terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


O que é Filosofia? – Veja o conceito de Filosofia, entenda e se garanta no Enem.

Posted: 08 Feb 2016 07:54 PM PST

Antes de tudo, você sabe o que é filosofia? Você sabe o conceito básico e a história da Filosofia?

No senso comum, muito se fala em filosofia de vida, aquela empresa tem tal filosofia, cada religião tem sua filosofia, enfim, são muitos exemplos que encontramos no dia-a-dia.  Esta concepção não deixa de ser filosofia, pois também envolve o uso do pensamento e da razão.

o que é Filosofia

Mas ao falarmos de filosofia em termos acadêmicos distinguimos um pouco desta maneira de pensar, isto é, a abordagem do pensamento filosófico ocorre dentro de estruturas que são chamadas de correntes filosóficas.

Mas, vamos primeiro ver o conceito de filosofia… Afinal, o que é Filosofia? – Ao dizermos o conceito de matemática, por exemplo, não estamos resolvendo problemas matemáticos. Estamos apenas dando o conceito. No entanto, ao dizermos o conceito de filosofia já estamos filosofando, já estamos construindo o conceito de filosofia.

A palavra filosofia, portanto, foi criada por Pitágoras e surgiu no início do século VI a.C com Pitágoras de Samos. Este dizia que nos jogos olímpicos compareciam três tipos de público: um para comerciar, outro para competir e outro para contemplar ou assistir.

Este último, para Pitágoras, é o filósofo, pois não possui interesse comercial, não é movido pelo desejo de competir, mas sim deseja observar, contemplar, julgar, avaliar, saber, etc.

Conceito de Filosofia

 

A filosofia para Pitágoras é o caminho para chegar à sabedoria divina: "A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou Amá-la, tornando-se filósofos". Pitágoras juntou duas palavras gregas: Filos: amigo, amante e Sophia: sabedoria; filosofia quer dizer, portanto, amigo ou amante da filosofia. E Filósofo é aquele que ama a sabedoria e deseja saber e conhecer.

Dica 1: Saiba mais sobre outros assuntos de filosofia acessando o nosso Blog do Enem, não deixe de conferir!

Já o pensamento filosófico nasceu numa cidade chamada Mileto com Tales, por volta do século VI antes de Cristo.

Conceito de Filosofia - Mileto

Tales que ficou conhecido como Tales de Mileto procurou buscar a origem do Universo buscando um elemento na natureza como princípio (arché) de tudo. Para ele este elemento seria a água.

Segundo Marilena Chauí a filosofia, portanto, surge quando o ser humano começa exigir provas e justificativas racionais que validem ou invalidem as crenças cotidianas. Essas provas criam uma atitude crítica:

  • Negativa: dizer não aos "pré-conceitos", aos pré-juízos, aos fatos e as ideias da experiência cotidiana, ao que "todo mundo diz e pensa", ao estabelecido.
  • Positiva: interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmo.

Falamos aqui de críticas negativas e positivas, mas você sabe o que significa? Vamos relembrar?

O termo crítica provém do grego crinein, que significa separar, julgar. Possui estes 3 sentidos principais:

  1. Capacidade de julgar, discernir e decidir corretamente.
  2. Exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem prejulgamento.
  3. Atividade de examinar a avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento.

Dica 2: Confira a lista de 10 filmes para estudar filosofia e sociologia, acessando  o link.

No decorrer da história da filosofia, desde o seu surgimento até hoje, alguns filósofos procuraram descrever o que é filosofia. Vejamos alguns exemplos:

  • Para Sócrates a filosofia começa reconhecendo a própria ignorância (falta de instrução, faltar de saber, desconhecido): "Só sei que nada sei".
  • Para Karl Marx a filosofia não deve apenas interpretar o mundo, mas transformá-lo, reconhecendo conflitos e superando-os, estabelecendo o governo dos trabalhadores.
  • Para Merleau-Ponty cabe à filosofia ensinar a ver bem ou reaprender a ver o mundo.
  • Para Nietzsche a filosofia, através da arte, supera a limitada condição humana, nos tornando super-homens; aos demais, o rebanho, restará a ilusão da moral e de uma vida após a morte.

Dica 3 – Já escolheu a sua profissão? Pense bem antes de entrar em um curso qualquer. Veja aqui a lista das profissões com os 10 piores salários no mercado.

Resumindo: A filosofia surgiu em Mileto no início do século VI a.C. com Tales e a palavra Filosofia significa amante ou amigo da sabedoria e foi criado por Pitágoras.  A filosofia tem como característica de negar os pré-conceitos, os pré-juízos, enfim, negar  o senso comum e interrogar  o que são as coisas.

E ai? Estudou tudo sobre o conceito de filosofia? Para fixar ainda mais o assunto e mandar super bem na prova do Enem e dos vestibulares assista a vídeo aula do preparaçãodigital e fique fera nessa assunto. Vamos lá! Aproveite!

Vamos praticar? Resolva os exercícios de alguns vestibulares que o Blog do Enem separou para você.

(UFPE) Etimologicamente, o que significa o termo Filosofia?

a) Amor á sabedoria
b) Amor á razão
c) Busca da sabedoria
d) Amigo do sábio
e) Busca da razão

Resposta: a

(Fundesj – SC) Quando e como surgiu a filosofia, segundo os historiadores?

a) A Filosofia nasceu no final do século VIII a.C. em Tróia, na Grécia, e o primeiro filósofo foi Pares.
b) A Filosofia nasceu no início do século VIII a.C., em Esparta, na Grécia, e o primeiro filósofo foi Sócrates.
c) A Filosofia nasceu no início do século VI a.C., em Mileto, na Grécia, e o primeiro filósofo foi Tales.
d) A Filosofia nasceu no final do século VII a.C., em Esparta, na Grécia, e o primeiro filósofo foi Aristóteles.

Resposta: c

(UFPE) Como se caracteriza acima de tudo o filósofo no sentido maior?

a) Pensador de ideias filosóficas elaboradas.
b) Criador de novos horizontes teórico-político do sentido crítico em seu contexto histórico.
c) Amante do saber.
d) Pensador de lógica e de como funciona o conhecimento intelectual.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

Resposta: c

(Fundesj – SC) As principais características da Filosofia são:

a) Negação, dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana e uma atitude positiva, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.
b) Primeiro, a Filosofia é um "eu acho que" ou um "eu gosto de". É pesquisa de opinião à maneira dos meios de comunicação de massa. Segundo, é pesquisa de mercado para conhecer preferências dos consumidores e montar uma propaganda.
c) Significa que a Filosofia não trabalha com enunciados precisos e rigorosos, busca apenas encadeamentos ilógicos entre enunciados, opera com conceitos ou ideias obtidas por procedimentos de demonstração e prova, não exige a fundamentação racional do que é enunciado e pensando.
d) O conhecimento filosófico é um trabalho emocional. É também sistemático porque se contenta em obter respostas para as questões colocadas, sem exigir que as próprias questões sejam válidas e, em segundo lugar, que as respostas sejam verdadeiras, estejam entre si, esclareçam umas ás outras, formem conjuntos convergentes de ideias e significações.

Resposta: a

Gilson Luiz Corrêa
Gilson Luiz Corrêa, bacharel em Filosofia pela UNISUL, Licenciatura em Filosofia pela UFSC, Psicopegadogia pela FMP. Professor do Colégio Catarinense. Facebook:
https://www.facebook.com/gilsonluiz.correa

O post O que é Filosofia? – Veja o conceito de Filosofia, entenda e se garanta no Enem. apareceu primeiro em Blog do Enem.

Tempos Vebais (present and future) – Inglês Enem

Posted: 08 Feb 2016 07:32 PM PST

 Tempos Vebais (present and future) – Text – É hora de revisar. Vamos começar com um exercício bem simples. Bora lá!

aula3_fig1.tif 

1. De acordo com a charge acima, escolha a alternativa correta:  a) Snoopy tenta ensinar Lucy a saltar;   b) Linus dá a entender que sua irmã Lucy é mandona;    c) Linus ensina Snoopy como lidar com Lucy;   d) Snoopy passa a ser eternamente o cachorro de Lucy;  d) Lucy quer comprar um cachorro para seu irmão Linus.

Vamos em frente que agora aperta mais um pouco. Leia com calma para responder os exercícios logo abaixo: “When I look in the mirror1 – I see myself. when I look at myself – I see my soul2. when I look at my soul – I see the sky. When I look at the sky – I see myself.”

Myself (My*self") (?), pron.; pl. Ourselves (¿). I or me in person; — used for emphasis, my own self or person; as I myself will do it; I have done it myself; — used also instead of me, as the object of the first person of a reflexive verb, without emphasis; as, I will defend myself. (– reflexive pron. –)

Dica 1 – Relembre tudo sobre os Personal Pronouns nesta aula de revisão para a prova de Inglês Enem. Estude com a gente para o Exame Nacional do Ensino Médio! – http://blogdoenem.com.br/personal-pronouns-texts-ingles-enem/

Vocabulary

1. Mirror – Espelho
2. soul – Alma

Questions on the text

1. De acordo com o texto, o autor do poema acima:
a) Prefere não olhar para o espelho.
b) Vê sua própria alma através das estrelas.
c) Acredita que pode ver também sua própria alma quando se vê no espelho.
d) Enxerga o céu através do espelho de seu quarto.
e) Acredita que sua própria alma reflete o espelho.

2. O trecho "when I look at myself – I see my soul" do poema acima pode ser traduzido, em português, por:
a) Quando me canso, canso minha alma.
b) Sempre que me olho, esqueço-me de minha alma.
c) Ao olhar minha alma, vejo meu filho.
d) Quando olho para mim mesmo, vejo minha alma.
e) Minha alma é vista por mim mesmo.
present and future

Simple Future

Sally will bring her kids tomorrow.

Nobody will notice that she has lost 10 pounds.

Dica 2 – Lembra tudo sobre o plural dos substantivos? Revise com esta aula sobre Plural of Nouns e garanta a sua nota na prova de Inglês Enem! – http://blogdoenem.com.br/plural-nouns-ingles-enem/

Formação

WILL (para todas
as pessoas)

Ou

SHALL (para I e
WE)

+ VP no infinitivo sem to

Obs.: WILL e SHALL têm a contração 'LL

Uso:

O simple future é usado para descrever que o que vai ocorrer no futuro.

We will (shall) travel to Rome next year.

The Brightons will come to visit us in July.

Going to

I bought the tickets yesterday,

so I'm going to see the show tomorrow night.

Formação:

to be + going to + infinitivo do verbo principal.

Michael is going to take his car to the garage …

Uso:

Usamos o going to (immediate future) para descrever uma ação em um futuro próximo, que planejamos fazer ou que está prestes a acontecer.

We are going to meet Joe next Friday.

We are going to play soccer tonight.

The clouds are so gray; I believe it is going to rain.

Simple Present

Michael always comes home after seven.

The World Cup takes place every four year.

Herbs from the Amazon cure many types of disease

Formação:

O Simple Present é formado a partir do verbo no infinitivo, sem o "to".

Ex: to dance

Sally and Peter usually dance the whole party.

Nota: Os verbos na terceira pessoa do singular (HE, SHE e IT) sofrem o acréscimo de "S".

Tom never brings his book to school.

Atenção:

Os verbos terminados em S, SH, CH, X, O e Z sofrem o acréscimo de "ES".

to do – she does

to wash – she washes

  • Em verbos terminados em y precedidos de consoante, corta-se o y e acrescenta-se ies:

to cry – Paul cries

to hurry – she hurries

Dica 3 – Revise tudo para Exame Nacional do Ensino Médio em mais esta aula sobre os Possessive Pronouns para a prova de Inglês Enem. – http://blogdoenem.com.br/possessive-pronouns-ingles-enem/

Usos:

1. O Simple Present é usado em ações que ocorrem habitualmente ou com certa frequência:

The Smiths often play cards together.

My uncle Nelson travels to New York every year.

2. O Simple Present também expressa ações de verdade universal:

Nurses look after their patients.

The earth goes around the sun.

Present Continuous

Where's Donna? She is talking on the phone.

Watch out! The enemies are coming.

Formação:

O Present Continuous é formado com o verbo auxiliar "TO BE" no presente e o verbo principal na forma de gerúndio (ing).

Atenção:

Regras para o uso do ING:

1. Em verbos terminados em E:

arrive – arriving

2. Verbos oxítonos terminados em Consoante-Vogal-Consoante:

control – controlling

admit – admitting

3. Verbos terminados em IE:

lie – lying

die – dying

Usos:

Usamos o PRESENT CONTINUOUS para indicar uma ação que ocorre no EXATO MOMENTO da fala.

Michael is driving his car now.

The teachers are reading their books this morning.

Nota: O PRESENT CONTINUOUS é usado também após a VOZ IMPERATIVA:

Look out the window! It is raning.

Atenção:

Os seguintes verbos não são normalmente usados em tempos contínuos:

like      hate      love      want      need      prefer      know      realize      suppose      mean      seem      understand      believe      contain      remember      belong      consist

I remember the story now.

Aula Gratuita – Confira.

Saiba mais sobre Verbal Tense nesta aula gratuita do canal Aulalivre.net  disponível no Youtube. Após assistir, revise o que você aprendeu respondendo aos nossos desafios!

Exercícios para você não esquecer mais!

Question 1

(UFSC) Select the propositions which indicate future.

a) Paul and Mary are going to travel to Africa in July.

b) The children will not be hungry anymore.

c) David is going to study in a good school.

d) Gregorie is working in Africa now.

e) David will be eleven years old next year.

f) David and his family need help.

Question 2

(VUNESP) Assinale a alternativa que preenche corretamente cada lacuna da frase apresentada.

I __________ to the radio every day, but I __________ listening to it now.

a) listen … am not

b) listened … had

c) listening … was not

d) was listening … not

e) not listen … was

Question 3

My uncle Nelson _______ to New York every year.

Choose the alternative that best completes the sentence above:

a) traveled

b) travelling

c) is travelling

d) to travel

e) travels

Question 4

(UNINOVE) Birds ____ to the South.

a) flies
b) fly
c) is flying
d) flying
e) flyed

Question 5

(ACAFE) Be careful! The old man ____________

every word that you are saying.

a) has understanding

b) understanding

c) understands

d) is understanding

Material Complementar

A portrait of myself.

Responda o questionário abaixo revelando as preferências, gostos, etc, para que possa conhecer "yourself" melhor:

aula3_fig2.tif

– I like sport practicing.

YES ( ) NO ( )

– I have a boy-friend/girlfriend.

YES ( ) NO ( )

– I study more than two hours day.

YES ( ) NO ( )

– I read, at least*, five books a year.

YES ( ) NO ( )

– I hate to do activities by myself.

YES ( ) NO ( )

– I like to talk to people.

YES ( ) NO ( )

– I like outdoor activities.

YES ( ) NO ( )

– I am an altruist person.

YES ( ) NO ( )

* at least – no mínimo

Answers: If most (or all) of your answers are "YES", then you are probably an extrovert person and like to be with friends, but if you answered "NO" for most questions, then perhaps(1) you are a little shy(2) or prefer to spend some time(3) with yourself.

No matter what(4) you answered to the questions above, you should(5) always say "YES" for the topic "I read, at least, five books a year.", ok?

(1) perhaps – talvez

(2) shy – tímido

(3) to spend some time – passer algum tempo

(4) No matter what – Não importa o que

(5) should – deveria

 

Você consegue resolver estes exercícios? Então resolva e coloque um comentário no post, logo abaixo, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

O post Tempos Vebais (present and future) – Inglês Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

Interpretação de Texto para mandar bem na Redação Enem

Posted: 08 Feb 2016 10:45 AM PST

Fique de olho porque Interpretação de Texto é o que mais cai no Enem e nos vestibulares. Se você não consegue ‘ler e entender’ os enunciados das questões e da Redação, sem chance de ter uma boa nota.  

Veja nesta aula gratuita como a Interpretação de Texto pode ajudar você na hora de produzir o texto dissertativo argumentativo da Redação. Leia o texto com calma, para conseguir extrair tudo o que precisa. Ter papel e caneta à mão ajuda para ir anotando os pontos principais.

Segurança 

“O ponto de venda mais forte do condomínio era a sua segurança. Havia as mais belas casas, os jardins, os playgrounds, as piscinas, mas havia, acima de tudo, segurança. Toda a área era cercada por um muro alto. Havia um portão principal com muitos guardas que controlavam tudo por um circuito fechado de TV. Só entravam no condomínio os proprietários e visitantes devidamente identificados e crachados1.

Mas os assaltos começaram assim mesmo. Ladrões pulavam os muros e assaltavam as casas.

Os condôminos decidiram colocar torres com guardas ao longo do muro alto. Nos quatro lados. As inspeções tornaram-se mais rigorosas no portão de entrada. Agora não só os visitantes eram obrigados a usar crachá. Os proprietários e seus familiares também. Não passava ninguém pelo portão sem se identificar para a guarda. Nem as babás. Nem os bebês.

Mas os assaltos continuaram.

Decidiram eletrificar os muros. Houve protestos, mas no fim todos concordaram. O mais importante era a segurança. Quem tocasse no fio de alta tensão em cima do muro morreria eletrocutado. Se não morresse, atrairia para o local um batalhão de guardas com ordens de atirar para matar.

Mas os assaltos continuaram.

Grades nas janelas de todas as casas. Era o jeito. Mesmo se os ladrões ultrapassassem os altos muros, e o fio de alta tensão, e as patrulhas, e os cachorros, e a segunda cerca, de arame farpado, erguida dentro do perímetro, não conseguiriam entrar nas casas. Todas as janelas foram engradadas. Mas os assaltos continuaram.

Foi feito um apelo para que as pessoas saíssem de casa o mínimo possível. Dois assaltantes tinham entrado no condomínio no banco de trás do carro de um proprietário, com um revólver apontado para a sua nuca. Assaltaram a casa, depois saíram no carro roubado, com crachás roubados. Além do controle das entradas, passou a ser feito um rigoroso controle das saídas. Para sair, só com um exame demorado do crachá e com autorização expressa da guarda, que não queria conversa nem aceitava suborno.

Mas os assaltos continuaram.

Foi reforçada a guarda. Construíram uma terceira cerca. As famílias de mais posses, com mais coisas para serem roubadas, mudaram-se para uma chamada área de segurança máxima. E foi tomada uma medida extrema. Ninguém pode entrar no condomínio. Ninguém. Visitas, só num local predeterminado pela guarda, sob sua severa vigilância e por curtos períodos.

E ninguém pode sair.

Agora, a segurança é completa. Não tem havido mais assaltos. Ninguém precisa temer pelo seu patrimônio. Os ladrões que passam pela calçada só conseguem espiar através do grande portão de ferro e talvez avistar um ou outro condômino agarrado às grades da sua casa, olhando melancolicamente para a rua.

Mas surgiu outro problema.

As tentativas de fuga. E há motins constantes de condôminos que tentam de qualquer maneira atingir a liberdade.

A guarda tem sido obrigada a agir com energia.”

1 Adjetivo masculino: linguagem informal, receber crachá, ser identificado com um crachá

Parabéns se você chegou até aqui e leu o texto todo na íntegra!

Ler é fundamental. Essa história de ‘passar os olhos’ é jeitinho, que não leva a bom porto. Agora, é hora de fazer os exercícios relacionados ao texto que você leu. Este é de autoria do cronista Luís Fernando Veríssimo. O nome é ‘Segurança’, e faz parte do livro Novas Comédias da Vida Privada, editado em Porto Alegre, pela L&PM, em 1996.  Vamos aos Exercícios para você treinar Interpretação de Texto!

Exercícios sobre Interpretação de Texto

Questão 01

O texto tem como título Segurança porque

(A) a temática do texto é a falta de segurança nas grandes cidades, onde os condomínios fechados são sempre os mais atacados pela violência das ruas.

(B) a questão da segurança é abordada de maneira clara e científica, debaixo de uma análise sociológica bastante séria.

(C) a questão da segurança é abordada de maneira irônica, debaixo de um questionamento sobre o que é estar seguro.

(D) o maior problema das grandes cidades é justamente a falta de segurança.

Dica 1 – Que tal estudar um pouco mais sobre interpretação de textos para ficar sem nenhuma dúvida? Acompanhe esta aula de revisão e fique preparado para a Redação Enem – http://blogdoenem.com.br/interpretacao-de-texto-aula-3-redacao-enem/

Questão 02

Depreende-se do texto que

(A) um dos pontos altos de venda do condomínio era a beleza das casa, superada apenas pela perfeição dos playgrounds.

(B) os jardins e as piscinas eram incríveis, mas o ponto alto era justamente a altura dos muros do condomínio.

(C) desde o início havia assaltos no condomínio, mas após alguns deles, os assaltantes começaram a ser chachados .

(D) além de toda a beleza e conforto que o condomínio oferecia, havia a segurança, ponto mais forte de venda do local.

Dica 2 – Nesta aula de Redação Enem abordamos dois textos para exercitarmos interpretação: "O Pavão" de Rubem Braga e "Poeminha Sentimental" de Mario Quintana. Confira! – http://blogdoenem.com.br/interpretacao-de-texto-aula-2-redacao-enem/

Questão 03

Infere-se do texto

(A) uma sequência narrativa que vai gradativamente acrescentando elementos de segurança a um local já vendido como seguro.

(B) a insegurança de se morar em um condomínio fechado com torres.

(C) a preocupação dos condôminos com as babás e os bebês.

(D) o perigo de andar por aí de carro, já que o perigo de assaltos é grande.

Dica 3 – O Exame Nacional do Ensino Médio está cada vez mais próximo, fique pronto para a Redação Enem com mais esta importante aula sobre interpretação textual – http://blogdoenem.com.br/interpretacao-de-texto-aula-1-redacao-enem/

Questão 04

Em "Quem tocasse no fio de alta tensão em cima do muro morreria eletrocutado. Se não morresse, atrairia para o local um batalhão de guardas com ordens de atirar para matar",pode-se subentender que

(A) fios de alta tensão tendem a matar mais pessoas que um batalhão de guardas.

(B) tocar um fio de alta tensão era algo comum no condomínio tratado na narrativa dada nesta aula.

(C) como a segurança era o mais importante no condomínio, corria-se o risco de morrer acidentalmente ao tocar o fio de alta tensão ou, se não acontecesse morte, ser literalmente fuzilado por um batalhão de guardas.

(D) o batalhão de guardas não conseguia controlar os fios de alta tensão, por isso fuzilava as pessoas que sobreviviam ao choque terrível que acontecia quando alguém os tocava.

Questão 05

Da leitura do texto depreende-se que:

(A) embora o condomínio vendesse segurança, só garantia a tranquilidade de alguns poucos condôminos.

(B) as pessoas nunca prestam atenção aos limites de segurança dentro de um condomínio.

(C) somente as pessoas que entravam no condomínio eram perigosas, as que saíam eram sempre conhecidas dos seguranças.

(D) ironicamente há uma inversão de valores, ao final da crônica.

 Você consegue resolver estes exercícios?

Então resolva e coloque um comentário no post ou nas redes sociais, explicando o seu raciocínio e apontando a alternativa correta para cada questão. Quem compartilha a resolução de um exercício ganha em dobro: ensina e aprende ao mesmo tempo. Ensinar é uma das melhores formas de aprender!

Mas, se está difícil, assista a esta aula gratuita que você vai tirar muitas dúvidas. Ela trata de um poema de Paulo Leminski. O que, de fato, importa para você, é como aprender a ‘ler e interpretar’. Depois, volte aos exercícios.

Esta aula está disponível gratuitamente no Youtube, no canal ‘AulaDeOnline’. Tem muito mais lá para você.  Confira: https://www.youtube.com/channel/UChy2vDADNGfZ9r1G8l1FTYA 

O post Interpretação de Texto para mandar bem na Redação Enem apareceu primeiro em Blog do Enem.

3 comentários:

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!