quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Biologia – Principais teorias sobre “A origem da vida”

Posted: 16 Feb 2015 10:20 AM PST

Aviso: este é um post científico. Não cabe aqui discutirmos crenças religiosas. As teorias de origem da vida muitas vezes se tornam assunto polêmicos em sala de aula, pois muitas delas questionam ideias profundamente enraizadas na cultura e nos hábitos de nossa sociedade. Porém, não é objetivo deste post discutir a veracidade ou não dos conhecimentos religiosos, mas sim, dos conhecimentos científicos.

teorias sobre a origem da vidaA curiosidade é uma característica iminente dos seres humanos. Desde a história antiga há indícios de que o ser humano questiona a origem dos homens e dos demais seres vivos. Inicialmente, sem método científico ou tecnologias que lhes permitissem uma melhor investigação do mundo ao seu redor, os humanos atribuíam os fenômenos para os quais não tinham explicação às forças divinas. Porém, com o tempo e os diferentes avanços científicos, novas tentativas de explicações sem cunhos religiosos foram surgindo. Vamos estudá-las?

Criacionismo e fixismo: Criacionismo é a teoria que considera que todos os seres vivos foram criados a partir de intervenção divina. Várias culturas e religiões seguem esta ideia. E, até pouco tempo atrás, esta era uma ideia também aceita no meio científico. Até o século XVIII a maior parte dos cientistas acreditava que cada espécie havia surgido na Terra independentemente, sem parentesco entre si e que suas características permaneciam inalteradas ao longo do tempo. A estas ideias, damos o nome de teoria fixista.

Panspermia ou cosmogenia: Hipótese que diz que a vida teve origem em outro planeta e foi trazida para o planeta Terra carregada por meteoros que trazia formas de vida bastante simples. Atualmente esta é uma teoria desacreditada, principalmente pelo fato de que ela transfere o "problema" da origem da vida para outro planeta.

Abiogênese ou geração espontânea: É a hipótese que afirma que os seres vivos podem surgir da matéria sem vida. Dizia-se que algumas substâncias possuíam "força vital" capaz de produzir seres vivos. Esta hipótese foi inúmeras vezes testada e supostamente corroborada pelo surgimento "inexplicável" de moscas sobre a carne, ratos em trapos sujos, decomposição de matéria orgânica etc.  O cientista italiano Franceso Redi (1626 – 1698) foi o primeiro a questionar essa ideia, realizando o experimento a seguir:

Biologia - Origens da Vida

Dica 1: Veja aqui os 10 conteúdos que mais caem nas provas de Biologia no Enem: http://blogdoenem.com.br/revisao-biologia-enem/
Dica 2 – Mande bem no Enem estudando com as Apostilas Enem Gratuitas que o Blog selecionou para você. Textos, vídeos e uma coleção de exercícios gratuitos para todas as matérias: http://blogdoenem.com.br/category/apostila-enem/

Porém, com a invenção do microscópio foi possível visualizar a existência de microrganismos e a teoria da abiogênese voltou a ganhar força, afirmando-se que somente seres muito simples poderiam surgir a partir da matéria inanimada. Em 1862, o cientista francês Louis Pasteur realizou um novo experimento para questionar a abiogênese, veja a seguir: Biologia - Origens da Vida

Com este experimento, Louis Pasteur conseguiu comprovar que mesmo existindo condições essenciais à vida (ar, água e nutrientes) os seres vivos não podem surgir a partir da matéria inanimada.

Teoria de Oparin e Haldane: Na década de 30, trabalhando de forma independente, o cientista russo Aleksander I. Oparin e o cientista escocês John B. S. Haldane chegaram à mesma conclusão: a vida havia surgido na Terra primitiva, a partir de matéria sem vida através de reações químicas que ocorreram durante um longo período de tempo.

Esta é a teoria mais aceita atualmente. Segundo esta teoria, a Terra primitiva era muito quente, com temperatura media de 50ºC, uma vez que a atmosfera era muito fina e não tinha uma composição de gases diferente da atual (haveria metano, amoníaco, hidrogênio e vapor de água).

Dessa maneira, as radiações ultravioletas passavam diretamente para a superfície do planeta. Há evidências de que havia pouquíssimo oxigênio livre. As fortes descargas elétricas das tempestades juntamente com a radiação do Sol promoveram uma série de reações químicas que degradaram as substâncias existentes e as reorganizaram em novas moléculas, dentre elas, substâncias orgânicas como os aminoácidos.

Dica 3 – Que tal revisar as estruturas do DNA e do RNA? Então veja este super post com vídeo-aula da Khan Academy: http://blogdoenem.com.br/biologia-khan-academy/

Em 1953, o cientista americano Stanley Muller realizou um experimento que ajuda a apoiar a teoria de Oparin e Haldane. Nele, o cientista simula as características da Terra primitiva e consegue produzir moléculas orgânicas. Veja a imagem a seguir: Biologia - Origens da Vida

Com o decorrer de quase um bilhão de anos, esses elementos químicos orgânicos mais complexos se organizaram formando uma estrutura chamada de coacervado. Um coacervado que tivesse conseguido aprisionar uma molécula de ácido nucleico e de proteínas teria sido o primeiro ser vivo da Terra. Este ser vivo teria sido capaz de possuir metabolismo e reprodução, dando origem a todos os demais seres vivos.

Ao que tudo indica esses primeiros seres vivos eram heterotróficos, uma vez que a fotossíntese é um processo extremamente complexo que envolve muitas enzimas que provavelmente ainda não existiam. Logo, os primeiros seres vivos provavelmente se alimentavam de moléculas livres no ambiente e é provável que estes seres fossem anaeróbios, uma vez que havia pouco oxigênio livre.

compartilhe

Para  deixar você ligado na matéria, veja esta vídeo-aula super didática do professor Paulo Jubilut do canal Biologia Total:

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=wrPcm5FseGo]
Dica 4: Você está exausto de estudar? Sabe que precisa descansar, mas bate aquele peso na consciência? Que tal desencanar um pouco e assistir um filminho que pode te ajudar nas questões de biologia do vestibular? Veja a dica para dois filmes "biológicos" no post a seguir: http://blogdoenem.com.br/biologia-filmes-vestibular/

Agora que você já sabe tudo sobre as principais teorias de origem da vida, que tal testar seus conhecimentos?

1)    (UEL-PR) Charles Darwin, além de postular que os organismos vivos evoluíam pela ação da seleção natural, também considerou a possibilidade de as primeiras formas de vida terem surgido em algum lago tépido do nosso planeta. Entretanto, existem outras teorias que tentam explicar como e onde a vida surgiu. Uma delas, a panspermia, sustenta que:

a) as primeiras formas de vida podem ter surgido nas regiões mais inóspitas da Terra, como as fontes hidrotermais do fundo dos oceanos.
b) compostos orgânicos simples, como os aminoácidos, podem ter sido produzidos de maneira abiótica em vários pontos do planeta Terra.
c) bactérias ancestrais podem ter surgido por toda a Terra, em função dos requisitos mínimos necessários para a sua formação e subsistência.
d) a capacidade de replicação das primeiras moléculas orgânicas foi o que permitiu que elas se difundissem pelos oceanos primitivos da Terra.
e) a vida se originou fora do planeta Terra, tendo sido trazida por meteoritos, cometas ou então pela poeira espacial.

Resposta: E.

2)    (UEL) Em 1953, o norte-americano Stanley Miller construiu um aparelho que simulava as condições supostamente existentes na Terra primitiva. Esse experimento de Miller foi importante, pois demonstrava que:

Questão UEL Biologia

a) os primeiros seres vivos eram autótrofos.
b) os primeiros seres vivos eram heterótrofos.
c) a vida se originou no espaço.
d) moléculas orgânicas poderiam ter se formado nas condições da Terra primitiva.
e) a vida surgiu nos mares primitivos.

Resposta: D.

Dica 5: Quer treinar seus conhecimentos em Biologia? Baixe esta apostila de biologia gratuitamente! http://blogdoenem.com.br/biologia-enem-apostila-gratuita/
Dica 6: Precisa revisar mais conteúdos de biologia? Veja os vídeos de Biologia da Khan Academy já traduzidos para o Português pela equipe da Fundação Lemann no http://www.fundacaolemann.org.br/khanportugues/#videos
Juliana Biologia Enem
Os textos e exemplos acima foram preparados pela professora Juliana Santos para o Blog do Enem. Juliana é formada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Dá aulas de Ciências e Biologia em escolas da Grande Florianópolis desde 2007. Facebook: https://www.facebook.com/juliana.evelyndossantos.

The post Biologia – Principais teorias sobre "A origem da vida" appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Nota do Enem: Para que serve e o que você pode conseguir com ela

Posted: 16 Feb 2015 09:20 AM PST

O que fazer para mudar a sua vida com a Nota do Enem? – Você vai fazer o próximo Enem, ou já fez o Exame Nacional do Ensino Médio e ainda não sabe tudo o que você pode conseguir com a Nota do Enem? É hora de eliminar a ansiedade e tirar aqui todas as suas dúvidas sobre como abrir o melhor caminho para o seu futuro.

O Blog do Enem preparou para você um resumo completo dos programas ou benefícios que você pode conseguir com a Nota do Enem: Bolsas de Estudo pelo Prouni; Vaga em universidades públicas pelo Sisu; Financiamento Estudantil pelo Fies; Intercâmbio no exterior pelo Ciência Sem Fronteiras, fazer um Curso Técnico Gratuito pelo Pronatec, e também participar de seleção de alunos para a Universidade de Coimbra, em Portugal. Veja a seguir:

   Sisu – Sistema de Seleção Unificada

Esse é pra quem está mirando em uma universidade federal. Sua entrada na graduação gratuita irá depender da nota de corte do curso que você escolheu em determinada universidade e da sua nota do Enem. A nota de corte é uma média dos pontos necessários pra você entrar naquele curso.

Dica 1 – Saiba mais sobre o Sisu aqui: http://blogdoenem.com.br/sisu

ProuniProuni – Programa Universidade para Todos

Se você não mora perto de uma universidade federal e fica inviável se mudar para uma cidade que tenha, a opção é focar nas particulares. Mas e o dinheiro? Como faz? É aí que aparece o Prouni.  De acordo com a sua nota do Enem e a sua situação financeira, você pode conseguir bolsas de estudo de 50% e até 100%.

Dica 2 – Curtiu o Prouni? Saiba mais sobre o Programa aqui: http://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/

 

vagas pela nota do enem horizontal Vagas pela nota do Enem com Bolsas de Estudo, descontos nas mensalidades, ou com financiamento por Crédito Universitário. Além dos programas oficiais do MEC a nota do Enem é aceita na maioria das universidades privadas no Brasil para a seleção de candidatos. Veja como obter Bolsas, Descontos, ou como financiar seu curso por Crédito Universitário: http://www.portalpravaler.com.br/parceiro/blogdoenem/portalpravaler

 

fies 2012

Fies – Fundo de Financiamento Estudantil

Vamos supor que após receber a sua nota do Enem, você entre em uma faculdade particular e consiga pagar as primeiras prestações. Se no decorrer do curso a coisa apertar e as mensalidades ficarem em risco, você não precisa trancar a facul. Aí que entra o Fies, com ele você pode financiar o restante das mensalidades do seu curso e pagar a "conta" só depois de formado.

Para solicitar o financiamento a partir de 2015 os candidatos ao Fies precisam ter feito pelo menos 450 pontos nas provas objetivas do Enem, e não podem ter zerado na redação.

Dica 3 – Pra não ficar com nenhuma dúvida, confira tudo sobre o Fies aqui: http://blogdoenem.com.br/fies-faculdade-pagar/

sisutecPronatec – SisuTec – Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica 

As vagas para o PRONATEC – Programa Nacional de Acesso a Cursos Técnicos e Emprego são colocadas para disputa pelos alunos no SisuTec, sistema que é bem semelhante ao Sisu. A diferença é que o Sisutec foca nas instituições de educação profissional e com cursos técnicos. Entre as instituições estão os Institutos Federais, Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais, Redes estaduais e municipais de educação profissional e tecnológica, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Universidades privadas e Escolas técnicas privadas.

Dica 4 – Saiba mais sobre o SisuTec aqui: http://blogdoenem.com.br/sisutec-salarios-cursos-tecnicos/


Nota do Enem vale para estudar na Europa. Veja as candidaturas na Universidade de Coimbra

Nota do Enem: Para que serve e o que você pode conseguir com ela  A Nota do Enem já vale também fora do Brasil. A Universidade de Coimbra, a mais tradicional instituição de ensino superior em Portugal, utiliza a nota do Enem para a seleção de alunos brasileiros para estudar nos cursos de graduação de lá. A dica é esta: Estude na Europa com a nota do Enem.
Entre no site da Universidade de Coimbra e confira as datas dos processos seletivos. Procure por ‘candidaturas’.
O convênio é oficial com o INEP, e a Universidade de Coimbra criou um site completo com informações sobre o processo seletivo para alunos brasileiros. Veja aqui http://www.uc.pt/brasil

 compartilhe

  tri-nota-enem Teoria da Resposta ao Item

 Nota do Enem – Veja como calcular a nota do Enem pela Teoria da Resposta ao Item.

A sua nota do Enem pode valer até 1000 pontos em cada uma das provas objetivas e também até mil pontos na Redação.  Mas, a conta dos pontos não é feita na proporção direta do número de acertos que vocês tiver nas 45 questões de cada uma das quatro provas objetivas (Matemática; Linguagens, Ciências Humanas,  e Ciências da Natureza). Quem acerta questões mais difíceis ganha mais pontos em cada acerto do que os candidatos que acertam as questões mais fáceis.

Por exemplo, se você acertar 90 questões entre as mais fáceis pode ter uma nota final menor do que uma pessoa que acertar as 90 questões mais difíceis no balanço das notas das quatro provas.  O valor de cada questão é definido durante a correção das provas. Exercícios com mais acertos valerão menos, e os com menor taxa de acerto, e portanto mais difíceis, vão valer mais. Esta é a lógica da Teoria da Resposta ao Item. Entendeu?

Dica 5 - Veja aqui como calcular a Nota do Enem pela Teoria da Resposta ao Item: http://blogdoenem.com.br/nota-do-enem/

ciencia-sem-fronteiras-icon

Ciência sem Fronteiras

A ideia do Ciência sem fronteiras é ampliar o intercambio entre estudantes brasileiros e estrangeiros, estimulando o desenvolvimento de novos pesquisadores. As áreas contempladas pelas bolsas de estudo são: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e Tecnologias da Informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos Materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva; e Formação de Tecnólogos.

Para participar do Ciência Sem Fronteiras é obrigatório ter alcançado pelo menos 600 pontos no Enem  – http://blogdoenem.com.br/enem-ciencia-sem-fronteiras/

As Modalidades de bolsas no exterior são para Graduação, Tecnólogo, Desenvolvimento Tecnológico, Doutorado Sanduiche (quando se inicia os estudos no Brasil, passa alguns meses no exterior aprofundando sua pesquisa e retorna para concluir o doutorado no Brasil), Doutorado Pleno (curso completo no exterior), Pós-Doutorado e Mestrado Profissional.

Dica 6 – Conheça melhor o Ciência sem fronteiras – http://www.cienciasemfronteiras.gov.br

Viu só como a nota do Enem pode abrir portas para a sua formação profissional? Agora é só escolher e encarar os estudos!

The post Nota do Enem: Para que serve e o que você pode conseguir com ela appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!