quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Revise morfologia para arrasar em gramática! – Português Enem

Posted: 23 Feb 2016 02:36 PM PST

Português Enem: Morfologia: por que estudar? Estudamos morfologia porque esse ramo de estudo da língua portuguesa busca fazer uma análise reflexiva das palavras de  forma isolada.

Sendo assim é importante estudar as classificações e condições das palavras para, após isso, estarmos aptos a entender a língua escrita e falada de forma crítica e entender o conceito por trás das regras. Pois não basta apenas saber a regra, mas a verdadeira aprendizagem é aquela que nos leva a pensar sobre e saber por que é que se pensa de tal forma.

Entendeu? Então, vamos lá!

A palavra MORFOLOGIA vem da palavra MORFEMA, que significa "o elemento que confere o aspecto gramatical ao semantema". Nossa que "nomãããããooooo", né? Mas é ele que relaciona na oração, que delimita a função ao seu significado e claro, também conhecido como o RADICAL da palavra! Ufa! Para entender melhor, veja o exemplo:

1

"FERR" é o morfema nesse esquema

Só que, para estudar os morfemas foi criada a MORFOLOGIA. Sabe por quê? Porque eles nos informam o gênero, o número, o tempo e o modo de um verbo, número e pessoa do verbo e a queridinha da galera: a CLASSE gramatical de uma palavra. Sendo assim, a morfologia serve para analisar a palavra de forma isolada e não a sua participação dentro de uma frase ou período. Veja de que maneira podemos classificar as palavras:

  • Gênero: masculino ou feminino. Exemplo: meninoe menin
  • Número: singular ou plural. Exemplo: meninoe menin
  • Tempo e modo de um verbo. Exemplo: viajei = tempo: pretérito perfeito, modo: indicativo.
  • Número e pessoa de um verbo. Exemplo: viajaram= número: plural, pessoa: 3ª pessoa.
  • Classe gramatical de uma palavra. Exemplo: viajar = verbo; viagem = substantivo; viajante = adjetivo.

Viu como é fácil?

Agora vamos dar uma espiadinha na estrutura e formação de palavras? Vem comigo, não se perde não, logo serás expert neste assunto!

Estudar a estrutura é conhecer os elementos FORMADORES das palavras. Assim, compreendemos melhor o significado de cada uma delas. Observe os exemplos abaixo:

2 3 4 5
art-ista brinc-a-mos cha-l-eira cachorr-inh-a-s

 

Vamos analisar a palavra “cachorrinhas“:

Nessa palavra observamos facilmente a existência de quatro elementos. São eles:

cachorr – este é o elemento base da palavra, ou seja, aquele que contém o significado.

inh – indica que a palavra é um diminutivo

a – indica que a palavra é feminina

s – indica que a palavra se encontra no plural

Cada parte da palavra é chamada de MORFEMA: unidades mínimas de caráter significativo.

Fique ligado(a)! Existem palavras que não comportam divisão em unidades menores, tais como: mar, sol, lua, etc.

São elementos mórficos:

1) Raiz, radical, tema: elementos básicos e significativos.

2) Afixos (prefixos, sufixos), desinência, vogal temática: elementos modificadores da significação dos primeiros.

3) Vogal de ligação, consoante de ligação: elementos de ligação ou eufônicos.

"Tá tranquilo? Tá favorável?" Agora está, não é mesmo?

Para dar aquela clareada extra, dá uma espiadinha nesta videoaula sobre esta primeira parte do estudo da morfologia: https://www.youtube.com/watch?v=wfQTjfzgovE

Agora que você aprimorou seu conhecimento, que tal realizar alguns exercícios?

Observe o anúncio publicitário a seguir. Depois, responda às questões:

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1) Um anúncio publicitário geralmente promove um produto, uma marca, uma empresa ou uma ideia. Em relação ao anúncio lido, quem é o anunciante? O que ele promove?

 

2) Observe o enunciado verbal em destaque no lado esquerdo do anúncio.

a) Levantando hipóteses: o público que o anúncio pretende atingir é preferencialmente masculino, feminino ou de ambos os sexos? Justifique sua resposta com elementos do texto.

b) Interprete: Qual é o sentido da expressão "todas com complexo de economistas" no contexto?

 

3) No enunciado "Liquidação Eu Quero", o verbo querer foi empregado no nome da liquidação. Observe a conjugação desse verbo no presente do indicativo: quero, queres, quer, queremos, quereis, querem.

a) Identifique a parte do verbo que se repete em todas as pessoas e que informa seu sentido.

b) Indique o que foi acrescentado a essa parte do verbo em cada uma das pessoas verbais: na: 1ª pessoa do singular, do plural, na 2ª pessoa do singular e do plural e na 3ª pessoa do singular e do plural.

c) Nos acréscimos feitos à parte do verbo que se repete, em quais pessoas aparece também o e que indica a conjugação à qual o verbo querer pertence?

 

GABARITO

1) O anunciante é o Parque D. Pedro Shopping, que promove a si mesmo.
2)   
a – Preferencialmente o público feminino, por causa do emprego da palavra todas.
b –  No contexto tem o sentido de "econômicas", já que a promoção está oferecendo descontos de até 70%.
3)   
a – quer
b – o, emos; es, eis; em.
c – em todas, exceto na 1ª e na 3ª pessoas do singular.

 

Estuda bem direitinho, ok? Daqui pra frente é correria!

 

Os textos, exemplos e exercícios acima foram preparados pela professora Gisele Garcez para o Blog do Enem. Gisele é formada em Letras pela UNISUL, especialista em Linguística, Gramática,Literatura e Produção Textual da Língua Portuguesa. Dá aulas de Língua Portuguesa em escolas da Grande Florianópolis desde 1998. Facebook: https://www.facebook.com/gisele.garcez.3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Luz, Câmera e… Óptica! – Física Enem

Posted: 23 Feb 2016 01:54 PM PST

Física Enem: Ótica é a parte da Física que estuda fenômenos associados à luz. Dividimos a óptica, em Geométrica e óptica física, de acordo com a forma que a luz se comporta.

E se você pensou que o título era só para chamar sua atenção e que não iríamos falar sobre a câmera fotográfica, se enganou! Hehehe. Ela é um equipamento capaz de projetar e armazenar uma imagem em um anteparo. Porém para que você se familiarize, com estes termos, Anteparo, Foco, Imagem, Projeção e outros, antes é necessário que você conheça e aprenda outras definições. Quer aprender um pouco mais sobre a óptica? Então se liga neste post e arrebente as questões de Física no Enem e nos vestibulares!

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Fonte: https://www.google.com.br/search?q=LUZ&tbm=isch&imgil=mOdXubZoVUItdM%253A%253B3giLC-nZU5PuSM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fblog.cancaonova.com%25252Fdiarioespiritual%25252F2012%25252F02%25252F22%25252Fdeus-e-luz%25252F&source=iu&pf=m&fir=mOdXubZoVUItdM%253A%252C3giLC-nZU5PuSM%252C_&usg=__Rbdkv5b48gVsrSOv58W_nV1Y_OM%3D&biw=1366&bih=667&ved=0ahUKEwj6vMnLsv3KAhVEfpAKHebQDpIQyjcIMQ&ei=GKvDVvrQDcT8wQTmobuQCQ#imgrc=QHCGCtIXLIk55M%3A

 

A Luz, um espetáculo da natureza, está há muito tempo no planeta Terra. Ela está desde o início na formação do universo. O Big Bang, ou a Grande Explosão no bom e velho português, que também é chamado de modelo da grande explosão térmica, começa com o princípio de Friedmann, onde, enquanto Universo cresce, a radiação contida e a matéria torna se fria. Assim quando ocorre a grande explosão surge a luz.

Definição 1 – O que é Luz?

Vamos conceituar luz, como sendo um agente físico, capaz de sensibilizar nossos órgãos visuais, os olhos. É uma forma de energia radiante, que se propaga por meio de ondas eletromagnéticas.

Definição 2 – O que é Óptica Geométrica?

A física é dividida em várias partes dependendo do elemento de estudo, deste modo a Mecânica estuda o Movimento, a Termologia estuda o Calor, e a ÓPTICA estuda a luz.

Desta forma a Óptica Geométrica  é o ramo da Física que estuda um conjunto de fenômenos (chamados de Fenômenos Luminosos) que têm como causa determinante o agente físico Luz.

Para estudarmos a óptica Geométrica, devemos conhecer bem alguns conceitos básicos, como Raio de Luz, Pincel Luminoso e Feixe Luminoso. Todos estes itens da Óptica, veremos a seguir:

– Raio de Luz: É um objeto geométrico (uma linha), que traduz a direção e o sentido de propagação da luz, ou seja, é ele que determina aonde a luz irá "aparecer".

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Fonte: https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=667&q=raio+de+luz&oq=raio+de+luz&gs_l=img.3..0i30l9.3328.5140.0.5399.11.10.0.1.1.0.173.1145.0j9.9.0….0…1ac.1.64.img..1.10.1149.YaTX2JxoG2s

 

– Pincel Luminoso: É um conjunto de raios originados de um mesmo ponto e que apresentam uma pequena abertura angular uma relação aos outros.

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Fonte: https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=667&q=raio+de+luz&oq=raio+de+luz&gs_l=img.3..0i30l9.3328.5140.0.5399.11.10.0.1.1.0.173.1145.0j9.9.0….0…1ac.1.64.img..1.10.1149.YaTX2JxoG2s#hl=pt-BR&tbm=isch&q=pincel+luminoso&imgrc=EyLL3YR00kSPzM%3A

 

– Feixe Luminoso: Se define em um conjunto de raios luminosos, cuja abertura angular entre os raios é relativamente grande, de modo a contemplar uma região ampla do espaço.

Tanto para Feixes ou Pinceis Luminosos, possuímos classificações, que variam de acordo com a sua orientação e de acordo com o ponto referencial. A seguir iremos observar como são estas classificações:

  • Cônico Divergente: Os raios de luz divergem a partir de um único ponto e se espalham pelo ambiente. Como exemplo, temos as lâmpadas acesas ou uma vela também acesa.
  • Cônico Convergente: Os raios de luz convergem para um único ponto P. A luz parte de várias fontes e iluminam um mesmo ponto. Como exemplo para ilustrar este caso, temos as luzes que iluminam um palco de um show, representam um sistema convergente.
  • Cilíndrico: Os raios de Luz são todos paralelos entre si. O Sol, que é uma estrela, tem tamanho muito grande em relação à Terra, neste caso os raios luminosos saem do Sol e chegam a Terra com pouca abertura angular.
  • Fontes de Luz: É todo corpo capaz de emitir luz. A palavra FONTE dá a idéia daquilo que origina ou produz efeito, neste caso aquilo que produz a luz. A luz emitida por este corpo pode, ser própria ou refletida por ele e obedecem a uma classificação:
  • Fontes Primárias: São aquelas que emitem "Luz própria", isto é, a energia é proveniente de outro tipo de energia, que é transformada em energia radiante luminosa. Essas fontes de luz, por sua vez, podem ser divididas em incandescentes, luminescentes e bioluminescentes.
  • Fontes Incandescentes: São fontes que emitem luz em virtude da transformação de sua energia térmica em energia radiante luminosa. Um exemplo que ilustra essa teoria é o Sol, que possui em sua superfície uma temperatura da ordem de 6000ºC, (quente pra caramba). Ou se você preferir algo mais próximo do nosso dia a dia, temos as Lâmpadas de incandescência (atualmente quase em desuso), cujo filamento de tungstênio, chega a uma temperatura superior a 2000ºC.
  • Fontes Luminescentes: São fontes que emitem Luz, embora neste caso, as temperaturas são relativamente baixas. Dividimos estas fontes em dois tipos:
  • Fontes Fluorescentes: Nesta situação, as fontes emitem luz, enquanto houver a atuação de um agente excitador. Um exemplo são as lâmpadas fluorescentes, que comparadas com as Lâmpadas de incandescência possuem temperaturas muito menores.
  • Fontes Fosforescentes: Neste caso são fontes que emitem luz durante certo tempo mesmo após ter cessado a ação do agente excitador. Exemplos clássicos, deste tipo de fonte são os relógios com mostradores luminosos que permitem a visão no escuro. As substancias depositadas sobre os algarismos absorvem energia luminosa durante o dia e são capazes de emitir tal energia durante a noite
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Fonte: https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=667&q=raio+de+luz&oq=raio+de+luz&gs_l=img.3..0i30l9.3328.5140.0.5399.11.10.0.1.1.0.173.1145.0j9.9.0….0…1ac.1.64.img..1.10.1149.YaTX2JxoG2s#hl=pt-BR&tbm=isch&q=relogio+com+mostrador+luminoso%2C+que+permite+a+vis%C3%A3o+no+escuro&imgrc=_MiT4M7111R3iM%3A

 

  • Fontes Bioluminescentes: Estas fontes tem sua origem nas reações químicas geradas no corpo de alguns animais. Poderemos observar tais reações em algumas formas de inseto, os Vagalumes ou até mesmo animais que vivem nas regiões abissais do fundo do mar.
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Fonte: https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=667&q=vagalume&oq=vagalume&gs_l=img.3…2246.3835.0.4038.8.3.0.5.0.0.145.364.0j3.3.0….0…1ac.1.64.img..0.2.260.yOXbtBJoFwo#hl=pt-BR&tbm=isch&q=vagalume+inseto+tumblr&imgrc=7gqA1gHTSC0mIM%3A

 

Segue um pequeno vídeo para você fixar o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=mqjWQYX6hxs

A seguir coloquei alguns exercícios para você treinar sobre o assunto. Eles já possuem as respostas, mas eu desafio você. Tente encontrar outras formas de resolver as questões, compare as duas, verifique as diferenças e post aqui no Blog. Tenho absoluta certeza de que você irá aprender muito mais assim. Um abração e nos encontramos aqui no Blog do Enem.

EXERCÍCIOS

1 – (Unitau) Dois raios de luz, que se propagam em um meio homogêneo e transparente, interceptam-se em certo ponto. A partir desse ponto, pode-se afirmar que:

a) os raios luminosos cancelam-se.

b) mudam a direção de propagação.

c) continuam propagando-se na mesma direção e sentindo que antes.

d) propagam-se em trajetórias curvas.

e) retornam em sentidos opostos.

2 – (UFRN-2002) Ana Maria, modelo profissional, costuma fazer ensaios fotográficos e participar de desfiles de moda. Em trabalho recente, ela usou um vestido que apresentava cor vermelha quando iluminado pela luz do sol. Ana Maria irá desfilar novamente usando o mesmo vestido. Sabendo-se que a passarela onde Ana Maria vai desfilar será iluminada agora com luz monocromática verde, podemos afirmar que o público perceberá seu vestido como sendo :

a) verde, pois é a cor que incidiu sobre o vestido.

b) preto, porque o vestido só reflete a cor vermelha.

c) de cor entre vermelha e verde devido à mistura das cores.

d) vermelho, pois a cor do vestido independe da radiação incidente.

3 – (FGV-2006) O professor pede aos grupos de estudo que apresentem à classe suas principais conclusões sobre os fundamentos para o desenvolvimento do estudo da Óptica Geométrica.

GRUPO I – Os feixes de luz podem apresentar-se em raios paralelos, convergentes ou divergentes.

GRUPO II – Os fenômenos de reflexão, refração e absorção ocorrem isoladamente e nunca simultaneamente.

GRUPO III – Enquanto num corpo pintado de preto fosco predomina a absorção, em um corpo pintado de branco predomina a difusão.

GRUPO IV – Os raios luminosos se propagam em linha reta nos meios homogêneos e transparentes.

 

São corretas as conclusões dos grupos

a) I e III, apenas.

b) II e IV, apenas.

c) I, III e IV, apenas.

d) II, III e IV, apenas.

e) I, II, III e IV.

4 – (UFRJ-2005)   

Nuvem negra

A astúcia faz com que os polvos não percam tempo diante de um inimigo. Apesar de serem surdos, como todos os membros da família cefalópode, eles enxergam com impressionante nitidez. Seus olhos possuem 50 000 receptores de luz por milímetro quadrado, o que lhes dá uma visão melhor do que a humana.

Os adversários também são reconhecidos pelo olfato. As pontas dos oito tentáculos funcionam como narizes, com células especializadas em captar odores. Provavelmente, o bicho percebe pelo cheiro que o outro animal está liberando hormônios relacionados ao comportamento agressivo. Ou seja, pretende atacá-lo. Então lança uma tinta escura e viscosa para despistar o agressor. E escapa numa velocidade impressionante para um animal aquático.

“SUPER INTERESSANTE”. Ano 10, n. 2. fevereiro 1996. p. 62.

Esse procedimento usado pelos polvos tem por objetivo dificultar a visão de seus inimigos. No entanto esse recurso das cores pode ser usado também com a finalidade de comunicação. Para haver essa comunicação, é necessário, porém, que ocorra o fenômeno físico da

a) refração da luz.

b) absorção da luz.

c) reflexão da luz.

d) indução da luz.

e) dispersão da luz.

5 – (UFMG-2005)  Marília e Dirceu estão em uma praça iluminada por uma única lâmpada. Assinale a alternativa em que estão CORRETAMENTE representados os feixes de luz que permitem a Dirceu ver Marília.

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GABARITO

1 – C              2 – B              3 – C              4 – C               5 – A

 

Os textos e imagens acima, foram elaborados, pelo Professor Wesley Oliveira, para o Blog do ENEM, Wesley é formado em Física, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e em Matemática pela UNISA – Universidade de Santo Amaro – São Paulo. Ministra aulas de Física e Matemática em escolas de São Paulo e da grande Florianópolis desde 2000. Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100011187033321

 

 

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Filosofia no Brasil! Aula de revisão Enem e Vestibular

Posted: 23 Feb 2016 01:11 PM PST

Primeiramente é importante lembrar que há uma legislação específica para a educação, a LDB, Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira.

Nessa lei, está disposto que a filosofia e a sociologia são disciplinas obrigatórias no Ensino Médio, desde que a Lei nº 11.684/08  foi aprovada.

A Lei nº 9.394/96 dispõe:

“Art. 36. O currículo do ensino médio observará o disposto na Seção I deste Capítulo e as seguintes diretrizes:
(…) § 1º Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação serão organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre:
(…) III – domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia necessários ao exercício da cidadania."

E a partir daí, a filosofia e a sociologia começaram a fazer parte do dia a dia dos estudantes do Ensino Médio. Apesar dos estudantes terem acesso aos conteúdos e a história da filosofia, esses na sua maioria, não são de origem brasileira e sim, principalmente,européia.

A filosofia ganhou um destaque maior a partir de 2009, com a presença de duas questões, uma sobre Aristóteles e Tocqueville ( assuntos dos próximos posts) e desde então tem-se feito presente. Geralmente é cobrada de maneira interdisciplinar na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, porém,  no exame de 2012, foram oito questões de natureza filosófica.

Filosofia no Brasil e Enem

E a Filosofia no ENEM?

As questões que envolvem os temas de Filosofia exigem que o candidato tenha conhecimento em relação aos períodos históricos, e qual a importância do fato filosófico para a história da humanidade, assim como seus desdobramentos.

O que saber sobre cada tema:

  • Origem da filosofia, seus principais filósofos e suas teorias;
  • Filosofia antiga: Sócrates, Platão e Aristóteles (concepção de ética e política de cada um)e a lógica;
  • Filosofia medieval: São Tomás de Aquino (relação da fé e da razão).
  • Filosofia moderna: Maquiavel (concepções na política), Thomas Hobbes, John Locke, Jean-Jacques Rousseau (estado de natureza, contrato social e estado de sociedade para cada um deles) Nietzsche, Immanuel Kant, e Sartre ;
  • Filosofia da ciência (Francis Bacon, René Descartes);
  • Filosofia contemporânea: Michel Foucault.

Filósofos no Brasil

 

Filosofia no Brasil

Apesar de não haver um pensamento filosófico genuinamente brasileiro, há sim um grande número de filósofos brasileiro, como: Tobias Barreto, que junto Farias Brito inauguraram a trilha e estabeleceram as bases para o desenvolvimento de uma filosofia brasileira, temos também Bento Prado de Almeida Ferraz Jr., Marilena Chauí, Márcia Tiburi, Mario Sergio Cortella, Oswaldo Giacóia entre outros.

A filosofia conheceu certa popularização no Brasil, pois canais de televisão veicularam programas de filosofia, como o quadro Ser ou Não Ser, com Viviane Mosé, no Fantástico, da Rede Globo. O canal GNT manteve a filósofa Márcia Tiburi (1970-atual) por cinco anos em seu programa Saia Justa.

Aviso aos navegantes…

Filosofar é pensar! A filosofia é antes de tudo, um exercício do pensamento.

E falando em exercício, vamos exercitar um pouco?

Questão 1:Entre os objetivos da Filosofia no ensino médio, inclui-se

A – preencher as lacunas da sociologia, da psicologia e da história conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional.
B – desenvolver o educando com base nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tendo por base o seu pleno desenvolvimento, preparando-o para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
C – entender a filosofia no ensino médio como é entendida pela Lei de Diretrizes e Bases do Ensino Nacional, ou seja, como disciplina obrigatória da educação especial.
D – conceder o grau de Licença de Ensino Médio para a formação de futuros professores de Filosofia.

Questão 2: A respeito da Filosofia como componente da área de Ciências Humanas no currículo do ensino médio, assinale a opção correta.

A – A filosofia deveria ser considerada uma ciência exata pois a lógica, ciência do correto pensar, é parte fundamental da filosofia, e é uma ciência formal, matemática e simbólica.
B – O atual estado do mundo neocapitalista e tecnocrático, que quer resultados positivos, não deixa espaço para as filosofias que encarnam conhecimentos humanos, que são meramente opinativos.
C – O domínio do conhecimento da filosofia, entre outras disciplinas, é necessário, ao final do ensino médio, para o exercício da cidadania.
D – A filosofia é uma ciência humana, pois toda ciência é humana, não havendo nenhuma que queira ser desumana.

Paula Filosofia
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Paula Pille para o Blog  do  Enem. Paula Pille  é  formada  em  Filosofia  pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Filosofia em escolas da  Grande  Florianópolis  desde  2004.  Facebook: https://www.facebook.com/paula.pille.1.

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“História” Astronômica da Terra e o Movimento de Translação – Geografia Enem e Vestibular

Posted: 23 Feb 2016 10:56 AM PST

 

Muita vezes não nos damos conta que existe uma série de aspectos que permitem a nossa existência no planeta Terra.

A história astronômica da Terra demonstra que muita coisa teve acontecer, desde o surgimento do Universo até hoje para que possa haver vida por aqui. Uma prova disso, é o movimento de translação e suas consequências.

Que tal uma viagem espacial? Essa revisão levará para lugares além da Terra e o(a) conduzirá às alturas do desempenho nas questões de Geografia do Enem!

Astronômica da Terra e o Movimento de Translação

Extima-se que há aproximadamente 14 bilhões de anos uma enorme explosão deu origem ao Universo. O que havia antes disso era uma grande massa adensada de matéria que, de repente, foi liberada através dessa explosão que ficou conhecida como 'Big Bang".

A partir daí, surgiram uma série de eventos que foram configurando o Universo que visualizamos, ao menos parcialmente, através do céu.

Toda essa energia e matéria em suspensão foi, ao longo de muitos milhões de anos, desdobrando-se em diversos corpos celeste com características bastante distintas entre si. Dessas, talvez as mais poderosas, são as estrelas que são capazes, através da imensa massa que possuem, de reunir uma série de corpos celestes que orbitam no seu entorno. Essa é a configuração que permitiu que surgissem bilhões de galáxias e, dentro delas, outros tantos sistemas "governados" pelas estrelas.

Dica – Que tal aprender sobre como a Terra é representada nos Mapas? Aprenda mais sobre as formas de representação da Terra.

Mas e o Sol? E a Terra!?

Uma das galáxias formadas foi a Via Láctea, que possui milhões de estrelas. Dentre elas, o Sol. Apesar de toda dependência que há em relação ao "Astro-Rei", comparando-o com outras estrelas, o Sol é relativamente pequeno, tendo a classificação de estrela anã. Pequena ou não, o fato é que no seu entorno, formou-se o Sistema Solar que reúne diversos corpos celestes que orbitam a sua volta.

Entre eles, há nove planetas, que são caracterizados como corpos celestes, sem luz própria que possuem massa suficiente para ter formato esférico e atarem outros corpos celestes devido a seu campo gravitacional. Um dos planetas do Sistema Solar é a Terra.

Mais precisamente, é o terceiro planeta mais distante do Sol e, devido a diminuta massa que possui, há apenas um satélite natural que nos orbita: a Lua. Para se ter uma ideia, Saturno, o segundo maior planeta do Sistema Solar, tem 60 satélites naturais conhecidos.

Extima-se que a formação da Terra se deu há 4,5 bilhões de anos. Sério? Tudo isso?

Como mensurar uma escala de tempo tão longa parece impossível, o astrônomo Carl Sagan (1934-1996) criou o Calendário Cósmico. Ele condensou toda a história do Universo, desde o "Big Bang" até os dias de hoje, em um ano do nosso calendário, com os 365 dias que estamos acostumados. Nesse calendário, considerou-se que o primeiro segundo do ano foi a grande explosão.

Pra se ter uma ideia do quão lento foi todo esse processo, segundo o Calendário Cósmico, a Via Láctea, galáxia na qual o Sistema Solar está inserido, surge apenas em março; o Sol e os planetas, apenas em agosto. Ou seja, a Terra, como se conhece atualmente, é bastante recente.

Interessante, não é?

O fato é que apenas muito recentemente que produziu-se maior conhecimento sobre os mistérios que se escondem no que está além do céu que vemos todo dia. A tecnologia permitiu ao Homem ter mais informações e até imagens do Universo, incluindo a possibilidade de conhecer a superfície e/ou composição dos demais astros que compõem a imensidão que está além do nosso planeta.

Via Láctea
A Via-Láctea

Calendário Cósmico
Calendário Cósmico

Então, gostou da história do nosso planeta? Fascinante,não é!? Então, para ficar complementar o conteúdo e finalizar sua revisão, veja esta super videoaula!

 

Agora, que tal você testar seus conhecimentos?

1) Convencionou-se no meio científico que a origem do Universo se deu a aproximadamente 14 bilhões de anos através de uma grande explosão.

Essa grande explosão é chamada de:

a) Boom.
b) Fogo original.
c) Gênese.
d) Big Bang.
e) Big Crash.

2)Assinale a alternativa que reúne apenas características do Sistema Solar.

a) Possui mais de umas centena de planetas.
b) Possui apenas um planeta que possui água .
c) Entre os astros nele contidos estão planetas, meteoros, cometas e satélites.
d) É regido por uma das maiores estrelas que se tem conhecimento.
e) 11 planetas orbitam o Sol.

GABARITO

1 – D
2 – C

Este artigo foi escrito por Douglas de Barros Oliveira .Douglas é professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina,  com 12 anos de experiência na docência e especialista em tecnologia na aprendizagem.

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Histórico da Química orgânica – Revisão para o Enem e Vestibular

Posted: 23 Feb 2016 06:01 AM PST

As propriedades de alguns compostos orgânicos são conhecidas desde antes de Cristo. É o caso do sabão de cinzas, do álcool obtido por fermentação de alguns corantes extraídos da natureza.

No entanto, procedimentos semelhantes aos da Química Orgânica atual começaram a se executados apenas e fins do século XVIII e início do século XIX. Nessa época conheciam-se poucos compostos orgânicos em estado puro.

Dica 1– Saiba o que mais cai em Química nos Vestibulares no Enem.

Vamos então conhecer os "heróis" da química orgânica?

Em 1777 Torbern Olof Bergman dividiu a química orgânica em:

Orgânica: que estuda compostos obtidos diretamente dos seres vivos,

Inorgânica: que estuda os compostos de origem mineral.

Torbern Olof Bergman - Química Orgânica
Torbern Olof Bergman

Jons Jacob Berzelius em 1815 isolou pela primeira vez os elementos silício (1823), zircônio (1824) e titânio (1825). Formulou a teoria da força vital, segundo o qual somente os seres vivos são capazes de produzir compostos orgânicos.

Jons Jacob Berzelius - Química Orgânica
Jons Jacob Berzelius

Reforce seu estudo descontraindo-se! Assista a uma animação que conta todo histórico da química orgânica e tire de letra esse assunto na prova do Enem e dos vestibulares.

 

 

Em 1828, após várias tentativas, um dos discípulos de Berzelius, mais precisamente Friedrich Wöhler, conseguiu por acaso obter uma substância encontrada na urina e no sangue, conhecida pelo nome de uréia.

Friedrich Wöhler
Friedrich Wöhler

Ele obteve essa substância a partir do cianato de amônio (composto inorgânico) começando assim a queda da teoria da força vital. A partir daí, surgiu a ideia de que os compostos orgânicos podiam ser sintetizados sem a participação direta dos seres vivos.

Ureia - Química orgânica

Em 1866 Marcellin Pierre Eugene Berthelot obteve por aquecimento a polimerização do acetileno em benzeno, derrubando totalmente a teoria da força vital.

Marcellin Pierre Eugene Berthelot
Marcellin Pierre Eugene Berthelot

Freedrich August Kakulé concluiu que o conceito de química orgânica proposto por Bergman era inadequado e propôs uma nova definição, a qual é aceita até hoje: a de que a química orgânica é a parte da química que estuda os compostos de carbono.

Freedrich August Kakulé
Freedrich August Kakulé

Antoine-Laurent de Lavoisier deu uma contribuição importante para a química orgânica ao observar que eram também encontrados nos compostos orgânicos, além do carbono, os elementos hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, chamados de organógenos (geradores de organismos vivos).

Antoine-Laurent de Lavoisier
Antoine-Laurent de Lavoisier

Dica 3 – Reveja também outro assunto bastante cobrado nas provas do Enem e dos vestibulares que é a história do modelo atômico.

Você consegue resolver este exercício? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

(UFRGS RS) A síntese da ureia a partir de cianato de amônio, segundo a equação

Equação - Química Orgânica

desenvolvida por Wöhler, em 1828, foi um marco na história da Química porque:

a)     provou a possibilidade de se sintetizarem compostos orgânicos a partir de inorgânicos.
b)     foi a primeira síntese realizada em laboratório.
c)     demonstrou que os compostos iônicos geram substâncias moleculares quando aquecidos.
d)     se trata do primeiro caso de equilíbrio químico homogêneo descoberto.
e)     provou que o sal de amônio possui estrutura interna covalente.

Resposta: a

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

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