terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Física Enem: Lançamento de Peso

Posted: 22 Feb 2016 01:39 PM PST

Física Enem: Você sabia que o Brasil tem um recordista em lançamento de peso? Sim, Ronald Julião bateu recorde brasileiro de arremesso de peso indoor.

Ele arremessou uma bola de chumbo, de 7,2 kg a uma marca de 17,94 m. Mas você deve estar se perguntando: Como isso vai me ajudar no Enem? O lançamento que Ronald Julião realizou, para bater o recorde, foi um lançamento horizontal, e é o mesmo tipo de lançamento que estudamos na Física. Agora você vai aprender os tipos, suas características e propriedades, que vão ajudar você, a se dar bem no Enem.  Vem com a gente!

Fonte: http://www.clubedeatletismo.org.br/bmf-bovespa/noticias/recorde-brasileiro-indoor-no-arremesso-do-peso-211483-1.asp
Fonte: http://www.clubedeatletismo.org.br/bmf-bovespa/noticias/recorde-brasileiro-indoor-no-arremesso-do-peso-211483-1.asp

 

 

 

Lançamento oblíquo

Quando lançamos uma bola, como a do lançamento de peso, ela não tem uma trajetória reta. Ela faz uma curva, subindo e descendo em seguida. Nesse lançamento, a velocidade de lançamento compõe com a horizontal, um ângulo de 0° e de 90°.

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X = eixo horizontal, Y eixo vertical, V0 = velocidade inicial de lançamento, V0x = (componente da velocidade no eixo dos x), V0y = (componente da velocidade no eixo dos y) e θ = Ângulo de lançamento

 

A velocidade V0 pode ser decomposta em duas componentes:

V0x = (Componente da velocidade eixo x) e

V0y = (Componente da velocidade eixo y):

 V0x = V0 . Cos

 V0y = V0 . Sen 

 

O Lançamento Oblíquo é o resultado da junção de dois movimentos independentes:

– Movimento Horizontal – Esse Movimento é Uniforme, uma vez que V0x é constante (desprezando-se a resistência do ar).

– Movimento Vertical – Para esse movimento, a Velocidade é Variável, pois o corpo está sujeito à aceleração da gravidade: na subida, o Movimento é Retardado (A Velocidade e Aceleração têm sentidos contrários); na descida, o Movimento é Acelerado (A Velocidade e Aceleração têm o mesmo sentido).

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L = eixo horizontal, V = velocidade de junção, Vx = (componente da velocidade no eixo dos x), Vy = (componente da velocidade no eixo dos y)

 

IMPORTANTE: O alcance é o mesmo para diferentes corpos lançados com a mesma velocidade inicial e com os ângulos de Lançamento Complementares (aqueles cuja soma vale 90°).

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X = eixo horizontal, Y eixo vertical, 15º, 30º, 45º, 60º, 75º = ângulos do Lançamento

 

Velocidade e Aceleração no vértice da parábola formada pelo lançamento.

Quando mencionamos o ponto mais alto da trajetória, podemos dizer que, a componente vertical da velocidade do projétil, automaticamente irá se anular, e a velocidade irá diminuir à componente horizontal.

Observe a função a seguir:

 V0x = V0 . Cosα

V0x = Velocidade inicial do eixo X, V0 = Velocidade inicial de Lançamento, Cox α = Cosseno do Ângulo Alfa

Propriedades Relativas ao ponto mais alto da Trajetória de Lançamento

Existem algumas propriedades que estão relacionadas com o pico mais alto da trajetória.

Observe: 

1 – Sua Componente Vertical é nula, ou seja, Vy = 0.

2 – Sua Velocidade tem direção horizontal e apresenta um módulo igual à V0 . cosα.

3 – O módulo da Velocidade apresenta um valor muito pequeno.

4 – A Aceleração é composta por apenas uma componente chamada de Centrípeta, ou seja, a Aceleração Vetorial é perpendicular (forma ângulo de 90º) a velocidade vetorial.

5 – Um módulo de sua Aceleração Tangencial é nulo.

6 – Se o módulo da Aceleração Escalar for o mesmo da Aceleração Tangencial, a Aceleração Escalar será nula, ou seja, igual à zero.

Cálculo do tempo de Subida e do tempo de Queda

Para o cálculo do tempo de subida, podemos utilizar somente o movimento vertical. Observe:

Vy = V0y + Yy . t (MUV)

Vy = V0 . Senα – g t 
Já quando for calcular o ponto mais alto, devemos pensar que:

t = ts e

Vy= 0, ou seja:

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Quando os efeitos do ar são desprezados, o Tempo de Subida e o Tempo da Queda são iguais.

Observe:

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A Velocidade em um ponto qualquer do percurso 

Utilizando um ponto qualquer de certa trajetória, das coordenadas (x; y), devemos saber que consequentemente sua velocidade terá duas componentes:

1 – A velocidade possui uma componente horizontal, que não depende do valor de x, que é a seguinte: Vx = V0 cosα.

2 – A velocidade possui também uma componente vertical Vy, representada por: Vy² = V²Oy + 2yy Δsy (Equação de Torricelli)

V² = V²0 (Senα)² – 2 g y

É muito importante lembrarmos que conseguimos a velocidade total pela junção vetorial entre Vx e Vy.

Observe:

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Cálculo da Altura Máxima

Com base nos princípios de Galileu, para o cálculo da altura máxima é necessário analisar o movimento vertical. Observe a função para o cálculo da altura máxima:

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Cálculo do Alcance Horizontal 

Com base nos princípios de Galileu, o alcance horizontal é calculado, a partir da análise do movimento horizontal. Observe a função para o cálculo do alcance horizontal:

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 LEMBRETE IMPORTANTE: 

* Quando V0 e g forem constantes, o alcance horizontal se tornará máximo, quando Sen2α = 1 (lembrando que esse é o valor máximo do seno). Observe:

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Segue um pequeno vídeo para você fixar o assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=_RKBhB2UoeY

A seguir coloquei alguns exercícios para você treinar sobre o assunto. Eles já possuem as respostas, mas eu desafio você. Tente encontrar outras formas de resolver as questões, compare as duas, verifique as diferenças e post aqui no Blog. Tenho absoluta certeza de que você irá aprender muito mais assim. Um abração e nos encontramos aqui no Blog do Enem!

EXERCÍCIOS

1. Um projétil é lançado com velocidade inicial de intensidade igual a 50 m/s. A trajetória faz na origem um ângulo de 37° com a horizontal. As intensidades da velocidade e da aceleração no ponto mais alto da trajetória são: Dados: sen 37° = 0,60; cos 37° = 0,80; g = 10 m/s2Despreza-se o efeito do ar.

a) v = 40 m/s; a = zero;

b) v = zero; a = zero;

c) v = 40 m/s; a = 10 m/s2;

d) v = 30 m/s; a = zero;

e) v = zero; a = 10 m/s2.

2. Em um local onde o efeito do ar é desprezível e g = 10 m/s2um nadador salta de um trampolim de 12m de altura e atinge a água a uma distância de 6,0 m, medida horizontalmente da borda do trampolim, em um intervalo de tempo de 2,0s. A velocidade do nadador no instante do salto tem intensidade igual a:

a) 3,0 m/s

b) 4,0 m/s

c) 1,0 m/s

d) 5,0 m/s

e) 7,0 m/s

3. (UECE) Num lugar em que g = 10 m/s2, lançamos um projétil com a velocidade de 100 m/s e formando com a horizontal um ângulo de elevação de 30°. A altura máxima será atingida após:

a) 3s

b) 4s

c) 5s

d) 10s

e) 15s

4. (FEI) Um projétil é lançado a partir do solo, com velocidade de intensidade v= 100 m/s. Quando retorna ao solo, sua distância ao ponto de lançamento (alcance) é de 1000 m. A menor velocidade do projétil durante seu movimento é aproximadamente:

a) zero

b) 100 m/s

c) 87 m/s

d) 70 m/s

e) 50 m/s

5. Ganhou destaque no voleibol brasileiro a jogada denominada "jornada nas estrelas", na qual a bola arremessada de um lado da quadra sobe cerca de 20 m de altura antes de chegar ao adversário do outro lado. Quanto tempo, em segundos, a bola permanece no ar? Adote g = 10 m/s2e não considere o efeito do ar.

a) 20

b) 10

c) 5,0

d) 4,0

e) 2,0

6. No exato instante em que o revólver é acionado, no esquema da figura, a pessoa inicia uma queda livre vertical a partir do repouso. Desprezando-se resistência e empuxo do ar, considerando o campo de gravidade uniforme e desejando-se que o projétil atinja o coração da pessoa, escolha a posição conveniente para o cano do revólver:

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a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V

 

GABARITO

01 – C 02 – D 03 – C 04 – D 05 – D
06 – C
Os textos e imagens acima, foram elaborados, pelo Professor Wesley Oliveira, para o Blog do Enem, Wesley é formado em Física, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e em Matemática pela UNISA – Universidade de Santo Amaro – São Paulo. Ministra aulas de Física e Matemática em escolas de São Paulo e da grande Florianópolis desde 2000. Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100011187033321

 

 

 

 

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O que é filosofia? – Revisão Enem e vestibular

Posted: 22 Feb 2016 12:54 PM PST

Filosofia Enem: O que é filosofia? Para quê serve? Em algum momento da sua vida você já se fez essa pergunta (porque você primeiramente é humano e o atividade de se questionar é inerente a você). E como toda pergunta essa também precisa de uma resposta.

Como toda e qualquer coisa que exista, a filosofia teve um início, e para entendermos seu surgimento é necessário saber sobre sua etimologia. Afinal, a filosofia não "chegou chegando", tipo "pa-pum"!

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Mafalda e a filosofia: http://agora-m.blogs.sapo.pt/4378.html

 

 

O início de tudo…

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"Teeteto – E, pelos deuses, Sócrates, meu espanto é inimaginável ao indagar-me o que isso significa; mas às vezes, ao contemplar essas coisas, verdadeiramente sinto vertigem.
Sócrates – Teodoro, meu caro, parece que não julgou mal tua natureza. É absolutamente de um filósofo esse sentimento: espantar-se. A filosofia não tem outra origem…"  Teeteto (Platão)

Etimologicamente falando, a palavra filosofia é de origem grega, formada por dois radicais: FILO (amizade) e SOFIA (amor), portanto, originalmente a palavra "filosofia "significa "amizade pelo saber" ou "amor ao saber" (afinal, a amizade é uma forma de amor).

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Alguns historiadores afirmam que o filósofo e matemático Pitágoras de Samos (580-500a.C), que é conhecido pelo seu famoso teorema (a²= b²+ c²) foi o primeiro a utilizar a palavra filosofia para designar a incansável atividade humana de busca pelo saber, conhecimento e  verdade.

Dica 1: Saiba mais sobre Pitágoras de Samos em: www.matematica.br/historia/tales.html

 

Contudo, outro filósofo e matemático grego Tales de Mileto (624-546 a.C), que é conhecido por seu famoso teorema 5 é considerado o fundador da filosofia como a conhecemos hoje.

Tales de Mileto foi o primeiro pensador a procurar responder filosoficamente, ou seja, sem a ajuda da mitologia, como o mundo surgiu e o que explica estarmos aqui.

Tanto Tales de Mileto, quanto Pitágoras de Samos são considerados filósofos pré- socráticos ou filósofos da natureza (isso é assunto para outra aula), mas já adiantando, esses filósofos, cada um a sua maneira, buscavam respostas/explicações mais racionais para a origem da vida.

É importante lembrar, cronologicamente falando, antes do surgimento da filosofia (sec. VI a.C) as explicações eram dadas através da mitologia, ou seja, das ações e vontade dos deuses. Portanto, a filosofia surgiu para substituir as explicações mitológicas (cosmogonias) por explicações mais racionais (cosmologias).

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"Tá tranqüilo, tá favorável…"

Alguns aspectos da cultura grega foram favoráveis ao surgimento da filosofia nessa civilização, vejamos quais foram:

1º Configuração geográfica (favoreceu o surgimento do comércio, o que levou à criação da moeda);

2º Organização social e política na Grécia ( surgimento da escrita),

3º Religião e

4º Unidade Cultural.

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Dica 2: Saiba mais sobre os aspectos favoráveis em: http://www.filosofia-em-destaque.com.br/news/a5-fatos-que-contribuiram-para-o-surgimento-da-filosofia/

 

Conhecemos hoje o início da história da filosofia, seu nascimento. É importante lembrar que foi a atitude filosófica (espanto, admiração, questionamento) desses filósofos que os levaram à essa transformação na maneira de pensar e vivenciar suas vidas. Não para por aí, ainda temos muito o que conhecer sobre esses filósofos.

Para saber mais sobre a origem da filosofia assista as vídeos aulas abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=QH1ByP5Ka6o
https://www.youtube.com/watch?v=Ni85RNLdAQw

 

Vamos exercitar então?!

1. (ENEM 2015)

A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos e levá-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição anuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela, embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um.  NIETZSCHE, F. Crítica moderna. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?

a) O impulso para transformar, mediante justificativas, os elementos sensíveis em verdades racionais.

b) O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das coisas.

c) A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes.

d) A ambição de expor, de maneira metódica, as diferenças entre as coisas.

e) A tentativa de justificar, a partir de elementos empíricos, o que existe no real.

 A questão trabalha os seguintes temas relacionados à filosofia, dentre outros:

História da filosofia pré-socrática; Origem da filosofia; Filosofia X mito.

2. (FUNCAB – 2012)


O nascimento da reflexão filosófica na Grécia antiga está associado aos pensadores que antecederam a Sócrates, os chamados pré-socráticos. As questões fundamentais propostas por esses filósofos são de âmbito eminentemente:
a) moral.
b) político.
c) cosmológico.
d) educacional.
e) religioso.

– Diga as respostas nos comentários e discuta quais são as corretas

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Paula Pille para o  Blog   do   Enem. Paula  Pille  é   formada   em   Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Filosofia em escolas   da   Grande   Florianópolis   desde   2004. Facebook: https://www.facebook.com/paula.pille.1

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A felicidade em Aristóteles – Filosofia Enem e vestibular

Posted: 22 Feb 2016 11:37 AM PST

Filosofia Enem: Felicidade – Essa palavra de dez letras desperta a curiosidade de todos, volta e meia aparece como tema de conversas e discussões em rodas de amigos, posts nas redes sociais, enfim, todos querem saber qual o segredo, caminho para chegar até ela. Como será que Aristóteles responderia a essa pergunta?

Antes de falarmos sobre como a felicidade era entendida por Aristóteles, vamos conhecer um pouco sobre esse grande filósofo. Aristóteles nasceu na Macedônia em 384 a.C, até aí nada de excepcional. Foi discípulo de Platão, que por sua vez foi discípulo de Sócrates, que quebra a corrente por não ter sido discípulo de ninguém (não que se tenha conhecimento até agora). Fundou uma escola- o Liceu, importante centro de ensino daquela época.

"O que faz você feliz? Você feliz o que que faz? Você faz o que te faz feliz?" ( Clarice Falcão- O que faz você feliz)

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Fonte: http://www.sabercultural.com/template/obrasCelebres/A-Escola-de-Atenas.html

 

A imagem acima, Escola de Atenas – Afresco de Rafael – 1509/10. Mostra um grupo de filósofos de várias épocas históricas ao redor de Aristóteles e Platão, ilustrando a continuidade histórica do pensamento filosófico.

Estou a dois passos do paraíso…

"A virtude é o caminho para a felicidade."

 Aristóteles acreditava que para alcançarmos a felicidade deveríamos desenvolver "o tipo certo de caráter", que é herdado, mas, não é genético (não está no DNA). E é aí que está o "X" da questão! Esse tipo "certo de caráter" dependerá muito das influências externas que receberemos, advindas, sobretudo, do meio a qual estamos inseridos, ou seja, em outras palavras, o modo como fomos criados fará toda a diferença. Os exemplos que temos são cruciais para o nosso desenvolvimento "filho de peixe, peixinho é". È sempre bom lembrar, que esses exemplos não determinantes, mas exercem grandes influências sobre o nosso desenvolvimento. Somos seres sociais por natureza, precisamos viver em sociedade para nos desenvolver, sendo assim, essa sociedade precisa nos mostrar bons exemplos, para termos no que nos espelhar.

O caminho para essa felicidade é a virtude.

Os fins justificam os meios? Ou Os meios justificam os fins?

Ao contrário do que afirmava o filósofo florentino Maquiavel (1469-1527)- Os fins justificam os meios- para Aristóteles os meios justificam os fins. A virtude é o meio, como o próprio Aristóteles dizia " o meio termo de ouro" ou o " justo meio", agir virtuosamente significa ponderar(pensar) entre dois vícios, dois extremos(a falta e o excesso) que nos afastam da tão esperada felicidade.

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Fonte: https://semeadordeletras.wordpress.com/2011/11/20/para-alcancar-a-felicidade/

 

Em sua obra Ética a Nicômaco, Aristóteles apresenta mais exemplos sobre como agir virtuosamente e assim conquistar a felicidade.

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Fonte: http://filosofiasos.blogspot.com.br/p/esclarecimentos-sobre-as-questoes-do.html

 

Pense comigo, se a virtude é o caminho para a felicidade, logo a felicidade é o fim/objetivo de vida dos seres humanos. Sendo assim podemos deduzir, que tudo que existe tem uma finalidade (teoria das quatro causas), assim como um começo e meio.

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Fonte: https://cronicasurbanas.wordpress.com/tag/mafalda/

 

Lembre-se: Essa é a visão de Aristóteles, e ele defende o uso da razão para assegurar a felicidade!

Para terminar nossa conversa, que tal vocês assistirem esse vídeo feito pelo canal Metanóia, falando um pouco mais sobre Aristóteles e a Felicidade?

E aí, curtiu a revisão? Agora, que tal testar o que você aprendeu fazendo alguns exercícios?

1. Entre os três filósofos abaixo, qual deles é Aristóteles?

5

2.

 faltou

3. Em relação à ética de Aristóteles, podemos afirmar que:

a) trata-se de uma deontologia, pois visa à felicidade.

b) é baseada nas virtudes dianoéticas que dependem do hábito.

c) tem por finalidade última o exercício da virtude da justiça.

d) considera a instrução e o hábito fundamentais para a virtude.

4. (ENEM 2013)

A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não devem estar separados como na inscrição existente em Delfos "das coisas, a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que amamos". Todos estes atributos estão presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor, nós a identificamos como felicidade.

ARISTOTELES. A Política. São Paulo: Cia das Letras, 2010.

Ao reconhecer na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristoteles a identifica como

a) busca por bens materiais e títulos de nobreza.

b) plenitude espiritual e ascese pessoal.

c) finalidade das ações e condutas humanas.

d) conhecimento de verdades imutáveis e perfeitas.

e) expressão do sucesso individual e reconhecimento público.

– Diga as respostas nos comentários e discuta quais são as corretas

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Paula Pille para o Blog do Enem. Paula Pille é formada em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Filosofia em escolas da Grande Florianópolis desde 2004. Facebook: https://www.facebook.com/paula.pille.1

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Teorias da História: As linhas de interpretação da História abordadas no Enem

Posted: 22 Feb 2016 10:59 AM PST

A História, por ser uma ciência, tem objetividade. Porém, seu objeto de estudo é marcadamente subjetivo: o homem em sociedade e suas mudanças ao longo do tempo (passado e presente).

A objetividade histórica tem por base um método que consiste em analisar os vestígios produzidos pelo homem (fontes históricas), considerando-os como produtos de um determinado contexto social, econômico, político e cultural.

É justamente aí que a objetividade científica da História encontra seus limites. As fontes históricas não permitem reconstituir o passado, mas somente as representações que os homens de uma determinada época produziram sobre si, sendo essas representações impregnadas de determinados interesses, expectativas e visões de mundo.

O pintor belga Magritte soube bem retratar essa questão quando pintou em 1929 "A traição das imagens – Isto não é um cachimbo", diferenciando "significante" e "significado", considerando que uma determinada coisa pode assumir vários significados além daqueles consolidados pelo uso coletivo. A História é, por isso, uma ciência interpretativa que rejeita a possibilidade de reconstituir o passado em sua totalidade para chegar a uma verdade absoluta sobre o mesmo. Resumindo, a História não trabalha com "verdades", mas com "versões".

Teorias da História

"Isto não é um cachimbo", pintura a óleo de René Magritte.

As primeiras narrativas históricas (relatos sobre o passado) foram produzidas na Grécia Antiga. Heródoto e Tucídides, os principais historiadores gregos, ainda não atentavam para o conceito de representação. Suas narrativas tinham como orientação organizar os fatos do passado dentro de uma sequência e de uma causalidade racionais, construindo um discurso aceitável como verdadeiro.

Heródoto ignorava a possibilidade de uma diversidade de representações sobre os fatos passados, pautando-se em um esforço de diferenciação entre o falso e o verdadeiro. Tucídides, menos maniqueísta que Heródoto, desenvolveu o método de confrontação entre fontes orais e fontes escritas, ainda visando o alcance da verdade histórica.

Foi somente a partir do século XIX que a história adquiriu o status de um campo diferenciado do conhecimento científico, mesmo que tal empenho partisse dos quatro autores clássicos da Sociologia: Comte, Durkheim, Marx e Weber. O ritmo acelerado de transformação da sociedade industrial definiu uma nova linha de questionamento historiográfico: as razões e os sentidos das transformações históricas. Foi a partir daí que a historiografia se dividiu em três perspectivas: positivista, marxista e culturalista.

quatro autores clássicos da Sociologia: Weber, Marx, Comte e Durkheim

Os quatro autores clássicos da Sociologia: Weber, Marx, Comte e Durkheim.

A perspectiva positivista pautou-se nos fundamentos sociológicos de Auguste Comte. Influenciado pelo Iluminismo, Comte entendia a história como uma sequência linear de transformações onde as sociedades evoluem para um nível sempre maior de complexidade econômica, social e cultural. Essa perspectiva permitia entender a sociedade industrial europeia como condutora do processo histórico global, onde o progresso era a grande finalidade e a ciência, seu principal instrumento.

Essa concepção linear da história elegeu como objetos de estudo os grandes fatos transformadores. Seus sujeitos históricos eram os grandes personagens, os protagonistas desses grandes fatos, iluminados pela capacidade de conduzir seus coadjuvantes e espectadores a um momento histórico mais elevado. Essa capacidade pressupunha uma propriedade maior sobre o conhecimento complexo (filosófico e científico), o que explica eleger as fontes escritas como único tipo de registro histórico, principalmente os documentos oficiais.

Dica 1: As questões de História do ENEM costumam rejeitar essa visão linear do processo histórico, abordando muitas vezes a história a partir de uma visão anacrônica, comparando representações temporalmente desconexas cujos significados se aproximam em relação a determinada questão. Veja um exemplo disso na "questão 4" dos exercícios.

A perspectiva marxista pautou-se nos fundamentos economicistas de Marx e Engels. Ambos defendiam que as transformações históricas têm os fatores materiais como elementos motivadores, sendo tal perspectiva conhecida também como materialismo histórico. Marx chama esses fatores materiais (econômicos e sociais) de Estrutura, isto é, as forças e as relações de produção, que definem, por sua vez, a Superestrutura (elementos culturais e políticos). Como as relações de produção sempre foram marcadas pela desigualdade social, os conflitos daí decorrentes (lutas de classe) são o que desestabilizam e transformam esse conjunto formado pelo entrelaçamento entre Estrutura e Superestrutura: o Modo de Produção (Exemplos: asiático, escravista, feudal, capitalista e socialista).

A perspectiva culturalista teve como influência inicial o pensamento sociológico de Max Weber, que confrontou o determinismo materialista de Marx ao considerar a dinâmica histórica como uma via de mão dupla, onde os elementos econômicos e culturais exercem entre si uma influência mútua. Influenciado por Weber, o historiador Fernand Braudel considerou que mesmo nessa relação de influência mútua, os elementos culturais, ao contrário dos elementos econômicos, podem ser compreendidos na longa duração, exercendo, por isso, maior influência nas mudanças históricas, justamente pela sua estabilidade.

Assim como Braudel, Marc Bloch e Lucien Febvre, fundadores da Escola dos Annales (França), entendiam a dinâmica histórica como algo pautado na força de inércia das mentalidades, considerando que as mudanças históricas ocorrem sempre em meio a um complexo quadro de permanências no campo das representações, podendo estas serem reproduzidas e analisadas a partir de uma variedade de fontes históricas: escritas, orais, visuais etc. A terceira geração dos Analles, protagonizada por Jaques Le Goff e Pierre Nova, fundou o que se chamou de Nova História, escrevendo uma história serial das estruturas mentais. Ainda nessa perspectiva culturalista, temos a Micro-História, representada por Carlo Ginzburg e Giovanni Levi, escrevendo uma história dessas estruturas mentais a partir de escalas de análise micro, que, por sua vez, permitem uma melhor apreensão do macro.

Capa histórica da revista

Capa da Revista dos Analles

Dica 2: Para diferenciar melhor as principais teorias da História e finalizar sua revisão sobre Teorias da História, assista à aula do professor Richardson Siqueira do "Tá Ligado".

Agora é a hora de testar seus conhecimentos. Vamos ver como esse conteúdo é cobrado nos vestibulares e no ENEM.

Exercícios

Questão 1 (UFPE)

História é a ciência que:

a)estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra;
b)se fundamenta unicamente em documentos escritos;
c)estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou;
d)estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade.
e)estuda a causalidade dos fenômenos físicos e sociais com base no empirismo.

Resposta: A alternativa correta é a letra "c".

 

Questão 2 (UCS-2012)

O estudo e a escrita da História são realizados com base em pesquisas documentais e interpretações de fatos históricos. Como não é possível reconstruir o passado tal como aconteceu, os historiadores utilizam fontes, que podem ser interpretadas de maneiras diferentes, e, por isso, existe uma grande diversidade de produções historiográficas a respeito de um mesmo tema. No decorrer do tempo, o conceito, o uso e o critério de seleção das  fontes históricas mudou.

Atualmente, é correto afirmar que:

a) toda fonte histórica é necessariamente escrita, as demais são consideradas fontes pré-históricas.
b) o historiador deve priorizar as fontes com notória imparcialidade, tais como jornais e revistas, que retratam o dia a dia de uma cidade, um estado ou mesmo um país, da forma mais fiel possível.
c) filmes, obras literárias, histórias em quadrinho e pinturas não podem ser consideradas fontes históricas, pois não têm compromisso com a verdade.
d) as diversas manifestações artísticas, como escultura, pintura ou uma canção, podem ser consideradas fontes históricas, na medida em que retratam o espírito de um tempo.
e) o documento escrito, de preferência o oficial, imprime um caráter de seriedade ao trabalho do historiador, evitando que ele trabalhe com mentiras e falsificações.

Resposta: A alternativa correta é a letra "d".

 

Questão 3 (FESP)

A História é marcada por continuidades e descontinuidades que mostram as dificuldades encontradas pelos homens na sua luta para construir sua cultura. Para compreender esses processos, o historiador deve considerar que:

a)cada cultura é um reflexo das vontades e das necessidades individuais dos povos, sendo importante destacar que as conquistas materiais determinam mecanicamente a maneira de sentir a pensar;
b)os processos históricos são um conjunto de comportamentos que se repetem, criando culturas com estruturas semelhantes;
c)a análise dos fatos históricos exige critérios teóricos e metodológicos, para que se possa ter uma melhor compreensão do que aconteceu;
d)a História é um conjunto de fatos que jamais se repetirão, onde o papel das grandes personalidades merece destaque especial, para que se chegue a uma verdade definitiva;
e)os povos produzem suas histórias determinadas pelos seus desejos e pelas suas necessidades, mas não conseguem se libertar do domínio das forças da natureza.

Resposta: A alternativa correta é a letra "c".

 

Questão 4 (ENEM)

A primeira imagem abaixo (publicada no século XVI) mostra um ritual antropofágico dos índios do Brasil. A segunda mostra Tiradentes esquartejado por ordem dos representantes da Coroa portuguesa.

 

Quadros - Questão de História do Enem
A comparação entre as reproduções possibilita as seguintes afirmações:

I. Os artistas registraram a antropofagia e o esquartejamento praticados no Brasil.
II. A antropofagia era parte do universo cultural indígena, e o esquartejamento era uma forma de se fazer justiça entre luso-brasileiros.
III. A comparação das imagens faz ver como é relativa a diferença entre "bárbaros" e "civilizados", indígenas e europeus.

Está correto o que se afirma em:

a) I apenas.
b) II apenas.
c) III apenas.
d) I e II apenas.
e) I, II e III.

Resposta: A alternativa correta é a letra "e".

Felipe Carlos - História
O texto desta aula foi preparado pelo professor Felipe Carlos de Oliveira para o Blog do Enem. Felipe é formado em licenciatura e bacharelado em História pela UFSC, especializado em Interdisciplinaridade pelo IBPEX e mestre em História pela UFSC. É professor de colégios e cursinhos da Grande Florianópolis desde 2001.

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Inglês Enem: Pronomes Pessoais em Inglês

Posted: 22 Feb 2016 10:28 AM PST

Inglês Enem: Eu, tu, ele, nós, vós, eles. É claro que você conhece os pronomes pessoais em português. Eles são palavras que substituem os substantivos e são utilizados quando nos referimos a alguma coisa ou a alguém.

Na língua inglesa, também utilizamos pronomes pessoais. Você os conhece? Não? Então estude Inglês com este resumo que preparamos para você e arrase no Enem para garantir sua tão sonhada vaga na universidade!

Os pronomes pessoais em inglês são:

1
Fique atento(a) às regras de utilização dos pronomes pessoais:

  • Os pronomes pessoais reto são aqueles que a têm função de sujeito da oração.
  • Os pronomes pessoais também permitem que um texto tenha maior coesão.
  • O pronome I sempre está em letra maiúscula. Veja:

I am a teacher = Eu sou professora.

My teacher and I are friends. = Minha professora e eu somos amigas.

  • O pronome YOU tanto se refere a VOCÊ no singular, como VOCÊS no plural. A diferença pode ser percebida pelo contexto da conversa ou texto. Veja os exemplos:

You are a student. = Você é estudante.

You are students = Vocês são estudantes.

  • Os pronomes pessoais HE e SHE são sempre utilizados no singular.

She is my sister. = Ela é minha irmã.

He is my brother = Ele é meu irmão.

  • THEY é muito versátil. É o plural de vários pronome: HE, SHE ou HE e SHE e IT:

My brother and my sister are from Brazil. They are Brazilian. (They = My brother e my sister).

(Meu irmão e minha irmã são do Brasil. Eles são brasileiros.)

I have a cat and a dog. They are my pet animals. (They = cat e dog)

(Eu tenho um gato e um cachorro. Eles são meus animais de estimação.)

Considerações importantes sobre o pronome "IT":

  • O pronome IT se refere a tudo que não for humano. Ele se refere a animal, objeto, data, distância, hora e tempo.

Exemplos:

a) It (animal):

2

I have a cat. It is black = Eu tenho um gato. Ele é preto.

(Note que nesta frase não usei "he". Como o gato é um animal, utilizamos o pronome it.)

b) It (object):

3

I bought a backpack. It is very big. = Comprei uma mochila. Ela é muito grande.

c) It (day):

4

What day is today? It's Wednesday. = Que dia é hoje? Hoje é quarta-feira.

d) It (distance):

5

It's ten quilometres from my house to the school.= São 10 quilômetros da minha casa até a escola.

e) It (tempo):

6

It rains a lot here = Chove muito aqui.

Para ver se entendeu bem, nada melhor do que resolver questões de vestibular! Manda brasa! E aí, conseguiu revisar os pronomes pessoais? Agora, para finalizar sua revisão, veja esta super videoaula: https://www.youtube.com/watch?v=fReqgP7bCSA

1. (UFV 1996) The word THEY in the sentence "Personality questionnaires were sent out to more than 2000 men and women without prior selection; when THEY were returned, the birth dates were noted and the results were put through a computer", refers to:

a) results.

b) men.

c) questionnaires.

d) birth dates.

e) women.

2. (CESGRANRIO 1991) The pronoun IT in the sentence "When we eat something with sugar in it,particularly refined sugar, enzymes in the saliva in the mouth begin to work immediately to change that sugar into a type of carbohydrate" refers to the word:

a) saliva.

b) sugar.

c) mouth.

d) something.

e) refined sugar.

3. (UEL 1996) Mexicans can thank the peso crash for one thing: IT has forced them to confront the country’s deep-seated political problems. Disappointed with the ruling party, the PRI, they are demanding a truly First World government.

– In the above text, IT refers to:

a) Mexicans.

b) peso crash.

c) PRI.

d) Mexico.

e) political problems.

4. (UNESP 1989) __________ work in the field of engineering.

a) She

b) They

c) He

d) Them

e) It

5. (PUCSP 2002 – ADAPTED) Na frase “Women now become doctors at nearly the same rate as men, but they become physicians, not surgeons”, o pronome they refere-se a:

a) doctors.

b) physicians.

c) surgeons.

d) men.

e) women.

GABARITO:

QUESTÃO 1 – C

QUESTÃO 2- D

QUESTÃO 3- B

QUESTÃO 4- B

QUESTÃO 5- E

Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Isabel Valença para o Blog do Enem. Isabel é formada em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Viçosa. Dá aulas de inglês em escolas de Florianópolis desde 2012. Facebook: https://www.facebook.com/isabel.valenca

 

 

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Como fazer um plano de estudos e se motivar para passar no Enem e Vestibular

Posted: 22 Feb 2016 09:41 AM PST

Montar apenas um plano de estudos pode não ser suficiente para alguns estudantes. Você precisa se manter  motivado para que os sacrifícios em prol da sua aprovação não sejam tão difíceis.

Vamos ver juntos como usar o infográfico 6 passos para tirar o seu projeto do papel, criado pelo projeto Qual o Seu Legado. Fazendo o download deste infográfico, você terá dado o primeiro passo.

Montar seu plano de estudos

Agora que você já fez o download do infográfico, dê uma olhada nele, e considere que o seu primeiro passo já foi dado. Vamos juntos agora desvendar em como transformar esse infográfico em uma ferramenta de construção do seu plano de estudos e mentalidade vencedora para focar nos estudos.

Dica – Considere montar o seu plano de estudos com as Apostilas Enem Gratuitas 😉

Como montar seu plano de estudos usando o infográfico

Você pode utilizá-lo para diferentes objetivos, afinal o passo 1 é exatamente saber o que você quer. Vamos definir este como: montar um plano de estudos, seguir esse plano e passar no Enem. 

Beleza, você já passou do Passo 1, essa foi fácil.

Agora, antes de decidir o que estudar, e quantas horas de estudo, você precisa encontrar as suas motivações.

Por que você quer passar no Enem – Qual o seu plano de longa data

Fator da Motivação para os Estudos

Parece fácil pensar que você quer passar no Enem apenas para cursar um curso universitário, já que é o pensamento padrão. Mas o difícil é se imaginar lá na frente, depois de formado, o que você fará com esse curso que está querendo conquistar.

Não é algo simples,  e pode parecer besteira querer pensar tão a frente, quando você ainda nem entrou no curso para saber o que quer com ele. Mas o objetivo é você ter uma ideia sólida de algo que você quer muito, mas que pode mudar com o tempo.

Essa conquista tem que ser importante para você, pois no caminho você precisará abdicar de algumas coisas a fim de alcançar este objetivo.

Motivação constante – Prepare-se para os desafios que virão

Um dos maiores desafios do estudante é o psicológico. Se ele se abalar e achar que não vai conseguir, ou que o não vale a pena se esforçar, dificilmente ele irá se dedicar.

Você precisa estar pronto para quando a sua motivação for desafiada.

Em alguns momentos você irá se sentir burro por ter esquecido de multiplicar por “menos um”, ou alguém vai dizer que o seu curso é muito difícil de passar.

Crie um escudo mental para essas situações, parece bobagem, mas ler em voz alta algumas frases motivacionais podem te deixar preparado para ignorar quem tentar te desmotivar.

Lembre-se de acreditar em você, e que a conquista só vem com esforço.

Montando o planejamento

plano-de-estudos

Agora que você está motivado e preparado para lidar com os fatores desmotivantes dessa jornada, vamos planejar como você vai seguir na questão dos estudos.

Primeiro monte sua agenda semanal base. Que horários você tem livre? Quais você está trabalhando? Quais você pode dedicar aos estudos?

Lembre-se que não é só estudar, você precisa deixar tempo para o lazer também. Busque a harmonia entre a dedicação e o descanso.

Dica – Participe do Grupo de Estudos do Blog do Enem e acompanhe nossa programação de conteúdos gratuitos para se preparar para o Enem e Vestibulares.

Lembre-se que sua data final será o dia do Enem e/ou Vestibulares que você for fazer. Então já conte as semanas e pense o que você precisa fazer em cada uma delas.

Uma sugestão é ter um quadro para você colar post its, ou anotar a caneta mesmo as coisas que você precisa ver, fazer e estudar. Busque estar sempre um passo a frente do que você precisa. Assim, se acontecer algum imprevisto, ou precisar de um tempo de descanso maior, você terá essa liberdade.

Agora é estudar e dedicar!

Isso mesmo, agora que você já se preparou psicologicamente e organizou a sua agenda, é hora de cair em cima dos estudos.

Tire um tempo na sua semana para analisar a sua evolução dos conteúdos, ver onde você tem maior dificuldade e facilidade para distribuir bem a sua atenção entre os conteúdos.

Se você tiver sugestões, deixe nos comentários abaixo. No decorrer do ano, traremos mais e mais novidades para te ajudar com os estudos. Queremos ver você aprovado e comemorando a conquista da sua vaga.

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A teoria dos Conjuntos: Representação – Revisão de Matemática Enem e Vestibular

Posted: 22 Feb 2016 06:01 AM PST

O estudo sobre a teoria dos conjuntos é atribuído ao russo George Ferdinand Ludwig Philipp Cantor (1845 – 1918). Filósofo, Físico e Matemático, Cantor se interessou pelo infinito, assunto que era muito discutido na época.

Georg Ferdinand Ludwig Philip Cantor - Teoria dos conjuntos
Georg Ferdinand Ludwig Philip Cantor

Dica 1 – Saiba o que mais cai em Matemática nos Vestibulares e no Enem.

Mas afinal o que é um conjunto?

Segundo George Ferdinand Ludwig Philipp Cantor, conjunto é um agrupamento de termos com características parecidas, veja na imagem abaixo como são organizados os conjuntos de numerais naturais e os de vogais.

O que é conjunto?

Entendeu? Agora que você já relembrou o que é um conjunto, que tal aprender como eles são representados?

Representação dos conjuntos

O nome dos conjuntos é representado pelas letras maiúsculas do nosso alfabeto como, por exemplo: A,B,C.D…Z.   Já os elementos dos conjuntos, são representados pelas letras minúsculas: a,b,c,d..z.

Um conjunto pode ser representado por:

Enumeração

Os elementos aparecem entre chaves e separados por vírgula ou ponto e vírgula.

Exemplo:

N = {a,b,c,d…z}

Onde:

N=nome do conjunto

a,b,c…z = elementos do conjunto

Outro exemplo:

Z={paus,ouro,copas,espadas}

Compreensão

O conjunto é escrito por meio de uma propriedade comum e exclusiva de seus elementos.

Exemplo:

A={1,3,5,7,9}

Ou seja, a propriedade comum e exclusiva de seus elementos é que são todos números ímpares e menores do que 10.

Diagrama

Os elementos são colocados dentro de uma simples fechada. Se a linha for uma circunferência, então o diagrama é de Venn Euler.

Exemplo:

Conjunto dos dias da semana

Conjunto dos dias da semana

Saiba mais sobre a representação de um conjunto assistindo a uma super vídeo aula do Guto e mande bem no ENEM e nos vestibulares de todo Brasil. Vamos lá não deixe de conferir!

Gostou da aula? Agora você precisa colocar esse conhecimento na prática. O Blog do Enem está colocando diversas listas de exercícios com gabarito para você estudar. Acesse aqui essas listas e coloque seus conhecimentos à prova.

Munique Química e Matemática
Os textos e exemplos de apresentação desta aula foram preparados pela professora Munique Dias para o Blog do Enem. Munique é formada em química pela UFSC, tem mestrado e atualmente cursa o doutorado em Engenharia. Química, também pela UFSC. Facebook: https://www.facebook.com/MuniqueDias .

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Simulado Enem 2016 Gratuito – Veja 10 chances de preparação online.

Posted: 22 Feb 2016 05:16 AM PST

O Blog do Enem reuniu para você os principais Simulados Enem 2016 Gratuitos que estão na rede. Fazer exercícios é uma excelente estratégia para aprender de fato e chegar tinindo para a prova do Enem no final do ano. 

simulado enem  Confira os 10 Simulados Enem 2016 Gratuitos que o Blog do Enem separou para você.

São testes permanentes, que valem para todas as edições do Enem e dos Vestibulares. Escolha um para começar agora mesmo.

 1 – Simulado Gratuito com questões do Enem e Vestibulares– O site Estudantes fez uma seleção de provas inteiras de vestibulares de universidades federais e estaduais, de universidades católicas e de exames do Enem. Todas as questões de todas as matérias disponíveis para você testar o seu nível de preparação: Acesse aqui.

2 – Desafio online EstudaVest. Provas online todos os dias para vocês testar o seu conhecimento. Você escolhe as questões que prefere resolver e tem os gabaritos no mesmo dia. Além das respostas você fica sabendo como está o seu desempenho comparado com os demais participantes. Não dá para não testar: http://www.estudavest.com.br/

3 – Simulado Enem do Colégio Elite, de Campinas (SP).  Exame preparado por um dos cursinhos mais puxados do Estado de São Paulo, e que aprova alunos nos primeiros lugares nos vestibulares das universidades públicas mais disputadas, e que fica sempre bem colocado no Enem. Está no ar gratuitamente no site do Colégio Elite um simulado para Ciências da Natureza e para Matemáticas. Provas e gabaritos. Entre e faça aqui o simulado Enem para continuar a sua preparação.

 10 piores saláriosDica do Blog: Veja os 10 piores salários do mercado!

 Você já escolheu o seu curso? Pense bem para não se arrepender depois. Uma escolha deixa você na universidade por dois, três, quatro ou até seis anos.

Antes de confirmar a sua opção veja aqui  as 10 piores profissões do mercado de trabalho para conseguir empregos e bons salários.

4 – Simulado Enem Gratuito Brasil Escola. Testes completos para as quatro áreas do Enem. Você escolhe quantas questões quer fazer em Linguagens, Ciências da Natureza, Humanidades ou Matemática. Questões selecionadas de provas dos vestibulares mais disputados do País e das provas do Enem. Acesse aqui.

5 – Simulado Enem da Secretaria da Educação do Estado do Paraná. Provas completas para todas as áreas do Enem. Totalmente gratuito. Arquivos que você pode baixar com as questões para resolver. Depois você confere o gabarito nas questões comentadas e pode aprender o que ainda não sabia ou revisar o que errou na hora de resolver as questões. O site tem ainda apostilas gratuitas para você baixar: Acesse aqui.

medicina l Notas de Corte para Medicina. Dica do Blog – Veja aqui as notas de corte para Medicina no Sisu.

 6 – Simulado Enem para Matemática, do Colégio Anchieta, da Bahia – Uma prova completa de Matemática com exercícios no estilo do Enem selecionados em provas de vestibulares de todo o Brasil. Já vem com o gabarito. Seleção de questões pelos professores Adriano Caribé e Walter Porto. Resolução pela professora Maria Antônia C. Gouveia. Está disponível gratuitamente na internet Acesse aqui

7 – Simulado Enem Professor Cardy, com tempo cronometrado. Criado pelo Professor Cardy o simulado tem dez questões para você se preparar para o Enem. Há também questões com o padrão da FUVEST, e diversas vídeo-aulas. Vale a pena. Acesse aqui. :

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8 – Simulado Enem Gratuito do Super Vestibular – Você escolher a quantidade de questões para cada área do conhecimento. A seleção vai de um a dez exercícios em cada prova. As questões forem selecionadas em vestibulares e no Enem. Acesse aqui.

9 – Cem questões resolvidas e comentadas no Simulado Enem do cursinho COC. Simulado completo com 25 questões de cada uma das quatro áreas do Enem. Você pode testar quantas vezes quiser e depois conferir as respostas comentadas. Acesse aqui.

Apostilas Enem Gratuitas

apostilas_enem_gratuitas_400x500Aumente suas chances no Enem e no Vestibular estudando e fazendo suas revisões com Apostilas Pré-Enem e Pré-Vestibular Gratuitas do Blog do Enem.

Dicas, aulas e exercícios para todas as matérias. Apostilas Aqui.

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