terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


ISEPAM – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert

Posted: 30 Nov 2015 11:43 AM PST

Quer seguir a carreira de pedagogo e morar no interior do Rio de Janeiro? Então confira as notas de corte Sisu 2015 no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert.

Pedagogia é o único curso de Graduação ministrado no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (ISEPAM). A maior nota de corte Sisu 2015 para o curso foi de 604 pontos.

ISEPAM

Todas as vagas disponíveis para o curso de Pedagogia no ISEPAM são para lotação no câmpus localizado no município de Campos dos Goytacazes, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e para disputa de Ampla Concorrência. Campos de Goytacazes é a maior cidade do interior do Rio, então prepare-se para o clima mais pacato e não vá pensando que encontrará o mesmo agito típico do Centro da cidade.

O curso de Pedagogia está disponível nos seguintes turnos: vespertino e noturno, sendo que o mais concorrido é para o período vespertino.

Por isso, se você pensa em fazer Pedagogia e obteve uma pontuação abaixo dos 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aproveite as notas de corte no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert! O instituto também oferece cursos técnicos.

Confira o seu gabarito e já tenha uma noção de que instituição e para qual curso você conseguiria passar. Quanto mais tempo para pensar e se planejar antes da matrícula, melhor!

Veja a tabela com as notas de corte no ISEPAM:

Notas de Corte Sisu 2015 no ISEPAM

Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert

CâmpusCursoTurnoDisputaNota
CAMPUS – CAMPOS DOS GOYTACAZES – TURF CLUBPedagogiaVespAmpla Concorrência604
CAMPUS – CAMPOS DOS GOYTACAZES – TURF CLUBPedagogiaNotAmpla Concorrência601,14
Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

O post ISEPAM – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert apareceu primeiro em Blog do Enem.

ISERJ – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

Posted: 30 Nov 2015 11:09 AM PST

Quer seguir a carreira de pedagogo e morar no Rio de Janeiro? Então confira as notas de corte Sisu 2015 no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro.

Pedagogia é o único curso de Graduação ministrado no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. A maior nota de corte Sisu 2015 para o curso foi de 639,74 pontos.

ISERJ

Todas as vagas disponíveis para o curso de Pedagogia no ISERJ são para lotação no câmpus localizado na Praça da Bandeira, na cidade do Rio de Janeiro (RJ) e para disputa de Ampla Concorrência. O curso está disponível em todos os turnos: matutino, vespertino e noturno, sendo que o mais concorrido é para o período noturno.

Por isso, se você pensa em fazer Pedagogia e fez uma pontuação abaixo dos 700 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aproveite as notas de corte no ISERJ!

Além da Graduação, a instituição oferece também cursos de Educação Básica, Pós-Graduação e Pesquisa e Extensão.

Confira o seu gabarito e já tenha uma noção de que instituição e para qual curso você conseguiria passar. Quanto mais tempo para pensar e se planejar antes da matrícula, melhor!

Veja a tabela com as notas de corte no ISERJ:

Notas de Corte Sisu 2015 no ISERJ

Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro

CâmpusCursoTurnoDisputaNota
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIROPedagogiaNotAmpla Concorrência639,74
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIROPedagogiaVespAmpla Concorrência634,38
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIROPedagogiaMatAmpla Concorrência635,82

 

Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

O post ISERJ – Notas de Corte Sisu 2015 no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro apareceu primeiro em Blog do Enem.

Microcefalia e o Zika vírus – Biologia Enem e Vestibular

Posted: 30 Nov 2015 10:12 AM PST

No ano de 2015 foram registrados mais de 700 casos de nascimentos de crianças com microcefalia. O número fica ainda mais espantoso quando comparamos com o ano anterior – 147 nascimentos com microcefalia em todo o Brasil. Ou seja, há cerca de 400% de casos a mais neste ano, que se concentram principalmente na região nordeste. Apesar de não haver uma causa certa para o inusitado aumento da frequência dessa condição rara, a principal suspeita é de que as mães foram contaminadas com o zika vírus durante a gestação. Saiba mais sobre estes casos de microcefalia e  o zika vírus neste post. Revise Biologia com o Blog do Enem!

A microcefalia

É uma condição rara em que o bebê possui circunferência cefálica (tamanho da cabeça) menor ou igual a 33 centímetros. Isso faz com que o cérebro da criança seja menor do que o esperado e, geralmente, apresente más-formações. Cerca de 90% dos casos de bebês com microcefalia irão apresentar diferentes graus de retardo mental e dificuldades psicomotoras. Em geral, a microcefalia pode ser causada por problemas ocorridos durante a gravidez que façam com que o cérebro do feto receba pouca oxigenação; exposição ao álcool e outras drogas durante a gestação; infecção por rubéola, citomegalovírus e toxoplasma durante a gestação; ou ainda desnutrição da gestante.

Microcefalia e o Zika vírus

Porém, neste ano, o enorme aumento no número de casos de microcefalia colocou o Ministério da saúde em alerta. Passou-se a investigar as possíveis causas deste aumento repentino dos casos dessa condição rara. Ao mesmo tempo, os casos de zika vírus, cujos primeiros casos no Brasil foram registrados no início do ano, ficaram mais frequentes. O zika vírus é um  vírus pertencente à mesma família dos vírus da dengue e da febre amarela (Família Flaviviridae). E, assim como seus "parentes", o zika pode ser transmitido por mosquitos do gênero Aedes, como o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, cujas populações encontram-se em grande crescimento em nosso país.

Dica: Saiba mais sobre o Zika Vírus no post a seguir.

O aumento do número de bebês com microcefalia e de casos de zika vírus nas mesmas regiões não passou despercebida. Assim, uma possível correlação começou a ser estabelecida. Depois dessa suspeita, assim que os fetos de algumas gestantes foram diagnosticados com microcefalia durante um ultrassom, uma amostra do seu líquido amniótico foi retirada e analisada. Em duas gestantes foi identificada a presença de zika vírus no líquido amniótico, corroborando com a hipótese.

Os casos de microcefalia relacionados ao zika vírus que vêm acontecendo no Brasil são os primeiros registrados no mundo. Isso, somado à inexistência de vacinas, faz com que seja difícil  definir medidas de prevenção de novos casos de microcefalia. A situação é tão grave, que o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, aconselhou que as mulheres residentes nas áreas afetadas, principalmente no nordeste do país, evitem a gravidez neste momento.

Nos mais de 190 municípios onde ocorreram casos de microcefalia, os profissionais da saúde estão em alerta. Equipes do Ministério da saúde estão concentradas em investigar o surto, revisando prontuários, entrevistando gestantes e mães, buscando encontrar situações comuns que ocorreram durante as gestações de crianças com microcefalia nascidas este ano. A microcefalia não tem cura, assim como o zika vírus que, apesar de se apresentar como uma doença benigna na maior parte dos casos, pode estar relacionada aos casos de microcefalia.

Para saber mais sobre o assunto, veja esta reportagem do Diário de Pernambuco:

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

O post Microcefalia e o Zika vírus – Biologia Enem e Vestibular apareceu primeiro em Blog do Enem.

Filosofia: Tomás de Aquino e a prova da existência de Deus. Cai no vestibular e no Enem,

Posted: 30 Nov 2015 12:13 AM PST

Vamos conhecer um pouco da filosofia e da vida do pensador Tomás de Aquino? É um dos principais filósofos católicos. Exerce influência no pensamento que articula a ciência com a religião desde o século XIII. Confira.

filosofia-enemTomás de Aquino foi um sacerdote católico da Ordem dos Dominicanos, que são frades pregadores. Nasceu no castelo de Roccasecca, na Itália, em 1225, e viveu até 1274. Estudou na universidade de Nápoles e ingressou na Ordem Dominicana, contra a vontade da família. Encontrou na filosofia os caminhos para unir Ciência e Religião, em busca da prova da existência de Deus. veja.

Como noviço, estudou em Paris e depois em Colônia, com o teólogo aristotélico alemão Alberto Magno. Retornando a Paris tornou-se mestre de teologia, lecionando por dez anos antes de viajar pela Itália.

Seu maior mérito foi à síntese do cristianismo com a visão da filosofia aristotélica do mundo. Na prática, Tomás de Aquino partiu da filosofia de Aristóteles em busca de argumentos para demonstrar a defender as revelações do cristianismo e provar a existência de Deus.

A partir de Tomás de Aquino a Igreja tem uma Teologia fundada na revelação, isto é, um Deus que se revela na história e, uma Filosofia baseada no exercício da razão humana. Tomás de Aquino utilizou a filosofia, partindo de Aristóteles, para  fazer uma ligação entre fé e a razão, unidas em sua orientação comum rumo a Deus.

Sustentou que a filosofia não pode ser substituída pela teologia e que ambas não se opõem. Afirmou que não pode haver contradição entre fé e razão. Tomás de Aquino provou a existência de Deus por meio de cinco vias, cinco argumentos, baseado na teoria de Aristóteles.

Dica 1: Saiba mais sobre outros assuntos de filosofia acessando o nosso Blog do ENEM, não deixe de conferir!

As Cinco Vias para provar a existência de Deus

Veja como a Filosofia de Tomás de Aquino apresenta as as cinco formulações qu econcluem pela prova da existência de Deus

1ª – Primeira via

Primeiro Motor: Para solucionar o problema do Ato e Potência, onde o Ato é a manifestação do ser, aquilo que já é e Potência é a possibilidade do ser, em transformar-se, em mudar-se.  Com essa teoria de Aristóteles houve uma dúvida: Como surgiu o movimento? Aristóteles resolve este problema com a doutrina do Primeiro Motor, isto é, ele é a causa do movimento.

Você está conseguindo entender? Vamos exemplificar para ficar melhor. Vamos supor que o primeiro motor seja um relojoeiro, ele cria um relógio e coloca a funcionar. Ele é a causa do movimento, mas após sua função, o relógio trabalha por si só. No entanto, para Aristóteles este primeiro motor é imóvel, aquele que apenas dá o movimento.

Tomás de Aquino trabalha esta proposta de Aristóteles e a recria. Para Aquino, tudo o que se move é movido por alguém. E este alguém não pode ser algo imóvel. Logo, há que ter um primeiro motor que deu início ao movimento existente,e que por ninguém foi movido. Ou seja, ‘antes’ do relojoeiro ou de qualquer outra origem de movimento, esteve um Ser, que é Deus, pois ele é eterno, sempre existiu e sempre vai existir.

2ª – Segunda via

Causa eficienteTodas as coisas que existem no mundo não possuem em si mesmo a causa eficiente de sua existência, e são de correntes do efeito de outra causa. É necessário que haja uma causa primeira que por ninguém tenha sido causada. Então, esta causa primeira, ou este efeito primeiro é Deus.

3ª – Terceira via

Ser necessário: Este argumento é uma variante do segundo. Tomás de Aquino afirma que tudo o que existe agora pode deixar de existir. Houve, portanto, um momento em que nada existia. É preciso admitir então que um Ser deu existência às coisas. Logo, este ser tinha quer ser eterno e ser a causa necessária de tudo que existe este Ser é Deus.

4ª – Quarta via

Ser perfeito:  Verifica-se que há graus de perfeição nos seres. Uns são mais perfeitos que outros, são mais belos, são mais verdadeiros, etc. Este juízo nós humanos o fizemos diariamente. Tomás de Aquino partiu deste raciocínio, concluindo que deve existir um ser que tenha o padrão máximo de perfeição,  e que este ser é a causa da perfeição dos demais seres. Este ser, então, é Deus.

5ª – Quinta via

Inteligência ordenadora: Existe uma ordem no universo, em que cada coisa está cumprindo uma função, um objetivo, uma finalidade. No entanto, não se chega à ordem pelo acaso e nem pelo caos. Logo, há um ser inteligente que dispôs o universo na forma ordenada e que dirige todas as coisas para que cumpram seu objetivo. Este ser é Deus.

Aula Gratuita

Está com dúvida da prova da existência de Deus de acordo com a filosofia lógica de Tomás de Aquino? Tire suas dúvidas neste vídeo:

Resumo da Filosofia Tomasiana: Tomás de Aquino foi um filósofo e sacerdote católico que apresentou em suas teorias a proposta da prova da existência de Deus por meios de  cinco caminhos, as cinco vias de São Tomás. Partindo da filosofia de Aristóteles, ele conseguiu unir Fé e Razão. Foi canonizado pela Igreja Católica, tornando-se São Tomás de Aquino.

Dica 2: Quer conhecer mais sobre a teoria de Ato e Potência de Aristóteles? Acesse esse link e aprofunde seu estudo para o ENEM.

Exercícios sobre Filosofia

Vamos exercitar o que acabamos de aprender? Resolva estas questões que caíram em provas de vestibular.

(FEPESE) O Deus aristotélico é o ente absolutamente suficiente, e por isso mesmo é o ente máximo. Mas, diferentemente do Deus Cristão, ele não é o criador. O Deus de Aristóteles está separado e consiste em pura teoria, em pensamento do pensamento ou visão da visão.

Qual expressão abaixo define Deus, segundo Aristóteles?

a) É o puro devir.
b) É um ente inerte.
c)  É o primeiro motor imóvel.
d) É um ente em constante movimento.
e) É um ente cujas possibilidades são todas irreais.

Resposta: c

(FEPESE) Para Santo Tomás, filosofia e teologia são ciências distintas porque:

a) A filosofia se funda no exercício da razão humana e a teologia na revelação divina.
b) A filosofia é uma ciência complementar à teologia.
c) A filosofia nos traz a compreensão da verdade que será comprovada pela teologia.
d) A revelação é critério de verdade, por isso não se pode filosofar.
e) A teologia é a mãe de todas as ciências e a filosofia serve apenas para explicar pontos de menor importância.

Resposta: a

 

(FEPESE). Santo Tomás de Aquino demonstra a existência de Deus de cinco maneiras, que são conhecidas como cinco vias.

  1. Pelo movimento.
  2. Pela causa eficiente.
  3. Pelo possível e pelo necessário.
  4. Pelos graus da perfeição.
  5. Pelo governo do mundo.
  6. Pela ontologia.
  7. Pela contingência dos entes.

Os argumentos que pertencem à prova apresentada por São Tomás de Aquino são:

a) Apenas os argumentos 1, 2, 3, 4 e 5.
b) Apenas os argumentos 1, 2, 3, 5 e 6.
c) Apenas os argumentos 1, 3, 4, 5 e 7.
d) Apenas os argumentos 2, 3, 4, 5 e 6.
e) Apenas os argumentos 3, 4, 5, 6 e 7.

Resposta: a

(UFU 1/1999) O filósofo grego que maior influência exerceu sobre Santo Tomás de Aquino foi

A) Platão.
B) Aristóteles.
C) Sócrates.
D) Heráclito.
E) Parmênides.

Resposta: B

(UFU 1/1999) Para Santo Tomás de Aquino, um dos princípios do conhecimento humano era o princípio da causa eficiente. Esse princípio da causa eficiente exigia que o ser contingente

A) não exigisse causa alguma.
B) fosse causado pelo intelecto humano.
C) fosse causado pelo ser necessário.
D) fosse causado por acidentes casuais.
E) fosse causado pelo nada.

Resposta: C

Gilson Luiz Corrêa
Gilson Luiz Corrêa, bacharel em Filosofia pela UNISUL, Licenciatura em Filosofia pela UFSC, Psicopegadogia pela FMP. Professor do Colégio Catarinense. Facebook:
https://www.facebook.com/gilsonluiz.correa

O post Filosofia: Tomás de Aquino e a prova da existência de Deus. Cai no vestibular e no Enem, apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!