quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


UECE – Notas de Corte Sisu 2015 na Universidade do Estado do Ceará – Todos os cursos.

Posted: 01 Sep 2015 06:28 PM PDT

Você pode escolher onde estudar na Universidade do Estado do Ceará. As unidades esperam você em Crateús, Quixadá, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Itaperi, Iguatu, Fátima, e Tauá. Veja quantos pontos você precisa fazer no Enem.

Os candidatos que bateram todos os recordes com as notas do Enem na Universidade do Estado do Ceara disputaram vagas nos cursos de Medicina, Nutrição, e Ciência da Computação no Câmpus da cidade de Itaperi. Medicina cravou 755,58 pontos nas notas de corte Sisu 2015 na UECE.

Em seguida vieram os candidatos de Nutrição, com 701,60 pontos no segundo lugar, e os candidatos que disputaram as vagas para o curso de Ciência da Computação, que marcaram 684,54 pontos pelo Enem nas notas de Corte do Sisu 2015 na UECE.

Veja as três menores Notas de Corte

uece 2015No final da fila na Universidade do Estado do Ceará, com as três menores notas de corte ficaram cursos que preparam professores para atuar na Educação Básica.

Com apenas 584,04 pontos no Enem foi possível entrar nas vagas para o curso de Ciências Biológicas no câmpus de Crateús.

No mesmo curso, em Tauá, deu para entrar com 548,10 pontos. E, na cidade de Limoeiro do Forte, para o curso de Física, as notas de corte no Sisu 2015 na UECE foram de apenas 548,92 pontos pelo Enem.

Veja a tabela completa das notas de corte Sisu 2015 na UECE

Notas de Corte Sisu 2015 na UECE

Universidade do Estado do Ceará

CâmpusCursoTurnoDisputa – janeiroNotas
CrateúsCiências BiológicasNot.Cota Indígena até 1,5 sm584,96
CrateúsCiências BiológicasNot.Cota Indígena renda livre548,04
CrateúsCiências BiológicasNot.Cota racial 1,5 sm585,02
CrateúsCiências BiológicasNot.Cota racial renda livre586
CrateúsCiências BiológicasNot.Esc. Pública até 1,5 sm611,34
CrateúsCiências BiológicasNot.Esc. Pública renda livre647,82
CrateúsPedagogiaNot.Cota Indígena até 1,5 sm564,38
CrateúsPedagogiaNot.Cota Indígena renda livre589,82
CrateúsPedagogiaNot.Cota racial 1,5 sm576,64
CrateúsPedagogiaNot.Cota racial renda livre577,12
CrateúsPedagogiaNot.Esc. Pública até 1,5 sm598,48
CrateúsPedagogiaNot.Esc. Pública renda livre592,14
CrateúsQuímicaMatCota Indígena até 1,5 sm564,22
CrateúsQuímicaMatCota Indígena renda livre550
CrateúsQuímicaMatCota racial 1,5 sm564,08
CrateúsQuímicaMatCota racial renda livre583,42
CrateúsQuímicaMatEsc. Pública até 1,5 sm582,66
CrateúsQuímicaMatEsc. Pública renda livre608,9
ItaperiAdministraçãoMatCota Indígena até 1,5 sm623,52
ItaperiAdministraçãoNot.Cota Indígena até 1,5 sm607,08
ItaperiAdministraçãoMatCota Indígena renda livre620,66
ItaperiAdministraçãoNot.Cota Indígena renda livre632,16
ItaperiAdministraçãoNot.Cota racial 1,5 sm632,3
ItaperiAdministraçãoMatCota racial 1,5 sm631,98
ItaperiAdministraçãoMatCota racial renda livre619,32
ItaperiAdministraçãoNot.Cota racial renda livre636,9
ItaperiAdministraçãoNot.Esc. Pública até 1,5 sm647,32
ItaperiAdministraçãoMatEsc. Pública até 1,5 sm642,14
ItaperiAdministraçãoNot.Esc. Pública renda livre677,84
ItaperiAdministraçãoMatEsc. Pública renda livre664,3
ItaperiCiência da ComputaçãoMatCota Indígena até 1,5 sm662,48
ItaperiCiência da ComputaçãoMatCota Indígena renda livre647,28
ItaperiCiência da ComputaçãoMatCota racial 1,5 sm632,66
ItaperiCiência da ComputaçãoMatCota racial renda livre640,32
ItaperiCiência da ComputaçãoMatEsc. Pública até 1,5 sm653,62
ItaperiCiência da ComputaçãoMatEsc. Pública renda livre684,54
ItaperiCiências BiológicasVesp.Cota Indígena até 1,5 sm610,76
ItaperiCiências BiológicasVesp.Cota Indígena renda livre610,22
ItaperiCiências BiológicasVesp.Cota racial 1,5 sm617,72
ItaperiCiências BiológicasVesp.Cota racial renda livre627,66
ItaperiCiências BiológicasVesp.Esc. Pública até 1,5 sm626,64
ItaperiCiências BiológicasVesp.Esc. Pública renda livre651,12
ItaperiCiências ContábeisNot.Cota Indígena até 1,5 sm648,64
ItaperiCiências ContábeisNot.Cota Indígena renda livre631,42
ItaperiCiências ContábeisNot.Cota racial 1,5 sm632,68
ItaperiCiências ContábeisNot.Cota racial renda livre635,02
ItaperiCiências ContábeisNot.Esc. Pública até 1,5 sm631,46
ItaperiCiências ContábeisNot.Esc. Pública renda livre660,66
ItaperiEducação FísicaMatCota Indígena até 1,5 sm603,9
ItaperiEducação FísicaMatCota Indígena renda livre594,48
ItaperiEducação FísicaMatCota racial 1,5 sm614,08
ItaperiEducação FísicaMatCota racial renda livre616
ItaperiEducação FísicaMatEsc. Pública até 1,5 sm623,88
ItaperiEducação FísicaMatEsc. Pública renda livre644,64
ItaperiEnfermagemInt.Cota Indígena até 1,5 sm646,86
ItaperiEnfermagemInt.Cota Indígena renda livre623,46
ItaperiEnfermagemInt.Cota racial 1,5 sm648,9
ItaperiEnfermagemInt.Cota racial renda livre645,98
ItaperiEnfermagemInt.Esc. Pública até 1,5 sm630,78
ItaperiEnfermagemInt.Esc. Pública renda livre675,22
ItaperiFísicaVesp.Cota Indígena até 1,5 sm628,3
ItaperiFísicaVesp.Cota Indígena até 1,5 sm591,5
ItaperiFísicaNot.Cota Indígena até 1,5 sm591,24
ItaperiFísicaVesp.Cota Indígena renda livre645,12
ItaperiFísicaVesp.Cota Indígena renda livre595,56
ItaperiFísicaNot.Cota Indígena renda livre561,86
ItaperiFísicaVesp.Cota racial 1,5 sm611,64
ItaperiFísicaNot.Cota racial 1,5 sm608,36
ItaperiFísicaVesp.Cota racial 1,5 sm601,1
ItaperiFísicaVesp.Cota racial renda livre608,94
ItaperiFísicaNot.Cota racial renda livre610,44
ItaperiFísicaVesp.Cota racial renda livre617,18
ItaperiFísicaNot.Esc. Pública até 1,5 sm630,1
ItaperiFísicaVesp.Esc. Pública até 1,5 sm619,9
ItaperiFísicaVesp.Esc. Pública até 1,5 sm622,86
ItaperiFísicaVesp.Esc. Pública renda livre663,54
ItaperiFísicaNot.Esc. Pública renda livre631,02
ItaperiFísicaVesp.Esc. Pública renda livre617,38
ItaperiGeografiaMatCota Indígena até 1,5 sm592,98
ItaperiGeografiaNot.Cota Indígena até 1,5 sm598,98
ItaperiGeografiaNot.Cota Indígena renda livre600,74
ItaperiGeografiaMatCota Indígena renda livre597,32
ItaperiGeografiaNot.Cota racial 1,5 sm597,4
ItaperiGeografiaMatCota racial 1,5 sm603,12
ItaperiGeografiaMatCota racial renda livre606,86
ItaperiGeografiaNot.Cota racial renda livre609,66
ItaperiGeografiaMatEsc. Pública até 1,5 sm612,9
ItaperiGeografiaNot.Esc. Pública até 1,5 sm626,82
ItaperiGeografiaNot.Esc. Pública renda livre637,92
ItaperiGeografiaMatEsc. Pública renda livre623,12
ItaperiHistóriaNot.Cota Indígena até 1,5 sm588,8
ItaperiHistóriaNot.Cota Indígena renda livre601,28
ItaperiHistóriaNot.Cota racial 1,5 sm615,38
ItaperiHistóriaNot.Cota racial renda livre627,26
ItaperiHistóriaNot.Esc. Pública até 1,5 sm622,54
ItaperiHistóriaNot.Esc. Pública renda livre651,74
ItaperiMatemáticaVesp.Cota Indígena até 1,5 sm590,02
ItaperiMatemáticaNot.Cota Indígena até 1,5 sm557,38
ItaperiMatemáticaVesp.Cota Indígena renda livre596,1
ItaperiMatemáticaNot.Cota Indígena renda livre609,56
ItaperiMatemáticaNot.Cota racial 1,5 sm613
ItaperiMatemáticaVesp.Cota racial 1,5 sm606,7
ItaperiMatemáticaNot.Cota racial renda livre599,74
ItaperiMatemáticaVesp.Cota racial renda livre613,28
ItaperiMatemáticaVesp.Esc. Pública até 1,5 sm611,72
ItaperiMatemáticaNot.Esc. Pública até 1,5 sm599
ItaperiMatemáticaNot.Esc. Pública renda livre631,86
ItaperiMatemáticaVesp.Esc. Pública renda livre626,22
ItaperiMedicinaInt.Cota Indígena até 1,5 sm705,12
ItaperiMedicinaInt.Cota Indígena renda livre638,84
ItaperiMedicinaInt.Cota racial 1,5 sm726,04
ItaperiMedicinaInt.Cota racial renda livre732,14
ItaperiMedicinaInt.Esc. Pública até 1,5 sm728,38
ItaperiMedicinaInt.Esc. Pública renda livre755,58
ItaperiMedicina VeterináriaInt.Cota Indígena até 1,5 sm645,38
ItaperiMedicina VeterináriaInt.Cota Indígena renda livre654
ItaperiMedicina VeterináriaInt.Cota racial 1,5 sm647,94
ItaperiMedicina VeterináriaInt.Cota racial renda livre659,28
ItaperiMedicina VeterináriaInt.Esc. Pública até 1,5 sm664,52
ItaperiMedicina VeterináriaInt.Esc. Pública renda livre673,94
ItaperiNutriçãoInt.Cota Indígena até 1,5 sm598,28
ItaperiNutriçãoInt.Cota Indígena renda livre631,86
ItaperiNutriçãoInt.Cota racial 1,5 sm655,96
ItaperiNutriçãoInt.Cota racial renda livre662,62
ItaperiNutriçãoInt.Esc. Pública até 1,5 sm686,56
ItaperiNutriçãoInt.Esc. Pública renda livre701,6
ItaperiPedagogiaMatCota Indígena até 1,5 sm644,5
ItaperiPedagogiaNot.Cota Indígena até 1,5 sm586,02
ItaperiPedagogiaNot.Cota Indígena renda livre586,56
ItaperiPedagogiaMatCota Indígena renda livre557,08
ItaperiPedagogiaMatCota racial 1,5 sm604,96
ItaperiPedagogiaNot.Cota racial 1,5 sm606,76
ItaperiPedagogiaNot.Cota racial renda livre606,98
ItaperiPedagogiaMatCota racial renda livre602,94
ItaperiPedagogiaNot.Esc. Pública até 1,5 sm610,66
ItaperiPedagogiaMatEsc. Pública até 1,5 sm605,04
ItaperiPedagogiaMatEsc. Pública renda livre621,46
ItaperiPedagogiaNot.Esc. Pública renda livre624,74
ItaperiQuímicaVesp.Cota Indígena até 1,5 sm600,52
ItaperiQuímicaNot.Cota Indígena até 1,5 sm625,96
ItaperiQuímicaNot.Cota Indígena renda livre603,48
ItaperiQuímicaVesp.Cota Indígena renda livre610,88
ItaperiQuímicaVesp.Cota racial 1,5 sm607,82
ItaperiQuímicaNot.Cota racial 1,5 sm614,4
ItaperiQuímicaVesp.Cota racial renda livre601,4
ItaperiQuímicaNot.Cota racial renda livre615,32
ItaperiQuímicaNot.Esc. Pública até 1,5 sm617,64
ItaperiQuímicaVesp.Esc. Pública até 1,5 sm615,98
ItaperiQuímicaVesp.Esc. Pública renda livre623,26
ItaperiQuímicaNot.Esc. Pública renda livre645,32
ItaperiServiço SocialNot.Cota Indígena até 1,5 sm614,7
ItaperiServiço SocialMatCota Indígena até 1,5 sm616,24
ItaperiServiço SocialMatCota Indígena renda livre603,2
ItaperiServiço SocialNot.Cota Indígena renda livre606,44
ItaperiServiço SocialMatCota racial 1,5 sm620,12
ItaperiServiço SocialNot.Cota racial 1,5 sm619,18
ItaperiServiço SocialNot.Cota racial renda livre624,96
ItaperiServiço SocialMatCota racial renda livre617,72
ItaperiServiço SocialNot.Esc. Pública até 1,5 sm624,34
ItaperiServiço SocialMatEsc. Pública até 1,5 sm620,4
ItaperiServiço SocialMatEsc. Pública renda livre637
ItaperiServiço SocialNot.Esc. Pública renda livre652,02
FátimaCiências SociaisMatCota Indígena até 1,5 sm594,72
FátimaCiências SociaisMatCota Indígena até 1,5 sm593,98
FátimaCiências SociaisMatCota Indígena renda livre598,46
FátimaCiências SociaisMatCota Indígena renda livre602,46
FátimaCiências SociaisMatCota racial 1,5 sm607,92
FátimaCiências SociaisMatCota racial 1,5 sm603,34
FátimaCiências SociaisMatCota racial renda livre607,98
FátimaCiências SociaisMatCota racial renda livre610,92
FátimaCiências SociaisMatEsc. Pública até 1,5 sm655,58
FátimaCiências SociaisMatEsc. Pública até 1,5 sm627,9
FátimaCiências SociaisMatEsc. Pública renda livre656,84
FátimaCiências SociaisMatEsc. Pública renda livre606,8
FátimaFilosofiaMatCota Indígena até 1,5 sm597,96
FátimaFilosofiaNot.Cota Indígena até 1,5 sm589,42
FátimaFilosofiaNot.Cota Indígena até 1,5 sm587,88
FátimaFilosofiaMatCota Indígena até 1,5 sm594,8
FátimaFilosofiaMatCota Indígena renda livre594,3
FátimaFilosofiaMatCota Indígena renda livre589,54
FátimaFilosofiaNot.Cota Indígena renda livre583,1
FátimaFilosofiaNot.Cota Indígena renda livre596,86
FátimaFilosofiaNot.Cota racial 1,5 sm599,28
FátimaFilosofiaMatCota racial 1,5 sm600,9
FátimaFilosofiaMatCota racial 1,5 sm596,3
FátimaFilosofiaNot.Cota racial 1,5 sm593,98
FátimaFilosofiaNot.Cota racial renda livre601,52
FátimaFilosofiaNot.Cota racial renda livre604,54
FátimaFilosofiaMatCota racial renda livre607,42
FátimaFilosofiaMatCota racial renda livre606,68
FátimaFilosofiaNot.Esc. Pública até 1,5 sm614,12
FátimaFilosofiaMatEsc. Pública até 1,5 sm616,54
FátimaFilosofiaNot.Esc. Pública até 1,5 sm610,74
FátimaFilosofiaMatEsc. Pública até 1,5 sm616,42
FátimaFilosofiaMatEsc. Pública renda livre626,38
FátimaFilosofiaMatEsc. Pública renda livre631,26
FátimaFilosofiaNot.Esc. Pública renda livre613,4
FátimaFilosofiaNot.Esc. Pública renda livre611,4
FátimaLetras – EspanholNot.Cota Indígena até 1,5 sm593,86
FátimaLetras – EspanholNot.Cota Indígena renda livre589,22
FátimaLetras – EspanholNot.Cota racial 1,5 sm595,34
FátimaLetras – EspanholNot.Cota racial renda livre607,52
FátimaLetras – EspanholNot.Esc. Pública até 1,5 sm609,92
FátimaLetras – EspanholNot.Esc. Pública renda livre634,82
FátimaLetras InglêsNot.Cota Indígena até 1,5 sm608,18
FátimaLetras InglêsMatCota Indígena até 1,5 sm611,04
FátimaLetras InglêsNot.Cota Indígena renda livre603,9
FátimaLetras InglêsMatCota Indígena renda livre588,88
FátimaLetras InglêsMatCota racial 1,5 sm600,5
FátimaLetras InglêsNot.Cota racial 1,5 sm615,72
FátimaLetras InglêsNot.Cota racial renda livre624,58
FátimaLetras InglêsMatCota racial renda livre616,3
FátimaLetras InglêsMatEsc. Pública até 1,5 sm615,04
FátimaLetras InglêsNot.Esc. Pública até 1,5 sm626,44
FátimaLetras InglêsMatEsc. Pública renda livre647,54
FátimaLetras InglêsNot.Esc. Pública renda livre632,38
FátimaLetras – PortuguêsMatCota Indígena até 1,5 sm604,12
FátimaLetras – PortuguêsNot.Cota Indígena até 1,5 sm561,78
FátimaLetras – PortuguêsMatCota Indígena até 1,5 sm596,66
FátimaLetras – PortuguêsMatCota Indígena renda livre579,8
FátimaLetras – PortuguêsMatCota Indígena renda livre600,12
FátimaLetras – PortuguêsNot.Cota Indígena renda livre610,32
FátimaLetras – PortuguêsMatCota racial 1,5 sm605,14
FátimaLetras – PortuguêsNot.Cota racial 1,5 sm606,3
FátimaLetras – PortuguêsMatCota racial 1,5 sm613,14
FátimaLetras – PortuguêsMatCota racial renda livre605,82
FátimaLetras – PortuguêsNot.Cota racial renda livre607,72
FátimaLetras – PortuguêsMatCota racial renda livre611,42
FátimaLetras – PortuguêsMatEsc. Pública até 1,5 sm612,88
FátimaLetras – PortuguêsNot.Esc. Pública até 1,5 sm613,76
FátimaLetras – PortuguêsMatEsc. Pública até 1,5 sm606,6
FátimaLetras – PortuguêsMatEsc. Pública renda livre619,86
FátimaLetras – PortuguêsMatEsc. Pública renda livre604,94
FátimaLetras – PortuguêsNot.Esc. Pública renda livre641,96
FátimaPsicologiaInt.Cota Indígena até 1,5 sm651,92
FátimaPsicologiaInt.Cota Indígena renda livre649,22
FátimaPsicologiaInt.Cota racial 1,5 sm659,62
FátimaPsicologiaInt.Cota racial renda livre659,42
FátimaPsicologiaInt.Esc. Pública até 1,5 sm666,24
FátimaPsicologiaInt.Esc. Pública renda livre653,54
IguatuCiências BiológicasMatCota Indígena até 1,5 sm580,54
IguatuCiências BiológicasMatCota Indígena renda livre589,28
IguatuCiências BiológicasMatCota racial 1,5 sm591,34
IguatuCiências BiológicasMatCota racial renda livre589,94
IguatuCiências BiológicasMatEsc. Pública até 1,5 sm587,56
IguatuCiências BiológicasMatEsc. Pública renda livre612,82
IguatuFísicaMatCota Indígena até 1,5 sm565,26
IguatuFísicaMatCota Indígena renda livre571,34
IguatuFísicaMatCota racial 1,5 sm588,34
IguatuFísicaMatCota racial renda livre585,78
IguatuFísicaMatEsc. Pública até 1,5 sm600,42
IguatuFísicaMatEsc. Pública renda livre595,3
IguatuLetras – PortuguêsMatCota Indígena até 1,5 sm583,16
IguatuLetras – PortuguêsMatCota Indígena renda livre582,56
IguatuLetras – PortuguêsMatCota racial 1,5 sm596,02
IguatuLetras – PortuguêsMatCota racial renda livre590,94
IguatuLetras – PortuguêsMatEsc. Pública até 1,5 sm593,54
IguatuLetras – PortuguêsMatEsc. Pública renda livre625,22
IguatuMatemáticaNot.Cota Indígena até 1,5 sm567,02
IguatuMatemáticaNot.Cota Indígena renda livre561,4
IguatuMatemáticaNot.Cota racial 1,5 sm585,86
IguatuMatemáticaNot.Cota racial renda livre594,64
IguatuMatemáticaNot.Esc. Pública até 1,5 sm583,64
IguatuMatemáticaNot.Esc. Pública renda livre613,08
IguatuPedagogiaNot.Cota Indígena até 1,5 sm575,78
IguatuPedagogiaNot.Cota Indígena renda livre609,42
IguatuPedagogiaNot.Cota racial 1,5 sm587,16
IguatuPedagogiaNot.Cota racial renda livre576,24
IguatuPedagogiaNot.Esc. Pública até 1,5 sm680,4
IguatuPedagogiaNot.Esc. Pública renda livre612,64
ItapipocaCiências BiológicasVesp.Cota Indígena até 1,5 sm603,9
ItapipocaCiências BiológicasVesp.Cota Indígena renda livre574,8
ItapipocaCiências BiológicasVesp.Cota racial 1,5 sm600,52
ItapipocaCiências BiológicasVesp.Cota racial renda livre605,68
ItapipocaCiências BiológicasVesp.Esc. Pública até 1,5 sm669,46
ItapipocaCiências BiológicasVesp.Esc. Pública renda livre628,62
ItapipocaPedagogiaNot.Cota Indígena até 1,5 sm585,52
ItapipocaPedagogiaNot.Cota Indígena renda livre576,56
ItapipocaPedagogiaNot.Cota racial 1,5 sm607,16
ItapipocaPedagogiaNot.Cota racial renda livre601,14
ItapipocaPedagogiaNot.Esc. Pública até 1,5 sm603,1
ItapipocaPedagogiaNot.Esc. Pública renda livre621,52
ItapipocaQuímicaMatCota Indígena até 1,5 sm572,32
ItapipocaQuímicaMatCota Indígena renda livre585,64
ItapipocaQuímicaMatCota racial 1,5 sm603,2
ItapipocaQuímicaMatCota racial renda livre595,68
ItapipocaQuímicaMatEsc. Pública até 1,5 sm597,38
ItapipocaQuímicaMatEsc. Pública renda livre627
Limoeiro do NorteCiências BiológicasInt.Cota Indígena até 1,5 sm580,1
Limoeiro do NorteCiências BiológicasInt.Cota Indígena renda livre577,18
Limoeiro do NorteCiências BiológicasInt.Cota racial 1,5 sm575,14
Limoeiro do NorteCiências BiológicasInt.Cota racial renda livre599,06
Limoeiro do NorteCiências BiológicasInt.Esc. Pública até 1,5 sm594,44
Limoeiro do NorteCiências BiológicasInt.Esc. Pública renda livre621,66
Limoeiro do NorteFísicaInt.Cota Indígena até 1,5 sm563,68
Limoeiro do NorteFísicaInt.Cota Indígena renda livre548,92
Limoeiro do NorteFísicaInt.Cota racial 1,5 sm584,12
Limoeiro do NorteFísicaInt.Cota racial renda livre591,54
Limoeiro do NorteFísicaInt.Esc. Pública até 1,5 sm580,1
Limoeiro do NorteFísicaInt.Esc. Pública renda livre619,46
Limoeiro do NorteGeografiaInt.Cota Indígena até 1,5 sm579,26
Limoeiro do NorteGeografiaInt.Cota Indígena renda livre565,6
Limoeiro do NorteGeografiaInt.Cota racial 1,5 sm583,72
Limoeiro do NorteGeografiaInt.Cota racial renda livre581,38
Limoeiro do NorteGeografiaInt.Esc. Pública até 1,5 sm598,86
Limoeiro do NorteGeografiaInt.Esc. Pública renda livre578,36
Limoeiro do NorteHistóriaNot.Cota Indígena até 1,5 sm567,56
Limoeiro do NorteHistóriaNot.Cota Indígena renda livre570,14
Limoeiro do NorteHistóriaNot.Cota racial 1,5 sm568,76
Limoeiro do NorteHistóriaNot.Cota racial renda livre591,82
Limoeiro do NorteHistóriaNot.Esc. Pública até 1,5 sm587,6
Limoeiro do NorteHistóriaNot.Esc. Pública renda livre614
Limoeiro do NorteLetras InglêsNot.Cota Indígena até 1,5 sm563,14
Limoeiro do NorteLetras InglêsNot.Cota Indígena renda livre587,38
Limoeiro do NorteLetras InglêsNot.Cota racial 1,5 sm591,88
Limoeiro do NorteLetras InglêsNot.Cota racial renda livre601,46
Limoeiro do NorteLetras InglêsNot.Esc. Pública até 1,5 sm595
Limoeiro do NorteLetras InglêsNot.Esc. Pública renda livre648,84
Limoeiro do NorteLetras – PortuguêsNot.Cota Indígena até 1,5 sm570,76
Limoeiro do NorteLetras – PortuguêsNot.Cota Indígena renda livre564,26
Limoeiro do NorteLetras – PortuguêsNot.Cota racial 1,5 sm584,08
Limoeiro do NorteLetras – PortuguêsNot.Cota racial renda livre589,96
Limoeiro do NorteLetras – PortuguêsNot.Esc. Pública até 1,5 sm591,04
Limoeiro do NorteLetras – PortuguêsNot.Esc. Pública renda livre602,26
Limoeiro do NorteMatemáticaNot.Cota Indígena até 1,5 sm577,4
Limoeiro do NorteMatemáticaNot.Cota Indígena renda livre556,86
Limoeiro do NorteMatemáticaNot.Cota racial 1,5 sm602,1
Limoeiro do NorteMatemáticaNot.Cota racial renda livre606,92
Limoeiro do NorteMatemáticaNot.Esc. Pública até 1,5 sm604,14
Limoeiro do NorteMatemáticaNot.Esc. Pública renda livre646,78
Limoeiro do NortePedagogiaMatCota Indígena até 1,5 sm579,6
Limoeiro do NortePedagogiaMatCota Indígena renda livre570,04
Limoeiro do NortePedagogiaMatCota racial 1,5 sm589,8
Limoeiro do NortePedagogiaMatCota racial renda livre587,7
Limoeiro do NortePedagogiaMatEsc. Pública até 1,5 sm590,1
Limoeiro do NortePedagogiaMatEsc. Pública renda livre613,74
Limoeiro do NorteQuímicaNot.Cota Indígena até 1,5 sm550,7
Limoeiro do NorteQuímicaNot.Cota Indígena renda livre550,42
Limoeiro do NorteQuímicaNot.Cota racial 1,5 sm566,26
Limoeiro do NorteQuímicaNot.Cota racial renda livre581,36
Limoeiro do NorteQuímicaNot.Esc. Pública até 1,5 sm592,76
Limoeiro do NorteQuímicaNot.Esc. Pública renda livre613,38
QuixadáCiências BiológicasInt.Cota Indígena até 1,5 sm594,4
QuixadáCiências BiológicasInt.Cota Indígena renda livre574,78
QuixadáCiências BiológicasInt.Cota racial 1,5 sm596,66
QuixadáCiências BiológicasInt.Cota racial renda livre614,88
QuixadáCiências BiológicasInt.Esc. Pública até 1,5 sm616,44
QuixadáCiências BiológicasInt.Esc. Pública renda livre609,6
QuixadáFísicaNot.Cota Indígena até 1,5 sm558,5
QuixadáFísicaNot.Cota Indígena renda livre575,66
QuixadáFísicaNot.Cota racial 1,5 sm585,24
QuixadáFísicaNot.Cota racial renda livre605,26
QuixadáFísicaNot.Esc. Pública até 1,5 sm598,14
QuixadáFísicaNot.Esc. Pública renda livre602,36
QuixadáHistóriaNot.Cota Indígena até 1,5 sm599,08
QuixadáHistóriaNot.Cota Indígena renda livre572,32
QuixadáHistóriaNot.Cota racial 1,5 sm600,08
QuixadáHistóriaNot.Cota racial renda livre596,78
QuixadáHistóriaNot.Esc. Pública até 1,5 sm602,14
QuixadáHistóriaNot.Esc. Pública renda livre610,54
QuixadáLetras InglêsNot.Cota Indígena até 1,5 sm565,16
QuixadáLetras InglêsNot.Cota Indígena renda livre601,52
QuixadáLetras InglêsNot.Cota racial 1,5 sm593,06
QuixadáLetras InglêsNot.Cota racial renda livre606,5
QuixadáLetras InglêsNot.Esc. Pública até 1,5 sm607,9
QuixadáLetras InglêsNot.Esc. Pública renda livre616,62
QuixadáLetras – PortuguêsNot.Cota Indígena até 1,5 sm585,04
QuixadáLetras – PortuguêsNot.Cota Indígena renda livre564,34
QuixadáLetras – PortuguêsNot.Cota racial 1,5 sm601,26
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QuixadáLetras – PortuguêsNot.Esc. Pública até 1,5 sm598,74
QuixadáLetras – PortuguêsNot.Esc. Pública renda livre598,7
QuixadáMatemáticaNot.Cota Indígena até 1,5 sm607,4
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QuixadáPedagogiaNot.Esc. Pública até 1,5 sm616,64
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QuixadáQuímicaNot.Cota Indígena até 1,5 sm568,04
QuixadáQuímicaNot.Cota Indígena renda livre575,74
QuixadáQuímicaNot.Cota racial 1,5 sm577,62
QuixadáQuímicaNot.Cota racial renda livre595,6
QuixadáQuímicaNot.Esc. Pública até 1,5 sm662,66
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TauáCiências BiológicasMatCota Indígena até 1,5 sm574,56
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TauáCiências BiológicasMatCota racial renda livre573,44
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TauáCiências BiológicasMatEsc. Pública renda livre666,54
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TauáQuímicaMatCota racial renda livre570,32
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Biologia Enem: Alterações biológicas e o desequilíbrio ambiental

Posted: 01 Sep 2015 10:43 AM PDT

O equilíbrio dos ecossistemas é algo extremamente delicado. Pequenas alterações em determinada população ou na disponibilidade de recursos pode desequilibrar o ecossistema e levar a extinção de espécies. Conhecer as principais alterações biológicas que podem ocorrer no ambiente é fundamental não só na sua formação acadêmica, como também pessoal. Além disso, o Enem adora cobrar questões sobre as ações humanas e sua influência no ambiente. Então, fique ligado (a) neste super post e gabarite as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Em um ecossistema são construídas inúmeras relações entre as diferentes espécies e seus nichos ecológicos. Essas relações são interdependentes e alterações em uma delas podem influenciar outras relações coexistentes, levando a um desequilíbrio ambiental. Naturalmente catástrofes podem levar a alterações na disponibilidade de recursos e até mesmo na densidade populacional de determinada espécie. Porém, não há dúvida que os maiores alteradores ambientais somos nós, os seres humanos. Dentre as infelizes alterações que podemos realizar estão as alterações biológicas, onde interferimos diretamente na presença e quantidade de indivíduos de determinada espécie em um ambiente. Neste post vamos abordar dois tipos de alterações biológicas: a inserção de espécies exóticas e a extinção de espécies.

Dica 1: Antes de continuar estudando as alterações biológicas que ocorrem nos ecossistemas, que tal dar uma revisada em alguns conceitos básicos de ecologia? Eles podem te ajudar a passar no vestibular! Veja este super post com dicas da professora Juliana Santos e videoaula do canal Descomplica.

Introdução de espécies exóticas

Quando temos um ecossistema em equilíbrio, podemos notar que natureza impõe fatores que impedem o crescimento exagerado de uma população. Chamamos estes fatores de resistência ambiental. Dentre os fatores de resistência ambiental podemos citar, por exemplo, a quantidade limitada de recursos, competição entre espécies, parasitismo, predação, entre outros. Quando introduzimos uma nova espécie em um ambiente, estas resistências ambientais podem acabar não ocorrendo, pois os fatores limitantes podem não se encaixar para esta nova espécie (pode não haver predadores para esta espécie, pode haver grande quantidade de alimento ou ainda grande oferta de território para reprodução). Isso faz com que a nova espécie possa aumentar sua população rapidamente, requisitando muitos recursos e ocupando nichos ecológicos dos organismos nativos. Isso irá gerar desequilíbrios ecológicos. Um bom exemplo de espécie exótica que vem gerando desequilíbrios ecológicos em terras brasileiras é o mexilhão-dourado (Limnoperna fortunei). Este mexilhão é originário do sul da Ásia e invadiu a América do Sul pelo rio da Prata, na região de Buenos Aires, provavelmente trazida pela água de lastro dos navios. No Brasil foi registrado pela primeira vez em 1999. Além de ocupar nichos ecológicos de mexilhões nativos e prejudicar suas populações, os mexilhões dourados geram também problemas econômicos: eles se incrustam em tubulações de captação de água, entupindo-as. A usina de Itaipu, por exemplo, já enfrenta problemas por conta deste mexilhão.

Biologia Enem: mexilhões invadindo hidrelétrica abandonada

Dica 2: Revise também as cadeias alimentares, com dicas de Biologia do Blog do Enem.

Espécies exóticas X espécies exóticas invasoras

Muitas espécies exóticas foram introduzidas no Brasil, intencionalmente ou acidentalmente. Trazemos espécies para nossos ambientes para os mais diversos fins – geralmente comerciais, como a produção de alimentos. Porém, existem espécies exóticas cujo crescimento populacional é facilmente controlado pelos seres humanos ou pelos próprios fatores de resistência ambiental, não causando desequilíbrios ambientais consideráveis. Um exemplo de espécie exótica é o flamboyant, muito utilizado na arborização de praças por conta de seu sombreamento. Mas, existem espécies exóticas que se tornam incontroláveis e invadem os ambientes, causando sérios desequilíbrios ecológicos, como o mexilhão-dourado. Outro exemplo de espécie exótica invasora muito bem estabelecida no Brasil é o Pinus (Pinus elliottii). O Pinus se reproduz e se dispersa facilmente e, além disso, é um amensal que produz substâncias que impedem o crescimento e desenvolvimento de plantas nativas, alterando totalmente as florestas brasileiras.

 Alterações biológicas e o desequilíbrio ambiental

Dica 3: Revise também as sucessões ecológicas! Veja este super post com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos e videoaula do professor Artur Ramos.

Extinção de espécies: As espécies podem se extinguir por processos naturais, como o que ocorreu com os dinossauros. Porém, a influência das atividades humanas na extinção de espécies é inegável. No Brasil, o principal fator que leva a extinção de espécies é o desmatamento. O desmatamento destrói e fragmenta habitats, acabando com nichos ecológicos e isolando geneticamente populações. Além disso, a caça indiscriminada (utilizada principalmente para o tráfico de animais) leva à extinção muitas espécies. No sul do Brasil, por exemplo, a exploração de baleias no século passado para a produção de óleo quase levou à extinção destas espécies no litoral brasileiro. A extinção de uma espécie não só é uma perda inestimável para o patrimônio biológico do planeta, como também desequilibra ecossistemas e aniquila potenciais usos e descobertas científicas a cerca deste grupo de organismos. Para evitar a extinção de espécies se fazem necessárias ações educativas e também punitivas, em cumprimento às leis ambientais do nosso país.

Dica 4: Você conhece as principais características analisadas em uma população analisadas na conservação de um ecossistema? Não? Então se liga neste post! Ele pode te ajudar no Enem!

Conseguiu aprender um pouco mais sobre os desequilíbrios ambientais? Beleza! Que tal finalizar sua revisão assistindo uma videoaula? Veja esta aula da professora Bárbara Leite do canal FAMA Faculdade Macapá, do Youtube:

https://www.youtube.com/watch?v=WIncd3ra69Q

E aí curtiu o vídeo? Ótimo! Agora, que tal testar seus conhecimentos?

01 – (UEPA/2014)   Sabe-se que tanto o desflorestamento quanto o reflorestamento podem determinar um aumento na quantidade de microrganismos. Por exemplo, na medida em que se destrói o ambiente natural de insetos, transmissores de doenças, que em seu meio picariam apenas animais silvestres, eles se adaptam ao ambiente humano, fazendo deles e de seus animais de estimação as suas principais vítimas. Esses fenômenos têm sido observados no Brasil. Temos sido testemunhas do incremento de doenças causadas por microrganismos como os arbovírus (vírus transmitido por insetos) da febre amarela e da dengue e como protozoários causadores da leishmaniose e da malária, dentre outros.

Adaptado de: http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos /art_39/docs/

Baseado no texto, afirma-se que:

a) o desflorestamento inaltera o tamanho das populações e a biodiversidade.
b) as doenças citadas no texto têm suas frequências diminuídas.
c) reflorestamento e desflorestamento promovem o desequilíbrio ecológico.
d) a alteração ambiental gera uma relação intraespecífica dos insetos com os arbovírus.
e) ocorre aumento no predatismo do vírus da dengue e da febre amarela.

Gab: C

02 – (UNICAMP SP/2013) No decorrer de sua existência, a espécie humana tem sido uma das principais responsáveis pelo desaparecimento de muitos organismos de nosso planeta. Nos tempos mais remotos, a caça indiscriminada de animais mais vulneráveis, como, por exemplo, aves não voadoras, era um dos principais motivos de extinção de várias espécies. Atualmente o ser humano continua sendo o principal promotor da perda de biodiversidade. Um conjunto de possíveis causas de extinção de espécies nos tempos atuais é:

a) fragmentação de hábitat, uso de cobaias em pesquisas científicas e caça controlada.
b) fragmentação de hábitat, introdução de espécies exóticas e poluição.
c) poluição, introdução de espécies exóticas e reprodução de espécies em cativeiro.
d) poluição, reprodução de espécies em cativeiro e crendices populares.

Gab: B

03 – (UEPA/2013) Recentemente foi divulgado pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) a Lista Vermelha de espécies da flora e da fauna ameaçadas de extinção. Os dados são alarmantes: 12.259 espécies de animais e plantas estão ameaçadas de extinção e esse número pode aumentar porque 48 espécies já desapareceram da natureza, existindo apenas alguns exemplares mantidos em cativeiros ou em cultivos. A destruição de ecossistemas e de habitats são fatores que alteram a biodiversidade. Um exemplo dessa perda, no Brasil, é a destruição da Floresta Amazônica para a plantação de pasto e outros cultivos, o que influi na dinâmica das chuvas na região.

(Adapatado de http://www.premioreportaje.org/ index.php? pageId= sub&lang= pt_BR&currentItem= article&docId= 7782&c= Brasil&cRef= Brazil&year= 2004&date= dezembro%202003

Além das consequências do impacto ambiental abordadas no texto, identifique outras nas afirmativas abaixo.

I. Erosão e empobrecimento do solo.
II. Diminuição da Biodiversidade.
III.   Ameaça ao fornecimento de alimentos, de remédios e de energia.
IV. Redução dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera.
V. Elevação dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera.

A alternativa que contém todas as afirmativas corretas é:

a) I, II, III e IV
b) I, II, III e V
c) I, III, IV e V
d) II, III, IV e V
e) I, II, III, IV e V

Gab: B

04 – (FGV/2012)    A construção do rodoanel na região metropolitana de São Paulo tem por objetivo diminuir o tráfego de caminhões nas áreas mais centrais, bem como tornar o escoamento de cargas mais ágil. Trata-se de um grande empreendimento responsável diretamente por inúmeras alterações ambientais, sendo uma delas a divisão de trechos de vegetação nativa em áreas menores.

Uma consequência imediata desse impacto ambiental é

a) a extinção dos predadores de topo em função do menor fluxo gênico.
b) o aumento do perímetro da borda delimitante do fragmento.
c) a maior captação de água da chuva na área preservada.
d) o aumento na produção de flores, frutos e sementes nas árvores remanescentes.
e) a divisão de populações e a consequente formação de novas espécies.

Gab: B

05 – (UFG/2012) Leia o texto a seguir.

O Parque Nacional da Tijuca completa 50 anos em 2011 e sua origem está, historicamente, associada ao desenvolvimento econômico do Brasil. Quase toda a vegetação que compõe o parque é originada do primeiro reflorestamento heterogêneo da América Latina, que se iniciou em 1861 mediante um decreto de Dom Pedro II, que desapropriava as fazendas associadas à atividade econômica mais rentável da época, para transformá-las em floresta. Neste período, o Rio de Janeiro, então capital do Brasil, já sofria de problemas de abastecimento hídrico decorrentes do desequilíbrio ambiental pela ação antrópica.

JORNAL DA CIÊNCIA. Rio de Janeiro, 8 jul. 2011, ano XXIV, n. 693, p. 12. [Adaptado].

De acordo com as informações contidas no texto, a que cultivo agrícola essas fazendas estavam associadas e qual o objetivo de Dom Pedro II ao promulgar o referido decreto?

a) Fumo – reduzir a erosão e o desabamento de encostas.
b) Fumo – deter a perda da exuberância da fauna e da flora nativas.
c) Cana-de-açúcar – reter a água da chuva e manter o manancial hídrico.
d) Cana-de-açúcar – deter a perda da exuberância da fauna e da flora nativas.
e) Café – reter a água da chuva e manter o manancial hídrico.

Gab: E

06 – (ASCES PE/2012)   O problema ambiental ilustrado na charge abaixo geralmente é produzido pelo homem com a justificativa de:

problema ambiental
Fonte: http://kwnecologia.blogspot.com/p/quadrinhos.html

a) eliminar as pragas agrícolas.
b) renovar o solo para rotação de culturas.
c) construir habitações na zona rural.
d) ampliar áreas de pastagem.
e) reformar estradas em áreas urbanas.

Gab: D

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

 

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Equilíbrio dos ecossistemas: Revise ecologia de populações para o Enem

Posted: 01 Sep 2015 07:55 AM PDT

Saber tudo de ecologia é essencial para se dar bem na questões de Biologia do Enem! Todos os anos pelo menos uma questão de Ciências da Natureza envolve ecologia. E, para entender o que é necessário para manter o equilíbrio de um ecossistema, é importante que você saiba tudo sobre as principais características observadas pelos ecólogos em uma população. Há várias características que precisam ser levadas em consideração: densidade populacional, taxas de natalidade e mortalidade, potencial biótico…  Você conhece estas características? Não? Então vem com a gente e revise ecologia de populações para gabaritar  as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares!

Dica 1: Antes de continuar estudando ecologia de populações, que tal dar uma revisada em alguns conceitos básicos de ecologia? Eles podem te ajudar a passar no vestibular! Veja este super post com dicas da professora Juliana Santos e videoaula do canal Descomplica.

Em um ecossistema equilibrado o tamanho das populações de seres vivos se mantêm mais ou menos constante ao longo do tempo. Caso ocorram alterações no tamanho de uma população, isso pode, consequentemente, alterar as características de outras populações que coexistem naquele ambiente. Isto ocorre porque em um ambiente os nichos ecológicos de várias espécies se Equilíbrio dos ecossistemas: Revise ecologia de populações para o Enementrelaçam, principalmente através das cadeias alimentares. Assim, alterações no tamanho das populações podem, portanto, desequilibrar os ecossistemas. Para entendermos como funciona o equilíbrio populacional de um ecossistema, precisamos entender algumas das características de uma população:

Densidade populacional

densidade de uma população corresponde ao número de indivíduos de uma população em determinada área ou volume. O aumento da densidade de uma população depende das taxas de natalidade e imigração desta população. Já a diminuição da densidade populacional depende da taxa de mortalidade e de emigração nesta população.  A taxa de natalidade corresponde à velocidade com que novos indivíduos são agregados à população através da reprodução. A taxa de mortalidade corresponde à velocidade com que os indivíduos são retirados da população através da morte dos mesmos. É importante ressaltar que em ambas as taxas o tempo é um fator importante. Geralmente, em populações naturais, a taxa de mortalidade é mais alta em uma população em que há uma taxa de natalidade mais alta. Podemos comparar, por exemplo uma população de tartarugas marinhas e outra de onça-pintada: algumas espécies de tartarugas marinhas produzem até cem ovos a cada vez que se reproduzem (alta taxa de natalidade), porém, geralmente de uma ninhada apenas um indivíduo chega a idade adulta (alta taxa de mortalidade); já as onças produzem poucos filhotes (geralmente dois) a cada ciclo reprodutivo, porém sua taxa de mortalidade em ambientes equilibrados é baixa. Isoladamente, esta taxas não dizem muito sobre as populações, mas podemos utilizá-las para construir um índice de crescimento:

Índice de crescimento = Taxa de natalidade / taxa de mortalidade

Quando a taxa de natalidade é maior do que a taxa de mortalidade, temos um índice de crescimento maior do que1. Já quando a taxa de mortalidade é maior do que a taxa de natalidade, o índice de crescimento é menor do que 1. Para entender esse índice podemos, por exemplo, pensar na população humana: em países desenvolvidos, a taxa de natalidade e mortalidade são parecidas, o que resulta em um índice de crescimento próximo de 1 mantendo a densidade populacional.  A taxa de imigração e emigração correspondem, respectivamente, ao número de indivíduos que entram e saem da população em determinado período de tempo. Essas duas taxas estão relacionadas à dispersão ou migração de indivíduos desta população.

Dica 2: Revise também as cadeias alimentares, com dicas de Biologia do Blog do Enem:

Potencial biótico

Se uma população se encontra em um ambiente com condições favoráveis, a tendência é que esta vantagem seja aproveitada e que a população cresça sem limites. Porém, em um ecossistema equilibrado, o que podemos notar é que em geral as populações mantém uma densidade mais ou menos constante, com poucas alterações ao longo do tempo. Isso ocorre por vários fatores, dentre eles, a quantidade limitada de recursos que um determinado ambiente oferece. A este conjunto de fatores damos o nome de resistência ambiental. Para calcularmos a resistência ambiental de um ecossistema, calculamos a diferença  entre a taxa de crescimento ideal da população (caso não houvesse resistência ambiental) e a taxa real observada na natureza. Em um novo ambiente, quando novas espécies iniciam uma colonização, o crescimento da população é lento. Isto ocorre tanto pelo fato de que os indivíduos levam um certo tempo para se adaptar ao novo local, como também pelo fato de que poucos indivíduos não conseguem se reproduzir muito rapidamente. Assim, à medida que o número de indivíduos aumenta, aumenta também a taxa de reprodução da população. Como dito anteriormente, caso não existisse a resistência ambiental, o crescimento da população seria exponencial, representando seu potencial biótico (ou seja, a capacidade de crescer). Porém, a medida que uma população aumenta em um ecossistema, aumenta também a resistência ambiental, pois aumenta também a necessidade por recursos por conta do maior número de indivíduos. Isto irá ocorrer até que se estabeleça um ponto de equilíbrio entre o potencial biótico de uma população e a resistência ambiental de um ecossistema. A partir disso teremos uma população com uma densidade que é a máxima para aquele ambiente. Obviamente, diversos fatores (como doenças, por exemplo) podem fazer com que essa densidade oscile ao longo do tempo e, mesmo assim, o ecossistema continue em equilíbrio.

Dica 3: Revise também as sucessões ecológicas! Veja este super post com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos e videoaula do professor Artur Ramos.

Agora que você já sabe tudo sobre a ecologia de populações, que tal ver uma super videoaula para finalizar sua revisão? Veja esta aula do professor Artur Ramos, do canal Kinapse, do Youtube:

E aí, curtiu o vídeo? Legal, não é mesmo? Então, que tal testar seus conhecimentos?

01 – (UEM PR/2012)   Em uma área de preservação ambiental, pesquisadores estudaram uma população de macacos-prego. A área em questão é de 84 ha (1 ha = 10000 m2). Considerando o tamanho inicial da população como 750 indivíduos (no início de 2006) e os dados de cinco anos que estão registrados na tabela a seguir, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

01. Em condições naturais, o potencial biótico é limitado pela resistência do meio.
02. Emigração é a entrada de novos indivíduos na população.
04. A densidade da população, no final do ano de 2010, foi de, aproximadamente, 23,44 macacos-prego/ha.
08. O tamanho da população, no final do ano de 2010, foi de 1969 macacos-prego.
16. No final do ano de 2008, já houve um aumento de 100% da população de macacos-prego.

Gab: 13

06 – (UFF RJ/2011) Um aluno ao fazer uma pesquisa verificou que uma fêmea de mosca é capaz de pôr em média cento e vinte ovos. Ele considerou que, se metade desses ovos desse origem a fêmeas e que, se cada uma delas colocasse também cento e vinte ovos, após sete gerações, o número calculado de moscas seria próximo de seis trilhões.

Na verdade, isso não acontece, pois a densidade populacional depende de alguns fatores.

Um fator que NÃO é determinante para a densidade populacional é a

a) imigração.
b) mortalidade.
c) emigração.
d) natalidade.
e) sucessão ecológica.

Gab: E

07 – (UEPB/2010)   "Assim como um indivíduo cresce ganhando peso, uma população cresce ganhando indivíduos". O controle do crescimento populacional é hoje um dos assuntos-chave da sociedade moderna e uma das ferramentas clássicas da ecologia. Sobre esse tema afirma-se:

I. As populações aumentam devido a nascimentos e diminuem devido a mortes.
II. O tamanho das populações também muda em razão dos deslocamentos de indivíduos.
III. Populações aumentam quando novos indivíduos chegam, ou seja, emigram.
IV. Populações aumentam quando indivíduos residentes partem, ou seja, imigram.

Considerando-se a informação acima e outros conhecimentos sobre o assunto, são INCORRETAS as afirmativas

a) I e II
b) II e III
c) III e I
d) IV e I
e) II e IV

Gab: C

08 – (UEM PR/2012)   Sobre a dinâmica populacional, é correto afirmar que

01. o equilíbrio dinâmico de uma população é atingido quando a resistência do meio está em equilíbrio com seu potencial biótico.
02. as oscilações periódicas nas populações de alguns predadores também são provocadas pelas oscilações nas populações de presas.
04. quando duas espécies ocupam o mesmo habitat, mas não ocupam o mesmo nicho, ocorre entre elas competição intraespecífica.
08. quando uma população vive em situação de espaço limitado e de alimentação abundante se espera que ocorra um crescimento seguindo seu potencial biótico.
16. a taxa de crescimento populacional pode ser definida como o número de indivíduos de uma mesma espécie que vivem em determinada área ou volume.

Gab: 03

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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