resultado Enem Aracaju? Veja as aulas do Curso Enem Gratuito para mandar muito bem na prova.

Curso Enem Gratuito

Criamos para você duas novidades: Um Curso Enem Online totalmente gratuito, e uma bateria de Simulados Enem Gratuitos, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio.  Acesse o Curso e faça os Simulados para chegar bem no próximo Enem!

Você pode estudar uma aula gratuita por dia no Curso Enem Online, com todas as matérias do Exame Nacional do Ensino Médio e também as Dicas para uma Redação Enem Nota 1000. Na verdade você pode estudar quantas aulas quiser por dia. Mas, o importante é criar o hábito de ver pelo menos uma aula por dia.

Curso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação
Curso Enem Online com todas as matérias e dicas de Redação

 E, com o Simulado Enem 2016 Online você faz provas gratuitas que ficam disponíveis 24 horas por dia, com Gabarito na hora e aulas de revisão para os temas das questões que você errar.

Confira o ranking do Resultado Enem Aracaju elaborado pelas notas médias das provas objetivas e da redação:

Escolas de Aracaju – Resultado Enem 2015
Posição no ranking nacional Colégio Tipo Média
116 CENTRO DE EXCELENCIA MASTER Privada   680,60
140 COLEGIO DO SALVADOR Privada   676,90
175 IDEAL CURSOS E COLEGIO Privada   670,84
241 COLEGIO AMADEUS LTDA Privada   662,98
312 CURSO COLEGIO MODULO LTDA Privada   656,27
372 COL DE CIENCIAS PURA E APLICADA Privada   650,27
634 COESI ESCOLINHA DO RE MI Privada   634,39
982 O MUNDO DA CRIANCA E COLEGIO SAO PAULO Privada   620,39
1143 NOSSA ESCOLA III LTDA Privada   614,59
1161 COLEGIO ARQUIDIOCESANO S CORACAO DE JESUS Privada   613,94
1484 COLEGIO SALESIANO NOSSA SENHORA AUXILIADORA Privada   603,56
1648 COLEGIO SAN RAFAEL LTDA Privada   599,20
1766 COLEGIO LAVOISIER Privada   596,15
1821 LICEU DE ESTUDOS INTEGRADOS Privada   594,86
1825 COLEGIO JARDINS LTDA Privada   594,79
2247 COLEGIO SANTANNA DE SERGIPE LTDA Privada   585,42
2944 JFGG E CIA LTDA Privada   572,22
3175 COLEGIO CEPI EXPANSAO Privada   568,28
3205 COLEGIO PURIFICACAO LTDA Privada   567,74
3379 COL AGUIA LTDA Privada   564,71
3651 COLEGIO BOM PASTOR Privada   560,16
3855 COLEGIO VERA CRUZ Privada   556,95
4207 COL EST ATHENEU SERGIPENSE Estadual   551,64
4250 CENTRO EDUC PROF JOSE S DOS SANTOS Privada   551,07
4264 COL AMERICANO BATISTA Privada   550,84
4386 INST DOM FERNANDO GOMES Privada   548,67
4453 COL PATROCINIO DE SAO JOSE Privada   547,70
4549 CENTRO EDUCACIONAL ATLANTICO Privada   546,37
5018 COLEGIO METODO Privada   539,11
5045 COLEGIO SANTA FE LTDA Privada   538,73
5091 CENTRO DE EDUCACAO DE ENS FUNDAMENTAL E MEDIO DO SESI JAIR MENEGUELLI Privada   538,01
5723 GREMIO ESCOLAR GRACCHO CARDOSO Privada   529,03
5975 COLEGIO ESTADUAL TOBIAS BARRETO Estadual   525,90
6059 CENTRO EDUC CRIARTE Privada   524,93
6624 COLEGIO OMEGA Privada   519,00
6690 COLEGIO PIO DECIMO LTDA – EPP Privada   518,35
6768 COL UNIFICADO Privada   517,56
6812 COLEGIO ESTADUAL PROFESSOR JOAQUIM VIEIRA SOBRAL Estadual   517,00
7022 COLEGIO OFENISIA FREIRE Privada   514,94
7407 COLEGIO ESTADUAL LEANDRO MACIEL Estadual   511,51
7803 ESC ESTADUAL 24 DE OUTUBRO Estadual   508,33
7879 COLEGIO ESTADUAL MINISTRO MARCO MACIEL Estadual   507,86
8055 CEA – CENTRO EDUCACIONAL DE APRENDIZAGEM LTDA-ME Privada   506,56
8182 COLEGIO ESTADUAL GOV DJENAL TAVARES DE QUEIROZ Estadual   505,64
8196 GABARITO VESTIBULAR LTDA Privada   505,58
8463 COLEGIO CEA LTDA Privada   503,74
8926 COLEGIO ESTADUAL DOM LUCIANO JOSE CABRAL DUARTE Estadual   500,65
9374 COL EST PRES COSTA E SILVA Estadual   497,75
9535 COLEGIO ESTADUAL PRESIDENTE EMILIO GARRASTAZU MEDICI Estadual   496,83
9657 COLEGIO ESTADUAL OLAVO BILAC Estadual   496,11
10024 COLEGIO ESTADUAL PROF G ROLLEMBERG LEITE Estadual   493,79
10941 COLEGIO ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES Estadual   487,85
10975 EXPOCURSO CURSO E COLEGIO Privada   487,58
10988 COLEGIO ESTADUAL BARAO DE MAUA Estadual   487,49
11147 COL ESTADUAL JOHN KENNEDY Estadual   486,38
11359 COLEGIO ESTADUAL GOVERNADOR JOAO ALVES FILHO Estadual   484,98
11929 COLEGIO CANDIDO PORTINARI Privada   481,23
12610 COLEGIO ESTADUAL MINIS PETRONIO PORTELA Estadual   476,31
12797 CENTRO EDUCACIONAL MORONI Privada   474,87
13075 COL EST PRES CASTELO BRANCO Estadual   472,74
13568 SOC CULTURAL E ASSIST DOM JOSE THOMAZ Privada   468,04
13708 COLEGIO ESTADUAL VITORIA DE SANTA MARIA Estadual   466,59
14373 COLEGIO EST SEN JOSE ALVES DO NASCIMENTO Estadual   457,14

taynara-macedo

Post escrito por Taynara Macedo. Jornalista formada na Universidade Federal de Santa Catarina.

O post Resultado Enem Aracaju: ranking das escolas com melhores e piores notas no Enem 2015 apareceu primeiro em Blog do Enem.

Como fazer bom uso da denotação e conotação na produção textual?

Posted: 05 Oct 2016 04:44 PM PDT

A produção textual exigida no Enem, o texto dissertativo-argumentivo, causa 'dor de cabeça' ao escrever. Por que isso? Isso tem a ver com o nosso conhecimento de mundo e as relações sociais.

A produção textual está muito ligada às vivências na escola, com amigos, com o que aprendemos em outras disciplinas e como associamos os contextos nos quais vivemos: sociais, culturais, tecnológicos, dentre outros. Na formulação de um ponto vista, e muitas vezes, o candidato tem dificuldade em saber relacionar esses pontos para uma boa produção textual.

lit

Para escrever o texto exigido pelo exame, na modalidade escrita formal, o estudante deve compreender as formas de uso da língua portuguesa. Lembrar que existem variações nas formas de falar e escrever, e sendo assim, pode fazer bom uso dessas estratégias linguísticas para escrever, exemplo disso é a conotação e a denotação. Hoje, vou mostrar pra vocês como o Enem discute o uso do sentido figurado (conotação) para construção de um bom texto, como também trata da denotação (sentido real da palavra ou frase) e da conotatividade nas questões de múltipla escolha.

Antes de exemplificar conotação e denotação, é importante lembrar que nenhum falante é unilíngue, ou seja, não possui uma única forma de expressar a língua portuguesa, no sentido de dominar apenas uma variedade da língua. Em sua vida social e cultural, cada indivíduo participa de várias comunidades, delas constrói um conjunto de regras e discursos,  tanto na fala (gírias, variantes linguísticas regionais, etc) quanto na escrita (produção de textos acadêmicos, cartas convencionais, mensagens em redes sociais, uso textual na publicidade, redações oficiais, etc).

Conotação e Denotação

O que é conotação: A conotação é o avesso da denotação, pois trata do sentido figurado, simbólico das palavras, não literal. O uso que se faz das palavras trazendo novos sentidos, encontramos esses exemplos no texto literário, mas na redação do Enem não se deve escrever texto poético, e sim, dissertativo-argumentativo. Fique ligado! Exemplo de conotação: Há dias que amanhecem noite (noite no sentido de tristeza, sombrio).

A denotação será aquela que trata do significado básico e objetivo de uma palavra; uma palavra com sentido denotativo está no seu sentido literal, primário, real. Ex.: Gosto de estudar à noite (noite sentido de período noturno).

A essa altura você deve estar pensando: como vou usar uma linguagem figurada em uma produção de seleção de vestibular? E se eu for penalizado?

O que mais pesa na redação do Enem na competência I são as questões gramaticais, de convenções da escrita e de escolha de registro, nas outras competências o que vai pesar são as questões de coesão textual, a escolha do tipo textual que deve ser dissertativo-argumentativo (não em forma de poemas, narrações) e a esquematização de estratégias de argumentação, como fazer uso delas e solucionar problemas. O uso da conotação no texto redacional vai surgir nessa última parte exigida nas competências: como  estratégia argumentativa.

Na produção textual como usar esses mecanismos?

O candidato pode fazer uso da conotatividade para explicitar sua opinião e levantar uma crítica mais direta ao seu ponto de vista. Usar palavras com sentidos variados como sinônimas; também produzir o texto com figuras de linguagem como metáfora, comparação, metonímia, hipérbole, antítese, paradoxo, ironia, personificação e perífrase, que podem proporcionar a uma mesma palavra diferentes sentidos, dependendo do lugar de fala.

Por exemplo: Quando a redação do Enem tratou sobre o tema publicidade infantil ou sobre a persistência da violência contra as mulheres, o candidato poderia usar a metáfora com o propósito de reforçar o tamanho e/ou quantidade do tema ser prejudicial para o público em questão. Fazer comparações; usar-se da antítese para elencar dois pontos de vistas divergentes. São variadas formas de usar a linguagem figurada, conotativa, como artifício de persuasão textual.

Isso quer dizer que o falante, ao produzir seu escrito, vai considerar o seu interlocutor, o ambiente em que se encontra, o assunto de que trata e a intenção do ato de linguagem (persuadir, pedir, ordenar, informar etc.), e escolher palavras adequadas para aquele contexto e explicitá-las.

Algumas figuras de linguagem que podem ser usadas na Redação

Obs: Vale lembrar que a linguagem conotativa pode ser um bom mecanismo persuasivo na redação, mas é primordial que o candidato preze pelo uso correto da ortografia, do tipo textual e que o texto respeite os direitos humanos.

Antítese – consiste na aproximação de termos contrários, de palavras que se opõem pelo sentido. Ex.: Os jardins têm vida e morte;

Ironia – é a figura que apresenta um termo em sentido oposto ao usual, obtendo-se, com isso, efeito crítico ou humorístico. Ex.: "Confesso que Marianinha foi para mim um daqueles amores únicos, dos quais não temos mais que cinco ou seis em toda a vida…" (José Roberto Torero).

Eufemismo – consiste em substituir uma expressão por outra menos brusca; em síntese, procura-se suavizar alguma afirmação desagradável. Ex.: Vossa Excelência está faltando com a verdade, uma vez que ficou comprovado que na sua gestão houve desvio de dinheiro público. (Verdade em vez de mentira, desvio de dinheiro em vez de roubo/furto).

Metáfora – consiste em empregar um termo com significado diferente do habitual, com base numa relação de similaridade entre o sentido próprio e o figurado. Ex.: É preciso neutralizar essas mazelas que o sistema capitalista impõe a sociedade. (Conota uma lesão no sentido figurado sobre a situação capitalista).

Nas questões do Enem discute como são trabalhadas a conotação e a denotação?

Nas questões de múltipla escolha, a denotação e a conotação são questionadas para fazer com que o candidato compreenda a intertextualidade e usos da linguagem. Saiba perceber as formações e usos das palavras em diferentes contextos comunicacionais, para perceber e avaliar a  harmonia de sentido na escolha de uma palavra para contextualizar uma atividade de fala, e como havia falado anteriormente, fazer com que o candidato leve em consideração a pessoa com quem fala (considerando a profissão, idade, sexo, posição social, origem geográfica, etc) e o ambiente onde se encontra (um concerto de música clássica, estádio de futebol, cada de amigos ou de desconhecidos, etc). É uma estratégia do exame para fazer com que o estudante/candidato compreenda as vivências da fala e da escrita na sociedade brasileira.

Sucesso e bons estudos!

Vamos praticar?

1 – (Fuvest) O filme Cazuza – O tempo não para me deixou numa espécie de felicidade pensativa. Tento explicar por quê. Cazuza mordeu a vida com todos os dentes. A doença e a morte parecem ter-se vingado de sua paixão exagerada de viver. É impossível sair da sala de cinema sem se perguntar mais uma vez: o que vale mais, a preservação de nossas forças, que garantiria uma vida mais longa, ou a livre procura da máxima intensidade e variedade de experiências? Digo que a pergunta se apresenta "mais uma vez" porque a questão é hoje trivial e, ao mesmo tempo, persecutória. (…) Obedecemos a uma proliferação de regras que são ditadas pelos progressos da prevenção. Ninguém imagina que comer, fumar, tomar pinga, transar sem camisinha e combinar, sei lá, nitratos com Viagra seja uma boa ideia. De fato não é. À primeira vista, parece lógico que concordemos sem hesitação sobre o seguinte: não há ou não deveria haver prazeres que valham um risco de vida ou, simplesmente, que valham o risco de encurtar a vida. De que adiantaria um prazer que, por assim dizer, cortasse o galho sobre o qual estou sentado? Os jovens têm uma razão básica para desconfiar de uma moral prudente e um pouco avara que sugere que escolhamos sempre os tempos suplementares. É que a morte lhes parece distante, uma coisa com a qual a gente se preocupará mais tarde, muito mais tarde. Mas sua vontade de caminhar na corda bamba e sem rede não é apenas a inconsciência de quem pode esquecer que "o tempo não para". É também (e talvez sobretudo) um questionamento que nos desafia: para disciplinar a experiência, será que temos outras razões que não sejam só a decisão de durar um pouco mais? (Contardo Calligaris, Folha de S. Paulo)

Considere as seguintes afirmações:

I. Os trechos "mordeu a vida com todos os dentes" e "caminhar na corda bamba e sem rede" podem ser compreendidos tanto no sentido figurado quanto no sentido literal.

II. Na frase "De que adiantaria um prazer que (…) cortasse o galho sobre o qual estou sentado", o sentido da expressão sublinhada corresponde ao de "se está sentado".

III. Em "mais uma vez", no início do terceiro parágrafo, o autor empregou aspas para indicar a precisa retomada de uma expressão do texto.

Está correto o que se afirma em:

a) I, somente

b) I e II, somente

c) II, somente

d) II e III, somente

e) I, II e III

2 – (ENEM-2002) Comer com as mãos era um hábito comum na Europa, no século XVI. A técnica empregada pelo índio no Brasil e por um português de Portugal era, aliás, a mesma: apanhavam o alimento com três dedos da mão direita (polegar, indicador e médio) e atiravam-no para dentro da boca.

Um viajante europeu de nome Freireyss, de passagem pelo Rio de Janeiro, já no século XIX, conta como "nas casas das roças despejam-se simplesmente alguns pratos de farinha sobre a mesa ou num balainho, donde cada um se serve com os dedos, arremessando, com um movimento rápido, a farinha na boca, sem que a mínima parcela caia para fora". Outros viajantes oitocentistas, como John Luccock, Carl Seidler, Tollenare e Maria Graham descrevem esse hábito em todo o Brasil e entre todas as classes sociais. Mas para Saint-Hilaire, os brasileiros"lançam a [farinha de mandioca] à boca com uma destreza adquirida, na origem, dos indígenas, e que ao europeu muito custa imitar".

Aluísio de Azevedo, em seu romance Girândola de amores (1882), descreve com realismo os hábitos de uma senhora abastada que só saboreava a moqueca de peixe "sem talher, à mão".

Dentre as palavras listadas abaixo, assinale a que traduz o elemento comum às descrições das práticas alimentares dos brasileiros feitas pelos diferentes autores do século XIX citados no texto.

a) Regionalismo (caráter da literatura que se baseia em

costumes e tradições regionais).

b) Intolerância (não-admissão de opiniões diversas das

suas em questões sociais, políticas ou religiosas).

c) Exotismo (caráter ou qualidade daquilo que não é

indígena; estrangeiro; excêntrico, extravagante).

d) Racismo (doutrina que sustenta a superioridade de

certas raças sobre outras).

e) Sincretismo (fusão de elementos culturais diversos, ou

de culturas distintas ou de diferentes sistemas sociais).

3 – (ENEM-2005) O termo (ou expressão) destacado que está empregado em seu sentido próprio, denotativo ocorre em

a) "(….) É de laço e de nó

De gibeira o jiló

Dessa vida, cumprida a sol (….)"

(Renato Teixeira. Romaria. Kuarup Discos. setembro de

1992.)

b) "Protegendo os inocentes

é que Deus, sábio demais,

põe cenários diferentes

nas impressões digitais."

(Maria N. S. Carvalho. Evangelho da Trova. /s.n.b.)

c) "O dicionário-padrão da língua e os dicionários unilíngües são os tipos mais comuns de

dicionários. Em nossos dias, eles se tornaram um objeto de consumo obrigatório para as nações civilizadas e desenvolvidas."

(Maria T. Camargo Biderman. O dicionário-padrão da língua. Alfa (28), 2743, 1974 Supl.)

d) 2

e) "Humorismo é a arte de fazer cócegas

no raciocínio dos outros. Há duas

espécies de humorismo: o trágico e o

cômico. O trágico é o que não

consegue fazer rir; o cômico é o que é

verdadeiramente trágico para se fazer."

(Leon Eliachar. www.mercadolivre.com.br

<http://www.mercadolivre.com.br>. acessado em julho de

2005.)

3 – (Enem 2003)

3

O uso do sentido conotativo é comumente encontrado na linguagem literária, incluindo os gêneros histórias em quadrinhos e tirinhas

O uso do sentido conotativo é comumente encontrado na linguagem literária, incluindo os gêneros histórias em quadrinhos e tirinhas

O humor presente na tirinha decorre principalmente do fato de a personagem Mafalda

a) atribuir, no primeiro quadrinho, poder ilimitado ao dedo indicador.

b) considerar seu dedo indicador tão importante quanto o dos patrões.

c) atribuir, no primeiro e no último quadrinhos, um mesmo sentido ao vocábulo "indicador".

d) usar corretamente a expressão "indicador de desemprego", mesmo sendo criança.

e) atribuir, no último quadrinho, fama exagerada ao dedo indicador dos patrões.

4 –  (Enem Cancelado-2009) Texto l

No meio do caminho tinha uma pedra

tinha uma pedra no meio do caminho

tinha uma pedra

no meio do caminho tinha uma pedra

[…]

ANDRADE, C. D. Reunião Rio de Janeiro: José Olympio,

1971 (fragmento).

 

Texto II

As lavadeiras de Mossoró, cada uma tem sua pedra no rio:

cada pedra é herança de família, passando de mãe a filha,

de filha a neta, como vão passando as águas no tempo […].

Alavadei rã e a pedra formam um ente especial, que se

divide e se reúne ao sabor do trabalho. Se a mulher entoa

uma canção, percebe-se que nova pedra a acompanha em

surdina… […]

ANDRADE, C. D. Contos sem propósito. Rio de Janeiro:

Jornal do Brasil, Caderno B, 17/7/1979 (fragmento).

Com base na leitura dos textos, é possível estabelecer uma relação entre forma e conteúdo da palavra “pedra”, por meio da qual se observa

a) o emprego, em ambos os textos, do sentido conotativo da palavra “pedra”.

b) a identidade de significação, já que nos dois textos, “pedra” significa empecilho.

c) a personificação de “pedra” que, em ambos os textos, adquire características animadas.

d) o predomínio, no primeiro texto, do sentido denotativo de “pedra” como matéria mineral sólida e dura.

e) a utilização, no segundo texto, do significado de “pedra” como dificuldade materializada por um objeto.

5 – (ENEM-2001) Nas conversas diárias, utiliza-se freqüentemente a palavra "próprio" e ela se ajusta a várias situações. Leia os exemplos de diálogos:

I – A Vera se veste diferente!

– É mesmo, é que ela tem um estilo próprio.

II – A Lena já viu esse filme uma dezena de vezes! Eu

não consigo ver o que ele tem de tão maravilhoso assim.

– É que ele é próprio para adolescente.

III – Dora, o que eu faço? Ando tão preocupada com

o Fabinho! Meu filho está impossível!

– Relaxa, Tânia! É próprio da idade. Com o tempo, ele se

acomoda.

Nas ocorrências I, II e III, "próprio" é sinônimo de, respectivamente,

a) adequado, particular, típico.

b) peculiar, adequado, característico.

c) conveniente, adequado, particular.

d) adequado, exclusivo, conveniente.

e) peculiar, exclusivo, característico.

6 – (ENEM – 2009) – Metáfora Gilberto Gil

Uma lata existe para conter algo

Mas quando o poeta diz: “Lata”

Pode estar querendo dizer o incontível

 

Uma meta existe para ser um alvo

Mas quando o poeta diz: “Meta”

Pode estar querendo dizer o inatingível

 

Por isso, não se meta a exigir do poeta

Que determine o conteúdo em sua lata

Na lata do poeta tudonada cabe

Pois ao poeta cabe fazer

Com que na lata venha caber

O incabível

 

Deixe a meta do poeta, não discuta

Deixe a sua meta fora da disputa

Meta dentro e fora, lata absoluta

Deixe-a simplesmente metáfora Disponível em: http://www.letras.terra.com.br. Acesso em: 5 fev. 2009.

 

A metáfora é a figura de linguagem identificada pela comparação subjetiva, pela semelhança ou analogia entre elementos. O texto de Gilberto Gil brinca com a linguagem remetendo-nos a essa conhecida figura. O trecho em que se identifica a metáfora é:

(A) "Uma lata existe para conter algo".

(B) "Mas quando o poeta diz: 'Lata'".

(C) "Uma meta existe para ser um alvo".

(D) "Por isso não se meta a exigir do poeta".

(E) "Que determine o conteúdo em sua lata"

 

Gabarito:

1 – Alternativa D. "mordeu a vida com todos os dentes" não pode ser compreendido no sentido literal, uma vez que não é possível morder a vida.

2 –  Alternativa "c". A expressão "dicionário-padrão" foi empregada no sentido denotativo, ou seja, em seu sentido próprio. Observe que todos os textos, exceto o texto da alternativa c, são exemplos de textos literários, nos quais o emprego da conotação é mais frequente.

voltar a questão

3- Alternativa C. Mafalda, apesar de ser uma criança, já percebe as injustas relações de trabalho entre patrões e operários e faz uma analogia interessante entre o uso do dedo indicador, que metaforicamente é símbolo de autoritarismo, e um elemento da análise da situação econômica de um país, o indicador de desemprego. Ela atribuiu um mesmo sentido ao vocábulo "indicador", embora ele possa ser empregado com diferentes significações de acordo com o contexto da interação comunicacional.

4- Alternativa A. O sentido conotativo abrange um conjunto de alterações ou ampliações que uma palavra agrega ao seu sentido literal (denotativo) por meio de associações linguísticas de diversos tipos (estilísticas, fonéticas, semânticas, etc.). No texto I, a palavra pedra significa "empecilho", ao passo que no texto II ela adquire características animadas que a personificam.

5 – Alternativa B.

6 – Alternativa E. A metáfora, tal como se afirma no conceito apresentado na raiz da questão, é uma figura de linguagem que consiste em empregar uma palavra fora do seu sentido literal (denotativo), demonstrando semelhança ou analogia entre elementos. A comparação, nesse caso, é mental e subjetiva, tal como no poema de Gilberto Gil. Com exceção da alternativa correta, todas as demais empregam as palavras em seu sentido literal.

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Su, com base em manuais gramaticais. A professora é Licenciada Plena em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

O post Como fazer bom uso da denotação e conotação na produção textual? apareceu primeiro em Blog do Enem.

Plano de Estudos de Matemática Enem – 10 temas com aulas gratuitas. Veja!

Posted: 05 Oct 2016 01:47 PM PDT

A principal dica do professor Carlos Oliveira, coordenador de Matemática do Colégio Bandeirantes, é que fazer as contas não é o principal problema do exame. É claro que precisa saber Regra de Três, Razão, Juros, Geometria e solucionar equações.

Mas, você precisa se preparar para interpretar os problemas e identificar quais são os cálculos de Matemática realmente necessários. Aí é que está o segredo.

mtm

Bora lá com este Plano de Estudo, porque o Colégio Bandeirantes é um dos dez melhores no Enem de São Paulo. As dicas do professor Carlos são quentes: Sempre caem questões de Razão e Proporção, Cálculo de Juros e Porcentagem, Escala, Gráficos e Tabelas, Equações, Geometria Plana, Geometria Espacial, Estatística, e Probabilidade.

A hora do Enem é sempre agora para as revisões e esclarecimento de dúvidas. Então, vamos lá no Plano de Ensino de Matemática. Confira as dicas e a revisão destes 10 Temas que sempre caem:

10 temas que sempre caem de Matemática no Enem

1. Razão: Normalmente, são problemas que envolvem a divisão em partes proporcionais. Veja uma aula gratuita para mandar

Escalas, Razão e Proporção. Revisão de Matemática Khan Academy – Enem.

2. Proporcionalidade: A prova traz os tradicionais problemas de regra de três (ex.: uma torneira enche um tanque em duas horas e outra enche o mesmo tanque em três horas. Abertas simultaneamente, em quanto tempo ambas as torneiras enchem o tanque?).

Razão e Proporção + Regra de Três com 10 exercícios para você fazer!

3. Porcentagem: Em geral, são problemas de aumentos sucessivos, descontos sucessivos e até mesmo cálculo de variação percentual (decréscimo ou acréscimo). Dois passos para calcular variação percentual: passo 1, faça a diferença entre valor final e valor inicial. Passo 2: divida o resultado anterior pelo valor inicial.

Porcentagem: Cálculo de Juros Simples e Compostos – Matemática vestibular e Enem

4. Interpretação de gráficos e tabelas: A prova extrai problemas de trechos de revista ou jornal e pede para calcular média, identificar pontos específicos (máximos ou mínimos, por exemplo).

Tipos de gráficos e interpretação: Análise gráfica para o Enem!

5. Geometria plana: Sempre tem tópicos clássicos de perímetro, ângulos, lei dos cossenos, teorema de Pitágoras, áreas de regiões poligonais, comprimento da circunferência e área do círculo, triângulos e polígonos regulares.

Círculo e Circunferência: aula de Geometria Plana. Revisão de Matemática Enem

Por isso, para facilitar o estudo dos principais teoremas, use dois lugares ou modos diferentes para fazer as anotações. De um lado (o de um jeito) escreva tudo o que é fornecido no teorema e, do outro, escreva o que você conclui com base nas informações que possui e que você pode usar para resolver a questão.

Diferença entre Hipótese e Tese nos Teoremas – O que é fornecido chama-se hipótese do teorema e o que é concluído é a tese do teorema.

Por exemplo, no Teorema de Pitágoras:
• Hipótese – o triângulo é retângulo (isso é o que tem que ser desenhado).
• Tese – se os lados são “a”, “b” e “c”, “a” sendo o maior, então a²=b²+c². Essa fórmula é o que tem que ser escrito.

Veja aula completa sobre o  Triângulo Retângulo e o Teorema de Pitágoras:

Teorema de Pitágoras
Teorema de Pitágoras

 

6. Equações e sistemas: todo e qualquer tipo de problema que deve ser reescrito na linguagem algébrica.

Sistemas lineares 1 – Equação linear e Sistema linear

Sistemas Lineares 2 – Discussão de um sistema linear

7. Geometria espacial: problemas que demandam o uso das fórmulas dos principais sólidos, a saber, prisma, pirâmide, cilindro, cone e esfera. Dificilmente aparece um sólido inscrito em outro.

Em geral, o problema que cai sobre Geometria Espacial é para calcular o volume de água em uma taça de formato cônico, ou um paralelepípedo, ou algum sólido elementar que seja combinação de um desses.

Geometria Espacial – Aulas e apostilas grátis de Matemática.

 

8. Médias: aritmética e geométrica. Se for dada alguma outra (harmônica, por exemplo) a fórmula será fornecida.

Progressões Geométricas – Revisão para Matemática Enem

9. Estatística: o básico é saber as fórmulas de medidas de tendência central (média, mediana e moda) e de medidas de dispersão (variância e desvio padrão).

Estatística: Média Aritmética Simples e Ponderada. Matemática Enem.

Medidas de dispersão: Estudando a variabilidade dos dados para o Enem!

10. Contagem e probabilidade: os problemas demandam muito mais raciocínio do que fórmulas. Por isso é importante entender profundamente o significado do princípio fundamental da contagem.

Igualmente importante é entender que arranjos são sequências e que combinações são subconjuntos. Isso faz uma tremenda diferença na resolução dos problemas de contagem. Em probabilidade, basta entender o cálculo em espaços equiprováveis.

Conceito de Probabilidade: Estabelecendo possibilidades de ocorrências

As Dicas de Resolução do professor Oliveira:

Agora que você já sabe quais são as principais abordagens em cada um dos principais temas de matemática, é fundamental se preparar também para a prova em si. Por isso, o Professor Carlos Oliveira reuniu algumas dicas de estudo para matemática:

A – Entenda o problema antes de começar a fazer contas: lembre-se que o cálculo não é o problema. O segredo está em entender qual conta fazer. Para isso, interpretação é fundamental.

B – Tente resolver um mesmo problema com números menores: isso auxilia no entendimento lógico da questão.

C – Identifique seus pontos fracos: procure fazer os últimos exames e tente resolver as questões sem marcar tempo. Anote tudo aquilo em que tem dificuldade. Isso é fundamental para identificar a origem da dificuldade. Com essa informação, você terá mais maturidade e segurança para focar os estudos no que realmente lhe falta.

D – Fique confiante: no dia da prova, todas as questões parecerão “estranhas” em uma primeira olhada, porque são inéditas e contextualizadas. Mas, resgate tudo aquilo que aprendeu no 9º ano e no ensino médio, que conseguirá concluir o exame com êxito.

Por fim, o professor acredita que a boa preparação para o Enem está intimamente ligado a capacidade de o estudante sair da zona de conforto. "Não fique fazendo só aquilo que você já sabe, pois isso não vai acrescentar grande coisa. Tente, resolva, estude aqueles exercícios que você não faria de primeira", sugere.

Veja também os aulões que o Blog do Enem preparou para ajudar você, na revisão dos conteúdos de Matemática que mais caem no Exame! Assista:

Análise Combinatória

 

Estatística:

 

Geometria Plana:

 

Escalas, Razões e Proporções:

Post elaborado para o Blog do Enem pelo professor Carlos N. C. Oliveira: Ele é formado em Matemática pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo, a USP; Especialista em Matemática pelo Centro Universitário Fundação Santo André; Mestre em Educação Matemática pela PUC-SP. Professor de Matemática do Colégio Bandeirantes há 26 anos. É o Coordenador de Matemática do Colégio Bandeirantes há 5 anos. Contato: colband@maquinacohnwolfe.com

colégio bandeirantes de São Paulo

Este post sobre Plano de Estudos de Matemática Enem foi produzido para o Blog do Enem em cooperação com a equipe de professores do Colégio Bandeirantes, de São Paulo. Veja aqui mais sobre o Colégio Bandeirantes.

O post Plano de Estudos de Matemática Enem – 10 temas com aulas gratuitas. Veja! apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!