quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


UESC – Notas de corte Sisu 2015 na Universidade Estadual de Santa Cruz

Posted: 02 Sep 2015 06:23 PM PDT

Você que deseja fazer um curso superior e residir na Bahia, veja quais são as notas de corte necessárias para garantir sua vaga na UESC!

Medicina foi o curso da Universidade Estadual de Santa Cruz, na Bahia, que obteve a maior das notas de corte para o Sisu 2015: 779,71 pontos. O segundo curso mais concorrido é o de Engenharia Química, com 733,76 pontos, seguido do curso de Engenharia Civil, com 730,47.

O candidato realmente deve se preparar e estudar muito para passar na UESC, pois a menor das notas de corte foi alta: 604,93, para o curso de Pedagogia.

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Confira a lista completa com as notas de corte para todos os cursos:

Notas de Corte Sisu 2015 na UESC

Universidade Estadual de Santa Cruz (Bahia)

CâmpusCursoTurnoDisputa – janeiroNota
IlhéusAdministraçãoMatAmpla Concorrência657,41
IlhéusAdministraçãoNot.Ampla Concorrência656,13
IlhéusAgronomiaInt.Ampla Concorrência637,22
IlhéusBiomedicinaInt.Ampla Concorrência706,72
IlhéusCiência da ComputaçãoInt.Ampla Concorrência663,19
IlhéusCiências BiológicasInt.Ampla Concorrência655,58
IlhéusCiências BiológicasNot.Ampla Concorrência631,56
IlhéusCiências BiológicasInt.Ampla Concorrência635,77
IlhéusCiências ContábeisNot.Ampla Concorrência658,1
IlhéusCiências EconômicasMatAmpla Concorrência642,58
IlhéusCiências EconômicasNot.Ampla Concorrência643,37
IlhéusCiências SociaisNot.Ampla Concorrência643,46
IlhéusComunic. Social Rádio e TVVesp.Ampla Concorrência660,17
IlhéusDireitoNot.Ampla Concorrência721,57
IlhéusDireitoMatAmpla Concorrência731,21
IlhéusEducação FísicaInt.Ampla Concorrência638,33
IlhéusEnfermagemInt.Ampla Concorrência676,27
IlhéusEngenharia CivilInt.Ampla Concorrência730,47
IlhéusEngenharia de ProduçãoInt.Ampla Concorrência687,82
IlhéusEngenharia ElétricaInt.Ampla Concorrência704,23
IlhéusEngenharia MecânicaInt.Ampla Concorrência705,32
IlhéusEngenharia QuímicaInt.Ampla Concorrência733,76
IlhéusFilosofiaNot.Ampla Concorrência619,33
IlhéusFilosofiaVesp.Ampla Concorrência627,12
IlhéusFísicaNot.Ampla Concorrência638,96
IlhéusFísicaInt.Ampla Concorrência658,35
IlhéusGeografiaNot.Ampla Concorrência618,84
IlhéusGeografiaInt.Ampla Concorrência621,37
IlhéusHistóriaMatAmpla Concorrência645,96
IlhéusHistóriaNot.Ampla Concorrência655,76
IlhéusLetrasMatAmpla Concorrência632,53
IlhéusLetrasNot.Ampla Concorrência633,08
IlhéusLinguas EstrangeirasVesp.Ampla Concorrência687,92
IlhéusMatemáticaInt.Ampla Concorrência634,87
IlhéusMatemáticaNot.Ampla Concorrência620,42
IlhéusMedicinaInt.Ampla Concorrência779,71
IlhéusMedicina VeterináriaInt.Ampla Concorrência679,33
IlhéusPedagogiaNot.Ampla Concorrência604,93
IlhéusPedagogiaMatAmpla Concorrência608,22
IlhéusQuímicaInt.Ampla Concorrência620,12
IlhéusQuímicaInt.Ampla Concorrência646,72

 

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UEMS – Notas de corte Sisu 2015 na Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul

Posted: 02 Sep 2015 06:17 PM PDT

As notas de corte para todos os cursos na Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul no Sisu 2015 foram altas. Por isso, o candidato que realmente deseja garantir uma vaga, deve estudar muito. Veja quantos pontos você precisa!

Os cursos com maiores notas de corte Sisu 2015 na UEMS foram Direito, no campus de Dourados, com 713,47 pontos, seguido da Engenharia Ambiental, também para Dourados, com 654,02 pontos e Engenharia da Alimentos para o campus de Naviraí, com nota de corte de 639,15.

O curso de Produção Sucroalcooleira, no campus de Dourados, foi o que obteve a menor das notas de corte: 554,8.

Notas de Corte

Confira a tabela completa das notas de corte. Todos os cursos.

Notas de Corte Sisu 2015 na UEMS

Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul

CâmpusCursoTurnoDisputa – janeiroNota
AmambaiCiências SociaisNot.Ampla Concorrência582,11
AmambaiHistóriaNot.Ampla Concorrência594,84
AquidauanaAgronomiaInt.Ampla Concorrência618,26
AquidauanaEngenharia FlorestalInt.Ampla Concorrência613,65
AquidauanaZootecniaInt.Ampla Concorrência602,57
Campo GrandeArtes CênicasVesp.Ampla Concorrência656,6
Campo GrandeGeografiaVesp.Ampla Concorrência602,64
Campo GrandeGeografiaVesp.Ampla Concorrência610,05
Campo GrandeLetrasInt.Ampla Concorrência626,06
Campo GrandeLetras Português e EspanholNot.Ampla Concorrência608,96
Campo GrandeLetras Português InglêsNot.Ampla Concorrência631,71
Campo GrandeMedicinaInt.Ampla Concorrência800,87
Campo GrandePedagogiaNot.Ampla Concorrência615,34
Campo GrandeTurismoMatAmpla Concorrência609,52
CassilândiaAgronomiaInt.Ampla Concorrência614,15
CassilândiaLetras Português InglêsNot.Ampla Concorrência581,2
CassilândiaMatemáticaNot.Ampla Concorrência575,53
CoximCiências BiológicasMatAmpla Concorrência584,16
CoximGestão AmbientalMatAmpla Concorrência582,73
DouradosCiência da ComputaçãoInt.Ampla Concorrência631,93
DouradosCiências BiológicasInt.Ampla Concorrência626,76
DouradosCiências BiológicasNot.Ampla Concorrência589,83
DouradosDireitoMatAmpla Concorrência713,47
DouradosEnfermagemInt.Ampla Concorrência658,33
DouradosEngenharia AmbientalInt.Ampla Concorrência654,02
DouradosEngenharia FísicaInt.Ampla Concorrência677,89
DouradosFísicaNot.Ampla Concorrência579,29
DouradosLetras Português e EspanholMatAmpla Concorrência580,02
DouradosLetras Português InglêsVesp.Ampla Concorrência595,49
DouradosMatemáticaNot.Ampla Concorrência593,68
DouradosPedagogiaVesp.Ampla Concorrência586,73
DouradosQuímicaNot.Ampla Concorrência584,76
DouradosQuímica IndustrialInt.Ampla Concorrência623,66
DouradosSistemas de InformaçãoNot.Ampla Concorrência597,54
DouradosTurismoNot.Ampla Concorrência601,9
DouradosAgroEcologiaInt.Ampla Concorrência574,73
DouradosProdução SucroalcooleiraNot.Ampla Concorrência554,8
IvinhemaCiências BiológicasNot.Ampla Concorrência571,53
IvinhemaCiências BiológicasInt.Ampla Concorrência617,6
JardimGeografiaNot.Ampla Concorrência573,32
JardimLetras Português InglêsNot.Ampla Concorrência575,07
MaracajuAdministraçãoNot.Ampla Concorrência605,87
MaracajuPedagogiaNot.Ampla Concorrência573,76
Mundo NovoCiências BiológicasNot.Ampla Concorrência575,96
Mundo NovoGestão AmbientalNot.Ampla Concorrência567,78
NaviraíDireitoNot.Ampla Concorrência703,96
NaviraíEngenharia de AlimentosInt.Ampla Concorrência639,15
NaviraíQuímicaNot.Ampla Concorrência572,6
Nova AndradinaComputaçãoNot.Ampla Concorrência563,13
Nova AndradinaMatemáticaNot.Ampla Concorrência561,23
ParanaíbaCiências SociaisNot.Ampla Concorrência578,77
ParanaíbaCiências SociaisNot.Ampla Concorrência607,61
ParanaíbaDireitoMatAmpla Concorrência703,59
ParanaíbaDireitoNot.Ampla Concorrência696,01
ParanaíbaPedagogiaNot.Ampla Concorrência576,45
Ponta PorãAdministraçãoNot.Ampla Concorrência621,36
Ponta PorãCiências ContábeisNot.Ampla Concorrência608,49
Ponta PorãCiências EconômicasNot.Ampla Concorrência605,55

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O Império Romano – Veja a fascinante história da Civilização Romana.

Posted: 02 Sep 2015 04:29 PM PDT

Acompanhe a história da fascinante Civilização Romana e não fique com dúvidas para a prova do Enem. Fique em dia!

Na aula de hoje vamos estudar o Império Romano. Olhem atentamente para o mapa abaixo. Observem o ponto onde está escrito "Roma". Agora examinem toda a área em verde. Esta extensa área com aproximadamente 6,5 milhões de Km2 esteve sob o domínio de uma civilização que se originou de um pequeno povoada da Península Itálica.

Este foi um feito incrível, pessoal! E a história de como os romanos conseguiram esta façanha, faz parte dos conteúdos da prova do Enem. Então vamos juntos analisar as principais características desta civilização.

Enem 2013

O nascimento de Roma ocorreu por volta do ano 1000 a.C. quando povos sabinos e latinos ergueram uma fortificações, onde futuramente se localizaria a cidade, com o intuiu de deter invasões etruscas. Uma origem mítica para a criação da cidade, menciona a lenda de Rômulo e Remo, irmãos gêmeos, abandonados ao nascer e amamentados por uma loba.

Diz a lenda que após crescerem, teriam derrotado o usurpador do trono de sua avô e fundado Roma. Rômulo teria sido o primeiro rei de Roma, dando origem a Monarquia. Então a primeira forma de governo em Roma, que vocês devem entender para este conteúdo do Enem é a Monarquia.

Durante a Monarquia a sociedade já estava dividida entre patrícios (grande proprietários rurais) e plebeus ( comerciantes, camponês e pequenos proprietários de terras). O senado formado exclusivamente por patrícios também era uma instituição importante e o rei acumulava funções executivas judiciais e religiosas.

O último rei de Roma foi Tarquínio, expulso de Roma pelo senado. O senado então aboliu a monarquia e implantou a república. Dentre os períodos que normalmente se divide a história de Roma, a República é um dos pontos fortes para estudar para a prova do Enem.

Dica 01 – Enem e o Brasil: o período pré-colonial (1500-1530) http://blogdoenem.com.br/enem-2013-historia-brasil-pre-colonia/
O Império Romano destacada

As maiores conquistas territoriais de Roma ocorreram durante a república, mas a hegemonia patrícia foi pouco a pouco combatida pelos plebeus. Além de ocupavam as fileiras do exército e garantirem a segurança dos domínios de Roma, os plebeus começaram a exigir leis que lhes garantissem maiores direitos.

Embora reformas tenham sido feitas para amenizar a tensão entre estes dois grupos, elas nunca deixaram de existir, pois a desigualdade social era muito grande. Na sociedade romana uma classe que aumentou muito seus números, durante a republica, foram os escravos. Estes eram capturados em guerras durante a expansão e a produção começou a depender cada vez mais de sua força de trabalho.

Com o prestígio adquirido nas guerras e as tensões sociais entre os grupos, alguns líderes militares (generais) tomaram o poder. Os vários golpes militares sinalizaram a ruína em que se encontrara o poder republicano e abriram espaço para o Império. Está foi à última forma de governo em Roma. Agora, prestem atenção no desfecho da crise do império romano, pois será importante para o próximo conteúdo de história que veremos para o Enem .

No século I a.C. o general Otávio se tornou o primeiro imperador. Mas imenso império conquistado pelos romanos iria ruir por diversos fatores, entre eles a dificuldade de manutenção e controle de suas fronteiras. Foi durante o império que a religião oficial de Roma se modificou. O antigo culto aos deuses e seus rituais deram lugar a uma religião monoteísta nascida no oriente; o cristianismo. No início os imperadores romanos perseguiram os cristãos e condenaram a morte seus seguidores. Mas, acabaram por se converter e disseminar a nova religião dentro das fronteiras do império. Porém, o império romano já estava fragilizado.

A vasta extensão de seu território e seus inúmeros problemas internos acabaria por levá-lo a ruína. Nem mesmo a divisão do império em duas partes foi capaz de evitar sua queda. Por volta do século III as invasões bárbaras deram o último golpe que dissolveu o império romano do ocidente. Apesar dos romanos terem sido derrotados, essa parte é importante memorizar para a prova do Enem, suas práticas, conceitos, saberes e a religião cristã ajudaram a moldaram a feição do mundo ocidental que estava por surgir. Da junção entre saberes bárbaros e romanos se formou a Europa Feudal!

Dica 02 – História Enem – Dicas sobre Brasil Colônia e Ditadura http://blogdoenem.com.br/historia-enem-dicas-revisao/

O vídeo abaixo apresenta um resumo sobre a Civilização Romana. De forma bem simples e divertida veja as informações que vão te ajudar na prova do Enem.

Gostaram dos poderes do Pater familas? No Brasil a lei impede que alguém tenha tanto poder assim sobre sua família. Mas, infelizmente não é assim em todos os lugares do mundo.

Minhas duas dicas de filmes que podem ajudar na compreensão deste conteúdo de história para Enem são: GladiadorRoma. Ao assistirem o filme Gladiador pensem na política do "pão e circo" para entreter a população e vejam que ela surtia efeito. Já Roma é uma série da HBO muito bem produzida e que retrata o final da República e início do Império.

Dica 03 –  História Enem – Revise sobre Pré-História e Antiguidade Oriental ttp://blogdoenem.com.br/historia-enem-revise-com-aulas-gratis/

EXERCÍCIOS para você resolver e compartilhar

1. (CPS 2011) Os combates de gladiadores surgiram no sul da Itália, chegaram a Roma no meio século III a.C. e foram oficializados pelo Senado, em 105 a.C. Inicialmente realizados durante as cerimônias fúnebres, pouco a pouco eles foram perdendo seu caráter sagrado e se transformaram em manifestações laicas, no início da era cristã. Apesar de escravos, os gladiadores eram esportistas de alto nível, pois cabia aos promotores das lutas oferecerem um espetáculo de qualidade. Esses combates representavam, para os gladiadores, cair nas graças da multidão, fato que os levava à fama.

Para conquistar o reconhecimento do povo, cidadãos importantes, desde líderes locais até o próprio imperador, ofereciam esses espetáculos ao público.

O governo de Otávio Augusto (30 a.C.- 14 d.C.), visando aumentar a popularidade e diminuir as revoltas dos pobres da cidade de Roma, ampliou a "política do pão e circo".
(Revista História Viva, ano V, nº 56. Adaptado)

Sobre esse momento da história romana, é válido afirmar que
a) esses espetáculos públicos tinham um caráter puramente religioso e evitavam as revoltas sociais, pois os romanos temiam a ira de seus deuses.
b) a "política do pão e circo", no fim da era cristã, manteve o caráter sagrado dos combates de gladiadores, pois muitos desses participantes ofereciam sua vida ao deus cristão.
c) a política do "pão e circo", ampliada por Otávio Augusto, pôs fim às desigualdades sociais entre patrícios e plebeus.
d) os combates entre gladiadores, promovidos nos estádios, serviam para diminuir a insatisfação popular contra os governantes.
e) as lutas de gladiadores surgiram no sul da Itália para pôr fim a revoltas sociais ocorridas no governo de Otávio Augusto, no século III a.C.

2. (Ufpr 2011) O cristianismo católico tornou-se religião oficial do Império Romano no ano de 380 d.C., data da edição do famoso édito de Tessalônica, outorgado pelo Imperador Teodósio. Desde a sua criação até este momento, a caminhada foi dura e difícil para os seguidores de Cristo. Exemplo disso foram as perseguições movidas por alguns imperadores romanos, eternizadas pelos relatos fantásticos e emotivos de vários escritores e historiadores cristãos.
Podemos apontar como principais causas dessas perseguições:

a) O ódio e a intolerância tanto das autoridades como da população pagã do mundo romano, que viam na figura de Cristo e na comunidade cristã uma ameaça ao poder do Imperador.
b) A constante penetração de elementos cristãos tanto nas filas do exército imperial romano como em cargos administrativos de elevada importância, que poderiam servir de "mau exemplo" tanto em termos políticos como ideológicos.
c) Aspectos de índole moral, na medida em que os cristãos eram acusados pelos pagãos de realizarem orgias e assassinatos de crianças em seus rituais.
d) A associação entre os cristãos e os inimigos bárbaros que punha em risco a estabilidade política e religiosa interna do mundo imperial romano.
e) A necessidade de oferecer à população de Roma "pão e circo", com os cristãos sendo sacrificados na arena do Coliseu para minimizar a ameaça de revoltas populares contra as autoridades imperiais.

3 .(Fuvest) A expansão de Roma durante a República, com o consequente domínio da bacia do Mediterrâneo, provocou sensíveis transformações sociais e econômicas, dentre as quais:

a) marcado processo de industrialização, êxodo urbano, endividamento do Estado.
b) fortalecimento da classe plebéia, expansão da pequena propriedade, propagação do cristianismo.
c) crescimento da economia agropastoril, intensificação das exportações, aumento do trabalho livre.
d) enriquecimento do Estado romano, aparecimento de uma poderosa classe de comerciantes, aumento do número de escravos.
e) diminuição da produção nos latifúndios, acentuado processo inflacionário, escassez de mão-de-obra escrava.

4. (Ufv) A respeito das classes que compunham a sociedade romana na Antiguidade, é CORRETO afirmar que:

a) os “plebeus” podiam casar-se com membros das famílias patrícias, forma pela qual conseguiam quitar suas pendências de terra e dinheiro, conseguindo assim certa ascensão social.
b) os “plebeus” compunham a classe formada pelos camponeses, artesãos e alguns que conseguiam enriquecer-se por meio do comércio, atividade que lhes era permitida.
c) os “clientes” eram estrangeiros acolhidos pelos patrícios e transformados em escravos, quando sua conduta moral não condizia com a de seus protetores.
d) os “patrícios” foram igualados aos plebeus, durante a democracia romana, quando da revolta dos clientes, que lutaram contra a exclusão social da qual eram vítimas.
e) os “escravos” por dívida eram o resultado da transformação de qualquer romano em propriedade de outrem, o que ocorria para todos que violassem a obrigação de pagar os impostos que sustentavam o Estado expansionista.

RESPOSTAS

1. D No governo de Otávio Augusto, as lutas de gladiadores faziam parte do que denominamos política do "pão e circo". Ou seja, para aliviar as tensões sociais, eram promovidos espetáculos de luta com distribuição de comida na entrada dos jogos. Isto servia para distrair a população e impedir maiores revoltas.

2. D Os cristãos, devido a suas crenças, não consideravam o Imperador um deus, e se recusavam a adorá-lo. Foram identificados por esse motivo com os "bárbaros" e considerados uma ameaça a estabilidade política e religiosa do império.

3. D Durante a República, Roma expandiu muito suas fronteiras e isto significou um enriquecimento do Estado romano, devido as riquezas obtidas das novas regiões conquistadas. Além disso a expansão fez aumentar muito o numero de escravos e aparecer uma rica classe de comerciantes.

4. B Os plebeus eram formados por camponeses, artesãos, comerciantes e pequenos proprietários rurais.

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Poluição sonora, Poluição térmica e poluição radioativa – Biologia Enem

Posted: 02 Sep 2015 10:40 AM PDT

Um dos assuntos mais frequentes no Enem é ecologia. Como você sabe, o Enem adora relacionar situações cotidianas com os conhecimentos científicos. E, em biologia, nada aproxima mais as ações humanas e o ambiente do que o estudo dessas relações através da ecologia. Com certeza pelo menos uma questão abordando esse assunto aparecerá em sua prova! Então, para saber tudo sobre as poluições sonora, térmica e radioativa e seus efeitos sobre os humanos e o ecossistemas, fique ligado(a) neste post! Revisando com o Blog do Enem você irá gabaritar as questões de Biologia do seuvestibular!

O equilíbrio de um ecossistema é algo bastante delicado. Todos os seres vivos estão adaptados às condições abióticas de um meio e qualquer alteração nestas características pode modificar as comunidades ali presentes. Dessa maneira, chamamos de poluição ambiental qualquer contaminação do solo, do ar e da água por quantidades excessivas de matéria ou energia que prejudica os seres vivos. Os seres humanos e suas atividades são os principais geradores dessa poluição.

Dica 1: Antes de continuar revisando as alterações abióticas, que tal estudar as alterações bióticas? Veja este post com muitas dicas sobre ecologia para você gabaritar biologia no Enem!

Poluição térmica

Em algumas regiões do planeta as atividades humanas podem alterar a temperatura de grandes porções de água gerando alterações no meio e, consequentemente, nas comunidades que ali vivem. As principais geradoras de poluição térmica são as usinas elétricas e atômicas, que utilizam água para resfriar reatores durante os processos de produção de energia. Dependendo da quantidade de calor liberado na água, podem ocorrer diferentes consequências. Algumas bactérias e fungos patogênicos, por exemplo, podem ser favorecidospor este aumento de temperatura, aumentando sua taxa reprodutiva e a taxa de mortalidade dos organismos que parasitam. Além disso, quando aumentamos a temperatura da água haverá variação na quantidade de oxigênio dissolvido. Quanto maior a temperatura, mais O2 é dissipado para a atmosfera, podendo ser tão baixa que pode levar alguns seres aquáticos à asfixia.

Poluição Térmica - Usina Nuclear

Dica 2: Que tal dar uma revisada em alguns conceitos básicos de ecologia? Eles podem te ajudar a passar no vestibular! Veja este super post com dicas da professora Juliana Santos e videoaula do canal Descomplica.

Poluição sonora

A poluição sonora é uma poluição causada pela liberação de grande quantidade de energia. É um tio depoluição especialmente comum nas grandes cidades. Afeta principalmente a saúde mental dos seres humanos, podendo causar irritação, desorientação, nervosismo, fadiga, entre outros sintomas em curto prazo. Em médio prazo a poluição sonora pode gerar alterações de comportamento e em longo prazo pode gerar perda de audição e até mesmo surdez. Outros seres vivos podem também ser prejudicados pela poluição sonora, como as aves que ficam desorientadas quando expostas a este tipo de poluição.

Poluição Sonora

Poluição gerada por elementos radioativos

Você já deve ter ouvido falar dos grandes riscos relacionados ao uso de elementos químicos radioativos.Utilizados para os mais diversos fins (desde exames de imagem até bombas nucleares), os elemento radioativos podem ser extremamente perigosos para os seres vivos. A radioatividade pode quebrar moléculas, formando íons e radicais livres altamente reativos que prejudicam o funcionamento das células. Porém, o principal problema que a radioatividade de alguns elementos em determinadas quantidades gera são as mutações genéticas que podem desencadear doenças graves, como o câncer, ou até mesmo gerar a morte de indivíduos. Além disso, caso atinja as células germinativas produtoras de gametas, as mutações podem ser transmitidas através das gerações, gerando más formações em fetos e abortos espontâneos. Alguns acidentes graves não nos deixam esquecer os sérios danos ambientais e sociais que o manuseio incorreto desses elementos radioativos pode trazer. Na década de 1980 dois grandes acidentes nucleares assombraram o mundo: Chernobyl (em 1986, na antiga União Soviética onde hoje é a Ucrânia) e em Goiânia (em 1987, no estado de Goiás). Em Chernobyl, a usina atômica produtora de energia elétrica teve um de seus quarto reatores destruído por uma explosão que resultou em um incêndio. O acidente liberou uma nuvem radioativa que atingiu não só a cidade próxima (Kiev), como também se espalhou pela Europa. A radiação liberada por Chernobyl foi maior que as duas bombas atômicas lançadas contra o Japão durante a 2ª Guerra Mundial. A quantidade de vítimas varia com as fontes, mas o Greenpeace estima um número de 93 mil mortos (e que podem continuar ocorrendo) em consequência da exposição à radiação de Chernobyl. Na cidade de Pripryat, onde se encontra a Usina, os ecossistemas foram bastante prejudicados, sendo que alguns seres vivos apresentam alterações e más formações até hoje.

Poluição Radioativa - Parque e pessoas atingidas

Para saber um pouco mais sobre Chernobyl, veja esta reportagem exibida no programa Fantástico:

Dica 3: A intenção deste post não é explicar o fenômeno da radioatividade, mas sIm seus efeitos biológicos. Caso você queira aprender um pouco mais sobre os princípios da radioatividade, veja este excelente post da professora Munique Dias.

Na mesma década, no Brasil, uma cápsula contendo césio-137 na forma de pó foi achada por dois catadores de sucata em um hospital abandonado na cidade de Goiânia. Os 19g de césio encontrados dentro da cápsula atraíram curiosos por sua luminescência. O pó foi passado no corpo e distribuído entre amigos e parentes do dono de um "ferro velho" na cidade. A filha do dono desse ferro velho, inclusive, ingeriu o césio-137. Novamente os números de vítimas variam de acordo com as fontes. A princípio, quatro pessoas morreram e uma teve o braço amputado, enquanto mais de duzentas foram contaminadas. Porém, segundo uma ONG que apoia as vítimas deste acidente (a Associação de Vítimas do Césio-137), até hoje 104 pessoas morreram e mais de 1600 foram atingidas diretamente.

Vítimas do Césio-137

Para saber um pouco mais sobre o acidente com Césio-137 em Goiânia, veja esta reportagem do jornalista Domingos Meirelles.

O mais recente acidente radiológico de grande porte foi em Fukushima (2011, no Japão). A usina nuclear de Fukushima foi atingida por um terremoto e um tsunami, o que gerou uma avaria no sistema de refrigeração dos reatores. Sem o sistema de refrigeração, estes reatores superaqueceram, originado uma explosão. Cerca de 45.000 pessoas precisaram ser evacuadas da região. O acidente de Fukushima foi classificado com o nível 7, o mesmo nível do acidente de Chernobyl.

Explosão da Usina de Fukushima

E aí, curtiu nosso resumo? Beleza! Agora, que tal testar seus conhecimentos?

01 – (UDESC SC/2014)Quando um único ecossistema se desequilibra, rompe-se todo o equilíbrio do planeta. As sucessivas agressões ambientais, praticadas pelo ser humano, colocam o planeta em desequilíbrio e sob séria ameaça.

Assinale a alternativa correta sobre os desequilíbrios ambientais.

a) As agressões ambientais são consequências do desenvolvimento econômico, e não interferem no desequilíbrio ambiental.
b) Os desequilíbrios ambientais estão associados à manutenção dos parques nacionais e à redução da emissão de poluentes atmosféricos.
c) Os desequilíbrios ambientais estão associados a algum tipo de poluição, causada por um ou mais poluentes, tais como: poluição atmosférica, poluição hídrica e poluição do solo.
d) O desequilíbrio ambiental é garantido pela homeostase planetária, ou seja, o planeta tem capacidade de auto depurar a poluição.
e) O desequilíbrio ambiental não pode ser associado à eutrofização ou a emissão de poluentes atmosféricos.

Gab: C

02 – (UDESC SC/2013)O movimento ambientalista teve seu início marcado por uma sequência de catástrofes ambientais, algumas ligadas diretamente a ações antrópicas, outras como consequência natural dos fenômenos da natureza.

Assinale a alternativa que exemplifica catástrofes ambientais de origem antrópica.

a) Acidente com o Césio 137, Mal de Minamata, Bomba de Hiroshima e Nagasaki, Acidente nuclear em Chernobyl, Furacão e Terremoto no Japão.
b) Acidente com o Césio 137, Tsunami, Bomba de Hiroshima e Nagasaki, Acidente nuclear em Chernobyl.
c) Acidente com o Césio 132, Mal de Osório, Bomba de Hiroshima e Nagasaki, Furacão Catarina.
d) Acidente com o Césio 137, Mal de Minamata, Bomba de Hiroshima e Nagasaki, Acidente nuclear em Chernobyl.
e) Acidente com o Césio 132, Mal de Minamata, Furacão Catarina, Furacão Katrina, Terremoto no Japão.

Gab: D

03 – (UFG/2013)Leia o trecho a seguir.

Zé Paulo -O que eu quero dizer, Álvares, é que no seu tempo ela podia ser invisível porque era tão pequena, pacata e provinciana; mas hoje ela é mais de setecentas cidades, uma empilhada em cima da outra, e os rios foram soterrados, já não é possível navegar. Por isso é preciso se aproximar com cuidado, abrindo os ouvidos para enxergar o caminho.

MARTINS A. Uma noite em cinco atos. São Paulo: Editora 34, 2009. p. 85.

O cenário relatado por Zé Paulo a Álvares remete a um quadro de poluição que é expresso no recurso sinestésico transcrito no texto. A poluição e os tipos de receptores fisiológicos desativado e ativado, são, respectivamente,

a) sonora; desativação de quimiorreceptor e ativação de fotorreceptor.
b) atmosférica; desativação de mecanorreceptor e ativação de eletrorreceptor.
c) sonora; desativação de eletrorreceptor e ativação de termorreceptor.
d) atmosférica; desativação de fotorreceptor e ativação de mecanorreceptor.
e) sonora; desativação de quimiorreceptor e ativação de eletrorreceptor.

Gab: D

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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