terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Coesão Textual na Redação Enem e vestibular – Veja aula gratuita

Posted: 08 Dec 2015 02:16 AM PST

Quantas vezes já aconteceu do professor de redação entregar o texto corrigido e você se deparar com a seguinte observação: "não há coesão textual"? Veja aqui como não repetir este erro, e entrar no caminho da Redação Enem nota 1000 e da redação vestibular nota máxima

  Afinal de contas, qual seria o problema do texto em relação à "coesão textual"? Para responder a essa pergunta você precisa ter claro o que significa a palavra coesão, e saber como ela é aplicada na redação do Enem e do vestibular.

Coesão: é a utilização correta dos aspectos lexicais (expressões e vocabulário da língua), semânticos (sentido e significado das palavras), morfológicos (estrutura e flexão das palavras) e sintáticos (ordem em que os elementos são colocados na sentença), fazendo com que um texto se apresente de forma clara. Isto vale ponto na Redação Enem e do vestibular também.

A coesão textual está relacionada ao sentido entre os elementos que compõe um texto. O texto é coeso se está bem estruturado quanto à utilização de conectivos, se ­­os verbos estão empregados adequadamente e quando os termos substitutivos, como os pronomes, referenciam adequadamente ao termo a que se referem.

coesão textual

Dica 1 – Veja uma apostila gratuita de Redação. Dicas para tirar nota 1.000 no Enem: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-apostila-gratuita/

O site Brasil Escola traz um artigo sobre coesão textual que reforça os seguintes recursos, todos eles aplicados ao Enem e ao Vestibular:

1. Conectivos: são conjunções que ligam uma oração a outra, que permitem que um período tenha conexão com o outro, como: mas, porém, todavia, entretanto, portanto, uma vez que, já que, logo, então, por sua vez, por conseguinte, mas também, apesar, apesar disso, porque, pois, assim que, desde que, dessa forma, de forma que, assim que, de maneira que, entre outros.

2. Estruturas sintáticas: confira se os verbos estão dispostos de maneira adequada e se estão com o significado desejado; verifique os complementos verbais (no caso dos verbos que necessitam) e o uso das preposições.

3. Períodos longos: Analise se há períodos muito longos, pois são os maiores responsáveis pela confusão textual. Prefira as frases curtas, objetivas ou, se for necessário, o uso de uma oração mais explicativa, não se esqueça de usar conectivos! (Fonte: site http://www.brasilescola.com/redacao/como-tornar-um-texto-coeso.htm).  Agora, confira 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000:

redação enem nota 1000 verde

veja textos nota 1000

Aula Gratuita sobre Coesão Textual. Veja.

Escrever de maneira coesa demonstra que você consegue desenvolver um raciocínio claro e objetivo, transpondo ao papel suas ideias e argumentos. Vale pontos na Redação do Enem e do vestibular. Que tal uma vídeo aula para reforçar os conceitos de coesão textual? A aula foi postada no canal da professora Fátima Pampilho, trazendo o vídeo "Coesão e Cia", que pertence à série "Palavra puxa palavra", confira!

Você já tem os elementos necessários para caprichar em Coesão Textual na sua Redação Enem.  Ficou em dúvida? Leia novamente, assista ao vídeo, e tire as suas dúvidas lendo também a Apostila Gratuita de Redação Enem. Agora, é com você.

Dica: – Veja os temas que mais caem no Enem e as principais dicas para você mandar bem na Redação no Enem: http://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/redacao/
Amanda Enem Literatura
Este post sobre Redação Enem e vestibular  foi elaborado por Amanda Nascimento. Ela é formada em jornalismo pela Unisul. Atualmente é acadêmica do curso de Letras – Português e Literaturas, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, editora de revistas, e colaboradora do Blog do Enem. Amanda está aqui no Facebook: https://www.facebook.com/amanda.nascimento.9066 .

O post Coesão Textual na Redação Enem e vestibular – Veja aula gratuita apareceu primeiro em Blog do Enem.

Os 10 cursos mais procurados no Prouni e no Sisu – Confira e calcule suas chances!

Posted: 07 Dec 2015 05:00 PM PST

Vai encarar o próximo Prouni ou Sisu? Veja os 10 cursos mais procurados e comece a calcular suas chances pela nota do Enem!

Conseguir uma vaga em universidade pública no SISU (Sistema de Seleção Unificada) ou uma bolsa de estudos no ProUni (Programa Universidade para Todos) é sempre uma batalha entre gigantes. Vale  a nota de corte pelo Enem. No Prouni de janeiro de 2015 foram um milhão e meio de concorrentes para 213 mil vagas. Você já sabe qual curso escolher? Se ainda não, veja as dicas no Guia de Profissões.

como escolher seu curso horizontal

Veja aqui como escolher seu curso de graduação

No Sisu 2015 foram  mais de dois milhões de candidatos para 205 mil vagas em janeiro. E, na metade do ano, praticamente um milhão de candidatos para 55 mil vagas.

Todos em busca de uma vaga de qualidade no ensino superior para realizar o sonho de um curso de graduação. Veja nas tabelas os 10 cursos mais procurados no Prouni e no Sisu.

No meio de tanta competição uma surpresa entre os 10 cursos mais procurados no Prouni 2015: Medicina ficou fora da lista, que teve os cursos de graduação em Administração, Direito, Pedagogia, Engenharia Civil e Ciências Contábeis no topo da cadeia alimentar.

No Sisu o ranking dos 10 cursos mais procurados colocou Medicina em 4º lugar, atrás de Administração, Direito e Pedagogia. Veja os top 10 e o número de inscritos em cada um deles nas tabelas abaixo.

10 azul free flickr

Cada candidato pôde marcar até duas opções de curso tanto no Prouni quanto no Sisu. E, com isso, a quantidade de ‘inscrições nos cursos’ em cada disputa podia ser até o dobro do total de candidatos.

Veja os 10 cursos mais procurados no Prouni e no Sisu 2015

Prouni 2015 –  O curso de graduação em Administração foi o mais procurado, com 303.845 inscrições, seguido do curso de Direito, 252.391;  Pedagogia, 161.938; e Engenharia Civil, 140.305. Medicina ficou de fora dos 10 cursos mais procurados, e teve  um total de 68.891 inscrições. Como cada candidato podia fazer a pré-inscrição para até dois cursos, a soma de ‘inscrições em cursos’ é maior do que o total de candidatos.  

10 cursos com maior número de candidatos Prouni 2015-1

Veja os 10 cursos mais procurados no Sisu 2015

Sisu 10 cursos mais procurados

cursos mais procurados no Sisu

   inscrições Prouni   Cursos  e Bolsas em 2015. 

compartilhe

Veja agora a relação dos cursos com o maior número de bolsas de estudo pelo Prouni na 1ª edição de  2015.

Bolsas do Prouni 2015 –  10 Cursos com maior número de bolsas
CursoBolsas CursoBolsas
Administração22.050Educação Física8.181
Pedagogia15.562Gestão de Rec. Humanos6.854
Direito15.010Enfermagem6.801
Ciências Contábeis11.917Psicologia5.307
Engenharia Civil8.405Engenharia de Produção5.284

 

Bolsa para Medicina vale R$ 500 mil

Bolsa de estudos do Prouni para Medicina vale R$ 500 mil. Confira aqui

 Veja aqui as Notas de Corte do Prouni na edição 2014-1.

Medicina no Prouni 2015Veja aqui as notas de corte na Parcial Prouni 3º dia.

Quem pode participar do Prouni? – Muita gente vacila e 'acha'  que não pode concorrer porque a renda da família já estaria acima do corte socioeconômico determinado no Prouni. Mas, o valor de corte é alto, e cabe quase o Brasil todo ali.

cálculo da renda familiar  Veja  aqui como fazer o Cálculo da sua Renda Familiar Mensal Per Capita. Pode ser que você possa, sim, pelo resultado, concorrer a uma bolsa no Prouni!

O post Os 10 cursos mais procurados no Prouni e no Sisu – Confira e calcule suas chances! apareceu primeiro em Blog do Enem.

Iluminismo: a valorização da razão – História e Filosofia. Veja.

Posted: 07 Dec 2015 04:03 PM PST

O Iluminismo, Ilustração ou Século das Luzes, foi um movimento filosófico que reuniu teorias políticas e econômicas na Europa Ocidental entre os séculos XVII e XVIII e que continua influenciando o mundo atual. Cai direto no Enem e nos vestibulares, e faz parte da História da Humanidade como um capítulo revolucionário.

A palavra Iluminismo deriva do fato de os homens que fizeram esse movimento verem a si mesmos como os defensores da luz (razão) contra as trevas (tradição e autoritarismo).

Nesta imagem vemos a Liberdade, com o cetro da razão, lançando raios sobre a Ignorância e o Fanatismo (Fonte: Simon Louis Boizot. 1793. Gravura):
Iluminismo
Para os iluministas a razão era o valor supremo. Só por meio dela, do ato de pensar, a humanidade alcançaria a luz, o esclarecimento já que para os iluministas a maioria das pessoas estava mergulhada na ignorância, no fanatismo religioso.

Mas, quem eram os iluministas?

Os Iluministas eram intelectuais burgueses das mais diversas áreas do conhecimento (ciência, filosofia, literatura e muitas outras).

Nesta imagem vemos Isaac Newton. Os experimentos de Newton de decomposição da luz através de um prisma avançaram os estudos sobre composição química, temperatura e velocidade da luz.

Iluminismo
Diversos filósofos iluministas dedicaram-se a formular teorias e propostas adequadas às reivindicações burguesas. De maneira geral, afirmavam que a Natureza concedeu a todos os seres humanos o direito à vida, à liberdade, à igualdade e à propriedade privada.

De acordo com as ideias iluministas, os direitos naturais eram invioláveis e deveriam ser assegurados pelos governos como forma de promover a felicidade da sociedade. Essas ideias se chocaram com a forma de governo absolutista de muitas monarquias.

Dica 2 –  Que tal rever o conteúdo sobre o Absolutismo Monárquico? É importante para você entender as críticas iluministas dirigidas aos monarcas absolutistas. Acesse: http://blogdoenem.com.br/absolutismo-reis-historia-enem/

A partir dos direitos naturais pretendia-se que os monarcas absolutistas respeitassem a liberdade de expressão e declarassem a liberdade de religião. Além disso, os iluministas pretendiam defender a liberdade econômica e o fim dos benefícios concedidos pelos governos ao clero e à nobreza, como a isenção do pagamento de impostos.

Mas será que as ideias iluministas propunham realmente uma igualdade social?

A defesa da propriedade privada feita pelos filósofos iluministas anunciava que não se pretendia organizar uma sociedade igualitária. O Iluminismo propunha a igualdade de direitos entre todos e não a igualdade social, o que ia ao encontro das aspirações burguesas, pois ela não estava interessada em partilhar bens, propriedades e riquezas que havia acumulado.

Dica 3 – Você sabe por que os iluministas defendiam a liberdade econômica? Não? Então, acesse este post especial sobre o Mercantilismo e fique por dentro da política econômica do absolutismo monárquico tão criticada pelos iluministas: http://blogdoenem.com.br/mercantilismo-economica-absolutismo/

Terrorismo contra os ideais do Iluminismo

Paris

Editorial contra o terrorismo. Veja.

A França, berço do Iluminismo, foi alvo de atentados terroristas no ano de 2015. Os autores se denominavam seguidores do Estado Islâmico, e atacaram a cidade de Paris para protestar contra a liberdade de expressão, liberdade religiosa, a forma democrática de governo, e a separação entre Igreja e Estado.

No começo do ano assassinaram jornalistas e humoristas do jornal Charlie Hebdô, e no final do ano mataram mais de 130 pessoas em atentados a bomba e fuzilamentos.

Veja aqui o post publicado pelo Blog do Enem em solidariedade ao povo francês, e em homenagem à nação que legou ao mundo o ideário de Igualdade, Fraternidade e Liberdade: http://blogdoenem.com.br/atentado-terrorista-paris/

É hora de rever todo o conteúdo sobre o Iluminismo

 Assista a esta aula em vídeo do professor Rodrigo Woloski do aulade.com.br e fique atento às críticas e propostas iluministas.

Exercício: Agora chegou a sua vez! Teste seu conhecimento respondendo a esta questão de vestibular que o Blog do Enem preparou para você.

(UFMT) O Iluminismo é a saída do homem da sua menoridade de que ele próprio é culpado. A menoridade é a incapacidade de se servir do entendimento sem a orientação de outrem… Tenha a coragem de te servires do teu próprio entendimento! Eis a palavra de ordem do Iluminismo. (KANT, I. Que é o Iluminismo? Disponível emhttp://web.educom.pt/~pr1327/online/iluminismo.rtf. Acesso em 04/06/2007.)

Tendo em vista as palavras de Kant, pode-se definir o Iluminismo como um movimento

A – político que lutou pela implantação da democracia liberal na América do século XVIII.
B – artístico que valorizou a racionalidade do espaço pictórico por meio do ponto de fuga.
C – literário que buscou reencontrar as raízes nacionais dos estados europeus no século XIX nas lendas e mitos medievais.
D – religioso que destacou o uso do êxtase místico como forma de conhecer a Deus.
E – filosófico que privilegiou a razão como forma de compreensão.

Resposta: a resposta correta é a letra "E".

Carla Regina História
O texto desta aula sobre o Iluminiso foi preparado pela professora Carla Regina da Silva para o Blog do Enem. Carla é formada em licenciatura e bacharelado em História pela UFSC. https://www.facebook.com/carla.regina.779.

O post Iluminismo: a valorização da razão – História e Filosofia. Veja. apareceu primeiro em Blog do Enem.

Farmácia – Notas de Corte Sisu 2015 no curso de graduação

Posted: 07 Dec 2015 08:10 AM PST

Pensa em ingressar no curso de Farmácia?  Então saiba como estão as notas de corte Sisu 2015 para um curso bastante concorrido em universidades públicas.

Você é daqueles alunos que adora uma aula de laboratório? Curte a disciplina de Química e as suas fórmulas? Então você tem grandes chances de gostar do curso de Farmácia. O farmacêutico estuda sobre como os medicamentos agem no organismo, também atua durante o processo de fabricação e de comercialização desses produtos.

Notas de corte

Quer saber mais sobre como estão as disputas para garantir uma vaga utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Basta ter uma noção de como estão as notas de corte das universidades.

O curso de Farmácia mais concorrido em todo o país, para universidade pública, é o da Universidade Federal do Pará (UFPA), que cravou 792,97 pontos, para disputa de Ampla Concorrência. Em seguida veio a Universidade de Brasília (UNB), com 787,26 pontos, também para Ampla Concorrência. A terceira maior nota de corte foi para a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), para o curso de Farmácia e Bioquímica, que obteve 743,54 pontos, para disputa de Escola Pública com renda livre.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) foi a quarta mais disputada, com 723,68 pontos, para Ampla Concorrência. Logo em seguida veio a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 722,04 pontos, também para disputa de Ampla Concorrência.

Ainda está em dúvida se deseja ingressar no curso de Farmácia? Então confira aqui um pouco mais sobre a carreira e o curso. Veja também o Guia de Profissões preparado pelo Blog do Enem.

Confira a tabela completa com as notas de corte para Farmácia:

Farmácia – Notas de Corte Sisu 2015
InstituiçãoCâmpusTurnoDisputaNota
UEZORio de JaneiroInt.Ampla Concorrência665,75
UFCSPAPorto AlegreNot.Ampla Concorrência680,82
UFCSPAPorto AlegreNot.Cota racial até 1,5 SM635,26
UFCSPAPorto AlegreNot.Cota racial renda livre619,78
UFCSPAPorto AlegreNot.Esc. Pública até 1,5 SM650,94
UFCSPAPorto AlegreNot.Esc. Pública renda livre676,32
UNIPAMPAUruguaianaInt.Ampla Concorrência652,46
UNIPAMPAUruguaianaInt.Cota racial até 1,5 SM601,44
UNIPAMPAUruguaianaInt.Cota racial renda livre599,96
UNIPAMPAUruguaianaInt.Esc. Pública até 1,5 SM620,9
UNIPAMPAUruguaianaInt.Esc. Pública renda livre641,12
IFRJRio de JaneiroInt.Ampla Concorrência681,19
IFRJRio de JaneiroInt.Cota racial até 1,5 SM632,8
IFRJRio de JaneiroInt.Cota racial renda livre657,9
IFRJRio de JaneiroInt.Esc. Pública até 1,5 SM650,61
IFRJRio de JaneiroInt.Esc. Pública renda livre665,07
UNBCeilândiaInt.Ampla Concorrência787,26
UNBCeilândiaInt.Cota racial até 1,5 SM633,72
UNBCeilândiaInt.Cota racial renda livre648,8
UNBCeilândiaInt.Esc. Pública até 1,5 SM643,77
UNBCeilândiaInt.Esc. Pública renda livre675,77
UNEBSalvadorInt.Ampla Concorrência685,66
UEPBJoão PessoaInt.Ampla Concorrência667,26
UNICENTROCedetegInt.Ampla Concorrência667,74
UNIOESTEReitoriaInt.Ampla Concorrência691,67
UFBAVitória da ConquistaInt.Ampla Concorrência675,41
UFBAVitória da ConquistaInt.Cota racial até 1,5 SM643,29
UFBAVitória da ConquistaInt.Cota racial renda livre654,47
UFBAVitória da ConquistaInt.Esc. Pública até 1,5 SM614,69
UFBAVitória da ConquistaInt.Esc. Pública renda livre655,37
UFBASalvadorInt.Ampla Concorrência682,94
UFBASalvadorNot.Ampla Concorrência678,13
UFBASalvadorNot.Cota racial até 1,5 SM639,07
UFBASalvadorInt.Cota racial até 1,5 SM646,28
UFBASalvadorInt.Cota racial renda livre653,01
UFBASalvadorNot.Cota racial renda livre653,61
UFBASalvadorNot.Esc. Pública até 1,5 SM677,15
UFBASalvadorInt.Esc. Pública até 1,5 SM661,05
UFBASalvadorNot.Esc. Pública renda livre689,67
UFBASalvadorInt.Esc. Pública renda livre661,77
UFALMaceióInt.Ampla Concorrência654,42
UFALMaceióInt.Cota racial até 1,5 SM614,04
UFALMaceióInt.Cota racial renda livre617,54
UFALMaceióInt.Esc. Pública até 1,5 SM625,96
UFALMaceióInt.Esc. Pública renda livre637,42
UNIFAL-MGAlfenasInt.Ampla Concorrência693,69
UNIFAL-MGAlfenasInt.Cota racial até 1,5 SM634,34
UNIFAL-MGAlfenasInt.Cota racial renda livre649,1
UNIFAL-MGAlfenasInt.Esc. Pública até 1,5 SM652,13
UNIFAL-MGAlfenasInt.Esc. Pública renda livre680,1
UFCGCuitéInt.Ampla Concorrência649,38
UFCGCuitéInt.Cota racial até 1,5 SM611,7
UFCGCuitéInt.Cota racial renda livre604,64
UFCGCuitéInt.Esc. Pública até 1,5 SM605,94
UFCGCuitéInt.Esc. Pública renda livre627,44
UFGGoiâniaInt.Ampla Concorrência662,95
UFGGoiâniaInt.Cota racial até 1,5 SM614,26
UFGGoiâniaInt.Cota racial renda livre625,8
UFGGoiâniaInt.Esc. Pública até 1,5 SM630,96
UFGGoiâniaInt.Esc. Pública renda livre638,62
UFJFGovernador ValadaresInt.Ampla Concorrência683,62
UFJFGovernador ValadaresInt.Cota racial até 1,5 SM645,48
UFJFGovernador ValadaresInt.Cota racial renda livre643,24
UFJFGovernador ValadaresInt.Esc. Pública até 1,5 SM642,68
UFJFGovernador ValadaresInt.Esc. Pública renda livre664,6
UFJFJuiz de ForaInt.Ampla Concorrência708,94
UFJFJuiz de ForaInt.Cota racial até 1,5 SM652,28
UFJFJuiz de ForaInt.Cota racial renda livre672,9
UFJFJuiz de ForaInt.Esc. Pública até 1,5 SM669,46
UFJFJuiz de ForaInt.Esc. Pública renda livre688,04
UFMTSinopNot.Ampla Concorrência647,66
UFMTSinopNot.Cota racial até 1,5 SM588,7
UFMTSinopNot.Cota racial renda livre603,18
UFMTSinopNot.Esc. Pública até 1,5 SM603,94
UFMTSinopNot.Esc. Pública renda livre619,96
UFMTPontal do AraguaiaInt.Ampla Concorrência643,44
UFMTPontal do AraguaiaInt.Cota racial até 1,5 SM595,92
UFMTPontal do AraguaiaInt.Cota racial renda livre585,26
UFMTPontal do AraguaiaInt.Esc. Pública até 1,5 SM601,82
UFMTPontal do AraguaiaInt.Esc. Pública renda livre636,98
UFMSCampo GrandeInt.Ampla Concorrência671,33
UFMSCampo GrandeInt.Cota racial até 1,5 SM599,43
UFMSCampo GrandeInt.Cota racial renda livre604,13
UFMSCampo GrandeInt.Esc. Pública até 1,5 SM630,59
UFMSCampo GrandeInt.Esc. Pública renda livre661,36
UFMGBelo HorizonteNot.Ampla Concorrência709,64
UFMGBelo HorizonteMat.Ampla Concorrência723,68
UFMGBelo HorizonteMat.Cota racial até 1,5 SM673,02
UFMGBelo HorizonteNot.Cota racial até 1,5 SM669,72
UFMGBelo HorizonteMat.Cota racial renda livre685,46
UFMGBelo HorizonteNot.Cota racial renda livre685
UFMGBelo HorizonteMat.Esc. Pública até 1,5 SM675,7
UFMGBelo HorizonteNot.Esc. Pública até 1,5 SM672,62
UFMGBelo HorizonteNot.Esc. Pública renda livre696,56
UFMGBelo HorizonteMat.Esc. Pública renda livre714,66
UFOPOuro PretoInt.Ampla Concorrência707,71
UFOPOuro PretoInt.Cota racial até 1,5 SM669,4
UFOPOuro PretoInt.Cota racial renda livre677,83
UFOPOuro PretoInt.Esc. Pública até 1,5 SM683,8
UFOPOuro PretoInt.Esc. Pública renda livre702,69
UFPERecifeInt.Ampla Concorrência691,9
UFPERecifeInt.Cota racial até 1,5 SM655,43
UFPERecifeInt.Cota racial renda livre658,49
UFPERecifeInt.Esc. Pública até 1,5 SM657,32
UFPERecifeInt.Esc. Pública renda livre664,95
UFSJCentro-oesteInt.Ampla Concorrência660,46
UFSJCentro-oesteInt.Cota racial até 1,5 SM614,99
UFSJCentro-oesteInt.Cota racial renda livre632,54
UFSJCentro-oesteInt.Esc. Pública até 1,5 SM637,04
UFSJCentro-oesteInt.Esc. Pública renda livre645,17
UFSLagartoInt.Ampla Concorrência648,18
UFSLagartoInt.Cota racial até 1,5 SM603,24
UFSLagartoInt.Cota racial renda livre608,46
UFSLagartoInt.Esc. Pública até 1,5 SM592
UFSLagartoInt.Esc. Pública renda livre620,52
UFSSedeVesp.Ampla Concorrência653,02
UFSSedeVesp.Cota racial até 1,5 SM602,16
UFSSedeVesp.Cota racial renda livre617,34
UFSSedeVesp.Esc. Pública até 1,5 SM606,56
UFSSedeVesp.Esc. Pública renda livre637,3
UNIFAPMacapáInt.Ampla Concorrência657,16
UNIFAPMacapáInt.Cota racial até 1,5 SM630,38
UNIFAPMacapáInt.Cota racial renda livre637,06
UNIFAPMacapáInt.Esc. Pública até 1,5 SM588,18
UNIFAPMacapáInt.Esc. Pública renda livre634,02
UFAMUniversitárioInt.Ampla Concorrência654,29
UFAMUniversitárioInt.Cota racial até 1,5 SM611,7
UFAMUniversitárioInt.Cota racial renda livre636,81
UFAMUniversitárioInt.Esc. Pública até 1,5 SM634,71
UFAMUniversitárioInt.Esc. Pública renda livre641,34
UFAMFACULDAde de Ciências FarmacêuticasInt.Ampla Concorrência684,28
UFAMFACULDAde de Ciências FarmacêuticasInt.Cota racial até 1,5 SM645,34
UFAMFACULDAde de Ciências FarmacêuticasInt.Cota racial renda livre655,84
UFCFortalezaInt.Ampla Concorrência703,6
UFCFortalezaInt.Cota racial até 1,5 SM645,88
UFCFortalezaInt.Cota racial renda livre647,88
UFCFortalezaInt.Esc. Pública até 1,5 SM640,28
UFCFortalezaInt.Esc. Pública renda livre662,72
UFMABacangaInt.Ampla Concorrência691,24
UFMABacangaInt.Cota indígena607,42
UFMABacangaInt.Cota indígena renda livre642
UFMABacangaInt.Cota racial até 1,5 SM638
UFMABacangaInt.Cota racial renda livre648,74
UFMABacangaInt.Esc. Pública até 1,5 SM665,58
UFMABacangaInt.Esc. Pública renda livre674,7
UFOBBarreirasInt.Ampla Concorrência662,36
UFOBBarreirasInt.Cota racial até 1,5 SM616,71
UFOBBarreirasInt.Cota racial renda livre625,09
UFOBBarreirasInt.Esc. Pública até 1,5 SM637,16
UFOBBarreirasInt.Esc. Pública renda livre660,9
UFPABelémInt.Ampla Concorrência792,97
UFPABelémInt.Cota racial até 1,5 SM670,32
UFPABelémInt.Cota racial renda livre690,12
UFPRCuritibaInt.Ampla Concorrência710,63
UFPRCuritibaInt.Cota racial até 1,5 SM638,11
UFPRCuritibaInt.Cota racial renda livre616,14
UFPRCuritibaInt.Esc. Pública até 1,5 SM648,59
UFPRCuritibaInt.Esc. Pública renda livre691,09
UFPITeresinaInt.Ampla Concorrência687,36
UFPITeresinaInt.Cota racial até 1,5 SM627,67
UFPITeresinaInt.Cota racial renda livre639,99
UFPITeresinaInt.Esc. Pública até 1,5 SM643,68
UFPITeresinaInt.Esc. Pública renda livre569,4
UFRJMacaéInt.Ampla Concorrência704,02
UFRJMacaéInt.Cota racial até 1,5 SM631,73
UFRJMacaéInt.Cota racial renda livre649,24
UFRJMacaéInt.Esc. Pública até 1,5 SM663,87
UFRJMacaéInt.Esc. Pública renda livre666,88
UFRJRio de JaneiroNot.Ampla Concorrência704,64
UFRJRio de JaneiroInt.Ampla Concorrência722,04
UFRJRio de JaneiroNot.Cota racial até 1,5 SM650,77
UFRJRio de JaneiroInt.Cota racial até 1,5 SM648,7
UFRJRio de JaneiroNot.Cota racial renda livre659,93
UFRJRio de JaneiroInt.Cota racial renda livre673,5
UFRJRio de JaneiroNot.Esc. Pública até 1,5 SM669,34
UFRJRio de JaneiroInt.Esc. Pública até 1,5 SM676,82
UFRJRio de JaneiroInt.Esc. Pública renda livre714,87
UFRJRio de JaneiroNot.Esc. Pública renda livre693,35
UFRNSaúdeInt.Ampla Concorrência660,65
UFRNSaúdeNot.Ampla Concorrência655,53
UFRNSaúdeNot.Cota racial até 1,5 SM613,44
UFRNSaúdeInt.Cota racial até 1,5 SM613,44
UFRNSaúdeNot.Cota racial renda livre618,64
UFRNSaúdeInt.Cota racial renda livre617,78
UFRNSaúdeNot.Esc. Pública até 1,5 SM627,14
UFRNSaúdeInt.Esc. Pública até 1,5 SM634,7
UFRNSaúdeNot.Esc. Pública renda livre643,65
UFRNSaúdeInt.Esc. Pública renda livre644,51
UFRGSSaúdeInt.Ampla Concorrência689,55
UFRGSSaúdeInt.Cota racial até 1,5 SM617,76
UFRGSSaúdeInt.Cota racial renda livre632,22
UFRGSSaúdeInt.Esc. Pública até 1,5 SM637,42
UFRGSSaúdeInt.Esc. Pública renda livre697,24
UFVJMIInt.Ampla Concorrência673,59
UFVJMIInt.Cota racial até 1,5 SM627,94
UFVJMIInt.Cota racial renda livre628,85
UFVJMIInt.Esc. Pública até 1,5 SM645,54
UFVJMIInt.Esc. Pública renda livre665,93
UFFFaculdade de FarmáciaInt.Ampla Concorrência690,96
UFFFaculdade de FarmáciaInt.Cota racial até 1,5 SM625,26
UFFFaculdade de FarmáciaInt.Cota racial renda livre642,37
UFFFaculdade de FarmáciaInt.Esc. Pública até 1,5 SM641,71
UFFFaculdade de FarmáciaInt.Esc. Pública renda livre683,18
UFRRJSeropédicaInt.Ampla Concorrência698,37
UFRRJSeropédicaInt.Cota racial até 1,5 SM654,7
UFRRJSeropédicaInt.Cota racial renda livre656,5
UFRRJSeropédicaInt.Esc. Pública até 1,5 SM662,62
UFRRJSeropédicaInt.Esc. Pública renda livre690,53
UFPBSedeInt.Ampla Concorrência650,38
UFPBSedeInt.Cota racial até 1,5 SM610,06
UFPBSedeInt.Cota racial renda livre616,86
UFPBSedeInt.Esc. Pública até 1,5 SM617,92
UFPBSedeInt.Esc. Pública renda livre632,98
UNIFESPDIAdeMANot.Ampla Concorrência718,88
UNIFESPDIAdeMAInt.Ampla Concorrência735,34
UNIFESPDIAdeMAInt.Cota racial até 1,5 SM687,42
UNIFESPDIAdeMANot.Cota racial até 1,5 SM676,9
UNIFESPDIAdeMANot.Cota racial renda livre686,66
UNIFESPDIAdeMAInt.Cota racial renda livre691,44
UNIFESPDIAdeMAInt.Esc. Pública até 1,5 SM681,66
UNIFESPDIAdeMANot.Esc. Pública até 1,5 SM683,38
UNIFESPDIAdeMAInt.Esc. Pública renda livre743,54
UNIFESPDIAdeMANot.Esc. Pública renda livre704,38
Martha Ramos
Post escrito por Martha Ramos. Jornalista formada na Universidade Estácio de Sá em Santa Catarina. Fez Pós-Graduação em Marketing e trabalha com produção de conteúdos para jornais, revistas, empresas e blogs. Face: https://www.facebook.com/martha.ramos.5203

O post Farmácia – Notas de Corte Sisu 2015 no curso de graduação apareceu primeiro em Blog do Enem.

Museologia: curso, profissão e mercado de trabalho

Posted: 07 Dec 2015 05:50 AM PST

Antes de escolher sua profissão, pesquise e descubra como é o mercado de trabalho e quais são as principais disciplinas. Hoje você vai conhecer tudo sobre a carreira e o curso de graduação em Museologia!

A museologia é uma área fascinante do conhecimento e o curso de graduação na área deve satisfazer bastante à pessoa que escolhe fazê-lo, pelo seu grau de abrangência e intensidade da interdisciplinaridade. Conheça um pouco mais sobre o curso e o seu profissional.

MUSEOLOGIA

Quem é o museólogo?

O profissional de Museologia se dedica a classificar, conservar e expor artigos que possuam valor histórico. Esse valor pode ser de cunho artístico, científico e cultural. É como se a missão mais importante do museólogo fosse manter viva a memória coletiva das pessoas. Para isso, ele deve reunir as peças que contém uma história, que tracem da maneira mais clara possível como o homem avançou nos diversos campos de conhecimento.

A atividade do museólogo pode ser vastamente distinta, não se trata apenas de lidar com documentos, embora essa seja uma parte fundamental de sua profissão por vezes. Ele pode se encarregar de coleções artísticas, pode administrar bens públicos do patrimônio cultural, coordenar equipes de pesquisa, bem como ser curador das mais diversas exposições. O profissional de Museologia, de fato, tem uma gama bastante abrangente de capacidades com as quais trabalhar.

Dica 1: Confira um vídeo com dicas bem humoradas para você se dar bem na redação do Enem.

O curso de graduação em Museologia

As disciplinas encontradas no curso de graduação de Museologia procuram oferecer ao estudante uma visão aprofundada e crítica do seu ofício. História da Arte, História do Brasil, Sociologia e Antropologia são algumas disciplinas que compõe a grade curricular.

Conheça mais sobre o curso de Museologia neste vídeo produzido pela UFRGS: http://youtu.be/SEPtGL_cUZk 
Dica 2 – Veja as Notas de Corte em todas as Universidades Públicas no país que adotaram a nota do Enem para selecionar os estudantes.

5 cursos de Museologia com conceito 5 no Enade

O conceito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) leva em conta uma série de critérios, como, por exemplo: o desempenho dos estudantes do curso em uma prova realizada anualmente; o corpo docente; a infraestrutura; os recursos didático-pedagógicos; além dos programas de pós-graduação. Todos são sintetizados em um único indicador, que varia de 1 a 5. Os cursos com nota acima de 3 são considerados satisfatórios pelo Ministério da Educação (MEC).

  • Universidade de Brasília (UNB)
  • Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

Mercado de trabalho para Museologia

Em 2009, com a implementação da Política Nacional de Museus, o setor começou a viver um impulso. As iniciativas trazem novos investimentos e, portanto, aumentam consideravelmente a necessidade de mais museólogos no mercado. A demanda mais intensa atualmente é para o trabalho na área de preservação de obras.

Dica 3 – Tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Pode abrir as portas da universidade e do mundo. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você.

Perfil do profissional após a formação

O profissional de museologia deixa a universidade munido das competências que o farão exitoso nas diversas demandas da profissão. Ele estará apto a articular assuntos da História da Arte para um público diverso. Além disso, poderá organizar acervos, organizar laudos técnicos, ser responsável pela entrada e saída de peças históricas em centros culturais. Se não optar por uma carreira no mercado, o museólogo poderá seguir a sua vida acadêmica, aprofundando-se em estudos no campo da Museologia.

O post Museologia: curso, profissão e mercado de trabalho apareceu primeiro em Blog do Enem.

Equilíbrio Iônico – Revisão de Química vestibular e Enem

Posted: 07 Dec 2015 05:40 AM PST

É hora de recuperar o conteúdo sobre Equilíbrio Iônico para as questões de Química no vestibular e no Enem. Observe esta imagem e veja se você lembra das aulas que já teve sobre o Equilíbrio Iônico:

aula19_fig001.tif

Você lembra da  da Reação de Autoionização da água? Confira aqui: H2O + H2O H3O+(aq) + OH(aq)

No equilíbrio iônico:   [H3O+] = [OH] = 1,0 x 10-7 mol/L 25ºC

Para chegar à Constante de Ionização:  Kw = [H3O+] [OH]

Kw = 1,0 x 10-14 25 ºC  = Constante de Ionização da Água

Equilíbrio ácido-base

Solução neutra: [H3O+] = [HO]

[H3O+] = 1,0 x 10-7

[HO] = 1,0 x 10-7

Solução ácida: [H3O+] > [OH]

[H3O+] > 1,0 x 10-7 mol/L

[OH] < 1,0 x 10-7 mol/L

Solução básica: [H3O+] < [OH]

[H3O+] < 1,0 x 10-7 mol/L

[OH] > 1,0 x 10-7 mol/L

equilíbrio iônico

Escala de pH

Concentração de íons H+ = expressa em termos do negativo do logaritmo decimal de sua concentração (mol/L) = pH

pH = – log[H3O+]

pOH = – log[HO]

Na água neutra a 25 °C:

pH = pOH = 7,0 (meio neutro)

Em soluções ácidas:

[H+] > 1.0 ´ 10-7; pH < 7,0.

Em soluções básicas:

[H+] < 1.0 ´ 10-7; pH > 7,0.

-logKw = -log[H3O+] -log[OH]

pKw = pH + pOH

pH + pOH = 14,00

Ácidos fortes

HCl(aq) + H2O(aq) → H3O +(aq) + Cl(aq)

HCl em água= ácido forte (100 % ionizado)

Bases fortes

NaOH(s) → Na+(aq) + HO(aq)

NaOH em água = base forte (100% dissociado)

Ácidos fracos

HA(aq) + H2O(l) 31323.png H3O+(aq) + A(aq)

aula19_fig002.tifKa=contante de dissociação do ácido

pKa=-logKa

Bases fracas

NH3(aq) + H2O(l) 31343.png NH4+(aq) + OH(aq)

A constante de dissociação da base (Kb):

aula19_fig003.tifpKb=-logKb

Relação entre Ka e Kb

aula19_fig004.tif

Ácido: HA + H2O 31432.jpg H3O+ + A Ka

Base conjugada:

H2O + A 31463.jpg HA + OH Kb

2H2O H3O+ + OH KW = Ka x Kb

pKa + pKb = pKW

Quanto mais forte for o ácido, mais fraca a base conjugada.

Indicador ácido-base – são normalmente substâncias orgânicas de alto peso molecular, que mudam de cor em certa faixa de pH (chamado faixa de viragem do indicador).

Ex:

Fenolftaleína (pH 8-10)

aula19_fig005.tif

Alaranjado de metila (pH 3,1-4,4)

aula19_fig006.tif

Indicadores universais – papel de tornassol – ampla faixa de viragem, é possível observar mudança de cor em vários pHs e ter ideia aproximada do valor deste pela cor do papel.

pH-metro – o pH é medido eletronicamente

aula19_fig007.tif

Solução tampão

  • Uma solução tamponada resiste a uma mudança no pH quando ácidos ou bases são adicionados ou quando ocorre uma diluição.
  • Consiste numa mistura de um ácido fraco e sua base conjugada.

Equação de Henderson-Hasselbalch

química enem

aula19_fig009.tif

Aula Gratuita

Saiba mais sobre Equilíbrio Iônico nesta aula do canal Descomplica, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Desafios sobre Equilíbrio Iônico

Questão 1

Sabemos que o pH da água pura a 25ºC é igual a 7. Porém, as constantes de equilíbrio são alteradas com a temperatura, logo que a densidade e o número de mols da água por litro é alterado também. Considerando os valores da constante de ionização da água em função da temperatura:

Temperatura (K)

Kw

298

1 x 10-14

323

5,3 x 10-14

Podemos afirmar que na água pura:

a) [H+] = [OH] a qualquer temperatura

b) [OH-] > 1 x 10-7 a 298 K

c) [H+] < 1 x 10-7 a 298 K

d) [OH-] < 1 x 10-7 a 323 K

e) [H+] < 1 x 10-7 a 323 K

Dica 1 – Tire todas as suas dúvidas e fique preparado para a prova de Química Enem com mais esta aula sobre o Equilíbrio Químico. – http://blogdoenem.com.br/equilibrio-quimico-quimica-enem/

Questão 2

Para evitar que os meninos continuem urinando nas piscinas que devem estar em pH neutro, vem sendo usado um indicador na água, que passa de incolor para vermelho vivo no momento em que a acidez aumenta pela adição de ácido úrico. Considerando-se o volume de 4,5 litros de água de uma piscina atingindo por meio litro de urina contendo H+ na concentração 10-3 mol/L, a variação de pH será aproximadamente:

a) 1 unidade.

b) 2 unidades.

c) 3 unidades.

d) 4 unidades.

e) n.d.a.

Dica 2 – Estude sobre os fatores que influenciam uma reação química e a Natureza dos Reagentes em mais uma aula preparatória para a prova de Química Enem – http://blogdoenem.com.br/natureza-dos-reagentes-quimica-enem/

Questão 3

A água mineral gasosa contém gás carbônico dissolvido na sua composição, sabe-se que a solubilidade dos gases em geral à temperatura ambiente é baixa, portanto, a alta taxa de CO2(g) presente é causada pelo aumento da pressão durante o engarrafamento. Ao abrir uma garrafa, estamos igualando a pressão do seu interior com a pressão ambiente, por esse motivo a maior parte do gás dissolvido é expelido da solução.

Com base no enunciado e sabendo que o gás carbônico é um óxido de caráter ácido, podemos dizer que o pH da água mineral, após aberta em relação à garrafa fechada:

a) Diminui.

b) Aumenta.

c) Iguala-se a 0.

d) Não se altera.

e) Iguala-se a 7.

Dica 3 – Que tal revisar tudo sobre Cinética Química e garantir a sua nota na prova de Química Enem? Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/cinetica-quimica-enem/

Questão 4

Durante uma erupção vulcânica, são expelidos inúmeros gases na atmosfera, dentre eles, temos o SO2 (dióxido de enxofre), SO3 (trióxido de enxofre) e CO2 (gás carbônico), em relação a esse fenômeno podemos afirmar EXCETO:

a) A acidez das chuvas aumentou durante um período.

b) Os gases emitidos pela erupção vulcânica poluíram a atmosfera.

c) A erupção decorrida pode ser considerada como um processo exotérmico.

d) O pH das chuvas será menor durante um certo período naquela região.

e) A fauna e a flora da região próxima ao vulcão será renovada.

Questão 5

O pH do sangue é estreitamente regulado dentro de uma faixa que vai de 7,35 a 7,45. O pulmão, através do processo da respiração, é um dos atuantes na regulação do ácido carbônico presente no sangue. O rim é outro atuante, podendo reabsorver bicarbonato üHCO3ü, produzir prótons üHüü e produzir ou consumir íons de amônio üNHü4ü. Considere o equilíbrio que acontece no sangue:

COgüÜ H2Oüü Hü üaqüü HCO3

Com base no exposto, é CORRETO afirmar que:

a) o aumento da concentração de gás carbônico leva a um aumento do pH do sangue.

b) a ingestão de bicarbonato de sódio deslocaria o equilíbrio para a direita se não fosse o efeito tamponante do sangue.

c) o aumento da frequência respiratória produz uma maior concentração de gás carbônico no sangue.

d) a reabsorção de bicarbonato pelo rim contribui para a diminuição do pH.

e) a retirada de gás carbônico durante o processo de respiração evita a diminuição do pH.

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

compartilhe

O post Equilíbrio Iônico – Revisão de Química vestibular e Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Geografia Política do Brasil – Revisão de Geografia vestibular e Enem

Posted: 07 Dec 2015 04:10 AM PST

Confira como evoluiu a Geografia Política do Brasil. Tudo começou quando os portugueses avistaram o Monte Pascal e gritaram ‘Terra a vista’. Veja como está o país agora.

terra à vista

Veja aqui as Grandes Navegações

Na verdade esta solitária elevação do Monte Pascal no solo tropical já oferecia aos olhos europeus uma abundância de riqueza natural. Sinônimo de prosperidade para quem aqui aportou pela primeira vez, o pau-brasil, o ouro, o açúcar, enfim a diversidade de fauna e flora já sinalizava um futuro de grandeza.

Veja aqui uma revisão completa sobre o ciclo das Grandes Navegações, entre as quais o Descobrimento da América e a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

Tal qual o planeta Terra, de natureza cambiante, o Brasil que também não nasceu pronto e, portanto, modificou-se ao longo desses mais de cinco séculos de existência. Mostra-se uma nação que avançou no cenário internacional e é uma realidade de reconhecida expressão contemporânea.

É claro que ainda não alcançou a condição de país desenvolvido. Tem um imenso território e riquezas naturais, mas ainda está longe de critérios de qualidade em saúde, educação, tecnologia, gestão pública e no combate e controle da corrupção.

Ainda existe a necessidade de melhoras – as contradições ainda permeiam a nossa realidade, mas as melhoras só acontecerão quando conseguirmos identificar estas contradições e, para tal, é necessário neste primeiro momento conhecer melhor o Brasil.

Brasil – Localização no Globo Terrestre

image001.jpg

Em relação ao Meridiano Central (Greenwich), está localizado inteiramente no Hemisfério Ocidental (Oeste).

Em relação à Linha do Equador, tem suas terras no Hemisfério Norte (7%) e, Hemisfério Sul (93%)

É cortado pela linha do Equador, apenas na Região Norte.

O Trópico de Capricórnio corta os Estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Apenas os Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul possuem suas terras inteiramente abaixo do Trópico de Capricórnio.

Dica 1 – Revise sobre as Fontes de Energia em mais uma aula de Geografia Enem. Tire suas dúvidas sobre as principais matrizes energéticas do Brasil – http://blogdoenem.com.br/fontes-de-energia-geografia-enem/

Dica 2 – Conheça a história da descoberta e do inicio do processo de extração do Petróleo no Brasil em mais uma aula de Geografia Enem – http://blogdoenem.com.br/petroleo-brasil-geografia-enem/

Fato significativo da Geografia Política do Brasil é lembrar que o Hemisfério Sul (onde o Brasil tem a maioria do seu território) é considerado o Hemisfério das águas oceânicas, ou seja, este grande bolsão de águas garante uma amplitude térmica menor, fazendo com que verão e inverno não sejam tão rigorosos.

Geografia Política em relação à América do Sul

image002.jpg

Posição Centro-Oriental – Ocupa 47,3% das terras da América do Sul. Por ser a maior expressão territorial desse continente, faz fronteiras com todos os países da América do Sul, exceto Chile e Equador. A mais extensa fronteira é com a Bolívia e a menor é com o Suriname.

De forma linear, o nosso litoral representa 5.800 km, sem considerar as reentrâncias e saliências. Atualmente atende uma demanda econômica significativa, por conta das atividades de prospecção de petróleo e gás que ali desenvolvemos.

São nas águas do nosso litoral que buscamos a maior quantidade de petróleo e, no futuro, através do Pré-Sal, existe a possibilidade de o Brasil estar entre as grandes potências mundiais de reservas e produção de petróleo. A Geografia Política precisa, neste caso, se confrontar com a Soberania  e o domínio econômico e tecnológico sobre estas áreas de mar.

Divisão Política do Brasil

Geografia Enem

Nome Oficial: República Federativa do Brasil

Governo: República Presidencialista

Divisão Administrativa: 26 Estados e 1 Distrito Federal.  Os Estados e Distrito Federal estão  inseridos em 5 macrorregiões (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul)

Pontos Extremos

image004.jpg

É considerado Equidistante

Pontos Extremos

Norte: Nascente do rio Ailã, na Serra do Caburaí (Roraima)

Sul: Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul

Oeste: Serra da Contamana, no Acre

Leste: Ponta do Seixas, na Paraíba

Formação do Território – A Geografia Política ao longo do tempo

A formação do território do Brasil está ligada à coroa Ibérica. Portugal e Espanha, na sua expansão marítima, chegam à América e, por conta das novas terras descobertas – ao Brasil.

Desde as Capitanias Hereditárias até os dias de hoje, continuamos a formar nosso território. A parte continental já foi definida, mas ainda discutimos a questão da soberania marítima.

image005.jpg

A conquista (anexação) do Acre. Conflito entre 1899-1903

O povoamento da região, no contexto do Ciclo da Borracha, foi feito por seringueiros com o apoio de seringalistas do Amazonas. A Geografia Política na Região Norte mudou completamente com a anexação do território (hoje Estado) do Acre. Veja a história:

O governo da Bolívia determinou a ocupação da região, levando à proclamação do Estado Independente do Acre pela população brasileira (1899), também com o apoio de seringalistas amazonenses. O processo foi liderado pelo jornalista espanhol, Luis Gálvez Rodríguez de Arias, e o regime instaurado, uma república, com capital em Puerto Alonso, atual Porto Acre.

A questão agravou-se em 1901 com o arrendamento da região a um consórcio estadunidense: o “Bolivian Syndicate”, com amplos poderes. O brasileiro José Plácido de Castro liderou uma nova reação, registrando-se choques armados que culminaram com a derrota das forças bolivianas (1902). Em função dos mesmos, tropas do Exército brasileiro concentraram-se em Corumbá.

Dica 3 – Você é daqueles que é meio perdido nos horários? Acompanhe esta aula sobre o Fuso Horário e saiba tudo para a prova de Geografia Enem – http://blogdoenem.com.br/fusos-horarios-revisao-geografia-enem/

Na iminência de um conflito armado internacional, o Chanceler brasileiro, barão do Rio Branco, iniciou negociações com a Bolívia, tendo previamente indenizado a Companhia estadunidense em 110 mil libras esterlinas pelo abandono de suas pretensões.

O Tratado de Petrópolis (17 de Novembro de 1903) encerrou a questão: mediante a retificação de pequenos trechos da linha de fronteira, o Brasil ficava com a região, em troca do pagamento de dois milhões de libras esterlinas e da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

O Tratado do Rio de Janeiro (1909) incorporava o restante da região acreana ao Brasil, mediante a permuta de terras com o Peru. Atualmente discute-se se a demarcação das terras indígenas nas fronteiras pode vir a representar um problema para a segurança nacional.

Também, em nossos dias, procuram-se ampliar as fronteiras marítimas, visando otimizar a exploração da Zona Econômica Exclusiva Brasileira no Oceano Atlântico, nomeadamente no tocante aos recursos da pesca e da exploração de gás e petróleo.

Aula Gratuita

Saiba mais sobre a Geografia Política do Brasil nesta aula do canal LIGADOno ENEM, disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Exercícios

Questão 1 de Geografia Política

Todas as alternativas apresentam informações corretas sobre as diferentes formas usadas para expressar a posição geográfica do Brasil, EXCETO

a) A posição atlântica, considerada uma vantagem para o país, tendo em vista o papel desse oceano nas relações comerciais internacionais, tende a ser menos valorizada com a ampliação do comércio entre os países da orla do Pacífico.

b) A posição austral é depreciada em função da supremacia dos países do Norte, desenvolvidos, sobre os países do Sul, predominantemente subdesenvolvidos.

c) A posição equatorial tem sido valorizada, em razão da importância atribuída, na atualidade, à biodiversidade que caracteriza a extensa porção do território nacional incluída nessa área.

d) A posição ocidental é valorizada, pois a população brasileira se identifica com os valores do mundo ocidental e aspira atingir o padrão de vida e os níveis econômicos dos países ricos desse bloco.

e) A posição subtropical é desvalorizada por ser considerada a fonte de vários problemas nacionais, ao dotar o país de climas desfavoráveis às atividades econômicas.

Questão 2

(Acafe-SC) Com relação à posição geográfica e limites do Brasil, a alternativa verdadeira é:

a) O Brasil possui a posição centro-ocidental da América do Sul.

b) Os únicos países da América do Sul que não fazem fronteiras com o Brasil são o Equador e o Chile.

c) O Brasil possui 2 000 km de fronteiras, das quais mais da metade é terrestre.

d) O Brasil é cortado pelo Equador e pelo Trópico de Câncer.

e) Ao sul, o Brasil faz fronteira com a Bolívia e o Uruguai.

Questão 3

image006.jpg

Os esquemas I e II referem-se às regiões brasileiras, de maneira proporcional aos fenômenos representados, que são, respectivamente,

a) renda per capita e população.

b) superfície e população.

c) superfície e renda per capita.

d) população e superfície.

e) população e renda per capita.

Questão 4

Recentemente, o governo federal reduziu de quatro para três o número de fusos horários existentes no país. Com base nos conhecimentos sobre fusos horários no Brasil, é correto afirmar:

image007.jpg

a) Pará, Mato Grosso e Amapá, que passaram de 2 para 1 hora a menos de diferença em relação a Brasília, em todos os seus municípios.

b) Amazonas, Mato Grosso e Roraima, que passaram a ter a mesma hora de Brasília, em todos os seus municípios.

c) Acre, que passou para 1 hora a menos de diferença em relação a Brasília e Pará, estado que passou a ter a mesma hora da capital do país.

d) Acre, Roraima e Amapá, que passaram de 2 para 1 hora de diferença em relação a Brasília.

e) Pará, Mato Grosso e Amapá, que passaram de 1 para 2 horas a mais de diferença em relação a Brasília, em todos os seus municípios.

Questão 5

Com base nos seus conhecimentos e a partir da análise do mapa do Brasil abaixo, assinale a proposição INCORRETA:

image008.jpg

a) A capital do estado do Mato Grosso do Sul encontra-se a oeste de Belo Horizonte.

b) O ponto extremo setentrional do Brasil localiza-se no estado de Roraima.

c) Todas as capitais do Complexo Regional do Centro-Sul encontram-se na porção meridional do trópico de Capricórnio.

d) A capital dos catarinenses encontra-se na porção sul do Brasil

e) Todas as capitais dos estados da Região Nordeste do Brasil encontram-se na porção Meridional do paralelo de 0°.

 Você consegue resolver estes exercícios de Geografia Política? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

 compartilhe imagem Enem

O post Geografia Política do Brasil – Revisão de Geografia vestibular e Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!