sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Independências Latino-Americanas – História Enem

Posted: 11 Sep 2014 08:00 PM PDT

Independências Latino-Americanas

As colônias da América Latina possuíam uma relação com suas metrópoles, determinada principalmente pela política mercantilista do pacto colonial. Essa relação determinava que as colônias espanholas e portuguesas deveriam fornecer às suas metrópoles (Espanha e Portugal), todas as matérias-primas exploradas em seus territórios. Entre estas estavam: metais preciosos, carne, algodão, açúcar e outros produtos agrícolas. Além disso, as colônias eram obrigadas a comprar os produtos manufaturados vindos das metrópoles. Havia uma relação de monopólio comercial, uma vez que as colônias não podiam comercializar com mais nenhum outro país, apenas com a sua metrópole. Porém, no contexto das influências vindas da Revolução Francesa e também da Revolução Industrial, essa situação começou a se alterar.

Sociedade

A sociedade colonial espanhola (a portuguesa veremos mais adiante neste material) pode ser vista em uma estrutura de pirâmide, conforme figura abaixo. No topo desta pirâmide, encontram-se os espanhóis, chamados de chapetones, que ocupavam todos os altos cargos públicos e eclesiásticos da colônia. Os chapetones ocupavam cargos principalmente nos chamados cabildos, locais de administração colonial, onde se resolviam os problemas administrativos, econômicos e políticos da colônia. Abaixo deles, estavam os criollos, termo que denominava todos aqueles descendentes brancos dos primeiros colonos espanhóis, que exploravam plantações e fazendas de gado, minas e constituíam a camada mais rica da sociedade. Entretanto, os criollos estavam sujeitos a todos os mecanismos coloniais, uma vez que pagavam todos os impostos e tributos, sem possuir nenhum direito político. E abaixo destes, estavam os mestiços, índios e negros, camadas exploradas nas fazendas, plantações e minas através do trabalho servil e escravo.

figura_03.jpg Fonte: Esboço da autora.

Revoluções e a luta pela independência

É possível notar algumas tentativas de luta contra a opressão colonial, especialmente a partir da segunda metade do século XVIII. Como exemplo destas lutas, é possível citar o caso do Peru. Os indígenas se rebelaram contra o controle espanhol, sob a liderança de Tupac Amarú, e esta rebelião se estendeu por longo território, mas acabou controlada, com a morte de seu líder.

Dica 1 – De general militar a Imperador de praticamente toda a Europa. Estude a história de Napoleão Bonaparte nesta aula sobre a Era Napoleônica de História Enem – http://blogdoenem.com.br/era-napoleonica-historia-enem/

A influência da Revolução Francesa e da Era Napoleônica é bastante perceptível nestes movimentos, uma vez que o ideário revolucionário influenciou muitos estes conflitos.

A Inglaterra também desenvolveu importante papel nas independências latino-americanas, pois tinha interesses em adquirir mais mercados consumidores para os seus produtos.

Para as elites coloniais, representadas sobretudo pelos criollos, o mais importante era romper com a metrópole e com o monopólio comercial.

Devido a uma crise no governo da Espanha, as colônias passaram por um período de certo abandono, o que facilitou a mobilização das mesmas para conquistar a independência.

As primeiras tentativas de rebelião contra a metrópole iniciaram por volta de 1810, na Venezuela, em Buenos Aires, no México, Lima, e em Bogotá. Porém, este primeiro momento foi sufocado pelos espanhóis por falta de apoio popular.

Um segundo momento de revoluções e rebeliões iniciou-se. Neste contexto, Símon Bolívar e San Martin foram importantes personagens no processo de independência da América Latina. Ambos foram figuras carismáticas, capazes de mobilizar grande parte da massa popular em prol da luta da libertação das colônias espanholas sul-americanas.

História Enem Símon Bolívar. Pintura à óleo de Ricardo Acevedo Bernal (1867 – 1930). 

Dica 2 – Revise tudo sobre a Nova República em mais esta aula de História Enem e fique preparado para gabaritar na prova do Exame Nacional do Ensino Médio – http://blogdoenem.com.br/nova-republica-historia-enem/

Assim, com o apoio popular e da Inglaterra, a América Latina conquistou a independência gradativamente. Em 1817, San Martín conquistou a liberdade do Chile. A Argentina proclamou sua independência em 1816. Logo depois, o Peru. Em 1825, todos os países da América do Sul estavam independentes.

História Enem José de San Martín (1778–1850)

Após a Independência

O sonho de Bolívar em formar uma grande nação latino-americana não foi alcançado. Houve muitos conflitos de interesses entre as diversas oligarquias de cada região, o que causou um processo de fragmentação por toda a América Espanhola. Além disso, embora o processo de independência acabasse com o pacto colonial e possibilitasse a liberdade política, os novos Estados latinos assumiram um novo tipo de dependência econômica, pois com os interesses do desenvolvimento capitalista, sobretudo o inglês, continuavam fornecendo matérias-primas e consumindo os produtos manufaturados europeus.

Saiba mais sobre as Independências Latino-americanas nesta aula do canal univesptv, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Como eram chamados os descendentes dos espanhóis que desempenharam papel importante durante o processo de Independência da América Latina?

a) Mestiços

b) Corregidores

c) Criollos

d) Cabildos

e) Caudilhos

Dica 3 – Preparado para a prova de História do Exame Nacional do Ensino Médio? Revise sobre o Golpe Militar de 1964 nesta aula de História Enem – http://blogdoenem.com.br/golpe-militar-de-1964-historia-enem/

Questão 02

"Criollos" e "Chapettones" eram respectivamente:

a) Os espanhóis e os mestiços.

b) Os naturais da América e os espanhóis.

c) Os mestiços e os precursores da independência.

d) Os escravos e mestiços.

e) Nenhuma delas é correta.

Questão 03

Qual motivo podemos atribuir a falta de sucesso do primeiro momento de rebeliões contra o controle espanhol sobre as colônias latino-americanas:

a) Falta de liderança do movimento contra a metrópole.

b) Falta de apoio popular.

c) Excesso de controle da Espanha na colônia, sufocando todas as tentativas de revolução.

d) Falta de interesse dos criollos em perder o controle das fazendas de gado e plantações com o processo de Independência.

e) Influências da Inglaterra, que era contra a independência da América Latina.

Questão 04

Sobre a sociedade colonial espanhola latino-americana, assinale a alternativa INCORRETA:

a) Apresentava os "Chapetones" no topo da hierarquia social, geralmente originários da pequena nobreza empobrecida da Espanha, que ocupavam na colônia os altos cargos da administração pública, militar e eclesiástica.

b) Utilizou-se da "Mita" – sistema de trabalho obrigatório temporário, em que os índios de uma comunidade eram escolhidos por sorteio e recebiam em troca salários pequenos.

c) Os filhos de espanhóis nascidos na América, os "Criollos", eram grandes proprietários de terras, comerciantes e formavam a elite intelectual da colônia.

d) Os chefes indígenas convertidos ao cristianismo, os "adelantados", estavam desobrigados da prática de serviços forçados, da prestação de serviços obrigatórios e à obediência aos Vice-reis.

e) Abaixo dos "Criollos", havia a massa dos mestiços de brancos e índios, de brancos e negros e de negros e índios. Eram capatazes das minas e das fazendas, artesãos, vaqueiros e caçadores de escravos.

Questão 05

Assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre o processo de independência da América Espanhola:

a) As elites criollas lideraram os movimentos de independência nas colônias, objetivando liberdade de comércio e poder político.

b) A monarquia espanhola reagiu rapidamente às lutas de independência, enviando tropas numerosas e bem armadas a todas as colônias rebeladas.

c) Os índios, negros e mestiços apoiaram os criollos, formando a principal frente contra o colonialismo espanhol, liderando muitas das rebeliões.

d) O conjunto das lideranças independentistas defendia a instauração do regime monárquico constitucional.

e) As lutas pela independência tiveram sucesso imediato, tornando o processo de Independência Latino-Americana relativamente simples.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Formações herbáceas e arbustivas do Brasil – Geografia Enem

Posted: 11 Sep 2014 07:24 PM PDT

Principais formações herbáceas e arbustivas do Brasil

Cerrado

Presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte; as raízes destes arbustos são profundas; as cascas destas árvores são duras e grossas; o cerrado é uma vegetação típica de locais com estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca) e regiões de solo de composição arenosa.

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Caatinga

A caatinga é uma formação vegetal que podemos encontrar na região do semiárido nordestino. Está presente também nas regiões dos extremos norte de Minas Gerais e sul dos estados do Maranhão e Piauí. A caatinga é típica de regiões com baixo índice de chuvas (presença de solo seco).

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Campos

Os Campos caracterizam-se pela presença de uma vegetação rasteira (gramíneas) e pequenos arbustos distantes uns dos outros. Podemos encontrar esta formação vegetal em várias regiões do Brasil (sul do Mato Grosso do Sul, nordeste do Paraná, sul de Minas Gerais e norte do Maranhão), porém é no sul do Rio Grande do Sul, região conhecida como Pampas Gaúchos, que encontramos em maior extensão.

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Pantanal

Um dos ecossistemas mais ricos do Brasil, o Pantanal, estende-se pelos territórios do Mato Grosso (região sul), Mato Grosso do Sul (noroeste), Paraguai (norte) e Bolívia (leste). Ao todo são aproximadamente 228 mil quilômetros quadrados. Em função de sua importância e diversidade ecológica, o Pantanal é considerado pela UNESCO como um Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.

Dica 1 – Estude sobre as Formações Vegetais no Brasil e aprenda a identificar cada uma delas em mais uma aula de Geografia Enem – http://blogdoenem.com.br/formacoes-vegetais-brasil-geografia-enem/

O Pantanal é formado por uma planície e está situado na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. Recebe uma grande influência do Rio Paraguai e seus afluentes, que alagam a região formando extensas áreas alagadiças (pântanos) e favorecendo a existência de uma rica biodiversidade. A época de chuvas e cheias dos rios ocorre durante os meses de novembro a abril.

O clima do Pantanal é úmido (alto índice pluviométrico), quente no verão e seco e frio na época do inverno.

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Dica 2 – Entenda como foi o processo de Industrialização do Brasil em mais uma aula de Geografia Enem. E revise também tudo sobre Geopolítica – http://blogdoenem.com.br/industrializacao-brasil-e-geopolitica-geografia-enem/

Mangues

Podemos encontrar a vegetação de mangue nas regiões litorâneas do Brasil. Nestas áreas, a água do mar avança no solo, formando regiões alagadiças.

Características principais dos mangues:

A formação vegetal do mangue (plantas e arbustos) possui raízes externas (aéreas). Como o solo do mangue é pobre em oxigênio, este é obtido pelas plantas fora do solo.
O cheiro do mangue é bem característico, em função da presença de áreas salobras (com presença de sal).

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Mangue do Itacurubi – Florianópolis

Saiba mais sobre a Vegetação no Brasil nesta aula do canal Aulalivre.net, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Assinale a alternativa que, na atualidade, relaciona corretamente a vegetação e a forma de ocupação do espaço no Brasil.

a) Campos – ocupados pela criação intensiva de gado bovino para exportação.

b) Caatinga – domínio das plantações de cana-de-açúcar e algodão.

c) Cerrado – ocupado tradicionalmente por pecuária extensiva e atualmente por agricultura com corretivos e máquinas.

d) Mata de Araucária – praticamente arrasada pelo desmatamento para uso agrícola, com o trigo e o café.

e) Floresta Amazônica – vegetação retirada pela extração madeireira e intensa ocupação urbana.

Questão 02

Observe as paisagens naturais do espaço brasileiro e assinale a alternativa que corresponde às respectivas formações vegetais.

1)

figura_13.jpg

2)

figura_13-b.jpg

3)

figura_13-c.jpg

4)

figura_13-d.jpg

a) 1 – Mata Atlântica, 2 – Complexo do Pantanal, 3 – Vegetação Litorânea, 4 – Caatinga

b) 1 – Mata de Araucárias, 2 – Caatinga, 3 – Mata dos Cocais, 4 – Cerrado

c) 1 – Floresta Amazônica, 2 – Cerrado, 3 – Mata dos Cocais, 4 – Caatinga

d) 1 – Mata de Araucárias, 2 – Cerrado, 3 – Mata dos Cocais, 4 – Caatinga

e) 1 – Complexo do Pantanal, 2 – Caatinga, 3 – Cerrado, 4 – Mata Atlântica

Dica 3 – Nesta segunda aula sobre Atividades Econômicas, vamos estudar os Transportes e as Atividades Agrárias, tudo para você gabaritar na prova de Geografia Enem – http://blogdoenem.com.br/atividade-economica-geografia-enem/

Questão 03

Em se tratando do bioma caatinga, analise as seguintes afirmações.

I – A caatinga é um dos biomas brasileiros mais alterados pelas atividades humanas.

II – É nessa área que estão localizados grandes espaços submetidos à desertificação.

III – A caatinga tem características fisionômicas e florísticas muito homogêneas e com muito pouca diversidade de espécies.

É correto o que se afirma:

a) em I, II e III.

b) em I e II apenas.

c) em II apenas.

d) em I apenas.

e) em I e III, apenas

Questão 04

No Brasil, os mangues se estendem desde o Amapá até Santa Catarina e, em muitos casos, representam um ecossistema com grandes problemas socioambientais a serem resolvidos.

Considerando o ecossistema mangue, é INCORRETO afirmar que:

a) desenvolve-se nos litorais protegidos de ondas e na desembocadura de rios.

b) apresenta somente plantas adaptadas ao excesso de luminosidade.

c) apresenta solo salino pela influência da maré.

d) sofre degradação pela instalação de indústrias e pela urbanização.

e) São plantas denominadas pneumatófitas, pois suas raízes fazem fotossíntese.

Questão 05

Os conhecimentos sobre as características climatobotânicas brasileiras permitem afirmar que o ecossistema do Cerrado apresenta:

a) ausência de estação seca e formação florestal densa e homogênea.

b) predomínio da massa tropical continental durante o verão e vegetação herbácea do tipo xerófita.

c) elevada umidade do ar durante o inverno e espécies arbustivas e arbóreas com troncos finos e raízes aéreas.

d) baixa amplitude térmica e formação vegetal heterogênea, com predominância de folhagem aciculifoliada.

e) verões úmidos e invernos secos, vegetação formada pela associação de árvores e de gramíneas.

 

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Anelídeos e Moluscos – Biologia Enem

Posted: 11 Sep 2014 06:59 PM PDT

Anelídeos e Moluscos

Anelídeos

Biologia Enem

Representantes: animais de corpo cilíndrico segmentado, formado por anéis. Podem ou não apresentar cerdas auxiliares para locomoção. São anelídeos as minhocas, os nereis e as sanguessugas.

Habitat e modo de vida

Alguns anelídeos são aquáticos marinhos ou dulcícolas, mas a maioria das espécies é de vida livre terrestre e possui a epiderme com grande número de glândulas secretoras de muco que formam uma cutícula protetora.

Embriologia

São animais triblásticos (possuem endoderme, mesoderme e ectoderme) e protostômios (blastóporo origina a boca). A cavidade interna é totalmente cercada por mesoderme, sendo animais celomados. O corpo possui simetria bilateral e é segmentado. A segmentação pode ser denominada metameria (cada segmento é denominado metâmero) e apresenta-se tanto externa quanto internamente. Os metâmeros são separado dos demais internamente por septos e abrigam diversos órgãos individualizados.

Fisiologia

Digestão

O sistema digestório é completo com boca, faringe, esôfago, papo (digestão química com ação enzimática), moela (digestão mecânica, trituração), intestino (apresentando prega dorsal– tiflossole – que aumenta a superfície de contato e a absorção dos nutrientes) e ânus.

Biologia Enem

Respiração

Na maioria das espécies, as trocas gasosas ocorrem por difusão através da pele, com auxílio de pigmentos que transportam oxigênio, sendo a respiração cutânea indireta. Em poliquetas marinhos, a respiração é branquial, com brânquias pouco desenvolvidas. As glândulas mucosas que mantêm a superfície do corpo umedecida são fundamentais para respiração cutânea, sendo que a epiderme é bastante vascularizada.

Dica 1 – Entenda mais sobre os Platelmintos e os Nematelmintos em mais uma aula de Biologia Enem que preparamos para você gabaritar nas provas – http://blogdoenem.com.br/platelmintos-e-nematelmintos-biologia-enem/

Excreção

Os anelídeos apresentam sistema excretor segmentado, com pares de nefrídeos em cada segmento. Os nefrídeos recolhem amônia e água e possuem duas extremidades, onefróstoma, que se abre no líquido celômico de cada segmento e retira excreções, e o nefridióporo ou poro excretor que se abre na superfície corporal.

Circulação

O sistema circulatório é fechado. O sangue circula sempre dentro de vasos pulsáteis, chamados de corações, que em minhocas estão distribuídos anteriormente em 5 pares. Possuem pigmentos respiratórios, hemoglobina ou clorocruonina, que transportam os gases respiratórios.

Biologia Enem

Muscular

Os anelídeos possuem 2 camadas musculares: uma com músculos circulares e uma com músculos longitudinais. Essas camadas funcionam de forma antagônica, de modo que quando a circular contrai a longitudinal relaxa, esticando o corpo.

Esqueleto

Sem sistema esquelético. O líquido que preenche o celoma promove a sustentação necessária para a contração das fibras musculares, agindo como um esqueleto hidrostático.

Nervoso

O sistema nervoso dos anelídeos é constituído por gânglios ventrais, sendo animais (hiponeuros). Há um par de gânglios cerebroides na região anterior e um cordão nervoso duplo que se estende por todo o corpo, com mais um par de gânglios e pares de nervos laterais por segmento.

Biologia Enem

Dica 2 – Você está nervoso para encarar as provas? Então relaxe, por que preparamos uma aula completa do Sistema Nervoso para você gabaritar na prova de Biologia Enem – http://blogdoenem.com.br/sistema-nervoso-biologia-enem/

Reprodução

A maioria dos anelídeos é monoico, porém poliquetas são dioicos. Fazem fecundação cruzada, externa e com cópula. Maioria com desenvolvimento direto (sem larva), mas existem espécies de nereis que têm desenvolvimento indireto.

Na extremidade do corpo, há uma região com muito muco chamada clitelo. Após a cópula, o clitelo desliza para frente recebendo os óvulos e, em seguida, os espermatozoides armazenados provenientes do parceiro. A fecundação ocorre dentro do clitelo, que se desprende do corpo do animal formando um casulo, onde irão se desenvolver anelídeos jovens. As minhocas também podem se reproduzir assexuadamente realizando autofecundação.

Biologia Enem

Classificação

Os anelídeos são classificados de acordo com a quantidade de cerdas que possuem.

  • Classe Polichaeta – gênero Nereis e Eunice. Possuem muitas cerdas. Maioria marinhos, respiram por brânquias e apresentam um par de parapódios por segmento. Dioicos com desenvolvimento indireto (larva trocófora).
  • Classe Oligochaeta – minhoca da terra (Lumbricus terrestris). Possuem poucas cerdas. A cabeça não é distinta do corpo, sangue com hemoglobina (vermelho). Produzem húmus e galerias no solo, mantendo o solo com nutrientes e arejado, importantes para agricultura.
  • Classe Hirudinea (Achaeta) – sanguessugas. Aquáticas, com falsa segmentação e 2 ventosas (uma na parte anterior e outra na posterior) para fixação. São hematófagas. Durante a alimentação, a sanguessuga secreta um anticoagulante, hirudina, que assim como a heparina possui grande importância para a medicina.

Moluscos

Biologia Enem

Representantes: Animais de corpo mole, envolvido por uma concha calcária. Corpo dividido em cabeça, pé e massa visceral. São exemplos: ostras, mariscos, caracóis, polvo e lula.

Habitat e modo de vida

A maioria dos moluscos habita o mar, estando fixos sobre as rochas (ostras e mariscos), nadando ativamente (polvos e lulas) ou enterrados na areia (escafópodes). Mas existem também espécies dulcícolas (caramujos) e terrestres (caramujos e lesmas).

Embriologia

São triblásticos, celomados, protostômios, bilatérios e não segmentados.

Fisiologia

Digestão

Possuem um sistema digestório completo, com boca, esôfago, estômago, hepatopâncreas, intestino e ânus. Na boca, existe uma estrutura chamada rádula, que é formada por vários dentes de quitina, que raspam o substrato para obtenção dealimentos. Os bivalves não possuem rádula, possuem um estilete cristalino, estrutura localizada entre o estômago e o intestino, em uma cavidade chamada ceco gástrico que facilita a digestão liberando enzimas.

Respiração

A respiração nos moluscos é do tipo branquial (ex.: mariscos) ou pulmonar (ex.: caracóis), ou cutânea (ex.: lesmas), dependendo do habitat. Asbrânquias dos moluscos aquáticosficam na cavidade do manto e possuem cílios que participam na movimentação da água promovendo as trocas gasosas. Já nos moluscos terrestres a cavidade do manto abriga os pulmões.

Excreção

A excreção é feita por nefrídios. Cada nefrídio possui um ducto com duas aberturas: uma para a cavidade pericárdica, chamada nefróstoma, de onde retira as excretas, e um poro excretor, chamado nefridióporo, por onde saem as excretas.

Circulação

A circulação nos moluscos é do tipo aberta. O coração ocupa a posição dorsal e fica em uma cavidade chamada pericárdica. Possui um ou dois átrios, e um ventrículo. O sangue passa das células ao coração pelas lacunas. Nos cefalópodes, como o polvo e a lula, a circulação é do tipo fechada e há vasos. Os moluscos possuem pigmentos respiratórios chamados hemocianina e, principalmente os cefalópodes possuem hemoglobina.

Dica 3 – Relembre sobre o Aparelho Urinário humano em mais esta aula preparatória para prova de Biologia Enem! – http://blogdoenem.com.br/aparelho-urinario-biologia-enem/

Muscular

O pé é a estrutura muscular mais desenvolvida dos moluscos, com ele, podem se deslocar, cavar, nadar ou capturar suas presas. Em consequência do desenvolvimento de um maciço e musculoso parênquima, o celoma dos moluscos geralmente se restringe a um espaço que encerra as gônadas e o coração. Os moluscos marinhos que são rápidos se locomovem pela expulsão de jatos de água que saem por um sifão. Os bivalves apresentam musculatura diferenciada que controla a abertura e fechamento das conchas.

Biologia Enem

Esqueleto

Na epiderme, existe uma dobra chamada manto, que envolve o corpo do animal e secreta a concha, que é um exoesqueleto calcário. O exoesqueleto que apareceu nos moluscos durante a evolução desempenha várias funções: confere resistência ao organismo; permite que o corpo se sustente contra a ação da gravidade; serve como ponto de inserção dos músculos; protege contra a dessecação e representa como uma armadura que protege o animal dos predadores.

Nervoso

Osistema nervoso dos moluscos é ganglionar, com três partes de gânglios nervosos de onde partem nervos para as diversas partes do corpo. Os cefalópodes possuem um grande gânglio cerebroide, semelhante ao encéfalo dos vertebrados, o que permite a execução de atividades altamente elaboradas.

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Reprodução

A reprodução dos moluscos ésexuadae, na maioria dos representantes do grupo, afecundação é interna e cruzada. O caramujo-de-jardim, por exemplo, é monoico com desenvolvimento direto. Na cópula, dois indivíduos se aproximam e encostam seus poros genitais, pelos quais se fecundam reciprocamente. Os ovos se desenvolvem e eclodem liberando novos indivíduos sem a passagem por fase larval.

Nos cefalópodes, o macho carrega um pacote de espermatozoides que é introduzido na cavidade do manto da fêmea para as fecundações. Após as fecundações, são liberados milhares de ovos, com casca gelatinosa. As fêmeas de muitas espécies depositam os ovos em lugares protegidos. Certas fêmeas de polvos até cuidam dos ovos, expelindo jatos de água pelo sifão. O desenvolvimento é direto, sem larva. A maioria dos filhotes que nasce servirá de alimento para diversos predadores. Poucos polvos e lulas chegam à vida adulta, pois a mãe morre logo que os filhotes nascem.

Classificação

  • Classe Polyplacophora ou Amphineura: Um representante é o quíton. Exclusivamente marinhos. A superfície dorsal desses moluscos apresenta uma concha calcária composta por placas parcialmente sobrepostas e articuladas. Rastejam-se no fundo do mar, se alimentando de algas que conseguem raspar com a rádula na superfície das rochas e possuem respiração branquial.
  • Classe Scaphopoda: Conhecidos, em geral, por dentálios ou escafópodos. Pequenos animais com pés em forma de cone e dotados de uma concha cônica e alongada. São marinhos, e vivem parcialmente enterrados na areia.
  • Classe Gastropoda: São representantes o caramujo, o caracol e a lesma. Os caracóis são hermafroditas. Podem possuir uma concha calcaria com formato helicoidal que é secretada pelo manto, todas sendo univalvas. São os únicos moluscos com representantes terrestres. Seu corpo é dividido em cabeça, pé e massa visceral. Na cabeça há tentáculos e olhos, nos pés há uma glândula produtora de muco.
  • Classe Bivalvia: São representantes desta classe as ostras, mexilhões e mariscos. Sua concha é dotada de duas valvas. Possuem uma cabeça atrofiada e um pé em forma de martelo. Não possuem rádula. Os pés secretam filamentos para fixação, chamado bisso. A respiração é branquial. São exclusivamente aquáticos, com representantes de água doce e marinhos. Possuem grande importância econômica. Podem ser utilizados na alimentação e algumas espécies produzem pérolas.
  • Classe Cephalopoda: São representantes desta classe as lulas, os polvos, nautilos e argonauta. São animais marinhos. As lulas possuem uma concha interna. Esses animais possuem uma intensa cefalização e os pés foram transformados em tentáculos. As lulas possuem 10 tentáculos e o polvo, 8. Apresentam rádula. Os olhos são grandes e a circulação é do tipo fechada. Possuem estruturas de defesa como cromatóforos. Quando se sentem ameaçados, soltam esses pigmentos que turvam a água e confundem os predadores.

Saiba mais sobre os Anelídeos e Moluscos nesta aula do canal PENSI, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

Marque a alternativa errada:

a) Os animais da classe Poliqueta possuem o corpo repleto de cerdas implantadas em estruturas chamadas de parapódios.

b) Os animais pertencentes à classe Hirundínea não têm cerdas nem parapódios, e o seu corpo é ligeiramente achatado dorsoventralmente.

c) Os anelídeos possuem digestão extracelular e tubo digestório completo.

d) As minhocas armazenam os alimentos em seu estômago, para depois triturá-los na moela.

e) O sistema nervoso dos anelídeos é constituído por um par de gânglios cerebrais, localizados dorsalmente sobre a faringe; e por dois cordões nervosos ventrais, com um par de gânglios por metâmero.

Questão 02

Um biólogo coletou exemplares de uma espécie animal desconhecida, os quais foram criados em laboratório e analisados quanto a diversas características. Concluiu que se tratava de anelídeos, pois eram animais:

a) Diblásticos, celomados, segmentados e de simetria radial.

b) Triblásticos, celomados, não segmentados e de simetria bilateral.

c) Triblásticos, acelomados, segmentados e de simetria bilateral.

d) Diblásticos, celomados, segmentados e de simetria bilateral.

e) Triblásticos, celomados, segmentados e de simetria bilateral.

Questão 03

Assinale a alternativa em que está escrito o nome da classe e o nome de um animal que pertence a essa classe.

a) Gastropoda – ostras e mexilhões.

b) Cephalopoda – caramujos e lulas.

c)Bivalve – polvos e náutilo.

d) Gastrópodes – caramujos e quíton.

e) Bivalve – mariscos e mexilhões.

Questão 04

Dentre as alternativas abaixo, assinale a incorreta:

a) A maioria dos moluscos apresenta respiração branquial, mas existem espécies com respiração pulmonar e outras ainda que respiram exclusivamente pela superfície do corpo, ou seja, respiração cutânea.

b) Os moluscos têm reprodução sexuada, e em algumas espécies, como no caracol-de-jardim, ocorre desenvolvimento direto; em outras espécies, como nas ostras, o desenvolvimento é indireto, com fase larval.

c)A maioria dos gastrópodes é monóica.

d) A concha da maioria dos moluscos é constituída principalmente por carbonato de cálcio, e possui três camadas. Essa concha é produzida por uma estrutura chamada de nácar.

e) Os moluscos têm sistema digestório completo, formado por um tubo que começa na boca e termina no ânus.

Questão 05

Diversos grupos taxonômicos são utilizados em cultivos marinhos para fins comerciais. Com relação aos moluscos, considere as seguintes afirmativas:

1- O consumo de mexilhões pode ser prejudicado pela retenção de microrganismos patogênicos ao homem, uma vez que esses animais são filtradores naturais da água do mar.

2- Os polvos são cefalópodes que devem ter a concha retirada antes de serem consumidos.

3- Há espécies de ostras cultivadas especialmente para a obtenção de pérolas, e não para consumo como alimento.

4- Os cromatóforos do manto das lulas causam danos à saúde humana quando ingeridos.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.

b) Somente a afirmativa 1 é verdadeira.

c) Somente as afirmativas 1 e 3 são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas 2 e 4 são verdadeiras.

e) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Função Polinomial do 2º grau – Revisão Matemática Enem

Posted: 11 Sep 2014 06:02 AM PDT

Função Polinomial do 2º grau

Temos que uma função polinomial do 2º grau é toda função escrita na forma:

Matemática Enem

Exemplos:

a) 12787.png

b) 12796.png 

Raiz da Função

É o valor de x que zera a função.

Vamos utilizar as mesmas fórmulas usadas na aula 3:

12811.png

Ponto que intercepta o eixo y.

Temos como valor que intercepta o eixo y (eixo das ordenadas) o coeficiente c.

Pois:

12829.png

Portanto, o ponto que intercepta o eixo das ordenadas é o ponto (0;c)

Vértice

É o ponto em que se encontra o valor máximo ou mínimo de uma função polinomial do 2º grau. E podemos encontrar utilizando as seguintes fórmulas:

12861.png

12869.png

Gráfico

O gráfico de uma função polinomial do 2º grau será uma parábola, como você pode observar no exemplo abaixo:

aula03_img01.jpg

Analisando alguns gráficos, podemos chegar a algumas conclusões gerais:

Parábola concavidade para baixo: 12921.png

Parábola concavidade para cima: 12932.png

Valor mínimo para uma função: 12943.png

Para 12958.png, não teremos valor mínimo, pois a função tende a menos infinito.

Para 12970.png , o valor mínimo será o 12984.png

Valor máximo para uma função: 12995.png

Para 13020.png, o valor máximo será o 13005.png 

Para 13026.png, teremos valor mínimo, pois a função tende a menos infinito.

Dica 1 – O dia das provas está chegando, que tal revisar algumas aulas importantes. Revise tudo sobre Função Polinomial do 1º grau nesta aula de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/funcao-polinomial-do-1o-grau-matematica-enem/

Exercício Resolvido

Um jogador de futebol, ao bater uma falta com barreira, chuta a bola de forma a encobri-la. A trajetória percorrida pela bola descreve uma parábola para chegar ao gol.

aula03_img02.jpg

Sabendo-se que a bola estava parada no local da falta no momento do chute, isto é, com tempo e altura iguais a zero; sabendo-se, ainda, que, no primeiro segundo após o chute, a bola atingiu uma altura de 6 metros e, cinco segundos após o chute, ela atingiu altura de 10 metros; pode-se afirmar que, após o chute, a bola atingiu a altura máxima no tempo igual a:

a) 3 segundos

b) 3,5 segundos

c) 4 segundos

d) 4,5 segundos

e) 5 segundos

Resposta da questão 1: [B]

 aula03_img03.jpg

De acordo com o gráfico, temos:

 h(t) = a.t2 +b.t

 Sabendo que h(1) = 6m e h(5) = 10m, temos o sistema:

13089.png

Portanto, h(t) = -t2 + 7t, logo a altura máxima será atingida para

13118.png

 2. (Ufpb 2010) Em seus trabalhos de campo, os botânicos necessitam demarcar áreas de mata onde farão observações. Essas áreas são denominadas parcelas e, geralmente, usa-se corda para demarcá-las.

Nesse contexto, se uma parcela retangular for demarcada com 60m de corda, sua área será, no máximo, de:

a) 100m2

b) 175m2

c) 200m2

d) 225m2

e) 300m2

Resposta da questão 2: [D]

aula03_img04.jpg

13157.png

Saiba mais sobre Função polinomial do 2º grau nesta aula do canal Tenho Prova Amanha, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão1

(G1 – cftmg 2010) O conjunto imagem da função

f(x) = – 4 – 3x + x2, definida para todo x 13190.png R, está contido em

a) 13232.png

b) 13244.png

c) 13254.png

 d) 13264.png

Dica 2 – Acompanhe esta revisão sobre Equações Polinomiais do 1º e 2º grau e fique preparado para a prova de Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/equacoes-polinomiais-1o-e-2o-grau-matematica-enem/

Questão 2

(G1 – cftmg 2008) Uma casa retangular com 15 metros de comprimento e 10 metros de largura possui um jardim ao seu redor, como mostra a figura a seguir.

aula03_img05.jpg

A expressão do valor da área A do jardim, em função de x, é

a) A(x) = 4×2 + 50x

b) A(x) = 5×2 + 25x

c) A(x) = 10×2 + 4x

d) A(x) = 15×2 + 10x

Questão 3

(Ufsm 2008) Durante um passeio noturno de barco, diversão preferida de um grupo de jovens, surgiu uma situação de perigo, em que houve necessidade de disparar um sinalizador para avisar o restante do grupo que ficara no acampamento.

A função que descreve o movimento do sinal luminoso é dada por h(t) = 30t – 3t2, onde h é a altura do sinal em metros e t, o tempo decorrido em segundos, desde o disparo até o momento em que o sinalizador cai na água. Assim, a altura máxima atingida pelo sinalizador e o tempo decorrido até cair na água são, respectivamente,

a) 75 m e 10 s

b) 75 m e 5 s

c) 74 m e 10 s

d) 74 m e 5 s

e) 70 m e 5 s

Questão 4

(G1 – cftmg 2007) O gráfico da função f : IR 13331.png IR, tal que f (x) = x2 – 10 x + 9 é uma parábola

a) cujo máximo é 5.

b) cujo mínimo é -16.

c) que intercepta o eixo das ordenadas no ponto (0,10).

d) que intercepta o eixo das abscissas nos pontos (-1,0) e (- 9,0).

Dica 3 –  Revise tudo sobre os Logaritmos em mais esta aula de Matemática Enem, com definições e exercícios resolvidos para você gabaritar no Exame Nacional do Ensino Médio – http://blogdoenem.com.br/logaritmos-matematica-enem-2/

Questão 5

(Ufpb 2007) A função L(x) = -100x2 + 1200x – 2700 representa o lucro de uma empresa, em milhões de reais, onde x é a quantidade de unidades vendidas. Nesse contexto, considere as seguintes afirmações:

I. Se vender apenas 2 unidades, a empresa terá lucro.

II. Se vender exatamente 6 unidades, a empresa terá lucro máximo.

III. Se vender 15 unidades, a empresa terá prejuízo.

Está(ão) correta(s) apenas:

a) I

b) II

c) III

d) I e II

e) II e III

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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