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Ministério Público pede anulação da Redação do Enem 2016 Posted: 07 Nov 2016 08:55 AM PST O MEC segue com a posição de que não ocorreu vazamento do Tema da Redação do Enem 2016. Mas, um procutador do Ministério Público Federal está solicitando a anulação de todas as redações por conta da similaridade entre o tema (da prova verdadeira) e da ‘falsa prova’.A origem da confusão toda está numa versão atribuída inicialmente a uma falsa prova que circulou nas redes sociais nas vésperas do Exame Nacional do Ensino Médio. As questões não batem com as provas reais aplicadas no Enem 2016. Mas, o tema da redação na falsa prova também era sobre Intolerância Religiosa. Surgiu dai a polêmica sobre o vazamento do tema da Redação do Enem. Na prova do Enem a abordagem estava restrita ao Brasil, e com o seguinte tema: Caminhos para Combater a Intolerância Religiosa no Brasil. Já na falsa prova que circulou na internet o tema apontado pela Nota Oficial do MEC seria ‘Intolerância Religiosa no Século XXI’. Porém, para complicar, uma versão de falsa prova foi divulgada pelo próprio Ministério da Educação, no dia 18 de dezembro de 2015, em que o tema da redação era exatamente ‘Intolerância Religiosa no Brasil’. Veja no final do post uma imagem com o tema falso (de 2015) e o tema verdadeiro de 2016. Ministério Público pede anulação da prova de RedaçãoNesta segunda-feira à noite (7 de novembro) o procurador federal Oscar Costa Filho entrou com uma ação na Justiça Federal pedindo uma liminar para suspender os efeitos da Redação na avaliação dos candidatos, e, em seguida, com a consequente anulação da prova de Redação no Enem 2016. O procurador anexou nas argumentações que a Polícia Federal prendeu em flagrante um candidato que já chegou ao local de prova com uma redação pronta no bolso, o que comprovaria o vazamento do tema. Na terça-feira (8 de novembro) surgiram novas informações de que candidatos presos também teriam conhecimento prévio do tema da Redação. O Blog do Enem fez contato com as assessorias do MEC e do INEP perguntando se já foram identificados os autores ou os responsáveis pela difusão da falsa prova, e se, de fato, o MEC divulgou uma falsa prova em 2015 em que o tema era ‘A Intolerância Religiosa no Brasil’. . Assim que tivermos uma resposta, vamos compartilhar. Confira abaixo a Nota Oficial do INEP. Você já conferiu o Gabarito do Enem 2016?
Veja a Nota Oficial do MEC e do INEPInep rechaça tentativa de tumultuar Enem 2016O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) rechaça veementemente mais um tentativa de tumultuar o ENEM 2016, que foi realizado com absoluto sucesso para 5,8 milhões dos 8,6 milhões de inscritos e esclarece: 1- O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, "Caminhos para Combater a Intolerância Religiosa no Brasil" não é o mesmo de uma prova falsa divulgada às vésperas do Enem 2015, com o tema "Intolerância Religiosa no Século XXI". 2- Abordar simplesmente o tema a intolerância religiosa no século XXI não permite que o participante desenvolva uma proposta de intervenção na realidade respeitando os direitos humanos, o que contraria os pressupostos metodológicos previstos no Edital do Enem. 3 – O gráfico que apoia o desenvolvimento da redação do Enem 2016 é baseado em um estudo da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, de domínio público. O gráfico da prova falsa divulgada às vésperas do Enem 2015, é baseado no mesmo estudo, mas tem recorte diferente. 4 – Portanto, trata-se de uma coincidência de assuntos que não afeta o Enem 2016 por não se tratar de um vazamento. 5 – É importante ressaltar que todos os anos são veiculadas em diversas redes sociais provas de redação falsas com os mais variados temas de relevância social, que muitas vezes mantém uma relação com o que pode ser proposto em Redações do Enem. 6 – A formulação do tema de redação do Enem é feita com a participação de professores de várias áreas do conhecimento que compõem o banco de elaboradores e revisores do Inep. Esses elaboradores e revisores são selecionados por meio de chamada pública nas Instituições Públicas de Ensino. É realizado um evento com a presença desses colaboradores onde são discutidos temas de ordem social, cultural, política ou científica, que propiciem propostas de intervenção social. 7 – A escolha dos temas de redação são levantados, pela comissão de especialistas, diversos assuntos que remetem a questões sociais que merecem discussão mais ampla e conscientização da sociedade. Cabe ressaltar que a escolha desses temas não são motivados exclusivamente por propagandas ou notícias atuais. 8 – Na elaboração da prova de Redação são escolhidos alguns textos motivadores. Esses textos são, em sua maioria, retirados de sites de instituições governamentais. Procura-se obter dados oficiais que confirmem a questão abordada na proposta de redação. Os textos motivadores servem de apoio ao candidato para que reflita sobre o tema e possa dar o encaminhamento que julgar mais adequado dentro do tema proposto e respeitando os direitos humanos. Porém, eventualmente, textos motivadores para a proposta de redação podem ser obtidos em veículos de comunicação. 9 – Por fim, o Inep condena o uso de mentiras e falsas polêmicas com objetivos políticos e sem qualquer compromisso com a Educação ou com os milhões de jovens que fizeram o Enem. Assessoria de Comunicação Social (do Ministério da Educação. 7 de novembro de 2011) Veja na Imagem a prova falsa (esquerda) e a prova verdadeira à direita:O post Ministério Público pede anulação da Redação do Enem 2016 apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Método de Ginástica para o Cérebro traz resultados surpreendentes para estudantes Posted: 07 Nov 2016 06:30 AM PST Supera. Esse é o nome do método desenvolvido para fazer a chamada ginástica para o cérebro. Uma técnica inovadora que, se praticada diariamente, promete articular o cérebro de tal forma, que a pessoa (de qualquer idade) consiga atingir objetivos bastante expressivos. Vale para você mandar bem nas provas.A diretora de uma das franquias da Supera, Ginástica para o Cérebro, Simone Vieira de Melo Shimamoto, explica que a franquia brasileira surgiu da necessidade caseira de um engenheiro do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Antônio Carlos (idealizador do método), ao enfrentar problemas com seu filho (que tinha dificuldades em aprender Matemática na escola), em meio às buscas para superação do problema conheceu o Soroban (ferramenta de cálculo japonesa). Carlos aprendeu a lidar com o soroban e, ao trabalhar com seu filho, percebeu que além de melhorar na aquisição dos conhecimentos matemáticos, também aprimorou concentração, agilidade de raciocínio, autoestima e autoconfiança. "Ele convidou uma pedagoga, professora de Matemática, Neide Cardoso, e juntos criaram o Método Supera. Sua proposta é potencializar diversas habilidades do cérebro com vias a manter saúde, qualidade de vida e conquistas nas diversas áreas da vida: pessoal, social, acadêmica e profissional", conta Simone. A franquia foi criada há dez anos, após a experiência na escola Método Supera Ginástica para o Cérebro, em São José dos Campos. Com o passar dos anos, o método foi aprimorado a partir dos estudos e descobertas da neurociência, hoje pilar conceitual da proposta. "Inclusive a doutora Carla Tieppo, neurocientista, é consultora do Supera, subsidiando a equipe nacional em seus planejamentos e capacitando os profissionais da rede", destaca a diretora. Técnicas utilizadas com os estudantesO Método Supera Ginástica para o Cérebro é um curso presencial que utiliza ferramentas pedagógicas desafiadoras para estimulação cognitiva e potencialização de habilidades cerebrais e socioemocionais diversa, tais como: concentração; foco; memória de trabalho; agilidade de raciocínio; raciocínio lógico e lógico-matemático; autoconfiança; autoestima; pensamento lateral; criatividade; estratégia; visuoespacial; linguagem, disciplina; persistência; relacionamento intra e interpessoal; liderança; dentre outros. A técnica atua a partir da lógica de estimulação defendida pela neurociência, que nada mais é, do que trazer desafios que contemplem os pilares: novidade, variedade e complexidade crescente. São elas:
Quem pode exercitar o cérebro?O público que pratica exercícios para estimular o cérebro na Supera é bastante diversificado, tendo em vista que a prática prioriza a saúde e a qualidade de vida. Trabalha-se tanto com crianças a partir de 5 anos, quanto com a terceira idade, sem limite de idade. A diretora de uma das franquias da Supera, Ginástica para o Cérebro, Simone Vieira de Melo Shimamoto, fala que as turmas são organizadas por blocos de faixa etária ou intencionalidade. "No primeiro caso, faixa etária, temos: infantil, pré-adolescentes; adolescentes e jovens; adultos; terceira idade (podendo haver turmas mistas de acordo com o perfil). Na intencionalidade, formamos turmas que independentemente da idade, objetivam aprovação em vestibulares ou concursos, além de empresários que atuam na liderança de equipes e/ou projetos", detalha Shinamoto. Ginástica para o cérebro na práticaAs pessoas que fazem o curso do Supera costumam ter aulas uma vez por semana, sendo que todos tem o compromisso de realizar desafios diariamente em casa ou no trabalho. "O importante é que o cérebro receba estímulos diferenciados e de qualidade diariamente, não precisando de muito tempo, mas de muita consistência", ressalta a diretora. Ela relata que possuem alguns resultados bem interessantes tanto na unidade Uberlândia (MG), quanto nas demais unidades do Brasil. Como resultados de 2016, na modalidade preparação para vestibulares, Enem e concursos, destacam-se os seguintes estudantes: 1) Bibiana – aluna que concluiu o curso (Máster) e na etapa final foi aprovada para atuar em uma empresa na Hungria, área financeira, onde mora atualmente. 2) Beatriz – aprovada em Medicina na Universidade Federal de Uberlândia. ResultadosA diretora da franqueada da Supera conta que os resultados são vistos rapidamente em alunos disciplinados que seguem exatamente as orientações dadas (primeiros 3 meses). Entretanto, considerando-se alunos que precisam ser trabalhados na construção de hábitos de disciplina e persistência, podem levar mais tempo. Assim, ao longo dos anos, a média avaliada foi de 6 meses para que os praticantes comecem a ter resultados com os exercícios. Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203 O post Método de Ginástica para o Cérebro traz resultados surpreendentes para estudantes apareceu primeiro em Blog do Enem. |
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