Blog do Enem: simplificado como deve ser |
- Mosquitos Transgênicos: nova arma de combate à dengue e ao Zika vírus. Cai em Biologia e Atualidades no Enem!
- Biologia Enem – Introdução à fotossíntese. Revise os cloroplastos!
- Biologia Enem – Mitocôndrias, DNA mitocondrial e endossimbiose
Posted: 02 Feb 2016 03:45 PM PST Aedes aegypti – está aí um danado de um mosquito que tem feito milhares de vítimas em nosso país. Transmissor da dengue e do Zika vírus, o Aedes não para de se proliferar nas terras tupiniquins aumentando os casos de doenças a cada ano.Para combatê-lo, os cientistas bolaram uma nova arma: mosquitos transgênicos, prontos para namorar as fêmeas comuns e produzirem filhotes incapazes de chegarem à vida adulta. Saiba mais como a transgenia pode atuar contra a dengue aqui com o Blog do Enem! É conteúdo de genética nas questões de Biologia. E vale como proposta de Tema de Redação também, dentro de Atualidades. A linhagem OX513A de mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados foi criada em um laboratório da Universidade de Oxford, na Inglaterra, em 2002. Esta linhagem contém mosquitos praticamente idênticos aos mosquitos "selvagens", exceto por dois genes transgênicos (ou seja, inseridos/modificados pelo homem): um deles faz com que as larvas brilhem sob uma luz especial (para que os cientistas possam identificá-las) e o outro mata os filhotes antes que cheguem a idade adulta e possam se reproduzir. E é neste segundo gene que está o "pulo do gato" desta técnica: quando os mosquitos machos transgênicos se reproduzem com as fêmeas "silvestres", estas produzem filhotes defeituosos que não irão se reproduzir, assim, ao longo do tempo, a espécie tende a se extinguir. Sem vetor, sem transmissão, sem dengue e sem Zika vírus. A Tragédia da MicrocefaliaO final do ano de 2015 e o começo de 2016 ficaram marcados na história do Brasil pela tragédia da expansão em escala nunca vista no mundo de casos de bebês nascidos com Microcefalia. E, pior ainda, com associação às gestantes que tiveram a virose do Zika vírus durante a gravidez. Veja aqui uma aula completa da professora e bióloga Juliana Evelyn Santos sobre a Microcefalia e a relação com o Zika vírus. Em apenas um semestre, de 2015 para o começo de 2016, o número de casos de Microcefalia saltou de 700 para mais de 4 mil no Brasil. Uma tragédia. Veja aqui resumo completo sobre Microcefalia e Zika vírus. Mosquito Transgênico pode combater o vetorDica 1: O que e Transgênico? Que bicho é esse? Para saber mais sobre os organismos geneticamente modificados, veja este super post com dicas da professora Juliana Evelyn dos Santos e uma divertida aula do professor Paulo Jubilut. Para produzir os mosquitos transgênicos, os dois genes são injetados em ovos de Aedes aegypti comum. Assim, os ovos chocam e os mosquitos geneticamente modificados nascem (parece simples, mas a tecnologia é avançada e patenteada por uma empresa). Após vários testes (inclusive no Brasil, no interior da Bahia, onde os mosquitos transgênicos foram soltos, a população de Aedes teve uma redução de mais de 90%), a universidade de Oxford criou uma empresa, a Oxitec, para explorar a tecnologia e produzir mosquitinho geneticamente modificado em larga escala. No Brasil, a Oxitec se instalou em Campinas, São Paulo, e tem uma fábrica capaz de produzir milhares de mosquitos todas as semanas. Neste dia 30 de abril de 2015, a primeira soltura "comercial" do mosquito foi feita em Piracicaba, no interior de São Paulo. A prefeitura pagou cerca de R$150.000,00 pelo projeto poderá durar dez meses. No primeiro mês serão soltos cerca de 800 mil mosquitos por semana, número que irá diminuir gradualmente. Por que são soltos apenas mosquitos machos? Os machos de Aedes aegypti não sugam sangue humano, eles são herbívoros e se alimentam apenas de seiva de planta. Somente a fêmea suga sangue, pois este nutritivo alimento ajuda na maturação dos ovos. Por isso, as fêmeas são separadas dos machos durante a produção (com cerca de 0,2% de erro) e mantidas em laboratório – parte é morta e a outra parte é utilizada para produzir novos mosquitos. Dica 2: Revise a transmissão da dengue e seus sintomas! Para isso veja este super post. Quais são as desvantagens do método? Sempre que pensamos em transgênicos é preciso ter cuidado. Estudos mostram que as várias variedades de plantas transgênicas (como a soja e o milho) largamente utilizadas têm gerado desequilíbrios ecológicos. Isto poderia ocorrer também com estes mosquitos. No Brasil, o Aedes aegypti é um mosquito exótico (de origem asiática) e virou praga. Portanto sua extinção em nosso país não é um problema por si só. O problema de extingui-lo em nosso país é abrir espaço em seu nicho para outros mosquitos transmissores de diversas doenças ou até mesmo outros que transmitam a dengue – como o Aedes albopictus. Porém, talvez o principal problema do uso desse mosquito seja o preço – nada barato – da utilização dessa técnica e a patente pertencente a uma única empresa. Segundo especialistas, seria muito mais fácil investir mais em pesquisas relativas à vacinas do que em mosquitos transgênicos. E aí, conseguiu aprender um pouco mais sobre a dengue? Então, para aprender um pouco mais sobre os mosquitos modificados, veja este vídeo produzido pela Oxitec que explica todo o processo de produção: Dica 3: Ficou curioso em relação ao mosquito transgênico? Então leia também esta interessante reportagem do site Planeta Sustentável: Dica 4: Saiba mais sobre o Zika Vírus, doença também transmitida pelo Aedes Aegypti. Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos. O post Mosquitos Transgênicos: nova arma de combate à dengue e ao Zika vírus. Cai em Biologia e Atualidades no Enem! apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Biologia Enem – Introdução à fotossíntese. Revise os cloroplastos! Posted: 02 Feb 2016 01:57 PM PST Biologia Enem: A fotossíntese é um processo essencial para o desenvolvimento dos vegetais e de todos os demais seres vivos – afinal, as plantas e outros seres vivos fotossintéticos são bases da maioria das cadeias alimentares. Isto se deve ao fato de que os autótrofos clorofilados são capazes de sintetizar moléculas orgânicas a partir de substâncias inorgânicas e energia luminosa.Para simplificar essa ideia, podemos dizer (como a sua "tia" lá do primário dizia) que os seres fotossintéticos são capazes de "produzir seu próprio alimento". Mas, como isso ocorre? Que estruturas celulares possibilitam esta produção de alimento? Saiba tudo sobre os cloroplastos com este super post e gabarite as questões de Biologia do Enem e dos vestibulares! A fotossíntese é realizada pelos seres autótrofos clorofilados, como as cianobactérias, alguns protistas e os seres vivos do Reino Plantae. Nos seres vivos procariontes, como as cianobactérias, a fotossíntese ocorre no hialoplasma (citoplasma), uma vez que estes seres vivos não possuem organelas membranosas. Nos eucariontes, a fotossíntese ocorrerá no interior de organelas especializadas neste processo – os cloroplastos. Figura 1: Arte esquemática demonstrando um cloroplasto em uma célula eucarionte. Créditos da imagem: RUSSELL KIGHTLEY / SCIENCE PHOTO LIBRARY Nos vegetais, os cloroplastos estão presentes principalmente nas células dos parênquimas clorofilianos, localizados nas folhas e caules jovens. Os cloroplastos são organelas que possuem em seu interior a clorofila. A clorofila é um pigmento verde (que dá a cor verde aos vegetais), formada por uma cadeia longa de álcool ligada a cadeias de carbono e nitrogênio com um átomo de magnésio no meio. Por serem coloridas, estas organelas capazes de capturar energia luminosa são chamadas de cromoplastos (existem também plastos que não possuem cor, como os amiloplastos que reservam amido e são considerados como leucoplastos). Por isso, é nas células que contém cloroplastos que ocorre a fotossíntese, uma vez que esta organela é capaz de realizar uma reação química onde a energia luminosa (geralmente proveniente do Sol) é transformada em energia química (energia de ligação entre átomos) na forma de glicose. Os cloroplastos são organelas relativamente "grandes" (possuem entre 4 e 7 µm), tanto que é possível visualizá-los facilmente ao microscópio óptico. Figura 2: Fotomicrografia de células vegetais vistas ao microscópio óptico. Nesta imagem é possível visualizar os cloroplastos destas células vegetais – eles são as bolinhas verdes que vemos no interior das células. Crédito da imagem: JOHN DURHAM / SCIENCE PHOTO LIBRARY Quando observados ao microscópio óptico, podemos ver que os cloroplastos são compostos por uma membrana dupla. Em seu interior, é possível visualizar uma rede de membranas lamelares, formando estruturas parecidas com saquinhos ou moedinhas. Dentro destas lamelas localizam-se a clorofila e outros pigmentos. Estas moedinhas ou vesículas achatadas são chamadas de tilacoides (thýlakos = saco). Os tilacoides ficam empilhados, formando o que chamamos de granum (o plural é grana). Entre os tilacoides encontramos um gel, semelhante ao citoplasma. Esta matriz é chamada de estroma e é nela que encontramos várias das enzimas que participam da fotossíntese. Figura 3: Fotomicrografia do interior de um cloroplasto feita com microscópio eletrônico de transmissão. Nesta imagem podemos notar estas "listrinhas" que correspondem a várias pilhas de tilacoides (granum). Créditos da imagem: DR KENNETH R. MILLER / SCIENCE PHOTO LIBRARY Figura 4: Esquema demonstrando a estrutura de um cloroplasto. Créditos da imagem: Encyclopaedia Britannica, Inc Os cloroplastos, assim como as mitocôndrias, possuem equipamentos próprios para a síntese de proteínas (DNA, RNA e ribossomos). Dessa maneira, os cloroplastos são organelas capazes de se autoduplicar. Segundo a teoria da endossimbiose, a presença de DNA próprio indica que, no passado, os cloroplastos eram cianobatérias que foram fagocitadas por células maiores passando a viver em simbiose com elas. Para finalizar sua revisão, que tal ver uma super videoaula? Então veja este vídeo do canal Me Salva!, do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=FqG_cYPDWHwAgora que você já sabe tudo sobre os cloroplastos, vamos testar seus conhecimentos? 01 – (UDESC SC/2014) Analise as proposições quanto às características dos cloroplastos presentes na célula vegetal, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa. ( ) Os cloroplastos são organelas constituídas por duas membranas e possuem DNA próprio. ( ) Os cloroplastos não possuem um DNA próprio, mas apresentam RNAs e ribossomos para a síntese protéica. ( ) O estroma é a matriz do cloroplasto, onde são encontradas várias enzimas que participam da fotossíntese. ( ) Os tilacóides são vesículas achatadas que contêm os pigmentos que absorvem energia luminosa. ( ) O O granum está presente nos vacúolos do estroma e participa da fase escura da fotossíntese. Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo. a) V – V – F – F – F b) F – V – F – F – V c) F – F – V – F – V d) V – F – V – V – F e) F – F – V – V – F
Gab: D
02 – (IFSP/2013) Abaixo está esquematizada uma célula vegetal. (3dbiology.pbworks.com/w/page/3719423/Plants%20Graphics
Sabendo-se que a estrutura 1 corresponde ao cloroplasto e a estrutura 2 à mitocôndria, assinale entre as afirmativas abaixo a que está correta. a) Os cloroplastos são exclusivos de seres eucariontes que realizam fotossíntese, enquanto as mitocôndrias são encontradas nos seres eucariontes em geral. b) Cloroplastos captam oxigênio do meio para quebra da molécula de glicose com liberação de energia para a atividade celular. c) As mitocôndrias contém o pigmento clorofila capaz de captar energia luminosa, para a realização da fotossíntese, que ocorre no interior de suas cristas. d) As duas estruturas são encontradas em células eucarióticas de praticamente todos os seres vivos, exceto os organismos pertencentes ao grupo das algas. e) As mitocôndrias realizam um processo vital de transformação de energia luminosa em energia química, que é armazenada em moléculas orgânicas.
Gab: A
03 – (UNCISAL AL/2011) A figura dada representa uma célula ______ e as estruturas indicadas pelas setas 1 e 2 são: ______ e ______ . A alternativa que completa, correta e respectivamente, a frase é: a) animal … mitocôndria … núcleo b) vegetal … cloroplasto … vacúolo c) vegetal … mitocôndria … vacúolo d) animal … cloroplasto … núcleo e) vegetal … cloroplasto … núcleo
Gab: B
04 – (UFOP MG/2010) As células eucariotas animais e vegetais apresentam várias características em comum, como a presença de organelas membranosas e núcleo limitado pelo envoltório nuclear. Entretanto, quando comparamos essas células, encontramos também algumas diferenças. Sobre essas diferenças, assinale a alternativa CORRETA: a) O vacúolo citoplasmático das células vegetais contém água e enzimas, sendo semelhante aos lisossomos das células animais. b) Os cloroplastos realizam a fotossíntese e produzem toda a energia da célula vegetal, uma vez que essa célula, diferentemente da dos animais, não apresenta mitocôndrias. c) As células vegetais apresentam citoplasma periférico e bastante reduzido, por isso não apresentam organelas volumosas, como o complexo de Golgi. d) A parede celular confere resistência mecânica às células vegetais e substitui a membrana plasmática das células animais.
Gab: A
05 – (UEMS/2008) Organela de célula vegetal, que produz moléculas orgânicas, principalmente glicose, e serve de combustível para as mitocôndrias de todos os organismos que se alimentam, direta ou indiretamente, das plantas: a) Cloroplasto b) Centríolo c) Estômato d) Ribossomo e) Aparelho de Golgi
Gab: A
06 – (UEMS/2008) Qual alternativa apresenta características exclusivas de Células Eucariontes Vegetais? a) Cloroplastos, Parede Celular e Vacúolo Central b) Mitocondria, Vacúolo Central e Lisossomos c) Cloroplastos, Carioteca e Nucléolo d) Parede Celular, Aparelho de Golgi e Centríolos e) Vacúolo Central, Citoplasma e Retículo Endoplamático
Gab: A
07 – (UFAM/2004) Marque a alternativa correta. Quais são os principais tipos de plastídeos presentes em células vegetais que contém os pigmentos necessários à realização de fotossíntese (clorofila e carotenóides) a) centríolos b) lisossomos c) mitocôndrias d) vacúolos e) Cloroplastos
Gab: E
08 – (UFJF MG/2000) Assinale a alternativa que apresenta SOMENTE organelas encontradas em células vegetais: a) lisossomos, complexo de Golgi e cloroplastos; b) cloroplastos, mitocôndrias e vacúolos; c) cloroplastos, amiloplastos e cromoplastos; d) lisossomos, peroxissomos e mitocôndrias.
Gab: C
09 – (Univ. Potiguar RN/1999) Num vegetal, a síntese de carboidratos a partir de substâncias inorgânicas ocorre: a) no complexo de Golgi b) nos cloroplastos c) nos lisossomos d) no retículo endoplasmático
Gab: B Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos. O post Biologia Enem – Introdução à fotossíntese. Revise os cloroplastos! apareceu primeiro em Blog do Enem. |
Biologia Enem – Mitocôndrias, DNA mitocondrial e endossimbiose Posted: 02 Feb 2016 12:43 PM PST Biologia Enem: Todas as células de todos os seres vivos precisam de energia para viver. Para isso, cada ser vivo precisa obter moléculas orgânicas, sejam eles autótrofos (que realizam fotossíntese, ou quimiossíntese) ou heterótrofos (ingerindo ou absorvendo outros seres vivos).Para que a energia química presente nestas moléculas orgânicas seja liberada para o uso da célula, é necessário que ocorram processos de quebra destas moléculas para a obtenção de ATPs (as moedas energéticas das células). Nos seres vivos aeróbios, este quebra se dá através da respiração celular. Nos seres eucariontes, há uma organela específica para a realização da respiração celular: a mitocôndria. Você conhece a estrutura das mitocôndrias? Sabia que elas têm DNA próprio? Conhece a hipótese da endossimbiose? Não? Então vem com a gente revisar as mitocôndrias para arrasar nas questões de Biologia do Enem e dos vestibulares! As mitocôndrias são consideradas as "usinas de produção de energia das células". No interior de cada mitocôndria ocorrem duas das três etapas da respiração celular: o ciclo de Krebs e a cadeia respiratória. As mitocôndrias são pequenas organelas na forma de grãos alongados que podem medir até 2 µm de diâmetro e 10 µm de comprimento. Quando são observadas ao microscópio eletrônico, podemos notar que as mitocôndrias possuem duas membranas semelhantes à membrana plasmática (uma membrana interna e outra externa). A membrana interna da mitocôndria forma uma série de dobras e septos, que se assemelham à uma crista de galo e por isso mesmo são chamadas de cristas mitocondriais. Figura 1: Desenho esquemático de uma mitocôndria A membrana interna contém uma série de enzimas e de transportadores de elétrons que irão participar da fase final da respiração celular: a cadeia respiratória. Como as cristas mitocondriais possuem várias voltinhas, há um aumento considerável da área dessa membrana interna e, assim, uma maior quantidade de enzimas respiratórias, sem um aumento do tamanho da organela. Entre as duas membranas e internamente às cristas mitocondriais há um material que se assemelha a um gel, como o citoplasma, e é chamado de matriz mitocondrial. Na matriz mitocondrial há também DNA, RNA e ribossomos. Isso quer dizer que a mitocôndrias possuem "maquinaria" própria para a síntese de proteínas e de algumas enzimas que atuam na respiração celular (algumas dessas enzimas são também produzidas pelos genes do núcleo da célula). O DNA mitocondrial permite também a autoduplicação da mitocôndria e, consequentemente, sua multiplicação quando necessário. Figura 2: Fotomicrografia de uma mitocôndria feita com um microscópio eletrônico de transmissão Fique atento (a) a um último detalhe: normalmente células que utilizam mais energia possuem maior número de mitocôndrias, como células musculares e neurônios. Figura 3: Fotomicrografia do interior de uma célula muscular feita com microscópio eletrônico de varredura e colorida artificialmente. Em azul podemos ver as miofibrilas da célula muscular e, em laranja, uma enorme quantidade de mitocôndrias. Hipótese da endossimbiose: Acredita-se que as mitocôndrias tenham surgido há cerca de 2 bilhões de anos, quando bactérias foram fagocitadas por células maiores e, tendo escapado de dos mecanismos de digestão, passaram a viver dentro delas. Estas bactérias seriam capazes de realizar respiração aeróbia, ao contrário das células que as abrigaram, que provavelmente só realizavam fermentação. Como a respiração aeróbia é muito mais rentável do que a fermentação, as células hospedeiras passaram a contar com uma maior quantidade de energia. Processo semelhante ocorreu com os cloroplastos, que provavelmente eram bactérias fotossintetizantes ancestrais. Figura 4:Ilustração representando a teoria da endossimbiose DNA mitocondrial e investigação da hereditariedade: Quando ocorre a fecundação, o espermatozoide "doa" ao óvulo apenas seu núcleo. Sendo assim, as demais organelas presentes no zigoto são herdadas do óvulo, ou seja, da "mãe" do indivíduo. Como não há mistura genética no DNA mitocondrial, é muito mais fácil estabelecer uma linhagem genética através desse material genético. Há estudos, por exemplo, que tentam rastrear os primeiros seres humanos através do DNA mitocondrial. Para saber mais sobre isso, veja esta interessante reportagem da revista Galileu: http://galileu.globo.com/edic/116/rep_genetica.htmPara finalizar sua revisão, veja esta super videoaula do canal Me Salva!, do youtube: https://www.youtube.com/watch?v=FqG_cYPDWHwAgora que você já sabe tudo sobre mitocôndrias, que tal testar seus conhecimentos? 01 – (UNISA SP/2014) As figuras representam a teoria da endossimbiose. Essa teoria explica a origem de determinados tipos celulares a partir de células mais simples, bem como o surgimento de mitocôndrias e cloroplastos. Processo A Processo B (Bruce Alberts et al. Biologia Molecular da Célula, 2004.) Segundo a teoria da endossimbiose e os processos representados, é correto afirmar que a) a célula resultante do processo A é ancestral da célula resultante do processo B e, portanto, é ancestral das plantas atuais. b) a presença de parede celular envolvendo mitocôndrias e cloroplastos confirma a teoria. c) o processo B representa a origem das células de algas e fungos. d) a relação estabelecida entre as bactérias e as células eucariontes representadas nas imagens foi de parasitismo. e) os processos A e B permitiram a formação de seres autótrofos e heterótrofos, respectivamente.
Gab: A
02 – (FGV/2013) Observe a figura que ilustra uma possível explicação, formulada pela pesquisadora Lynn Margulis, em 1981, para o processo de evolução das células eucariontes a partir de um ancestral procarionte. (www.cientic.com/tema_classif_img3.html) De acordo com a pesquisadora, o processo evolutivo celular teria ocorrido em função a) da internalização de organelas membranosas, tais como o lisossomo e o complexo de golgi, a partir da simbiose com procariontes. b) do surgimento do núcleo celular a partir da incorporação de organismos primitivos procariontes semelhantes às bactérias. c) do desenvolvimento de organelas membranosas, tais como mitocôndrias e cloroplastos, a partir de invaginações da membrana celular. d) da fagocitose de procariontes aeróbios e fotossintetizantes, originando os eucariontes autótrofos e heterótrofos, respectivamente. e) da formação de membranas internas e, posteriormente, da endossimbiose de ancestrais das mitocôndrias e dos cloroplastos.
Gab: E
03 – (PUC RJ/2013) Lynn Margulis, na sua Teoria Endossimbiótica, propôs que algumas organelas celulares das células eucarióticas tenham- se originado da associação simbiótica com células procarióticas. Essas organelas são:
a) mitocôndrias e complexo de Golgi. b) lisossomos e mitocôndrias. c) mitocôndrias e cloroplastos. d) centríolos e cloroplastos. e) lisossomos e complexo de Golgi.
Gab: C
04 – (UEFS BA/2012) A figura representa, de forma esquemática, processos coevolutivos existentes entre diferentes seres ao longo da evolução da célula eucariótica. AMABIS, J.L.; MARTHO, G.R., Biologia da célula. A respeito desse tema, é correto afirmar: a) Relações de endossimbiose deram origem a toda diversidade de organelas existente no ambiente citoplasmático da célula eucariótica. b) A primeira endossimbiose representada foi responsável pelo aumento da eficiência da célula de padrão eucarionte, na obtenção de energia, a partir da oxidação de compostos orgânicos. c) As relações de endossimbiose aumentaram o nível de dependência parasitária dos seres fagocitados e não digeridos pelos seres de padrão eucarionte. d) O advento da fotossíntese no mundo vivo ocorreu a partir da união de uma cianobactéria ancestral com uma célula eucariótica aeróbia primitiva. e) Fragmentos de membrana presentes no citoplasma estabeleceram as condições adequadas para a formação dos primeiros cloroplastos e mitocôndrias.
Gab: B
05 – (UFG/2012) Leia o texto a seguir. A teoria endossimbiótica, proposta pela bióloga Lynn Margulis, indica que os primeiros eucariontes eram organismos anaeróbios, heterotróficos e que se alimentavam fagocitando bactérias aeróbicas e fotossintetizantes. Essas bactérias fagocitadas pelos eucariontes simples teriam mantido com eles relação simbiótica harmônica e, com o tempo, passaram a constituir um só organismo. Essa teoria tem nos cloroplastos e mitocôndrias elementos-base de sua evidência, porque essas organelas apresentam a) membrana dupla: a interna seria da bactéria fagocitada e a externa, do envoltório da célula eucarionte. b) reprodução por brotamento, característica também encontrada nas bactérias fagocitadas. c) RNA circular compatível com o que existe no núcleo das células eucariontes. d) cinetoplastos, que foram incorporados às células eucariontes. e) carapaça de proteína transferida para as células eucariontes.
Gab: A
06 – (UEL PR/2014) Pode-se considerar a organização e o funcionamento de uma célula eucarionte animal de modo análogo ao que ocorre em uma cidade. Desse modo, a membrana plasmática seria o perímetro urbano e o citoplasma, com suas organelas, o espaço urbano. Algumas dessas similaridades funcionais entre a cidade e a célula corresponderiam às vias públicas como sendo o retículo endoplasmático, para o transporte e a distribuição de mercadorias; os supermercados como sendo o complexo de Golgi, responsável pelo armazenamento de mercadorias, e a companhia elétrica como sendo as mitocôndrias, que correspondem à usina de força da cidade. Pode-se, ainda, considerar que a molécula de adenosina tri-fosfato (ATP) seja a moeda circulante para o comércio de mercadorias. Assinale a alternativa que justifica, corretamente, a analogia descrita para as mitocôndrias. a) Absorção de energia luminosa utilizada na produção de ATP. b) Armazenamento de ATP produzido da energia de substâncias inorgânicas. c) Armazenamento de ATP produzido na digestão dos alimentos. d) Produção de ATP a partir da oxidação de substâncias orgânicas. e) Produção de ATP a partir da síntese de amido e glicogênio.
Gab: D
07 – (UECE/2013) Analise as seguintes afirmações sobre as organelas celulares, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas: ( ) O retículo endoplasmático é formado a partir da invaginação da membrana plasmática, e está relacionado com a produção de proteínas e lipídios. ( ) As enzimas dos lisossomos podem digerir componentes de uma célula, transformando um tipo celular em outro, como uma forma bastante eficiente e econômica de reaproveitamento de matéria orgânica. ( ) Os ribossomos são organelas formadas por duas subunidades do mesmo tamanho, responsáveis pela síntese de lipídios. ( ) Nas mitocôndrias, durante o processo de respiração aeróbia, ocorrem as seguintes reações determinantes: o Ciclo de Krebs nas cristas mitocondriais e a Cadeia Respiratória na matriz mitocondrial.
A sequência correta, de cima para baixo, é: a) V, F, F, V. b) F, V, V, F. c) V, V, F, F. d) F, F, V, V.
Gab: C
08 – (UEM PR/2013) A célula viva é um mundo microscópico em que ocorre intensa atividade bioquímica. Sobre as organelas e as estruturas celulares, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01. O Complexo de Golgi é responsável pelo processo de secreção celular onde ocorre produção e eliminação de substâncias que atuarão no ambiente extracelular. 02. As proteínas da matriz extracelular de um tecido são sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso. 04. No citosol (hialoplasma) de uma célula procariótica, encontra-se o citoesqueleto, responsável pelo processo de divisão celular. 08. A análise de DNA mitocondrial, quando aplicada para testes de identificação de parentesco, traça a linhagem paterna de uma pessoa. 16. A função heterofágica realizada pelos peroxissomos ocorre no dia a dia em toda a célula e permite eliminar partes desgastadas pelo uso, atuando no processo de rejuvenescimento celular.
Gab: 03
09 – (PUC RJ/2013) O cianureto é um veneno que mata em poucos minutos, sendo utilizado na condenação à morte na câmara de gás. Ele combina-se de forma irreversível com pelo menos uma molécula envolvida na produção de ATP. Assim, ao se analisar uma célula de uma pessoa que tenha sido exposta ao cianureto, a maior parte do veneno será encontrada dentro de: a) retículo endoplasmático. b) peroxissomos. c) lisossomos. d) mitocôndria. e) complexo de Golgi.
Gab: D
10 – (UFRN/2013) As organelas que estão distribuídas no citoplasma são fundamentais para o funcionamento e para a adaptação das células em suas funções. Tanto maratonistas (corredores de prova de longa distância) quanto insetos voadores, como as abelhas, que sustentam o batimento de suas asas durante muito tempo, possuem uma taxa metabólica elevada em suas células musculares. As células musculares de maratonistas e de insetos voadores contêm grande quantidade de a) vacúolo, que armazena Ca+2 para a contração muscular. b) complexo golgiense, que secreta enzimas para sintetizar hormônios. c) lisossomo, que faz autofagia para eliminar partes desgastadas das células musculares. d) mitocôndria, que fornece energia para a contração muscular.
Gab: D
11 – (UFPE/UFRPE/2013) A micrografia acima é de uma organela celular encontrada em grande quantidade em células que possuem alto gasto energético. Acerca dessa organela, analise as afirmações a seguir. 00. Trata-se de uma organela essencial ao processo de fotossíntese. 01. É uma organela que está associada ao processo de respiração celular. 02. É nessa estrutura que ocorre a síntese de ATP. 03. A função dessa organela é a síntese de glicose, fonte principal de energia. 04. É nessa organela que ocorre o ciclo de Krebs.
Gab: FVVFV
12 – (UDESC SC/2012) Observe o esquema abaixo: Assinale a alternativa correta quanto à morfologia e fisiologia da estrutura interna (organela) de uma célula animal, que se encontra partida ao meio, permitindo a sua visualização interna. a) O esquema se refere à mitocôndria, que é responsável pela fermentação celular; a mitocôndria utiliza o ribossomo e a matriz para realizar a glicólise. b) O esquema se refere à mitocôndria, que é responsável pela digestão celular. Para realizar essa função, ocorre o processo de cadeia respiratória em sua membrana externa. c) O esquema se refere ao peroxissoma, que é responsável pela reação de oxidação de moléculas orgânicas e que utiliza sua membrana externa para realizar essa função. d) O esquema se refere ao complexo de Golgi, que é responsável pela conversão da acetil-CoA com o ácido oxalacético, existente na matriz e forma o ácido cítrico. e) O esquema se refere à mitocôndria, que é responsável por algumas etapas da respiração celular. Na matriz ocorre o ciclo de Krebs, e na membrana interna ocorre a cadeia respiratória.
Gab: E
TEXTO: 1 – Comum à questão: 13 Como a simbiose, o sexo é uma questão de incorporação. O sexo pode ser compreendido como um acaso especial de simbiose cíclica: tanto o sexo (óvulos fecundados, os zigotos) como a simbiose, surgindo a partir de parceiros simbióticos, geram novos seres. O ato de acasalamento em geral é breve. Em incorporações de plantas e de animais, o novo ser é relativamente duradouro em relação ao próprio momento de acasalamento. Mas a simbiose celular é um nível de fusão mais profundo, mais permanente e singular. Nas grandes simbioses celulares, aquelas do momento evolutivo que gerou as organelas, o ato de acasalamento é, em termos práticos, eterno. (MARGULIS, 2001, p. 100).
13 – (UEFS BA/2012) A ciência perdeu nesta semana a mulher que ajudou a mostrar como pessoas, árvores e outros seres vivos complexos são criaturas híbridas, tão improváveis quanto centauros ou sereias. Durante toda a sua carreira científica, Lynn Margulis foi a principal defensora da teoria da simbiogênese, a ideia de que grandes transições da evolução envolveram a fusão de dois ou mais seres vivos completamente diferentes — daí a analogia com centauros. (LOPES, 2011).
LOPES, Reinaldo José. Folha de S. Paulo. Ciência e Saúde. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1011298-biologa- que-propos-celula-mestica-morre-aos-73- anos.shtml>. Acesso em: 24 nov. 2011.
Em relação à hipótese de endossimbiose sequencial (SET), proposta pela pesquisadora Lynn Margulis, é correto afirmar:
a) A relação de endossimbiose que deu origem ao cloroplasto deve ter se estabelecido primeiro na história da vida preparando um ambiente oxidativo que permitisse o estabelecimento da respiração aeróbia realizado pelas mitocôndrias geradas em uma endossimbiose posterior. b) Apesar de as relações de simbiose serem prejudiciais aos seus hospedeiros, as vantagens do estabelecimento da respiração celular e da fotossíntese no grupo dos eucariontes pelos procariontes parasitas favoreceram a evolução do grupo. c) O sucesso evolutivo do grupo dos eucariontes está intimamente ligado à evolução endossimbiótica de uma estrutura que aumentou a eficiência na obtenção de energia a partir de processos oxidativos. d) O advento da endossimbiose com cianobactérias ancestrais estabeleceu um novo grupo dentro do padrão eucarionte detentor da capacidade quimioautótrofa de fixação de energia em compostos orgânicos. e) A fusão de dois ou mais seres vivos com o mesmo padrão de organização celular impulsionou a evolução da vida para uma hibridização favorável a uma melhor adaptação às exigências do ambiente.
Gab: C Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos. O post Biologia Enem – Mitocôndrias, DNA mitocondrial e endossimbiose apareceu primeiro em Blog do Enem. |
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