quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Redação e Português Enem – Leitura e Interpretação de Texto

Posted: 24 Feb 2016 04:45 PM PST

Na sociedade atual, nossas ações, sejam individuais ou coletivas, estão permeadas por textos, verbais ou não verbais; que se completam no objetivo de estabelecer a comunicação que se estabelece nas relações sociais.

Sem fazer a correta Interpretação de texto não há diálogo. Veja o que nos dizem Paulo Francis, Machado de Assis e Marina Colasanti, que são autores nota 10!

Por meio de textos, informamos, esclarecemos, expomos pontos de vistas, manifestamos ideologias, etc. E é por intermédio deles que estabelecemos um elo com nossos interlocutores, que interagem conosco; refutando, concordando, desenvolvendo nossas ideias, ao mesmo tempo em que repassam as suas.

Mas não basta apenas produzir ou recebe textos. Diante de uma infinidade de linguagens e mídias, é preciso que você saiba compreendê-los e estabelecer relações, aptidões essenciais para nos tornarmos leitores competentes e ocuparmos o nosso espaço na sociedade.

Dica 1 – Denotação e Conotação – Aprenda como identificar e diferenciar os sentidos conotativo e denotativo na linguagem literária. Post especial do professor Jackson Gil: http://blogdoenem.com.br/denotacao-conotacao-linguagem-literaria/

→ Veja o que nos dizem alguns intelectuais a respeito da leitura crítica:

"Quem não lê não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo". Paulo Francis

"É preciso ler isto, não com os olhos, mas com a memória e a imaginação". Machado de Assis

"O bom leitor lê sentidos. Quanto mais uma criança se apega ao sentido, melhor leitora ela será". Marina Colasanti

Você pode ir mais além, aprofundando essas dicas sobre interpretação de texto. E não se esqueça: pesquise, estude para o vestibular e ENEM!

Leitor Competente é Leitor Crítico

A palavra ler tem muitos sentidos: percorrer com a vista, interpretando por relações entre sequências de sinais gráficos ou linguísticos; conhecer, pelo exame mais ou menos extenso, o conteúdo de uma obra; dedicar-se à leitura como hábito ou paixão; interpretar e compreender ideia ou conceitos de um autor; atribuir significado, sentido ou forma;

Ler é decifrar sentimentos ou pensamentos ocultos, guiando-se por indícios mais ou menos subjetivos; inferir, guiando-se por indícios objetivos, alguma coisa não declarada; conjecturar algo, formular hipóteses, a partir de dados objetivos. (Fonte: Dicionário Houaiss da língua portuguesa)

Como você pode perceber, ler é uma atividade mais complexa do que parece. A linguagem tem um grande poder de expressão, é o mais eficaz meio de interação entre interlocutores, mas também uma poderosa arma de dominação; daí a importância do desenvolvimento da capacidade leitora e crítica.

Dica 2 – Veja o que mais cai nas questões de português no Enem: http://blogdoenem.com.br/enem-2013-mais-cai-portugues/

Atenção a estes pontos para mandar bem no Enem e nos Vestibulares:

1.  O leitor competente não compreende apenas o que está sendo dito, bem como o não dito, as entrelinhas, o implícito do texto. É aquele que, diante de qualquer texto verbal ou não verbal, coloca-se numa posturaresponsiva-ativa, analisando, respondendo ao texto lido e percebendo as situações de produção: quem está falando, para quem se destina a mensagem, em qual contexto e momento histórico houve a produção textual e qual a intenção do autor.

2. Nenhum autor de texto se coloca numa postura neutra e despretensiosa, sempre há a intenção de produzir sentido no seu interlocutor, levando em consideração que poderá interagir com ele, informá-lo, emocioná-lo, ensiná-lo, incutir-lhe uma ideia, modificar seu comportamento.

3. O leitor competente consegue enxergar nas entrelinhas; percebendo, além dos sentidos das palavras e descobrindo o significado da pontuação, das pausas, das metáforas, etc. É preciso reconhecer todos os implícitos, os subterfúgios do autor, para que cheguemos a uma interpretação crítica e competente, que nos possibilite o verdadeiro exercício da cidadania.

interpretação de texto machado
Veja aula completa sobre Machado de Assis

Fique Ligado nas Obras que abordam a descoberta do gosto pela leitura:

Livros: "No mundo dos Livros" – José Mindlin (Agir); "A Paixão pelos Livros" – Org. Júlio Silveira e Martha Ribas (Casa da Palavra); "Como e por que ler o romance brasileiro" – Marisa Lajolo (Objetiva).

Filmes: "Sociedade dos Poetas Mortos" de Peter Weir; "Minhas tardes com Margueritte" de Jean Becker.

Sites: www.bibvirt.futuro.usp.br/; www.dominiopublico.gov.br/

Dica 3 – Redação Enem – Apostila gratuita as principais dicas para uma Redação nota 1000: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-apostila-gratuita/

Agora chegou a sua vez! Responda a questão abaixo sobre Interpretação de Texto que o Blog do ENEM preparou para você.

1. Qual das palavras abaixo, destacadas do poema de Mario Quintana, foi utilizada no sentido figurado?

Poeminho do contra

Todos esses que aí estão

Atravancando o meu caminho,

Eles passarão…

Eu passarinho!

(In: Caderno H, p, 28)

a) esses                               b) atravancando              c) eles                  d) passarão                        e)passarinho

Resposta: A alternativa correta é a letra… "e".

Comentário: O sentido figurado, também chamado de conotativo, é aquele que atribui à palavra um significado que não é o real, o do dicionário; e, portanto, precisa ser inferido a partir do texto. O poeta se utilizou da imagem de liberdade atribuída para o passarinho para se definir como alguém livre, mesmo diante dos que tentam atrapalhá-lo.

Jackson Gil - Redação
O texto foi preparado pelo professor Jackson Gil Avila para o Blog do Enem. Jackson é licenciado em letras Português/Espanhol; especialista em Literatura Contemporânea e em Gramática do Texto; e mestrando em Ciências da Linguagem, todos pela UNISUL.

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Como fazer um texto dissertativo-argumentativo – Redação Vestibular e Enem.

Posted: 24 Feb 2016 04:05 PM PST

Como fazer uma Redação Enem ou Vestibular com texto dissertativo argumentativo? – Espante este mistério aqui e agora. Veja como chegar lá!

Os enunciados de Redação do Vestibular ou de Redação Enem deixam sempre claro o que se pede. Na maioria dos casos você precisa escrever um texto dissertativo argumentativo, concluindo com uma proposta clara de intervenção ou de sugestão considerando os aspectos do Tema.

Como explica o manual da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o formato da prova de redação Enem é a dissertação-argumentativa. Esse gênero textual exige que o estudante construa e defenda seu ponto de vista, proponha uma tese inicial e apresente argumentos que comprovem o seu principal ponto de vista na Redação Enem. Os elementos centrais para você desenvolver são Introdução, Desenvolvimento, e Conclusão.

Veja o primeiro passo para uma redação Enem nota 1000 ou de Nota Máxima no Vestibular

redação dissertativa argumentativa   Primeiramente, leia o tema e os textos motivadores. Interpretação de Texto é o fundamento para você ‘ler e entender’ o enunciado.

Esse será o seu grande ponto de partida para escrever uma boa dissertação e obter sucesso na pontuação no vestibular ou no Enem. Uma leitura atenta vai evitar que você cometa um dos erros mais comuns dos estudantes: fugir do tema. Razão pela qual muitas redações ganham nota zero.

Você deve estar se perguntando: como garantir que eu entendi o tema proposto? Para começar, elabore perguntas sobre o assunto. Faça uma espécie de questionário e reflita sobre os pontos levantados. Isso vai facilitar a percepção de como o tema deverá ser desenvolvido. Quer revisar  um pouco? Veja aqui uma aula gratuita sobre Interpretação de Texto.

Em geral, nos vestibulares ou na Redação Enem o enunciado propõe como tema um problema, e que exige uma proposta de encaminhamento ou de solução. Por isso essa estratégia é bastante eficiente: foque primeiro no problema, depois em suas causas e, finalmente, nas possíveis soluções. Responda as seguintes questões antes de escrever a redação:

Seis perguntas para uma Redação Nota Máxima

1. Qual o problema?   2. Por que se trata de um problema?    3. Quais as causas para tal problema?   4. Há alguma solução?   5. Como e por que colocar tal solução em prática?   6. Como essa proposta pode, de fato, resolver o problema?

Todas essas perguntas fazem parte do que chamamos de brainstorming. Uma vez respondidas essas questões, elabore um projeto de texto e defina com mais detalhes a tese a ser defendida. Vamos seguir com o nosso post-aula sobre como preparar um texto Dissertativo Argumentativo.

Você já respondeu as 6 perguntas acima?

Se a resposta for SIM, então você já tem uma base de como começar a escrever. Ainda não? – Então, volte um parágrafo, leia novamente as seis perguntas, e  responda antes de prosseguir.

OK, agora você já tem os instrumentos necessários para criar sua tese, ou seja, o que será defendido ao longo dos parágrafos de sua dissertação para o  vestibular ou para uma Redação Enem. Anote suas ideias em uma folha de rascunho. Tome cuidado para escolher uma tese que você conheça profundamente e possa defender com desenvoltura.

A partir dessa fase, você começa a colocar "a mão na massa". Seu principal foco deve ser o conteúdo, e não tanto a gramática e ortografia. Então, dê mais importância para a organização de seus argumentos. Suas ideias devem fazer sentido.

Apresente seus argumentos de forma harmoniosa para que a leitura do texto seja fluida, ou seja, fácil de ler e de compreender.

A coerência e a organização vão valorizar cada ponto de seus argumentos. Quanto mais fácil for para o corretor entender seu texto, maiores as chances de garantir uma boa nota. Depois do vídeo abaixo veja com fazer a Introdução, o Desenvolvimento, e a Conclusão da sua  Redação no Vestibular ou numa Redação Enem.

 Componentes de uma dissertação argumentativa para um Redação nota Máxima: introdução, desenvolvimento, e conclusão.

1 – Introdução 

A introdução equivale ao primeiro parágrafo. Nessa parte você fará a apresentação do problema e de suas principais abordagens. Sua tese principal também deve estar aqui. Os argumentos que vão explicar e defender seu ponto de vista estarão nos parágrafos seguintes. Dessa forma, você irá direcionar o olhar do leitor para seguir sua linha de raciocínio.

2 – Desenvolvimento 

Os dois ou três parágrafos depois da introdução compõem o desenvolvimento. É a partir do segundo parágrafo que você vai defender a tese apresentada na introdução.

Cada parágrafo do desenvolvimento deve apresentar argumentos que sustentem as afirmações anteriores. Dessa forma, será possível analisar de forma profunda e contextualizar sua ideia principal. Veja como fazer nestes 10 exemplos de Redação Enem Nota 1000.

redação nota 1000 horizontal
Confira textos nota 1000 no Enem

 

3 – Conclusão

No parágrafo final da dissertação, você deve retomar o que apresentou na introdução, de modo a reforçar o problema discutido até aqui. A diferença é que na conclusão, você apresentará soluções sobre as questões levantadas anteriormente.

As frases-chave de cada parágrafo também serão retomadas. Dessa forma, quando o leitor terminar a leitura, estará certo de que você propõe as melhores soluções possíveis para os problemas apresentados ao longo do texto. Veja a seguir exemplos de Redação Enem nota 1000

Importante: Não se esqueça de revisar seu texto antes de entregar a Redação!

Esse é o momento de prestar atenção nos erros gramaticais, na ortografia e na pontuação. Uma dica importante: se você não está seguro sobre a grafia de uma palavra, substitua por um sinônimo. Caso não conheça uma palavra com um significado semelhante, mude a frase. O importante é não perder pontos à toa!

Cuidado com os erros! – Veja se não há nenhuma frase solta ou fora do contexto. Esteja atento se os parágrafos seguem uma sequência lógica e se estão de acordo com a sua tese principal. Completada essa etapa, agora é o momento de passar o texto a limpo e de, finalmente, entregar sua redação.

Mas antes de copiar o texto da folha de rascunho, veja se você cumpriu com o número mínimo de linhas ou se não ultrapassou o limite máximo. Preste atenção nas margens que limitam a folha e faça um esforço para que a sua letra seja a mais clara possível.

qg do enem  10 azul free flickr  Veja aqui 10 Dicas Gratuitas de Redação Enem preparadas pelos professores do QG do Enem. Confira como deve ser a Estrutura da Redação, como defender o seu ponto de vista, e como construir seus argumentos e a conclusão. Aqui:  10 Dicas de Redação Enem

 

Dica do Blog: como anda sua leitura e interpretação de texto? Reserve alguns minutos para melhorar essas habilidades: Leitura e Interpretação de Textos

A professora de português Rafaela Lobo explica conceitos importantes na hora de produzir uma redação. Numa videoaula de 10 min, ela dá dicas de interpretação de texto e apresenta os diferentes gêneros textuais. Dá uma olhada:

Dica do Blog: dominar a grafia de algumas palavras é um problema pra você? Descubra como resolvê-lo:http://blogdoenem.com.br/redacao-porque/

Você já escolheu o  que você quer ser? Antes de fazer a sua opção por um curso superior veja 70 carreiras e as chances de emprego e salário no Guia de Cursos de Graduação e Mercado de Trabalho do Blog do Enem.

Gostou das sugestões? Tenho certeza de que a partir de agora você terá muito mais facilidade em escrever sua Redação do Enem e garantir a nota 1000. Boa sorte!

Post escrito por Martim Vicente Carrello. Ele é natural do Rio de Janeiro (capital). É formado em História e Letras, com especialização e mestrado em literatura brasileira. Martim é apaixonado por educação, tendo atuado desde a educação infantil até o ensino superior. https://www.facebook.com/martim.silva.752

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Conceitos fundamentais da Geografia (parte 2) – Geografia Enem

Posted: 24 Feb 2016 01:35 PM PST

Geografia Enem: É curioso pensarmos que usamos palavras no nosso cotidiano que podem ser tão importantes para o conhecimento científico.

Na linguagem do cotidiano, quase tudo é permitido. No campo das ciências, não é bem assim. Os termos usados, nesse caso, possuem significados específicos. Mais que isso: são conceitos. E agora? Devemos parar de usar tais palavras? Não se desespere, candidato (a)! Essa revisão está aqui pra te salvar e te ajudar a ficar fera em Geografia Enem!

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Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiT_o6vh_KWTuVv310FVG7eg-4DFCHzY-gGYavfx1z3_m16axuYbZtNs-bJZhe6wc4ZOz8hOxVAGdKTE8DPcAGFgjdLtwyhK2NmXLDPOCQHaaAfyWKzeEFWUsfp9EopA7IsuHzTn10G_Ddk/s1600/paisagem.jpg

 

A Geografia estuda o espaço em que vivemos. Mas, essa definição é muito ampla. Se partirmos da nossa casa, escola, bairro, cidade, estado, país, planeta… Enfim, podemos chegar então a conclusão que vivemos no universo. Para não ficar algo tão vago, a Ciência Geográfica criou o que denominamos de Categorias Espaciais que dimensionam o espaço geográfico de acordo com a dimensão da área a ser considerada.

Partamos então do espaço que temos mais frequentemente contato. Quando pensamos na nossa rotina, levamos em consideração os locais que vamos ou passamos com maior frequência. O espaço de vivência, com o qual temos mais familiaridade e estabelecemos uma relação afetiva, do ponto de vista geográfico, é o que denominamos lugar.

Podemos clarear essa ideia com um exercício simples: se fecharmos os olhos e pensarmos num local e, apenas com nosso pensamento, o visualizamos com detalhes, trata-se de um lugar.

Fez sentido? E o que mais?

Saindo do espaço mais próximo a nós, temos outra  dimensão que com frequência fazemos referência. Apesar de termos acesso quase irrestrito a informações atualmente, seria muito chato que, ao nos referirmos a uma cidade ou local, fossemos buscar informações precisas. De maneira geral, dizemos que tal local fica numa determinada região. Mas o que é uma região na Geografia?

Uma região geográfica agrupa locais (cidades, estados, países) que possuem algo em comum ou similaridade segundo algum critério ou característica. Tais critérios podem ser de ordem física (natural), histórica e/ou socioeconômica.

Algumas considerações devem ser feitas com relação às regiões. Um local pode fazer parte de várias regiões ao mesmo tempo. Por exemplo, a cidade de Osasco está na Região Sudeste e na Região Metropolitana de São Paulo. Podemos ainda incluir a cidade citada em outros contextos ainda considerando a espacialidade.

Ok, mas e os estados? E os países?

Se o homem interfere e interage com o espaço, criando o espaço geográfico, também dividiu os continentes (áreas emersas) de modo a criar locais diferenciados de acordo com as intervenções feitas em determinadas áreas. Ao longo do tempo, a humanidade foi tornando a relação com o espaço mais complexa, até que surge a necessidade de dividi-lo.

A divisão do espaço geográfico, delimitado por fronteiras artificiais ou concretas, é o que denominamos território. Ou seja, território é uma área delimitada em que, no interior desse limite, a população ou grupo social que ali vive está submetida a um governo e leis próprias.

No entanto, esse é um dos conceitos mais discutidos pelos geógrafos ao longo do desenvolvimento da ciência Geográfica. Outras ideias de territorialidade surgiram e não podem ser descartadas. Uma delas é a ideia de considerar território uma área (extensa ou não) em que uma parte da população estabelece uma relação  de poder com os demais indivíduos que habitam e/ou frequentam aquele local.

Podemos exemplificar esse caso com o que acontece quando um grupo armado domina determinada área e passa a controlar o acesso e a criar "leis" paralelas às oficiais. Muitas vezes, o raio de ação desse grupo não está precisamente delimitado, porém, há uma relação de poder com a população. Logo, trata-se de um território, segundo essa outra perspectiva.

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Divisão territorial do mundo                               ,

 

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Território controlado pelo Estado Islâmico

 

Divisão territorial  do mundo: Mapa mundi com os territórios representados com a imagem das bandeiras de cada país.

Fonte: http://s2.glbimg.com/aXOKXbXbI0ki895sy4k-Bs0cegw=/0x0:754×367/620×302/s.glbimg.com/po/ek/f/original/2014/05/19/territorio_1.jpg

 

Território controlado pelo Estado Islâmico: Fotografia de um grupo de ativistas hasteando a bandeira do Estado Islâmico e munidos de armas de fogo.

Fonte: http://www.daynews.com.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/EI-3-jornaldehoje.com_.br_.jpg

 

Então, ficaram claras as categorias espaciais? Maravilha! Agora, para complementar o conteúdo e finalizar sua revisão, veja estas super videoaulas:

Professor Ricardo Cassab (canal: Socorro Professor) – https://www.youtube.com/watch?v=My_l3Z_hVtA
Professor Robertson Costa (canal: Henrique Oliveira) –
https://www.youtube.com/watch?v=I6U9kz8ui9w

 

Aprendeu um pouco mais? Agora, que tal você testar seus conhecimentos?

1. (UEPB) De acordo com a composição "Triste Partida" de Patativa do Assaré, nas estrofes que dizem

 

No topo da serra

Oiando pra terra

Seu berço, seu lar

[…]

 

Aquele nortista

Partido de pena

De longe acena

Adeus meu lugar…

 

– A categoria geográfica "lugar" que aparece no fragmento do texto está empregada:

a) com o sentido de paisagem, pois é do topo da serra que o retirante delimita visualmente o que ele denomina como o seu lugar.

b) erroneamente porque ninguém pode ter o sentimento de identidade e de pertencimento a uma terra inóspita que só lhe causa sofrimento. O lugar é para cada pessoa o espaço onde consegue se reproduzir economicamente.

c) com o sentido de território, pois trata-se de um espaço apropriado pelo fazendeiro, o qual exerce sobre o mesmo uma relação de poder.

d) corretamente porque está impregnada de emoções e de afetividade. Há uma identidade de pertencimento para com esta parcela d espaço.

e) com conotação de região natural, pois trata-se do Sertão nordestino de abrangência do clima semiárido de chuvas escassas e irregulares e da presença da vegetação de caatinga.

Resposta: D

 

Os textos e exemplos acima foram elaborados por Douglas de Barros Oliveira. Douglas é professor de Geografia, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina,  com 12 anos de experiência na docência e especialista em tecnologia na aprendizagem.

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