quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Como aliviar o stress da rotina de estudos?

Posted: 29 Sep 2015 12:52 PM PDT

A menos de um mês para o prova do Exame Nacional do Ensino Médio, nada melhor do que tentar desestressar um pouco, mas sem sair da rotina de estudos, é claro.

Rotina de estudos

Afinal, ninguém pode negar que, além de estar bem preparado para a prova, com todas as matérias na ponta língua, é importante também você estar de bem com a vida, relaxado (o que der, é claro, mesmo com a preocupação com a prova e a pressão de ter que passar). Por isso, aí vão algumas dicas de atitudes que as pessoas têm em um momento de autocobrança e cumprimento de metas, e que costumam surtir um bom efeito.

Caso você tenha alguma outra vontade, fora essas citadas abaixo, vá lá, faça! Vai que você queria visitar alguém, tomar um café na casa da vó, ler em um lugar descontraído. Tudo isso pode ser muito útil. Só que, pelo amor de Deus, não deixe se estudar! Falta pouco para a prova (e para as férias!)! Então, aí vão as dicas:

– Comer o que gosta

comer o que gosta

Não tem como negar: comer comidas gostosas é uma das maravilhas do mundo, ainda mais quando você está tão focado nos estudos que, às vezes, até esquece de comer. Só não vale comer em excesso para acabar passando mal.

– Sair com os amigos

Conversar com um amigo e dar role, também é uma ótima opção para sair da rotina. O bom mesmo é ter um papo diferente, sem ficar toda hora lembrando das preocupações que estão na sua cabeça todos os dias.

– Ouvir música e assistir TV

Aquele som que você curte, mas não escuta há muito tempo, ou aquele programa de televisão que nunca mais assistiu, são boas opções de relax. Dá até para navegar um pouco nas redes sociais enquanto escuta ou assiste os seus queridinhos.

– Dormir

Aquele cochilo depois de várias horas de estudo, ou uma boa noite de sono fazem toda a diferença na vida de qualquer pessoa. Nem se fala no efeito positivo para você que é estudante e precisa se concentrar durante muitas horas e memorizar diversos conteúdos.

dormir

– Brincar com o animal de estimação e praticar algum exercício físico

Dar um pouco de atenção para o seu pet e brincar um pouco com ele é uma boa opção para sair da rotina de estudos. O carinho que você dá e também recebe, darão forças para voltar para os cadernos e livros, só que bem mais leve e pronto para mais algumas horas de estudo. A prática de algum exercício físico de sua preferência também é uma ótima opção.

Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina.  Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

O post Como aliviar o stress da rotina de estudos? apareceu primeiro em Blog do Enem.

Lixo na era dos descartáveis – Biologia Enem

Posted: 29 Sep 2015 12:29 PM PDT

Vamos fazer um exercício de imaginação: pense que você pode voltar no tempo para conhecer os costumes das pessoas que viviam na época de seus bisavôs. O que eles consumiam? Que tipo de lixo eles produziam? O lixo de 50 anos atrás é diferente do lixo de hoje? Com certeza você consegue pensar em diversas diferenças para responder a estas perguntas, certo? São justamente estas mudanças na nossa relação com os materiais que nos rodeiam que têm gerado tantos problemas ambientais. Você conhece os principais tipos de lixo e seus destinos adequados? Não? Então revise o lixo e seus problemas ambientais e arrase nas questões de Biologia do Enem e dos Vestibulares!

Todos os dias você e cada um dos 220 milhões de brasileiros produzem em média cerca de 1,5kg de lixo. Esse lixo é composto pelos mais diversos materiais: restos de comida, cascas de frutas, papel higiênico, embalagens, lixo eletrônico…Todo esse lixo em os mais diversos destinos – e a maioria deles prejudica o ambiente e a saúde humana. Atualmente a solução mais utilizada para o lixo produzido nas grandes cidades é transferi-lo para depósitos, como lixões e aterros sanitários.

Os lixões, hoje proibidos no Brasil, são depósitos a céu aberto, onde montanhas de lixo são despejadas diretamente sobre o solo onde se acumulam. Os lixões são extremamente danosos para o ambiente. Entre os principais problemas dos lixões estão a poluição do solo gerada pelo chorume (líquido fedido proveniente dos processos de decomposição da matéria orgânica). O chorume penetra no solo contaminando-o e pode infiltrar até os lençóis freáticos, inutilizando estas reservas de água. Além disso, o lixo exposto gera uma enorme proliferação de animais transmissores de doenças, como baratas, ratos e moscas.

Lixo na era dos descartáveis

Os aterros sanitários constituem uma maneira menos poluente de armazenar o lixo. Em um aterro sanitário, o lixo é depositado em um grande buraco totalmente impermeabilizado. Isto impede que chorume penetre no solo. Dentro desse buraco, o lixo é depositado em camadas alternadas com solo ou entulho de construções. Estas camadas de terra diminuem o mau cheiro e a proliferação de animais. Para que um aterro sanitário seja construído, é necessário que haja uma análise ambiental do local, pois este deve ser construído longe de fontes importantes de água. A decomposição do lixo por bactérias anaeróbias libera gás metano – importante gás potencializador do efeito estufa. Em um aterro sanitário, para evitar explosões é necessário a construção de ductos para a liberação do gás. Em alguns aterros sanitários, o gás metano produzido pela decomposição do lixo é canalizado e utilizado na produção de energia elétrica.

Lixo na era dos descartáveis

Lixo na era dos descartáveis

Dica 1: Revise também os problemas ambientais gerados pelo derramamento de petróleo! Veja este super post com dicas da Professora Juliana Evelyn dos Santos.

Porém, mesmo com os cuidados envolvendo um aterro sanitário, eliminar o lixo dessa maneira ainda não é o ideal.  Jogar materiais em um aterro sanitário é inutilizar matéria prima que poderia ser utilizada na produção de outros produtos. Boa parte da matéria orgânica que constitui o nosso lixo poderia passar por processos de compostagem, onde seria transformada em adubos e fertilizantes, contribuindo para o cultivo de alimentos. Já o lixo seco, constituído por plásticos, vidros, metais e papéis poderia passar por processos de reciclagem, servindo como matéria prima para outros produtos. A reciclagem, além de diminuir muito a quantidade de lixo que vai parar nos aterros sanitários, contribui também para diminuir a extração de matéria prima, cujos processos podem ser extremamente degradantes para o ambiente. Veja como exemplo o alumínio: este metal é extraído de um minério chamado bauxita. Para produzir um quilo de alumínio são necessários aproximadamente quatro quilos de bauxita. Ou seja, sobram três quilos de dejetos. Além disso, por ser um minério, sua extração geralmente exige que florestas sejam retiradas para a exploração dos solos.

A reciclagem é um processo importante para tornarmos nossa cadeia produtiva mais sustentável. Porém, não é suficiente. Estimativas mostram que o processo produtivo de alguns produtivos pode produzir uma massa de lixo até setenta vezes maior que a do produto final. Assim, é necessário que a sociedade incorpore outras mudanças.

Lixo na era dos descartáveis

Dica 2: Revise também as consequências da poluição causada por substâncias não-biodegradáveis e a magnificação trófica!

Outro processo muito utilizado como destino do lixo é a incineração, ou seja, a queima do lixo. Parece uma solução muito adequada, pois aparentemente o lixo "some". Mas, como você sabe "na natureza nada cria, nada se perde, tudo se transforma". Logo, a queima do lixo transforma o material em fumaça e cinzas. Os gases gerados pela incineração contaminam a atmosfera e contribuem para o aumento do efeito estufa e, consequentemente, para o aquecimento global. Segundo a legislação brasileira, o único tipo de lixo que deve ser incinerado são os dejetos de origem hospitalar (curativos, seringas, agulhas e até mesmo partes de corpos), uma vez que propiciam alto risco de contaminação e transmissão de doenças.

Lixo na era dos descartáveis

Atualmente, em geral, os processos produtivos são lineares: começam com a extração de matéria prima e terminam com o lixo. É necessário que estes processos sejam cíclicos, fazendo com  que os materiais sejam reincorporados na cadeia produtiva, através da reciclagem, por exemplo. Porém, é necessário também entender que temos um consumo exagerado na sociedade atual, que pode levar a um esgotamento dos recursos naturais. Este consumo é incentivado das mais diferentes maneiras: crescimento populacional, novas tecnologias em trocas constantes (você nem terminou de pagar seu smartphone e uma versão aprimorada dele já saiu no mercado!), utilização exagerada de materiais descartáveis, incentivo midiático (zilhões de propagandas em todas as mídias). Isso tudo faz com que montanhas de lixo sejam produzidas e os ecossistemas sejam cada vez mais degradados. Vivemos em uma sociedade onde é urgente que as pessoas passem a ter consciência dos processos produtivos envolvendo o que consomem e o destino final do nosso lixo.

Dica 3: Revise também a poluição das águas e a eutrofização! Tem videoaula do canal "Me salva!" e dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos!

Curtiu nosso resumo? Beleza! Então, para completar sua revisão veja este excelente documentário chamado "A história das coisas". Este excelente documentário (com aproximadamente 20 minutos) narra os problemas que ocorrem ao longo dos processos produtivos e é essencial para quem quer gabaritar as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares:

E aí, curtiu o documentário? Excelente, não é mesmo? Agora que que você já sabe tudo sobre os problemas gerados pelo lixo, que tal testar seus conhecimentos?

01 – (Anhembi Morumbi SP/2014)   O químico francês Antoine Lavoisier foi autor da célebre frase: "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma".

Tendo por base a composição molecular dos materiais, a prática ecológica sustentável mais diretamente relacionada à frase de Lavoisier é

a) o investimento em biocombustíveis.

b) a utilização de energia solar.

c) a reciclagem de embalagens.

d) o aproveitamento de água da chuva.

e) o consumo de alimentos orgânicos.

Gab: C

02 – (UNICAMP SP/2013)   Na discussão atual sobre a sustentabilidade do planeta, o termo "3R" tem sido usado para se referir a práticas – Reutilizar, Reciclar e Reduzir – que podem ser adotadas para diminuir o consumo de materiais e energia na produção de objetos.

a) Tendo em vista a sustentabilidade do planeta, ordene os verbos "reutilizar", "reciclar" e "reduzir", colocando em primeiro lugar a ação que levaria a uma diminuição mais significativa do consumo energético e material e, em último, a ação que levaria a uma diminuição menos significativa.

b) Em um condomínio residencial há quatro grandes recipientes para receber, separadamente, metais, vidros, papéis e plásticos. Seria importante que houvesse outro recipiente, que até poderia ser menor, para receber outro tipo de material. Que material seria esse, sabendo-se que, do ponto de vista ambiental, ele é mais prejudicial que os outros mencionados? Explique por que esse material é muito prejudicial ao ambiente, quando aí descartado.

Gab:

a) Reduzir, reutilizar, reciclar.

b) O material seria constituído de pilhas e baterias. Esses dispositivos são constituídos, em parte, de metais pesados e outras substâncias com alto potencial poluidor.

 

03 – (UFT/2013)   Biodigestores são constituídos por recipientes fechados, dentro dos quais microrganismos realizam a decomposição de restos de matéria orgânica, formando biogás (metano e dióxido de carbono, principalmente) e, também, uma parte sólida. Sobre os biodigestores é INCORRETO afirmar que:

a) O biogás formado é resultado da fermentação aeróbica da matéria orgânica.

b) A produção de biogás se apresenta como uma fonte de energia barata e ecologicamente viável.

c) Os gases liberados podem ser utilizados como forma de combustível residencial, industrial e automotivo.

d) A parte sólida produzida pela decomposição da matéria orgânica pode ser utilizada como biofertilizante na agricultura.

e) Temperatura, acidez e umidade do meio são fatores que interferem na produção do biogás e necessitam de controle no processo de biodigestão.

Gab: A

04 – (Unicastelo SP/2013)   Em uma novela da televisão brasileira, transmitida em 2012, parte da trama se passa em um lixão, do qual alguns personagens retiram seu sustento.

Em comparação com outros métodos de destinação do lixo doméstico, é correto afirmar que o lixão é

a) desvantajoso em relação à usina de compostagem, uma vez que o primeiro inviabiliza a coleta seletiva e o trabalho de catadores, enquanto que nesta última este trabalho está assegurado, já que só se utiliza o lixo orgânico na compostagem.

b) mais vantajoso que a usina de compostagem, uma vez que nesta última o lixo orgânico é decomposto por fermentação, inviabilizando sua utilização posterior.

c) mais vantajoso que o aterro sanitário, uma vez que o primeiro preserva os recursos naturais, já que permite que catadores promovam a coleta, comercialização e reciclagem de materiais depositados no lixo.

d) desvantajoso em relação ao aterro sanitário, uma vez que este último produz chorume e gás metano, que podem ser coletados, estocados, tratados e comercializados, minimizando seus efeitos poluentes.

e) mais vantajoso que o aterro sanitário, uma vez que este último produz o chorume, que se infiltra no solo, contaminando o lençol freático.

Gab: D

05 – (UEM PR/2012)   Sobre os diferentes tipos de lixos, assinale o que for correto.

01. Os resíduos radioativos produzidos pelas usinas nucleares, como ácido sulfúrico, ácido fluorídrico, ácido nítrico, ácido clorídrico, entre outros, são colocados em caixas lacradas que são enterradas ou jogadas no mar. Essas caixas são extremamente protegidas, não havendo riscos de desastres nem por corrosão e, muito menos, se elas forem, acidentalmente, desenterradas.

02. O lixo domiciliar é composto de resíduos orgânicos (papel, latas, vidros, plásticos, entre outros) e inorgânicos (resto de alimentos, cascas de frutas, verduras, entre outros). Uma prática muito comum atualmente é a reciclagem dos resíduos orgânicos a partir da coleta seletiva. Essa prática faz com que o Brasil consiga reciclar por volta de 50% de todo esse lixo.

04. Alguns tipos de detritos merecem atenção especial antes de serem jogados no lixo, pois podem prejudicar o meio ambiente e o homem. Entre eles, podem-se citar lâmpadas elétricas (mercúrio), pilhas e tintas (metais pesados), além de outros. Para solucionar o problema de descarte de pilhas e de baterias, por exemplo, muitas empresas fabricantes têm realizado a coleta desses produtos.

08. O lixo hospitalar é formado por rejeitos radioativos, resíduos potencialmente infectantes, resíduos químicos, resíduos perfurocortantes, entre outros. No Brasil, existem regras para o seu descarte, com os objetivos de evitar danos ao meio ambiente e de prevenir acidentes aos profissionais que trabalhem diretamente nos processos de coleta, armazenamento, transporte, tratamento e destinação desse tipo de lixo.

16. O lixo industrial, formado por resíduos de atividades industriais, é responsável por vários impactos ambientais, principalmente em recursos hídricos. Dentre os produtos considerados como lixo industrial, destaca-se o dióxido de enxofre, que é um dos principais responsáveis pelo fenômeno da chuva ácida.

Gab: 28

 

06 – (UEM PR/2012)   Vive-se hoje a "era dos descartáveis". O descarte de objetos aumenta cada vez mais, motivado pelo crescimento da sofisticação de embalagens, de computadores e de eletrodomésticos a cada ano mais obsoletos e por propagandas que estimulam o consumismo. Assim, os lixões nas cidades vão ficando cada vez mais cheios. A esse respeito, assinale o que for correto.

01. Queimar os detritos é a melhor alternativa para solucionar o problema do lixo, pois essa ação reduz bastante o seu volume, destrói organismos causadores de doenças e diminui as áreas para aterro.

02. Os lixões a céu aberto favorecem a transmissão de doenças e a poluição.

04. Nos aterros sanitários, bactérias aeróbias decompõem a matéria orgânica, liberando o gás metano.

08. A coleta seletiva e a reciclagem dos materiais são alternativas que evitam a derrubada de milhares de árvores, além de se constituírem em fonte de renda para muitas pessoas.

16. O biogás produzido no processo de incineração do lixo pode ser utilizado para geração de energia, como combustível residencial, industrial ou de veículos motorizados, contribuindo para reduzir as emissões de carbono para a atmosfera.

Gab: 10

07 – (UFU MG/2012)   Atualmente, muitos artesãos usam materiais recicláveis em suas criações. Há diversos produtos disponíveis no mercado fabricados com garrafas PET, caixas de papelão, latas de alumínio, entre outros. Além da produção de peças decorativas, esses materiais têm sido utilizados na confecção de bancos, vassouras, luminárias e até roupas.

O uso de materiais recicláveis em novos produtos é importante porque

a) possibilita a reutilização de materiais que seriam jogados fora e que seriam depositados em lixões, contribuindo para a redução do acúmulo de resíduos sólidos de difícil decomposição no ambiente.

b) reduz a quantidade de resíduos orgânicos voláteis no ambiente, evitando a dengue e outras doenças tropicais.

c) permite uma melhor utilização de materiais que seriam transformados em resíduos nucleares e que poderiam contaminar milhares de pessoas que tivessem contato com o produto.

d) leva à redução do consumo de embalagens e impede que os resíduos sólidos sejam decompostos no ambiente, evitando a produção de chorume.

Gab: A

Dica 4: Revise também a poluição sonora, térmica e radioativa! Tem curiosidades sobre Chernobyl e Fukushima!

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

O post Lixo na era dos descartáveis – Biologia Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Saber é poder – Aula de Filosofia para o Enem

Posted: 29 Sep 2015 11:50 AM PDT

Francis Bacon nasceu em Londres, em 22 de janeiro de 1561, e morreu na mesma cidade em 9 de abril de 1626. Sua educação orientou-se para a vida política, na qual alcançou posições elevadas. Sir Francis BaconFilho de Nicholas Bacon e Ann Cooke Bacon, a mãe de Francis Bacon falava cinco idiomas e foi considerada como uma das mulheres mais eruditas de sua época.

Eleito em 1584 para a Casa dos Comuns, sucessivamente desempenhou, durante o reinado de Jaime 1º, as funções de procurador-geral, fiscal-geral, guarda do selo e grande chanceler. Em 1618 foi nomeado barão de Verulam e, em 1621, visconde de St. Albans. Acusado de corrupção pela Casa dos Comuns (aceitação de suborno em relação a processos que estavam em andamento), foi condenado ao pagamento de pesada multa e proibido de exercer cargos públicos.

Teoria dos ídolos

Para Bacon, a ciência deveria valorizar a pesquisa experimental, tendo em vista proporcionar objetivos para o ser humano. Mas, para isso, era necessário que os cientistas se libertassem daquilo que dominava ídolos, isto é, falsas noções, preconceitos e maus hábitos mentais.

Em sua obra Novum Organum, o filósofo destaca quatro gêneros de ídolos que bloqueiam e prejudicam a ciência:

  • Ídolos da tribo – são as falsas noções provenientes das próprias limitações da natureza da espécie humana;
  • Ídolos da caverna – são as falsas noções do ser humano com o indivíduo (alusão ao mito da caverna de Platão).
  • Ídolos do mercado ou do foro – são as falsas noções provenientes da linguagem e da comunicação;
  • Ídolos do teatro – são as falsas noções provenientes das concepções filosóficas, científicas e culturais vigentes.

Dica 1: Faça um estudo sobre o mito da caverna de Platão e  prepare-se para o Enem.

Bacon propôs um método para combater esses erros, conhecido como método indutivo de investigação. Este método consiste em observar a natureza para saber as informações; em seguida, fazer uma organização racional destes dados recolhidos através da experiência; com estes dados empíricos formular as explicações gerais, isto é, as hipóteses destinadas à compreensão do fenômeno estudado; por fim, comprovar estas hipóteses por meio de repetidas experiências e, se possível, em outras circunstâncias.

Após conhecermos a filosofia de Bacon, conseguimos entender melhor a sua frase: Saber é poder. Se você está ainda com dúvida, então veja o esquema abaixo que fica mais claro:

Saber é poder - Aula de Filosofia para o Enem

Resumo: Francis Bacon criou um método indutivo de investigação, isto é, partindo de dados particulares e generalizando para o universal, através da experiência, com o intuito de fazer uma ciência pura e livre de qualquer erro, que ele chamou de ídolos, que são os pré-conceitos que formamos sem nenhum dado de certeza e de experiência.

Faça um resumo desta aula e tire suas dúvidas acessando este link:

Chegou a sua vez. Resolva essas questões de vestibulares e se prepare para o ENEM

(Universidade da Amazônia) Em sua obra Novum organum, Francis Bacon destaca quatro gêneros de ídolos que bloqueiam a mente humana e prejudicam a ciência. Está correto afirmar que esses ídolos são:

A) Ídolos da tribo, ídolos da caverna, ídolos do foro e ídolos do templo.
B) Ídolos da tribo, ídolos da escola, ídolos da caverna e ídolos do foro.
C) Ídolos da tribo, ídolos da caverna, ídolos do foro e ídolos do teatro.
D) Ídolos da escola, ídolos da tribo, ídolos da caverna e ídolos do mercado.

Resposta: C

(Universidade da Amazônia) Para combater os erros provocados pelos ídolos, Francis Bacon propôs o método indutivo de investigação, que cumpriria algumas etapas consecutivas, como é o caso da alternativa:

A) Observação da natureza, organização racional, explicações gerais (hipóteses) e experimentações.
B) Observação da natureza, organização racional, explicações gerais (hipóteses) e introspecção.
C) Concepção mística da natureza, organização racional, explicações gerais (hipóteses) e experimentações.
D) Concepção emocional da natureza, organização racional, explicações gerais (hipóteses) e experimentações.

Resposta: A

(Enem 2013) Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, não surgiu "de um prazer de poder", "de um mero imperialismo humano", mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente.

CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques, Scientiae Studia. São Paulo, v. 2, n. 4, 2004 (adaptado).

Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em

a) expor a essência da verdade e resolver definitivamente as disputas teóricas ainda existentes.
b) oferecer a última palavra acerca das coisas que existem e ocupar o lugar que outrora foi da filosofia.
c) ser a expressão da razão e servir de modelo para outras áreas do saber que almejam o progresso.
d) explicitar as leis gerais que permitem interpretar a natureza e eliminar os discursos éticos e religiosos.
e) explicar a dinâmica presente entre os fenômenos naturais e impor limites aos debates acadêmicos.

Resposta: c

(Ufsj 2012) Sobre os ídolos preconizados por Francis Bacon, é CORRETO afirmar que:

a) "A consequência imediata da ação dos ídolos é a inscrição do Homem num universo de massacre e sofrimento racional-indutivo, onde o conhecimento científico se distancia da filosofia, se deteriora e se amesquinha".
b) "Toda idolatria é forjada no hábito e na subjetividade humanos".
c) "Os ídolos invadem a mente humana e para derrogá-los, é necessário um esforço racional-dedutivo de análise, como bem advertiu Aristóteles".
d) "Os ídolos da caverna são os homens enquanto indivíduos, pois cada um […] tem uma caverna ou uma cova que intercepta e corrompe a luz da natureza".

Resposta: d

(Uel 2007) Segundo Francis Bacon, "são de quatro gêneros os ídolos que bloqueiam a mente humana. Para melhor apresentá-los, lhes assinamos nomes, a saber: Ídolos da Tribo; Ídolos da Caverna; Ídolos do Foro e Ídolos do Teatro".

Fonte: BACON, F. Novum Organum. Tradução de José Aluysio Reis de Andrade. São Paulo: Nova Cultural, 1988, p. 21.

Com base nos conhecimentos sobre Bacon, os Ídolos da Tribo são:

a) Os ídolos dos homens enquanto indivíduos.
b) Aqueles provenientes do intercurso e da associação recíproca dos indivíduos.
c) Aqueles que imigraram para o espírito dos homens por meio das diversas doutrinas filosóficas.
d) Aqueles que chegam ao espírito humano por meio de regras viciosas de demonstração.
e) Aqueles fundados na própria natureza humana.

Resposta: e

(Pucpr 2009) "Ciência e poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, se não quando se lhe obedece. E o que à contemplação apresenta-se como causa é regra na prática."

Fonte: BACON. Novum Organum…, São Paulo: Nova Cultural, 1999, p.40.

Tendo em vista o texto acima, assinale a alternativa correta:

a) Bacon estabelece que a melhor maneira de explicar os fenômenos naturais é recorrer aos princípios inatos da razão.
b) Através do conhecimento científico, o homem aprende a aceitar o domínio dos princípios metafísicos de causalidade sobre a natureza.
c) O conhecimento da natureza depende do poder do homem. Assim um rei conhece mais sobre a natureza do que um pobre estudante.
d) Através da contemplação – observação – da natureza o homem aprende a conhecê-la e, então, reúne condições para dominar a natureza.
e) Devemos ser práticos e obedecer à natureza, pois o conhecimento das relações de causa e efeito é impossível e sempre frustrante.

Resposta: d

Gilson Luiz Corrêa
Gilson Luiz Corrêa, bacharel em Filosofia pela UNISUL, Licenciatura em Filosofia pela UFSC, Psicopegadogia pela FMP. Professor do Colégio Catarinense. Facebook:
https://www.facebook.com/gilsonluiz.correa

O post Saber é poder – Aula de Filosofia para o Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Tabela de notas (Teste)

Posted: 29 Sep 2015 11:20 AM PDT

Filter: {{tableParams.filter()|json}}

{{ linha.ranking }} Posição {{ linha.ranking }} do ranking{{ linha.nome_escola }}

Médias das notas:

  • Objetivas: {{ linha.media_objetivas }}
  • Linguagens: {{ linha.media_linguagens }}
  • Matemática: {{ linha.media_matematica }}
  • Ciências da Natureza: {{ linha.media_ciencias_natureza }}
  • Ciências Humanas: {{ linha.media_ciencias_humanas }}
  • Redação: {{ linha.media_redacao }}
{{ linha.municipio }}{{ linha.uf }}{{ linha.rede }}

O post Tabela de notas (Teste) apareceu primeiro em Blog do Enem.

Recursos de Argumentação para o Desenvolvimento da sua Redação Enem

Posted: 29 Sep 2015 04:37 AM PDT

Nesta fase final de preparação, precisamos estar bastante afiados em todas as matérias e no maior número possível de assuntos que podem cair nas provas. Com a redação não é diferente, precisamos estar treinados em muitos recursos, técnicas e ferramentas que podem nos ajudar a garantir aquela redação nota mil. Você sabia que a Redação Enem equivale à 20% da nota total do Exame Nacional do Ensino Médio?

universiaO Blog do Enem e seu parceiro, o Portal Universia, se juntam mais uma vez para trazer dicas valiosas nessa reta final.

Vamos falar um pouco sobre a parte mais especial da dissertação, o desenvolvimento. É ali que você tem a oportunidade de convencer o corretor e garantir uma boa nota. Um corretor pode relevar uma introdução com defeitos, mas um desenvolvimento ruim, jamais. Assim sendo, reunimos e apresentamos aqui alguns recursos argumentativos que você pode usar na sua Redação Enem.

Um argumento é uma manifestação linguística construída por enunciados que, relacionados, conduzem a uma conclusão. Este argumento deve ser elaborado de maneira que produza um efeito de sentido de objetividade. Na Redação Enem, é importante levar em consideração as seguintes habilidades: selecionar (diversidade de informações, repertório autoral), interpretar (coerentemente e relacionado todas as informações), organizar (coesão, progressão textual, encadeamento de ideias, evitar digressões), relacionar (seu projeto de texto defendendo seu ponto de vista – informações mal articuladas podem gerar contradições ou parecer aleatórias na construção dos argumentos).

Vejamos os recursos argumentativos que nos ajudam a colocar essas habilidades em prática.

shield17Argumento de autoridade

Significa basear uma afirmação no saber notório de uma autoridade reconhecida em determinada área de conhecimento. É uma maneira de trazer para o enunciado a credibilidade da autoridade citada.

 

standing75Argumento de consenso

São enunciados que não exigem demonstração ou provas porque seu conteúdo é aceito como válido por consenso dentro de um espaço sociocultural. Quando você afirma que "investir em educação é necessário para a erradicação da desigualdade social", trata-se de um consenso, pois todos pensam da mesma forma. Cabe destacar que é preciso ser econômico ao usar esse recurso, afinal, trata-se de argumentos que "todos" já conhecem.

 

verified9Argumento de provas concretas

É a comprovação pela experiência ou observação por meio da apresentação de dados documentados, informações que confirmam a validade do que você afirma. Os textos jornalísticos são os que mais utilizam esse recurso. Esses dados podem vir de levantamentos estatísticos, relatórios e pesquisas. No entanto, para um argumento ter força e credibilidade, a fonte usada deve ser confiável. É um recurso com grande poder de persuasão, pois relaciona o tema com fatos da realidade e demonstra que o candidato tem conhecimento.

 

drawing20Argumentos de ilustração

É o uso de exemplos para comprovar uma afirmação. Aqui se demonstra que a ideia apresentada não fica só na teoria, ela acontece no mundo "real" de fato. No então, também é preciso ser econômico e não fazer parágrafos inteiros de exemplos, isso seria tangenciar o tema. Reserve seus exemplos para o último período do parágrafo.

 

ensambleArgumentação lógica

Baseia-se na operação de raciocínios lógicos, como as implicações de causa e consequência, analogia ou condição. Se você escreve, por exemplo, uma redação sobre o aumento da violência nos centros urbanos, podemos indicar a pobreza e a desigualdade social como causas, e a sensação de insegurança das classes mais abastadas como consequência.

 

englishArgumentação de competência linguística

Trata-se de adequar as competências de linguagem do enunciador para aproximar-se do interlocutor ou público-alvo. Na redação do Enem, por exemplo, é importante o domínio na língua padrão.

 


Agora corra até a lista com 100 possibilidades de temas que podem cair na redação do Enem 2015 e utilize-os para praticar estes recursos de argumentação.

Confira também os tipos de conclusão para sua Redação Enem.

O post Recursos de Argumentação para o Desenvolvimento da sua Redação Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!