quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Blog do Enem: simplificado como deve ser


Bioengenharia: veja o curso de graduação e o mercado de trabalho

Posted: 16 Dec 2014 02:06 PM PST

Formado pela associação entre os conhecimentos de três ciências – Ciências da Vida, Ciências Físicas e Engenharias -, o curso de graduação em  Bioengenharia atende às demandas por tecnologias relacionadas às áreas da Medicina, Odontologia, Biologia e diversos campos das engenharias.

Se você gosta de Biologia e de avanços tecnológicos, entrar no curso de Biotecnologia pode ser o caminho certo para você.

Quem é o(a) bioengenheiro(a)?

O bioengenheiro é o profissional que atua diretamente na aplicação de técnicas de engenharia com o objetivo final de criar ou adaptar tanto equipamentos quanto dispositivos elétricos, eletrônicos e mecânicos para o uso em organismos vivos.

O aluno interessado no curso deve gostar de raciocínio lógico-matemático de um modo geral. Saber aplicar os conhecimentos da área de ciências exatas no campo da saúde é uma exigência para a formação e posteriormente para a prática profissional.

O bioengenheiro vai conseguir ainda realizar desafios com a profissão que exerce, já que ele é quem projeta próteses tanto para seres humanos quanto para animais. Por exemplo: respiradores, oxímetros, monitores diversos e equipamentos de hemodiálise.

Bioengenharia: veja o curso de graduação e o mercado de trabalho

Dica 1: Confira detalhes sobre os cursos, seus mercados de trabalho e dicas de estudo que o Blog do Enem selecionou para você: http://blogdoenem.com. br/guia-de-cursos-e- profissoes/

O curso de graduação em Bioengenharia

A graduação em Bioengenharia (ou Engenharia Biológica)  não é muito comum no Brasil, sendo que os cursos existentes são recentes.
De acordo com o site Fazer Engenharia, a Bioengenharia surgiu na década de 1970 com base na Engenharia Genética.

Algumas das disciplinas do curso são Eletroterapia, Laser diagnóstico, Fototerapia, Eletroterapia, Gestão de sistemas clínicos, Química aplicada à Bioengenharia e Eletrofisiologia. A duração média do curso é de cinco anos, tempo habitual em qualquer engenharia.

Bioengenharia: veja o curso de graduação e o mercado de trabalho

Dica 2: Já escolheu a sua profissão? Veja aqui as 10 melhores e as 10 piores profissões para conseguir emprego e ter um bom salário: http://blogdoenem. com.br/profissao-lista-das-10- piores/

O mercado de trabalho para Bioengenharia

Existem diversas possibilidades de atuação para o bioengenheiro. O profissional da área poderá atuar em indústrias químicas, de energia, alimentícias e empresas eletrônicas, bem como nos setores de saúde, preservação do meio ambiente, agricultura e pecuária.

De forma geral, o bioengenheiro costuma trabalhar em hospitais, principalmente em laboratórios de análises clínicas e na indústria de instrumentação hospitalar, biológica e de engenharia biológica. De acordo com o portal Fazer Engenharia, a média nacional salarial para o cargo de bioengenheiro é de R$ 5.000,00

Dica 3: Tirar uma nota boa no Enem faz toda a diferença na sua vida. Pode abrir as portas da universidade e do mundo. Estude com as apostilas e aulas gratuitas que o Blog do Enem selecionou para você: http://blogdoenem.com.br/apostilas-gratis/

O projeto Café Científico da Universidade Federal de Minas Gerais preparou um vídeo sobre a Bioengenharia. Confira aqui:

O perfil do profissional após a formação

Ao concluir o curso de graduação em Bioengenharia, o profissional poderá trabalhar com reatores biológicos e processos de separação, como microfiltração, diálise e ultrafiltração. O bioengenheiro atua em projetos relacionados a alimentos, energia, patentes, biodiversidade e ainda questões éticas envolvidas em todos os processos tecnológicos da Bioengenharia.

Dica 4: Veja as notas de corte em todas as universidades públicas de São Paulo que adotaram a nota do Enem para selecionar os estudantes, acabando com o vestibular: http://blogdoenem. com.br/notas-corte- universidades/

Post escrito por Ruleandson do Carmo. Ele é jornalista, doutor em Ciência da Informação e redator freelancer. www.twitter.com/ruleandson

The post Bioengenharia: veja o curso de graduação e o mercado de trabalho appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

5 dicas para arrasar na Redação do Vestibular ou do Enem

Posted: 16 Dec 2014 08:51 AM PST

1 – Saiba tudo sobre a prova

Para se dar bem é preciso conhecer a prova e seu estilo, inclusive os critérios de avaliação usados. Pesquise tudo sobre as provas passadas, temas e o que realmente importa para obter uma boa nota.
Esse conhecimento é importante também para que a prova deixe de ser uma inimiga que deve ser vencida e se torne uma aliada para a aprovação. Se você estiver preparado, certamente a redação será a possibilidade de sair na frente dos outros candidatos.

2 – Mantenha-se bem informado

No que se refere à redação, ter bagagem é fundamental. E a bagagem é o conhecimento. Portanto, leia sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Pesquise em provas anteriores quais foram os temas cobrados e leia sobre eles.

Nos anos que antecedem a prova ( por que não durante toda a vida) leia jornais, revistas, livros e até mesmo gibis, e esteja por dentro do que acontece. Quanto mais informação e leitura, mais possibilidades de conseguir desenvolver uma argumentação sobre o assunto.

Redação do Vestibular ou do Enem

Dica 1 –  Veja como elaborar um texto dissertativo-argumentativo rumo à nota máxima: Redação Enem: Veja como fazer um texto dissertativo-argumentativo « Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular

3 – Treine bastante

Treinar é fundamental. E sabequal  a melhor forma de treinar? Escrevendo sobre temas cobrados em provas anteriores. Além disso, escreva sobre os assuntos mais comentados no momento. Peça sugestões a professores e comece hoje mesmo a escrever. Fazer três redações por semana, por exemplo, é um bom começo para ficar bem preparado.

4 – Não fuja do tema

Um dos maiores motivos de anulação nas provas de redação do Enem é a fuga do tema. Para evitar isso, é importante conhecer bem o tema e isso só é possível através do conhecimento. E mesmo sabendo sobre o tema, esteja bem atento à estrutura da redação, tendo sempre o cuidado para não esquecer de fazer uma boa introdução, expor os argumentos no desenvolvimento e fechar com uma conclusão coerente.

5 – Seja objetivo

Não se estenda além do necessário. Além disso, evite utilizar palavras difíceis ou que você não tenha certeza do significado. Para que um texto mereça a nota máxima, não é preciso enfeitar muito. Basta que ele esteja dentro do tema proposto, siga uma estrutura e esteja gramaticalmente correto. Outra dica que não pode faltar é evitar a repetição de palavras utilizando palavras sinônimas.

Dica 2 – Desvende as cinco competências rumo à nota 1000 na Redação: http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-competencias/

Fuja dos erros mais comuns

Além das dicas apresentadas acima, é importante evitar erros muito comuns em provas de redação do Enem ou de Vestbular. Entre os principais erros, evite cair nestes aqui:

  • Usar gírias;
  • Desrespeitar os direitos humanos;
  • Usar a expressão “eu acho”;
  • Não usar a norma culta da Língua Portuguesa;
  • Repetir os argumentos;
  • Criar estruturas sintáticas incompletas.

Seguindo estas dicas e evitando os erros mostrados, certamente será possível fazer uma boa redação e obter a melhor nota possível. A redação não é um bicho de sete cabeças, mas sim a oportunidade de obter um bom desempenho. Portanto, siga nossas dicas e treine bastante!

 Post elaborado para o Blog do Enem pela equipe de redatores da Contentools.

The post 5 dicas para arrasar na Redação do Vestibular ou do Enem appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

Vestibular Newton Paiva: O centro universiário e seus cursos de graduação

Posted: 16 Dec 2014 03:46 AM PST

Vai fazer vestibular? O Blog do Enem reúne para você as principais informações sobre as maiores universidades do Brasil. Hora de conhecer a Newton.

newton-2Com foco em formação profissional, o Centro Universitário Newton Paiva une tradição e modernidade na melhor estrutura. Oferecendo um amplo leque de cursos de graduação tradicional, tecnológica e a distância e de pós-graduação, o nível acadêmico é de alta qualidade com 80% do corpo docente formado por mestres e doutores. Além disso, a estrutura conta com modernos laboratórios, centros e núcleos de prática em diversas áreas de conhecimento e programas de iniciação científica e de extensão.

Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais.

Com a formulação de convênio e acordos com instituições educacionais internacionais, a Newton Paiva coloca seus alunos em evidência no mercado profissional, criando caminhos para a expansão do conhecimento. Assim, a Newton também torna possível o sonho de estudar em outros países, a vinda de professores de universidades internacionais para participarem de workshops, palestras e outros projetos de intercâmbio acadêmico e cultural.

Desde 2008, a Newton faz parte do Grupo Suplice, que atua na área imobiliária, de infraestrutura, da educação e da tecnologia.

A Newton é formada por três complexos que reúnem espaços para o aprendizado do conceito e da prática, com equipamento de última tecnologia. Os complexos estão equipados com lanchonete, rede wi-fi gratuita, espaços de convivência, central de cópias, toaletes, ambulatório, Centrais de Atendimento, Secretaria das Coordenações, laboratórios de informática e biblioteca. No Complexo Buritis, a tecnologia é a maior aliada dos alunos, que contam com uma estrutura moderna para aprendizado e descobertas. No Complexo Carlos Luz são cinco prédios equipados com o que há de mais atualizado para o ensino em diversas áreas do conhecimento; este é o maior e primeiro campus do centro universitário. O Complexo Silva Lobo, por fim, é composto por três unidades que acomodam as graduações das áreas da Tecnologia, Ciências da Saúde e os cursos do Programa de Educação Profissional.

Dica 1 – Já sabe que curso escolher para o vestibular? Dê uma olhada no guia de carreiras do Blog do Enem – http://blogdoenem.com.br/guia-de-cursos-e-profissoes/

Veja alguns dos cursos de graduação da Newton:

  • Escola de Comunicação: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas.
  • Escola de Direito: Direito.
  • Escola de Odontologia: Odontologia
  • Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde: Biomedicina, Ciências Biológicas, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia,
  • Instituto de Ciências Exatas: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária, Redes de Computadores, Segurança da Informação, Sistemas de Informação
  • Instituto de Ciências Sociais Aplicadas: Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Geografia e Meio Ambiente, Gestão Comercial (Contact Center), Gestão Comercial (Negócios Automotivos), Gestão Comercial (Varejo), Gestão de Recursos Humanos, Gestão do Turismo, Gestão Financeira, Logística, Processos Gerenciais, Relações Internacionais, Secretariado, Tecnologia em Marketing.

Saiba mais: http://newtonpaiva.br/graduacao/#cursos

Formas de Ingresso:

Para ingressar na Newton, você pode fazer o vestibular agendado ou apresentar a sua nota do Enem.

Saiba mais: http://newtonpaiva.br/vestibular/

Dica 2 – Quer saber tudo sobre vestibular? Quer conhecer outras formas de ingresso nas universidades além do Enem? Fique de olho na categoria vestibular do Blog do Enem – http://blogdoenem.com.br/vestibular

Bolsas e Financiamentos:

A Newton tem uma série de opções para você investir na sua educação. Além de fazer parte da rede credenciada ao governo federal nos programas PEP, ProUni e Fies, o Centro Universitário conta com parcerias com o Estado e empresas privadas. Além de disponibilizar bolsas institucionais para familiares e ex-alunos.

Dica 3 – O que é Prouni? Veja como concorrer a bolsas de estudo pelo programa – http://blogdoenem.com.br/prouni-bolsas-estudo/
Dica 4 – Fies, o que é? – Veja como fazer faculdade agora e pagar depois – http://blogdoenem.com.br/fies-faculdade-pagar/

Saiba mais: http://newtonpaiva.br/bolsas-e-programas/

newton-1

Dica 5 – Quer mais opções de universidades em Minas Gerais? Conheça a UNA. Confira os cursos de graduação e saiba mais sobre a universidade. Você pode usar a nota do Enem – http://blogdoenem.com.br/vestibular-una-saiba-tudo/

compartilhe

The post Vestibular Newton Paiva: O centro universiário e seus cursos de graduação appeared first on Blog do Enem. Tudo sobre Enem 2015, Fies, Sisu, Prouni e Vestibular.

0 comentários:

Postar um comentário

Subscribe to RSS Feed Sigam-me no Twitter!