sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Hidrostática – Aula de revisão para Física Enem

Posted: 18 Sep 2014 05:15 PM PDT

Hidrostática

Vasos comunicantes

Consideramos vaso comunicante dois ou mais recipientes interligados por um tubo.

Quando colocamos um líquido qualquer em um vaso comunicante, observamos que a altura que esse líquido atinge é a mesma nos três ramos, mesmo quando inclinamos o vaso.

Física Enem

Quando colocamos em um mesmo recipiente dois líquidos que não se misturam, observamos que o líquido mais denso vai para a parte de baixo do recipiente, enquanto o menos denso fica na parte de cima.

No caso dos vasos comunicantes, as alturas medidas a partir do nível de separação dos dois líquidos são inversamente proporcionais às massas específicas dos líquidos. De acordo com a Lei de Steven, em pontos numa mesma linha horizontal em um líquido tem a mesma pressão. Tomando os pontos A e B, na mesma horizontal e no mesmo líquido, temos:

6743.png

figura_22.jpg

Princípio de Pascal

O físico e matemático francês Blaise Pascal (1623 – 1662) enunciou o princípio que ficou conhecido como princípio de Pascal. Ele diz o seguinte:

O acréscimo de pressão produzido sobre um líquido em equilíbrio transmite-se integralmente a todos os pontos do líquido.

O princípio de Pascal aplica-se, por exemplo, aos elevadores hidráulicos dos postos de gasolina e aos sistemas de freios e amortecedores de diversos veículos. Este princípio está presente em nosso cotidiano, por exemplo, quando um médico aplica uma injeção com uma seringa, ou simplesmente quando apertamos o tubo da pasta de dente.

figura_23.jpg

Lembremos que a pressão é calculada como a razão da força pela área onde se aplica a força. Vamos observar a figura a seguir; nela temos um carro que pode ser erguido através de um elevador hidráulico. Aplicando uma força F1 sobre o êmbolo de área A1,ocorre uma variação de pressão Δp1 que se distribui através de todo o líquido. Portanto, a variação de pressão Δp2 sentida pelo êmbolo de área A2 será igual à Δp1, sendo que o líquido aplica uma força F2 para erguer o carro. Desta forma, podemos escrever:

6762.png

figura_24.jpg

Saiba mais sobre Hidrostática nesta aula do canal Aulalivre.net, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 01

(PUC-PR) Dois líquidos que não se misturam são colocados em um tubo aberto conforme representa a figura:

figura_25.jpg

Considerando-se que dA e dB são as respectivas densidades, é correto afirmar que dB/dA vale:

a) 1,5

b) 1,4

c) 1,3

d) 1,2

e) 1,1

Dica 1 – Relembre tudo sobre a Lei da Gravitação Universal em mais esta aula de revisão para a prova de Física Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/gravitacao-universal-parte-2-fisica-enem/

Questão 02

(PUC-RS) A figura representa dois tubos abertos contendo líquidos diferentes. Uma mangueira interliga os dois, com uma torneira que permite entrada ou saída de ar. A, B, C e D são pontos das superfícies dos líquidos.

figura_26.jpg

Em relação às condições mostradas na figura, é correto afirmar que:

a) a pressão no ponto B é maior que a atmosférica.

b) os dois líquidos têm a mesma densidade.

c) a pressão no ponto B é maior do que no ponto C.

d) a pressão no ponto C é menor do que no ponto D.

e) nos pontos A, B, C e D a pressão é a mesma.

Dica 2 – Relembre sobre a Gravitação Universal (Parte 1) em mais esta aula preparatória para a prova de Física Enem. Estude conosco para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/gravitacao-universal-fisica-enem/

Questão 03

(FEI-SP) No sistema hidráulico abaixo, a bomba B fornece ao fluido uma pressão P = 2. 105 Pa. Qual a força exercida pela haste do cilindro?

figura_27.jpg

a) 200 N

b) 800 N

c) 8000 N

d) 2000 N

e) 20000 N

Relembre tudo sobre os princípios da Eletrostática nesta aula de revisão para a prova de Física Enem. Fique preparado para o Exame Nacional do Ensino Médio!  – http://blogdoenem.com.br/os-principios-da-eletrostatica-fisica-enem/

Questão 04

Um grupo de alunos resolveu montar um guindaste hidráulico para uma feira de ciências (veja figura).

figura_28.jpg

Para isso, resolveram utilizar duas seringas. Uma seringa tem diâmetro D1 = 2cm e a outra D2 = 1cm. Sabendo que o módulo da força máxima que o motor permite produzir é de 2N, qual o valor máximo da massa M que o guindaste poderá erguer? (g = 10m/s2).

a) 600g

b) 800g

c) 1.000g

d) 1.200g

e) 200g

Questão 05

(FUVEST-SP) Considere o arranjo da figura, onde um líquido está confinado na região delimitada pelos êmbolos A e B, de áreas AA = 80cm2 e BB = 20cm2, respectivamente.

figura_29.jpg

O sistema está em equilíbrio. Despreze os pesos dos êmbolos e os atritos. Se mA=4,0kg, qual o valor de mB?

a) 4kg

b) 16kg

c) 1kg

d) 8kg

e) 2kg

 Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Indivíduo, Sociedade e Socialização – Aula de Sociologia Enem

Posted: 18 Sep 2014 04:59 PM PDT

Indivíduo, sociedade e socialização

Caros alunos,

Sejam bem-vindos! Chegou a hora de mergulhar mais um pouco numa nova área de conhecimento que, embora muito próxima à filosofia, tem características que lhe são próprias: a sociologia. Começamos lembrando, como foi mencionado pelo professor Carlos Eduardo, que a relação entre a filosofia e a sociologia tem a ver, especialmente, com o olhar crítico sobre a realidade.

A sociologia, como toda ciência, tem um objeto de estudo que se divide ou desdobra-se em várias dimensões. Ou seja, o campo da sociologia encontra-se estruturado por vários tópicos, assim podemos reconhecer áreas como: sociologia do trabalho, sociologia da educação, sociologia da arte, dos mercados financeiros, da família, das organizações, dos movimentos sociais, entre outros temas.

Ela também tem um método ou metodologia para realizar as pesquisas; desta maneira as investigações realizadas na área da sociologia são geralmente empíricas, ou seja, trabalham sobre fenômenos ou eventos da vida cotidiana.

Pretendemos, ao final de nossas, não só ter conhecido e compreendido o conteúdo e os conceitos que vamos estudar, mas também exercitar uma maneira de pensar e refletir sobre os fenômenos da nossa vida de uma maneira mais crítica. Lembrando sempre que o principal intuito da sociologia é "desnaturalizar" as experiências de todos os dias. Isto quer dizer questionar aquelas coisas que parecem naturais, ou seja, perguntar-nos por que as coisas são dessa maneira e por que não são de outra.

Por exemplo, vocês se perguntaram alguma vez por que, na hora de entrar numa sala de aula da escola, os alunos já sabem onde vão se sentar e onde vai sentar-se o professor? Ou por que as pessoas ficam bravas quando alguém faz de conta que não viu a fila do ônibus e a fura?

Vamos tentar compreender um pouco melhor como são estabelecidas algumas regras na sociedade, de que maneira as pessoas apreendem essas "maneiras de se comportar" e a influência que isso tem no desenvolvimento da nossa vida, lembrando, como bem nos ensinou o Professor Carlos Eduardo, que a sociologia estuda as relações sociais entre os indivíduos e as instituições.

Então… vamos lá!

Profa. Magali Alloatti

Da postura filosófica à Sociologia

Você já percebeu que muitas pessoas repetem as mesmas coisas sem se darem conta do que estão fazendo? Do mesmo modo muitas pessoas fazem coisas que outras não fariam ou não aprovariam se elas fossem feitas. Você, por exemplo: o que você gosta de fazer que é comum às outras pessoas? O que você gosta de fazer que a maioria das pessoas não gosta de fazer? É fácil de pensar, por exemplo: música, algo que praticamente todas as pessoas gostam; política, algo que nem todas as pessoas gostam, mas todos nós praticamos; e por aí se seguem outros exemplos: trabalho, esportes, reuniões, greves, violência, segurança, saúde pública, educação, etc.

Você já parou para pensar que todas estas coisas expressas no exemplo acima são feitas por nós, seres humanos, ou seja, estas coisas só acontecem porque vivemos em sociedade. Segundo o sociólogo Émile Durkheim (1858/1917), todas essas "coisas" são o objeto de estudo da Sociologia, uma das ciências que compõem o campo de estudo das Ciências Sociais. Durkheim chama estas "coisas" de "fatos sociais".

Dica 1 – Relembre sobre os Imperativos de Kant, Ética Discursiva e Bioética nesta aula preparatória para prova de Filosofia Enem – http://blogdoenem.com.br/etica-e-moral-parte-2-filosofia-enem/

Os fatos sociais seriam fruto das relações sociais que todos nós mantemos uns com os outros e com as instituições que compõem um Estado ou uma cultura. Basicamente podemos dizer que, se não houver relação social entre indivíduos, não existirá sociedade. Sim, dizemos isso porque as características que nos tornam seres humanos são adquiridas pelo convívio com outros seres humanos que em coletivo nos ensinam a agir de determinada forma. Por exemplo: seus pais lhe ensinaram muitas das coisas que você sabe, mas eles também um dia foram ensinados pelos seus avós. Hoje, ao ler este texto da aula, você está recebendo informações e isso marca esta ideia de que as relações sociais só ocorrem porque existe uma interação entre os indivíduos. Isso significa dizer que as relações sociais são dinâmicas e elas se transformam de acordo com as necessidades de cada cultura que compõe uma sociedade.

Estes exemplos podem ser comprovados empiricamente, ou seja, por meio da observação e da experimentação. Como? De um modo simples: Nós vamos à escola, estudamos com outras pessoas, moramos em centros urbanos ou rurais, dependemos de outras pessoas que sabem fazer certas coisas as quais não dominamos, pois, como afirma Aristóteles (384 a.C/ 322 a.C): "o homem nasceu para viver em sociedade". Assim, o seu convívio com outros seres humanos é imprescindível para que você adquira, por meio da educação e das relações sociais, todos os significados que dão sentido ao mundo em que você vive. Porém, algum dia você parou para pensar se existem pessoas que, em algum momento de suas vidas, foram privadas do convívio social? Não, nós não estamos falando de pessoas que por algum motivo cometeram um crime, foram julgadas, condenadas e presas. Não se trata disso, mesmo porque estas pessoas, ainda que privadas da liberdade que nós usufruímos, mantêm-se em contato com outras pessoas que se encontram na mesma situação delas.

Sociologia Enem

Sociedade

Existem algumas maneiras pelas quais todos nós nos comportamos e que temos aprendido ao longo da nossa vida. Trata-se das maneiras "corretas" de fazer as coisas, de falar com outras pessoas e de solucionar os problemas que aparecem cotidianamente. Compreender esse fenômeno foi o principal objetivo de grandes pensadores que hoje são considerados "os pais" da sociologia. Ou seja, como é possível que as pessoas convivam harmoniosamente numa sociedade? Ou, de outra maneira, por que as pessoas vivem em sociedade? E é uma pergunta muito interessante.

Dica 2 –  Relembre tudo sobre Ética e Moral (Parte 1) em mais esta aula preparatória para a prova de Filosofia Enem. O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! – http://blogdoenem.com.br/etica-e-moral-filosofia-enem/

Podemos utilizar o conceito de sociedade para fazer referência a um conjunto de pessoas que vivem juntas e que compartilham uma cultura, uma língua, noções sobre o bem e o mal, sobre beleza, regras de convivência, entre outras coisas, como bem explica Giddens no seu livro "Manual de Sociologia". Em sentido amplo podemos fazer referência à sociedade brasileira ou à sociedade inglesa. Mas também podemos usar o termo para grupos menores que ainda assim compartilhem os mesmos elementos mencionados.

Um dos grandes autores da sociologia, Emile Durkheim (1958-1917), tentou compreender e explicar a possível convivência entre as pessoas por meio da análise das "conexões entre elas". O que ele denominou laço social. Este autor entendia que existiam relações entre as pessoas que não variavam, ou seja, que não dependiam delas, mas eram iguais para quase todos. Era o caso das relações no trabalho, dos casais, entre pais e filhos. E por isso ele sempre pensou em termos gerais sobre o conjunto de pessoas, ou seja, em termos de sociedade(s).

Este autor percebeu que em algumas sociedades antigas ou tradicionais, esse laço social surgia a partir do trabalho e ofícios que as pessoas tinham, da família ou famílias, dos casamentos e uniões, e as relações entre amos e vassalos. Em sociedades industriais ou modernas, essas relações entre as pessoas vão mudar junto com as instituições. Pensemos aqui que o termo instituição, no sentido amplo, refere-se: à família e ao matrimônio, à forma do Estado, às formas de contratação do trabalhador, ao fim das relações do tipo amo e vassalo, entre outros.

O que Durkheim descobriu é que, nas sociedades tradicionais, as relações entre as pessoas podiam ser entendidas como similares ou invariáveis em relação às pessoas. Isso vai mudar nas sociedades industriais ou modernas, onde vão começar a aparecer variações de cada uma dessas relações, as famílias vão ser diferentes, as formas de trabalho também, a religião das pessoas, entre outras coisas.

Dica 3 –  Revise sobre os aspectos sociológicos do Trabalho, sobre Taylorismo, Fordismo e Toyotismo nesta aula preparatória para a prova de Filosofia Enem – http://blogdoenem.com.br/o-trabalho-aula-de-revisao-para-filosofia-enem/

Outro autor considerado um fundador da sociologia, Max Weber (1864-1920), no seu livro "Economia e Sociedade", vai compreender de outra maneira a sociedade e as maneiras pelas quais as pessoas se comportam nela. Ele se interessou muito mais nas ações das pessoas para, a partir delas, compreender as relações sociais. Ele construiu um conceito central: ação social. Assim procurou identificar as ações que as pessoas realizam pensando ou tendo como referência as outras pessoas. Trata-se aqui das ações que mencionamos previamente, por exemplo: liberar o assento do ônibus para uma mulher grávida ou pedir licença para as outras pessoas, cumprimentar os nossos conhecidos na rua. A ideia de Weber é que, a partir do estudo das ações que as pessoas realizam pensando em outros, é possível compreender as regras e valores que todos compartilham.

Ou seja, os fenômenos cotidianos da nossa vida, sejam interações entre duas pessoas como uma aula na escola ou qualquer outro exemplo, são compreensíveis desde duas perspectivas: uma macro, aquela pensada por Durkheim, colocando a ênfase no nível geral, ou pode ser desde uma perspectiva micro como Weber, pensando na maneira pela qual cada pessoa se comporta na hora de interagir com (e pensando em) outra. Vários pesquisadores têm combinado as perspectivas micro e macro, tentando compreender vários níveis das sociedades e das relações sociais, mas sempre lembrando as transformações históricas das sociedades, assim como das instituições que nelas se desenvolvem.

Vamos aprofundar melhor nas próximas aulas, mas agora podemos dar uma refletida rápida sobre o tema, pensando que antes era muito comum que os pais decidissem o casamento dos filhos. Em grande parte, a missão da mulher era ter muitos filhos e ficar em casa enquanto o esposo saía para trabalhar. Também era normal que uma pessoa tivesse o mesmo trabalho a vida inteira, sem mudar de ocupação. Da mesma maneira, as pessoas moravam a vida inteira nas mesmas cidades. E havia tipos de relações, como a do amo e vassalo, que já não existem há muito tempo.

Precisamos entender que a mudança de um tipo de sociedade tradicional para moderna ou industrial, por exemplo, não tem a ver somente com a quantidade de pessoas que a conformam. Claro que, enquanto o tempo foi passando e as condições de vida foram melhorando, cada vez mais pessoas nascem e vivem por mais tempo. Entretanto, as mudanças das sociedades também têm a ver com as relações sociais, os costumes e estilos de vida.

Indivíduo e socialização

Como já falamos acima, o conceito de sociedade exige compreender que as pessoas compartilham determinados códigos ou maneiras de conversar, se entender e interagir. Vamos pensar melhor isto aqui. Quando nós temos um problema com outra pessoa, vamos supor na fila do mercado, normalmente vamos tentar nos entender conversando. Por outro lado, todo mundo sabe que, se estamos no ônibus e há um passageiro idoso, é um gesto amável de nossa parte oferecer o assento para ele sentar. Essas atitudes são maneiras de interagir que fomos assimilando em diferentes momentos da nossa vida. São coisas que nossos pais nos ensinaram, mas também aprendemos na escola, com colegas de turma. Também praticando esportes, como o futebol, aprendemos a respeitar as outras pessoas e as normas, uma vez que não podemos simplesmente agir conforme nossa vontade, pois o jogo tem regras a serem respeitadas.

A pergunta central é: como é que uma pessoa vai aprendendo esse tipo de coisas? Quem ensina para as crianças esses códigos de comportamento? Quem avalia quando uma pessoa não respeita as regras na nossa vida cotidiana? Para responder essas perguntas é necessário trabalhar com outras noções.

O conceito de indivíduo faz referência a cada pessoa que faz parte de uma sociedade, reconhecendo que todos têm liberdade para decidir sobre suas ações, assim como têm o conhecimento sobre as coisas que fazem. Na sociologia, vários autores (como Beck, Bauman e Giddens) definem o indivíduo – ou seja, a pessoa – como a célula da sociedade que, junto a outros indivíduos, forma um conjunto histórico social diferente. Cuidado! Uma sociedade não é simplesmente um conjunto de indivíduos, cada uma tem características que as tornam diferentes entre si. Ou vocês acham que podemos dizer que a sociedade brasileira é igual à sociedade americana? Trata-se de um conjunto de pessoas vivendo juntas, compartilhando muitas coisas entre si, num momento histórico e em espaço geográfico específico.

Cada indivíduo é diferente. Cada um de nós tem uma história, uma identidade, uma religião, uma maneira de compreender a amizade, o amor, etc. Assim, todos têm a sua individualidade, ou seja, a capacidade, liberdade e direito de ser diferente. Isso nos faz únicos e exclusivos, o que é basicamente a definição de indivíduo (GIDDENS, 2000). Em parte, quer dizer que cada um de nós pode escolher sobre grande parte dos aspectos da nossa vida. Essa maneira de pensar o indivíduo é uma categoria ou conceito sociológico utilizado para compreender as sociedades modernas, ou seja, aquelas nas quais a liberdade do indivíduo tem crescido comparativamente às sociedades tradicionais.

Mas aqui aparece outra pergunta interessante. Se a nossa liberdade é cada vez maior e cada um de nós pode escolher o que fazer e o tipo de vida que quer ter, então o que temos em comum? Ou seja, como é possível aquela convivência harmoniosa entre os indivíduos? A resposta é que todos nós, ao longo da vida, temos passado pelo processo de socialização.

O processo de socialização tem um caráter de longo prazo e denomina todas as experiências da nossa vida que, progressivamente, têm servido para que incorporássemos as regras, códigos e noções compartilhadas entre pessoas ao nosso conhecimento. Aquilo que a sociedade entende por bem e mal, as maneiras de compreender a família, as relações entre pessoas, a liberdade e várias outras noções são incorporadas pelo indivíduo nesse longo processo. É preciso lembrar que a socialização não só nos ensina ideias ou formas de pensar, senão também maneiras de nos comportar.

Vamos imaginar uma situação: um homem vai ao banco, acompanhado pela primeira vez do filho pequeno, para utilizar o caixa eletrônico. Mas quando chegam, há uma fila enorme. O homem vai para o final da fila e o filho, sem reparar nas outras pessoas, vai direto para o caixa. O pai o chama e explica para ele que há uma fila de pessoas que chegaram antes e que é preciso esperar e respeitar a vez de todo mundo. Eis aí um exemplo de socialização, pois agora o filho já sabe que o correto é respeitar as filas em cada ocasião.

O mencionado processo é realizado pelas instituições (como a família, a escola, a Igreja, a faculdade, entre outras), mas também é realizado junto a outras pessoas. Em outros termos, nós temos uma grande escola, onde aprendemos as regras da sociedade juntos, com nossos colegas de aula, com nossos pais, com os colegas do trabalho, com os professores, com as pessoas na rua. Por meio de inúmeras experiências e interações vamos incorporando todo esse conhecimento que foi socialmente criado e renovado. Vamos aprendendo ao longo da nossa vida, assim como vamos também ensinando para os nossos filhos, irmãos, amigos e até, às vezes, para nossos pais.

Saiba mais sobre Indivíduo, Sociedade e Socialização nesta aula do canal do professor Vinícius Reccanello de Almeida, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

Temos visto de maneira ampla que as sociedades variam com o tempo. Essas variações referem-se não só à população, senão também às relações sociais que nela se desenvolvem. Algumas relações sociais vão mudar de tipo, outras vão deixar de existir, outras vão tornar-se mais amplas.

Apresento-lhes aqui uma imagem do ENEM 2010, Prova amarela, questão 19, que retrata uma cena do cotidiano dos escravos urbanos. Vamos trabalhar com ela.

image003.jpg

DEBRET, J.B.; SOUZA, L.M. (Org) História da vida privada no Brasil: cotidiano e vida privada na América Portuguesa. V. 1, São Paulo: Companhia das letras, 1997.

O tipo de relação socioeconômica de escravos corresponde a:

a) Sociedades tradicionais ou antigas

b) Sociedades modernas ou industriais

c) Aos dois tipos de sociedades

d) Sociedades da época primitiva.

Considerando as observações realizadas sobre o conceito de indivíduo, podemos afirmar que esse conceito é aplicável ao caso de um escravo? É possível reconhecer em sua vida a liberdade de escolher a roupa, o trabalho ou praticar a sua religião?

Questão 2

Vamos ler o seguinte trecho de texto:

É, assim, imprescindível debater com a sociedade um outro conceito de currículo e escola, com novos parâmetros de qualidade. Uma escola que seja um espaço e um tempo de aprendizados de socialização, de vivências culturais, de investimento na autonomia, de desafios, de prazer e de alegria, enfim, do desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões. Essa escola deve ser construída a partir do conhecimento da realidade brasileira. Nesse processo, é preciso valorizar os avanços e superar as lacunas existentes no projeto político-pedagógico, ou seja, melhorar aquilo que pode ser melhorado.

Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Departamento de políticas de educação infantil e ensino fundamental. Coordenação geral do ensino fundamental. Orientações gerais. Brasília, 2004. p. 11.

Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/noveanorienger.pdf>. Acessado em: 26/05/2012.

A partir do texto citado podemos estabelecer que:

a) A escola é a única instituição para que as crianças aprendam e interiorizem as normas e regras que o processo de socialização tem para nos transmitir.

b) A escola não tem a obrigação de considerar dimensões ou problemáticas externas, já que é somente responsável por aquilo que acontece nas salas de aula e por ensinar o conteúdo curricular estabelecido.

c) A transmissão de conhecimentos sociais, de regras, comportamentos, respeito e atitudes corretas para as crianças acontece no espaço da escola de maneira exclusiva e unilateral do professor para a criança, já que, quando entram na escola, elas desconhecem as maneiras apropriadas de se comportar.

d) A escola é uma das instituições que fazem parte do processo de socialização e, precisamente por isso, deve ser sensível às problemáticas externas, pois as crianças convivem com diversas realidades econômicas e culturais.

Questão 3

Ao longo da aula trabalhamos sobre o processo de socialização. Estabelecemos determinadas características dele, assim como as maneiras nas quais nós o experimentamos. Levando em conta as informações referidas e utilizando como inspiração a imagem aqui colocada, podemos compreender:

image004.jpg

a) Para se converter num adulto responsável é preciso deixar para trás as ideias e pensamentos infantis, já que é necessário assumir outras responsabilidades.

b) O tipo de adulto que somos depende, em grande parte, do tipo de criação que tivemos quando criança, ou seja, os valores que aprendemos, as atividades que praticamos, as pessoas que conhecemos, etc.

c) Todos os adultos gostariam de se comportar como crianças, de maneira livre e sem respeitar as normas, mas não podem fazê-lo por coações externas que os obrigam a se comportar de outras maneiras.

d) Quando alcançamos a fase adulta, temos por finalizado o processo de socialização, tendo assim já assimilado e interiorizado todo o conhecimento social sobre as normas, valores, costumes, etc.

Questão 4

image008.jpg

Questão extra

Temos trabalhado o conceito de indivíduo e a sua relação com as sociedades tradicionais e as modernas ou industriais, no processo de definição daquilo que foi definido como individualidade. Observemos as próximas imagens:

Levando em conta o estudado e utilizando as imagens como ajuda, podemos afirmar que:

a) Nas sociedades modernas o indivíduo não tem chance de escolha nenhuma já que todas as pessoas respondem aos mesmos estereótipos.

b) A música, roupa e as aparências diferentes são expressões de uma liberdade maior que o indivíduo tem nas sociedades modernas.

c) Nas sociedades tradicionais as pessoas também podiam escolher variações nos seus estilos de vida, roupa, gostos e preferências, mas somente se pertenciam aos grupos sociais mais abastados.

d) A necessidade de construir uma identidade própria e diferente também existia nas sociedades tradicionais, só que as pessoas não tinham o direito de escolher.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 

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Transformação de números decimais para frações – Matemática

Posted: 18 Sep 2014 01:04 PM PDT

Os números decimais são largamente utilizados em nosso dia-a-dia, Vejamos uma situação:

Se formos ao supermercado comprar 1 kg de batatas por R$ 1,32 e pagarmos a compra com uma nota de R$ 2,00, receberemos R$ 0,68 de troco. Neste exemplo, podemos observar a utilização dos números decimais.

Dica 1 – O que mais cai em Matemática nos Vestibulares e no Enem? Veja aqui as melhores dicas:  http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/matematica/

Veja como transformar esses números decimais em frações:

Decimais finitos: São aqueles que apresentam um número finito de casas decimais não nulas.

Observe que:

1) 7/10 = 0,7

2) 7/100 = 0,07

3) 7/1000 = 0, 007

4) 216/100 = 2,16

Todo número cuja representação decimal for finita pode ser escrito na forma de uma fração com denominador 10, 100, 1000, etc.

O numerador da fração é o número inteiro que se obtém abandonando a vírgula e o denominador é formado pelo número 1 acrescido de tantos zeros quanto forem as casas após a vírgula do número fornecido.

Dica 2 – Estude também as operações envolvendo os números na forma decimal. Acesse o nosso link e fique por dentro desta aula de matemática! http://blogdoenem.com.br/operacoes-decimal-matematica-enem/

Dízimas periódicas: São numerais decimais em que há repetição periódica e infinita de um ou mais algarismos.

Observe as divisões:

1) 5/9 = 0,55555….

2) 32/99 = 0,32323232…

3) 121/999 = 0,121121121…

Note que estes números têm uma representação decimal infinita e periódica e são chamados de dízimas periódicas simples. A fração que os representa (Fração Geratriz) tem como denominador números 9.

Podemos estabelecer a seguinte regra para dízimas periódicas simples: o numerador da fração geratriz será o número do período e o denominador será 9 ou 99 ou 999, etc…, ou seja, será formado por tantos nove quanto forem os algarismos do período.

Exemplos:

1) 0,454545… = 45/99

2) 0,761576157615… = 7615/9999

3) 0,222222… = 2/9

E se o número for, por exemplo, 2,3222222…. ou 0, 43717171…?

Neste caso será chamado de dízima periódica composta e a sua transformação em fração pode ser feita da seguinte maneira:

Exemplos:

1) 2,3222222… = Matemática

2) 0,43717171… = Matemática

Revise mais sobre a transformação dos números decimais em frações assistindo a videoaula do Guto. Nesse vídeo você aprende em apenas cinco minutos e vinte e cinco segundos, tudo sobre esse assunto bastante cobrado em diversas provas do Enem e dos vestibulares de todo Brasil. Não deixe essa chance passar!

Dica 3 – Matemática Enem – revise os Múltiplos e Divisores – http://blogdoenem.com.br/multiplos-e-divisores-enem/

Você consegue resolver estes exercícios de matemática? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

questão) No tanque do seu carro cabem 50 litros de gasolina. Num certo momento, o marcador indica que ainda resta 1/4 do tanque. Se você quiser completar, quantos litros de gasolina deverá comprar? Se a gasolina custa R$2,58 o litro, quanto você pagará para completar o tanque?

Resposta: 37,5 litros e R$ 96,75 para completar o tanque.

Dica 4 – Relembre outros assuntos de matemática acessando o nosso blog www.blogdoenem.com.br e gabarite as questões de matemática nas provas dos vestibulares e do Enem.
Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

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Monteiro Lobato – Aula de Literatura Enem

Posted: 18 Sep 2014 06:52 AM PDT

Monteiro Lobato

Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.

Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.

Literatura Enem

Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil.

Dica 1 – Relembre sobre as principais características do Pré-Modernismo em mais esta aula de revisão para Literatura Enem – http://blogdoenem.com.br/pre-modernismo-literatura-enem/

Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimentos e ideias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sábia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos.

Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.

Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável à exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras.

Literatura EnemCaricatura de Lobato, junto a um poço

Dica 2 – Revise sobre as principais características do Simbolismo em mais esta aula preparatória para prova de Literatura Enem – http://blogdoenem.com.br/simbolismo-literatura-enem/

No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.

Frases de Monteiro Lobato

"De escrever para marmanjos já estou enjoado. Bichos sem graça. Mas para crianças um livro é todo um mundo."
"É errado pensar que é a ciência que mata uma religião. Só pode com ela outra religião."
"O livro é uma mercadoria como qualquer outra; não há diferença entre o livro e um artigo de alimentação. (…) Se o livro não vende é porque ele não presta".
"Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos."

Saiba mais sobre Monteiro Lobato nesta aula do canal Almanaque Urupês, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios

Leia o texto e responda às questões de 1 a 3.

Pau de Dois Bicos

Um morcego estonteado pousou certa vez no ninho da coruja, e ali ficaria de dentro se a coruja ao regressar não investisse contra ele.

– Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha casa, sabendo que odeio a família dos ratos?

– Achas então que sou rato? Não tenho asas e não vôo como tu? Rato, eu? Essa é boa!… A coruja não sabia discutir e, vencida de tais razões, poupou-lhe a pele.

Dias depois, o finório morcego planta-se no casebre do gato-do-mato. O gato entra, dá com ele e chia de cólera.

– Miserável bicho! Pois te atreves a entrar em minha toca, sabendo que detesto as aves?

– E quem te disse que sou ave? – retruca o cínico – sou muito bom bicho de pêlo, como tu, não vês?

– Mas voas!…

– Vôo de mentira, por fingimento…

Mas tem asas!

– Asas? Que tolice! O que faz a asa são as penas e quem já viu penas em morcego? Sou animal de pêlo, dos legítimos, e inimigo das aves como tu. Ave, eu? É boa…

O gato embasbacou, e o morcego conseguiu retirar-se dali são e salvo.

Moral da Estória: O segredo de certos homens está nesta política do morcego. É vermelho? Tome vermelho. É branco? Viva o branco!

(MONTEIRO LOBATO, José Bento. Fábulas. 45. ed. São Paulo: Brasiliense, 1993. p. 49.)

Questão 01

O texto Pau de dois bicos é uma fábula,

a) pelo predomínio do discurso direto, com consequente apagamento da figura do narrador.

b) pois o tempo cronológico é marcado pela expressão "certa vez" e pelos verbos no passado.

c) pois apresenta trama pouco definida e trata de problemas cotidianos imediatos, o que lhe confere caráter jornalístico.

d) por utilizar elemento fantástico, como o fato de os animais falarem, para refletir sobre problemas humanos.

e) por resgatar a tradição alegórica de representação de seres heróicos que encarnam forças da natureza.

Questão 02

Considerando o trecho em negrito no texto Pau de dois bicos, assinale a alternativa correta. Nos dois casos, a palavra "mas"

a) opõe-se ao argumento "sou muito bom bicho de pelo".

b) revela a causa do "voo de mentira".

c) expressa a consequência dos fatos narrados.

d) marca a condição do "voo de mentira".

e) explica o argumento "sou muito bom bicho de pelo".

Dica 3 – Revise tudo sobre Machado de Assis em mais esta aula de Literatura Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/machado-de-assis-literatura-enem/

Questão 03

A hesitação do gato, na fábula, deve-se

a) à contradição existente entre a fala do morcego e a da pomba e suas características físicas.

b) à tentativa frustrada do morcego e da pomba em disfarçarem sua condição, apelando para o fingimento e a mentira.

c) ao medo de serem agredidos pelas garras afiadas do morcego e pelo bico semiaberto da pomba.

d) à aversão do gato e do caçador em relação à aparência física dos morcegos.

e) à postura submissa da pomba e do morcego diante dos olhares arregalados do caçador e do gato.

Texto para questões 04 e 05.

Coqueiros, 20 de Março de 1.936

Prezado Senhor Monteiro Lobato,

Agradeço imensamente a sua carta que muito me alegrou. Ideias boas como as da Emília não tive, mas gostaria que o senhor escrevesse mais algumas histórias de aventuras em que apareça Peter Pan. Esta é a minha ideia:

Um dia, Pedrinho estava passeando no terreiro quando ouviu um zunido. Era Peter Pan que chegara da Terra do Nunca e vinha convidar os meninos para ir até lá. Depois de vários preparativos, partiram sem o consentimento de dona Benta que, como de costume, ficava horrorizada com essas viagens. Logo que lá chegaram começou uma série de aventuras. Eis, pois, as minhas ideias, que eu não acho tão boas como as da Emília, mas talvez sirvam.

Queira aceitar um abraço da amiguinha

Tagea Bjórnberg

(Fonte: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto de Estudos Brasileiros. Arquivo Raul de Andrada e Silva. São Paulo, USP, [19-].)

Questão 04

A parte da carta que apresenta uma despedida é:

a) "Prezado senhor Monteiro Lobato".

b) "Esta é a minha ideia".

c) "Queira aceitar um abraço da amiguinha".

d) "Tagea Bjórnberg".

e) "Logo que lá chegaram".

Questão 05

As palavras Pedrinho e amiguinha estão no:

a) No grau aumentativo do substantivo.

b) No grau comparativo de inferioridade do adjetivo.

c) No grau superlativo do adjetivo.

d) No grau diminutivo do substantivo.

e) No grau diminutivo do adjetivo.

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

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Revolução Industrial – Aula de História Enem

Posted: 18 Sep 2014 06:13 AM PDT

Revolução Industrial

História Enem Na Inglaterra, a Revolução Industrial modificou a paisagem das cidades a partir do século XVIII. 

A Revolução Industrial é um período repleto de importantes transformações urbanas, culturais, econômicas e sociais. Teve início na Inglaterra, em fins do século XVIII, e caracteriza-se pela introdução da chamada fábrica moderna na Europa. São características marcantes da Revolução Industrial as inovações tecnológicas que aprimoraram o funcionamento das fábricas e indústrias e o considerável aumento da produção e transformação de matéria-prima. São alguns exemplos dessas inovações: a máquina a vapor e o telégrafo.

História Enem Primeira locomotiva a vapor, construída em 1804, pelo engenheiro inglês Richard Trevithick.

Revolução Industrial e a Inglaterra

A Inglaterra acumulou muito capital em comparação às outras nações, por conta do monopólio que detinha sobre o tráfico de escravos durante os séculos anteriores. Além da chamada acumulação primitiva de capitais, os chamados cercamentos também contribuíram para a profunda transformação no campo inglês. A tomada de terras dos camponeses pelos grandes proprietários de terras gerou uma minoria de grandes latifundiários. Isto ocasionou uma grande quantidade de trabalhadores assalariados, que iam para as cidades em busca de trabalho na indústria que estava nascendo. Porém, este intenso movimento de trabalhadores para os centros urbanos causou sérios problemas sociais, além de péssimas condições de vida nas cidades. Outras vantagens podem ser apontadas como causadoras do pioneirismo da Inglaterra na Revolução Industrial, como o domínio das navegações, facilitando a expansão de mercados consumidores em meio marítimo.

Dica 1 – Relembre sobre os fatos importantes da Independência do Brasil em mais esta aula preparatória para a prova de História Enem – http://blogdoenem.com.br/independencia-brasil-historia-enem/

Mercados e o nascimento do mundo industrial

Durante seus primeiros anos, a Revolução Industrial atingiu principalmente a produção de algodão, porém, ao longo do século XIX, as inovações tecnológicas de produção atingiram também outros ramos agrícolas.

É importante pensar a seguinte lógica: nunca havia se produzido tanto, em tão pouco tempo. Desta forma, os problemas econômicos não estavam mais relacionados com a falta de determinado produto, mas sim com o excesso deles e principalmente, com a escassez de consumidores. A Inglaterra solucionou este problema com certa rapidez, pois realizou uma importante expansão colonialista em vários pontos do mundo.

Dica 2 – Saiba, nesta aula de História Enem, como as colônias americanas de Espanha e Portugal foram influenciadas pela Revolução Francesa levando-as a independência – http://blogdoenem.com.br/independencias-latino-americanas-historia-enem/

Como consequências da Revolução Industrial, temos uma grande transformação social e política, além das mudanças já citadas, pois, com o aumento de indústrias e fábricas nas cidades, cria-se uma nova classe social: o movimento de operários. Esta nova classe modificou as mentalidades do seu contexto, uma vez que buscava melhores condições de trabalho. Através de mobilizações, organizações sindicais e greves, mudou a concepção do homem urbano com o trabalho. Esta nova força social cresceu durante os séculos XIX e XX, transformando profundamente a história política da Europa e de outros países atingidos pela Revolução Industrial.

Saiba mais sobre a Revolução Industrial nesta aula do canal Estadão, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

 

Desafios

Questão 01

O capitalismo, com base na transformação técnica, atinge seu processo específico de produção, caracterizado pela produção em larga escala, onde há uma radical separação entre o trabalho e o capital. Esta afirmativa está tratando:

a) da separação entre capitalismo e socialismo.

b) da Revolução Industrial.

c) do advento do Mercantilismo.

d) da Revolução comunista na Rússia.

e) do plano Marshall após a Segunda Guerra Mundial.

Dica 3 – De general militar a Imperador de praticamente toda a Europa. Estude a história de Napoleão Bonaparte nesta aula sobre a Era Napoleônica de História Enem – http://blogdoenem.com.br/era-napoleonica-historia-enem/

Questão 02

A locomotiva a vapor de Stephenson, o telégrafo elétrico de Morse e o processo Bessemer de fabricação do aço correspondem:

a) à Revolução Industrial antes de 1760;

b) à Revolução Industrial entre 1860 e 1900;

c) às inovações técnicas anteriores a 1860;

d) às inovações técnicas posteriores a 1860;

e) esses inventos ocorreram já no século XX, portanto, na 3ª Revolução Industrial.

Questão 03

(UFF 2009) A Revolução Industrial ocorrida ao longo do século XVIII está vinculada à história da Inglaterra no seu nascedouro. Entretanto, à medida que o capitalismo foi se consolidando, a ideia de Revolução Industrial começou a ser associada a um conceito universal e ganhou vários sinônimos, dentre os quais:

a) Republicanização, que orientava os novos processos de organização da política, a intervenção no mercado e a Revolução Francesa.

b) Modernização, que indicava a manutenção da economia mercantilista, a centralização do Estado e o crescimento das camadas médias.

c) Industrialização, que significava a alteração nos processos de produção, a concretização da economia de mercado e a ascensão da burguesia.

d) Maquinização, que mostrava a crescente expansão do artesanato, da agricultura e da fisiocracia como modelos de crescimento.

e) Tecnificação, que definia o processo industrial como dependente das modificações na agricultura e também do agrarismo, sendo controlado politicamente pela nobreza urbana.

Questão 04

A Revolução Industrial, que transformou profundamente a ordem econômica mundial e teve origem na Inglaterra, pode ser relacionada com:

a) O fim da hegemonia marítima inglesa.

b) O uso do vapor como energia nas fábricas.

c) O fortalecimento do movimento socialista.

d) O aumento da população do campo.

e) A produção de apenas alimentos, através da mecanização da agricultura.

Questão 05

(ENEM 2009) Até o século XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimentares e de baixa produtividade. A partir da Revolução Industrial, porém, sobretudo com o advento da revolução tecnológica, houve um desenvolvimento contínuo do setor agropecuário. São, portanto, observadas consequências econômicas, sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem:

a) a erradicação da fome no mundo.

b) o aumento das áreas rurais e a diminuição das áreas urbanas.

c) a maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energéticos.

d) a menor necessidade de utilização de adubos e corretivos na agricultura.

e) o contínuo aumento da oferta de emprego no setor primário da economia, em face da mecanização.

 

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Grandezas químicas – Aula de Química Enem

Posted: 18 Sep 2014 05:34 AM PDT

Grandezas químicas

Quando queremos medir a massa de uma barra de chocolate, devemos utilizar uma medida padrão, no caso do Brasil, utiliza-se o quilograma (múltiplos e submúltiplos), já os ingleses medem a massa em libras (que corresponde a 0,454 kg).

No caso do átomo, utiliza-se:

Unidade de massa atômica (u): é igual a 1/12 da massa de um átomo do isótopo de carbono-12 (12C).

Massa ou peso atômico: é a massa do átomo medida em unidades de massa atômica.

Ex.: 19F – possui massa atômica= 19 u.

Massa molecular: é a massa da molécula medida em unidades de massa atômica (u).

Mol: é o número de átomos de carbono presente em 12 g do isótopo de carbono-12.

Química Enem

Química Enem

Esse número é chamado de número (constante) de Avogadro e equivale a 6,023X1023.

Massa molar (MM): é a massa de 1 mol de partículas (moléculas, átomos, íons). A unidade de medida é dada em g.mol-1.

Química Enem

Química Enem

Química Enem

A figura acima mostra que o composto cinza possui massa molar maior que o composto laranja.

Volume molar (VM): é o volume que um mol de gás, em determinada condição de temperatura e pressão, ocupa.

Verifica-se experimentalmente que nas CNTP (condições normais de pressão e temperatura), ou seja, 0ºC e 1 atm (760 mmHg), o volume que um mol de gás ocupa é de 22,4 l.

Equação de Clapeyron: Equação geral dos gases ideais (perfeitos) ou ainda Equação de estado dos gases, para uma massa constante de um mesmo gás (número de mols constante), vale sempre a relação:

o valor da constante é nR

Tem-se então a equação completa

onde R é a constante universal dos gases perfeitos, n é o número de mols, m é a massa dada, MM a massa molar, T é a temperatura em Kelvin (K= ºC+273).

R é constante e a unidade depende das unidades dos outros (0,082 atm x L/K x mol ou 62,3 mmHg x L/K x mol ou 8,314 Pa x m3/K x mol).

aula4_fig009.tif

Saiba mais sobre Grandezas Químicas nesta aula do canal Ciensinando Biologia, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

A massa molecular da água comum (H2O) é 18 u, e da água pesada ou água deuterada (D2O) é 20 u. Essa diferença ocorre porque os átomos de hidrogênio e deutério apresentam:

a) o número de nêutrons diferentes;

b) o mesmo número de prótons;

c) os números de oxidações diferentes;

d) o mesmo número de massa;

e) o número de elétrons diferentes.

Questão 2.

Um estudante muito curioso, ao sair de uma aula de química na qual aprendeu sobre mol, massa molar, resolveu medir a massa de um grafite de sua lapiseira. Sabendo que o grafite é formado apenas por átomos de carbono (C= 12 g/mol)., após uma semana, a massa do grafite diminuiu de 50 mg para 38 mg. Quantos mols de grafite (carbono) foram gastos pelo aluno durante essa semana.

a) 1,0 mol;

b) 10 mol;

c) 0,1 mol;

d) 0,01 mol;

e) 0,001 mol.

Questão 3

(Adaptado PEIES I – UFSM – 2007)

Uma importante cidade do Brasil é responsável pela emissão, a cada segundo, de 9,2 kg de NO2(g) para a atmosfera, provenientes de veículos automotores. O número de moléculas de NO2(g) liberadas para a atmosfera, por segundo, é aproximadamente. (N= 14 g/mol; O= 16 g/mol).

a) 0,03 x 1023

b) 6,02 x 1023

c) 0,03 x 1026

d) 6,02 x 1025

e) 1,20 x 1026

Questão 4

Balões inflados com gás hélio (He= 2 g/mol), menos denso que o gás oxigênio (O2), são bastante comuns em parques de diversão. Sabendo-se que cada balão possui volume de 2,24 dm3., quantos balões podem ser enchidos com 40 g de gás hélio, nas CNTP?

a) 20 balões;

b) 2 balões;

c) 200 balões;

d) nenhum balão;

e) 2.000 balões.

Questão 5

(Adaptado Fuvest-SP)

O Brasil produz, por ano, aproximadamente, 5,0×106 toneladas de ácido sulfúrico (H2SO4), 1,2×106 toneladas de amônia (NH3) e 1,0×106 toneladas de soda cáustica (NaOH). Transformando tonelada em mols, a ordem decrescente de produção dessas substâncias será. (H= 1g/mol; S= 32 g/mol; N= 14 g/mol; Na= 23 g/mol e O= 16 g/mol).

a) H2SO4 > NH3 > NaOH;

b) H2SO4 > NaOH > NH3;

c) NH3 > H2SO4 > NaOH;

d) NH3 > NaOH > H2SO4;

e) NaOH > NH3 > H2SO4.

 

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Logaritmos – Aula de revisão Matemática Enem

Posted: 18 Sep 2014 05:11 AM PDT

Logaritmos

Temos que:

logab = x,

onde:

a = base do logaritmo

b = logaritmando

x = logaritmo

onde Matemática Enem.

O logaritmo de um número b em uma base a é o expoente x que se deve aplicar à base a para se ter o número b. Dessa forma:

logab = x ↔ ax = b

Consequências da definição

14527.png

Matemática Enem

14566.png

14575.png

14586.png

Propriedades

14620.png

Matemática Enem

14638.png

Dica 1 – Revise sobre as equações exponenciais e tire suas dúvidas em exercícios resolvidos em mais esta aula de Matemática Enem que preparamos para você – http://blogdoenem.com.br/exponenciais-revisao-matematica-enem/

Exercício Resolvido

1. (G1 – ifce 2012) Considerando-se K = 100log 3+ 1000log 2, onde os logaritmos são decimais, é correto afirmar-se que K é

a) múltiplo de 10.

b) negativo.

c) maior que 100.

d) ímpar.

e) irracional.

Resposta da questão 1: [D]

Matemática Enem

impar

2. Dado um número real positivo x, define-se a sequência: (log 4, log 8, log x) . A sequência dada é uma progressão aritmética se, e somente se, o valor de x for igual a:

a) 14694.png

b) 12

c) 14704.png

d)16

e) 20

Resposta da questão 2: [D]

Considerando a sequência como P.A, temos:

14720.png

Saiba mais sobre Logaritmos nesta aula do canal Aulalivre.net, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios

Questão 1

O valor de 14741.png

a) –13

b) –13/2

c) –19/2

d) –19

e) –22/3

Dica 2 – Prepare-se para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio em mais esta aula de revisão sobre os Polinômios para Matemática Enem – http://blogdoenem.com.br/polinomios-definicoes-e-operacoes-revisao-matematica-enem/

Questão 2

(UEL) O valor da expressão 14759.png

a) 4/15

b) 1/3

c) 4/9

d) 3/5

e) 2/3

Questão 3

(UFPA) O valor do 14778.png é:

a) 1

b) -1

c) 0

d) 2

e) 0,5

Dica 3 – Tire todas as suas dúvidas sobre Funções Polinomiais de 2o grau em mais esta aula de revisão para a prova de Matemática Enem que preparamos para você – http://blogdoenem.com.br/funcao-polinomial-2o-grau-revisao-matematica-enem/

Questão 4

(Ufjf 2011) Sejam a, b e c números reais positivos,

com 14797.png . Sobre a função logarítmica, é correto afirmar:

a) Se 14858.png , então 14866.png

b) 14874.png

c) 14882.png

d) 14890.png

e) 14898.png

Questão 5

(Pucpr 2010) Sabendo que log20 = 1,3 e log 5 = 0,7 , é correto afirmar que log520 corresponde a:

a) Exatamente 2.

b) Exatamente 0,6.

c) Maior ou igual a 0,5 e menor que 0,6.

d) Um valor entre 1,8 e 1,9.

e) Nenhuma das alternativas anteriores.

 

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