quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Biologia Enem: A quantidade de luz influencia na velocidade da fotossíntese?

Posted: 10 Feb 2016 01:22 PM PST

Biologia Enem: A fotossíntese permite a entrada de energia na cadeia alimentar. Através desse processo, os seres vivos autótrofos fotossintetizantes capturam energia luminosa e transformam em energia química para ligar átomos e formar moléculas energéticas.

Mas, será que uma enorme quantidade de luz aceleraria o processo de fotossíntese em uma planta? Que tipo de luz aumentaria suas taxas de fotossíntese? Todas as cores de luz fazem com que uma planta realize fotossíntese? Saiba isso e muito mais neste post sobre os fatores que influenciam a fotossíntese para arrasar nas questões de Ciências da Natureza do Enem!

Como a fotossíntese depende da luz, o principal fator que influencia este processo é a quantidade e a qualidade de energia luminosa. Para começamos a pensar na importância da luz para a fotossíntese e sua interação com a clorofila, é importante que você se lembre de um pouco das aulas de física. Quando estudamos a luz como uma onda, aprendemos que a luz branca é composta por todos os comprimentos de onda da luz visível (com comprimentos de onda entre 400 e 700nm). Além disso, você aprende que a visualização de cores em um objeto se dá graças aos fenômenos de absorção e reflexão de luz. Assim, se enxergamos um objeto com uma cor vermelha podemos entender que este objeto está refletindo os raios luminosos na faixa do vermelho e o restante dos raios luminosos (com outros comprimentos de onda) estão sendo absorvidos. Dessa maneira, como a clorofila é verde, ela irá refletir praticamente todos os comprimentos de onda do espectro verde e absorve as demais cores.  Assim, quando você olha as plantas de uma praça iluminada com luz verde durante a noite, é provável que as plantas ali presentes estejam realizando pouca fotossíntese, uma vez que a clorofila irá refletir toda a luz que incide sobre ela e apenas outros pigmentos presentes no cloroplasto (em menor quantidade), irão absorver luz.

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Figura 1: Experimento escolar semelhante ao de Engelmann. Na imagem você pode ver plantas expostas a diferentes cores de luz para analisar seu crescimento. Créditos da imagem: DAVID HAY JONES / SCIENCE PHOTO LIBRARY

Para estudar a influencia da luz na fotossíntese, o botânico T.W. Engelmann expôs um filamento de alga a um meio com bactérias aeróbias e iluminou o conjunto com as diversas cores da luz branca em diferentes pontos. Após algum tempo, o biólogo observou um maior acúmulo de bactérias nas regiões que eram iluminadas pelo vermelho e pelo azul e concluiu que as bactérias se acumulavam ali pois havia maior produção de oxigênio pela alga naquelas regiões, uma vez que suas células estariam realizando mais fotossíntese. Assim, Engelmann conseguiu comprovar que o espectro verde não era muito absorvido e que a clorofila absorvia melhor luzes no espectro do azul e do vermelho.

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Figura 2: Espectros de absorção de luz da clorofila A e da clorofila B, encontrada nas lantas verdes

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Figura 3: Esquema demonstrando oexperimento de Engelmann. Note que as bactérias estão mais concentradas próximo aos vermelhos e azuis.

Outro experimento que podemos realizar para pensar na influência da luz sobre a fotossíntese, é expor uma planta ao escuro e gradualmente expô-la a uma fonte luminosa cuja intensidade é aumentada aos poucos. Quando a planta está no escuro, ela irá consumir somente oxigênio, uma vez que está apenas respirando e não realizando a fotossíntese. Quando exposta à luz que aumenta gradualmente sua intensidade, em determinado momento, todo o oxigênio produzido na fotossíntese irá ser utilizado na própria fotossíntese. Este ponto é chamado de ponto de compensação fótica ou luminosa. A partir deste ponto, a quantidade de luz cada vez maior aumenta as taxas de fotossíntese. Porém, em determinado momento, as taxas de fotossíntese estabilizam, pois todas as moléculas de clorofila estão saturadas de energia luminosa (ponto de saturação luminosa).

Plantas de luz e plantas de sombra: Muitas espécies de planta são adaptadas à baixa luminosidade, como as que vivem à sombra de grandes árvores em uma floresta densa.  Estas plantas possuem folhas mais finas, com menos camadas de células, e assim, precisam de uma menor quantidade de luz para se manterem. Sendo assim, precisam de uma menor quantidade de luz para ultrapassarem o ponto de compensação luminosa e começarem a crescer. Caso estas espécies sejam expostas a grandes quantidades de luz, como em uma clareira, elas poderão ter seus cloroplastos danificados e acabarem morrendo.

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Figura 4: Imagem de comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia seguine). Esta é considerada uma planta de sombra e, devido à sua baixa tolerância à luminosidade, é uma planta apreciada para ornamentação de interiores. Créditos: De Agostini Editorie / C. DANI/ Universal Images Group.

Já as plantas adaptadas à grande quantidade de luz, como aquelas que vivem em campos ou bordas de florestas, têm folhas mais grossas, com mais camadas de células, tendo um maior consumo de energia para se manterem e crescerem. Estas plantas possuem um ponto de compensação luminosa maior que as plantas de sombra e são chamadas de plantas de sol ou heliófilas.

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Figura 5: Macela (Achyrocline satureioides) é uma planta comumente utilizada no sul do país para forrar travesseiros por apresentar propriedades calmantes. A macela (também chamado de marcela) é uma planta comum nos campos sulinos e suporta altos índices de luz, portanto, é considerada heliófila.

Agora que você já sabe tudo sobre os fatores que influenciam a velocidade da fotossíntese, que tal ver uma videoaula para finalizar sua revisão? Então veja este vídeo do canal O Kuadro, do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=RRyVP26WM8w

01 – (UECE/2014)   A biosfera recebe a radiação solar em comprimentos de onda que variam de 0,3 ]m a aproximadamente 3,0 ]m. Em média, 45% da radiação proveniente do Sol encontra-se dentro de uma faixa espectral de 0,18 ]m a 0,71 mm, que é utilizada para a fotossíntese das plantas (radiação fotossinteticamente ativa, RFA). Em função da luz solar, pode-se afirmar corretamente que

a) as plantas que crescem sob a sombra, desenvolvem estrutura e aparência semelhantes às daquelas que crescem sob a luz.

b) a parte aérea das plantas recebe somente a radiação unidirecional.

c) fotoperiodismo é a resposta da planta ao comprimento relativo do dia e da noite e às mudanças neste relacionamento ao longo do ano.

d) respostas sazonais em plantas não são possíveis porque os organismos vegetais são incapazes de "perceber" o período do ano em que se encontram.

 

Gab: C

 

02 – (UFPE/UFRPE/2014)   Diversos fatores podem interferir na taxa de fotossíntese, alterando a velocidade com que ocorre o processo ou limitando-o. A figura abaixo apresenta curvas com a taxa de fotossíntese sob diferentes condições de luz, temperatura e concentração de CO2. Analise essas curvas para avaliar as proposições seguintes.

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00. A curva A se inclina em 500 lm/ft2 porque é limitada pela baixa temperatura.

01. A curva B se inclina após 1000 lm/ft2 porque é limitada pela alta concentração de CO2.

02. As curvas mostram que a luminosidade é, de fato, o único fator limitante para o processo de fotossíntese.

03. As curvas mostram que temperatura, concentração de CO2 e luminosidade estão diretamente relacionadas com a fotossíntese.

04. Nenhuma das três curvas pode representar a taxa de fotossíntese porque elas não apresentam o que, de fato, ocorre nas condições propostas.

 

Gab: FFFVF

 

03 – (ESCS DF/2014)  

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Considerando a figura acima, que ilustra as velocidades da reação de dois processos biológicos, A e B, quando se varia a intensidade luminosa, assinale a opção correta.

a) Em organismos pertencentes ao domínio Archea, os processos A e B ocorrem respectivamente no estroma dos cloroplastos e das mitocôndrias.

b) A equação química abaixo representa corretamente o processo A.

C6H12O6  ®  2C2H5OH + 2CO2 + ATP

c) O surgimento de organismos capazes de realizar o processo A favoreceu a seleção de organismos que podiam degradar moléculas orgânicas complexas até CO2 e H2O, por meio do processo B.

d) No ponto P, o organismo recebe uma intensidade luminosa tal que a produção de matéria orgânica passa a ser superior ao consumo e, desse modo, o organismo cresce.

 

Gab: C

 

04 – (UNESP SP/2013)   Um vaso com uma planta de folhas verdes foi colocado sobre uma mesa, no centro de um quarto totalmente vedado, de modo a impedir a entrada da luz externa, e ali permaneceu por 24 horas.

Durante as 12 primeiras horas (período I), a planta foi iluminada com luz verde, de comprimento de onda na faixa de 500 a 550 nm. Nas 12 horas seguintes (período II), a planta foi iluminada com luz laranja-avermelhada, de comprimento de onda na faixa de 650 a 700 nm.

Considerando a incidência da luz sobre a planta e a taxa fotossintética, é correto afirmar que, aos olhos de um observador não daltônico que estivesse no quarto, as folhas da planta se apresentariam

a) de cor verde no período I e enegrecidas no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período II e reduzida ou nula no período I.

b) enegrecidas no período I e de cor vermelha no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período I e reduzida ou nula no período II.

c) enegrecidas no período I e enegrecidas no período II, e em ambos os períodos a planta não realizaria fotossíntese, mas apenas respiração.

d) de cor verde no período I e de cor vermelha no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período I do que no período II.

e) de cor verde no período I e de cor verde no período II, e a taxa de fotossíntese seria a mesma em ambos os períodos.

 

Gab: A

 

05 – (UEM PR/2013)   Sobre a luz visível e sua interação com os vegetais, assinale o que for correto.

01. Em relação ao fotoperíodo, é possível observar que as plantas de dia curto florescem quando a duração da noite é maior do que o fotoperíodo crítico dessas espécies.

02. A luz visível está compreendida no espectro eletromagnético, e seu comprimento de onda é tanto menor quanto maior é sua frequência.

04. Fitocromos são pigmentos proteicos das células vegetais que estimulam diversas atividades vegetais dependentes da luz.

08. Dentro do espectro do visível, ondas eletromagnéticas com frequências maiores correspondem à cor vermelha, enquanto ondas com frequências menores correspondem à cor violeta.

16. A clorofila absorve, de forma mais eficiente, luz visível com comprimentos de onda compreendidos entre 320 nm e 340 nm, que correspondem à cor verde.

 

Gab: 07

 

06 – (FUVEST SP/2013)   A tabela traz os comprimentos de onda no espectro de radiação eletromagnética, na faixa da luz visível, associados ao espectro de cores mais frequentemente percebidas pelos olhos humanos. O gráfico representa a intensidade de absorção de luz pelas clorofilas a e b, os tipos mais frequentes nos vegetais terrestres.

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Baseado em: Tratado de Botânica de Estrasburger, 36ª. ed., Artmed, 2012.

Responda às questões abaixo, com base nas informações fornecidas na tabela e no gráfico.

a) Em um experimento, dois vasos com plantas de crescimento rápido e da mesma espécie foram submetidos às seguintes condições:

vaso 1: exposição à luz solar;

vaso 2: exposição à luz verde.

A temperatura e a disponibilidade hídrica foram as mesmas para os dois vasos. Depois de algumas semanas, verificou-se que o crescimento das plantas diferiu entre os vasos. Qual a razão dessa diferença?

b) Por que as pessoas, com visão normal para cores, enxergam como verdes, as folhas da maioria das plantas?

 

Gab:

a) A diferença de crescimento entre os dois grupos ocorreu porque as plantas do vaso 1 foram submetidas à luz solar, com maior absorção de energia luminosa pelas clorofilas e, consequentemente, maior taxa de fotossíntese, isso promove maior crescimento das plantas. No vaso 2, as plantas foram submetidas à luz verde (entre 520 e 570 nm), com pequena absorção pelas clorofilas; isso determina baixa taxa de fotossíntese e menor crescimento.

b) A explicação reside no fato de a luz solar visível ser constituídas por sete comprimentos de onda; quando a luz solar incide numa folha ocorre absorção de uma parte do espectro visível e reflexão da faixa correspondente ao verde, propiciando ao ser humano essa informação para a cor das folhas.

 

07 – (UNIMONTES MG/2013)   Para manter sua funcionalidade normal, as plantas utilizam os alimentos por ela produzidos durante a fotossíntese, e a energia desses alimentos é liberada pela respiração. Considerando o exposto no enunciado e outros conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar:

a) A intensidade luminosa na qual as taxas de fotossíntese e respiração se equivalem é chamada de ponto de saturação luminosa.

b) Na intensidade luminosa na qual as taxas de fotossíntese e respiração se equivalem, a planta não realiza trocas gasosas com o ambiente.

c) As heliófilas possuem um ponto de compensação fótica baixo e se desenvolvem bem em locais sombreados.

d) As umbrófilas têm o mesmo ponto de compensação fótica que as heliófilas; o que determina diretamente o seu desenvolvimento é o suprimento hídrico disponível.

 

Gab: B

 

08 – (UFSC/2013)   A fotossíntese é influenciada por diversos fatores ambientais, entre eles o da luminosidade, mostrada no gráfico abaixo.

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Com relação à luminosidade e aos fatores que influenciam a fotossíntese, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).

01. A taxa relativa de fotossíntese é influenciada diretamente pela luminosidade, independentemente da temperatura ambiente.

02. Em todas as faixas de temperatura, a fotossíntese é realizada com a mesma intensidade.

04. A quantidade de gás carbônico presente no ar (entre 0,03% e 0,04%) é muito inferior à quantidade que as plantas têm capacidade para utilizar no processo da fotossíntese.

08. A disponibilidade de água não é um fator que influencie a fotossíntese.

16. Temperaturas ³ 40 ºC não prejudicam a fotossíntese nem outras reações metabólicas na célula, pois, nesta faixa de temperatura, as enzimas passam a funcionar com mais eficiência.

32. Todos os comprimentos de onda da luz têm a mesma eficiência no processo da fotossíntese.

64. A abertura e fechamento dos estômatos, importantes elementos na fotossíntese, ocorre por influência da luminosidade, da concentração de gás carbônico na atmosfera e pela disponibilidade de água.

 

Gab: 68

 

09 – (UEM PR/2012)   Os gráficos abaixo mostram a taxa relativa de fotossíntese levando em consideração as variações de temperatura e de intensidade luminosa. Com base nos gráficos e no conhecimento sobre fotossíntese, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

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01. A taxa relativa de fotossíntese permanece inalterada até o ponto de saturação luminosa.

02. A maior taxa relativa fotossintética pode ser observada quando a temperatura estiver entre 30º C e 40° C e com intensidade luminosa maior do que 1.500 lux.

04. A taxa relativa de fotossíntese, em relação à temperatura, aumenta de forma linear, e isso pode ser representado por uma função do tipo f (x) = a x + b, com a e b números reais.

08. Quando a temperatura for 0º C, a taxa relativa de fotossíntese é zero.

16. Em condições ideais de temperatura e de intensidade luminosa, a concentração de gás carbônico atmosférico atua como fator limitante da fotossíntese.

 

Gab: 18

 

10 – (UFTM MG/2012)   O gráfico ilustra o espectro de absorção da luz pelas clorofilas a e b, em diferentes comprimentos de onda. Elas são duas das principais clorofilas presentes nos eucariontes fotossintetizantes.

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(www.austincc.edu)

Suponha que três plantas (I, II e III) da mesma espécie ficaram expostas diariamente aos comprimentos de onda 460 nm, 550 nm e 660 nm por um mês, respectivamente. É possível supor que

a) todas sucumbiram depois desse período, devido à falta de reservas orgânicas.

b) apenas a planta II conseguiu sintetizar matéria orgânica suficiente para crescer.

c) as plantas I e III conseguiram sintetizar matéria orgânica suficiente para crescerem.

d) todas permaneceram no seu ponto de compensação fótico durante esse período.

e) a planta II respirou e as outras realizaram somente a fotossíntese para crescer.

 

Gab: C

 

11 – (UERJ/2012)   Em uma experiência, mediram-se, em presença do ar atmosférico, o consumo e a produção de oxigênio de uma planta em função da luminosidade a que estava submetida.

A curva do gráfico abaixo indica os resultados da medição:

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Identifique os dois pontos da curva que representam condições para o crescimento dessa planta a partir do acúmulo de reservas energéticas. Justifique sua resposta.

 

Gab:

Pontos D e E

A planta só pode crescer e acumular reservas quando sua intensidade de fotossíntese, medida pela produção de O2, supera o gasto de suas reservas, indicado pelo consumo de O2.

 

12 – (FGV/2011)  Os vegetais e alguns micro-organismos captam energia proveniente do sol, convertendo-a numa forma disponível para os demais organismos de um ecossistema.

Este processo é resultado da captação de luz

a) visível e sua transformação em energia mecânica.

b) visível e sua transformação em energia química.

c) ultravioleta e sua transformação em energia mecânica.

d) infravermelha e sua transformação em energia mecânica.

e) infravermelha e sua transformação em energia térmica.

 

Gab: B

 

13 – (PUC RJ/2011)   A figura abaixo mostra um gráfico da taxa de fotossíntese de uma planta quando ela é exposta a diferentes comprimentos de onda.

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Fonte: http://www.vestibulandoweb.com.br/biologia/teoria/fatoreslimitantes-
fotossintese.asp. Acesso em 15 ago. 2010.

Segundo o gráfico, os fotossistemas dos vegetais

a) absorvem mais energia nos comprimentos de onda na faixa do azul e do vermelho.

b) absorvem mais energia no comprimento de onda na faixa do verde.

c) refletem energia principalmente nos comprimentos de onda na faixa do azul e do vermelho.

d) apresentam a mesma eficiência fotossintética para todo o espectro de luz visível.

e) desviam a luz verde para a síntese de moléculas orgânicas para a biomassa vegetal.

 

Gab: A

 

14 – (UFSCar SP/2009)   A figura seguinte representa uma resposta fisiológica para o florescimento de duas espécies vegetais, em função da relação existente entre a duração do dia (período iluminado) e da noite (período escuro).

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a) Qual é o nome da resposta fisiológica para as variações dos períodos de claro e escuro? Em condições naturais, em quais estações do ano as plantas de dia curto e as plantas de dia longo florescem?

b) Quais as condições representadas nas situações I e III, para que as duas espécies floresçam?

 

Gab:

a) Plantas de dia curto necessitam de noites longas e contínuas, portanto, devem florescer em períodos do outono e inverno. Plantas de dia longo necessitam de noites curtas, neste caso, devem florescer na primavera e verão.

b) Considerando a espécie A (dia curto), a noite não devera ser interrompida. Para a espécie B (dia longo), a noite devera ser interrompida.

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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Biologia Enem: Fatores que influenciam a fotossíntese – temperatura e CO2

Posted: 10 Feb 2016 10:25 AM PST

Biologia Enem: A fotossíntese permite a entrada de carbono na cadeia alimentar. Este processo é essencial no ciclo do carbono, uma vez que fixa o carbono atmosférico (presente principalmente nas moléculas de gás carbônicoCO2) em moléculas orgânicas energéticas.

Mas, será que uma quantidade enorme de gás carbônico aumenta as taxas de fotossíntese de uma planta? E a temperatura, altera a velocidade da fotossíntese? Saiba isso e muito mais neste post sobre os fatores que influenciam na velocidade da fotossíntese! Revise biologia para arrasar nas questões do Enem e dos vestibulares!

Antes de começarmos a falar dos fatores que influenciam a fotossíntese, é importante você lembrar a equação geral deste processo:

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Através da equação da fotossíntese, podemos notar que para que o processo ocorra, é necessário que a planta absorva água, sais minerais e gás carbônico. Assim, para compreender a velocidade da reação da fotossíntese, podemos medir a quantidade de "ingredientes" consumidos por uma planta, como o gás carbônico. Podemos também medir a velocidade da fotossíntese medindo a quantidade de produtos, como oxigênio. Há quatro fatores principais que influenciam a fotossíntese: a temperatura, a quantidade de gás carbônico disponível e  quantidade de luz. Neste post vamos falar dos dois primeiros fatores.

Temperatura: Praticamente todos os processos biológicos ocorrem com a ajuda de enzimas. A maioria dessas enzimas é de natureza proteica e possui estrutura tridimensional (terciária ou quaternária). Sendo assim, elas precisam de uma temperatura ótima para funcionar e, caso esta temperatura seja ultrapassada, sua estrutura tridimensional pode ser destruída, ocorrendo uma desnaturação. Dessa maneira, a enzima para de funcionar. Na fotossíntese, isso não é diferente. À medida que aumentamos a temperatura, aumentamos também a taxa de fotossíntese. Quando a temperatura ultrapassa as temperaturas em torno de 30 ou 35º C, as taxas de fotossíntese passam a diminuir. Isso quer dizer, que a temperatura ótima para o funcionamento das enzimas relacionadas à fotossíntese é de aproximadamente 35ºC  e temperaturas mais altas desnaturam as proteínas, impedindo seu funcionamento.

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Figura 1: Gráfico mostrando a influência da temperatura na velocidade da fotossíntese

Quantidade de gás carbônico: O gás carbônico é um dos ingredientes essenciais para que a fotossíntese ocorra. Afinal, o carbono presente no gás carbônico será fixado para formar moléculas orgânicas energéticas como a glicose. Desta maneira, quando aumentamos a concentração de gás carbônico, há um aumento das taxas de fotossíntese. Porém, a partir de determinada concentração de gás carbônico (aproximadamente 0,3% do ar atmosférico), as taxas de fotossíntese se estabilizam: não aumentam, nem diminuem. Isto ocorre porque haverá uma saturação das enzimas, ou seja, todas as enzimas disponíveis serão utilizadas e, por mais que haja novas moléculas de carbono, não haverá novas enzimas para processá-las. Caso a concentração de gás carbônico aumente demais, algumas plantas podem diminuir suas taxas de fotossíntese por conta de uma intoxicação.

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Figura 2: Gráfico mostrando a influência do gás carbônico na velocidade da fotossíntese.

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Figura 3: Experimento para monitorar o crescimento de planta sob altas taxas de gás carbônico. Créditos da imagem: DAVID HAY JONES / SCIENCE PHOTO LIBRARY

Para finalizar sua revisão sobre os fatores que influenciam a velocidade da fotossíntese, veja esta super videoaula do canal O Kuadro, do Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=JChVwJeWIaU

Agora que você já sabe tudo sobre os fatores que influenciam na velocidade da fotossíntese,  que tal testar seus conhecimentos?

01 – (UFPE/UFRPE/2014)   Diversos fatores podem interferir na taxa de fotossíntese, alterando a velocidade com que ocorre o processo ou limitando-o. A figura abaixo apresenta curvas com a taxa de fotossíntese sob diferentes condições de luz, temperatura e concentração de CO2. Analise essas curvas para avaliar as proposições seguintes.

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00. A curva A se inclina em 500 lm/ft2 porque é limitada pela baixa temperatura.

01. A curva B se inclina após 1000 lm/ft2 porque é limitada pela alta concentração de CO2.

02. As curvas mostram que a luminosidade é, de fato, o único fator limitante para o processo de fotossíntese.

03. As curvas mostram que temperatura, concentração de CO2 e luminosidade estão diretamente relacionadas com a fotossíntese.

04. Nenhuma das três curvas pode representar a taxa de fotossíntese porque elas não apresentam o que, de fato, ocorre nas condições propostas.

 

Gab: FFFVF

 

02 – (IBMEC RJ/2013)   O gráfico abaixo representa a relação entre uma reação que ocorre em alguns seres vivos e a concentração do gás carbônico. De acordo com o gráfico e os dados nele indicados, assinale a alternativa INCORRETA:

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a) A reação exemplificada nesse gráfico é realizada somente por seres autótrofos.

b) A reação representada na questão utiliza oxigênio como um de seus reagentes.

c) Após o ponto B, a concentração do CO2 não influencia mais na taxa da reação.

d) A reação representada na questão utiliza a luz solar como fonte de energia.

e) Do ponto A até o ponto B a taxa da reação aumenta proporcionalmente à concentração do gás carbônico.

 

Gab: B

 

03 – (UFTM MG/2013)   O gráfico representa a variação na taxa de fotossíntese de plantas mantidas em condições ideais de luminosidade e de concentração de gás carbônico em função da temperatura.

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A reta pontilhada indica a temperatura ótima para a realização da fotossíntese. A curva que indica corretamente a continuidade do fenômeno é a de número

a) 3, porque o cloroplasto é induzido a produzir mais clorofila e isso leva certo tempo.

b) 3, porque inicialmente as enzimas perdem a função e outras são sintetizadas lentamente.

c) 4, porque as enzimas alteram suas formas e deixam de exercer suas funções na fotossíntese.

d) 2, porque, após a temperatura ótima, as enzimas estão saturadas deixando a fotossíntese constante.

e) 1, porque a temperatura elevada potencializa a atividade das enzimas que atuam na fotossíntese.

 

Gab: C

 

04 – (UEM PR/2012)   Os gráficos abaixo mostram a taxa relativa de fotossíntese levando em consideração as variações de temperatura e de intensidade luminosa. Com base nos gráficos e no conhecimento sobre fotossíntese, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

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01. A taxa relativa de fotossíntese permanece inalterada até o ponto de saturação luminosa.

02. A maior taxa relativa fotossintética pode ser observada quando a temperatura estiver entre 30º C e 40° C e com intensidade luminosa maior do que 1.500 lux.

04. A taxa relativa de fotossíntese, em relação à temperatura, aumenta de forma linear, e isso pode ser representado por uma função do tipo f (x) = a x + b, com a e b números reais.

08. Quando a temperatura for 0º C, a taxa relativa de fotossíntese é zero.

16. Em condições ideais de temperatura e de intensidade luminosa, a concentração de gás carbônico atmosférico atua como fator limitante da fotossíntese.

 

Gab: 18

 

05 – (UFPR/2010)   O gráfico abaixo representa o resultado de um experimento em que foi medida a velocidade da fotossíntese em função da temperatura na folha de um vegetal mantida sob iluminação constante.

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Com base nesse gráfico e nos conhecimentos acerca do processo de fotossíntese, assinale a alternativa correta.

a) A temperatura atua como fator limitante da fotossíntese porque o calor desnatura as proteínas responsáveis pelo processo.

b) O aumento da temperatura ocasiona um aumento na velocidade de fotossíntese porque a entrada de oxigênio na folha torna-se mais rápida com o aumento da temperatura.

c) O aumento da temperatura faz com que a fotossíntese se acelere por conta do aumento da fosforilação cíclica dependente de O2.

d) Num experimento em que a temperatura fosse mantida constante e a luminosidade fosse aumentando, o resultado permitiria a construção de um gráfico que seria igual ao apresentado.

e) Em temperaturas muito baixas, a velocidade da fotossíntese é pequena em consequência da baixa produção de CO2 necessário ao processo.

 

Gab: A

Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

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Veja o que mais cai no Enem: Confira as prioridades para estudar

Posted: 10 Feb 2016 03:00 AM PST

O Enem está sempre no seu horizonte. O Blog  já identificou três tipos básicos de estudantes. Em qual deles você está: Há quem estuda o ano inteiro, e que sabe de cor o que mais cai no Enem; Quem estuda ‘um pouco’ e vai levando; e, Quem não estuda mesmo ‘e seja o que Deus quiser’.

Não importa em qual destes perfis você se encaixa, temos sempre um plano para te ajudar a chegar no Enem muito bem preparado. A realidade das notas de corte é cruel: Só chega na frente quem se dedica pra valer e foca nos temas principais para não perder pontos! O Blog do Enem fez a lista completa com todas as dicas para você chegar lá!

o que mais cai no Enem

 

O que você precisa saber, sempre, é o que mais cai no Enem. Há temas que sempre se repetem, e que são mais interessantes de se estuda: Regra de Três, sempre cai. Ácidos e Bases, também caem. As Leis de Mendel e os segredos da genética, também. Cálculo de Área e de Perímetro, História do Brasil República e Interpretação de Texto também caem direto!

O que estudar mais: Veja o que mais cai no Enem

Existem pontos, dentro de cada disciplina, que são muito mais comuns de aparecerem nas questões, e que podem ser exploradas em questões multidisciplinares. Outra questão importante é que o Enem faz grande uso das atualidades para contextualizar suas questões, criar tema para redação e construir as questões multidisciplinares. O Zika vírus está aí, se ligue!

O Blog do Enem reuniu os professores e separou os conteúdos que mais aparecem nas provas, e uma seleção sobre temas de atualidades para vocês! Confira os 10 temas do que mais cai no Enem de Matemática, Português, Física, Química, Biologia, História, Geografia e todas as matérias!

Física: veja o que mais cai no Enem

Física é um daquelas matérias onde a maioria vai mal. Então é uma oportunidade de pegar uma vantagem tirando uma boa nota aqui. Então confira nosso top 3 de assuntos quentes para você garantir alguns pontos:

#1)  As Três Leis de Newton, é muito comum aparecer alguma questão envolvendo estas leis. A boa notícia é que elas são fáceis, então não deixe de ver.
#2) Física Cinemática também é recorrente nas provas, sabe aquelas questões de velocidade, distância, aceleração? Então, estuda que cai!
#3) Conservação e Dissipação de Energia deve aparecer também no Enem 2015. É um assunto muito comum, e esperado de um candidato.

#4) – Curtiu? Temos uma lista de 10 assuntos mais comuns nas provas de física, aproveite pra conferir.

O que estudar de Matemática para o Enem

O que estudar em Matemática pro Enem 2015
Veja aqui os 10 temas que mais caem de Matemática.

Esta é aquela matéria que você diz que a maioria dos assuntos, como logaritmo, você só vai utilizar no Enem e Vestibular, mas na vida mesmo você não precisa. Porém, em carreiras como as engenharias, por exemplo, a matemática avançada é fundamental.

Então revise pelo menos esses três conteúdos, que a chance de aparecerem é muito alta. Estão entre o que mais cai no Enem.

#1) Análise Combinatória e Fatorial deve aparecer, pois é um cálculo comum em muitas situações. Confira e garanta essa questão que é considerada fácil, mas engana muita gente.
#2) Cálculos com Porcentagem são muito comuns. A questão não é toda dedica à porcentagem, mas ela aparece como alguma alternativa ou para complicar o enunciado.
#3) Relações entre Triângulos faz muita gente errar. E não é algo fácil, realmente, mas se você acertar essa, vai garantir pontos preciosos!

#4) Veja os 10 temas que mais caem de Matemática no Enem. Você encontra desde ‘Regra de Três’, ‘Cálculo de Área’, e até Probabilidade e Estatística. Não deixe de ver a lista.

O que mais cai de Química no Enem

O que mais cai em Química no Enem
Veja aqui os 10 temas que mais caem de Química no Enem

Mais uma matéria difícil, onde a maioria erra muito, e você tem a chance de passar na frente garantindo alguns pontos de vantagem. Confira os três tópicos.

#1) A configuração dos elétrons costuma aparecer, pois é considerado um assunto muito importante dentro da Química. Aproveite este que é um conteúdo fácil de entender!
#2) A Diluição de Soluções é um dos assuntos mais comuns, os cálculos são fáceis de serem feitos, mas só para quem dá uma atenção à este assunto!
#3) Equilíbrio Químico não pode ser esquecido. Confira esta aula e garanta nessa questão.

#4) Os 10 Temas que mais caem de Química – Veja a lista completa, com aula gratuita para todos os top ten.

 

Biologia para o Enem

Você cansou dos números? Que tal estudar mais sobre a natureza? Biologia pode ter várias pegadinhas, e alguns detalhes difíceis de serem lembrados. Confira o que provavelmente vai aparecer na sua prova:

#1) Darwin vs Lamarck foi uma famosa disputa entre teorias da evolução das espécies. Revise Darwin e saiba as diferenças entre ele e Lamarck.
#2) DNA e RNA são conhecimentos necessários se você quiser garantir uma questão. Há muitos conteúdo conectados diretamente com estes dois, então, revise-os.
#3) Mitose e Meiose você precisa saber! Até para entender as piadas que você escuta fora da sala de aula, como no seriado The Big Bang Theory que fazem uso desses conceitos.

#4) Curtiu? Confira também os 10 temas que mais caem em Biologia no Enem, ótimos conteúdos para você estudar.

O que estudar para Filosofia

Muita gente tem dúvida aqui, mas vamos deixar três filósofos que são base para os conhecimentos filosóficos, então confira:

#1) Platão e o mundo das ideias, sem esquecer também do Mito da Caverna de Platão, que é referência até para o filme Matrix.
#2) A filosofia de Sócrates também é muito importante, tanto que foi quem ensinou Platão. “Só sei que nada sei” é uma das frases mais famosas deste filósofo.
#3) Aristóteles e a teoria do ato e potência é o terceiro filósofo recomendando. Muitos sabem o seu nome, mas poucos conhecem bem a sua filosofia.

#4) Bônus: veja oss 10 filmes com temas de filosofia e sociologia que podem ser um momento bom para curtir e aprender 😉

Assuntos que mais caem em História

Há vários episódios do passado que são importantes hoje, mas alguns em especial o Enem gosta de cobrar e acreditamos que vá aparecer na sua prova.

#1) A Revolução Industrial é um dos assuntos mais importantes devido o seu valor dentro da história. O filme “Tempos Modernos”, de Chaplin, é uma referência sobre este período.
#2) O Iluminismo foi um momento histórico muito importante, onde a razão começou a ser mais valorizada, deixando o fanatismo religioso para trás, apesar de ainda vermos alguns religiosos fanáticos por aí.
#3) A economia açucareira no Brasil deve ser lembrada, pois é um período onde Portugal abusou bastante da escravidão, negra e indígena, e lucrou muito com a cana no Brasil.

#4) – Confira a lista completa com os  10 assuntos mais cobrados em história.

O que estudar de Geografia para o Enem

Hora de estar ligado no assunto de Atualidades! A maior parte das questões contextualizadas estão relacionadas aos problemas que aconteceram recentemente. Fique de olho. Veja aqui  conteúdos ‘quentes’ e a lista dos 10 mais frequentes:

#1) As Placas Tectônicas devem aparecer relacionadas aos assuntos de desastres naturais, terremotos e formações montanhosas. Confira!
#2) A organização Política e Econômica da América do Sul pode ser tema também, especialmente com os problemas governamentais que o Brasil vem passando.
#3) Queimadas e desmatamentos também são recorrentes nas provas de geografia devido o seu impacto ambiental. Então, fique de olho!

#4) Veja os 10 Temas de Geografia que mais caem no Enem. Aulas gratuitas para todos os top 10. Não esqueça de ficar de olho nas novidades do Brasil e do mundo, reveja o que aconteceu esse ano.

Português para o Enem

Nesta matéria você dificilmente verá uma uma questão inteira apenas com um assunto.Costuma-se encontrar enunciados longos e diversas perguntas sobre o texto apresentado.

Confira aqui Os Temas que mais caem de Português no Enem, e veja a seguir as nossas principais dicas que você deve encontrar entre as questões de Português no Enem:

#1) Vozes Verbais podem complicar a sua prova. Garanta que essa questão revisando com o Blog do Enem.
#2) Sinais de pontuação é um assunto relativamente fácil, mas costuma complicar quando utilizam para pegadinhas. Não se deixe enganar.
#3) Advérbios e Preposições são conteúdos que caem todos os anos. Estes são fáceis de causas nós nas cabeças do candidato. Estude bem esses temas e acerte onde os outros errarão.

O que cai de Literatura

Há diversos autores que você precisa conhecer para gabaritar em literatura no Enem Mas se quiser garantir alguns, confira esses três que separamos para você, e que são muito comuns nas provas.

#1) Machado de Assis é um dos autores mais cobrados no Brasil, conheça suas obras e um pouco mais sobre o autor.
#2) Drummond de Andrade não deixa a desejar, talvez seja até mais cobrado. Estude aqui e garanta nas questões.
#3) Clarice Lispector é conhecida como a ‘autora das Redes Sociais’, pois há algum tempo as pessoas utilizavam o nome da autora em tiradas inteligentes nas redes.

#4) Escolas Literárias no BrasilRevisão Completa desde 1500.Veja resumo completo.

 

Redação Enem

Para se dar bem em redação você precisa estar muito bem atualizado sobre os temas mais prováveis (como a operação Lava Jato e o Zika vírus, por exemplo) e saber como argumentar seu ponto de vista através de um texto dissertativo.

Então confira essas dicas, e garanta uma redação nota 1000!

#1) Como fazer um texto dissertativo-argumentativo é fundamental, saiba tudo sobre como estruturar o seu texto.
#2)  Veja 10 exemplos de Redação Enem nota 1000. Parece difícil e às vezes impossível sonhar com uma nota máxima na Redação do Enem. Mas, tem chance sim. Veja nestes exemplos como eles conseguiram chegar lá.
#3) 10 dicas do que NÃO fazer na sua redação pois podem te garantir um zero, saiba todas para evitar perder nota a toa.

Parecem muitos, mas dominando esses pontos, você pode ir bem no Enem. É claro que se você não estudou nada, será muito mais difícil. Mas se você já estudou alguma coisa, você pode organizar uma rotina de estudos equilibrada sem precisar de desespero.

Lembre-se que vai bem quem estuda bem, e que se desesperar na véspera da prova não ajuda em nada. Então mantenha-se focado nos estudos e aprenda tudo o que puder, boa prova!

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