sábado, 5 de setembro de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


UENP – Notas de corte Sisu 2015 para a Universidade Estadual do Norte do Paraná

Posted: 04 Sep 2015 07:18 PM PDT

Você que deseja fazer um curso superior e residir no norte do Paraná, veja quais são as notas de corte necessárias para garantir sua vaga na UENP!

A maior das notas de corte registradas para o Sisu 2015 na Universidade Estadual do Norte do Paraná foi para o curso de História, no campus de Jacarezinho, com 628, 06 pontos.

Já a menor das notas de corte foi para o curso de Pedagogia, na unidade de Cornélio Procópio, com 589,68 pontos.

Os cursos disponíveis na UENP são os seguintes: Matemática, Pedagogia, História e Letras Português e Espanhol.

uenp

Confira a lista completa com as notas de corte para todos os cursos:

Notas de Corte Sisu 2015 na UENP

Universidade Estadual do Norte do Paraná

CâmpusCursoTurnoDisputaNotas
Cornélio ProcópioMatemáticaNot.Ampla Concorrência611,3
Cornélio ProcópioPedagogiaVesp.Ampla Concorrência589,68
JacarezinhoHistóriaVesp.Ampla Concorrência628,06
JacarezinhoPedagogiaVesp.Ampla Concorrência626,02
ReitoriaLetras Português e EspanholNot.Ampla Concorrência595,96

 

 

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Unicentro – Notas de corte Sisu 2015 na Universidade do Centro-Oeste do Estado do Paraná

Posted: 04 Sep 2015 06:46 PM PDT

Você pode escolher onde estudar na Universidade do Centro-Oeste do Estado do Paraná. As unidades estão localizadas nas cidades de Chopinzinho, Laranjeiras do Sul, Pitanga, Prudentópolis, Guarapuava, Coronel Vivida e Irati. Veja quantos pontos você precisa fazer no Enem.

O curso com a maior das notas de corte na Universidade do Centro-Oeste do Estado do Paraná foi o de Medicina Veterinária, com 674,97 pontos, seguido do curso de Jornalismo, com 671,46 pontos e o de Farmácia, com 667,74. Os três cursos mais disputados foram para o campus da cidade de Guarapuava.

No final da fila da Universidade do Centro-Oeste do Estado do Paraná, com as três menores notas de corte ficaram os cursos de Letras Português, na unidade de Coronel Vivida, com 551,08 pontos; Pedagogia, no campus de Laranjeiras do Sul, com 551,35 e Matemática, na unidade de Irati, com 578,96 pontos.

unicentro

Veja a tabela completa das notas de corte Sisu 2015 na Unicentro

Notas de Corte Sisu 2015 na UNICENTRO

Universidade do Centro-Oeste do Estado do Paraná

CâmpusCursoTurnoDisputaNota
ChopinzinhoAdministraçãoNot.Ampla Concorrência603,33
ChopinzinhoPedagogiaNot.Ampla Concorrência551,35
ChopinzinhoSecretariado ExecutivoNot.Ampla Concorrência571,34
Laranjeiras do SulPedagogiaNot.Ampla Concorrência559,69
PitangaAdministraçãoNot.Ampla Concorrência614,53
PitangaCiências EconômicasNot.Ampla Concorrência611,1
PitangaPedagogiaNot.Ampla Concorrência565,12
PrudentópolisAdministraçãoNot.Ampla Concorrência601,52
PrudentópolisCiências ContábeisNot.Ampla Concorrência591,36
PrudentópolisPedagogiaNot.Ampla Concorrência552,75
GuarapuavaAgronomiaInt.Ampla Concorrência639,97
GuarapuavaCiência da ComputaçãoInt.Ampla Concorrência638,42
GuarapuavaCiências BiológicasNot.Ampla Concorrência601,31
GuarapuavaCiências BiológicasInt.Ampla Concorrência648,54
GuarapuavaEducação FísicaInt.Ampla Concorrência610,44
GuarapuavaEnfermagemInt.Ampla Concorrência648,85
GuarapuavaEngenharia de AlimentosInt.Ampla Concorrência647,65
GuarapuavaFarmáciaInt.Ampla Concorrência667,74
GuarapuavaFísicaNot.Ampla Concorrência615,23
GuarapuavaFisioterapiaInt.Ampla Concorrência654,91
GuarapuavaGeografiaNot.Ampla Concorrência598,87
GuarapuavaGeografiaNot.Ampla Concorrência590,01
GuarapuavaMatemáticaNot.Ampla Concorrência604,52
GuarapuavaMatemática Aplicada ComputacionalMatAmpla Concorrência619,1
GuarapuavaMedicina VeterináriaInt.Ampla Concorrência674,97
GuarapuavaNutriçãoInt.Ampla Concorrência637,82
GuarapuavaQuímicaNot.Ampla Concorrência609,37
GuarapuavaQuímicaInt.Ampla Concorrência646,03
Coronel VividaHistóriaNot.Ampla Concorrência603,54
Coronel VividaLetras PortuguêsNot.Ampla Concorrência551,08
IratiAdministraçãoNot.Ampla Concorrência620,3
IratiCiências ContábeisNot.Ampla Concorrência602,5
IratiEducação FísicaInt.Ampla Concorrência589,58
IratiEngenharia AmbientalInt.Ampla Concorrência647,98
IratiEngenharia FlorestalInt.Ampla Concorrência638,45
IratiFonoaudiologiaInt.Ampla Concorrência642,18
IratiGeografiaNot.Ampla Concorrência582,97
IratiHistóriaNot.Ampla Concorrência609,85
IratiLetras – EspanholNot.Ampla Concorrência580,72
IratiLetras InglêsNot.Ampla Concorrência583,32
IratiLetras – PortuguêsNot.Ampla Concorrência577,87
IratiMatemáticaNot.Ampla Concorrência578,96
IratiPedagogiaNot.Ampla Concorrência577,39
IratiPsicologiaInt.Ampla Concorrência682,2
IratiTurismoMatAmpla Concorrência601,75
GuarapuavaAdministraçãoNot.Ampla Concorrência622,64
GuarapuavaAdministraçãoMatAmpla Concorrência625,52
GuarapuavaArteVesp.Ampla Concorrência612,82
GuarapuavaCiências ContábeisNot.Ampla Concorrência604,72
GuarapuavaCiências ContábeisMatAmpla Concorrência611,73
GuarapuavaCiências EconômicasNot.Ampla Concorrência638,59
GuarapuavaFilosofiaNot.Ampla Concorrência599
GuarapuavaHistóriaNot.Ampla Concorrência608,99
GuarapuavaHistóriaMatAmpla Concorrência615,2
GuarapuavaJornalismoInt.Ampla Concorrência671,46
GuarapuavaLetras InglêsNot.Ampla Concorrência587,72
GuarapuavaLetras – PortuguêsNot.Ampla Concorrência563,74
GuarapuavaLetras – PortuguêsMatAmpla Concorrência560,37
GuarapuavaPedagogiaMatAmpla Concorrência561,51
GuarapuavaPedagogiaNot.Ampla Concorrência567,4
GuarapuavaPublicidade e PropagandaInt.Ampla Concorrência664,15
GuarapuavaSecretariado ExecutivoNot.Ampla Concorrência586,13
GuarapuavaServiço SocialNot.Ampla Concorrência594,16

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Poluição do ar, chuva ácida e inversão térmica – Biologia Enem

Posted: 04 Sep 2015 11:29 AM PDT

As atividades humanas podem influenciar fortemente os ecossistemas. Infelizmente, em geral, nossas atividades produzem resíduos que contaminam o ambiente e desequilibram as relações ecológicas. Entre as poluições mais graves emitidas pelos seres humanos estão as substâncias que contaminam o ar. Estas contaminações geram uma série de consequências, dentre elas estão as chuvas ácidas e a inversão térmica. Você sabe como ocorrem estes desequilíbrios ecológicos? Não? Então se liga neste post para arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Poluição do ar

A poluiçãodo ar pode ser causada por várias substâncias produzidas de diferentes formas. A mais comum é causada pelo aumento de gás carbônico, que acentua o efeito estufa e gera o aquecimento global. Uma das principais fontes poluidoras do mundo moderno é o motor dos automóveis. Quando a combustão de combustíveis fósseis nestes motores é completa, libera CO2.

co2 - Poluição do ar

Porém quando a combustão destes combustíveis é incompleta há a liberação de um gás ainda mais tóxico – o CO. O monóxido de carbono possui alta afinidade com as hemácias. Ao associar-se à hemoglobina forma-se um composto estável – a carboxiemoglobina. Assim, a hemoglobina ocupada pelo CO não pode transportar oxigênio, causando uma asfixia que pode levar a morte em seres humanos e outros seres aeróbios

Co2 no corpo

Além dos motores à combustão, as industrias siderúrgicas e as queimadas são também importantes fontes de poluentes atmosféricos. As combustões incompletas liberam também, além do monóxido de carbono, hidrocarbonetos gasosos e óxidos de nitrogênio. Estes dois compostos ao serem expostos à radiação ultravioleta combinam-se produzindo substâncias ainda mais tóxicas: o ozônio e o nitrato peroxiacetílico (PAN), que causam irritação nos olhos e desconforto respiratório nos seres humanos. O PAN também pode inibir a fotossíntese, causando a morte das plantas.

Dica 1: Antes de continuar revisando as alterações abióticas, que tal estudar as alterações bióticas? Veja este post com muitas dicas sobre ecologia para você gabaritar biologia no Enem!

Chuva ácida

A queima de óleo diesel e carvão mineral libera outros produtos muito tóxicos: o dióxido de enxofre (SO2) e do dióxido de nitrogênio (NO2). Estes gases poluentes causam distúrbios respiratórios nos seres humanos, como a asma e a bronquite. Quando estes poluentes reagem com a água, formam ácido (ácido sulfúrico e ácido nítrico, respectivamente) que chegam à superfície na forma de chuva ácida. A chuva ácida destrói monumentos, grades metálicas e automóveis. Além disso, a chuva ácida pode gerar a destruição de grandes áreas de vegetação e contaminar o solo e água.

chuva ácida

chuva ácida

Dica 2: Revise também as sucessões ecológicas! Veja este super post com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos e videoaula do professor Artur Ramos.

Inversão térmica

Os gases da atmosfera encontram-se em constante movimento gerado principalmente pelas correntes de convecção. Isso faz com que as partículas em suspensão no ar mais próximo à superfície (mais quente) sejam carregadas e dissipadas nas camadas mais altas e frias da atmosfera. Esse processo ajuda a diminuir a poluição no ar próximo ao solo. Porém, no inverno pode ocorrer de uma massa de ar quente se estabelecer sobre determinada região. Assim, a atmosfera ficará com uma região mais fria próxima à superfície e outra em grandes altitudes e, no meio, uma camada de ar quente. Esta configuração da atmosfera dificulta as correntes de convecção e o ar mais próximo da superfície fica "preso" nesta região. Dessa maneira, a poluição fica retida próximo à superfície, pois não consegue se dispersar nas camadas mais altas da atmosfera.

Poluição - inversão térmica

inversão térmica foto

Dica 3: Veja esta aula sobre Poluição sonora, Poluição térmica e poluição radioativa que completa o conteúdo desta aula, com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos. Confira!

Agora que você já sabe tudo sobre as alterações abióticas, que tal ver uma videoaula para finalizar sua revisão? Então veja esta excelente aula do professor Rubens Oda do canal Descomplica, do Youtube, sobre poluição:

Gostou do vídeo? Beleza! Que tal testar seus conhecimentos?

01 – (FUVEST SP/1989)    A concentração de gás carbônico na atmosfera vem aumentando significativamente desde meados do século XIX; estima-se que possa quadruplicar até o ano 2.000. Qual dos fatores abaixo é o principal responsável por esse aumento?

a) ampliação da área de terras cultivadas
b) utilização crescente de combustíveis fósseis
c) crescimento demográfico das populações humanas
d) maior extração de alimentos do mar
e) extinção de muitas espécies de seres fotossintetizantes.

Gab: B

02 – (UEL PR/2014)Em um ambiente com elevado número de indústrias e de circulação de veículos, como as regiões metropolitanas, as partículas em suspensão e os gases poluentes são levados pelas correntes de convecção para as camadas mais altas da atmosfera, onde se dissipam. O fenômeno meteorológico da inversão térmica, que ocorre geralmente no inverno, tem como consequência o impedimento da dispersão dos poluentes, causando problemas respiratórios na população.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, a causa da inversão térmica.

a) Uma massa de ar frio ascendente impede o movimento descendente de uma camada de ar quente.
b) Uma massa de ar quente descendente impede o movimento ascendente de uma camada de ar frio.
c) Uma massa de ar frio penetra entre camadas de ar quente, impedindo o movimento descendente do ar.
d) Uma massa de ar quente penetra entre camadas de ar frio, impedindo o movimento descendente do ar.
e) Uma massa de ar quente penetra entre camadas de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar.

Gab: E

 

03 – (UEM PR/2013)Sobre as causas e as consequências da poluição atmosférica, assinale o que for correto.

01. A elevação dos níveis de poluentes na atmosfera traz uma série de desconfortos às pessoas, como irritação nos olhos e na garganta.
02. Devido às principais fontes de emissão do gás metano estarem relacionadas com a pecuária de bovinos e de ovinos e com a agricultura na várzea, elas também são responsáveis pela poluição atmosférica mundial.
04. O dióxido de enxofre (SO2) é um poluente atmosférico, sendo um gás tóxico proveniente da queima industrial de combustíveis como o carvão mineral e o óleo diesel.
08. As erupções vulcânicas lançam imensas quantidades de partículas sólidas na atmosfera e não chegam a interferir na formação de poluentes atmosféricos.
16. O gás ozônio (O3) presente nas altas camadas atmosféricas é benéfico à vida, mas, quando se forma próximo à superfície terrestre, é um poluente.

Gab: 23

04 – (UNIRG TO/2013)A poluição atmosférica tornou-se um problema de saúde pública em grandes capitais, principalmente durante o inverno. Os particulados presentes no ar inspirado estão associados ao surgimento de doenças como bronquite crônica e asma.

A incidência dessas doenças durante o inverno é maior porque:

a) a corrente de convecção dispersa os particulados pelas camadas terrestre e intermediária de ar frio.
b) a corrente de ar frio ascendente dispersa os particulados pela camada intermediária de ar quente
c) o efeito estufa concentra os particulados na camada intermediária de ar quente.
d) a inversão térmica concentra os particulados na camada terrestre de ar frio.

Gab: D

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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Interpretação de Texto e Histórias em Quadrinhos – Cai em Linguagens no Enem

Posted: 04 Sep 2015 06:58 AM PDT

Tanto no Enem quanto em diversos vestibulares Brasil afora, é muito comum encontrar questões que envolvam a interpretação de texto a partir de histórias em quadrinhos. O intuito é estabelecer um objeto que servirá para testar a atenção, o domínio do conteúdo e a capacidade interpretativa do candidato.

Ainda que resista algum preconceito aqui ou ali, as histórias em quadrinhos (ou simplesmente HQs) hoje são uma forma de arte estabelecida, sendo objeto de estudo em universidades mundo afora. Vamos lá para uma revisão sobre Interpretação de Texto e Histórias em Quadrinhos para o próximo Enem?

Você sabe realmente LER histórias em quadrinhos?

Para ajudar a ver as particularidades deste gênero, seja ela em revistas ou em tirinhas, convidamos o professor Alexandre Linck, doutor em Literatura, que desenvolve um amplo trabalho acadêmico pesquisando as histórias em quadrinhos.

A seguir, algumas dicas do professor que podem ser úteis, seja para o Enem, seja para curtir ainda mais a arte das HQs, e fazer a Interpretação de Texto no Enem e no Vestibular:

1 – Sequencialidade e Simultaneidade

Uma das características mais marcantes das HQs é a concomitância de sequencialidade e simultaneidade. Ou seja, nas histórias em quadrinhos há uma sequência de acontecimentos pelo qual devemos passar quadro a quadro (como no cinema, por exemplo), porém de modo a exibir simultaneamente todas essas etapas (esses quadros) ao mesmo tempo em uma mesma página. Afinal, por mais que nos concentremos em um determinado quadro no momento da leitura, nossa visão periférica já mais ou menos apreendeu todos os outros. Esse recurso estético é fundamental para a poética dos quadrinhos.

Notem que nessa tira de Laerte, usada pelo Enem na edição de 2012. Grande parte da comicidade dessa HQ passa pela repetição. Isto é, os três primeiros quadros da tira são semelhantes: o enquadramento é o mesmo, o gestual da Branca de Neve também. A única mudança que se aplica a todos é quem está oferecendo a maçã (respectivamente, uma bruxa, uma cobra e um vendedor).

O terceiro quadro também traz uma novidade: não é mais a Branca de Neve que escutamos, mas o vendedor. Isso será o ponto de virada da história para no quarto quadro a piada acontecer. Contudo, notem, foi preciso justamente estabelecer nos primeiros quadros uma sequencialidade e uma simultaneidade de semelhanças para a piada funcionar a partir de uma diferença no quadro final.

enem2012-099

Portanto, a composição dos quadros propicia uma temporalidade. Algo que os quadrinhos trabalham a partir de uma narratividade, seja ela a da história, seja ela simplesmente a dos traços. Um breve exemplo: notem como nesta de tira de Angeli o terceiro quadro, em "silêncio", poderia muito bem ser suprimido, de modo em que ainda entenderíamos a história sem perder seu sentido geral. Porém, o terceiro quadro é fundamental para imprimir ritmo para a tirinha, além de, evidentemente, aumentar todo o pesar que recai na constatação do menino no último quadro.

Angeli

Essa relação entre sequencialidade e simultaneidade não é exclusiva a tiras que apresentem quadros múltiplos. Nesta tira de HAGAR, O Horrível, de Dik Browne, utilizada no Enem 2012, temos uma história em um único quadro. Contudo, além da simultaneidade dos elementos apresentados dentro do quadro, ainda há uma sequência que vai da esquerda para a direita (como numa tira de vários quadros).

Notem, primeiro observamos os tubarões rumando para a direita, depois o balão que os acusa, então vem o segundo balão  (que discretamente, pela sua borda, está sobreposto ao primeiro, dando a sensação de continuidade), até, finalmente, a constatação de que eles estão prestes a bater num rochedo (algo reforçado pelos traços de atenção que demarcam o olho arregalado da serpente).

enem2012-116

2 – Traço, Letra e Balão

Essa mesma tira de Hagar perdeu em sua tradução um maior cuidado com a grafia. Notem nesta versão da tira em inglês que a palavra "almost" no segundo balão é ligeiramente maior e possui o traço mais grosso, propiciando com isso uma eventual entonação que auxilia na narrativa da piada.

Hagar

 

A história em quadrinhos é uma arte que muitas vezes (poderíamos dizer, na imensa maioria das vezes) articula texto e imagem. Esses dois recursos que encontram diferentes abordagens e métodos de ensino na cultura ocidental, são, nas HQs, trabalhadas a partir do que possuem em comum: o traço. Ou seja, tão importante quanto ser alfabetizado para ler o que está sendo dito, igualmente importante é notar o traçado, tanto do desenho quanto das palavras e dos balões que as envolvem.

Nesta outra tira de Laerte, também em quatro momentos, notem como tanto a grafia do que é escrito quanto do contorno do balão são fundamentais para a contação da história. No primeiro quadro o balão do homem possui linhas sinuosas, sendo a tipografa de sua letra toda em minúscula, pequena, ligeiramente embaralhada. Diferentemente é com o papagaio, sendo o balão circular e tipografia da letra grande, legível, e em maiúscula. No segundo quadro, então, o homem responde ao papagaio, a tipografia de sua letra se torna semelhante a do pássaro, com o destaque para o número 5 e as linhas pontudas do balão – elementos que em conjunto reforçam a ideia de que ele está gritando.

No terceiro quadro o homem retoma a normalidade do primeiro até que no quarto quadro o papagaio novamente o interrompe. Notem como desta vez a letra do papagaio é pequena apesar de ainda ser grande o espaço em volta dentro do balão. Esse tipo de recurso favorece a sensação de que o papagaio falou baixo, de forma hesitante e logo foi abafado por mais um grito do homem.

Laerte

Algo mais sutil também acontece nesta tira de Macanudo. O balão do robô, composto de uma única nota, é circular, o que sugere alguma informalidade. O pássaro que surge e então canta através da exibição de uma partitura, tem o seu balão mais quadrado, o que dá, em contraste, uma certa formalidade ao seu canto.

Macanudo

Outros elementos também merecem maiores cuidados, como a cor dos balões, o seu traçado em volta (ou a ausência dele) e até mesmo o uso criativo da seta (ou rabicho) que liga o balão a quem o pronunciou. Todos esses elementos também são recursos importantes para a poética das HQs.

3 – A Imagem e a Figuração

Outro ponto também importante na leitura das histórias em quadrinhos é saber ler as imagens. Muitas vezes a imagem figurativa, comum na maiorias das HQs, passam a falsa sensação de "clareza", "transparência", de "informação rápida". Nada mais errado. Assim como uma palavra exige de nós o domínio do idioma, uma imagem nos cobra um cuidado semelhante.

Vejamos esta tira de As Cobras de Luis Fernando Verissimo usada no Enem de 2011. Notem como os traços atrás das cobras nos primeiros quadros acentuam a sensação de velocidade, assim como a cauda da cobra que "vaza" da borda no quadro do meio. Um recurso sutil, corriqueiro, porém que faz toda a diferença na distinção entre as cobras que estão em movimento e as que estão paradas. Da mesma forma é um elemento importante as hachuras (sequências de traços finos e paralelos) no dorso e em baixo do nariz das cobras, dando relevo e luminância.

enem2011-132

 

Um pouco mais complexa é a seguinte tira de Ricardo Coimbra. O jogo de cinzas, o enquadramento que muda quadro a quadro, o gestual dos personagens, os detalhes como a  fumaça do charuto, a tipografia da letra (seja no negrito, seja na inscrição na bunda), o rabicho trêmulo do balão no último quadro, assim como as mãos esticadas de Ivan projetando uma sombra grave – tudo isso são elementos fundamentais para a composição e disposição desta breve história em quadrinhos. Você consegue fazer a Interpretação do Texto?

Ricardo CoimbraComo podem ver, as HQs tem muito a nos mostrar, e mais ainda nós temos a dizer sobre elas. Fica o convite, portanto, que essa leitura cuidadosa seja um amplo convite para todo um novo mundo quadrinizado que pode se abrir diante de nós.

 


universia

 

Continue se preparando para o Enem (e se divertindo também, por que não?) com 5 sites para leitura de HQs, eles são de acesso gratuito e podem ajudá-lo muito a treinar a sua capacidade de interpretação. Dicas do nosso parceiro, o portal Universia.

Turma da Mônica – criadas por Maurício de Sousa, duvido que haja uma pessoa no Brasil que não tenha ouvido falar da turminha do Limoeiro. Embora destinadas a um público mais infantil, a Turma da Mônica conta com histórias diversas da criançada aprontando pelo bairro.

Garfield – um gato gordo, preguiçoso e comilão, fazendo de tudo para não fazer nada que necessite de esforço, sobrando tudo para seu dono John e para o cachorro Oddie.

Calvin & Haroldo – Calvin é um pestinha hiperativo de imaginação fértil. Haroldo é seu tigre de pelúcia, ou melhor, para Calvin, Haroldo é um tigre de dois metros de altura. Os dois são amigos inseparáveis e uma aventura no quintal dá de dez em qualquer lição de casa.

Mafalda – Taí uma menina esperta e antenada com o que acontece a sua volta. Mafalda é uma menina bastante crítica e não guarda opiniões a respeito desse hábito estranho de seu pai de sair para trabalhar todo dia e voltar exausto e infeliz, e da sua amiguinha que deseja crescer e ser rica, por exemplo.

Malvados – Humor. Acidez e cotidiano. Sem mais.

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