Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- Engenharia de Controle e Automação – Notas de Corte Sisu 2015
- As 5 Competências avaliadas na Correção da Redação do Enem. Confira!
- Mitose – Revisão para Biologia vestibular e Enem
Engenharia de Controle e Automação – Notas de Corte Sisu 2015 Posted: 28 Dec 2015 11:32 AM PST Você quer seguir a carreira de engenharia? Veja como estão as notas de corte Sisu 2015 para o curso de Engenharia de Controle e Automação e saiba como está a concorrência para garantir uma vaga em universidade pública.Você é daqueles alunos que gosta das disciplinas de Exatas e sempre sonhou ser engenheiro? Então saiba que nota você precisa fazer no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para garantir uma vaga. A maior nota de corte para o curso de Engenharia de Controle e Automação foi para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que cravou 777,2 pontos, para lotação no câmpus do Rio de Janeiro e disputa de Ampla Concorrência. Em seguida veio a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com 775,27 pontos, para o câmpus de Itajubá e disputa de Ampla Concorrência. A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ficou com a terceira maior nota de corte: 761,56 pontos, para o câmpus de Porto Alegre e disputa de Ampla Concorrência. Já a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) fez 761,52 pontos, para lotação no câmpus de Curitiba e também disputa de Ampla Concorrência. A quinta maior nota de corte foi para a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com 760,58 pontos, para o câmpus de Belo Horizonte e disputa de Ampla Concorrência. Ainda está em dúvida se deseja ingressar no curso de Engenharia de Controle e Automação? Então veja aqui o Guia de Profissões preparado pelo Blog do Enem. Confira a tabela completa com as notas de corte para o curso de Engenharia de Controle e Automação:
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203 O post Engenharia de Controle e Automação – Notas de Corte Sisu 2015 apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
As 5 Competências avaliadas na Correção da Redação do Enem. Confira! Posted: 28 Dec 2015 09:20 AM PST Não tem desculpa para você não caprichar na próxima Redação do Enem. Veja as cinco Competências avaliadas na correção da prova de Redação1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. Na competência I, espera-se que o participante escolha o registro adequado a uma situação formal de produção de texto escrito. Na correção da Redação Enem, serão considerados pelos avaliadores os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilização da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho linguístico, de acordo com a situação formal de produção exigida. 2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. O eixo da competência 2 reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito, em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo. Por meio desse tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se em vista a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista. Este fator é considerado pelos avaliadores na correção da Redação Enem 3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Na competência III, durante a correção da Redação do Enem procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema proposto na Redação Enem. 4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Na competência 4 avalia-se a utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, com vistas à adequada articulação dos argumentos, fatos e opiniões selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto. Serão considerados os mecanismos linguísticos responsáveis pela construção da argumentação na superfície textual. A correção da Redação Enem observa aspectos tais como: coesão referencial; coesão lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração); e coesão gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, intersentenciais, interparágrafos). 5. Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural. Na competência V, verifica-se como o participante indicará na Redação Enem as possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, quais propostas de intervenção apresentou, qual a relação destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade destas propostas, mais genéricas ou específicas, tendo por base a solidariedade humana e o respeito à diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrática. Dica do Blog: Confira 10 textos de Redação Enem nota 1000. Veja como escrever para alcançar a nota máxima na Redação Enem. Leia e observe que não é tão difícil assim. Você também pode. O que são as competências e habilidades?As competências estão intimamente relacionadas às habilidades, uma vez que a competência de um indivíduo em resolver uma determinada problemática pressupõe que ele domine certas habilidades necessárias para a solução do problema. Nessa perspectiva, o exame privilegia a avaliação da capacidade que os alunos concluintes do Ensino Médio têm de resolver problemas a partir de habilidades desenvolvidas no processo de escolarização. Complementa essa concepção de competências e habilidades o entendimento de que o conhecimento é construído pelos alunos por meio das experiências vivenciadas por eles quando necessitam realizar das mais simples às mais complexas ações. A avaliação das competências escritoras no ENEMA prova de redação do ENEM propõe-se a avaliar 5 competências escritoras do aluno. Para tanto, a matriz de competências do ENEM foi adaptada para avaliar o desempenho do participante como produtor de um texto no qual ele demonstre capacidade de reflexão sobre o tema proposto. Essa reflexão é feita a artir da leitura dos textos que compõem a proposta, conjugada à leitura da realidade. Há o compromisso de que os temas abordem questões de ordem política, social, cultural ou científica, desde que apresentados como uma situação-problema, para a qual o autor do texto deverá propor soluções, respeitando os direitos humanos. Veja o cálculo da nota da RedaçãoOs critérios de avaliação baseiam-se nas cinco competências expressas do ENEM traduzidas para a situação específica de produção de texto. Cada competência desdobra- se em níveis correspondentes aos conceitos – Insuficiente, Regular, Bom e Excelente, quantificados da seguinte maneira:
Cada redação é corrigida por dois corretores, de forma independente, sem que um conheça a pontuação dada pelo outro. Caso haja discrepância de duzentos pontos no total dos pontos atribuídos às Competências (para cada competência são atribuídos pontos que variam de 250 a 1000) ou caso a redação seja simultaneamente "pontuada" e "desconsiderada" pelos dois Corretores, o texto é submetido, então, a um terceiro Corretor. Nesse caso, a pontuação do terceiro Corretor é soberana em relação às atribuídas pelos outros dois. Quando a discrepância das notas entre os dois Corretores é inferior a 200 (duzentos) pontos, é atribuída à redação a média das duas notas. Se a terceira nota também for divergente em mais de 200 pontos, uma banca examinadora composta por três membros fará a avaliação final do texto. Dica 1 – Veja como identificar, comparar, explicar, justificar e contextualizar durante a interpretação de um texto nesta aula de revisão para a Redação Enem – http://blogdoenem.com.br/interpretacao-de-texto-redacao-enem/Além disso, se houver uma discrepância de 80 pontos na correção de qualquer uma das 5 competências aferidas na redação, o texto também passará para a avaliação de um terceiro corretor. Níveis de conhecimentos associados às Competências Expressas nas Matrizes de Referência para Redação do Enem Para cada uma das competências expressas na matriz de referência para redação do Enem, existem níveis de conhecimento associados a essas competências, conforme descritos abaixo:
Os temas abordados pelo Enem
Como começar a preparação para a prova redação do ENEM?É fácil observar que as propostas elencam temas que envolvem cidadania, informação e posicionamento crítico. E, a fim de estar preparado para qualquer tema, você precisa ler, ouvir, debater, discutir tudo. Dica 2 – O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando! Confira mais esta aula sobre Interpretação de texto e garanta a sua nota da Redação Enem – http://blogdoenem.com.br/interpretacao-de-texto-aula-6-redacao-enem/Os temas podem ter abordagem mais pontual, quando se percebe que as circunstâncias sociais e políticas mais contundentes em alguns anos foram tema do ENEM (caso de 2011). Outras vezes, os temas são mais amplos e atemporais. Dicas para uma Redação Nota 1000Como exercício dessa aula sugiro que você estabeleça um cronograma de leitura:
Dica 3 – Você é do tipo que uma semana antes da Redação do Enem, prepara uma lista de palavras difíceis para impressionar a banca? Será que esse método realmente funciona? Veja como enriquecer o seu vocabulário de maneira correta para tentar uma Redação nota 1000 no Enem. – http://blogdoenem.com.br/vocabulario-redacao-enem/O post As 5 Competências avaliadas na Correção da Redação do Enem. Confira! apareceu primeiro em Blog do Enem. | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Mitose – Revisão para Biologia vestibular e Enem Posted: 28 Dec 2015 02:00 AM PST Você lembra das aulas sobre a Reprodução Celular? Você domina Meiose e Mitose? É hora de recordar. vamos lá!Divisão Celular é o processo em que a célula aumenta sua quantidade, passando seu material genético para suas células filhas. Veja no diagrama a seguir como se processa a Mitose: Existem dois tipo de divisão celular: Mitose e Meiose. Mitose é o Processo em que a célula mãe forma duas células filhas geneticamente idênticas. Neste caso, então, as células filhas mantêm o patrimônio genético da célula mãe. A Mitose pode ocorre tanto em célula haploide (n), quanto em diploide (2n). Funções: multiplicação celular no desenvolvimento embrionário, crescimento e regeneração de tecidos; pode ser usada como processo de reprodução assexuada (clonagem). Embora seja um processo contínuo, a mitose é dividida em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase. 1) Prófase – início do processo de condensação do DNA e formação dos cromossomos. – desaparecimento do nucléolo. – duplicação do centro celular, que formam o áster, e em seguida o fuso mitótico. – desaparecimento da carioteca. 2) Metáfase – cromossomos com máximo grau de espiralização (condensação). É o melhor momento de visualiza-los em microscópios ópticos. – cromossomos dispostos na região equatorial da célula formando a placa equatorial ou metafásica. – centro celular em polos opostos da célula e o fuso mitótico (ou acromático) completamente formado. 3) Anáfase – rompe-se o centrômero ocorrendo a separação das cromátides irmãs, sendo puxados pelas proteínas do fuso mitótico para lados opostos da célula. – o cromossomo que estava duplicado torna-se simples. 4) Telófase – cromossomos simples chegam aos polos da célula – cromossomos iniciam a desespiralização. – reaparecimento do nucléolo, através da orientação da zona satélite (SAT). – reaparecimento da carioteca. – cariocinese é a formação dos núcleos nos lados opostos da célula. – para separar a membrana plasmática, e forma duas células individualizadas, ocorre a formação de um anel contrátil. Esse anel é formada por fibras de actina e miosina, que se contraem estrangulando a membrana. – citocinese é o processo de separação do citoplasma, gerando duas células independentes. Em células animais a citocinese ocorre da periferia para o centro, sendo citocinese centrípeta. Em vegetais a citocinese acontece do centro para a periferia da célula, sendo citocinese centrífuga. Mitose em células vegetais
Saiba mais sobre Mitose nesta aula do canal do professor Paulo Jubilut, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios! [youtube http://www.youtube.com/watch?v=gDFH0_8r07c]Desafios Questão 1 (CESGRANRIO) Nos desenhos mostrados, numerados com algarismos romanos, estão representadas fases da mitose. Assinale, nas opções abaixo, a sequência correta das fases deste tipo de divisão celular. a) I, IV, III, II. b) II, IV, I, III. c) IV, II, I, III. d) II, III, I, IV. e) I, IV, II, III. Dica 1 – Pronto para enfrentar o Exame Nacional do Ensino Médio? Prepare-se para a prova de Biologia Enem com esta aula de revisão sobre o Núcleo Celular – http://blogdoenem.com.br/nucleo-celular-biologia-enem/Questão 2 Identifique as fases da mitose: I. Prófase. II. Metáfase. III. Anáfase. IV. Telófase. ( ) Os cromossomos reúnem-se nos polos da célula e o citoplasma divide-se. ( ) Os cromossomos separam-se, indo para os polos da célula. ( ) Os cromossomos se dispõem na placa equatorial. ( ) Os cromossomos começam a se espiralar e a carioteca a desaparecer. A sequência correta de cima para baixo será: a) I, III, IV, II. b) III, I, II, IV. c) II, I, IV, III. d) IV, III, II, I. e) I, II, III, IV. Dica 2 – Relembre tudo sobre Mitocôndria e respiração celular em mais esta aula de revisão para a prova de Biologia Enem – http://blogdoenem.com.br/mitocondria-e-respiracao-celular-revisao-de-biologia-enem/Questão 3 (UFLA) Analise as proposições referentes à mitose e assinale a alternativa correta: I. A mitose é um processo de divisão reducional que ocorre para formação de gametas. II. Na metáfase mitótica, os cromossomos apresentam alto grau de condensação e ocupam a região equatorial da célula. III. A citocinese é a fase final da mitose e se caracteriza pela reorganização da carioteca e nucléolo e condensação dos cromossomos. a) Apenas a proposição II está correta. b) Apenas a proposição III está correta. c) Apenas as proposições I e II estão corretas. d) Apenas as proposições I e III estão corretas. e) Apenas as proposições II e III estão corretas. Dica 3 – Está preparado para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio? Estude tudo sobre o processo de fotossíntese nesta aula de Biologia Enem – http://blogdoenem.com.br/plastos-e-fotossintese-biologia-enem/Questão 4 (VUNESP) No gráfico abaixo, relativo ao ciclo celular, a mitose está representada pelo intervalo: a) 1 – 2. b) 2 – 3. c) 1 – 3. d) 3 – 4. e) 4 – 5. Questão 5 (CENTEC-BA) Durante a prófase, a cromatina, originariamente uma estrutura filamentosa extremamente longa e delgada, passa por um processo de compactação que culmina, na metáfase, com a formação de corpúsculos bem definidos em número e forma – os cromossomos. O significado biológico dessa compactação é: a) Garantir a integridade e a mobilização do material genético, condicionando a sua distribuição equitativa entre as células-filhas. b) Determinar as características citológicas de cada espécie. c) Promover a duplicação da molécula de DNA, possibilitando a transmissão dos caracteres herdados. d) Facilitar a transcrição das informações contidas na molécula de DNA. e) Favorecer a ocorrência de variações no material genético. Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender! O post Mitose – Revisão para Biologia vestibular e Enem apareceu primeiro em Blog do Enem. |
You are subscribed to email updates from Blog do Enem. To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
0 comentários:
Postar um comentário